Вы находитесь на странице: 1из 4

Temas da tica na Atualidade Bullying

Introduo A histria da filosofia e a evoluo do pensamento filosfico nos revelam como a tica foi se estabelecendo, determinando o comportamento moral. Toda cultura e cada sociedade institui uma moral, isto , valores concernentes ao bem e ao mal, ao permitido e ao proibido e conduta correta e incorreta, vlidos para todos os seus membros. Culturas e sociedades fortemente hierarquizadas e com diferenas de castas ou de classes muito profundas podem at mesmo possuir vrias morais, cada uma delas referida aos valores de uma casta ou de uma classe social. Aps essa introduo do Professor/Mestre Obertal Xavier sobre o estabelecimento da tica nas mais diversas sociedades ao longo do tempo, introduziremos o tema do nosso trabalho. Uma questo tica da atualidade: O bullying. Embora o termo bullying tenha sido cunhado recentemente, o fenmeno no recente. Podemos dizer que o bullying existe desde que a humanidade existe, atravessando todas as pocas e todas as sociedades, pois est ligado ao instinto bsico de sobrevivncia da raa humana, que se manifesta, nesse caso, em dois aspectos: A relao de poder entre seres humanos, onde, geralmente se estabelece uma relao de opressor e oprimido.

A necessidade de continuao/sobrevivncia tanto de opressor e oprimido. Faz com que o oprimido mantenha-se numa posio de no reao, porque o confronto pode significar sua aniquilao e, por outro lado, o opressor vive continuamente com a necessidade de afirmao, de sua superioridade para ter a certeza de que o oprimido no reaja afim de garantir tambm a sua prpria sobrevivncia.

Mas estamos falando de bullying e ainda no definimos o termo; - At aqui o texto meu Fim da introduo O que Bullying? Bullying um termo da lngua inglesa (bully = valento) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou fsicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivao evidente e so exercidas por um ou mais indivduos, causando dor e angstia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relao desigual de foras ou poder. O bullying se divide em duas categorias:

a) bullying direto, que a forma mais comum entre os agressores masculinos e b) bullying indireto, sendo essa a forma mais comum entre mulheres e crianas, tendo como caracterstica o isolamento social da vtima. Em geral, a vtima teme o(a) agressor(a) em razo das ameaas ou mesmo a concretizao da violncia, fsica, psicolgica ou sexual, ou a perda dos meios de subsistncia. O bullying um problema mundial, podendo ocorrer em praticamente qualquer contexto no qual as pessoas interajam, tais como escola, faculdade/universidade, famlia, mas pode ocorrer tambm no local de trabalho e entre vizinhos. H uma tendncia de as escolas no admitirem a ocorrncia do bullying entre seus alunos; ou desconhecem o problema ou se negam a enfrent-lo. Esse tipo de agresso geralmente ocorre em reas onde a presena ou superviso de pessoas adultas mnima ou inexistente. Esto inclusos no bullying os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas. Como foi cunhado o termo bullying? O primeiro a relacionar a palavra ao fenmeno foi Dan Olweus, professor da Universidade de Noruega. Ao pesquisar as tendncias suicidas entre adolescentes, Olweus descobriu que a maioria desses jovens tinha sofrido algum tipo de ameaa, cunhando ento o termo Bullying. Como so os atores envolvidos numa relao de bullying? Se o bullying ocorrer na infncia ou adolescncia, as crianas ou adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa autoestima. Tendem a adquirir srios problemas de relacionamento, podendo, inclusive, contrair comportamento agressivo. Em casos extremos, a vtima poder tentar ou cometer suicdio. O(s) autor(es) das agresses geralmente so pessoas que tm pouca empatia, pertencentes famlias desestruturadas, em que o relacionamento afetivo entre seus membros tende a ser escasso ou precrio. Por outro lado, o alvo dos agressores geralmente so pessoas pouco sociveis, com baixa capacidade de reao ou de fazer cessar os atos prejudiciais contra si e possuem forte sentimento de insegurana, o que os impede de solicitar ajuda. Qual o comprometimento tico/moral do bullying? Os atos de bullying ferem princpios constitucionais respeito dignidade da pessoa humana e ferem o Cdigo Civil, que determina que todo ato ilcito que cause dano a outrem gera o dever de

indenizar. O responsvel pelo ato de bullying pode tambm ser enquadrado no Cdigo de Defesa do Consumidor, tendo em vista que as escolas prestam servio aos consumidores e so responsveis por atos de bullying que ocorram dentro do estabelecimento de ensino/trabalho.

Fonte: http://www.brasilescola.com/sociologia/bullying.htm Orson Camargo Colaborador Brasil Escola Graduado em Sociologia e Poltica pela Escola de Sociologia e Poltica de So Paulo FESPSP Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP

Casos clssicos de Bullying onde sero discutidos dilemas ticos: - Caso do menino americando Casey Haynes que sofre bullying durante vrios anos e repentinamente revida, atuando com violncia com risco de ferir gravemente seu opressor. O vdeo desse evento foi postado na internet e tornou-se instantaneamente um sucesso, gerando milhares de manifestaes de apoio ao garoto agredido que se torna agressor. O comportamento agressivo de reao dele foi tico/moral?

Por que tantas pessoas apoiaram a reao? Fazendo do garoto, praticamente um heri?

- O outro caso clssico do jovem Wellington Menezes de Oliveira, ex aluno de uma escola municipal em Realengo que alega, em vdeos gravados antes dos acontecimentos trgicos que teria sofrido repetidos episdios de bullying, o que o motivou a vingana, onde ele se traveste de vingador e invade a escola que estudou, h anos atrs, executando um massacre ceifando a vida ou ferindo dezenas de estudantes da escola. Nesse caso, o suposto oprimido tornou-se o opressor em nome de uma vingana contra atos que durante anos foram deformando a personalidade dele, transformando-o num monstro assassino.

Por que o caso Wellington provoca tanta revolta? Existe premeditao. No h chance de defesa das vtimas encurraladas na sala de aula.

Concluso Hoje em dia discute-se muito a relao de bullying na escola, embora o problema sempre tenha ocorrido. Na atualidade, devido ao IMENSO poder da mdia (onde por mdia entende-se tambm e principalmente a Internet) na disseminao de informaes, o assunto tornou-se um ponto de interesse geral. No raro encontrar pessoas, atualmente com idades em torno de 45 anos para cima, que sofreram bullying nas escolas onde estudaram e parecem entender que hoje em dia existe uma super-valorizao do assunto. Em contrapartida, existem pessoas que sofreram bullying e carregam at hoje sequelas psicolgicas e/ou morais da crueldade a que foram expostas. So essas pessoas que juntamente com as pessoas para quem a tica e a moral so valores inquestionveis que lideram a criao de uma nova moral onde o bullying deve ser encarado e enfrentado. Ainda no existe um consenso geral de como lidar com o assunto, mas inquestionavelmente o problema s pode ser resolvido com uma mudana cultural onde seja possvel estabelecer relaes sociais com o mnimo possvel de expresses de opresso.

Вам также может понравиться