Вы находитесь на странице: 1из 14

POLTICA SOCIAL II AV2 AULA 06

O desenvolvimento histrico da poltica de sade no Brasil A construo do Sistema nico de Sade SUS no Brasil. De acordo com Mendes, o sistema de sade transitou entre alguns modelos: Sanitarista campanhista; Mdico assistencial-privatista; Neoliberal. No incio dos anos 90, dois projetos entram em permanente tenso na arena sanitria brasileira: Projeto hegemnico Neoliberal; Projeto contra-hegemnico Reforma Sanitria. De acordo com Vilaa (p.20): Entre eles, estabelece-se uma luta constante nos planos poltico, ideolgico e tcnico, o que faz com que qualquer proposta de sade seja decodificada, por um ou por outro, de acordo com seus pressupostos ou interesses. O modelo de sade adotada tem estreita relao com a economia de cada poca. A economia brasileira, at a metade do sculo XX, era basicamente agroexportadora, baseada no caf. Dessa forma, [...] o que se exigia do sistema de sade era, sobretudo, uma poltica de saneamento dos espaos de circulao das mercadorias exportveis e a erradicao ou controle de doenas que poderiam prejudicar a exportao. Isso determina que, desde o final do sculo XIX at a metade dos anos sessenta, pratique-se, como modelo hegemnico de sade, o sanitarismo campanhista. O sanitarismo campanhista significa uma viso de inspirao militarista de combate a doenas de massa, com criao de estruturas ad hoc, com forte concentrao de decises e com um estilo repressivo de interveno sobre os corpos individual e social.

O processo de industrializao, que ps fim ao modelo econmico agroexportador, induziu ao aparecimento da assistncia mdica da Previdncia Social. (p. 20).

Nesse contexto, o panorama da sade nos sculos XIII, XIX e XX foi: Sculo XVIII assistncia mdica pautada na filantropia e na prtica liberal; Sculo XIX assistncia mdica com campanhas sanitrias; Sculo XX Assistncia mdica com iniciativas mais organizadas e com o incio da interveno estatal. Importante salientar que a preocupao com a sade no Brasil, como expresso da questo social, surge no sculo XX, com a economia agro-exportadora brasileira. Bravo situa a poltica de sade a partir da dcada de 30:

A poltica de sade formulada nesse perodo era de carter nacional, organizada em dois subsetores: o de sade pblica e o de medicina previdenciria. O subsetor de sade pblica ser predominante at meados de 60 e se centralizar na criao de condies sanitrias mnimas para as populaes urbanas e, restritamente, para as do campo. O subsetor de medicina previdenciria s vir sobrepujar o de sade pblica a partir de 1966 (p. 91). A autora nos apresenta dois subsetores em que se dividiu a poltica de sade da poca: Subsetor de sade pblica predominante at a dcada de 1960, com condies sanitrias mnimas para a populao urbana e restrita para a populao rural; Subsetor de medicina previdenciria sobrepujando o subsetor de sade pblica a partir de 1966. Em 1966, aconteceu a juno dos IAPs, com o Instituto Nacional de Previdncia Social o INPS. A dcada de 1980, em relao poltica de sade, foi marcante, em especial com o protagonismo de um importante movimento: o da Reforma Sanitria Segundo Bravo (p. 95-96): A sade, nessa dcada, contou com a participao de novos sujeitos sociais na discusso das condies de vida da populao brasileira e das propostas governamentais

apresentadas para o setor, contribuindo para um amplo debate que permeou a sociedade civil. Sade deixou de ser interesse apenas dos tcnicos para assumir uma direo poltica, estando estreitamente vinculada democracia. Dos personagens que entraram em cena nessa conjuntura, destacam-se: profissionais de sade, representados pelas suas entidades, que ultrapassaram o corporativismo, defendendo questes mais gerais como a melhoria da situao sade e o fortalecimento do setor pblico; o movimento sanitrio, tendo o Centro Brasileiro de Estudo de Sade (CEBES) como veculo de difuso e ampliao do debate em torno da Sade e Democracia e elaborao de contrapropostas; os partidos polticos de oposio, que comearam a colocar nos seus programas a temtica e viabilizaram debates no Congresso para discusso da poltica do setor, e os movimentos sociais urbanos, que realizaram eventos em articulao com outras entidades da sociedade civil.

