Вы находитесь на странице: 1из 29

Contato com o autor:

Marcelo Silva Souza e-mail: maarceloo@gmail.com Skype: mar.souza1 Tel.: (96) 8119-3060

A UTILIZAO DA TECNOLOGIA DA INFORMAO COMO FERRAMENTA PARA ATUAR NA GESTO ORGANIZACIONAL

Marcelo Silva Souza1

RESUMO Neste artigo tratamos da utilizao da tecnologia da informao como ferramenta de gesto organizacional, questionando se a tecnologia da informao de fato benfica as organizaes, levando em considerao as demandas internas e externas do mercado. Para tanto, primeiramente apresentamos o conceito de tecnologia da informao e seu papel no contexto administrativo. Em seguida tratamos da internet como veculo da tecnologia da informao. Aps isso, discorremos acerca da utilizao da tecnologia da informao como ferramenta para a tomada de deciso e, finalizando, apresentamos a importncia do planejamento em tecnologia. Como metodologia, optamos pelo mtodo dedutivo, tcnica que faz uso do procedimento racional, partindo da apresentao de uma premissa maior considerada verdadeira e inquestionvel para chegar a concluses formais que esto logicamente relacionadas e inclusas nessa premissa maior. Procedemos com um levantamento bibliogrfico acerca do tema, posteriormente, fizemos uma pesquisa de campo de carter quali-quantitativo, onde passamos questionrios relacionados ao tema em 10 empresas e de acordo com as respostas obtidas, fizemos uma comparao, interpretando e refletindo, com base nos contedos pesquisados. A concluso a que chegamos que a tecnologia da informao de fato benfica s organizaes e traz inmeros benefcios, desde que, haja um planejamento para levantar as necessidades e objetivos da empresa em relao tecnologia a ser implantada, fato esse comprovado pela pesquisa de campo.

PALAVRAS-CHAVE: Gesto, administrao, Tecnologia da informao, planejamento em tecnologia

__________________________ 1 Acadmico do Curso de Administrao Geral da Faculdade do Amap FAMAP

I INTRODUO Este trabalho tem como objetivo principal estudar a utilizao da tecnologia da informao como ferramenta para atuar na gesto organizacional, pesquisando e identificando fatores que possam ser determinantes na melhoria dos processos administrativos gerenciais, discriminando quais os benefcios advindos de sua utilizao nas organizaes levando em considerao as demandas internas e externas do mercado. Tem-se tornado crescente o uso da tecnologia da informao, especialmente no ambiente empresarial, sendo utilizada como ferramenta de gesto para agilizar processos, visto que, cada vez mais, h a necessidade de gerenciamento de grande quantidade de informaes, que devem estar disponveis no menor tempo e detalhamento possvel. Muitas empresas j utilizam a tecnologia da informao como ferramenta de apoio gesto, em contrapartida, muitas outras ainda no fazem uso de tal ferramenta, seja por uma experincia mal sucedida no passado, por falta de recursos financeiros ou at mesmo por falta de interesse. Diante disso, surge um questionamento: a utilizao da tecnologia da informao como ferramenta de apoio tomada de deciso, pelo gestor, de fato benfica s organizaes, levando em considerao as demandas internas e externas do mercado? Pensa-se que a utilizao da tecnologia da informao pelas empresas possibilita grandes melhorias ao/no processo de gesto, atravs da maior velocidade no fluxo, acesso e controle da informao, oferecendo suporte mais rpido s necessidades dos clientes, funcionrios, fornecedores, podendo subsidiar os processos decisrios que muitas vezes so demorados e ineficientes. Acredita-se, assim, que a tecnologia da informao de grande importncia como ferramenta de apoio gesto nas empresas porque quando bem utilizada, traz benefcios no apenas empresa do ponto de vista interno, mas aos clientes em geral que podero ter maior agilidade no atendimento de suas necessidades. Dois exemplos prticos que demonstram a importncia e as melhorias proporcionadas pelo uso da tecnologia da informao nas empresas so a utilizao do meio digital para acessar informaes mais profundas sobre um determinado produto que um cliente tem inteno de adquirir e o acesso a relatrios rpidos e detalhados, referentes s vendas de produtos para servirem de suporte a futuras aquisies.

Sendo assim, o tema foi desenvolvido adotando, entre algumas obras, os pressupostos tericos de Rezende & Abreu (2003) que trata da Tecnologia da Informao aplicada a sistemas de informao empresariais, Laudon & Laudon (1999) que tratam sobre sistemas de informao e Davenport (1994) que explana a respeito de como inovar nas empresas utilizando a tecnologia da informao. Este trabalho aprofundou-se no estudo da utilizao da tecnologia da informao como ferramenta para atuar na gesto organizacional, considerando alguns aspectos: conceito de tecnologia da informao e seu papel no contexto administrativo; a internet como veculo da tecnologia da informao; o papel da informao na empresa; a tecnologia da informao como ferramenta para tomada de deciso e planejamento em tecnologia. A tecnologia da informao vem sendo bastante divulgada nos ltimos tempos e passou a fazer parte relevante na vida pessoal e profissional da maioria das pessoas. Sob esta perspectiva, questiono: em nvel empresarial, a utilizao da tecnologia da informao como ferramenta de apoio tomada de deciso, pelo gestor, de fato benfica s organizaes, levando em considerao as demandas internas e externas do mercado? Sendo assim, propus como meta de pesquisa, o estudo acerca do uso da tecnologia da informao como ferramental empresarial, visando elucidar quais as vantagens em sua utilizao considerando o que o mercado exige das organizaes. II FUNDAMENTAO TERICA

A tecnologia da informao vem ganhando mais fora nos ltimos anos e j parte essencial de muitas empresas, auxiliando na melhoria dos processos administrativos gerenciais, contribuindo para a agilizao de processos e facilitando a manipulao de grande quantidade de informaes. Os clientes internos (funcionrios) necessitam de informaes rpidas e precisas para o desenvolvimento de suas tarefas e tomada de decises e o mercado empresarial, da mesma forma, exige respostas rpidas e precisas das empresas. a partir destas demandas contemporneas da tecnologia da informao que passamos, a seguir, a comentar.

