Вы находитесь на странице: 1из 7

Curso: Engenharia Civil Disciplina: Sistema de Tratamento de gua e Esgoto Prof(a): Marcos Heleno Guerson de O Jr Nota de Aula

Aula 1: Sistema de Tratamento de gua


Sistema de Abastecimento de gua
! Entende-se por saneamento o controle de todos os fatores do meio fsico do homem, que exercem ou podem exercer efeito deletrio sobre sobre seu bem-estar fsico, mental ou social (OMS). Corresponde a um conjunto de medidas que tendem a modicar o meio e quebrar o elo da cadeia de transmisso de doenas com o propsito de promoo e proteo da sade. ! J por sistema de abastecimento de gua entende-se a soluo coletiva mais econmica e denitiva para o abastecimento de gua de uma localidade. De maneira geral pode ser dividida nas seguintes partes: captao aduo estao de tratamento reservao redes de distribuio ! Deve-se ter em conta que apesar da Estao de Tratamento de gua (ETA) ser responsvel pela parte principal do sistema de tratamento de gua, o sistema envolve todas as partes citadas pois desde a escolha do manancial j se tem a preocupao e medidas adequadas para realizar o tratamento da gua a ser captada.!

Qualidade da gua
No planejamento de um sistema de abastecimento de gua, procura-se ter especial ateno para os parmetros de quantidade e qualidade da gua. O sistema de abastecimento preocupa-se particularmente com o primeiro parmetro, enquanto que o sistema de tratamento ocupa-se do segundo. Ambos os parmetros esto ligados s necessidades dos consumidores e o alcance do plano (tempo de projeto). Quando se refere agua, adota-se as seguintes denies: gua bruta: gua que ainda no recebeu nenhum tipo de tratamento, conforme encontrada na natureza. No signica necessariamente que seja pura ou potvel. gua tratada: gua que j foi submetida a algum tipo de tratamento. No signica que j esteja apropriada para o consumo, apenas que j sofreu alguma interveno corretiva. gua potvel: aquela que pode ser consumida sem causar danos sade. Todos gostamos de ter gua potvel sem nenhuma contaminao, sem cheiro e bem clara. Porm, no seu estado natural, a gua raramente tem essas caractersticas. Por essa razo ela levada do manancial para a estao de tratamento. O conceito de potabilidade implica o atendimento a padres mnimos exigidos para que a gua a ser consumida no seja transmissora de doenas aos seres humanos. O tratamento da gua tem por nalidade melhorar a qualidade da gua de abastecimento ao pblico, atendendo diversas nalidades: Higinicas - remoo de bactrias, protozorios, vrus e outros microorganismos, de substncias nocivas, reduo do excesso de impurezas e dos teores elevados de compostos orgnicos; Estticas - correo da cor, sabor e odor; Econmicas - reduo de corrosividade, cor, turbidez, ferro , mangans, sabor, odor.

Padres de Natureza esttica e econmica Cor : Responsvel pela colorao da gua, originada pela existncia de substncias dissolvidas, que na grande maioria dos casos, so de natureza orgnica (folhas e matria turfosa); De origem natural no provoca risco sade, porm de origem industrial pode apresentar toxicidade. Turbidez : Representa o grau de interferncia com a passagem da luz atravs da gua, conferindo uma aparncia turva mesma. originada principalmente devido a existncia de slidos em suspenso e de organismos microscpicos; Ferro e Mangans : Na ausncia de oxignio dissolvido (ex : gua subterrnea) o ferro e o mangans se apresentam na forma solvel (Fe2+ e Mn2+). Quando expostas ao ar atmosfrico o ferro e o mangans voltam a se oxidar s suas formas insolveis (Fe3+ e Mn4+), o que pode causar cor na gua, alm de manchar roupas durante a lavagem; Alcalina : a gua que contm quantidade elevada de bicarbonatos de clcio e magnsio ou carbonatos ou hidrxidos de sdio, potssio, clcio e magnsio. Seu pH superior a 7. Dureza: Caracterstica conferida gua pela presena de sais alcalinos-terrosos (clcio, magnsio, etc.) e alguns metais de menor intensidade. caracterizada pela extino da espuma formada pelo sabo, o que diculta o banho e a lavagem de utenslios domsticos e roupas, criando problemas higinicos. As guas duras, principalmente em temperaturas elevadas, podem incrustar as tubulaes, devido as precipitao de ction Ca2+ e Mg2+ que reagem com os nions na gua, formando os precipitados; pH : Indica o potencial de ons hidrognio H+. A faixa de pH vai de 0 a 14. Indica a condio de acidez, neutralidade ou alcalinidade da gua. pH baixo : corrosividade e agressividade nas guas de abastecimento. pH alto : possibilidade de incrustaes nas guas de abastecimento. sabor e odor : So consideradas em conjunto, pois o sabor a interao entre o gosto (salgado, doce, azedo e amargo) e o odor (sensao olfativa). originado por slidos em suspenso, slidos dissolvidos e gases dissolvidos e de difcil a adoo de medidas de odor e sabor. As guas quanto ao sabor e odor devem ser inobjetveis, ou seja, deve haver ausncia de sabor e odor. No representa risco sade, porm questiona-se a conabilidade da gua. cloretos: Normalmente originrio existncia de jazidas naturais no caminho percorrido pela gua ou tambm pela poluio por esgoto sanitrio ou euentes industriais. concentrao excessivas de cloretos aceleram a corroso dos metais. sulfatos: Diversos minerais presentes na natureza contm sulfatos. Podem acelerar a corroso dos metais. Fluor: Devem estar no parmetro adequado para auxiliar na preveno da crie.

