Вы находитесь на странице: 1из 39

09/09/2012

CONTABILIDADE E GESTO TRIBUTRIA


Rachel Monroe rmonroe@globo.com

CALENDRIO
01 de outubro 03 de dezembro 17 de dezembro P1 P2 P3

PLANO DE CURSO
UNIDADE I - ASPECTOS DA LEGISLAO TRIBUTRIA BRASILEIRA: Direito Tributrio; Sistema Tributrio; Fontes do Direito Tributrio. UNIDADE II - TRIBUTOS: Definio, Elementos Essenciais, Espcies, Classificao; Limitaes ao Poder de Tributar; Crdito Tributrio; Lanamento tributrio; Suspenso, Extinoe Excluso. UNIDADE III - TRIBUTOS INCIDENTES SOBRE O CONSUMO DE BENS E SERVIOS: Impostos sobre Circulao de Mercadorias e Servios de Transporte Intermunicipal e Interestadual e de Comunicaes ICMS; Base de Clculo; Alquotas; Contabilizao do ICMS; Imposto sobre Produtos Industrializados IPI; Base de Clculo; Alquotas; Contabilizao do IPI; Imposto sobre Servios de Qualquer Natureza ISS; Base de Clculo; Alquotas; Contabilizao do ISS; Programa de Integrao Social PIS; Base de Clculo; Alquotas; Cobrana Cumulativa; Cobrana No-Cumulativa; Contabilizao; Contribuio para o Financiamento da Seguridade Social COFINS; Base de Clculo; Alquotas; Cobrana Cumulativa; Cobrana No-Cumulativa; Contabilizao. PIS e COFINS de Entidades Imunes e Isentas. UNIDADE IV - TRIBUTOS INCIDENTES SOBRE O RESULTADO: Imposto de Renda Pessoa Jurdica IRPJ; Contribuio Social sobre o Lucro Lquido CSLL. UNIDADE V - NOES PLANEJAMENTO TRIBUTRIO: Eliso, Evaso e Eluso; Caractersticas do Planejamento Tributrio.

09/09/2012

BIBLIOGRAFIA

PEGAS, Henrique Paulo. Manual de Contabilidade Tributria. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2004. OLIVEIRA, Gustavo Pedro de. Contabilidade Tributria. So Paulo: Saraiva, 2005. Cdigo Tributrio Nacional.

SUGESTO DE BIBLIOGRAFIA
OLIVEIRA, Lus. Manual de Contabilidade Tributria. Editora Atlas CHAVES, Francisco. Planejamento Tributrio Aplicado. Editora Atlas BORGES, Humberto. Planejamento Tributrio. Editora Atlas Furlan, Anderson. Planejamento Fiscal no Direito Brasileiro. Editora Forense

X
So cincias que se complementam e caminham juntas h muito tempo, acompanhando a evoluo natural da sociedade.

09/09/2012

O Direito a cincia que disciplina as relaes humanas atravs das normas obrigatrias, dentre elas as normas gerais do direito tributrio. A contabilidade estuda, orienta, controla e registra os atos e fatos econmicos, sendo uma ferramenta para gerenciar o patrimnio de uma entidade, prestar contas entre os scios e outros usurios, entre os quais se encontram as autoridades arrecadadoras de tributos.

TRIBUTOS
toda prestao pecuniria compulsria, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que no constitua sano por ato ilcito, instituda em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada

PRINCPIOS CONSTITUCIONAIS TRIBUTRIOS

PRINCPIO DA LEGALIDADE: vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos municpios: I exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabelea (...). O tributo no pode ser criado ou aumentado sem que seja amparado por lei.
CF art 150

09/09/2012

PRINCPIOS CONSTITUCIONAIS TRIBUTRIOS

PRINCPIO DA TRIBUTRIA:

ISONOMIA

OU

IGUALDADE

II- instituir tratamento desigual entre contribuintes que se encontrem em situao equivalente, proibida qualquer distino em razo de ocupao profissional ou funo por eles exercida, independentemente da denominao jurdica dos CF art 150 rendimentos, ttulos ou direitos.

PRINCPIOS CONSTITUCIONAIS TRIBUTRIOS


PRINCPIO DA IRRETROATIVIDADE : III- Cobrar tributos: a- em relao a fatos geradores ocorridos antes do incio da vigncia da lei que os houver institudo ou aumentado;(...)

CF art 150

PRINCPIOS CONSTITUCIONAIS TRIBUTRIOS

PRINCPIO DA ANTERIORIDADE SIMPLES: III cobrar tributos: (...) b- no mesmo exerccio financeiro que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou.

CF art 150

09/09/2012

PRINCPIOS CONSTITUCIONAIS TRIBUTRIOS

PRINCPIO DA ANTERIORIDADE NONAGESIMAL OU NOVENTENA: III - cobrar tributos: (...) c) antes de decorridos noventa dias da data em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou (...).
CF art 150

PRINCPIOS CONSTITUCIONAIS TRIBUTRIOS


PRINCPIO DA COMPETNCIA : A Unio, o Estado ou o Municpio exercitaro as competncias tributrias, no lhes sendo permitida, porm, qualquer delegao ou prorrogao desta competncia para outro ente que no seja aquele expressamente previsto na Constituio.

PRINCPIOS CONSTITUCIONAIS TRIBUTRIOS


PRINCPIO DA NO-DISCRIMINAO TRIBUTRIA: visando a procedncia e ao destino dos bens, a CF probe a manipulao de alquotas, bases de clculo ou qualquer outra frmula tributria em benefcio ou prejuzo da economia da Unio, dos Estados ou dos Municpios.
CF art. 152

09/09/2012

PRINCPIOS CONSTITUCIONAIS TRIBUTRIOS


PRINCPIO DA CAPACIDADE CONTRIBUTIVA: 1. Sempre que possvel, os impostos tero carter pessoal e sero graduados segundo a capacidade econmica do contribuinte, facultado administrao tributria, especialmente para conferir efetividade a esses objetivos, identificar, respeitados os direitos individuais e nos termos da lei, o patrimnio, os rendimentos e as atividades econmicas do contribuinte. CF art. 145

PRINCPIOS CONSTITUCIONAIS TRIBUTRIOS


PRINCPIO DA VEDAO DE TRIBUTO CONFISCATRIO : Fica vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios: (...) IV utilizar tributo com efeito de confisco; (...)