2.1. CONCEITO DE TECNOLOGIA DA INFORMAO E SEU PAPEL NO CONTEXTO ADMINISTRATIVO

Todos ns diariamente interagimos com a tecnologia que gera informao para ns mesmos ou para terceiros, atravs de caixas eletrnicos bancrios, compras identificadas atravs de cdigos de barras etc. Dependemos mais e mais da tecnologia, sendo que as organizaes investem milhes em tecnologia da informao com o intuito de criar, armazenar e transferir informao. (Stair e Reynolds, 2002) As telecomunicaes e a informtica isoladamente tm contribudo para grandes transformaes em nossa sociedade, encurtando distncias e permitindo que mquinas assumam e executem com competncia e qualidade, tarefas que antes, exigiam tempo e esforo do homem. Devido ao grande impacto gerado pela sua utilizao no dia-a-dia das pessoas, no modo das empresas trabalharem e relacionaram-se com as demais e, no mundo de forma genrica, tem sido muito forte, tanto que, para muitos autores estamos vivendo uma nova era, a era do conhecimento. As tecnologias da informtica e telecomunicaes convergem para um nico ponto, ficando mais evidente esta nova era. (Graeml, 2003, p.21 e 22) A tecnologia da informao, segundo Graeml (Ibidem, p.22), : o conjunto de tecnologias resultantes da utilizao simultnea e integrada de informtica e telecomunicaes. J para Rezende & Abreu (2003, p.76), tecnologia da informao significa recursos tecnolgicos e computacionais para gerao e uso da informao. Nesse contexto da tecnologia da informao, tambm importante abordar sobre os sistemas de informao que se constituem nos sistemas que utilizam ou no os recursos da tecnologia da informao, manipulando e gerando informao (Laudon & Laudon, 1999). Para Rezende & Abreu (2003), um sistema de informao um processo de transformao de dados em informaes, que so usadas no processo decisrio da empresa e proporcionam a sustentao administrativa com o objetivo de otimizar os resultados esperados. Segundo a Wikipdia (2008), um sistema de informao composto por todos os componentes que recolhem, manipulam e disseminam dados ou informao. Incluem-se tipicamente hardware, software, pessoas, sistemas de comunicao como linhas telefnicas, e os dados propriamente ditos. As atividades envolvidas incluem a introduo de dados, processamento dos dados em informao, armazenamento de ambos, e a produo de resultados, como relatrios de gesto.

Nesse contexto, importante tambm conceituar o SIG - Sistema de Informaes Gerenciais (do ingls, Management Information System MIS), que um sistema de informao, tipicamente baseado em computadores, utilizado no seio de uma organizao. O SIG um sistema que consiste na rede de canais de comunicao existentes numa determinada organizao. (Wikipdia, Ibidem) Tanto a tecnologia da informao, como os sistemas de informao, esto intimamente ligados, sendo facilitadores para a gerao e disseminao da informao, especialmente no contexto empresarial. Nas primeiras aplicaes da Tecnologia da Informao, as empresas vislumbravam apenas reduo de custos e processamento mais eficiente para aplicaes financeiras e de contabilidade, como folha de pagamento, direcionados para reduo de tempo e esforo exigidos para completar tarefas anteriormente manuais. Com o amadurecimento das organizaes na utilizao da tecnologia da informao, elas perceberam que seu uso poderia melhorar a eficcia organizacional e apoiar a estratgia empresarial do empreendimento, facilitando o acesso s informaes empresariais e subsidiando decises. A informao responsvel pela integrao da estratgia com a ao de fato, e a cada dia, vem se tornando a base da competitividade. Um bom desempenho organizacional depende da clara identificao feita pelos gerentes do papel que a informao ir desempenhar na estratgia competitiva de sua empresa. (Arajo, 2008, p.6) Portanto, o gerenciamento da informao deve obedecer a um modelo que visualize as necessidades de informao, tanto operacionais, como gerenciais a serem atendidas; a viso global do sistema de informao e a identificao dos sistemas e subsistemas desse sistema global, visto que, a informao tem diferentes focos, dependendo de cada segmento econmico e de cada organizao. A informao deve ser precisa e completa, para que as decises geradas sejam boas e no gerem prejuzos ou resultados insatisfatrios para a empresa. Um exemplo disso uma gerao de informao imprecisa, prevendo uma venda elevada no prximo ms, quando na verdade a previso correta seria uma venda baixa, com isso a empresa poder investir muito dinheiro em estoque desnecessariamente. A informao no deve conter erros, deve conter os fatos importantes; no deve ser complexa, mas tambm, no deve ser simples demais, deve ser pontual e acessvel no momento adequado. Tambm, a informao deve ser pertinente ao momento, porque se chegar

aos tomadores de deciso no momento inadequado ou com muita complexidade para seu entendimento, ela poder ser de pouco valor para a organizao. (Stair e Reynolds, 2002, p.5) O mercado empresarial est em constante mudana, onde mais do que nunca, a informao em tempo hbil e com detalhamento tem valor vital para que as empresas possam responder as demandas de mercado. A tecnologia est facilitando o armazenamento e utilizao de grande quantidade de dados, em especial a informtica que aliada infra-estrutura das telecomunicaes, permite o encurtamento no apenas do acesso informao, mas tambm das distncias entre locais geograficamente distantes. Estamos na era do conhecimento, onde a maneira eficaz da utilizao da informao que diferencia as empresas de ponta das demais concorrentes, onde cada vez mais, torna-se necessrio s organizaes considerarem a tecnologia da informao como uma ferramenta estratgica fundamental que possibilita ganhos de qualidade e produtividade. No contexto empresarial, a tecnologia da informao mostra-se interessante por possibilitar maior controle, maior segurana, menos erros e maior preciso, no que diz respeito s informaes organizacionais obtidas, alm de reduo de custos e desperdcios. A tecnologia da informao, por exemplo, pode auxiliar um gerente de contabilidade a prever os custos da folha de pagamento atravs de um relatrio dos custos totais da folha de pagamento. Todavia, ressalta-se que primeiramente devem-se organizar os processos da empresa; ter pessoal capacitado para lidar com a tecnologia e conscientizar os colaboradores para sua devida utilizao, para posteriormente implantar a tecnologia da informao na empresa; caso contrrio, provavelmente a implantao da mesma no ter sucesso ou deixar a desejar. 2.1.1 Internet como veculo da tecnologia da informao

Com a popularizao dos computadores nas empresas, agilizou-se o ritmo de muitas atividades de trabalho, com reduo drstica da necessidade de mo-de-obra. Antes, companhias de seguro, por exemplo, possuam salas com vrios funcionrios fazendo clculos financeiros. Hoje, essas salas esto cheias de computadores, com poucos funcionrios, com melhor produo e melhor servio (DAVENPORT, 1994).

Atualmente, a maioria dos computadores no mais opera isoladamente, eles fazem parte de uma ampla rede de comunicao, que engloba computadores pessoais e empresariais que ligam pessoas de todas as partes, seja para manter contato pessoal, seja para fazer negcios on-line, tudo isso graas internet. De acordo com Laudon & Laudon (1999, p.7), a internet uma vasta rede de redes interligadas conectando organizaes empresariais, governamentais, cientficas e educacionais, assim como indivduos, atravs do globo. uma rede global, de total integrao de centenas de milhares de redes locais, regionais e nacionais.

