Вы находитесь на странице: 1из 13

ATUALIDADES

Prof. Hlio Buenaga CEC - CONCURSO QUADRO GERAL DO ESTADO DO TOCANTINS

ATUALIDADES Tpicos relevantes e atuais de diversas reas, tais como poltica, economia, sociedade, educao, tecnologia, energia, relaes internacionais, desenvolvimento sustentvel, responsabilidade socioambiental, segurana e ecologia, e suas vinculaes histricas.

INTRODUO Falar em atualidades nos remete, j de partida , a algumas problematizaes. O que atual? O que aconteceu a dois ou trs anos atrs estaria desatualizado? Levando-se em considerao a velocidade com que os fatos se sucedem, criando novas situaes, ou modificando aquelas mesmas situaes, que acabam de ser criadas, possvel um conhecimento atualizado? possvel um conhecimento histrico do Tempo Presente? Apesar das dificuldades e dos questionamentos que se podem levantar em torno dessa temtica, existem alguns terrenos seguros aos quais podemos nos debruar. Com frequncia relaciona-se o tema atualidades com outro: Conhecimentos Gerais. Assim, apenas passamos para uma outra srie de problemas com natureza semelhante, pois, afinal, o que conhecer uma generalidade? Como fazemos para conhecer o TODO? possvel um Conhecimento Geral? Como possuir um conhecimento amplo e ilimitado de TUDO que se passa nas mais diversas reas da atividade humana? Como uma possibilidade de desvendar esse n ao qual essas perguntas nos remetem devemos, por bom senso, definir algumas prioridades. Inicialmente, entender atualidades como o domnio global de tpicos atuais e relevantes. A relevncia de tais tpicos, se d em funo dos objetivos que se almeja, ou seja, dos contedos programticos do concurso, que procuram orientar o candidato, destacando os tpicos em que se dever estar atento, tais como: poltica, economia, sociedade (movimentos socias, organizaes no-governamentais, educao, tecnologia, energia, ecologia, relaes internacionais, desenvolvimento sustentvel e segurana pblica. Desse modo, j se restringiu, pelo menos um pouco, o campo de estudo. Passamos de generalidades para tpicos definidos. Ainda nesse sentido, j sabemos que NEM TUDO nos interessa, mas ser que importante saber o nome do Presidente da Costa do Marfim? Ou se ele esta cumprindo com suas promessas de campanha? Ou se o ex-presidente Bill Clinton teve um novo affair, enquanto na Casa Branca, ou atualmente, em seu giro conferencista pelo mundo, j que sua esposa atua no senado norte-americano? Ou qual o dficit da balana comercial de Serra Leoa? Ou ainda qual a taxa de analfabetismo no Marrocos? Afinal, TODAS essas questes, a princpio, encontram-se ligadas aos tpicos relacionados. A resoluo desse novo problema, por ora levantado, no encontra-se explicitamente no programa do concurso, mas fica subententido por questo de bom senso. Ou seja, um concurso nacional, ento refere-se a atualidades e seus tpicos, atravs da definio de prioridades e de um desencadeamento global de conhecimentos e noes de fatos que se relacionam a atualidade brasileira. Temporalmente, isso abrange fatos mais relevantesj

Pgina

relacionados aos tpicos, durante o ano corrente, e fatos anteriores relevantes para os desdobramentos atuais dos mesmos. A partir de ento vejamos, um a um, os tpicos: poltica, economia, sociedade (movimentos socias, organizaes no-governamentais, educao, tecnologia, energia, ecologia, relaes internacionais, desenvolvimento sustentvel e segurana pblica.