CF art. 150

PRINCPIOS CONSTITUCIONAIS TRIBUTRIOS


PRINCPIO DA LIBERDADE DE TRFEGO: vedado Unio. Estados, Distrito Federal e Municpios: (...) V estabelecer limitaes ao trfego de pessoas ou bens, por meio de tributos interestaduais ou intermunicipais, ressalvada a cobrana de pedgio pela utilizao de vias conservadas pelo Poder Pblico; (...)
CF art. 150

09/09/2012

ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DO TRIBUTO

Lei Objeto Fato gerador

LEI
Fontes Primrias Fontes Secundrias

FONTES PRIMRIAS
Constituio Federal Tratados e Convenes Internacionais Lei Complementar Lei Ordinria Leis Delegadas Mediadas Provisrias Decretos Legislativos Resolues do Senado Federal

09/09/2012

FONTES SECUNDRIAS

Decretos Normas Complementares

OBJETO
Representa as obrigaes que o sujeito passivo (contribuinte) deve cumprir. Basicamente, as prestaes consistem em: pagamento do valor em dinheiro referente ao tributo devido ou multa imposta por no atendimento determinao legal (obrigao principal) ou o cumprimento de formalidades complementares, destinadas a comprovar a existncia e os limites da operao tributria e a exata observncia da legislao aplicvel (obrigao acessria), como por exemplo, a escriturao de livros fiscais, a apresentao de declaraes de rendimentos, o preenchimento de formulrios, a absteno da prtica de certos atos etc. Uma vez constitudo o crdito tributrio, este deve ser satisfeito pelo devedor por meio do pagamento ou da compensao

FATO GERADOR

a situao definida em lei como necessria e suficiente para a sua ocorrncia. Conceitua-se como o fato que gera a obrigao de pagar o tributo.

09/09/2012

SUJEITO

Ativo Passivo
Contribuinte Responsvel

BASE DE CLCULO

o valor sobre o qual se aplica o percentual (ou alquota) a fim de apurar o valor a ser recolhido.

ALQUOTA
o percentual definido em lei que, aplicado sobre a base de clculo, determina o montante do tributo a ser recolhido, estando tambm sujeita aos princpios constitucionais da legalidade, anterioridade e da irretroatividade

09/09/2012

Imunidade Iseno Tributria

SISTEMA TRIBUTRIO NACIONAL


o conjunto de princpios e de normas unificados em torno da ideia de tributo. As disposies sobre o Sistema Tributrio Nacional esto contidas nos artigos 145 a 162 da Constituio Federal constantes sob este ttulo, no obstante existirem outros comandos constitucionais referentes a tributos (art. 195).

A expresso legislao tributria compreende as leis, os tratados, as convenes internacionais, os decretos e as normas complementares que versem, no todo ou em parte, sobre tributos e relaes jurdicas a eles pertinentes.

10

09/09/2012

Art. 145. A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios podero instituir os seguintes tributos: I - impostos; II - taxas, em razo do exerccio do poder de polcia ou pela utilizao, efetiva ou potencial, de servios pblicos especficos e divisveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposio; III - contribuio de melhoria, decorrente de obras pblicas.

Contribuies sociais, de interveno no domnio econmico e de interesse das categorias profissionais ou econmicas: Contribuio Social sobre o Lucro Lquido CSLL Contribuio para o Financiamento da Seguridade Social COFINS Programa de Integrao Social PIS Contribuio para o Instituto Nacional de Seguridade Social INSS Contribuio para o FGTS Fundo de Garantia por Tempo de Servio Emprstimos compulsrios

IMPOSTOS DE COMPETNCIA DA UNIO


Importao de produtos estrangeiros; Exportao, para o exterior, de produtos nacionais ou nacionalizados; Rendas e proventos de qualquer natureza; Produtos industrializados; Operaes de crdito, cmbio e seguro, ou relativas a ttulos ou valores mobilirios; Propriedade territorial rural; Grandes fortunas.

11

09/09/2012

IMPOSTOS DE COMPETNCIA DOS ESTADO E DF


Transmisso causa mortis e doao de quaisquer bens e direitos (ITBI, ou ITCMD), 4%); Operaes relativas circulao de mercadorias e sobre prestaes de servios de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicao, ainda que as operaes e prestaes se iniciem no exterior; Propriedade de veculos automotores (IPVA).

IMPOSTOS DE COMPETNCIA DOS MUNICPIOS


Propriedade predial e territorial urbana(IPTU); Transmisso inter vivos, por ato oneroso, de bens imveis e de direitos reais sobre imveis, ressalvadas as excees legais (ITBI ou ISTBI, 2%); - Servios de qualquer natureza (ISSQN

CRDITO TRIBUTRIO

Direto ou de ofcio (art. 149 CTN) Misto ou por declarao (art. 147 CTN) Por homologao (art. 150 CTN)

12

09/09/2012

IMPOSTOS MUNICIPAIS

IPTU NA CONSTITUIO FEDERAL I - ser progressivo em razo do valor do imvel; e II - ter alquotas diferentes de acordo com a localizao e o uso do imvel.

ALQUOTAS DO IPTU

Cabe aos municpios, observados os princpios constitucionais, a fixao de alquotas aplicveis ao IPTU.

13

09/09/2012

IMPOSTO SOBRE A TRANSMISSO INTERVIVOS DE BENS MVEIS E DIREITOS A ELES RELATIVOS

COMPETNCIA CF, art. 156, inc. II


Art. 156. Compete aos Municpios instituir impostos sobre: I (...); II - transmisso "inter vivos", a qualquer ttulo, por ato oneroso, de bens imveis, por natureza ou acesso fsica, e de direitos reais sobre imveis, exceto os de garantia, bem como cesso de direitos a sua aquisio;

ITBI NA CONSTITUIO
Incide sobre a transmisso imobiliria intervivos, a qualquer ttulo, por ato ONEROSO. As doaes e transmisses causa mortis e por doao de quaisquer bens ou direitos, incide o imposto de transmisso estadual. Incide sobre as transmisses de bens imveis por natureza ou por acesso fsica e sobre as transmisses de direitos reais sobre imveis, exceto os de garantia, bem como cesso de direitos a sua aquisio.

FUNO DO ITBI
A funo do imposto de transmisso predominante fiscal, vale dizer, a de obteno de recursos financeiros para a Fazenda Pblica.

