Вы находитесь на странице: 1из 3

Mini-curso: A doena de chagas no contexto da sade comunitria: Atualizao para Agentes Comunitrios de Sade.

Introduo A Amaznia uma regio que oferece condies ambientais e socioeconmicas para o desenvolvimento de muitas doenas febris, como a dengue, malria, febre amarela, entre outras. A diversidade de doenas febris que podem acometer a populao amaznica, por vezes, camufla, ou dificulta o diagnstico de uma doena que apesar de pouco falada relativamente frequente em nossa regio que a doena de chagas. A Doena de Chagas uma infeco causada pelo protozorio Trypanossoma cruzi, que pode ser transmitido ao homem pelas seguintes vias: vetorial, transfusional, congnita, acidental, oral e transplantes. A transmisso oral, que ocorria raramente ou em ocasies especifica nos humanos, passou a ser mais freqentemente diagnosticada na regio amaznica e est relacionada ocorrncia de surtos recentes em diversos estados brasileiros, principalmente na Regio Norte. importante que se tenha conhecimento sobre est doena para que possam ser tomadas medidas preventivas e de controle, assim a educao em sade fundamental para promoo da sade da comunidade.

Justificativa: A grade curricular do curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Par prope que a segunda nota do semestre seja avaliada pelo desenvolvimento de um trabalho de pesquisa apresentado em forma de seminrio no final do semestre. O seminrio integrador tem como objetivo incentivar os alunos a pesquisa e extenso, levando os conhecimentos adquiridos durante o semestre para a prtica em pesquisa. A proposta do seminrio Integrador para esse semestre integrar os conhecimentos das disciplinas; Enfermagem nas clnicas, Enfermagem em Centro Cirrgico, Endemias da Amaznia e Enfermagem comunitria em um nico trabalho com o tema; As necessidades humanas bsicas afetadas no paciente portador de doenas de chagas. A abordagem das disciplinas para que a proposta de integrao seja cumprida d-se atravs de pesquisas bibliogrficas, no entanto, vemos que esta no a melhor forma de abordar a disciplina Enfermagem Comunitria, uma vez que entendemos que a Enfermagem comunitria s faz sentido no contexto da comunidade, isto , quando os conhecimentos e tcnicas de enfermagem so utilizados em beneficio da comunidade. Este conceito est baseado na prpria definio de Enfermagem Comunitria pela Organizao Mundial de Sade como:

a sntese e aplicao de um amplo espectro de conhecimento e tcnicas cientficas para promoo, restaurao e conservao da sade comunitria. Desta forma, nasce o interesse em explorar a temtica proposta pelo Seminrio junto com a comunidade, acreditando que os conhecimentos que foram adquiridos durante o semestre e durante a elaborao da pesquisa podem alcanar objetivos alm das exigncias acadmicas para alcance de nota. Acreditamos que levando os conhecimentos adquiridos na Universidade para a comunidade podemos influenciar positivamente na promoo a sade dos indivduos da comunidade e preveno de agravos, alm, de que, como estudantes de instituio pblica, estaremos cumprindo um dever social que o de retornar a sociedade, em forma de servios, o que investido em nossos estudos. Atravs do aprofundamento terico sobre a doena de chagas e a prpria vivencia acadmica observamos que h deficincias quanto ao conhecimento da populao e at dos profissionais de sade que lidam com a comunidade em relao doena, mesmo as questes bsicas como; as manifestaes clnicas, modo de transmisso e preveno so desconhecidas o que torna difcil o combate doena. Desta forma, observamos a necessidade de maior divulgao da doena de chagas e a garantia que essas informaes cheguem a populao. Uma boa estratgia para isso e oferecer aos profissionais que atuam diretamente com a comunidade (Agentes Comunitrios de Sade) conhecimentos para que estes possam disseminar na sua rea de abrangncia, pois acreditamos que as medidas de preveno e controle de qualquer doena parte do conhecimento. Assim a educao em sade torna-se fundamental para a preveno da doena de chagas, assim como de qualquer outra doena que possam ser evitada com mudanas ambientais e comportamentais.

Objetivos: Geral: - Oferecer conhecimentos aos Agentes Comunitrios de Sade sobre a doena de chagas evidenciando a relao do meio ambiente no desenvolvimento de doenas. Especficos: Repassar as informaes de maneira clara e ilustrativa a fim de facilitar a compreenso. Criar um espao que propicie a troca de experincias. Tirar dvidas sobre o assunto

Metodologia: Publico alvo: Agentes comunitrios de Sade. Local: Auditrio da Universidade do Estado do Par. Data e horrio: 04/11/2011das 14:00hs as 18:00hs Mtodo de exposio: apresentao oral com os recursos multimdia (slides, vdeos, msica), debate em grupo, dinmica em grupo, dramatizao. A palestra ter carga horaria de 4 horas com emisso de certificado aos participantes. As palestrantes so as prprias acadmicas de enfermagem do 3 ano, Grupo 05 da turma enfermagem 2009. Programao: 14:00hs Abertura 14:30hrs- Palestra: Condies ambientais e desenvolvimento de doenas. 15:00hrs A doena de Chagas 15:30hrs O Aa como transmissor da doena de chagas. 16:00hrs Lanche 16:30hrs Vdeo sobre a doena de chagas. 16:40hrs Palestra: aes de preveno da doena de chagas. 17:10hrs Dramatizao + Dinmica em grupo. 17:50hrs Enceramento.

Proposta desenvolvida pelas acadmicas de enfermagem do 6 semestre/ enfermagem 2009. Las Soares Lima Leidemir de Moraes Luma Rodrigues Viana Rafaela Nogueira Wilmara Carvalho.

Вам также может понравиться