De acordo com Stair & Reynolds internet :


A maior rede de computadores do mundo, na verdade consistindo em milhares de redes interconectadas, todas trocando informao livremente. Empresas de pesquisa, faculdades, universidades, escolas secundrias e empresas so apenas alguns exemplos de organizaes que usam a internet. Qualquer um que tenha acesso internet pode se comunicar por intermdio desta rede com qualquer outra pessoa. A tecnologia usada para criar a internet vem sendo aplicada dentro das empresas e organizaes, gerando o que se denomina uma intranet, onde as pessoas de dentro de uma organizao trocam informaes e trabalham em projetos. (2002, p.15)

Com relao ao acesso a dados corporativos, comumente utiliza-se de intranets e extranets.

Segundo Stair & Reynolds (Ibidem, p.222) uma intranet uma rede corporativa interna que usa os padres e produtos da internet. Os empregados da organizao podem acessar informaes corporativas facilmente. Por utilizar os padres da internet, sua utilizao mais fcil, j que a maioria das pessoas j est familiarizada com a internet, sendo uma alternativa barata e poderosa para comunicao interna. Como o padro o mesmo, a mesma informao eletrnica pode ser visualizada por qualquer empregado, dando acesso a todos os documentos disponibilizados na intranet, como listas telefnicas internas, manuais de procedimentos, etc, e conseqentemente, reduzindo o uso de papel. Tambm possvel consultar banco de dados corporativos com o intuito de ver status de algum pedido, entrega de matria-prima ou fabricao de um lote de determinado produto. Informaes que podem ser disponibilizadas em uma intranet

Alm da intranet, existe a extranet, que de acordo com Stair & Reynolds (Ibidem, p.224) uma rede baseada na tecnologia web, que une os recursos da intranet de uma companhia com os seus clientes, fornecedores ou outros parceiros de negcio. Atravs dela possvel, por exemplo, a empresa matriz acessar informaes contidas na extranet da empresa filial. As extranets exigem maior preocupao com a segurana, requerendo autenticao para poder acessar suas informaes Com a utilizao da internet pode-se transmitir e receber muitos tipos de informao, como mensagens textuais, imagens, vdeo e som. Para as empresas, com a popularizao da internet, criaram-se diversas novas possibilidades, como apresentar catlogos de produtos aos clientes; vender e comprar mercadorias e servios; divulgar

10

a marca da empresa; receber dvidas, crticas e sugestes de uma maneira mais cmoda para o cliente atravs do e-mail; maior agilidade e reduo de custos na comunicao interna. As informaes de toda a empresa, com riqueza de detalhes, podem ser facilmente acessadas apenas com alguns cliques do mouse. 2.2 TECNOLOGIA DA INFORMAO COMO FERRAMENTA PARA TOMADA DE DECISO Segundo Laudon & Laudon (1999), os sistemas de telecomunicaes e seus recursos oferecem muitas aplicaes a servio da empresa, empregando a tecnologia para auxiliar os gestores na tomada de decises com mais agilidade, segurana e qualidade. Esses recursos so essenciais para todas as empresas, e mais ainda para empresas que possuem mltiplas localizaes geogrficas. A tecnologia permite que as empresas estabeleam dilogo em tempo real com consumidores de seus produtos e servios, o que fortalece o relacionamento entre ambos e a lealdade dos clientes para com a empresa. Atravs dessa interao possvel obter informaes importantes para gerar produtos mais atrativos ao mercado. (Graeml, 2003) Os sistemas tecnolgicos das empresas so construdos para solucionar problemas organizacionais e reagir s mudanas no cliente; reagir aos concorrentes, a mudanas sociais e tecnolgicas; atender melhor e com maior agilidade os clientes; melhorar e facilitar a relao com os fornecedores. Tambm monitoram materiais, pessoas e atividades dentro da organizao e melhor administram os problemas internos das empresas, auxiliando na produo de mercadorias e servios, controle de peas, estoques. (LAUDON & LAUDON, op. cit. p. 26) A tomada de deciso depende de informaes oportunas com contedo adequado e confivel, que somente podem ser obtidas atravs de um bom sistema de Informao. O gigante Wal-Mart recolhe diariamente, uma grande quantidade de dados das caixas registradoras e com isso alimenta seus sistemas de suporte deciso, que baseado em um banco de dados (conjunto de dados organizados para atender s necessidades dos usurios). Seus gerentes utilizam esses dados para analisar cuidadosamente cada custo e cada item de linha, consultando e analisando as tendncias de compra dos clientes e atravs disso, determinar a estratgia corporativa. (Stair & Reynolds, 2002)

11

Laudon & Laudon (Ibidem, p.32 e 33) do outro bom exemplo da utilizao da tecnologia da informao em empresas:
Um exemplo simples de um sistema de informaes de vendas usado por firmas como The Limited. Neste sistema de anlise e relatrio de vendas, os dados so captados por dispositivos do ponto-de-vendas (geralmente scanners manuais para cdigos de barras), que registram cada venda por item e por cdigo de identificao do item. Esta informao de vendas registrada imediatamente em alguns sistemas, permitindo uma anlise precisa e rpida de nveis de estoque, tendncias do mercado, eficcia de propaganda (A campanha de televiso funcionou mesmo?) e objetivos de vendas.

Outro exemplo a respeito do uso da tecnologia da informao como ferramenta para tomada de deciso no caso da empresa estar pensando em focar um determinado produto o qual j comercializa h certo tempo. Facilmente o gestor ter acesso aos dados daquele produto, podendo saber qual o volume de vendas (anual, mensal, dirio); se tem perodo sazonal; se est com crescimento, decrscimo ou se vem mantendo seu volume de vendas; qual o ganho unitrio; qual a representao daquele produto em relao aos equivalentes etc. So vrios questionamentos que exigem respostas precisas e detalhadas, s quais a tecnologia da informao pode ser uma soluo precisa e detalhada. A vantagem competitiva obtida por uma empresa utilizando a tecnologia da informao, s possvel com um gerenciamento eficaz dos recursos de informaes. A tecnologia fornece os dados, as pessoas devem analisar os dados e extrair as informaes que subsidiaro a tomada de deciso.