14

09/09/2012

FATO GERADOR ITBI

Transmisses de bens imveis por natureza ou por acesso fsica e sobre as transmisses de direitos reais sobre imveis, exceto os de garantia, bem como cesso de direitos a sua aquisio.

ALQUOTAS
fixada em lei ordinria do Municpio competente. Na Constituio de 1988 inexiste regra autorizando tal limitao relativamente a esse imposto.

BASE DE CLCULO
A base de clculo do imposto o valor venal dos bens ou direitos transmitidos (CTN, art. 38).
No o preo de venda, mas o valor venal.

15

09/09/2012

CONTRIBUINTE
O contribuinte do imposto de transmisso qualquer das partes na operao tributria, conforme dispuser a lei (CTN, art. 42). Lei do Municpio competente para instituir o imposto.

LANAMENTO
feito mediante declarao do contribuinte. A autoridade administrativa procede avaliao do bem e calcula o tributo, expedindo a respectiva guia para recolhimento. Como acontece com os tributos em geral, tambm esse imposto pode ser objeto de lanamento de oficio, quando constatada a ocorrncia de seu fato gerador sem que o respectivo pagamento tenha sido efetuado.

IMUNIDADES DO ITBI
No incide:
Sobre a transmisso de bens ou direitos incorporados ao patrimnio de pessoa jurdica em realizao de capital, nem sobre a transmisso de bens ou direitos decorrente de fuso, incorporao, ciso ou extino de pessoa jurdica. Exceo: (CF/88 art. 156, 2, I) - atividade preponderante do adquirente for a compra e venda desses bens ou direitos, locao de bens imveis ou arrendamento mercantil. (CTN, art. 37 1)

16

09/09/2012

ITBI NA DESAPROPRIAO

So isentas de impostos federais, estaduais e municipais as operaes de transferncia de imveis desapropriados para fins de reforma agrria. CF/88 art. 184, 5

ESTUDO DE CASO
Em uma sexta-feira ensolarada o Sr. Jos da Silva, cliente do seu escritrio de contabilidade, apresenta os seguintes fatos: No seu processo de divrcio, os ex-cnjuges, casados em regime de comunho total de bens, dividiram o patrimnio total existente da seguinte maneira: o imvel situado no Municpio X, no valor de R$ 150.000,00, pertencer ao ex-marido, enquanto o imvel situado no Municpio Y, no valor de R$ 130.000,00, pertencer ex-esposa. Sabe-se que ambos os municpios pertencem ao Estado Z. Com relao tributao incidente nessa partilha, pergunta-se: a) Dever ser recolhido o ITBI ou o ITCMD? Para quem ser pago o imposto? b) Qual ser o montante da base de clculo para fins de clculo do imposto?

Impostos Municipais
IPTU - Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana um imposto brasileiro institudo pela Constituio Federal. Tem como fato gerador a propriedade, o domnio til ou a posse de propriedade imvel localizado em zona urbana ou extenso urbana. Os contribuintes do imposto so as pessoas fsicas ou pessoas jurdicas. A funo do IPTU tipicamente fiscal. Sua finalidade a obteno de recursos financeiros para os municpios. A base de clculo do IPTU o valor venal do imvel, A alquota utilizada estabelecida pelo legislador municipal.

17

09/09/2012

ITBI
O fato gerador a transmisso, inter vivos, a qualquer ttulo, de propriedade ou domnio til de bens imveis; quando h a transmisso a qualquer ttulo de direitos reais sobre imveis, exceto os direitos reais de garantia; ou quando h a cesso de direitos relativos s transmisses acima mencionadas. O contribuinte do imposto qualquer uma das partes na operao. A alquota utilizada fixada em Lei ordinria do municpio competente. A base de clculo o valor venal dos bens ou direitos transmitidos poca da operao. Sua funo predominantemente fiscal.

Imposto sobre servios de qualquer natureza

O QUE SERVIO?

18

09/09/2012

COMPETNCIA
CF/88, art. 156, inc. III
Art. 156. Compete aos Municpios instituir impostos sobre: I - propriedade predial e territorial urbana; II - transmisso "inter vivos", a qualquer ttulo, por ato oneroso, de bens imveis, por natureza ou acesso fsica, e de direitos reais sobre imveis, exceto os de garantia, bem como cesso de direitos a sua aquisio; III - vendas a varejo de combustveis lquidos e gasosos, exceto leo diesel; III - servios de qualquer natureza, no compreendidos no art. 155, II, definidos em lei complementar.(Redao dada pela Emenda Constitucional n 3, de 1993)

....COMPETNCIA LEI COMPLEMENTAR 116/03


Art. 1o O Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza, de competncia dos Municpios e do Distrito Federal, tem como fato gerador a prestao de servios constantes da lista anexa, ainda que esses no se constituam como atividade preponderante do prestador. 1o O imposto incide tambm sobre o servio proveniente do exterior do Pas ou cuja prestao se tenha iniciado no exterior do Pas. 2o Ressalvadas as excees expressas na lista anexa, os servios nela mencionados no ficam sujeitos ao Imposto Sobre Operaes Relativas Circulao de Mercadorias e Prestaes de Servios de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicao ICMS, ainda que sua prestao envolva fornecimento de mercadorias.

PODE A UNIO COBRAR O ISS?

Art. 155. Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir impostos sobre: (Redao dada pela Emenda Constitucional n 3, de 1993) I - transmisso causa mortis e doao, de quaisquer bens ou direitos; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 3, de 1993) II - operaes relativas circulao de mercadorias e sobre prestaes de SERVIOS DE TRANSPORTE INTERESTADUAL E INTERMUNICIPAL E DE COMUNICAO, AINDA QUE AS OPERAES E AS PRESTAES SE INICIEM NO EXTERIOR;(Redao dada pela Emenda Constitucional n 3, de 1993)

19

09/09/2012

Sim.
Art. 147. Competem Unio, em Territrio Federal, os impostos estaduais e, se o Territrio no for dividido em Municpios, cumulativamente, os impostos municipais; ao Distrito Federal cabem os impostos municipais.