As principais propostas debatidas eram: Universalizao do acesso sade; Sade como direito social e dever do Estado; Reestruturao do setor atravs de um Sistema Unificado de Sade; Descentralizao do processo decisrio para as esferas estaduais e municipais; Democratizao do poder local, com novos mecanismos, como os Conselhos de Sade. O evento marcante para discusso da sade na dcada de 1980 foi a 8 Conferncia Nacional de Sade, realizada em maro de 1986, em Braslia. Esses acontecimentos Movimento Sanitrio, 8 Conferncia foram fundamentais para o texto constitucional que seria promulgado em 1988, com nossa Constituio Cidad. As propostas avanaram para alm da constituio de um sistema nico de sade, incluindo tambm uma Reforma Sanitria.

Aula 7: Poltica Social Previdncia Social


Conhecer o desenvolvimento histrico da poltica de Previdncia Social no Brasil

Compreender a construo da Matriz terico-metodolgica do Servio Social na Previdncia Social brasileira. Durante o governo de Juscelino Kubitschek, foi promulgada a Lei Orgnica da Previdncia Social - LOPS (Lei n 3.807/60) -, que buscava garantir a uniformidade dos benefcios, numa tentativa de iniciar um sistema de seguridade social no Brasil. Em seu captulo nico, art. 1, definia a Previdncia Social: Art 1. A previdncia social organizada na forma desta lei, tem por fim assegurar aos seus beneficirios os meios indispensveis de manuteno, por motivo de idade avanada, incapacidade, tempo de servio, priso ou morte daqueles de quem dependiam economicamente, bem como a prestao de servios que visem proteo de sua sade e concorram para o seu bem-estar. Entre as polticas de Seguridade Social no Brasil, a Previdncia Social a que teve sua organizao ainda nas dcadas de 1920 e 1930. Seu desenvolvimento histrico conta com diversas medidas e legislaes, tal como seu marco, que a Lei Eli Chaves, em 1923, que cria as Caixas de Aposentadorias e Penses CAPs A poltica de sade era vinculada poltica de previdncia. Essa foi a tnica das aes relativas ao bem-estar da populao o protagonismo da poltica de Previdncia Social, principalmente entre as dcadas de 1920 e 1930. O marco da Previdncia Social no Brasil a Lei Eli Chaves, de 1923: a criao das Caixas de Aposentadorias e Penses - CAPs. Posteriormente, as CAPs foram sendo substitudas pelos Institutos de Aposentadorias e Penses IAPs. A principal diferena entre as CAPs e os IAPs era a sua forma de organizao, onde as CAPs eram organizadas e geridas por trabalhadores e empregadores e os IAPs eram organizados por categorias profissionais. De acordo com a LOPS, os beneficirios da Previdncia Social so os considerados segurados e seus dependentes, sendo excludos desse sistema os servidores civis e militares e trabalhadores rurais. Mas quem so os denominados segurados da Previdncia Social? Segurados da Previdncia Social so os trabalhadores inseridos no mercado formal de trabalho, que contribuem para a Previdncia Social a partir do desconto em folha de pagamento ou trabalhadores inseridos no mercado informal de trabalho e/ou autnomos, que contribuem para a Previdncia Social.