2.3 PLANEJAMENTO EM TECNOLOGIA

Com a queda dos preos dos produtos relacionadas informtica, muitas empresas optam por investir em infra-estrutura e recursos da tecnologia da informao com o intuito de tornarem-se mais competitivas no mercado onde atuam, porm fazem tais investimentos sem organizarem internamente seus processos e sem a devida preparao dos gestores e funcionrios que estaro em contato com a tecnologia, ou seja, esto despreparadas para tal mudana, o que acaba levando a utilizao ineficiente desses recursos. De acordo com Rezende & Abreu (2003), antes de implantar a tecnologia da informao em uma empresa necessrio a anlise de viabilidade (custos, benefcios mensurveis e no mensurveis e respectivos resultados), considerando ainda, as ticas da realidade econmica, financeira e poltico-social da empresa e as opes tecnolgicas disponveis no mercado, alm das questes sociopolticas do ambiente

12

organizacional que podem aflorar decorrentes do impacto da tecnologia da informao implantada. Alm da anlise de custos, benefcios, riscos e viabilidade, ainda ser necessrio dar ateno para mais estes itens: respeitar a legislao vigente, evitando a pirataria; estabelecer um plano de necessidades e de contingncia para atender a eventuais deficincias de funcionamento; focar a inteligncia empresarial e no a tecnologia propriamente dita; elaborar um plano de gesto da mudana decorrente da introduo da tecnologia no contexto organizacional. Para Graeml (2003) alguns pontos importantes do alinhamento dos projetos de implantao de tecnologia da informao com a estratgia das empresas so os sistemas de informao direcionados as funcionalidades desejadas e o contexto organizacional que compreende o domnio de negcio, preocupao com resultados, objetivos, modelos decisrios, estrutura organizacional e tambm a dimenso das pessoas, com seus valores e comportamentos, qualificaes, comprometimento, competncias, comunicao entre as pessoas, etc. O foco principal na anlise desses extremos est na adequao necessidade da empresa. Para propiciar uma boa base para o adequado desenvolvimento de um sistema de informao empresarial importante o levantamento de necessidade de informao e aplicaes a serem informatizadas e o desenvolvimento do modelo de informaes empresariais, relatando todas as informaes necessrias para que o sistema atenda especificao dos requisitos funcionais essenciais e desejados. Rezende e Abreu (Ibidem). Deve-se ter conscincia de que os benefcios advindos dos investimentos em Tecnologia da Informao no esto diretamente ligados ao investimento em si, mas ao uso que feita dela. No se deve avaliar a prpria tecnologia ou se as pessoas gostam dela ou no, e sim, descobrir se o projeto realmente faz a diferena para a competitividade da empresa. (Graeml, 2003) Segundo Rezende & Abreu (Ibidem), os recursos da Tecnologia da Informao nem sempre resolvem os problemas nas empresas e muito menos as organizam, sem planejamento, sem gesto e sem ao efetiva, a simples utilizao de tecnologia no traz contribuio para a empresa. Somente depois de sistematizar, organizar e oportunizar as informaes atravs de um planejamento adequado, dinmico e

13

interativo que se deve pensar na implantao da tecnologia. Para Graeml (Ibidem), o destino de uma organizao pode ser afetado pelas suas decises na rea de tecnologia. A escolha de um caminho pode levar ao sucesso de grande repercusso ou a um estrondoso fracasso. Segundo ele:
medida que as tecnologias vo-se tornando mais complexas, exigindo maior esforo das pessoas para sua implantao e apresentando maior impacto na organizao, torna-se imprescindvel que a avaliao de investimentos em TI no se atenha apenas nos aspectos tcnicos e financeiros, mas considere tambm as questes ligadas organizao e a sua capacidade de aceitar e suportar as mudanas organizacionais que acompanham ou precisam se fazer preceder ou suceder s mudanas tecnolgicas. (p. 28)

De acordo com o referido autor, na viso de alguns, a tecnologia da informao a panacia para todos os problemas das empresas. Isso acaba levando muitas empresas a fazerem investimentos elevados em tecnologia da informao, onde algumas conseguem desfrutar da liderana em seu seguimento, outras, porm, mesmo com os grandes investimentos na rea, apresentam os piores resultados em seus seguimentos. A Tecnologia da Informao e seus computadores no possuem "poderes mgicos" de resolver problemas de gesto, racionalizar processos ou aumentar a produtividade. Bill Gates em seu livro A Estrada do Futuro, fez o seguinte comentrio:
Diretores de empresas pequenas e grandes ficaro deslumbrados com as facilidades que a tecnologia da informao pode oferecer. Antes de investir, eles devem ter em mente que o computador apenas um instrumento para ajudar a resolver problemas identificados. Ele no , como s vezes as pessoas parecem esperar, uma mgica panacia universal. Se ouo um dono de empresas dizer: "Estou perdendo dinheiro, melhor comprar um computador", digo-lhe para repensar sua estratgia antes de investir. A tecnologia, na melhor das hipteses, ir adiar a necessidade de mudanas mais fundamentais. A primeira regra de qualquer tecnologia utilizada nos negcios que a automao aplicada a uma operao eficiente aumenta a eficincia. A segunda que a automao aplicada a uma operao ineficiente aumenta a ineficincia.

Faz-se necessrio elaborar a organizao interna e externa da empresa, partindo das funes empresariais bsicas. Devem-se contemplar todas as funes empresariais, contemplando as atividades de produo, comercial, financeira, de materiais, de recursos humanos e respectivos aspectos legais e jurdicos. A organizao deve ser focando o menor custo, menor esforo, melhor qualidade, maior produtividade e maior lucratividade. Feito isso, a implantao da tecnologia da informao pode ser iniciada. (REZENDE & ABREU , op. cit. p. 56 e 58) No adianta investir na evoluo da tecnologia da informao sem promover as mudanas organizacionais que ela estimula e de que ela precisa. Os benefcios da implantao da tecnologia da informao sero apenas marginais se esta for imposta sobre as condies organizacionais existentes, principalmente a estratgia, a cultura, os

