Вы находитесь на странице: 1из 16

GESTO ESCOLAR: Consideraes Essenciais Aluno Prof.

1 RESUMO O presente artigo versa sobre a gesto escolar, salientando sua importncia para o bom desenvolvimento das atividades e para o sucesso no alcance dos objetivos propostos. A gesto escolar, conforme observou-se pela pesquisa bibliogrfica desenvolvida requer a participao de toda a comunidade escolar, sendo o gestor, o mediador de todo o processo. Compreende-se que a nova realidade educacional demanda que a gesto no se limite apenas administrao de recursos e processos, mas sim, aproxime-se dos liderados a fim de promover a democratizao no espao escolar. Nesse processo observa-se a necessidade de formao continuada para o gestor e a utilizao das tecnologias de informao, a fim de promover produtividade, qualidade e participao da comunidade escolar. Mostra-se fundamental nesse processo, o alcance do comprometimento dos envolvidos na realidade escolar, para isso, o gestor necessitar ter habilidades de lder, ter clareza quanto a objetivos e principalmente, realizar o discurso que defende. Palavras-chave: Escola. Gesto escolar. Liderana. INTRODUO O ambiente educacional tem sofrido desde os anos 90, mudanas significativas na forma como conduz suas atividades. Nesse processo foram verificadas alteraes na forma como gerir o desenvolvimento do ambiente escolar. Esse conjunto de mudanas foi instrudo pelas idias neoliberais, procurando adequar a forma educacional reestruturao produtiva capitalista, para tornar o pas mais competitivo no mercado globalizado, atravs da preparao dos futuros trabalhadores, os alunos. A gesto proposta por essa viso espera desenvolver-se sob o aspecto gerencial, mais gil e flexvel, com o objetivo de conseguir mais eficincia em seu desempenho na formao de cidados participativos. Busca melhoria nos indicadores
1

de evaso e repetncia, alm de melhoria no rendimento dos alunos (melhor aprendizagem), autonomia nos processos de gesto e pedaggico, bem como transformar a escola num ambiente propcio participao social. Compreende-se como gesto eficaz, nos moldes atuais, aquela capaz de produzir mais com menor custo, focando-se principalmente no desenvolvimento dos recursos humanos. Nessa nova proposta, a escola tem a liberdade de buscar parcerias para melhorar seus recursos. Entretanto, ressalta-se que as melhorias iniciadas na dcada de 90, ainda no foram totalmente alcanadas. O maior dos desafios da gesto nesse processo diz respeito promoo de uma mudana cultural dos profissionais envolvidos, bem como a adoo de novos valores que possam modificar as razes pedaggicas do ambiente escolar. H que modificar a compreenso da responsabilidade docente e gestora no processo educacional, propondo a esta, a prtica participativa, ou seja, que os responsveis educacionais (direo e docncia) assuma um papel ativo na construo do novo ambiente educacional. Essa realidade prope uma ao conjunta, no separa gesto administrativa de gesto pedaggica, uma vez que a razo da primeira existir a existncia da segunda. Diante dessa realidade, tem-se como problema para o presente artigo: como a gesto deve proceder para que moldes esperados, produtividade e qualidade, sejam alcanados dentro do ambiente escolar? Objetiva-se, no geral, compreender os preceitos para uma gesto escolar eficiente; especificamente, objetiva-se compreender os requisitos para a gesto participativa, o impacto da tecnologia nos processos de gesto praticados atualmente e as atribuies para a formao do gestor adequado nova proposta de gesto escolar. O presente trabalho foi desenvolvido atravs de pesquisa indireta bibliogrfica, delimitando-se teoricamente lanar uma viso crtica da atuao na gesto escolar. Foram utilizados artigos cientficos, peridicos e livros que tratam o assunto gesto escolar. 1 GESTO ESCOLAR

