Вы находитесь на странице: 1из 4

UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE Faculdade de Economia MTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS GESTO Aula Prtica Teoria de probabilidade Parte I

1.

Um balde contm 6 bolas vermelhas e 9 verdes. Extrai-se ao acaso uma bola. A extraco feita com reposio e em seguida retira-se a segunda bola. Determine a probabilidade de cada um dos seguintes eventos:
-

uma bola vermelha retirada na 1 tentativa; duas bolas verdes so extradas uma bola vermelha retirada na segunda extraco, se a primeira foi verde; uma bola verde retirada na segunda extraco, se a primeira foi verde.

2. Supondo que existe uma urna contendo 10 bolas com as seguintes descries: 4 so Brancas (B) e Letradas (L) 2 so Brancas (B) e Numeradas (N) 3 so Verdes (V) e Letradas (L) 1 verde (V) e Numerada (N) Aleatoriamente, retirada uma bola da urna e nota-se que ela Verde. Qual a probabilidade de que a bola seja letrada? 3. Num saco h dezasseis peas de fruta, 4 laranjas, 4 peras, 4 mas e 4 kiwis. Tiram-se duas peas ao acaso. Qual a probabilidade de que sejam: (a) da mesma espcie; (b) uma laranja e um kiwi.
4.

Uma caixa contm 20 itens, 6 dos quais so defeituosos e 14 so bons. Dois artigos so seleccionados ao acaso. a) Qual a probabilidade de que o 1 seja bom e o segundo defeituoso? b) A probabilidade de que 4 itens seleccionados ao acaso sejam bons?

5. Uma loja recebe 50 aparelhos stereo de um fornecedor. Quatro dos aparelhos, seleccionados aleatoriamente, foram testados para verificao de defeitos. Se todos so satisfatrios ( sem defeitos), a loja aceita a carga inteira de 50. De outro modo a loja devolve a carga ao fornecedor. Supe que o navio contm 5 aparelhos defeituosos : a) Qual a probabilidade de que o navio seja aceite pela loja? b) Qual a probabilidade de que nos aparelhos inspeccionados, os dois primeiros tero defeitos e os outros dois no tero defeitos? 6. Supe que inspeccionamos 4 baterias seleccionadas ao acaso de uma caixa contendo 24 baterias. Rejeitar-se- a compra da caixa, se uma ou mais baterias inspeccionadas tiver defeitos. Supe tambm que a caixa contm 3 baterias defeituosas e as restantes boas. Determine a probabilidade de se rejeitar a caixa.

Resolver Previamente

7.

A MZ Cosmetics est a projectar lanar um novo produto no mercado. O Director de Marketing espera que a campanha publicitria resulte num incremento das chances de vencer em 70% e tornar-se num produto de sucesso. Se o produto vencer, ter 90% de chance de capturar uma elevada cota de mercado. Se o produto no vencer as dificuldades e no conseguir penetrar no mercado, as chances de capturar uma elevada cota de mercado apenas de 15%. Sabe-se que actualmente o produto tem uma chance de 40% de vencer. Qual a probabilidade de que o produto no ir capturar uma elevada cota de mercado? A tikka Confeces usa uma embalagem de 12 artigos de vesturio. Sabe-se que cada embalagem contm 3 artigos defeituosos (D). Uma equipa de inspeco examina alguns artigos tomados ao acaso numa caixa. A. Se dois artigos so seleccionados ao acaso, qual a probabilidade de que ambos sejam defeituosos? B. Se dois artigos so seleccionados ao acaso, qual a probabilidade de que um seja bom e o outro defeituoso? C. Supondo que a embalagem rejeitada quando seleccionados 3 artigos, pelo menos um defeituoso, qual a probabilidade de que a caixa seja rejeitada?

8.