14

processos e a estrutura. Tem que se buscar vencer as resistncias s mudanas da organizao. Os responsveis pela implantao de projetos que mexem com a estrutura e com a cultura da organizao devem estar bem preparados para isso, para saber detectar focos de resistncia, mesmo se estiverem escondidos. Todos os que estiverem ou puderem estar sentindo-se ameaados e inseguros pela introduo dos sistemas de informao, ou outras mudanas que se pretendam implantar nas empresas, merecem especial ateno, devendo-se mostrar a essas pessoas os pontos positivos da mudana e faz-las perceber que a situao futura favorvel para a organizao e tambm para elas. (REZENDE & ABREU, Ibidem). De acordo com Rezende e Abreu (Ibidem), os principais objetivos de organizar a empresa visando sua informatizao, so vrios, tais como: conhecimento do objeto principal da empresa; melhoria da qualidade, produtividade e efetividade; diminuio dos custos; aproximao do cliente; satisfao dos recursos humanos internos; Dessa forma, as pessoas de dentro da empresa no perdem tempo com atividades confusas, ou processos emaranhados, eliminando resistncias e

comportamentos negativos, permitindo, assim, utilizar seu tempo para contribuir com a empresa, transformando-a em uma organizao de fato. Analisados os itens mencionados anteriormente vamos aos aspectos da implantao em si utilizando o desenvolvimento terceirizado do sistema de informao. No caso de a empresa optar pelo desenvolvimento de Sistema de Informao especfico por meio da contratao de uma equipe de especialistas externos, ser necessrio cumprir as seguintes etapas metodolgicas: levantamento de necessidade de informao e aplicaes a serem informatizadas; desenvolvimento do modelo de informaes empresariais, relatando todas as informaes necessrias para que o sistema atenda especificao dos requisitos funcionais essenciais e desejados; identificao e seleo das possveis empresas desenvolvedoras; solicitao de proposta contendo a anlise e o projeto do sistema a ser desenvolvido;

15

seleo

da proposta

mais

adequada ao

perfil

da

empresa pelo

estabelecimento de critrios de avaliao; testes e revises das especificaes; implantao do sistema. As vantagens e desvantagens de adotar-se esta opo de informatizao podem ser avaliadas como: evita-se a manuteno de uma equipe de profissionais, mas pode-se contar com a desvantagem do custo elevado dos servios de profissionais especializados para o desenvolvimento de sistemas; o sistema poder acompanhar a dinmica da empresa, mas podero existir dificuldades de relacionamento com o desenvolvedor; a empresa desenvolvedora do sistema ficar encarregada do

acompanhamento da evoluo tecnolgica da rea, mas haver a desvantagem em relao conseqente dependncia da empresa com a empresa desenvolvedora do sistema. Mesmo quando a opo for pela terceirizao, a empresa dever possuir uma metodologia com macrofases, a fim de avaliar a qualidade de desenvolvimento, a adequao e a satisfao do projeto. Com as macrofases definidas, contendo os pontos de avaliao de qualidade e aprovao do projeto, a gesto da terceirizao de desenvolvimento facilitada. III METODOLOGIA

O objetivo fundamental da cincia a proximidade veracidade dos fatos, sendo que, para um conhecimento ser considerado cientifico, necessrio determinar o mtodo que possibilitou se chegar a esse conhecimento. De acordo com Gil (1999, p.29), o mtodo cientifico um conjunto de procedimentos intelectuais e tcnicos adotados para se atingir o conhecimento. Sendo assim, adotamos o mtodo hipottico-dedutivo, partindo da hiptese de que a utilizao da tecnologia da informao pelas organizaes possibilita grandes melhorias ao processo de gesto, tais como maior velocidade no fluxo, acesso e controle da informao, podendo subsidiar os processos decisrios que muitas vezes so demorados e ineficientes e, a partir dessa premissa, fizemos uma investigao, alicerada na perspectiva de alguns autores.

16

A escolha pelo mtodo dedutivo foi motivada pelo fato dessa tcnica fazer uso do procedimento racional, partindo da idia geral para a particular, ou seja, o mtodo dedutivo processa uma anlise que parte da apresentao de uma premissa maior considerada verdadeira e inquestionvel para chegar a concluses formais que esto logicamente relacionadas e inclusas nessa premissa maior (GIL, 1999). No caso especfico desse estudo, partimos da seguinte: a utilizao da tecnologia da informao como ferramenta de apoio tomada de deciso, pelo gestor, de fato benfica s organizaes, levando em considerao as demandas internas e externas do mercado? Em relao pesquisa, adotamos o modelo bibliogrfico, exploratrio e pesquisa de campo de carter quali-quantitativo, sendo que, para a fundamentao terica utilizamos obras dos principais autores acerca do assunto, o que nos permitiu um contedo terico abrangente para a comprovao de nosso questionamento. Segundo Gil (1999), a pesquisa exploratria tem como objetivo principal o aprimoramento de idias ou a descoberta de intuies. Optamos por essa metodologia pela necessidade de desenvolver uma viso geral sobre o tema pesquisado. A pesquisa de carter quali-quantitativo possibilitou utilizar dados quantitativos para elaborarmos uma viso interpretativa dos mesmos, trazendo tona o nosso referencial terico. Para analisarmos o tema em questo, procedemos com uma pesquisa de campo, com o objetivo de obter informaes prticas acerca de nosso problema e comprovar nossa hiptese. Foram visitadas 10 empresas, onde foram aplicados questionrios objetivos individuais com 10 questes de mltipla escolha cada empresa, com foco na tecnologia da informao, envolvendo seu planejamento, sua utilizao e seus benefcios, tanto a nvel operacional, como a nvel gerencial. Nossa pesquisa bibliogrfica foi dividida em duas fases: a primeira de consulta e estudo da temtica a partir das fontes tericas, fazendo uso de livros, artigos e publicaes acerca do tema; e a segunda fase, onde fizemos a interpretao e reflexo dos contedos pesquisados, tomando como base as respostas obtidas em pesquisa de campo. Para a fundamentao terica foram realizadas leituras com base nos pressupostos tericos de: GRAEML (2003), REZENDE & ABREU (2003), STAIR & REYNOLDS (2002), LAUDON & LAUDON (1999), DAVENPORT (1994), Para a anlise da temtica de estudo, utilizamos como base a pesquisa de campo e atravs dela, refletimos e interpretamos as informaes obtidas confrontando

17

com as idias tericas dos autores, o que nos permitiu a compreenso e entendimento amplo sobre o assunto e, a partir disso, a produo de texto fundamentada tanto na pesquisa prtica, como na pesquisa terica. Para obter conhecimento mais atual acerca do assunto, fizemos pesquisa terica secundria baseada em fontes de alguns sites, realizando a captura de artigos e publicaes recentes sobre a tecnologia da informao relacionada rea administrativa empresarial. IV APRESENTAO E ANLISE DE RESULTADOS De acordo com a reviso de literatura, propomos como objetivo de nossa abordagem a tecnologia da informao como importante ferramenta para atuar na gesto organizacional, pesquisando, identificando e discriminando os fatores que possam ser determinantes na melhoria dos processos administrativos gerenciais, levando em considerao as demandas internas e externas do mercado. Diante disso, decidimos tomar como caminho para a nossa anlise, a pesquisa de campo, comparando os resultados obtidos com as idias dos autores estudados, para dessa forma, responder positivamente ou falsear o questionamento de pesquisa: a utilizao da tecnologia da informao como ferramenta de apoio tomada de deciso, pelo gestor, de fato benfica s organizaes, levando em considerao as demandas internas e externas do mercado? A pesquisa de campo foi realizada nos dias 24 e 25 de novembro, onde um funcionrio de cada empresa respondeu a um questionrio composto por 10 questes objetivas, sendo a grande maioria os gestores responsveis pela tomada de deciso. As empresas pesquisadas foram: Amazonas Importados, Casa do Criador, Center Kennedy, Importadora 246 Pop, Importadora GT, Jumbinha Jias, Moselli Veculos, Monte e Cia, Ney Auto Tintas, Supermercado Fortaleza. Sendo assim, tecemos alguns comentrios baseados nas respostas obtidas das empresas atravs dos questionrios e fazemos uma ligao com as idias dos autores para que possamos chegar a uma anlise de tudo que foi pesquisado. Para a realizao da anlise, as perguntas foram agrupadas em trs grupos: Planejamento em tecnologia, impacto da utilizao dos recursos da tecnologia da informao e a tecnologia da informao e a tomada de deciso.

