Вы находитесь на странице: 1из 6

SISTORES

O QUE UM RESISTOR: Os resistores so elementos que apresentam


resistncia passagem de eletricidade. Podem ter uma resistncia fixa ou varivel. A resistncia eltrica medida em ohms. Chama-se de Resistncia a oposio passagem de corrente eltrica.. Quanto maior a resistncia, menor a corrente eltrica que passa num condutor.

REPRESENTAO DO RESISTOR: A representao do resistor pode


ser dada de duas formas, tanto como um retngulo ou um zig-zag :

O "retngulo" com terminais, uma representao simblica para os resistores de valores fixos tanto na Europa como no Reino Unido; a representao em "linha quebrada" (zig-zag) utilizda nas Amricas e Japo. Apesar disso, nas ilustraes eletrnicas brasileiras (de revistas etc.) opta-se pelo "retngulo", talvez por simplicidade do desenho. Nos livros de Fsica publicados no Brasil, em geral, usam-se do "zig-zag" (linha quebrada).

FUNO DE UM RESISTOR: Na prtica, os resistores limitam a


intensidade de corrente eltrica atravs de determinados componentes.

Resistores de valores fixos:

A ilustrao construtivos de um resistor de filme de carbono (carvo):

mostra

detalhes

Durante a construo, uma pelcula fina de carbono (filme) depositada sobre um pequeno tubo de cermica. O filme resistivo enrolado em hlice por fora do

tubinho at que a resistncia entre os dois extremos fique to prxima quanto possvel do valor que se deseja. So acrescentados terminais (um em forma de tampa e outro em forma de fio) em cada extremo e, a seguir, o resistor recoberto com uma camada isolante. A etapa final pintar faixas coloridas transversais para indicar o valor da resistncia.

CDIGO DE CORES: Os valores hmicos do resistor podem ser


reconhecidos atravs das faixas coloridas, pintadas em seu corpo. As cores e suas posies revelam os valores , veja a equivalncia de cada cor na tabela.

abaixo : PRETO ----------------------- 0 MARRON -------------------- 1 VERMELHO ---------------- 2 LARANJA -------------------- 3 AMARELO ------------------- 4 VERDE ----------------------- 5 AZUL -------------------------- 6 VIOLETA --------------------- 7 CINZA ------------------------ 8 BRANCO -------------------- 9 A primeira faixa interpretada como o primeiro dgito do valor hmico da resistncia do resistor. No exemplo acima, a primeira faixa amarela, assim o primeiro dgito 4. A segunda faixa d o segundo dgito.Essa uma faixa violeta, ento o segundo dgito 7. A terceira faixa chamada de multiplicador e no interpretada do mesmo modo. O nmero associado cor do multiplicador nos informa quantos "zeros" devem ser colocados aps os dgitos que j temos. Aqui, uma faixa vermelha nos diz que devemos acrescentar 2 zeros. O valor hmico desse resistor ento 4 7 00 ohms, quer dizer, 4 700 ou 4,7 k . Se houver a existncia de uma quarta faixa, um pouco mais afastada das outras trs, a faixa de tolerncia. Ela nos informa a preciso do valor real da resistncia em relao ao valor lido pelo cdigo de cores. Isso expresso em termos de porcentagem. A maioria dos resistores obtidos nas lojas apresentam uma faixa de cor prata, indicando que o valor real da resistncia est dentro da tolerncia dos 10% do valor nominal. A codificao em cores, para a tolerncia a seguinte:

MARROM ------------------- 1% (+ ou -) OBS .: A ausncia de uma quarta VERMELHO ---------------- 2% (+ ou -) faixa, indica uma tolerncia de 20% OURO ------------------------ 5% (+ ou -) PRATA ----------------------- 10% (+ ou -) Nosso resistor apresenta uma quarta faixa de cor OURO. Isso significa que o valor nominal que encontramos 4 700 tem uma tolerncia de 5% para mais ou para menos. 5% de 4700 so 235 , ento o valor real do resistor poderia ser qualquer um entre 4465 e 4935. Para resistores com valores hmicos nominais entre 1 ohm e 10 ohms, a cor do multiplicador mudada para OURO. Por exemplo, as cores marrom, preto e ouro indicam um resistor de resistncia 1 ohm (valor nominal). Outro exemplo, as cores vermelho, vermelho e ouro indicam uma resistncia de 2,2 ohms

