Вы находитесь на странице: 1из 10

1 INTRODUO

O automvel, tal como o conhecemos hoje em dia, no foi inventado, de repente, por uma nica pessoa num nico dia. A histria do automvel reflete uma evoluo que abrangeu o mundo inteiro. Avalia-se que mais de 100.000 patentes foram registradas at chegar ao moderno automvel. Entretanto, podemos apontar as primeiras invenes significativas que ocorreram ao longo dessa evoluo, a comear pelos projetos tericos de um veculo a motor esboados tanto por Leonardo da Vinci como por Isaac Newton. As longas viagens a p, a cavalo ou de carroa, diligncia e carruagem por vias precrias e poeirentas fizeram parte da paisagem de um Brasil que hoje parece muito distante. A idia de conduzir um veculo sobre rodas movido por bateria, vapor ou combustvel fascinou os homens. A possibilidade de se alcanarem grandes velocidades levou ao aperfeioamento do desempenho dos veculos, que hoje so mais leves, aerodinmicos e correm muito mais do que os primeiros automveis. Com o passar dos anos, novos modelos foram lanados no mercado, acirrando a competitividade e com isso mostrando a necessidade de melhorar os modelos, aperfeioando os e aplicando equipamentos que os coloquem a frente da concorrncia. E com essa viso de mercado nos surgiu a ideia de lanar uma concessionaria de automveis, j que nesse mercado h a necessidade constante de mudanas e melhoras, sempre atendendo a esse publico que necessita da mesclagem de qualidade e preo. Essa concessionaria focar o planejamento, evitando erros e falhas que geralmente ocorrem em outras empresas do mesmo ramo. Entre vrios objetivos da empresa, focaremos modelos que sejam compatvel com a regio onde sera montada a organizao.

2 SURGIMENTO DO AUTOMVEL

2.1 CRIAO DO AUTOMVEL

Os primeiro automveis surgiram graas a sucessivas aproximaes e adaptaes tecnolgicas que se desenvolveram gradualmente em torno de um objetivo comum:

Viajar rpido com comodidade e sobretudo com o mnimo de esforo possvel. A auto locomoo j havia sido demonstrada em 1769 por Nicolas Cugnot, na Frana ao movimento um veiculo com um motor a vapor. Mas a introduo do motor de combusto interno s ocorreu em 1885, onde Karl Benz inventou um modelo de quatro tempos a gasolina, a patente dessa inveno foi datada de 29 de Janeiro de 1886 em Mannheim. A partir de ento muitos outros engenheiros, tambm alemes, buscavam meios de melhorar o ento chamado automvel.

Gottlieb

Daimler e Wilhelm

Maybach,

em Estugarda,

patentearam

primeira motocicleta, construda e testada em 1885 e, em 1886, construram a primeira adaptao da carruagem para o transporte automvel. Em 1870, o germanoaustraco Siegfried Marcus construiu uma carroa motorizada que, contudo, no passaria da fase experimental.

Dcadas mais tarde, Henry Ford passaria a fabricar automveis em srie, destacando-se o Ford T, fabricado de 1908 a 1927, cujas vendas ultrapassaram os 16 milhes de unidades.

2.2 A INVENO

J no sculo XVII se idealizavam os veculos impulsionados a vapor; Ferdinand Verbiest, um padre da Flandres, demonstrara-o em 1678 ao conceber um pequeno carro a vapor para o imperador da China.
Rplica do Benz, de 1885, de dois lugares,trs rodas e velocidade mxima de 13 km/h.

Em 1789, Nicolas-Joseph Cugnot elevava a demonstrao escala real, embora a sua aplicao tenha passado aparentemente despercebida na sua terra-natal, Frana, passando a desenvolver-se sobretudo no Reino Unido, onde Richard Trevithick

montou um vago a vapor em 1801. Este tipo de veculos manteve-se em voga durante algum tempo, sofrendo ao longo das prximas dcadas inovaes como o travo de mo, caixa de velocidades, e ao nvel da velocidade e direo; algumas atingiram o sucesso comercial, contribuindo significativamente para a generalizao do trfego, at que uma reviravolta contra este movimento resultava em leis restritivas no Reino Unido, que obrigavam aos veculos automveis a serem precedidos por um homem a p acenando uma bandeira vermelha e soprando uma corneta. Efetivamente, estas medidas travaram o desenvolvimento do automvel no Reino Unido at finais do sculo XIX; entretanto, os inventores e engenheiros desviavam os seus esforos para o desenvolvimento dos aminhos-de-ferro, as locomotivas. A lei da bandeira vermelha s seria suprimida em 1896.

Experincias realizadas em toda a Europa durante as dcadas de 1860 e 1870, contriburam para o surgimento de algo semelhante ao automvel atual. Tambm houve a inveno de um automvel tocado por um motor a 4 tempos, construdo por Siegfrield Marcus(Viena, 1874). Os motores a vapor (que queimavam o combustvel fora dos cilindros), deram lugar aos motores de combusto interna (que queimavam no interior do cilindro uma mistura de ar e gs de iluminao). O ciclo de 4 tempos foi utilizado com xito pela primeira vez em 1876, num motor construdo pelo engenheiro alemo conde Nikolaus Otto.

A primeira patente do automvel nos EUA foi concedida a Oliver Evans, em 1789. Posteriormente em 1804, Evans, demonstrou o seu primeiro veculo automvel que no s foi o primeiro automvel nos EUA mas tambm o primeiro veculo anfbio, j que este veculo a vapor dispunha de rodas para circulao terrestre e de ps para circulao na gua.