Isso quer dizer que o regime que gere a Previdncia Social de carter contributivo, ou seja, para ter direito a algum benefcio da Previdncia Social auxlio doena, aposentadoria por tempo de servio, idade ou invalidez, etc., necessrio uma determinada contribuio prvia, dependendo do tipo de benefcio que ser solicitado. Reforando: a Previdncia Social destinada a quem contribuir para ela previamente. Na Era Vargas, a Previdncia Social destacava-se entre as demais polticas por conta de assegurar um mnimo de direitos s pessoas que estavam inseridas no mercado formal de trabalho. Em 1966, outro importante marco da Previdncia Social lanado: a criao do Instituto Nacional de Previdncia Social INPS (Decreto-lei n72/66), que visava a uniformizao dos benefcios oferecidos pelos IAPs. O Decreto-lei n99.350/90 criou o Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS. A Constituio Federal de 1988 confere Previdncia Social status de poltica pblica, pertencente ao sistema de Seguridade Social: Art. 201 - A previdncia social ser organizada sob a forma de regime geral, de carter contributivo e de filiao obrigatria, observados critrios que preservem o equilbrio financeiro e atuarial, e atender, nos termos da lei, a: I - cobertura dos eventos de doena, invalidez, morte e idade avanada; II - proteo maternidade, especialmente gestante; III - proteo ao trabalhador em situao de desemprego involuntrio; IV - salrio-famlia e auxlio-recluso para os dependentes dos segurados de baixa renda; V - penso por morte do segurado, homem ou mulher, ao cnjuge ou companheiro e dependentes. Atualmente, a Previdncia Social tem um ministrio especfico, o Ministrio da Previdncia Social MPAS. Nele, a Previdncia Social definida como: [...] um seguro que garante a renda do contribuinte e de sua famlia, em casos de doena, acidente, gravidez, priso, morte e velhice. Oferece vrios benefcios que juntos garantem tranquilidade quanto ao presente e em relao ao futuro assegurando um rendimento seguro. Para ter essa proteo, necessrio se inscrever e contribuir todos os meses.

A Previdncia Social um seguro, no qual para se ter acesso necessria contribuio prvia, inspirada pela tica bismarckiana alem (modelo de seguro social que prev a contribuio prvia individual).

Para ter direito aos benefcios da Previdncia Social, o trabalhador precisa estar em dia com suas contribuies mensais, caso contrrio, pode perder a qualidade de segurado. H situaes em que os segurados ficam um perodo sem contribuir e, mesmo assim, tm direito aos benefcios previdencirios, enquanto mantiverem a qualidade de segurado.

Aula 8: Poltica Social Assistncia Social


Conhecer o desenvolvimento histrico da poltica de Assistncia Social e sua legislao Compreender a diferena entre Assistncia Social e assistencialismo No governo Vargas, o protagonismo era das polticas de Previdncia Social. Aps a promulgao da Constituio Federal de 1988 outras duas polticas passaram a compor o sistema de Seguridade Social brasileira: Sade e Assistncia Social. A Assistncia Social tornou-se poltica pblica com a CF 1988,e um longo perodo foi inaugurado para sua organizao, regulamentao e consolidao Assistncia Social uma poltica pblica, que compe o sistema de Seguridade Social brasileira, presente na Constituio Federal de 1988, de carter focalizado e seletivo. focalizada porque tem um foco especfica, no universal, e como a demanda por servios maior que a oferta, necessrio uma seleo, para que o usurio em situao de vulnerabilidade social seja atendido. Uma ao s se torna assistencialista quando no prev algo que v alm do servio puramente prestado. Exemplo: uma entrega de cesta bsica pode ser assistencialista medida que no esteja inserida em iniciativas de gerao de trabalho e renda. Negar a cesta bsica por si s negar um direito, que o direito alimentao. A Assistncia Social, no perodo anterior promulgao da CF 1988, era marcada por prticas: clientelistas