As tendncias de gesto atuais propem a transformao do processo administrativo e pedaggico centralizador e burocrtico para uma gesto mais participativa, integrada com a formao cidad. O que prope uma releitura da funo de direo educacional. A proposta de gesto adequada a nova viso do que espera-se do sistema educacional, segundo Krawczyk (1999), prima pela coordenao da escola no sentido de autonomia, atravs da descentralizao educativa e escolar, pela autogesto institucional. Lima (2000) define gesto como modelo que pressupe uma ao organizacional. Cada escola tem o seu, seguindo um modelo terico, adaptado ou fiel teoria. A gesto pressupe uma ao adequada, reproduzida em conformidade com aquilo que foi previsto, objetivado. Entretanto, Krawczyk (1999), esclarece que gerir uma escola no apenas cuidar da organizao e da racionalizao do trabalho escolar para alcanar os resultados determinados. Hoje, a gesto est muito mais prxima da viso de produo institucional da escola, refere-se s relaes de poder no interior do sistema educativo com a meio interno e com o meio regulador, o Estado, bem como com a sociedade. A gesto nessa viso pode ser compreendida como o articulador entre a administrao para alcance das metas e a concretizao da funo educacional na atividade escolar. Fonseca (2003, p. 305), expe que essa realidade: [...]sugere a necessidade de treinamento intensivo dos protagonistas escolares na rea de planejamento estratgico para que se possa financiar melhorias de qualidade e expanso do acesso escolar sem onerar a carga fiscal do investimento em educao [...] Apela-se para a otimizao de recursos disponveis e pelo investimento em insumos e inovaes, como utilizao de materiais didticos e tecnolgicos; medidas de manuteno e melhoria de gesto e autonomia das escolas; treinamento prtico e no servio para docentes e direo da escola. Lima (2000) prope que para atender as necessidades atuais, a gesto deve ter forma ideal, estrutura clara, hierarquia sem comprometer a comunicao entre os agentes, fundamentao legal, normas (estruturao baseada em princpios e regras), gesto participava favorecendo os relacionamentos e uma forma de alcanar a eficcia e a maximizao dos recursos (planejamento estratgico).

A viso de Borges (2004) prope a gesto em dez lies, que podem nortear o papel do gestor e completar a prtica proposta por Lima (2000). A saber: A escola deve ser vista como um sistema.
A direo de uma escola, por menor que esta seja, no uma funo apenas pedaggica [...] tanto o professor quanto o diretor tm uma funo administrativa muito importante, mas enquanto aquele administra a sala de aula, este responsabiliza pela escola como um todo. O diretor professor de professores, ele cuida de um sistema bem mais complexo, com vrios subsistemas partes inter-relacionadas- que constituem a escola (BORGES, 2004, p.01).

Para gerir um sistema, deve-se determinar o objetivo a ser alcanado claramente, por esse sistema; considerar a interdependncia dos setores que compe o sistema, bem como as decises os afetam e, principalmente reconhecer que as falhas de um sistema decorrem fundamentalmente das aes administrativas, ou seja, ainda que hajam diversas justificativas para o fracasso escolar, todas perpassam pela gesto (COSTA, 1991). De acordo com Borges (2004, p.02):
O diretor precisa pensar suas aes, mas no deve ter medo de agir. A administrao que permite o exerccio de todas as profisses. Para que o professor realize seu trabalho necessrio que algum esteja administrando a escola, criando condies para que as pessoas possam ser produtivas. Encontrar culpados para as mazelas da escola no revela competncia alguma. Quanto maior o poder de uma pessoa, maior sua responsabilidade pelos resultados [...] Em resumo, no a quantidade de trabalho que destingue o diretor, mas a qualidade de sua administrao.