FUNO
Funo predominantemente fiscal. importante fonte de receita tributria dos Municpios.
ARRECADAO TERESPOLIS - R$ MILHARES

20.000 15.000 10.000 5.000 0 2008 2009 2010 12.964 9.722 9.220

17.656

2011

FATO GERADOR art 1 LC 116/03


Prestao de servios constantes da Lista da Lei Complementar n 116/03, ainda que esses servios no constituam a atividade preponderante do prestador (art. 1)
A LISTA TAXATIVA OU SUGESTIVA?

20

09/09/2012

FATO GERADOR art 1 LC 116/03


sobre o servio proveniente do exterior do Pas ou cuja

prestao se tenha iniciado no exteriordo Pas.

os servios mencionados na lista, no ficam sujeitos ao

ICMS, ainda que sua prestao envolva fornecimento de mercadorias.

servios prestados mediante a utilizao de bens e servios

pblicos explorados economicamente mediante autorizao, permisso ou concesso, com o pagamento de tarifa, preo ou pedgio pelo usurio final do servio dada ao servio prestado

A incidncia do imposto no depende da denominao

ALQUOTAS
Nos termos do art. 8 da Lei Complementar n.

116/2003, a alquota mxima do ISS de 5%.


razovel sustentar-se que sua alquota mnima

de 2%, nos termos do art. 88 da ADCT, com a redao que lhe deu a Emenda Constitucional n. 3, de 12.6.2002.

NO INCIDE ISS
nas exportaes de servios para o exterior nas prestaes de servios: o em relao de emprego o servios de trabalhadores avulsos o De diretores e membros de conselho consultivo

ou de conselho fiscal de sociedades e fundaes


No valor intermediado no mercado de ttulos

e valores imobilirios, no valor de depsitos bancrios, o principal, juros e acrscimos moratrios relativos a operaes de crdito realizadas por instituies financeiras.

21

09/09/2012

BASE DE CLCULO
A base de clculo do imposto

o PREO do servio
Na distribuio gratuita de ingressos para cinema e shows ter incidncia de ISS? Se houver incidncia, qual ser a base? Na permuta envolvendo servios ter incidncia de ISS? Se houver incidncia, qual ser a base?

CONTRIBUINTE
o prestador do servio (Lei Complementar n. 116/2003, art. 5).
os municpios e o distrito federal podero atribuir de modo expresso a responsabilidade pelo crdito tributrio a terceira pessoa, vinculada ao fato gerador da respectiva obrigao, excluindo a responsabilidade do contribuinte ou atribuindo-a a este em carter supletivo do cumprimento total ou parcial da referida obrigao, inclusive no que se refere multa e aos acrscimos legais".

LANAMENTO
O lanamento do ISS feito, em regra

geral, por homologao, nos termos do art. 150 do CTN.


Pode,

evidentemente, ser objeto de lanamento de ofcio, como acontece com qualquer tributo.

22

09/09/2012

LOCAL DE INCIDNCIA
O servio considera-se prestado e o imposto devido no local do estabelecimento prestador ou, na falta do estabelecimento, no local do domiclio do prestador

ESTUDO DE CASO AULA


1) Existe juridicidade na exigncia de ISS, relativamente a contrato de assistncia tcnica elaborado no exterior e que seja aplicado no Brasil? 2) O municpio onde se encontra localizado o tomador do servio pode exigir que o prestador de servio localizado em distinto municpio tenha que se cadastrar, sob pena de sofrer a reteno do ISS pelo tomador?

ESTUDO DE CASO - CASA


A empresa A, com sede na Capital do Estado do Rio de Janeiro, desenvolve atividades econmicas em diversos municpios deste Estado, por meio de estabelecimentos prprios neles domiciliados. Para tanto obtm, como qualquer outra empresa, vrios servios de terceiros. A referida empresa recebeu da Prefeitura Municipal de Contadores no desistem nunca o ofcio circular n. 57, cujo contedo determina:

23

09/09/2012

Estamos por meio de oficio circulante, comunicando aos maiores tomadores de servios do Municpio, entre eles V.Sa., que em funo da Lei n 171/11 (Cdigo Tributrio Municipal) foi criada a obrigatoriedade da reteno da fonte pelas pessoas jurdicas de direito pblico ou privado. Do ISS, o qual dever ser recolhido nos bancos indicados, at o quinto dia til do ms subsequente, mediante guia prpria. A mesma guia poder servir para o recolhimento referente a diversos prestadores de servio, discriminando-se no verso a qual se refere, tipo de servio prestado, data e valor de pagamento efetuado ao prestador de servio, alquota e o valor a ser recolhido. Ao prestador de servio dever ser dado documento hbil que comprove a reteno na fonte. Em anexo reproduzimos para sua orientao trecho pertinentes da legislao municipal.

Art. 30.................. 1. A pessoa jurdica de direito pblico ou privado, que contratar com terceiros a construo de obras ou prestao de servios de qualquer natureza fica obrigada a reter na fonte o valor do tributo devido e a efetuar o recolhimento at o 5. Dia til do ms subsequente.

Pergunta-se:
1) H legitimidade no procedimento tributrio reteno na fonte do ISS, com o subsequente recolhimento previsto no 1 do art. 30 do Cdigo Tributrio do Municpio Contadores no desistem nunca ? 2) Como observar a obrigao tributria prevista 1 do art. 30 do Cdigo Tributrio do Municpio Contadores no desistem nunca em harmonia com o critrio espacial da hiptese legal de incidncia do ISS?

24

09/09/2012

Anlise e desenvolvimento de sistemas. Programao. Processamento de dados e congneres. Elaborao de programas de computadores, inclusive de jogos eletrnicos. Licenciamento ou cesso de direito de uso de programas de computao. Assessoria e consultoria em informtica. Suporte tcnico em informtica, inclusive instalao, configurao e manuteno de programas de computao e bancos de dados. Planejamento, confeco, manuteno e atualizao de pginas eletrnicas. PROVEDORES DE INTERNET?
RE 491405 PR

QUANTO AO GRAU DE PADRONIZAO DOS PROGRAMAS DE INFORMTICA

PADRONIZADOS SOB ENCOMENDA PADRONIZADO ADAPTADO

STF, RE 176,626.3

ISS

SOFTAWARE ESPECFICO

SOFTAWARE DE PRATELEIRA

ICMS
STF, RE 199, 464

Servios de pesquisas e desenvolvimento de qualquer natureza.