Definies de conceitos Poltica: Poltica denomina-se a orientao ou a atitude de um governo em relao a certos assuntos e problemas de interesse pblico: poltica financeira, poltica educacional, poltica social, poltica do caf etc.; Economia: (clssico)Economia o estudo do processo de produo, distribuio, circulao e consumo dos bens e servios (riqueza). (moderno) Consistiria em estudar os meios da alocao desses recursos para atingir determinado fim, qualquer que seja a natureza deste ltimo. Sociedade: o conjunto de pessoas que compartilham propsitos, gostos, preocupaes e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade. Educao: Engloba ensinar e aprender. um fenmeno visto em qualquer sociedade, responsvel pela sua manuteno e perpetuao a partir da passagem, s geraes que se seguem, dos meios culturais necessrios convivncia de um membro na sua sociedade. Tecnologia: um termo que envolve o conhecimento tcnico e cientfico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento. como se aplica o conhecimento de forma concreta. Pode ser definida de quatro formas bsicas: As clssicas: Fogo, roda, agricultura, escrita, etc As avanadas: Biotecnologia, gentica, nanotecnologia, etc... De comunicao: Satlites, gravaes, vdeos, etc... Eltrica fundamental: eletricidade, transmio de energia, informtica Energia Se refere "ao potencial inato para executar trabalho ou realizar uma ao", ou seja, qualquer coisa que realiza um tipo de trabalho. Relaes Internacionais: uma cincia poltica dedicada ao estudo das relaes entre Estados, sejam elas diplomticas, comerciais, legislativas. So estudadas atravs das seguintes reas: poltica externa, economia poltica, segurana internacional, legislao internacional, instituies internacionais e o processo de globalizao.

Pgina

Desenvolvimento Sustentvel Segundo a Comisso Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CMMAD) da Organizao das Naes Unidas, aquele que atende s necessidades presentes sem comprometer a possibilidade de que as geraes futuras satisfaam as suas prprias necessidades. Idias: Ecodesenvolvimento (Eco -92) = Agenda 21 (170 pases) Joanesburgo 2002 = trs pilares interdependentes e mutuamente sustentadores desenvolvimento econmico, desenvolvimento social e proteo ambiental.

Responsabilidade scio ambiental: PII (Projeto de Implementao Internacional) apresenta quatro elementos principais do Desenvolvimento Sustentvel sociedade, ambiente, economia e cultura. Segurana: a condio de estar protegido de perigo ou perda. divulgada e assegurada atravs de um conjunto de convenes sociais, denominadas medidas de segurana. Ecologia: O estudo do lugar onde se vive. Se divide em trs ramos de estudo: A autoecologia considera os organismos e como estes reagem aos fatores ambientais; A demoecologia ou dinmica das populaes um ramo da Ecologia que trata do estudo de cada populao em separado; A Sinecologia se dedica ao estudo das comunidades. Trata das relaes entre as populaes, como por exemplo as relaes predador-presa, estudando as vrias populaes em conjunto.

Blocos Econmicos: O que so e quais os principais Desde os anos 1960, pases geograficamente prximos tm estabelecido relaes comerciais privilegiadas entre si, formando os chamados blocos econmicos. O produto melhor integrado e mais bem-sucedido dessa tendncia - ligada globalizao e s polticas neoliberais - a Unio Europia. Mas, veja abaixo outros exemplos:

Nafta (Acordo de Livre Comrcio da Amrica do Norte) Entrou em vigor em 1994, liderado pelos Estados Unidos, com Canad e Mxico. At 2009, todas as barreiras tarifrias internas devem ser eliminadas. Mercosul (Mercado Comum do Sul) Existe desde 1991 e rene Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Em meados dos anos 1990, a eliminao das tarifas internas e a definio de taxas de importao comuns em relao ao resto do mundo aumentaram em cinco vezes o comrcio entre os pases. Recentemente, a desvalorizao da moeda brasileira e a crise argentina causaram conflitos entre os dois maiores scios, mas as trocas voltaram a crescer a partir de 2003.