Gerir demanda liderana: A liderana como servio. O gestor ter valor quando no precisar do cargo de direo para se impor. O bom gestor no precisa do cargo, no precisa da posio para servir de guia aos demais liderados. questo de carisma, capacidade e competncia que espiram aos que esto ao seu redor uma ao ativa no sistema (SENGE, 1990). Segundo Borges (2004, p. 06) o lder exerce trs papis fundamentais: de projetista, professor e administrador, sendo papel fundamental da liderana cobrar, fiscalizar, exigir, treinar, ensinar, acompanhar, educar, delegar e cuidar para o crescimento da organizao e das pessoas que nela trabalham e dela dependem. Para uma liderana adequada, mostra-se necessrio ao gestor:
[...]conhecer em que nvel esto os professores e os funcionrios de uma escola. No faz sentido querer motiv-los ao nvel de autonomia, se eles esto inseguros ou querer motiv-los ao nvel de segurana quando professores e

funcionrios buscam autonomia. Se superestimarmos o nvel de necessidade de operaes de professores e funcionrios, e os amedrontarmos com uma administrao ultraparticipativa e auto-realizadora, somos to ineficientes quanto os que negam satisfao significativa aos professores e funcionrios, subestimando os nveis de necessidade de operao (BORGES, 2004, p.06).

Compreende-se, segundo a viso de Drucker (1991), que muitos desgastes de gesto podem ser evitados quando o gestor se torna acessvel. Borges (2004) expe que o anseio dos colaboradores da educao em relao ao seu gestor so, basicamente: Que este tenha lucidez, clareza de objetivos; Coerncia, lealdade; Alegria, bom humor, capacidade de rir dos seus prprios erros; Compreenso, apoio e orientao; Capacidade de formar uma equipe; Abertura e dilogo; e, Pacincia, mas no complacncia, tolerncia. Em suma, que o gestor seja um bom ouvinte, aberto a idias, conhecedor das necessidades e aspiraes de sua equipe e do seu pblico-alvo, alm de empenho em realizar o que necessrio para o bem de todos (KRAWCZYK, 1999). Compreender que a escola tem responsabilidade social. Na viso de Borges (2004, p. 08) a escola para todos e sucesso de todos na escola no daro garantia de uma sociedade justa, fraterna, democrtica, se a educao no tiver propsito social Nesse contexto a proposta da gesto deve focarse em buscar alternativas educacionais para propagar: A aprendizagem da no agresso ao semelhante ( ser modelo de convivncia social); A aprendizagem das formas de comunicao efetiva (base da auto-afirmao pessoal e grupal); A aprendizagem da interao (relaes sociais saudveis, incluso, respeito diversidade); A aprendizagem do auto-cuidado ( modelo de sade e seguridade social);

aprendizagem

da

preservao

do

meio-ambiente

(fundamento

da

sobrevivncia); e, A aprendizagem da valorizao do saber social (evoluo social e cultural). Planejamento estratgico essencial (Aes de planejamento). Segundo Fonseca (2003, p. 307) o plano de desenvolvimento escolar visa modernizao da gesto e ao fortalecimento da autonomia da escola, mediante a adoo de um modelo de planejamento estratgico que se apia na racionalizao e na eficincia administrativa. Num apanhado geral sobre o planejamento, Borges (2004) salienta que este precisa ter: Misso; Viso; Valores; Liderana; Educao e treinamento; Gerenciamento da rotina; Qualidade para os processos; Comunicao clara de objetivos e fins, bem como de processos; Responsabilidade social; Identificao das oportunidades. Tais preceitos devem ser detalhados proporcionalmente ao tamanho e complexidade da operao escolar, aceitando subnveis de detalhamento. Borges (2004, p. 11) diz que uma escola minimamente organizada deve apresentar:
Calendrio escolar; Calendrio de eventos; Oramento anual; Programa anual de educao e treinamento; Planejamento estratgico; Planos operacionais.

Senge (1990) expe que o planejamento deve ser especfico de cada instituio, entretanto, pode-se usar modelos de norte, para aprimorar a eficincia do gestor.