25

09/09/2012

3.01 (VETADO) 3.02 Cesso de direito de uso de marcas e de sinais de propaganda. 3.03 Explorao de sales de festas, centro de convenes, escritrios virtuais, stands, quadras esportivas, estdios, ginsios, auditrios, casas de espetculos, parques de diverses, canchas e congneres, para realizao de eventos ou negcios de qualquer natureza. 3.04 Locao, sublocao, arrendamento, direito de passagem ou permisso de uso, compartilhado ou no, de ferrovia, rodovia, postes, cabos, dutos e condutos de qualquer natureza. 3.05 Cesso de andaimes, palcos, coberturas e outras estruturas de uso temporrio.

4.01 Medicina e biomedicina. 4.02 Anlises clnicas, patologia, eletricidade mdica, radioterapia, quimioterapia, ultra-sonografia, ressonncia magntica, radiologia, tomografia e congneres. 4.03 Hospitais, clnicas, laboratrios, sanatrios, manicmios, casas de sade, prontos-socorros, ambulatrios e congneres. 4.04 Instrumentao cirrgica. 4.05 Acupuntura. 4.06 Enfermagem, inclusive servios auxiliares. 4.07 Servios farmacuticos. 4.08 Terapia ocupacional, fisioterapia e fonoaudiologia. 4.09 Terapias de qualquer espcie destinadas ao tratamento fsico, orgnico e mental. 4.10 Nutrio. 4.11 Obstetrcia. 4.12 Odontologia. 4.13 Ortptica. 4.14 Prteses sob encomenda. 4.15 Psicanlise. 4.16 Psicologia. 4.17 Casas de repouso e de recuperao, creches, asilos e congneres. 4.18 Inseminao artificial, fertilizao in vitro e congneres. 4.19 Bancos de sangue, leite, pele, olhos, vulos, smen e congneres. 4.20 Coleta de sangue, leite, tecidos, smen, rgos e materiais biolgicos de qualquer espcie. 4.21 Unidade de atendimento, assistncia ou tratamento mvel e congneres. 4.22 Planos de medicina de grupo ou individual e convnios para prestao de assistncia mdica, hospitalar, odontolgica e congneres. 4.23 Outros planos de sade que se cumpram atravs de servios de terceiros contratados, credenciados, cooperados ou apenas pagos pelo operador do plano mediante indicao do beneficirio.

5.01 Medicina veterinria e zootecnia. 5.02 Hospitais, clnicas, ambulatrios, prontos-socorros e congneres, na rea veterinria. 5.03 Laboratrios de anlise na rea veterinria. 5.04 Inseminao artificial, fertilizao in vitro e congneres. 5.05 Bancos de sangue e de rgos e congneres. 5.06 Coleta de sangue, leite, tecidos, smen, rgos e materiais biolgicos de qualquer espcie. 5.07 Unidade de atendimento, assistncia ou tratamento mvel e congneres. 5.08 Guarda, tratamento, amestramento, embelezamento, alojamento e congneres. 5.09 Planos de atendimento e assistncia mdicoveterinria.

26

09/09/2012

Haver

cobrana de ISS ou ICMS no valor dos alimentos fornecidos ao acompanhante de um paciente durante internao?

RE 86.343

Na

confeco de culos ou lentes mediante aviamento de receita haver cobrana de ISS? E no culos de sol? No material utilizado para confeco de uma prtese incide ISS ou ICMS? E na comercializao de smen?

6.01 Barbearia, cabeleireiros, manicuros, pedicuros e congneres. 6.02 Esteticistas, tratamento de pele, depilao e congneres. 6.03 Banhos, duchas, sauna, massagens e congneres. 6.04 Ginstica, dana, esportes, natao, artes marciais e demais atividades fsicas. 6.05 Centros de emagrecimento, spa e congneres.

27

09/09/2012

7.01 Engenharia, agronomia, agrimensura, arquitetura, geologia, urbanismo, paisagismo e congneres.

7.02 Execuo, por administrao, empreitada ou subempreitada, de obras de construo civil, hidrulica ou eltrica e de outras obras semelhantes, inclusive sondagem, perfurao de poos, escavao, drenagem e irrigao, terraplanagem, pavimentao, concretagem e a instalao e montagem de produtos, peas e equipamentos (exceto o fornecimento de mercadorias produzidas pelo prestador de servios fora do local da prestao dos servios, que fica sujeito ao ICMS).

No fornecimento de estrutura metlicas produzidas por empresas de construo civil fora do local da obra, incide ICMS ou ISS? E os servios relacionados a colocao e a montagem da estrutura no local da obra, ter incidncia de ISS? Sobre a contratao de obra com o fornecimento de material, qual ser a base de clculo para o impostos? RE 603497 MG

28

09/09/2012

7.03 Elaborao de planos diretores, estudos de viabilidade, estudos organizacionais e outros, relacionados com obras e servios de engenharia; elaborao de anteprojetos, projetos bsicos e projetos executivos para trabalhos de engenharia.

7.04 Demolio 7.05 Reparao, conservao e reforma de edifcios, estradas, pontes, portos e congneres (exceto o fornecimento de mercadorias produzidas pelo prestador dos
servios, fora do local da prestao dos servios, que fica sujeito ao ICMS).

7.06 Colocao e instalao de tapetes, carpetes, assoalhos, cortinas, revestimentos de parede, vidros, divisrias, placas de gesso e congneres, com material fornecido pelo tomador do servio. 7.07 Recuperao, raspagem, polimento e lustrao de pisos e congneres. 7.08 Calafetao. 7.09 Varrio, coleta, remoo, incinerao, tratamento, reciclagem, separao e destinao final de lixo, rejeitos e outros resduos quaisquer. 7.10 Limpeza, manuteno e conservao de vias e logradouros pblicos, imveis, chamins, piscinas, parques, jardins e congneres

29

09/09/2012

. 7.11 Decorao e jardinagem, inclusive corte e poda de rvores. 7.12 Controle e tratamento de efluentes de qualquer natureza e de agentes fsicos, qumicos e biolgicos. 7.13 Dedetizao, desinfeco, desinsetizao, imunizao, higienizao, desratizao, pulverizao e congneres.

DESCUPINIZAO INCIDE ISS?