Padres de Natureza Sanitria

Constituem a maior parcela da lista dos padres de potabilidade e so responsveis pela evitar a incidncia de doenas cujos vetores sejam transportados pela gua. A contaminao sanitria da gua de consumo um dos principais fatores de mortandade humana na histria. As doenas de veiculao hdrica geralmente so provocadas por microorganismos como vrus, bactrias , protozorios e vermes, exceto nos casos de intoxicaes provocadas por substncias qumicas. No existe gerao espontnea de seres vivos, o que signica que todos os microorganismos encontrados na gua so produzidos pela reproduo dos prprios seres idnticos preexistentes. Cabe ressaltar que normalmente no fazem parte do meio aqutico. A determinao da potencialidade de uma gua transmitir doenas pode ser efetuada de forma indireta, atravs dos organismos indicadores de contaminao fecal, pertencentes ao grupo de coliformes. Tais organismos no so patognicos, mas do uma satisfatria indicao de quando uma gua apresenta contaminao por fezes humanas ou de animais, e por conseguinte, a sua potencialidade para transmitir doenas, visto que podem veicular agentes patognicos. As seguintes razes principais explicam o emprego do grupo coliforme como indicador de contaminao fecal : Apresentam-se em grande quantidade nas fezes humanas. Cerca de 1/3 a 1/5 do peso das fezes humanas constitudo por bactrias do grupo coliforme; Apresentam-se em grande nmero apenas nas fezes do homem e de animais de sangue quente, fato este essencial, pois se existissem tambm nos intestinos de animais de sangue frio deixariam de ser bons indicadores de poluio; Os coliformes apresentam resistncia aproximadamente similar maioria das bactrias patognicas intestinais, caracterstica importante pois no seriam bons indicadores de contaminao fecal se morressem mais rapidamente que o agente patognico. A determinao do indicador de coliformes se faz por tcnica bem estabelecida, que o expressa em nmero mais provvel (NMP) de coliformes por 100 ml de amostra de gua. Alm do indicador de contaminao fecal, so realizados exames hidrobiolgicos para determinao de microorganismos como algas, bactrias, protozorios, vermes, larvas de inseto e etc. A presena dos coliformes constituem-se indicadores de contaminao.

gua potabilizvel Do ponto de vista tcnico qualquer gua potabilizvel. A estaes convencionais de tratamento de gua buscam eliminar a presena de colides e materiais em suspenso, bem como dos organismos remanescentes pela desinfeco com a utilizao de cloro.
4

Do ponto de vista econmico, entretanto, certos tipos de poluentes demandam tratamentos especiais para sua remoo, que podem inclusive implicar em escolha de outro manancial ou ponto de captao.