A escola precisa de trabalho cooperativo. Borges (2004) explica a importncia da colaborao mtua para os resultados. E salienta ser este o grande desafio da gesto. Na maioria das escolas, de acordo com Costa (1991), o envolvimento de professores, de funcionrios, de alunos no alm da participao, porque no h um objetivo comum, uma viso compartilhada. Um objetivo imposto no alcana o nvel de comprometimento das pessoas. As pessoas s se comprometem com aquilo em que acham necessria sua interveno.
O trabalho cooperativo pressupe integrao, comunicao, responsabilidade mtua, considerao por aquele que est do seu lado, que se comprometeu com voc e com quem voc se comprometeu. A cooperao no ocorre naturalmente, um comportamento aprendido. Numa escola em que as pessoas aprendem a competir umas com as outras para progredir, no ser com discursos e tapinhas nas costas que professores e funcionrios comearo a construir relacionamentos de confiana, a trabalhar cooperativamente. Mais do que palavras, importam, neste momento, as atitudes do diretor (BORGES, 2004, p. 22).

Educao e treinamento so essenciais boa gesto. Senge (1990) explica que estar mais apto participar do futuro aquela organizao que estiver disposta a aprender. Em qualquer gesto, treinamento aumenta habilidade, aumenta eficcia, seja no nvel profissional, no ambiente de trabalho, seja no nvel pessoal. Ao escolher uma modalidade educativa e de treinamento, a gesto deve ser capaz de:
Criar possibilidades de aprimoramento contnuo nos nveis pessoal e profissional; Propiciar s pessoas satisfao no trabalho e contribuir para o enriquecimento de suas vidas; Permitir delegao e universalizar o autocontrole e a autoinspeo; Contribuir para a unidade de equipe, criando sinergia e melhorando os resultados; Dar sustentao ao trabalho e realizao dos objetivos da escola; Propiciar embasamento terico para as mudanas necessrias nos processos de aprendizagem e de ensino; Sistematizar o processo de educao e treinamento na escola, tornandoo relevante e efetivo para as pessoas e para a instituio (BORGES, 2004, p.27).

A comunicao, fator relevante que requer ateno especial.

Senge (1990) salienta o papel da comunicao, ressaltando a necessidade de clareza e objetividade. Na viso de Borges (2004, p. 30) essa realidade se explicita.
Parece-me que uma das regras bsicas da boa comunicao dizer ao outro, com clareza, objetividade e gentileza,o que se espera, o que se quer dele. Um diretor no tem o direito de exigir dos professores, funcionrios, famlias que adivinhem o que ele quer. Alguns acreditam que o fato de eles pensarem suficiente para que os outros saibam o que deve ser feito. Quantos esforos inteis dos empregados, quanta energia jogada fora, porque acontecem na contramo dos objetivos da escola, no por maldade das pessoas, mas p falta de comunicao [...]O diretor precisa fazer o que diz; preciso que haja coerncia entre suas palavras e suas aes [...] A falta de constncia em relao aos objetivos, aos propsitos da instituio, s mudanas oportunistas quanto aos rumos da escola geram disconfiana, descomprometimento, descrena e confuso entre os empregados.

Aliana com colaboradores essencial. O profissional dedica-se organizao que dedicar-se a ele (DRUCKER, 1991). Qualquer teoria de gesto defende que preciso assegurar a qualidade de vida do profissional para que esse possa colaborar com a instituio (FONSECA, 2003). Borges (2004, p. 34) expe:
Melhorar as condies de trabalho do professor (dar-lhe dignidade) o caminho mais curto para uma educao de qualidade. O professor infeliz, amargurado, incompetente, aviltado, submisso, dependente, sufocado pela carga de trabalho, doente, inseguro e ser sempre incapaz de educar pessoas de modo significativo [...]No h dvida que o professor a pea-chave do processo educacional.

Parcerias com a comunidade. consenso que hoje h a necessidade de a comunidade, nas figuras dos pais e parceiros, participarem da escola (FONSECA, 2003). Krawczyk (1999) explica que a construo de uma escola democrtica prope uma nova forma de gesto, a participativa. Borges (2004, p.37) salienta que h a necessidade de falar menos e ouvir mais.
A escola precisa ser menos presunosa, mais humilde, aprender tambm, e no apenas ensinar. O perigo, se no houver princpios e valores que sustentem a instituio, perder o rumo e ficar deriva. preciso ouvir mais, e no demais. Democratizar as relaes o caminho.