Pgina

Desde a sua criao, ficou clara a di sposio do Mercosul a integrar os pases vizinhos. Em 1996, um ano aps a criao da Unio Aduaneira, a Bolvia e o Chile foram incorporados na condio de Estados Associados. Um Estado Associado beneficiado com a possibilidade de maior intercmbio comercial com os pases do bloco, com redues de barreiras tarifrias e no-tarifrias. Porm, no participam das decises econmicas, polticas ou institucionais. Desde 2004, a Venezuela, a Colmbia, o Equador e o Peru passaram, tambm, condio de Estados Associados. Apec (Cooperao Econmica da sia e do Pacfico) Criada em 1989, prope formar at 2020 uma zona de livre-comrcio entre 20 pases da sia, Oceania e Amrica, no entorno do oceano Pacfico. Em 2002, foi o maior bloco do planeta em volume de negcios. Comunidade Andina Instituda em 1969, objetiva integrar economia e comrcio de Bolvia, Colmbia, Equador, Peru e Venezuela. Em 2004, a comunidade assinou um acordo de livre-comrcio com o Mercosul. Alca (rea de Livre Comrcio das Amricas) Idealizada em 1994, para ser implantada a partir de 2005, est com as negociaes emperradas. Pretende zerar os impostos de comrcio exterior entre todos pases americanos, exceto Cuba. Tem potencial para ser mais poderosa que a UE, mas h muitas divergncias entre os pases, sobretudo entre Estados Unidos e Brasil, sobre as condies para livre acesso aos mercados. Unio Europia

O que a Unio Europia? A UE (Unio Europia) um bloco econmico, poltico e social de 27 pases europeus que participam de um projeto de integrao poltica e econmica..Os pases integrantes so: Alemanha, ustria, Blgica, Bulgria. Chipre, Dinamarca, Eslovquia, Eslovnia, Espanha, Estnia, Finlndia, Frana, Grcia, Hungria, Irlanda, Itlia, Letnia, Litunia, Luxemburgo, Malta, Pases Baixos (Holanda), Polnia, Portugal, Reino Unido, Repblica, Romnia e Sucia. Macednia, Cracia e Turquia encontram-se em fase de negociao.Estes pases so politicamente democrticos, com um Estado de direito em vigor. O tratados que definem a Unio Europia so: o Tratado da Comunidade Europia do Carvo e do Ao (CECA), o Tratado da Comunidade Econmica Europia (CEE), o Tratado da Comunidade Europia da Energia Atmica (EURATOM) e o Tratado da Unio Europia (UE), o Tratado de Maastricht, que estabelece fundamentos da futura integrao poltica. Neste ltimo tratado, se destaca acordos de segurana e poltica exterior, assim como a confirmao de um Constituio Poltica para a Unio Europia e a integrao monetria, atravs do euro. Para o funcionamento de suas funes, a Unio Europia conta com instituies bsicas como o Parlamento, a Comisso, o Conselho e o Tribunal de Justia. Todos estes rgos possuem representantes de todos os pases membros A Moeda nica : o euro Pgina Com o propsito de unificao monetria e facilitao do comrcio entre os pases membros, a Unio Europia adotou uma nica moeda. A partir de janeiro de 2002, os pases

membros (exceo da Gr-Bretanha) adotaram o euro para livre circulao na chamada zona do euro, que envolve 16 pases. Objetivos da Unio Europia Promover a unidade poltica e econmica da Europa; Melhorar as condies de vida e de trabalho dos cidados europeus; Melhorar as condies de livre comrcio entre os pases membros; Reduzir as desigualdades sociais e econmicas entre as regies; Fomentar o desenvolvimento econmico dos pases em fase de crescimento; Proporcionar um ambiente de paz, harmonia e equilbrio na Europa. ONU Organizao das Naes Unidas A ONU uma organizao intergovernamental com sede em Nova York e sucedeu a Liga das Naes. A carta das Naes Unidas foi assinada em So Francisco, no dia 26/06/1945 aps o trmino da Conferncia sobre Organizao Internacional e entrou em vigor no dia 24/10/1945 junto com o Estatuto da Corte Internacional de Justia e onde a Frana, Inglaterra, EUA, China e URSS obtiveram uma representao permanente e o direito de veto no Conselho de Segurana. Anterior a ONU, foram assinadas a Carta do Atlntico em 14/08/1941, depois a Declarao das Naes Unidas em 01/01/1942 em Washington e a Declarao de Moscou em 30/10/1943. Propsitos: 1 Manter a paz e segurana internacional. 2 Desenvolver relaes de igualdade de direitos entre as naes. 3 Conseguir uma cooperao internacional para resolver problemas. 4 Trazer a harmonia de ao das naes. Princpios: 1 A Organizao se baseia na igualdade soberana de todos os membros. 2 Todos os membros devem cumprir suas obrigaes. 3 Conseguir uma cooperao internacional para resolver problemas. 4 Trazer a harmonia de ao das naes. 5 Todos devero dar assistncia s outras naes. 6 A ONU far que os Estados no membros ajam de acordo com estes princpios. 7 Nenhuma nao pode obrigar os outros membros a submeterem tais assuntos a uma soluo. Lngua Oficial: rabe, ingls, francs, espanhol, chins e russo. Composio: 185 membros, sendo a admisso feita pela Assemblia Geral sob recomenda do Conselho de Segurana. Estrutura (principais rgos): Assemblia Geral h reunio uma vez por ano para discutirem qualquer questo que afete a paz e a segurana, com a participao de todos os Estados Membros que possuem no mximo 5 representantes cada. Tem como funes:

Pgina

iniciar estudos visando promover a cooperao poltica internacional, o desenvolvimento do Direito Internacional e a colaborao internacional nos setores econmico, social, cultural, educacional e de sade; receber e analisar relatrios dos demais rgos; eleger os membros dos outros rgos; aprovar o oramento das Naes unidas e determinar a cota de contribuio de cada membro. Conselho de Segurana encarregado de manter a paz e segurana, podendo pedir apoio s foras armadas de outros Estados-Membros. Este composto por 15 membros, sendo 5 permanentes e 10 no permanentes eleitos por 2 anos e cada membro ter apenas 1 representante. Conselho Econmico Social (ECOSOC) composto por 54 membros eleitos pela Assemblia Geral por 3 anos e responsvel por questes sociais, econmicas, educativas e sanitrias. Cada membro ter 1 representante. Este Conselho poder convocar conferncias internacionais sobre assuntos de sua competncia, ou seja, os membros se renem quando necessrio. Corte Internacional de Justia o principal rgo judicirio das Naes Unidas. Esta com sede em Haia, composta por um corpo de juizes (15) escolhidos por competncia, eleitos pela Assemblia Geral e pelo Conselho de Segurana com mandato de 9 anos. Conselho de Tutela encarregado de colocar em prtica o Regime de Tutela, ou seja, os encarregados administram os territrios sob o regime de tutela internacional para promoverem o progresso dos habitantes do local e dar condies para a independncia. Seu papel declinou com a descolonizao, inclusive de providenciar visitas peridicas aos territrios tutelados. Obs: Em 01/11/1994 o Conselho suspendeu suas atividades em razo do ltimo territrio no mundo ainda tutelado ter se tornado independente. Secretariado Geral composto por um secretrio geral e seus ajudantes. O secretrio nomeado pela Assemblia Geral sob recomendao do Conselho de Segurana. O rgo tem o papel de negociador nas questes internacionais. O secretrio far um relatrio anual para a Assemblia Geral sobre os trabalhos da Organizao e participar de todas as reunies do restante dos rgos. A ONU possui organismos intergovernamentais especializados que apresentam relatrios anuais ao ECOSOC, so eles: OIT Organizao Internacional do Trabalho. FAO Fundo das Naes Unidas para Agricultura e Alimentao. UNESCO Organizao das Naes Unidas para Educao, Cincia e Cultura. OMS Organizao Mundial de Sade. BIRD Banco Mundial ou Banco Internacional de Reconstruo e Desenvolvimento.

CFI Corporao Financeira Internacional FMI Fundo Monetrio Internacional.

Pgina

IDA Associao Internacional de Desenvolvimento.

OACI Organizao de Aviao Civil Internacional. UPU Unio Postal Universal. UIT- Unio Internacional de Telecomunicaes. OMM Organizao Mundial Meteorolgica. OMI Organizao Martima Internacional. OMPI Organizao Mundial de Propriedade Intelectual. FIDA Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrcola. GATT Acordo Geral de Tarifas e Comrcio. ONUDI Organizao das Naes Unidas para o Desenvolvimento Industrial. IAEA Agncia Internacional de Energia Atmica.

