Вы находитесь на странице: 1из 5

PRTICA PROCESSUAL CIVIL

III Actos Processuais das Partes

Rui Correia Brs 07-11-2012

3.1 Forma dos actos


Segundo o artigo 138. n. 1, os actos processuais devem ter a forma que, nos termos mais simples, sejam os mais adequados ao fim que visam atingir. O n. 5 desse artigo permite o uso de meios electrnicos no tratamento e execuo de actos ou peas processuais. A regulao da utilizao dos meios electrnicos feita, por remisso do artigo 138.-A, pela Portaria 114/2008, que o diploma que regula a Tramitao Electrnica dos Processos Judiciais CITIUS. Os actos processuais que devam ser praticados por escrito pelas partes so apresentados a juzo preferencialmente por transmisso electrnica de dados, de acordo com o artigo 150. n.1. O art. 151. n. 2 prev nas aces, seus incidentes e nos procedimentos cautelares, a obrigao de deduzir por artigos, os factos que interessam fundamentao do pedido ou da defesa. Artigo 142. n. 1 - A forma dos diversos actos processuais regulada pela lei que vigore no momento em que so praticados.

3.2 Lugar da prtica dos actos


Artigo 149. n. 1 - Os actos judiciais realizam-se no lugar onde possam ser mais eficazes mas podem ser praticados em lugar diferente, por motivo de deferncia ou de justo impedimento. Artigo 149. n. 2 - Nos casos em que no h uma razo que imponha outro lugar, os actos devem ser praticados no tribunal.

3.3 - Modalidades de Prazo


Em primeiro lugar, h que distinguir entre o prazo processual e o prazo substantivo: O prazo processual o prazo a que est sujeito qualquer acto a praticar dentro do processo. O prazo substantivo aquele que no se destina a marcar o perodo de tempo durante o qual deve ser praticado, dentro de um processo, determinado acto. Exemplo: prazo da usucapio.

Dependendo do acto em questo, o prazo processual determinado pela lei processual ou pelo tribunal.

O prazo processual pode ser peremptrio ou dilatrio (art. 145. n. 1 e 2): O prazo peremptrio o perodo de tempo dentro do qual um acto pode ser realizado. Exemplo: O prazo de 30 dias para contestar, um prazo peremptrio (art. 486. n. 1). O prazo dilatrio difere para certo momento a possibilidade de realizao de um acto ou o incio da contagem de um outro prazo. uma adio ao prazo peremptrio. Exemplo: Se o ru for citado nas regies autnomas, correndo o processo no continente, h uma dilao de 15 dias para a contestao (art. 252.-A n. 2)

Quando o prazo peremptrio se seguir a um prazo dilatrio, os dois contam-se como se fossem um s (art. 148.).

As regras da contagem dos prazos


Ter um processo em mos sempre sinnimo de ter prazos para cumprir. Por isso, essencial que cada advogado tenha bem presente as regras necessrias para que no caia em erros fatais na altura de os cumprir. Em primeiro lugar, h que saber quando que se considera que uma citao ou notificao foi feita: No caso da citao, o mais comum esta ser feita por carta registada com aviso de recepo (art. 236.). De acordo com o art. 238., a citao considera-se feita no dia em que for assinado o aviso de recepo. No caso das notificaes, a primeira regra a reter que se a parte tiver advogado, as notificaes da secretaria so feitas na pessoa deste (art. 253. n. 1). Quanto ao tipo de notificaes, estas podem ser: Postais presumem-se feitas no terceiro dia posterior ao do registo, ou no primeiro dia til seguinte a esse, quando o no seja (art. 254. n. 3); Por transmisso electrnica de dados presumem-se feitas na data da expedio (art. 254. n. 5), presumindo-se por sua vez que a expedio feita no terceiro dia posterior ao da elaborao, ou no primeiro dia til seguinte a esse, quando o final do prazo termine em dia no til (art. 21.-A n.5 da Portaria 114/2008).

Quanto s notificaes entre os mandatrios das partes, consideram-se feitas de acordo com as mesmas regras das notificaes da secretaria -- tanto nas postais como nas por transmisso electrnica.

Quanto contagem do prazo propriamente dito, as regras so as seguintes: Art. 279. b) do Cdigo Civl na contagem do prazo no se inclui o dia em que se considera que foi feita a citao ou a notificao, pois este considerado o dia zero. Art. 144. n. 1 - o prazo continuo contando-se assim os fins-de-semana e feriados. O prazo suspende-se durante as frias judiciais excepto se a sua durao for igual ou superior a 6 meses ou se tratar de actos a praticar em processos que a lei considere urgentes. Art. 144. n. 2 quando o prazo terminar em dia em que os tribunais estiverem encerrados, transfere-se o seu termo para o primeiro dia til seguinte. Art. 260.-A n. 4 nas notificaes entre mandatrios, se estas ocorrerem no dia anterior a feriado, sbado, domingo ou frias judiciais, o prazo para a resposta inicia-se no primeiro dia til seguinte ou no primeiro dia posterior ao termo das frias judiciais, respectivamente, salvo nos processos judiciais que correm termos durante as frias judiciais.

3.4 - Prazo Supletivo Legal


Artigo 153. n. 1 - Quando no h disposio especial ou o juiz no fixe um prazo, o prazo supletivo de 10 dias para as partes:

Requererem qualquer acto ou diligncia, arguirem nulidades, deduzirem incidentes ou exercerem qualquer outro poder processual; Responder ao que for deduzido pela parte contrria.

3.5 Suspenso e interrupo do prazo


Quando o prazo est suspenso, este fica como que parado no tempo, congelado; os dias no se contam nessa altura. Assim que termina a suspenso, o prazo volta a correr, acrescentando-se ao tempo que j tinha passado antes da suspenso. Distingue-se assim a suspenso da interrupo do prazo, visto que neste ltimo, h um reincio da contagem do prazo, ignorando o tempo que j tinha passado antes da interrupo. O prazo suspende-se durante as frias judiciais, excepto se: Esse prazo for de durao igual ou superior a 6 meses; Ou se tratar de actos a praticar em processos que a lei considere urgentes (como o caso dos procedimentos cautelares).

As frias judiciais esto previstas no art. 12. da LOFTJ: De 22 de Dezembro a 3 de Janeiro; Do Domingo de Ramos segunda-feira de Pscoa;

E de 16 de Julho a 31 de Agosto.

Nos dias em que os tribunais esto encerrados ou durante as frias judiciais, no se praticam actos processuais (art. 143. n. 1), excepto (art. 143. n. 2): As citaes; As notificaes; Os actos que se destinam a evitar dano irreparvel.

3.6 Justo Impedimento


Artigo 146. n. 1 - o evento no imputvel parte nem aos seus representantes ou mandatrios, que obste prtica atempada do acto. Exemplo: o Advogado fica doente e por isso, no consegue cumprir o prazo para a entrega da contestao. A jurisprudncia tem entendido que o justo impedimento no deve ser facilitado, j que devem ser afastados os casos em que h uma manifesta falta de cuidado por parte das partes, representantes ou mandatrios. Artigo 146. n. 2 a parte que alegar o justo impedimento, oferecer logo a respectiva prova para que o juiz, aps ouvida a parte contrria, decida se permite ou no a prtica do acto fora do tempo. Artigo 146. n. 3 - O justo impedimento de conhecimento oficioso quando deriva de um facto notrio e seja previsvel que o acto no possa ser praticado dentro do prazo.

Вам также может понравиться