18

4.1 PLANEJAMENTO EM TECNOLOGIA

O planejamento em tecnologia, para qualquer empresa, fundamental para obter sucesso na implantao e manuteno da tecnologia, porque prepara a organizao para entrar em contato com a tecnologia e prepara a tecnologia para atender as necessidades da organizao. Diante disso, pesquisamos se as empresas utilizam sistema integrado de gesto (SIG), se fizeram planejamento prvio para aquisio de recursos tecnolgicos e a questo da realizao de treinamento dos funcionrios para lidar com a tecnologia.
Vocs possuem algum sistema integrado de gesto?

0% SIM NO 100%

Sobre a utilizao de sistema integrado de gesto (SIG), 100% responderam que sim. A tecnologia da informao evoluiu de uma mera ferramenta voltada para a rea de finanas e passou a ser utilizada em todas as reas da organizao, facilitando o acesso s informaes, especialmente na rea estratgica, onde passou a subsidiar as decises. A tecnologia da informao j parte essencial de grande maioria da empresas, auxiliando na melhoria dos processos administrativos gerenciais e a utilizao de um SIG vem a facilitar a manipulao e disseminao de grande quantidade de informaes dentro das empresas.

19

Houve planejamento prvio para a aquisio e uso da tecnologia da informao?

0% SIM NO 100%

Em relao ao planejamento prvio para aquisio e uso da tecnologia da informao 100% das empresas responderam positivamente. Rezende & Abreu (2003), defendem a idia de que primeiramente deve se analisar a viabilidade, levando em conta os custos, benefcios e respectivos resultados, alm da realidade econmica, financeira e poltico-social que podem ocorrer num futuro prximo, para depois sim, implantar a tecnologia. O planejamento tecnolgico deve traar aonde se quer chegar com a implantao da tecnologia e, a partir disso, buscar as informaes relevantes para fornecer os subsdios necessrios para o adequado desenvolvimento e implantao da tecnologia que atenda as necessidades empresariais. Os recursos da tecnologia da informao no possuem "poderes mgicos" de resolver problemas de gesto, racionalizar processos ou aumentar a produtividade. Bill Gates em seu livro A Estrada do Futuro, disse que muitas empresas ficam deslumbradas com as facilidades oferecidas pela tecnologia da informao, mas ressalta que, o computador s pode ajudar a resolver problemas identificados. Para ele, automatizar uma operao eficiente aumentar sua eficincia, porm, automatizar uma operao ineficiente aumentar sua ineficincia. Dessa forma, o investimento em tecnologia da informao s vlido se a empresa organizar seus processos, identificar seus problemas e souber aonde quer chegar, para no fazer grandes investimentos tecnolgicos visando sua melhoria e acabar aumentando suas deficincias, alm de perder dinheiro.

20

Foi realizado treinamento dos funcionrios para lidar com a tecnologia empregada? SIM, antes da implantao SIM,durante a implantao SIM, depois da implantao NO

10%

0% 40%

50%

Quando questionadas acerca da realizao de treinamento dos funcionrios para lidar com a tecnologia utilizada, 50% respondeu que o treinamento foi realizado durante a implantao, 40% disseram que fizeram a opo mais indicada que a realizao de treinamento antes da implantao e 10% disseram que fizeram depois da implantao. O treinamento, preferencialmente, deve ser feito antes da implantao da tecnologia, porque dessa forma os funcionrios j estaro devidamente capacitados para lidar com a tecnologia no momento em que est for inserida no seu ambiente de trabalho. Optando por fornecer treinamento aos funcionrios, antes ou depois da implantao, levar mais tempo para os funcionrios se familiarizarem com a tecnologia e conseqentemente seu nvel de produtividade utilizando a tecnologia no ser to bom, o que ir gerar processos mais demorados e podendo, inclusive, at prejudicar nas vendas.

4.2 IMPACTO INFORMAO

DA

UTILIZAO

DOS

RECURSOS

DA

TECNOLOGIA

DA

Com a realizao de um bom planejamento tecnolgico, muito provavelmente a empresa sentir um impacto positivo na utilizao da tecnologia da informao, seja em relao ao tempo otimizado, organizao interna, maior facilidade de obteno de informaes e muitos outros aspectos que contribuiro para o sucesso da empresa. Com base nos recursos proporcionados pela utilizao da tecnologia da informao, abordamos as questes abaixo.

21

Com o uso da tecnologia da informao, houve maior velocidade no fluxo e acesso s informaes por parte dos funcionrios? 0% SIM NO 100%

Com a utilizao da tecnologia da informao, 100% das empresas entrevistadas perceberam maior velocidade no fluxo e acesso s informaes por parte dos funcionrios. A informao rpida e precisa uma exigncia do mercado extremamente competitivo, onde a tecnologia da informao, cada vez mais, facilita o armazenamento e utilizao das informaes, permitindo acesso rpido a ela e at mesmo troca de informaes entre pontos geograficamente separados. A tecnologia da informao, quando bem implantada e utilizada, agiliza toda a distribuio de informaes dentro da empresa, em detrimento de processos manuais e que utilizam documentao formalizada em papel, porque basta inserir os dados corretamente no sistema que ele estar disponvel a toda organizao.
Com o uso da tecnologia da informao houve melhoria no controle interno das operaes?

0% SIM NO 100%

Outro questionamento foi se com o uso da tecnologia da informao houve melhoria no controle interno das operaes, onde 100% das empresas responderam que sim. Como dito anteriormente, a tecnologia da informao armazena os diversos acontecimentos internos da organizao, podendo o gestor facilmente ter acesso as operaes realizadas.