Programas e Fundos com objetivo econmico, social e humanitrio: PNUD Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento. UNICEF Fundo das Naes Unidas para a Infncia. PNUMA Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente ACNUR Alto Comissariado das Naes Unidas para os Refugiados. UNFPA Fundo de Populao das Naes Unidas. HABITAT Centro das Naes Unidas para Assentamentos Humanos. UNU Universidade das Naes Unidas. UNDRO Escritrio do Coordenador das Naes Unidas para Socorro em Casos de Desastres. UNCTAD Conferncia das Naes Unidas sobre Comrcio e Desenvolvimento. Fonte: Carta das Naes Unidas e Estatuto da Corte Internacional de Justia

Pgina

RELAES INTERNACIONAIS EUA: - Doutrina Bush: unilateralidade/ uso da fora 11 de setembro ataque WTC/ Terrorismo Quem o inimigo? Choque de Civilizaes? Ataques ao Afeganisto e ao Iraque Queda de Saddam/ Forca Imigrao: Imigrantes = 36 milhes de pessoas 1/3 so mexicanos 12 milhes de pessoas imigrantes ilegais = 12 milhes de pessoas (Pew Hispanic Center) 56% ou 6,2 milhes so Mexicanos 36% da mo-de-obra americana Construo do muro/NAFTA = ampliar comrcio x barrar trnsito de pessoas *700 bilhes de dlares no comrcio Legalizao X Deportao Partido Republicano = Deportao/ fora nos Estados do Sul Partido Democrata = Legalizao/fora nos Estados do Norte Recesso econmica= crise imobiliria Eleies: Obama x McCann Posicionamentos: DOHA/KYOTO Iraque: Crise interna = conflitos tnicos + invaso EUA Sunitas (30%) X Xiitas (60%) X Curdos (5%) Queda de Saddam Tropas americanas no Iraque Ir: Acusado de municiar Xiitas do Iraque Armas Nucleares X petrleo Ir diz que pode atingir Israel com msseis se for atacado Tanto Israel quanto os Estados Unidos no descartaram a possibilidade de usar a fora contra o Ir caso a diplomacia no consiga resolver o atual impasse em torno das ambies nucleares dos iranianos. + 4 mil centrfugas nucleares (industrializao?) Palestina: Conflito tnicos e crise poltica Hamas (Gaza) X Al Fatah (Cisjordnia) Autoridade Palestina = Al Fatah (Mahamoud Abbas) Maioria Legislativa = Hamas Palestina X Israel = Nascentes do Jordo/Colinas de Gol/Faixa de Gaza Polnia: Escudo anti-msseis americanos Coria do Norte: Testes Nucleares (out/2006) chantagem nuclear/ ameaas de embargo econmico Ban-ki-Moon na ONU (sul-coreano) Suspenso do programa nuclear (2007) Tratado de no agresso (2008) Intermediao de Bill Clinton (2009)

regio de importncia geo-estratgica para o EUA

Pgina

Afeganisto: Talibs/produo de pio

BRASIL 1994 - Lanamento do Plano Real, pelo ento Ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso 1995 - Assume a Presidncia Fernando Henrique Cardoso, eleito por maioria no primeiro turno da eleio do ano anterior. Caractersticas Privatizaes Emprstimos do FMI Programas de universalizao do Ensino Fundamental bolsa escola, livros didticos fim do trabalho infantil. 1999 - Reeleio de Fernando Henrique Cardoso GOVERNO LULA (2003 - 2009) 2003 - Assume a presidncia Luiz Incio Lula da Silva, aps ser derrotado trs eleies seguidas. Foi o primeiro presidente originrio das classes populares (migrante nordestino, foi torneiro mecnico e sindicalista). Os dois primeiros anos do governo Lula foram marcados pela busca da governabilidade com o aperto econmico e ortodoxia fiscal. Os dois ltimos, por instabilidade poltica gerada por denncias de corrupo que atingiram os principais nomes do governo e do Partidos dos Trabalhadores. Programas Sociais: (emergenciais e assistencialistas) BOLSAS Aumento gradativo e contnuo do Salrio Mnimo acima da inflao 2006 - Reeleio de Luiz Incio Lula da Silva Reformas: Poltica; Previdenciria e Tributria Violncia: Mapa da Violncia 46 mil homicdios/ano mdia RJ 2300 mortes. Recife (PE) e Vitria (ES) maior ndice de homicdios por 100 mil 90 hb. 2007 - Ministrio da Justia lanou o Programa Nacional de Segurana Pblica com Cidadania aes sociais e represso qualificada Lei Maria da Penha (ago 2006) Educao Plano de Desenvolvimento da Educao nivelar o Brasil com pases desenvolvidos at 2021 estabelece piso salarial e programas de avaliaes de desempenho. Provo ENADE universitrio ENEM E. Mdio ProUni Provinha Brasil