Sistema de Tratamento de gua supercial


De maneira geral, um sistema de tratamento convencional composto de Adutora, oculadores, decantadores, ltros e reservatrios e denominado convencional por ser comumente encontrado na maioria das estaes de tratamento de gua. A gura a seguir mostra o sistema descrito:

De maneira sucinta, so as seguintes as suas partes: Oxidao: O primeiro passo oxidar os metais presentes na gua, principalmente o ferro e o mangans, que normalmente se apresentam dissolvidos na gua bruta. Para isso, injeta-se cloro ou produto similar, pois tornam os metais insolveis na gua, permitindo, assim, a sua remoo nas outras etapas de tratamento. Coagulao: A remoo das partculas de sujeira se inicia no tanque de mistura rpida com a dosagem de sulfato de alumnio ou cloreto frrico. Estes coagulantes, tm o poder de aglomerar a sujeira, formando ocos. Para otimizar o processo adiciona-se cal, o que mantm o pH da gua no nvel adequado. Floculao: Na oculao, a gua j coagulada movimenta-se de tal forma dentro dos tanques que os ocos misturam-se, ganhando peso, volume e consistncia. Decantao: Na decantao, os ocos formados anteriormente separam-se da gua, sedimentando-se, no fundo dos tanques.
5

Filtrao: A gua ainda contm impurezas que no foram sedimentadas no processo de decantao. Por isso, ela precisa passar por ltros constitudos por camadas de areia ou areia e antracito suportadas por cascalho de diversos tamanhos que retm a sujeira ainda restante. Desinfeco: A gua j est limpa quando chega a esta etapa, mas ela recebe ainda mais uma substncia: o cloro. Este elimina os germes nocivos sade, garantindo tambm a qualidade da gua nas redes de distribuio e nos reservatrios. Correo de pH: Para proteger as canalizaes das redes e das casas contra corroso ou incrustao, a gua recebe uma dosagem de cal, que corrige seu pH. Fluoretao: Finalmente a gua uoretada, em atendimento Portaria do Ministrio da Sade. Consiste na aplicao de uma dosagem de composto de or (cido uossilcico). A uoretao reduz a incidncia da crie dentria, especialmente no perodo de formao dos dentes, que vai da gestao at a idade de 15 anos.

Sistema de Tratamento de gua subterrnea


A gua captada atravs de poos profundos, na maioria das vezes, no precisa ser tratada, bastando apenas a desinfeco com cloro. Isso ocorre porque, nesse caso, a gua no apresenta qualquer turbidez, eliminando as outras fases que so necessrias ao tratamento das guas superciais. Reservao A gua armazenada em reservatrios, com duas nalidades: manter a regularidade do abastecimento, mesmo quando necessrio paralisar a produo para manuteno em qualquer uma das unidades do sistema; atender s demandas extraordinrias, como as que ocorrem nos perodos de calor intenso ou quando, durante o dia, usa-se muita gua ao mesmo tempo (na hora do almoo, por exemplo). Quanto sua posio em relao ao solo, os reservatrios so classicados em subterrneos (enterrados), apoiados e elevados. Redes de distribuio Para chegar s casas, a gua passa por vrios canos enterrados sob a pavimentao das ruas da cidade. Essas canalizaes so chamadas redes de distribuio. Para que uma rede de distribuio possa funcionar perfeitamente, necessrio haver presso satisfatria em todos os seus pontos. Onde existe menor presso, instalam-se bombas, chamadas boosters, cujo objetivo bombear a gua para locais mais altos. Muitas vezes, preciso construir estaes elevatrias de gua, equipadas com bombas de maior capacidade. Nos trechos de redes com presso em excesso, so instaladas vlvulas redutoras.

Ligaes domiciliares A ligao domiciliar uma instalao que une a rede de distribuio rede interna de cada residncia, loja ou indstria, fazendo a gua chegar s torneiras. Para controlar, medir e registrar a quantidade de gua consumida em cada imvel, instala-se um hidrmetro junto ligao. A tarifa mnima da COPASA d direito a um consumo residencial de 6.000 litros de gua por ms. Ultrapassar esse limite, a conta de gua calculada sobre a quantidade de litros que foi consumida e registrada pelo hidrmetro.

Bibliograa:
Vianna, Marcos. Hidrulica aplicada s estaes de tratamento de gua. 4 Edio. Imprimatur Artes, ltda. 2002. Sperling, Marcos. Introduo qualidade das guas e ao tratamento de esgotos. Volume 1. 3 Edio. Universidade Federal de Minas Gerais. 2005 Filippo, Sandro. Saneamento Bsico I. Instituto Militar de Engenharia. Apostila. 2002 COPASA. Tratamento de gua. Disponvel em www.copasa.com.br Servio Autnomo de gua e Esgoto de Aracruz. Disponvel em http:// www.saaeara.com.br/arquivos/outros/Tratamento_de_Agua.pdf

Вам также может понравиться