Em suma: sintonia com a realidade, esse o caminho.

H consenso entre Senge (1990), Drucker (1991) e Krawczyk (1999) quando determinam que o resultado (sucesso ou fracasso) de uma organizao depende diretamente dos que executam seus processos e procedimentos, e que todos os erros perpassam pela gesto. Borges (2004) expe claramente que a gesto deve partir da realidade, ainda que esta no seja agradvel e muito menos adequada. Para enfrentar a realidade inadequada, o autor sugere: Ser construtivo; Ser paciente; Conhecer a realidade para evitar surpresas; Trabalhar com as lideranas informais (formadoras de opinio); Estabelecer nexos entre o que est sendo feito e o que dever ser feito; Tratar as pessoas com dignicade. Todos esses passos servem para deixar claro que o gestor quem indicar o porqu, o que, onde, quando e como os esforos devem ser despendidos para alcanar os objetivos. Fica claro que o sucesso da gesto depende da participao dos diversos agentes educacionais, bem como da comunidade. O planejamento mostra-se essencial nesse processo, pois oferecer ao gestor informaes sobre a organizao e mecanismos para alcanar a realizao das propostas. Hoje, h consenso sobre os benefcios que a gesto participativa promovem na funo da gesto escolar. 1.1 A PROPOSTA DE GESTO PARTICIPATIVA

A gesto participativa tem sido a alternativa mais promissora na rea de gesto escolar. Como viu-se, o trabalho conjunto, cooperativo promove maiores resultados que o trabalho imposto. O diretor deve estar prximo de seus liderados (professores, profissionais da escola, alunos e comunidade) para ajustar seus objetivos e contribuir para que a escola desenvolva seu papel dentro da formao de uma sociedade cidad. Segundo Silva (2001, p. 54):
A participao favorece a experincia coletiva, ao efetivar a socializao de divises e a diviso de responsabilidades. Ela afasta o perigo das solues

10

centralizadas, efetivando-se como processo de co-gesto, proporcionando um melhor clima na organizao. A gesto participativa educacional pressupe mudanas na estrutura organizacional e novas formas de administrao, tanto no micro como no macro sistema escolar.

Luck (1998) expe o trabalho escolar como uma ao coletiva que prope para melhor resultados a ao a partir da participao conjunta e integrada dos membros de todos os segmentos da comunidade escolar.
A democratizao da escola algo que deve ser conquistado, atravs da participao articulada e organizada dos diferentes elementos que direta ou indiretamente a compem. necessrio que haja abertura e estmulo participao como mecanismos de atuao dos segmentos envolvidos no processo escolar (SILVA, 2001, p. 56)

Nesse processo, Ghanem (1996), ressalta a participao da liderana como forma de ordenar e orientar a ao participativa. Ressalta tambm que num primeiro momento, essa forma de gesto enfrenta resistncia e dificuldades, pois normalmente os professores e profissionais esto acostumados a simplesmente cumprir aquilo que foi determinado, e no opinar sobre os caminhos e sobre o que deve ser feito. Com a participao da comunidade tambm observa-se despreparo, pois ainda que h muito tenha se institudo conselhos de participao popular, a maioria da populao no sabe direito o que acontece com sua opinio, participam dos processos, mas no compreendem o alcance de sua participao, no acompanham a implantao das decises tomadas e muito menos verificam os resultados.
Para uma gesto participativa, necessrio considerar a participao de todos os grupos e pessoas, que intervm no processo de trabalho e no mbito educacional; um desafio a ser superado! Ainda existem obstculos para se concretizar a democracia no interior da escola e que necessrio uma mudana. Para que ocorra essa mudana, preciso criar condies para um processo de participao. Para criar um clima organizacional, que estimule as pessoas a trabalhar juntas, cabe ao administradores das escolas, enfatizar o valor do trabalho de equipe. Devem tambm incentivar a cooperao, a colaborao, traa de idias, partilha e companheirismo (SILVA, 2001, p. 55).