7.14 (VETADO) 7.15 (VETADO) 7.16 Florestamento, reflorestamento, semeadura, adubao e congneres. 7.17 Escoramento, conteno de encostas e servios congneres. 7.18 Limpeza e dragagem de rios, portos, canais, baas, lagos, lagoas, represas, audes e congneres. 7.19 Acompanhamento e fiscalizao da execuo de obras de engenharia, arquitetura e urbanismo. 7.20 Aerofotogrametria (inclusive interpretao), cartografia, mapeamento, levantamentos topogrficos, batimtricos, geogrficos, geodsicos, geolgicos, geofsicos e congneres. 7.21 Pesquisa, perfurao, cimentao, mergulho, perfilagem, concretao, testemunhagem, pescaria, estimulao e outros servios relacionados com a explorao e explotao de petrleo, gs natural e de outros recursos minerais.

SE A PETROBRAS REALIZAR UM ESTUDO QUANTO VIABILIDADE DE EXPLORAO ECONMICA DE PETRLEO EM DETERMINADO MUNICPIO, HAVER ISS? E SE ELA CONTRATAR OUTRAS EMPRESA PARA O MESMO SERVIO?

7.22 Nucleao e bombardeamento de nuvens e congneres.

Estudo de caso: Construo Civil: Discorra sobre os abatimentos possveis nas subempreitadas e nos materiais.

8.01 Ensino regular pr-escolar, fundamental, mdio e superior. 8.02 Instruo, treinamento, orientao pedaggica e educacional, avaliao de conhecimentos de qualquer natureza.

30

09/09/2012

9.01 Hospedagem de qualquer natureza em hotis, apart-service condominiais, flat, aparthotis, hotis residncia, residence-service, suite service, hotelaria martima, motis, penses e congneres; ocupao por temporada com fornecimento de servio (o valor da alimentao e gorjeta, quando includo no preo da diria, fica sujeito ao Imposto Sobre Servios). 9.02 Agenciamento, organizao, promoo, intermediao e execuo de programas de turismo, passeios, viagens, excurses, hospedagens e congneres. 9.03 Guias de turismo.

No

aluguel de uma casa de veraneio mobiliada incide a cobrana de ISS?

10.01 Agenciamento, corretagem ou intermediao de cmbio, de seguros, de cartes de crdito, de planos de sade e de planos de previdncia privada. 10.02 Agenciamento, corretagem ou intermediao de ttulos em geral, valores mobilirios e contratos quaisquer. 10.03 Agenciamento, corretagem ou intermediao de direitos de propriedade industrial, artstica ou literria. 10.04 Agenciamento, corretagem ou intermediao de contratos de arrendamento mercantil (leasing), de franquia (franchising) e de faturizao (factoring). 10.05 Agenciamento, corretagem ou intermediao de bens mveis ou imveis, no abrangidos em outros itens ou subitens, inclusive aqueles realizados no mbito de Bolsas de Mercadorias e Futuros, por quaisquer meios. 10.06 Agenciamento martimo. 10.07 Agenciamento de notcias. 10.08 Agenciamento de publicidade e propaganda, inclusive o agenciamento de veiculao por quaisquer meios. 10.09 Representao de qualquer natureza, inclusive comercial. 10.10 Distribuio de bens de terceiros.

31

09/09/2012

Estudo de Caso:

1)

2)

O ISS referente as empresas de leasing deve ser recolhido ao municpio em que a empresa est estabelecida ou aonde est sediada? Sobre a distribuio de jornais, revistas e livros incide a cobrana de ISS?

11.01 Guarda e estacionamento de veculos terrestres automotores, de aeronaves e de embarcaes. 11.02 Vigilncia, segurana ou monitoramento de bens e pessoas. 11.03 Escolta, inclusive de veculos e cargas. 11.04 Armazenamento, depsito, carga, descarga, arrumao e guarda de bens de qualquer espcie.

12.01 Espetculos teatrais. 12.02 Exibies cinematogrficas. 12.03 Espetculos circenses. 12.04 Programas de auditrio. 12.05 Parques de diverses, centros de lazer e congneres. 12.06 Boates, taxi-dancing e congneres. 12.07 Shows, ballet, danas, desfiles, bailes, peras, concertos, recitais, festivais e congneres. 12.08 Feiras, exposies, congressos e congneres. 12.09 Bilhares, boliches e diverses eletrnicas ou no. 12.10 Corridas e competies de animais. 12.11 Competies esportivas ou de destreza fsica ou intelectual, com ou sem a participao do espectador. 12.12 Execuo de msica. 12.13 Produo, mediante ou sem encomenda prvia, de eventos, espetculos, entrevistas, shows, ballet, danas, desfiles, bailes, teatros, peras, concertos, recitais, festivais e congneres. 12.14 Fornecimento de msica para ambientes fechados ou no, mediante transmisso por qualquer processo. 12.15 Desfiles de blocos carnavalescos ou folclricos, trios eltricos e congneres. 12.16 Exibio de filmes, entrevistas, musicais, espetculos, shows, concertos, desfiles, peras, competies esportivas, de destreza intelectual ou congneres. 12.17 Recreao e animao, inclusive em festas e eventos de qualquer natureza.

32

09/09/2012

Nos jogos de futebol, onde h transmisso televisiva (12.11) qual ser a base de clculo para o imposto? Em um determinado restaurante com msica ao vivo (12.14) no h cobrana de couvert artstico incide a cobrana do ISS? E na boate?

13.01 (VETADO) REsp 1139610 SC 2009/0089332-2 13.02 Fonografia ou gravao de sons, inclusive trucagem, dublagem, mixagem e congneres. 13.03 Fotografia e cinematografia, inclusive revelao, ampliao, cpia, reproduo, trucagem e congneres. 13.04 Reprografia, microfilmagem e digitalizao. 13.05 Composio grfica, fotocomposio, clicheria, zincografia, litografia, fotolitografia

Estudo de caso: 3)Nas

impresses como de bulas ou manuais de carros ou eletrodomstico dever ter a incidncia de ISS ou ICMS?

