Вы находитесь на странице: 1из 10

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JLIO DE MESQUITA FILHO FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA

Departamento de Engenharia Eltrica

ELE1088 Instrumentao Eletrnica

Relatrio n 1

Osciloscpio Analgico

Nome Completo Jhonathan Willian Souza da Silva Joo Castilho Neto

Nmero 201014131 201013461

Assinatura

Professor Dr. Aparecido Augusto de Carvalho

Ilha Solteira, 10/09/2012

Sumrio
1. 2. Objetivo ................................................................................................................................. 1 Materiais, Mtodos, Resultados e Discusso ........................................................................ 2 2.1. 2.2. 3. Materiais e Mtodos ...................................................................................................... 2 Resultados e Discusses ................................................................................................ 2

Concluso .............................................................................................................................. 8

1. Objetivo
Compreender as funes do osciloscpio analgico, atravs de insero de diversas formas de onda.

2. Materiais, Mtodos, Resultados e Discusso


2.1.
i. ii. iii.

Materiais e Mtodos
Um osciloscpio de raios catdicos juntamente ponteiras para adquirir as formas de onda; Um gerador de funes com ponteiras para transmitir os sinais; Uma fonte de tenso, um amplificador operacional, dois resistores e dois diodos para realizar um circuito retificador de meia onda.

Neste laboratrio foram utilizados os seguintes equipamentos e componentes :

O osciloscpio foi o equipamento de estudo neste experimento sendo que seguindo o roteiro visualizamos duas formas de onda com frequncias assimtricas (frequncias no mltiplas), e atravs de vrios passos tentamos melhorar a visualizao das duas formas simultaneamente. Tambm visualizamos formas de onda no convencionais criadas pelo retificador de meia onda.

2.2.

Resultados e Discusses

Iniciamos inserir duas formas de onda, sendo a primeira uma onda quadrada de frequncia de 1 kHz e a segunda uma onda senoidal de frequncia aproximadamente 500 Hz, realizar todos os ajustes pedidos pelo roteiro podemos perceber que a forma de onda que ira ficar sincronizada depender de qual canal est selecionado no SOURCE. Podemos visualizar as formas de onda na Figura 1.

Figura 1 - Formas de ondas no osciloscpio com SOURCE no canal 2

Aps isso colocamos o SOURCE no canal 1 variamos o HOLD para tentar parar a onda senoidal na tela do osciloscpio. Em seguida mudamos a frequncia da onda senoidal e ajustamos para 300 Hz e mudamos o sincronismo para LINE, se estivesse em

exatamente 300 Hz a onda ficaria parada j que a frequncia de 300 Hz mltipla de 60 Hz, como no possvel este ajuste manual, a onda ficou instvel na tela. Conforme pedido pelo roteiro, mudamos o sincronismo para EXT IN e conectamos a onda senoidal na entrada EXT IN, assim visualizamos o canal 2 em sincronia, pois a mesma forma de onda foi aplicada no canal 2 e no EXT IN. A Figura 2 ilustra a forma de onda no osciloscpio neste caso.

Figura 2 - Formas de onda utilizando o SOURCE EXT IN

Em seguida mudamos o SOURCE para o canal 2 e modificamos a posio da chave POSITION de SLOPE+ para SLOPE- e percebemos que a formas de onda espelhou-se no eixo, conforme ilustra a Figura 3.

Figura 3 - Formas de onda aps alterar a funo SLOPE

Posteriormente utilizamos a funo LEVEL e constatamos que conforme variamos esta funo conseguimos ou no manter a forma de onda estvel no osciloscpio. Quando mudamos o SWEEP MODE para NORMAL e voltamos a variar o LEVEL a forma de onda comea a perder o sincronismo at que deixa de aparecer na tela do osciloscpio. Para visualizar outra funo do SWEEP MODE sincronizamos a forma de onda e utilizamos a funo SINGLE/RESET que faz com que aparea rapidamente na tela uma das formas de ondas inseridas no osciloscpio, cada vez que era utilizada esta funo mostrava-se ora a onda senoidal e ora a quadrada. Como pedido no roteiro colocamos a mesma onda senoidal nos dois canais e utilizamos as funes PULL ADD e PULL INV. Ao utilizar a funo PULL ADD houve a soma das duas formas de onda, conforme ilustrado na Figura 4. Quando utilizamos a funo PULL INV ocorreu inverso de uma das formas de onda, ilustrado na Figura 5.

Figura 4 - forma de onda ao utilizar PULL ADD

Figura 5 - Forma de onda aps utilizar a funo PULL INV

Como pedido pelo roteiro criamos um exemplo para medir o nvel DC de um sinal, o qual consistia em colocar uma forma de onda senoidal com OFFSET em um canal e utilizar o acoplamento DC para leitura desta, e o acoplamento AC no outro canal com a funo PULL INV e por fim a funo PULL ADD. A Figura 6 ilustra o nvel DC aps esses procedimentos.

Figura 6 - Nvel DC de uma onda senoidal

Posteriormente inserimos uma onda triangular com 3 V de amplitude, frequncia de 2 kHz e nvel DC de 2 V, para monstra o nvel a existncia do nvel DC inserimos a esta forma de onda nos dois canais do osciloscpio, sendo que um canal estava no acoplamento DC e o outro no acoplamento AC. A Figura 7 ilustra a forma de onda no osciloscpio.

Figura 7 - Forma de onda triangular com nivel DC

Para finalizar o experimento montamos o retificador de meia onda mostrado na Figura 8, aplicamos na entrada uma onda senoidal de frequncia 1 kHz e 100 mV e obtivemos a sada ilustrada na Figura 9.

Figura 8 - Circuito retificador de meia onda

Figura 9 - Formas de onda no osciloscpio

3. Concluso
Este experimento apresentou todas as funes do osciloscpio analgico, e mostra a importncia, utilidade e versatilidade do dispositivo para visualizar o comportamento das formas de onda de tenso. Foi possvel realizar funes como sincronismo, ajuste de intensidade, foco e escalas de tenso e tempo e funes matemticas como soma e inverso de ondas que so muito teis para o engenheiro eletricista no manuseio de um osciloscpio.

Вам также может понравиться