Pgina

Meio Ambiente Transposio do Rio So Francisco Integrao do rio s bacias hidrogrficas do nordeste, levando guas para o nordeste. Orado em 6,5 bi, sero construdos dois canais, com 700 km de extenso, atendendo 12 milhes de pessoas no semi-rido. Isso corresponde a 3,4% da vazo total do rio.

Bolsas do governo Lula

Bolsa-famlia: Transferncia direta de renda para famlias. 11 milhes de famlias recebem. O Bolsa Famlia atende famlias com renda de at R$ 140,00 por pessoa, divididas em dois grupos: 1) As famlias com renda de at R$ 70 por pessoa tero, a partir de setembro, o direito ao benefcio bsico, de R$ 68,00, mais o benefcio varivel de R$ 22,00 (de acordo com o nmero de crianas de at 15 anos) no limite de trs benefcios, alm do benefcio de R$ 33 para adolescentes de 16 e 17 anos ( no limite de dois benefcios). Com isso, essas famlias passam a recebem valores entre R$ 68,00 e R$ 200,00. 2) No caso das famlias com renda por pessoa de R$ 70,00 a R$ 140, so pagos apenas os benefcios variveis: R$ 22,00 (de acordo com o nmero de crianas de at 15 anos) no limite de trs benefcios, alm do benefcio de R$ 33,00 para adolescentes de 16 e 17 anos (no limite de dois benefcios). Com isso, essas famlias passam a receber de R$ 22,00 a R$ 132,00. R$ 12 bilhes gastos em 2009 Auxliogs: Para famlias de at meio salrio mnimo per capita. Auxlio de R$ 7,50 por ms. 276,7 mil beneficiados. Mulheres da Paz: Capacitao de lderes femininas em regies violentas para incluir jovens em programas sociais. R$ 190 por ms. 90 mil beneficiadas. R$ 4,6 milhes investidos em 2008 Erradicao do Trabalho Infantil: parceria entre o Executivo para atender em 3402 municpios jovens de at 16 anos. Auxlio de R$40 para rea urbana e R$25 para rural. 875,554 beneficiados. R$ 333 milhes investidos em 2008 Brasil Alfabetizado: Professores recebem bolsa auxlio para fora do horrio de trabalho ministrar aula. Tambm auxilia alunos para comparecerem nas aulas. O benefcio vai de 200 a 300 reais por ms professores. 1 milho de alunos alfabetizados em 2007. Reservista Cidado: Capacitao de jovens em cursos para mobilizao de jovens vulnerveis socialmente para projetos sociais. Recebem R$ 100 mensais, durante um ano. 63 mil beneficiados.

Pgina

10

R$ 75,6 investidos em 2008. Bolsa-Formao: Policiais militares, civis, agentes penitencirios e bombeiros que recebem at R$1,4 mil que participarem de cursos de formao recebem bolsa. O valor varia de 180 a 400 reais, por um ano podendo ser extendido. 200 mil beneficiados. Bolsa-Atleta: Auxlio para atletas de alto desempenho que no conseguiram patrocnio. O valor varia de 300 a 2,500 reais por ms. 6 mil atletas beneficiados. R$16 milhes investidos em 2008. Pr-jovem:Incentiva a concluso dos estudos e de formao profissional para jovens de 18 a 29 anos. Paga R$ 100 por ms. 510 mil beneficiados. 669 milhes investidos em 2008. Pintando a Liberdade: Auxlio financeiro para detentos do semi-aberto produzirem materiais durante o cumprimento da pena. Parte do dinheiro vai para a famlia e o resto fica em poupana. O valor vai de 350 a 1,7 mil reais, conforme a produo. 12, mil beneficiados R$ 5 milhes investidos em 2008