22

A tecnologia da informao possibilita maior controle, maior segurana, menos erros e maior preciso, no que diz respeito s informaes organizacionais obtidas, alm de reduo de custos e desperdcios.
Houve maior lucro com a utilizao da tecnologia da informao?

10% SIM NO 90%

Quando perguntadas se houve maior lucro com a utilizao da tecnologia da informao, 90% responderam positivamente e 10% responderam que no. A tecnologia empresarial tem o objetivo de melhoria da empresa e conseqente soluo de problemas, reduzindo custos gerados por atividades burocrticas e ineficientes, alm de visar atender ao cliente de maneira mais rpida e precisa. Quando adequadamente planejada e implementada, a tecnologia da informao melhora os processos da empresa, reduzindo custos e agilizando o atendimento de clientes que ficaro mais satisfeitos, podendo seus benefcios gerar um diferencial competitivo para a empresa, colocando-a a frente da concorrncia e atraindo mais clientes.
Houve melhoria no patamar de vendas com a utilizao da tecnologia da informao?

10%

SIM NO 90%

Com relao a melhoria no patamar de vendas com a utilizao da tecnologia da informao, 90% das empresas perceberam um incremento nas vendas. Como comentado anteriormente, a tecnologia da informao melhora os processos da

23

empresa, tornando-a mais competitiva e com maior agilidade interna, com isso, ela poder responder melhor aos anseios do mercado consumidor, podendo incrementar suas vendas.
Voc acredita que o uso da tecnologia da informao influencia na competitividade?

20%

0% SIM POUCO NO 80%

Para 80% das empresas, o uso da tecnologia da informao influencia na competitividade e para 20% a influncia pequena. A tecnologia da informao influencia na competitividade de uma empresa, em alguns seguimentos mais, em outros menos, mas sempre um fator diferencial entre empresas, porque atravs dela possvel obter a melhoria dos processos empresariais e conseqentemente, a empresa estar mais preparada e otimizada para enfrentar as demais concorrentes. Para Laudon & Laudon (1999) a tecnologia das empresas construda para solucionar problemas organizacionais e para reagir s mudanas no cliente; reagir aos concorrentes; a mudanas sociais e tecnolgicas; atender melhor e com maior agilidade os clientes; melhorar e facilitar a relao com os fornecedores. Atingindo todos ou a maioria desses itens, seguramente a empresa estar bem competitiva e apta a responder adequadamente as exigncias do mercado consumidor.

4.3 A TECNOLOGIA DA INFORMAO E A TOMADA DE DECISO

O processo decisrio de uma organizao requer informaes no momento certo, com contedo adequado e seguro, que s podem ser obtidos com um bom sistema de informao. Com base nisso, perguntamos se as empresas utilizam tecnologia da informao para a tomada de deciso e se com a utilizao da tecnologia da informao, houve maior segurana e rapidez no momento da tomada de deciso.

24

A empresa utiliza a Tecnologia da informao para a tomada de deciso?

0% SIM NO 100%

Com relao a utilizao da tecnologia da informao subsidiando o processo de tomada deciso, 100% responderam que a utilizam com esse propsito. A tecnologia da informao passou a ser uma ferramenta mais presente nas organizaes, fornecendo informaes aos funcionrios e gestores com rapidez. Sua gama de recursos tem capacidade de monitorar materiais, tarefas dos funcionrios e atividades dentro da organizao, fornecendo muitas informaes aos gestores que estaro bem mais inteirados acerca da realidade da organizao. Laudon & Laudon (1999) do um bom exemplo da utilizao da tecnologia da informao em empresas quando discorrem a respeito de um sistema de informaes que registra o histrico de vendas. Esse tipo de sistema muito utilizado atualmente, especialmente em mdias/grandes empresas, onde atravs de um banco de dados de clientes, abrem-se grandes possibilidades para o marketing direto e para as promoes de venda, j que registram todo o histrico de um determinado cliente e, a partir disso, pode-se melhor direcionar as aes da empresa para os seus clientes. Com a anlise de tais dados de vendas e clientes, possvel direcionar anncios ou orientar campanhas de marketing para os clientes ou focar os produtos mais atraentes, aumentando as chances de sucesso. Pode-se melhor direcionar o estoque para atender as necessidades dos clientes, facilitando a escolha de marcas, estilos, cores e tamanhos das mercadorias que tenham maior chance de serem adquiridos pelos clientes.

25

Com o uso da tecnologia da informao, houve maior segurana e rapidez nos processos de tomada de deciso? 0% SIM NO 100%

As empresas quando questionadas se houve maior segurana e rapidez nos processos de tomada de deciso com o uso da tecnologia da informao, 100% responderam positivamente. Na tica de Laudon & Laudon (Ibidem), a tecnologia da informao oferece muitas aplicaes para as empresas, auxiliando os gestores na tomada de decises, com maior agilidade, segurana e qualidade. A tecnologia da informao armazena diversas informaes dos

acontecimentos internos da empresa (estoques, volume de vendas, rentabilidade, lucratividade, etc) e fornece acesso rpido a elas, com isso, o gestor ter muito mais segurana no momento de tomar decises. Quando o foco a tomada de deciso, um ponto fundamental a qualidade da informao obtida. Na percepo de Stair e Reynolds (2002), a informao tem que ser precisa, completa e chegar em tempo hbil para ser utilizada, para gerar decises boas, afinal, informaes ruins ou equivocadas, levaro a decises ruins e equivocadas e muito provavelmente, prejuzo financeiro para a empresa. Diante de todas as respostas coletadas, podemos afirmar que a tecnologia da informao de fato benfica as organizaes, trazendo vrios benefcios, desde que, seja bem planejada e implementada. O planejamento prvio das necessidades e objetivos da empresa quanto ao uso da tecnologia da informao so essenciais para obter os benefcios advindos de sua utilizao. V CONSIDERAES FINAIS Tendo em vista a pesquisa de campo realizada e as idias dos autores anteriormente mencionados, trazemos guisa de concluso alguns comentrios que consideramos pertinentes, nos pargrafos subseqentes.