Em 1860, o Belga Etienne Lenoir, construiu um automvel de combusto interna, embora fosse propulsionado por gs de carvo. Esse modelo demorou cerca de 3

3 horas para percorrer 7 milhas (seria mais rpido ir a p), e Lenoir abandonou sua experincias com automveis.

2.3 EVOLUO DOS AUTOMVEIS

Entre os vrios modelos da indstria automobilstica destacamos alguns modelos de acordo com sua evoluo, a seguir:

Vitria Benz - 1893

Fiat Duc 1899

Oldmosbile 6 C - 1904

Rolls Royce 1911

Ford T 1927

Packard Ninth 1932

Dodge D 11 1939

Nash Ambassador 1942

Mercedes Benz 300 SL 1955

Cadillac Fleetwood 1960

Ferrari 250 1964

Volksvagen Fusca 1969

Jaguar 1992

Sonata 2011

3 O SURGIMENTO DO AUTOMVEL NO BRASIL

Em 1893, na cidade de So Paulo, que na poca contava com 200.000 habitantes, em plena Rua Direita, o povo pra para ver, entre assustado e encantado, um carro aberto com rodas de borracha. Era um automvel a vapor com caldeira, fornalha e chamin, levando dois passageiros. O dono do desengonado veculo era Henrique Santos Dumont, irmo do "Pai da Aviao" com um Daimler ingls(patente alem). Tambm no Rio de Janeiro em 1897 o automvel j causava furor. Jos do Patrocnio famoso homem das letras brasileiras, vivia a se gabar de seu maravilhoso automvel movido a vapor passeando pelas ruas esburacadas do Rio, causando imensa inveja no compatriota Olavo Bilac. Certa feita, Jos do Patrocnio resolveu ensinar o amigo a dirigir seu carro, e Olavo Bilac conseguiu arremess-lo de encontro a uma rvore na Estrada Velha da Tijuca. Jos do Patrocnio ficou muito chateado, mas Bilac, com uma gargalhada comemorava o fato de ter sido protagonista do primeiro acidente automobilstico no pas.

No Brasil e em vrios outros pases pertencentes Amrica Latina o progresso automotivo s veio aps o trmino da Segunda Guerra Mundial. Foi na dcada de 30 que algumas fbricas estrangeiras comearam a investir no Brasil; as duas primeiras a por em funcionamento suas linhas de montagem foram a Ford e a General Motors.

Porm o bom mesmo veio no ano de 1956, quando Juscelino Kubitscheck tornou-se Presidente da Repblica Brasileira; As multinacionais iniciaram ento a produo dos automotores. Inicialmente produziram caminhes, camionetas, jipes e

furges para ento chegarem aos autos utilizados para passeio. Aps a produo dos automveis para passeio e das camionetas teve incio a produo dos Volkswagem, DKW-Vemag, Willys-Overland, Simca, Galaxie, Corcel (ento pertencente a Ford), Opala (da frota da Chevrolet), Esplanada, Regente e Dart (marca da Chrysler). Apesar de todos estes automveis serem armados no Brasil, suas plantas eram idealizadas nas sedes europias e norte-americanas, sendo que grande parta de peas e equipamentos necessrios eram importados. Todos estes veculos, embora montados no Brasil, eram 6

projetados nas matrizes europias e norte-americanas, utilizando a maioria de peas e equipamentos importados.

No passar dos anos os automveis vm se transformando, passando a ser objeto de milhares de pessoas, sem dizer que o processo que envolve a produo proporciona emprego a milhares de pessoas no mundo inteiro agitando bilhes de dlares e trazendo amplos lucros para as grandes empresas que os fabricam.

4 NOSSA EMPRESA

4.1 IDEIA

Visando atender um mercado onde h a necessidade de inovao, tivemos a ideia de construir uma empresa no ramo automobilstico, pra ser mais exato uma concessionaria de automveis na cidade de Dourados, estado de Mato Grosso do Sul.

Nossos planos esto baseados na crescente demanda por automveis e que cresce mais a cada dia, mesmo tendo muitas marcas j existentes h algum tempo, e ainda muitas outras que esto despontando no mercado.

Tendo em vista essa oportunidade de negcio, e devido a localizao de nossa cidade que atua como um dos plos mais movimentados no estado de Mato Grosso do Sul, vimos que, apesar de haver muitas concessionarias nesta regio, ainda temos a necessidade de mesclar qualidade e preo, o que nos coloca a frente desse mercado acirrado.

Como vimos, no passar destes anos todos os automveis foram sendo inovados a cada ano que passou, e atualmente isso esta to competitivo que marcas novas surgem a cada dia oferecendo melhores preos, melhores marcas, inovaes tecnolgicas, implantaes de informtica nos modelos, e assim por diante.

5 NOSSA LOGOMARCA

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

WOMACK, James P; JONES, Daniel T.; ROOS, Daniel. A mquina que mudou o mundo. 9. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

BRESSA, Ana Cristina R. F. Concessionaria de Automveis. Dourados, 2004.

SANTANA,

Mirian

Ilza.

Histria

do

Automovel.

Disponivel acessado

em: em

http://www.infoescola.com/curiosidades/historia-do-automovel/ 02/Junho/2012 s 14h15.

10

Вам также может понравиться