33

09/09/2012

14.01 Lubrificao, limpeza, lustrao, reviso, carga e recarga, conserto, restaurao, blindagem, manuteno e conservao de mquinas, veculos, aparelhos, equipamentos, motores, elevadores ou de qualquer objeto (exceto peas e partes empregadas, que ficam sujeitas ao ICMS). 14.02 Assistncia tcnica. 14.03 Recondicionamento de motores (exceto peas e partes empregadas, que ficam sujeitas ao ICMS). 14.04 Recauchutagem ou regenerao de pneus. 14.05 Restaurao, recondicionamento, acondicionamento, pintura, beneficiamento, lavagem, secagem, tingimento, galvanoplastia, anodizao, corte, recorte, polimento, plastificao e congneres, de objetos quaisquer. 14.06 Instalao e montagem de aparelhos, mquinas e equipamentos, inclusive montagem industrial, prestados ao usurio final, exclusivamente com material por ele fornecido. 14.07 Colocao de molduras e congneres. 14.08 Encadernao, gravao e dourao de livros, revistas e congneres. 14.09 Alfaiataria e costura, quando o material for fornecido pelo usurio final, exceto aviamento. 14.10 Tinturaria e lavanderia. 14.11 Tapearia e reforma de estofamentos em geral. 14.12 Funilaria e lanternagem.

Se uma oficina efetuar a reviso de determinado equipamento com substituio de pea, qual ser o imposto (14.01)? E se houver necessidade de utilizao por exemplo de leo e graxas, qual imposto incidir sobre o material? No perodo de garantia de determinado servio incidir o recolhimento de ISS?(14.02) O recondicionamento de motores com finalidade de venda, incide ISS ou ICMS?

15.01 Administrao de fundos quaisquer, de consrcio, de car to de crdito ou dbito e congneres, de car teira de clientes, de cheques pr-datados e congneres. 15.02 Aber tura de contas em ger al, inclusive conta-corrente, conta de investimentos e aplicao e cader neta de poupana, no Pas e no exterior, bem como a manuteno das r efer idas contas ativas e inativas. 15.03 Locao e manuteno de cofr es particulares, de terminais eletrnicos, de terminais de atendimento e de bens e equipamentos em ger al. 15.04 For necimento ou emisso de atestados em geral, inclusive atestado de idoneidade, atestado de capacidade financeira e congneres. 15.05 Cadastr o, elaborao de ficha cadastral, renovao cadastral e congneres, incluso ou excluso no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos CCF ou em quaisquer outros bancos cadastrais. 15.06 Emisso, reemisso e for necimento de avisos, comprovantes e documentos em ger al; abono de fir mas; coleta e entrega de documentos, bens e valores; comunicao com outra agncia ou com a administrao central; licenciamento eletrnico de veculos; transfernci a de veculos; agenciamento fiducirio ou depositrio; devoluo de bens em custdia. 15.07 Acesso, movimentao, atendimento e consulta a contas em geral, por qualquer meio ou pr ocesso, inclu sive por telefone, fac-smile, internet e telex, acesso a ter minais de atendimento, inclusive vinte e quatro horas; acesso a outro banco e a r ede compartilhada; forneci mento de saldo, extrato e demais informaes relativas a contas em geral, por qualquer meio ou processo. 15.08 Emisso, reemisso, alterao, cesso, substituio, cancelamento e r egistro de contrato de cr dito; estudo, anlise e avaliao de operaes de crdito; emisso, concesso, alterao ou contratao de aval, fiana, anuncia e congneres; servios r elativos a aber tura de cr dito, para quaisquer fins. 15.09 Ar r endamento mercantil (leasing) de quaisquer bens, inclusive cesso de direitos e obr igaes, substituio de gar antia, alterao, cancelamento e r egistro de contrato, e demais ser vios relacionados ao arrendamento mercantil (leasing). 15.10 Ser vios relacionados a cobranas, r ecebimentos ou pagamentos em geral, de ttulos quaisquer, de con tas ou carns, de cmbio, de tributos e por conta de ter ceiros, inclusive os efetuados por meio eletrnico, automtico ou por mquinas de atendimento; fornecimento de posio de cobrana, r ecebimento ou pagamento; emisso de car ns, fichas de compensao, impressos e documentos em ger al. 15.11 Devoluo de ttulos, protesto de ttulos, sustao de pr otesto, manuteno de ttulos, r eapresentao de ttulos, e demais servios a eles r elacionados. 15.12 Custdia em geral, inclusive de ttulos e valores mobilirios. 15.13 Ser vios relacionados a operaes de cmbio em geral, edio, alterao, prorrogao, cancelamento e baixa de contrato de cmbio; emisso de r egistro de exportao ou de cr dito; cobrana ou depsito no exterior; emisso, fornecimento e cancelamento de cheques de viagem; fornecimento, transferncia, cancelamento e demais servios r elativos a car ta de cr dito de importao, exportao e gar antias recebidas; envio e r ecebimento de mensagens em geral relacionadas a oper aes de cmbio. 15.14 For necimento, emisso, reemisso, renovao e manuteno de carto magntico, carto de cr dito, car to de dbito, carto salrio e congneres. 15.15 Compensao de cheques e ttulos quaisquer; ser vios r elacionados a depsito, inclusive depsito identificado, a saque de contas quaisquer, por qualquer meio ou pr ocesso, inclusive em terminais eletrnicos e de atendimento. 15.16 Emisso, reemisso, liquidao, alterao, cancelamento e baixa de ordens de pagamento, ordens de crdito e similares, por qualquer meio ou processo; servios r elacionados tr ansferncia de valores, dados, fundos, pagamentos e similares, inclusive entre cont as em ger al. 15.17 Emisso, fornecimento, devoluo, sustao, cancelamento e oposio de cheques quaisquer, avulso ou por talo. 15.18 Ser vios relacionados a cr dito imobilirio, avaliao e vistoria de imvel ou obra, anlise tcnica e jur dica, emisso, r eemisso, alterao, transferncia e r enegociao de contr ato, emisso e r eemisso do termo de quitao e demais servios r elacionados a cr dito imobilirio.

34

09/09/2012

16.01 Servios de transporte de natureza municipal

aquele em que os pontos inicial e final de execuo do servio situam-se no mesmo municpio.

17.01 Assessoria ou consultoria de qualquer natureza, no contida em outros itens desta lista; anlise, exame, pesquisa, coleta, compilao e fornecimento de dados e informaes de qualquer natureza, inclusive cadastro e similares. 17.02 Datilografia, digitao, estenografia, expediente, secretaria em geral, resposta audvel, redao, edio, interpretao, reviso, traduo, apoio e infra-estrutura administrativa e congneres. 17.03 Planejamento, coordenao, programao ou organizao tcnica, financeira ou administrativa. 17.04 Recrutamento, agenciamento, seleo e colocao de mo-de-obra. 17.05 Fornecimento de mo-de-obra, mesmo em carter temporrio, inclusive de empregados ou trabalhadores, avulsos ou temporrios, contratados pelo prestador de servio. 17.06 Propaganda e publicidade, inclusive promoo de vendas, planejamento de campanhas ou sistemas de publicidade, elaborao de desenhos, textos e demais materiais publicitrios.