26

A utilizao da tecnologia da informao gera grandes benefcios para as empresas, especialmente no que concerne a maior facilidade no fluxo e acesso s informaes e, conseqentemente; no apoio ao processo decisrio atravs de respostas mais rpidas das organizaes s exigncias do mercado. Tais fatos foram comprovados com a pesquisa de campo, onde 100% das empresas utilizavam Sistema Integrado de Gesto (SIG), 100% perceberam maior facilidade no fluxo e acesso s informaes por parte dos funcionrios e 100% perceberam maior segurana e rapidez nos processos de tomada de deciso. Os principais aspectos que tm benefcios decorrentes da implantao bem sucedida da tecnologia da informao so: a melhoria dos processos utilizados pelas empresas para obter produtos e servios; a reduo do tempo de processamento que pode ser convertida em melhor resposta aos anseios dos clientes; melhoria da comunicao interna na empresa e melhor coordenao entre reas da organizao, aumentando a integrao da empresa. Alm disso, o custo das transaes com os fornecedores podem ser, sensivelmente, reduzidos, pela utilizao da comunicao eletrnica. Tambm com a utilizao da tecnologia da informao h maior adequao ao perfil dos clientes com a utilizao de base de dados com informaes detalhadas sobre eles, aumentando a capacidade de resposta da empresa s suas necessidades e ajudando na identificao de tendncias de mercado. Isto pode permitir a antecipao das necessidades dos clientes. Tais elementos afetam de maneira considervel a competitividade de uma empresa e atravs do uso da tecnologia da informao possvel tais melhorias e conseqentemente, deixar a organizao mais preparada e melhor capacitada para enfrentar o mercado competitivo. Vale ressaltar que importante e fundamental para o sucesso da implantao e utilizao da tecnologia da informao, a elaborao de um planejamento prvio das necessidades da empresa e dos objetivos a serem atingidos com o uso da tecnologia da informao porque a simples utilizao da tecnologia em processos ineficientes, no tornar tais processos eficientes; ao contrrio, poder apenas aumentar a ineficincia. O planejamento em tecnologia prepara a organizao para entrar em contato com a tecnologia e prepara a tecnologia para atender as necessidades da organizao. Sendo assim, de suma importncia haver prvia anlise da viabilidade da tecnologia a ser implantada, levantando-se todas as informaes necessrias e quais aplicaes sero informatizadas, alm da escolha do modelo de informaes empresariais para,

27

dessa forma, direcionar o sistema s necessidades da empresa. Com isso, as chances de obter sucesso e alcanar todos os benefcios provenientes dos recursos oferecidos pela tecnologia da informao, so bem maiores do que quando no h planejamento algum. Com base na pesquisa de campo, 100% das empresas realizaram planejamento prvio voltado para aquisio e uso da tecnologia da informao. Provavelmente devido a isso, conseguiram obter diversos benefcios advindos da correta implantao da mesma, tanto , que 100% perceberam maior velocidade no fluxo e acesso as informaes, ganharam maior rapidez e segurana na tomada de deciso, passara a ter um maior controle interno das operaes e 90% perceberam maior lucro. Acreditamos que devido, especialmente, a todas as questes elucidadas no presente artigo que as organizaes vm cada vez mais fazendo uso da tecnologia da informao como ferramenta de competitividade, gerando impactos importantes e positivos no seu modo de gesto, nos mais variados ramos de atividade. A grande mudana de enfoque hoje que a tecnologia deixa de ser um simples apoio s atividades das empresas para tornar-se parte integrante delas, muitas vezes redefinindo a prpria maneira de se fazer negcios; encantar clientes; adequar produtos e estoques; acessar, armazenar e manipular informaes, entre outras. Portanto, os investimentos na tecnologia da informao contribuem

grandemente para o sucesso de uma organizao, desde que, haja um planejamento adequado das necessidades da empresa. Hoje, mais do que nunca, as organizaes no podem ignorar as implicaes que a tecnologia da informao representam ao mundo empresarial porque caso ignorem, podero perder sua competitividade e conseqentemente podero vir a ser extintas do mercado.

28

VI REFERNCIAS ARAJO, Andrea Cristina Marques de. A informao como fator diferenciador para o sucesso estratgico das organizaes. Disponvel em: <http://www.administradores.com.br/artigos/a_informacao_como_fator_diferenciador/25 692/>. Acesso em: 04/09/2008 BERALDI, Lairce Castanhera; ESCRIVAO FILHO, Edmundo. Impacto da tecnologia de informao na gesto de pequenas empresas. Cincia da informao, Braslia, v.29, n.1, Abr. 2000. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010019652000000100005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 07/09/2008 DAVENPORT, Thomas H.. Reengenharia de Processos: como inovar na empresa atravs da tecnologia da informao. 5. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1994. GIL, Antnio Carlos. Mtodos e Tcnicas de Pesquisa Social. 15 ed. So Paulo: Atlas, 1999. GRAEML, Alexandre Reis. Sistemas de informao: o alinhamento de TI com a estratgia corporativa. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2003. LAUDON, Kenneth C.; LAUDON, Jane P. Sistemas de informao. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999. REZENDE, Denis Alcides; ABREU, Aline Frana de. Tecnologia da informao aplicada a sistemas de informao e dos sistemas de informao nas empresas. 3. ed. So Paulo: Atlas, 2003. SALOMON, Dlcio Vieira. Como fazer uma monografia. 11 ed. So Paulo: Martins Fontes, 2004. STAIR, Ralph M; REYNOLDS, George W.. Princpios de Sistemas de Informao. Rio de Janeiro: LTC, 2002. WIKIPDIA. Sistema de informao de gesto.Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistemas_de_informa%C3%A7%C3%A3o_de_gest%C3%A 3o>. Acesso em: 20/11/2008

29

Anexo 1 - Questionrio

A UTILIZAO DA TECNOLOGIA DA INFORMAO COMO FERRAMENTA PARA ATUAR NA GESTO ORGANIZACIONAL

1) Vocs possuem algum sistema integrado de gesto? ( ) Sim ( ) No 2) Houve planejamento prvio para a aquisio e uso da tecnologia da informao? ( ) Sim ( ) No 3) Foi realizado treinamento dos funcionrios para lidar com a tecnologia empregada? ( ) Sim, antes da implantao ( ) Sim, durante a implantao ( ) Sim, depois da implantao ( ) No 4) Com o uso da tecnologia da informao, houve maior velocidade no fluxo e acesso s informaes por parte dos funcionrios? ( ) Sim ( ) No 5) A empresa utiliza a Tecnologia da informao para a tomada de deciso? ( ) Sim ( ) No 6) Com o uso da tecnologia da informao, houve maior segurana e rapidez nos processos de tomada de deciso? ( ) Sim ( ) No 7) Com o uso da tecnologia da informao houve melhoria no controle interno das operaes? ( ) Sim ( ) No 8) Houve maior lucro com a utilizao da tecnologia da informao? ( ) Sim ( ) No 9) Houve melhoria no patamar de vendas com a utilizao da tecnologia da informao? ( ) Sim ( ) No 10)Voc acredita que o uso da tecnologia da informao influencia na competitividade? ( ) Sim ( ) Pouco ( ) No

Вам также может понравиться