Na viso dessa autora fica claro que a gesto participativa importante e ganha fora aps a implantao, mas demanda esforos por parte da direo em conduzir a equipe para o amadurecimento participativo.

11

O primeiro passo para implantar a gesto participativa, segundo Luck (1998) envolver todos os que fazem parte, direta ou indiretamente, do processo educacional da escola, incluindo-os: na determinao dos objetivos, na soluo dos problemas, na tomada de deciso, na proposio, implantao, monitoramento e avaliao de planos de ao. Entretanto, para surtir os objetivos esperados, ou seja, melhoria em processos e resultados de aes positivas, mostra-se necessrio um clima organizacional propcio. Ghanem (1996) prope que a gesto compreenda que a escola sofre influncia de seus atores (gesto, professores, alunos, colaboradores em geral). Ser pela emoo deles em relao gesto que se constituir o clima da organizao.
O clima de uma escola o conjunto de efeitos subjetivos percebidos pelas pessoas, quando interagem com a estrutura formal, bem como o estilo dos administradores escolares, influenciando nas atitudes, crenas, valores e motivao dos professores, alunos e funcionrios. O clima exerce uma influncia muito grande no comportamento e nos sentimentos dos professores em relao organizao escolar, influenciando seu desempenho [...] Dessa forma, o clima torna-se um elo entre a estrutura organizacional da escola, a liderana exercida pelos gestores escolares e o comportamento e a atitude dos professores (SILVA, 2001, p.52-53).

Luck (1998) deixa claro que a participao d as pessoas a oportunidade de controlar o prprio trabalho, fazendo-as se sentirem autoras e responsveis pelos resultados. Dessa forma, alcana-se mais efetivamente o compromisso dos colaboradores, alm de conduzir a todos a autonomia e gerar a autonomia escolar. A autora ressalta que a prtica participativa permite superar o exerccio de poder individual e promove a construo do poder da competncia, centrado na unidade social escolar como um todo, criando um clima organizacional propcio ao avano da democracia. Em todo o processo de integrao participativa, Silva (2001) ressalta, que a liderana da gesto ganha destaque. Ser o comportamento do gestor que orientar na formao de um clima organizacional propcio ou no, por isso o gestor escolar precisa estar atento s particularidades que caracterizam a organizao escolar, bem como

12

realidade das diferentes pessoas que compem sua equipe, para tornar-se sensvel a forma de perceber ameaas ao clima organizacional que podem comprometer os resultados da gesto participativa.

2 A TECNOLOGIA NOS PROCESSOS DE GESTO ESCOLAR A gesto escolar hoje possui uma ferramenta facilitadora dos processos prticos, as tecnologias da informao (TICs). Utiliz-las permite maior agilidade no processo burocrtico, alm de permitir a aproximao e participao da comunidade escolar de forma mais cotidiana, atravs dos portais na internet. Segundo Moran (2003, p. 152):
Um diretor, um coordenador tem nas tecnologias, hoje um apoio indispensvel ao gerenciamento das atividades administrativas e pedaggicas. O computador comeou a ser utilizado antes na secretaria do que na sala de aula. Neste momento h um esforo grande para que esteja em todos os ambientes e de forma cada vez mais integrada. No se pode e separar o administrativo e o pedaggico: ambos so necessrios.

