Вы находитесь на странице: 1из 5

TUDO SOBRE COPOS

Tem lgica por trs dos formatos dos copos? Sim, para acentuar o sabor das bebidas e controlar a temperatura. Longo ou curto? Com ou sem haste? Bojo pequeno ou grande? Nada por acaso. Aprenda a utilizar melhor dos seus copos. Quanto maior a haste, ou a espessura da base, maior o controle de temperatura. Primeiro vamos aos nomes: ( Clique nas imagens para ampli-las)

1. Cocktail : o campeo no preparo de drinks, concorrendo somente com o Old-fashioned

2. Clice usado para licores. O bojo pequeno para servir dose pequena da bebida. 3. Porto: um vinho fortificado e naturalmente doce, servido aps as refeies em quantidades mdicas. 4. Coupette: ideal para margaritas, daiquiris e coktail de frutas pela boca larga que pode ser enfeitada com camada de sal, acar ou frutas nas laterais. 5. Conhaque: a haste curta permite que ao segurar voc aquea a bebida, seu formato permite evaporao e concentrao do aroma. O calor da mo ajuda a exalar o aroma. 6. Grappa: a grappa feita da destilao de resduos de bagao de uva, aromatizada com arruda, este tipo de copo acentua os aromas. 7. Vinho branco e espumantes: so servidos frios (entre 6C e 10C) e as taas menores ajudam a no dar tempo de esquentar a bebida. 8. Vinho tinto: So servidos idealmente entre 15C e 20C, ento o p longo serve para evitar o calor da mo. Quando a boca mais estreita que o bojo ajuda a prender o aroma. As taas devem ser de borda finas transparente e sem lapidaes para permitir anlise visual do vinho.
9.

Taa Iso: a oficial de degustaes e serve para brancos e tintos. Comece seu acervo por ela.

1. Shot: prprio para bebidas puras, sem gelo, como se fosse uma dose tem capacidade entre 40 a 60 ml.

2. Copo Alto (Collins ou tall) alto e estreito, deve ser o escolhido para servir bebidas com gelo, bem como aquelas que combinam duas bebidas diferentes (ex: gin tnico ou vodca) e tambm para servir refrigerantes, bebidas com licor e sumos exticos. 3. Mug: geralmente em porcelana, prprio para servir bebidas quentes. A ala protege a mo do calor da bebida. 4. Thumbler: Pode vir em diversos tamanhos, sua borda larga permite drinques volumosos com gelo e decorao.
5.

Aquavita ou Vodka (so os 3 ltimos da gravura): o copo pode apresentar diversos formatos por no haver preocupao com a temperatura do lquido.

6- Champagne: pode ser servido em flte para controlar a evaporao dos gases e manter o frescor da bebida. Ou as taas de bojo grande (menos usados hoje), mas que servem muito bem coquetis a base de champagne. 7- Cerveja: diversos modelos so utilizados, conforme a preferncia. De canecos, tulipas Viena, caldeireta ou o Americano (o de bares populares)

8- On The Rocks: Usado para bebidas puras ou com pouco gelo (tem metade do volume do old fashioned). 9- Old fashioned: Geralmente baixo, arredondado e pesado, timo para o preparo de coquetis ou whisky com gelo. Escolhida a taa ou copo? Vamos a outras dicas de bebidas: Hora de escolher o saca rolhas: existem vrios tipos e preos, mas vale investir numa boa marca, pois um bom saca rolhas evita que a rolha se quebre ou que esfarele e deixe cair resduos no vinho. Decanter: usar ou no? A finalidade de decantar no vinho permitir que ele entre em contato com o oxignio e acorde depois de anos fechado dentro da garrafa. Vinhos muito jovens podem tambm se beneficiar da decantao, pois a oxidao uma forma de envelhecimento acelerado. Bomba para vedao: usado quando no se abre a garrafa, mas no se consome todo contedo dela. As de vinho removem o ar da garrafa fazendo vcuo, prevenindo assim a fermentao e preservando o vinho. J nas de champagne o ar bombeado para dentro da garrafa prevenindo a dissipao das bolhas e preservando o champagne por dias. Porta copos: usados para bebidas que produzem condensao. Os sentidos envolvidos na hora de beber: Viso: A forma do copo influi na hora de realar a cor da bebida. O ideal o uso de copos transparentes, sem decorao para no interferir na bebida. Audio: o som do gelo no copo, ou do bater dos copos

na hora do brinde estimula e produz prazer. Tato e Sabor: a espessura da borda interfere na maneira como o lquido se derrama sobre a lngua e interfere na percepo do sabor.

Вам также может понравиться