descontnuas filantrpicas e ligadas ao favor. Nesse mesmo perodo, entre as polticas que passaram a constituir o sistema de Seguridade Social brasileiro, o destaque era dado para as aes na rea de previdncia social. Aps a CF de 1988, foram necessrios cinco anos para que a poltica de Assistncia Social fosse organizada. Entre as polticas de seguridade social, Assistncia Social foi a ltima delas a receber uma legislao especfica, visto que a sade tem sua legislao datada de 1990 e a legislao referente previdncia social de 1991. Nesses cinco anos que separaram a CF 1988 e a LOAS, a luta foi rdua e enfrentou diversos desafios, j apontados anteriormente. Porm, a distncia entre a LOAS e a PNAS em conjunto como o SUAS ainda maior, de cerca de 10 anos. Essa dificuldade de consolidao da assistncia social como poltica pblica se deve ao fato da ofensiva neoliberal avanar no Brasil logo nos anos 1990. Importante ressaltar que a Assistncia Social no universal: ela focalizada e seletiva, porque tem um foco especfico (a quem dela necessitar) e como os servios oferecidos so menores que a demanda da populao, o usurio necessita passar por um processo seletivo para ser beneficiado. Como foi sinalizado na aula anterior, o Benefcio de Prestao Continuada (BPC), apesar de ser operacionalizado pela Previdncia Social, um benefcio que pertence poltica de Assistncia Social, benefcio este previsto na CF 1988 e na LOAS. O BPC destinado aos idosos acima de 65 anos e aos portadores de algum tipo de deficincia ou doena crnica (dependendo do nvel da doena), desde que essa deficincia ou doena impea sua aptido para a vida independente e para o trabalho. Ainda necessitam comprovar que no possuem renda ou que tenham renda per capita de at do salrio mnimo vigente, ou seja, a renda per capita deve ser inferior a do salrio mnimo. O acesso ao BPC no exige contribuio anterior para a Previdncia Social. A anlise de renda ainda o principal critrio para se tornar usurio dos programas assistenciais. Mas tambm conjugado com outros fatores, destacando a inaptido para o trabalho, como no caso do Benefcio de Prestao Continuada (BPC), quando destinado s pessoas com deficincia ou portadores de doenas crnicas.

De acordo com o art. 203 da Constituio Federal de 1988, a assistncia social deve ser prestada a quem dela necessitar, independente da contribuio para a Seguridade Social. Essa necessidade marcada por algumas caractersticas, principalmente pela anlise de renda per capita da famlia que se candidatar para ser usuria dos servios assistenciais, que vai de encontro com pesquisa realizada por Yasbek (2009), onde o trabalho (o fato de no possuir um emprego) tem vinculao direta com a Assistncia Social. No a situao de desemprego em si, mas sim a questo de no estar apto para exercer algum tipo de funo laborativa, que funciona quase que como um critrio fundamental para o indivduo ser atendido por um programa social. Segundo Sitcovsky ( 2010, p. 214):

A assistncia social, portanto, existe historicamente na razo contrria ao trabalho essa ao menos foi durante um longo perodo a relao predominante. Isso no elide a constatao de que ambos formam uma unidade de contrrios. Numa perspectiva de totalidade, assistncia social e trabalho so mediaes do movimento de reproduo social determinadas pelas necessidades do capital. A tica de recolocar a pessoa no mercado de trabalho funciona da seguinte forma: Um beneficirio adquire uma deficincia visual. Para a funo que exercia anteriormente, pode ser que ele no seja mais apto, porm considera-se que ele esteja apto para outras funes em que sua viso no seja exigida. Exemplo: telefonista com adaptao do equipamento utilizado.

Ressalta-se que o perfil dos usurios das polticas de assistncia social vai sofrendo mutaes de acordo com as mudanas econmicas, polticas, sociais e culturais, passando a incluir segmentos antes no atendidos pelos servios assistenciais. Segundo Mota (2010c, p. 16): Na impossibilidade de garantir o direito ao trabalho, seja pelas condies que ela assume contemporaneamente, seja pelo nvel de desemprego, ou pelas orientaes macro-econmicas vigentes, o Estado capitalista amplia o campo de ao da Assistncia Social.