PAC O PAC mais que um programa de expanso do crescimento. Ele um novo conceito de investimento em infra-estrutura que, aliado a medidas econmicas, vai estimular os setores produtivos e, ao mesmo tempo, levar benefcios sociais para todas as regies do pas. Investimentos em infra-estrutura: (2007 09) Social e Urbana 170,8 bi Logistica de Transporte 58,3 bi Energia 274,8 bi Total 503,9 bi
CRIAO LQUIDA DE POSTOS DE TRABALHO Em milhares de trabalhadores 10 milhes de empregos formais novos

Pgina

11

RESERVAS INTERNACIONAIS Conceito Caixa

Amrica Latina Pases do continente americano que falam espanhol, portugus ou francs. Compreende a quase totalidade da Amrica do Sul e Central Continental. As excees so os pases sul-americanos Guiana e Suriname e o centro-americano Belize, que so pases de lnguas germnicas. Tambm engloba alguns pases da Amrica Central Insular (pases compostos de ilhas e arquiplagos banhados pelo Mar do Caribe) como Cuba, Haiti e Repblica Dominicana. Da Amrica do Norte, apenas o Mxico considerado como parte da Amrica Latina. A Amrica Latina engloba 20 pases: Argentina, Bolvia, Brasil, Chile, Colmbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, Mxico, Nicargua, Panam, Paraguai, Peru, Repblica Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Divises econmicas Regies industrializadas e agrrias: O Cone Sul, que formado pela Argentina, Chile, Uruguai e regio Centro-Sul do Brasil. o plo industrial latino-americano. o centro mais evoludo economicamente do subcontinente, tendo como principais heranas tnicas a portuguesa, a espanhola, a italiana e a alem. A regio do Chaco boliviano que tambm engloba o Paraguai uma regio de agropecuria extensiva.

Pgina

12

O conjunto Andino, onde atividades agrcolas formam a maior fonte de divisas e forte a presena indgena nativa A Amaznia regio que compreende o norte do Brasil e partes de Colmbia, Venezuela, Bolvia e Peru. Na regio das Guianas, os povos ibricos no foram predominantes nas colonizao. As influncias variam do neerlands, ingls, francs ao indiano, mas tambm h a influncia hispnica na Guaiana e lusitana no Amap, alm de elementos de indgenas amaznicos.

Poltica latino americana Geral: aliana com o Ir de Ahdinejad Esquerdizao: programas e polticas de governo

Venezuela: Hugo Chaves Liderana latino-americana Democracia ou ditadura? Relaes bilaterais com EUA: petrodlares Abertura aos produtos brasileiros Estatizaes Perseguies aos meios de comunicaes da oposio Bolvia: Evo Morales - 2005 MAS (movimento ao Socialismo) Encampao da Petrobrs (gs e petrleo) Grande exportador para o Brasil Estatizao da telefonia Colmbia: Alvro Uribe EUA bases militares FARCS Tratado de Cooperacin Amaznica Paraguai: Ex-bispo Fernando Lugo Reviso do tratado de Itaipu Cuba: Ral Modesto Castro Ruz Em 31 de julho de 2006, Ral Castro assumiu o cargo de presidente do Conselho de Estado durante a transferncia temporria de poder em virtude da enfermidade de Fidel Castro, cargo que viria a assumir com plenos poderes a 24 de Fevereiro de 2008. Ocupa os seguintes cargos: presidente, vice-presidente do Conselho de Ministros, primeiro vice-presidente do Conselho de Estado de Cuba, vice-secretrio do Politburo e do Comit Central do Partido Comunista de Cuba (PCC), e Supremo General das Foras Armadas (Exrcito, Marinha e Fora Area), e atual primeiro na Chefia de Comando.

Pgina

13

Вам также может понравиться