17.08 Franquia (franchising). RE n. 603.136 17.09 Percias, laudos, exames tcnicos e anlises tcnicas. 17.10 Planejamento, organizao e administrao de feiras, exposies, congressos e congneres. 17.11 Organizao de festas e recepes; buf (exceto o fornecimento de alimentao e bebidas, que fica sujeito ao ICMS). 17.12 Administrao em geral, inclusive de bens e negcios de terceiros. 17.13 Leilo e congneres. 17.14 Advocacia. 17.15 Arbitragem de qualquer espcie, inclusive jurdica. 17.16 Auditoria. 17.17 Anlise de Organizao e Mtodos. 17.18 Aturia e clculos tcnicos de qualquer natureza. 17.19 Contabilidade, inclusive servios tcnicos e auxiliares. 17.20 Consultoria e assessoria econmica ou financeira. 17.21 Estatstica. 17.22 Cobrana em geral. 17.23 Assessoria, anlise, avaliao, atendimento, consulta, cadastro, seleo, gerenciamento de informaes, administrao de contas a receber ou a pagar e em geral, relacionados a operaes de faturizao (factoring). 17.24 Apresentao de palestras, conferncias, seminrios e congneres.

35

09/09/2012

18.01 - Servios de regulao de sinistros vinculados a contratos de seguros; inspeo e avaliao de riscos para cobertura de contratos de seguros; preveno e gerncia de riscos segurveis e congneres.

19.01 - Servios de distribuio e venda de bilhetes e demais produtos de loteria, bingos, cartes, pules ou cupons de apostas, sorteios, prmios, inclusive os decorrentes de ttulos de capitalizao e congneres.

20.01 Servios porturios, ferroporturios, utilizao de porto, movimentao de passageiros, reboque de embarcaes, rebocador escoteiro, atracao, desatracao, servios de praticagem, capatazia, armazenagem de qualquer natureza, servios acessrios, movimentao de mercadorias, servios de apoio martimo, de movimentao ao largo, servios de armadores, estiva, conferncia, logstica e congneres. 20.02 Servios aeroporturios, utilizao de aeroporto, movimentao de passageiros, armazenagem de qualquer natureza, capatazia, movimentao de aeronaves, servios de apoio aeroporturios, servios acessrios, movimentao de mercadorias, logstica e congneres. 20.03 Servios de terminais rodovirios, ferrovirios, metrovirios, movimentao de passageiros, mercadorias, inclusive suas operaes, logstica e congneres.

36

09/09/2012

21.01 - Servios de registros pblicos, cartorrios e notariais.

22.01 Servios de explorao de rodovia mediante cobrana de preo ou pedgio dos usurios, envolvendo execuo de servios de conservao, manuteno, melhoramentos para adequao de capacidade e segurana de trnsito, operao, monitorao, assistncia aos usurios e outros servios definidos em contratos, atos de concesso ou de permisso ou em normas oficiais.

23 Servios de programao e comunicao visual, desenho industrial e congneres. 23.01 Servios de programao e comunicao visual, desenho industrial e congneres. 24 Servios de chaveiros, confeco de carimbos, placas, sinalizao visual, banners, adesivos e congneres. 24.01 - Servios de chaveiros, confeco de carimbos, placas, sinalizao visual, banners, adesivos e congneres

37

09/09/2012

25.01 Funerais, inclusive fornecimento de caixo, urna ou esquifes; aluguel de capela; transporte do corpo cadavrico; fornecimento de flores, coroas e outros paramentos; desembarao de certido de bito; fornecimento de vu, essa e outros adornos; embalsamento, embelezamento, conservao ou restaurao de cadveres. 25.02 Cremao de corpos e partes de corpos cadavricos. 25.03 Planos ou convnio funerrios. 25.04 Manuteno e conservao de jazigos e cemitrios.

26 Servios de coleta, remessa ou entrega de correspondncias, documentos, objetos, bens ou valores, inclusive pelos correios e suas agncias franqueadas; courrier e congneres.
26.01 Servios de coleta, remessa ou entrega de correspondncias, documentos, objetos, bens ou valores, inclusive pelos correios e suas agncias franqueadas; courrier e congneres.

27 Servios de assistncia social.


27.01 Servios de assistncia social.

28 Servios de avaliao de bens e servios de qualquer natureza.


28.01 Servios de avaliao de bens e servios de qualquer natureza.

29 Servios de biblioteconomia.
29.01 Servios de biblioteconomia.

30 Servios de biologia, biotecnologia e qumica.


30.01 Servios de biologia, biotecnologia e qumica

31 Servios tcnicos em edificaes, eletrnica, eletrotcnica, mecnica, telecomunicaes e congneres.


31.01 - Servios tcnicos em edificaes, eletrnica, eletrotcnica, mecnica, telecomunicaes e congneres.

32 Servios de desenhos tcnicos.


32.01 - Servios de desenhos tcnicos.

33 Servios de desembarao aduaneiro, comissrios, despachantes e congneres.


33.01 - Servios de desembarao aduaneiro, comissrios, despachantes e congneres.

34 Servios de investigaes particulares, detetives e congneres.


34.01 - Servios de investigaes particulares, detetives e congneres.

38

09/09/2012

35 Servios de reportagem, assessoria de imprensa, jornalismo e relaes pblicas.


35.01 - Servios de reportagem, assessoria de imprensa, jornalismo e relaes pblicas.

36 Servios de meteorologia.
36.01 Servios de meteorologia.

37 Servios de artistas, atletas, modelos e manequins.


37.01 - Servios de artistas, atletas, modelos e manequins.

38 Servios de museologia.
38.01 Servios de museologia.

39 Servios de ourivesaria e lapidao.


39.01 - Servios de ourivesaria e lapidao (quando o material for fornecido pelo tomador do servio). 40 Servios relativos a obras de arte sob encomenda. 40.01 - Obras de arte sob encomenda.

39

Вам также может понравиться