RESISTORES EM SRIE E EM PARALELO:


Em um circuito srie constatam-se as seguintes propriedades: a) todos os componentes so percorridos por corrente de mesma intensidade; b) a soma das tenses sobre todos os componentes deve ser igual tenso total aplicada; c) a resistncia total da associao igual soma das resistncias dos componentes individuais. Comentemos isso tendo em vista o circuito ilustrado a seguir, onde temos dois resistores R1 e R2 conectados em srie, sob tenso total de 6V:

a) em todos os pontos do circuito (inclusive dentro da bateria de 6V) a intensidade de corrente de 3 mA; b) a tenso sobre cada resistor (de valores iguais, nesse exemplo) de 3V. A soma dessas duas tenses igual tenso mantida pela bateria. c) a resistncia total da associao vale 2kW , dada pela expresso: Rtotal = R1 + R2 Nesse circuito, a intensidade de corrente foi obtida pela frmula: I = Utotal / Rtotal Substituindo: I = 6V / 2 000 = 0,003A = 3 mA A tenso eltrica (d.d.p.) sobre o resistor R1 ser obtida por: U1 = R1.I = 1 000 x 0,003A = 3V A tenso eltrica sobre o resistor R2 deve ser tambm de 3V, uma vez que a soma delas deve dar os 6V da fonte de alimentao.

Em um circuito paralelo constatam-se as seguintes propriedades: a) todos os componentes suportam a mesma tenso eltrica; b) a soma das intensidades de corrente nos componentes individuais deve ser igual intensidade de corrente total; c) a resistncia total da associao calculada pelo quociente entre o produto das resistncias individuais e a soma delas (CUIDADO: isso vale s para 2 resistores em paralelo)!. A prxima ilustrao nos mostra dois resistores conectados em paralelo e alimentados por uma bateria de 6V:

a) ambos os resistores R1 e R2 funcionam sob a mesma tenso (6V). Cada um deles est ligado diretamente na fonte de alimentao; b) a corrente total (12 mA, veja clculo abaixo) divide-se em duas parcelas iguais (6mA) porque os resistores tm resistncias iguais; c) a resistncia total dada pelo produto dividido pela soma das resistncias: R1 x R2

1/Rtotal = 1/R1 + 1/R2 + 1/R3 + 1/R4 Vejamos agora um circuito mais complexo, contendo partes em srie e parte em paralelo:

a) Clculo da resistncia total:

1. Comecemos pelos resistores em paralelo. Como vimos no exemplo anterior, a resistncia total de dois resistores iguais em paralelo vale metade da de um deles. Como cada um tem resistncia de 1k , a associao ter resistncia de 500 . 2. Esses 500 estaro em srie com os 1000 da resistncia R1 logo, a resistncia total ser 1000 + 500 = 1500 . b) Clculo da corrente total: Itotal = Ucomum / Rtotal = 6V / 1500 = 0,004A = 4mA Essa corrente a que passa pelo interior da bateria, passa atravs de R1 e subdivide-se em duas parcelas iguais (porque os resistores do paralelo so iguais) que passam por R2 e R3. c) Tenso sobre R1: U1 = R1.I = 1000 x 0,004A = 4V d) Tenso sobre R2 e R3: Pode ser obtida por dois caminhos: 1. Tenso total (6V) - tenso sobre R1 (4V) = tenso no paralelo (2V); 2. U2 ou 3 = R2 ou 3 x I2 ou 3 = 1000 x 0,002A = 2V

TRANSDUTORES: Resistores especiais tambm so usados como transdutores em


circuitos sensores. Transdutores so componentes eletrnicos que efetuam converso de energia de uma modalidade para outra onde, uma delas, necessariamente energia eltrica. Microfones, interruptores e Resistores Dependentes da Luz ou LRDs, so exemplos de transdutores de entrada. Alto-falantes, lmpadas de filamento, rels, "buzzers" e tambm os LEDs, so exemplos de transdutores de sada. No caso dos LRDs a quantidade de luz em suas superfcies resultam na alterao dos valores hmicos de suas resistncias.

Вам также может понравиться