A integrao de tecnologias como TV, vdeos, computadores e internet ao processo escolar traz muitas mudanas para a organizao, de acordo com o exposto por Prata (2002). Afetam diretamente a maneira como o ensino e a aprendizagem se processam, permitem o acesso rpido a informaes, permite a realizao de comunicao a grandes distncias, remotas, o que aproximam a comunidade da escola. Alonso (2004, p.04) expe:
Hoje temos conscincia que preciso buscar novos caminhos se quisermos avanar na direo de uma escola mais eficiente e democrtica, aberta diversidade de pensamentos e culturas, bem como ao dilogo com as distintas formas de expresso de idias; articuladora de conhecimentos produzidos em seus espaos com informaes e conhecimentos advindos de outros segmentos da sociedade; inserida em sua comunidade, com quem busca a soluo para as problemticas contextuais [...] Com o auxlio do computador e um sistema de informaes em rede com alguns programas especiais, o diretor deveria dispor das informaes necessrias para acompanhar tanto as atividades pedaggicas, quanto as administrativas, desenvolver procedimentos de gesto compartilhada e redimensionar o fluxo de informaes, de modo a agilizar a comunicao e favorecer o dilogo entre todos os membros da

13

comunidade escolar, bem como a troca de experincias e desenvolvimento de processos colaborativos com outras escolas e organizaes.

Na viso de Moran (2003) a gesto financeira e material tambm leva vantagem pela utilizao das Tics. Um sistema informatizado permite gerir as entradas e sadas financeiras, bem como fazer projees e estudar cenrios para estabelecer estratgias para alcanar o equilbrio das contas e controle material. Prata (2002) explica que a gesto est conseguindo cada vez mais melhores resultados com a implantao das TICs em suas escolas, principalmente em termos de agilidade e qualidade das informaes. Moran (2003) tambm tem essa viso, a afirma que os principais colgios e universidades do Brasil utilizam as TICs na gesto. Entre as vantagens imediatamente sentidas observa-se a diminuio de papis, formulrios, ofcios, to comuns, principalmente nas escolas pblicas, bem como a converso de todas as informaes em arquivos digitais, facilmente acessados, catalogados e organizados em sistema eletrnico, o que economiza espao (os antigos e imensos arquivos). Compreende-se dessa forma, que para uma gesto adequada s vises de futuro, esta precisa integrar seu sistema produtivo utilizao de tecnologias de informao. 3 ATRIBUIES PARA A FORMAO DO GESTOR ADEQUADO GESTO ESCOLAR ATUAL A gesto escolar passou por muitas mudanas desde a sua implantao no sistema educacional nacional. Atualmente prima para a viso de o gestor como lder empreendedor no processo democrtico. Tornar-se esse profissional, entretanto, ainda est bem distante das diretorias da maioria dos estabelecimentos educacionais (LUCK, 2000). Carvalho, et.al. (2008) ressalta que o primeiro destaque em questo das atribuies exigidas ao gestor a capacidade de organizar o funcionamento da instituio escolar, em todos os seus aspectos: fsico, scio-poltico, relacional, material, financeiro e pedaggico.

14

Luck (2000) refora essa considerao, expondo que hoje fundamental a formao continuada para o exercimento dessa profisso, pois apenas desenvolvimento tcnico tem sido responsvel pelo fracionamento e dissociao das aes escolares e consequentemente pelos resultados inadequados aos objetivos ideiais de desenvolvimento e crescimento, propostos para a nova realidade brasileira. Senge (1990) explica que quando membros de uma organizao concentram-se apenas em sua funo, eles no se sentem responsveis pelos resultados. E observouse, na viso de Silva (2001) que a falta de comprometimento dos agentes escolares conduz ao fracasso da gesto. Aprender, segundo Senge (1990) mostra-se fundamental gesto, para adqual s exigncias da realidade. Somente pela educao, desenvolvimento intelectual e prtico, de acordo com Carvalho, et.al. (2008) que se pode alcanar as caractersticas essenciais aos gestores escolares dos dias atuais: autonomia, participao e liderana. Sobre autonomia, Luck (2000) afirma que autonomia: um processo que se constri; depende diretamente das bases do processo decisrio; um processo de mo dupla e de interdependncia; processo envolvendo mistura de agentes; pressupe mediao entre as partes envolvidas; enfrenta contradies; implica responsabilidade; exige transparncia; expresso de cidadania; articula o micro e o macro ambiente para obteno de resultados favorveis; e, requer gesto participativa. Drucker (1991), expe que a atualidade demanda gestores adaptativos, flexveis. Para se tornar assim, a gesto precisa se prepara, e a forma de se preparar a formao continuada.