9. Fabricante de sorvete recebe 30% do leite da fazenda F1, 30% da Fazenda F2 e 40% da Fazenda F3. Fiscalizao observou que 30% do leite de F1 est contaminado enquanto para F2 e F3 a proporo era de 8% e 4%. O Fabricante armazena o leite em gales sem identificao da Fazenda. Um galo escolhido ao acaso e sabemos que est contaminado, qual a probabilidade de ter vindo de F2?
10. Para terminar um projecto de construo de um complexo universitrio a tempo de ser aproveitado

dentro do presente semestre lectivo, trs fases, 1, 2 e 3, devero ser completadas em sequncia. As fases devero ser executadas pelos construtores A, B e C. Para estar dentro do perodo as fases devero ser completadas em 1 de Junho, 15 de Agosto e 1 de Setembro, respectivamente. A probabilidade de que A terminar em tempo 0.8. A data de acabamento estipulada, 1 de Setembro, no poder ser atingida se A no terminar a tempo. Se A terminar a tempo, a probabilidade de a construtora B termine a fase 2 a tempo 0.9. Se B termina a tempo, certo que C terminar a fase 3 em tempo de entregar a obra na data estabelecida isto porque C tem a chance de chamar por uma ajuda extra, e a probabilidade de que C termine a tempo se B terminou 0,5. a) Encontre a probabilidade de que o projecto ser completado a tempo estabelecido. 11. Uma urna tem 3 bolas brancas, duas pretas e sero extradas duas bolas.

a) Calcule a probabilidade de serem uma de cada cor b) Calcule a probabilidade de se retirar uma bola branca na segunda retirada, sabendo-se que a primeira bola retirada foi uma Preta, em duas situaes: Com reposio e sem reposio.

Resolver Previamente

ParteII 1. A procura por tinta Latex branca na Diversey Paint and Supply Ltd tem sido sempre de 0, 1, 2, 3, ou 4 gales por dia. Depois de 200 dias de trabalho, os proprietrios notaram a seguinte frequncia ou demanda Quantidade procurada Nmero de dias 0 40 1 80 2 50 3 20 4 10 Total 200 Se esta distribuio passada um bom indicador das vendas futuras, encontre a probabilidade de ocorrncia de cada resultado no futuro. Qual ser a probabilidade de que as vendas num dado dia sejam de 3 gales? Determine a procura esperada por tinta e a sua disperso em relao a mdia? 2. Os 100 estudantes da turma de Mtodos Quantitativos da Faculdade de Economia de 2003 preencheram uma avaliao do material usado na cadeira no final do semestre. O professor estava particularmente interessado nas respostas ao questionrio porque est-se num processo de elaborao de uma sebenta da disciplina. Uma das questes de avaliao colocada aos estudantes era: " Os textos de apoio estavam bem escritos e ajudaram-me a adquirir a informao necessria". 5 Concordo plenamente 4 Concordo 3 Neutral 2 Discordo 1 Discordo plenamente As respostas dos estudantes a esta pergunta da pesquisa esto sumariadas na tabela: Resposta Concordo Plenamente Concordo Neutral Discordo Discordo Plenamente Varivel Aleatria 5 4 3 2 1 Total N. de Estudantes 10 20 30 30 10 100

a) Determine o Valor Esperado das respostas b) Qual a varincia das respostas para a turma de MQ? c) Calcule o desvio padro e explique o seu significado. 3. A Aninha Sports Lda pode vender de o a 6 raquetes de qualidade profissional por dia. Informao disponvel da frequncia de vendas para 200 dias dada na tabela abaixo.

Volume de Vendas
Resolver Previamente 3

Nmero de dias

0 1 2 3 4 5 6 Total

5 15 50 50 50 20 10 200

Se o nmero de raquetes vendidas por dia uma varivel aleatria. Determine a distribuio probabilstica do volume de vendas simples e cumulativa; o volume de vendas esperado por dia, a varincia e o desvio padro. 4. Todos os meses de Setembro a Shoprite encomenda sorvetes em caixas a uma empresa produtora de sorvetes e doces. A seguinte distribuio probabilstica da procura foi historicamente registada.

Procura 0 1 2 3 4 5 Total
a)

Probabilidade 0,1 0,1 0,3 0,2 0,2 0,1 1

Se a shoprite encomenda 4 caixas, qual a probabilidade de vender todas? b) Qual a procura esperada de sorvetes? c) Qual a varincia da procura por sorvetes? E qual o desvio padro? 5. A Frimol Lda vende refrigeradores e acordos de sua manuteno. Para refrigeradores de 1 a 3 anos a empresa estabeleceu a seguinte distribuio probabilstica de custos incorridos por ano. Custos 0 25 75 150 Total Probabilidade 0,9 0,07 0,02 0,01 1

Actualmente, a Frimol est a vender os acordos a $25 por ano. Voc considera este montante razovel do ponto de vista da Frimol? Explique porqu?

Resolver Previamente

Вам также может понравиться