As tendncias da Assistncia Social revelam que, alm dos pobres, miserveis e inaptos para produzir, tambm os desempregados passam a compor sua clientela.

Como a garantia ao trabalho quase que um item de luxo, resta ao Estado garantir um mnimo de subsistncia populao, para evitar conflitos e assim, atravs de programas de transferncia de renda, oferecer a essas famlias uma espcie de cuidado paliativo contra a pobreza. Um exemplo claro dessa relao entre Assistncia Social e inaptido para o trabalho o acesso ao Benefcio de Prestao Continuada (BPC) para pessoas com idade inferior a 65 anos.

Aula 9: : O protagonismo da Assistncia Social a partir do governo Lula

A construo do Sistema nico de Assistncia Social. O protagonismo da poltica de Assistncia Social no governo Lula O governo Lula inaugurou um novo panorama para a poltica de Assistncia Social, onde esta teve total protagonismo em relao s demais polticas que compem o sistema de Seguridade Social no Brasil. Nesse perodo, houve a construo de um Sistema nico de Assistncia Social, o SUAS, seguindo o exemplo da poltica de Sade, com o Sistema nico de Sade, o SUS. A assistncia social inclusa no mbito da Seguridade Social (1988) e regulamentada pela LOAS (1993), perde o status de no poltica para tornar-se poltica pblica, no campo de direitos e de responsabilidade do Estado. Porm, mesmo com a CF 1988 e com a LOAS, o carter fragmentado e descontinuado das polticas de assistncia social no foi definitivamente rompido. A questo que a assistncia sempre utilizou um determinado critrio para acesso a seus servios: a necessidade. Seu usurio, denominado de diversas formas desassistido, subalterno, necessitado, desamparado precisa comprovar que no possui meios de prover com seu prprio sustento e de sua famlia, para assim ter acesso aos servios oferecidos. A luta em desvencilhar a assistncia da noo de pobreza e situ-la no patamar do direito de cidadania percorre seu processo histrico. A IV Conferncia Nacional de Assistncia Social, realizada em Braslia, em 2003, teve como tema geral A assistncia social como poltica de incluso: uma nova agenda para a cidadania LOAS 10 anos. Realizada aps dez anos de promulgao da LOAS, teve uma de suas deliberaes aprovada pelo Conselho Nacional de Assistncia Social, em 2004: a Poltica Nacional de

Assistncia Social PNAS, para a implantao do Sistema nico de Assistncia Social SUAS, buscando a universalizao do direito proteo social fundado na cidadania. Segundo Lopes (2006), no governo Lula, um dos primeiros compromissos assumidos pelo Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome MDS foi o de cumprir as deliberaes contidas no relatrio final da IV Conferncia. A poltica pblica de assistncia social, presente na PNAS, tem como objetivo realizar-se de forma integrada s polticas setoriais, visando o enfrentamento das desigualdades socioterritoriais, indicando a tentativa do governo em amenizar a focalizao das aes nessa rea. Tem como objetivos, especificamente: prover programas, projetos, servios e benefcios de proteo bsica e/ou especial para quem dela necessitar; contribuir com a incluso e equidade dos usurios, atravs da ampliao do acesso a bens e servios socioassistenciais bsicos e especiais, em reas urbanas e rurais; assegurar que as aes nesse mbito tenham centralidade na famlia. Para tanto, prope uma gesto pautada no pacto federativo, detalhando atribuies e competncias dos trs nveis de governo federal, estadual e municipal em consonncia com a LOAS. Na PNAS consta que a proteo social deve garantir trs tipos de segurana: Segurana de rendimentos: garantia de que todos possuam uma renda capaz de garantir sua sobrevivncia, independente de suas limitaes para o trabalho ou de desemprego; Segurana de acolhida: primordial na poltica de assistncia social, objetiva a proviso de necessidades humanas, tais como direito alimentao, vesturio, abrigo e outras situaes de vulnerabilidade social; Segurana de vivncia familiar (ou segurana de convvio): supe a no-aceitao de situaes de recluso, de perda das relaes. Esse panorama mudou a partir de julho de 2011, quando a atual Presidenta do Brasil, Dilma Roussef, sancionou a Lei n12.435, fazendo algumas alteraes na LOAS. Dessa forma, em seu art. 6, a gesto das aes na rea de assistncia social fica formalmente organizada, de maneira descentralizada e participativa, por meio do SUAS. No 1, fica estabelecido que as aes ofertadas no mbito do SUAS tm por objetivo a proteo