15

Entende-se na viso de Luck (2000), que a formao inicial em nvel superior mostra-se insuficiente para capacitar gestores eficientemente. Mostra-se necessrio que este tambm se desenvolva em particularidade de gesto, sob a viso de liderana, participao coletiva, alm dos procedimentos tcnicos e dos dispositivos legais que implicam a atividade de gesto. Isso porque o trabalho de gesto escolar exige, pois, o exerccio de mltiplas competncias especficas.

CONCLUSO

Para atender aos moldes esperados, produtividade e qualidade, dento do ambiente escolar, a gesto precisa estar apta a trabalhar com toda a comunidade escolar, ou seja, coordenando e integrando, professores, alunos, funcionrios escolares e comunidade num trabalho colaborativo para o alcance dos objetivos coletivos. Para uma gesto escolar eficiente o gestor precisa ser apto a implantar a gesto participativa. Isso depende de sua liderana e da capacidade de organizao dos sistemas e grupos integrantes da realidade escolar. Essa receita no to simples de ser desenvolvida na prtica. Para desenvolver a gesto participativa o gestor precisa saber ouvir, ser claro quanto s suas aspiraes, bem como realizar o seu discurso. A tecnologia da informao favorece o processo de gesto, principalmente porque imediatamente sua implantao observa-se o melhor aproveitamento dos recursos, dos espaos, alm de favorecer a agilidade dos processos e a aproximao dos agentes envolvidos no cotidiano escolar. Para que o profissional da educao torne-se um gestor adequado s exigncias atuais mostra-se necessrio que este continuadamente busque seu desenvolvimento em gesto. Ou seja, para desenvolver autonomia, capacidade de participao e liderana, precisa estar continuadamente envolvido em processos de desenvolvimento intelectuais, bem como capacitando-se na utilizao das tcnicas de gesto e dos recursos tecnolgicos.

16

REFERNCIAS ALONSO, Myrtes. Gesto escolar: revendo conceitos. So Paulo: PUC-SP, 2004. BORGES, Pedro F. Gesto Escolar: guia do diretor em dez lies. Porto Alegre: Artmed, 2004. CARVALHO, Elma Jlia Gonalves de. Et. al. Gesto escolar. Maring: Universidade Estadual de Maring, 2008. COSTA, J. A. Gesto escolar: participao, autonomia, projeto educativo da escola. Lisboa: Texto Editora, 1991. DRUCKER, Peter F. As novas realidades. So Paulo: Pioneira, 1991. FONSECA, Marlia. O projeto poltico-pedaggico e o plano de desenvolvimento da escola: duas concepes antagnicas de gesto escolar. Campinas: Cad. Cedes, 2003. GHANEM, Elie. Participao popular na gesto escolar: trs casos de polticas de democratizao. So Paulo: Revista Brasileira de Educao, 1996. KRAWCZYK, Nora. A gesto escola: um campo minado. Campinas: Educao e Sociedade, 1999. LIMA, Licnio C. Construindo modelos de gesto escolar. Lisboa: Instituto de Inovao Educacional, 2000. LUCK, Helosa. A dimenso participativa da gesto escolar. Braslia: Gesto em Rede, 1998. LUCK, Helosa. Perspectivas da gesto escolar e implicaes quanto formao de seus gestores. Braslia: Em aberto, 2000. MORAN, Jos Manuel. Gesto inovadora da escola com tecnologia. So Paulo: Avercamp, 2003. PRATA, Carmem Lcia. Gesto escolar e as tecnologias. 2002. Disponvel em www.virtual.ufc.br Acesso em 18/04/2012. SENGE, Peter M. A quinta disciplina. So Paulo: Best Seller, 1990. SILVA, Jernimo Jorge Cavalcante. Gesto escolar participativa e clima organizacional. Salvador: Gesto em Ao, 2001.

Вам также может понравиться