famlia, maternidade, infncia, adolescncia e velhice e como bases de organizao, o territrio. De acordo com a PNAS e a NOB/SUAS, uma das funes da assistncia social a proteo social hierarquizada entre proteo social bsica e proteo social especial. A proteo social bsica tem como objetivo prevenir situaes de risco, atravs do desenvolvimento de potencialidades e aquisies, fortalecendo vnculos familiares e comunitrios, tendo seus servios executados de forma direta nos Centros de Referncia de Assistncia Social CRAS, e em outras unidades pblicas de assistncia social. A proteo social especial destinada a famlias e indivduos que se encontram em situao de risco pessoal e social, por decorrncia de abandono, maus-tratos fsicos e/ou psquicos, abuso sexual, cumprimento de medidas socioeducativas, entres outras. Seus servios so hierarquizados em mdia complexidade (atendimentos s famlias e indivduos com direitos violados, mas que ainda no tiveram seus vnculos familiares e/ou comunitrios rompidos, no Centro de Referncia Especializado de Assistncia Social CREAS) e alta complexidade (garantia de proteo integral para famlias e indivduos que se encontram sem referncia e/ou em situao de ameaa, necessitando ser retirado de seu ncleo familiar e/ou comunitrio). Esses servios tm estreita interface com o sistema de garantia de direitos, exigindo gesto complexa e compartilhada com Poder Judicirio, Ministrio Pblico, entre outros. O CRAS, tambm denominado Casa das famlias, uma unidade pblica estatal de base territorial, que deve estar localizada em reas de vulnerabilidade social. considerado como a porta de entrada da populao aos servios assistenciais. Alm de executar os servios de proteo social bsica, tem como funo organizar e coordenar a rede de servios socioassistenciais locais. Seu espao fsico deve ter no mnimo trs ambientes, divididos da seguinte forma: Uma recepo; Uma sala ou mais, reservada para entrevistas; Um salo para reunio com grupos de famlias, trabalhos socioeducativos e atividades de integrao e articulao da rede intersetorial de servios. Alm do PAIF, o CRAS oferece: Programas de Gerao de Trabalho e Renda; Centro de Convivncia para Idosos;

Servios para crianas de 0 a 6 anos; Servios socioeducativos para crianas e adolescentes na faixa etria de 6 a 14 anos; Programas de incentivo ao protagonismo juvenil; Centros de informao e educao para o trabalho.

Aula 10: Programas de transferncia de renda no Brasil


O histrico dos programas de transferncia de renda no Brasil Os principais programas de transferncia de renda em vigor atualmente, com nfase para o Programa Bolsa Famlia (PBF). A poltica de Assistncia Social do governo Lula basicamente composta de programas de transferncia de renda transferncia monetria direta para as famlias. O principal programa neste governo o Programa Bolsa Famlia PBF, seu carro-chefe. Os programas de transferncia de renda, conhecidos anteriormente como programas de renda mnima, tiveram sua expanso no Brasil a partir da dcada de 1990, a partir do Projeto de Lei n80/1991, de autoria do senador Eduardo Suplicy (PT/SP), propondo o Programa de Garantia de Renda Mnima para todo brasileiro a partir de 25 anos de idade, o qual foi aprovado no Senado, permanecendo com parecer favorvel para aprovao na Cmara Federal (Silva e Silva, 2010). Os programas de transferncia de renda foram sendo criados e/ou expandidos de forma a abranger diversos segmentos da populao, porm de forma dicotomizada, tais como: Programa de Erradicao do Trabalho Infantil (PETI), Programa Bolsa Escola (PBE), Programa Bolsa Alimentao, Programa Auxlio Gs, entre outros.

Trata-se de uma transferncia monetria realizada diretamente para os beneficirios dos programas, mediante o cumprimento de algumas condicionalidades. No Brasil, para ter acesso aos programas de transferncia de renda, as famlias devem ser cadastradas no Cadastro nico para Programas Sociais (Cadnico) regulamentado

pelo Decreto n 6.135/07 destinado a identificar e caracterizar as famlias com renda per capita de at salrio mnimo ou renda familiar total de at trs salrios mnimos. Esse cadastro tem como finalidade possibilitar uma anlise socioeconmica dessas famlias, com vistas a inseri-las em programas sociais do Governo Federal, tal como o PBF. Os principais programas de transferncia de renda, que posteriormente foram unificados no PBF, so: Consta na PNAS que clara a concepo de que as famlias possuem novas configuraes, fruto de transformaes societrias contemporneas, em suas diversas dimenses. Nessa perspectiva, considera como famlia um conjunto de pessoas que se acham unidas por laos consangneos, afetivos e, ou, de solidariedade (PNAS, 2004, p. 35), sejam elas monoparentais, reconstitudas, homoafetivas. O art. 226 da CF 1988 considera a famlia como a base da sociedade, devendo ter proteo especial do Estado. Nessa tica, est colocado na PNAS que a centralidade nas famlias tem como objetivo romper com o carter focalizado das polticas de assistncia social, pois so pautadas nas necessidades das famlias e seus membros, visto que para a famlia prevenir, proteger, promover e incluir seus membros necessrio, em primeiro lugar, garantir condies de sustentabilidade. Dessa forma, a centralidade na famlia garantida: [...] medida que na Assistncia Social, com base em indicadores das necessidades familiares, se desenvolva uma poltica de cunho universalista, que em conjunto com as transferncias de renda em patamares aceitveis se desenvolva, prioritariamente, em redes socioassistenciais que suportem as tarefas cotidianas de cuidado e que valorizem a convivncia familiar e comunitria. (PNAS, 2004, p. 36). Para ter acesso aos benefcios do PBF, as famlias devem ser cadastradas no Cadnico, dirigindo-se ao CRAS mais prximo de sua residncia. A partir de uma anlise de renda, as famlias devem ser consideradas pobres ou extremamente pobres para serem selecionadas. Para Silva e Silva (2010), o critrio de renda para acesso ao PBF no abarca o carter multidimensional da pobreza, excluindo famlias com dificuldades de sobrevivncia. Outra questo importante a salientar que um dos objetivos do PBF fazer com que as famlias beneficirias possam superar tal condio de vulnerabilidade, atravs de programas complementares de gerao de trabalho e renda e outras aes ligadas s

reas de educao (resgatando a teoria do capital humano de Shultz) e sade, num retorno responsabilizao da famlia como instituio mantenedora do bem-estar de seus membros. Os assistentes sociais e psiclogos que trabalham no CRAS tambm so responsveis por coordenar os grupos de gerao de trabalho e renda (GTR), grupos responsveis pelo possvel emancipao dos usurios. Importante salientar que esses grupos de GTR tm como fundamento a possibilidade de emancipao dessas famlias e o assistente social compe essa equipe que trabalha na disseminao dessa emancipao. A questo que nem sempre os governos municipais conseguem assegurar para essas famlias nem mesmo o material para realizao dos cursos. a crena no prprio slogan do CRAS, de que este a porta de entrada para os servios assistenciais, fazendo com essas famlias consigam encontrar a porta de sada.

Вам также может понравиться