Вы находитесь на странице: 1из 9

A Saga de

Mitrax

Do Festival de Troncos de 1074

Autor:

Srgio Roberto de Paulo

nto, todos olharam para Gdu, fazendo-se silncio no

salo. Ele, longe de ficar constrangido, ficou em p na cadeira, apontou para o teto com o dedo indicador e declarou: -Hei, pessoal, j ouviram aquela do Festival de Troncos de 1074? As reaes foram diversas. Plux o fulminou com o olhar. Aldebaran ficou com vontade de derrub-lo da cadeira. Mas os noivos o aplaudiram e Aeris ficou gritando l do fundo, conforme combinado: -Conta a! Conta a! -Esto t, vs sois muito insistentes! disse o gnomo. E comeou a contar a histria. -Se ele vier com outra histria sem p nem cabea, vou l e dou um safano nele! disse Plux ao irmo, sem desgrudar os olhos do rei dos gnomos. -Calma, irmo respondeu Castor, tentando acalm-lo. Relaxa, estamos numa festa! -Ento l vai: - comeou Gdu Estvamos l todos reunidos naquela manh de fevereiro, secretamente.

Apesar do gnomo mal ter iniciado a histria, Plux no se conteve: levantou-se e gritou para que Gdu o ouvisse da distncia de cerca de dez metros que os separava: -Espera a! No disseste que era um Festival de Troncos? E como era secreto, se estava todo mundo l? Gdu o olhou com cara de poucos amigos, estreitando os olhos. Ento, segurou nos suspensrios e respondeu, calmamente: -Todos os gnomos estavam l, claro. Depois ele olhou para um lado e para o outro, talvez para se certificar que nenhuma gnoma havia vindo ao casamento da rainha, e continuou: -Mas os festivais so secretos para as nossas esposas! Plux o olhou sem acreditar no que estava ouvindo, mas, quando abriu a boca para retrucar, foi puxado pelo irmo, que o obrigou a se sentar novamente. Gdu limpou a garganta e prosseguiu: -Bem, como eu estava dizendo, - e enfatizou muito bem as seguintes palavras: - antes de ser interrompido (!), estvamos todos l. Naquela prova, havia seis bravos gnomos alinhados, diante dos seus troncos. E aqueles no eram troncos quaisquer, no senhor! Foram cuidadosamente escolhidos, cortados e besuntados. E eram os troncos mais podres que se pode ter! Alguns convidados fizeram cara de nojo, mas a Grande Rainha e o Senhor do Gelo riram e outros os acompanharam. Somente Theobaldo ficou passivo, sonhando, olhando para alm da janela. E Castor nem ouvia o que Gdu dizia, pois tambm sonhava, com Lianor, que, estranhamente, no estava ali. -E o meu primo de quinto grau, Gdoromndrio, que era o juiz da peleja, deu o sinal para comear: pisou no rabo do gato e os competidores avanaram intrepidamente, enfiando as suas cabeas nos troncos! -Coitado do gato, Gdu! exclamou Aara, rindo, colocando ambas as mos sobre a boca. -No sei por qu! respondeu o gnomo, cruzando os braos. Usamos os gatos como sirene h milhares de anos! Vrios convidados riram, mas Aldebaran olhou para o alto, suspirando, e Plux deu um tapa no prprio rosto, deslizando a palma da mo contra a face, exasperado. -E todos vs, evidentemente, deveis estar vos perguntando quais so as regras dessa modalidade olmpica! -Eu no estou me perguntando nada! resmungou Plux -Pois vence continuou o gnomo - quem ficar mais tempo com a cabea enfiada no tronco!

-S isso, Gdu? indagou Zeilig. No muito chato, no? Parece um pouco montono! -Montono nada! Aquilo uma maravilha! Ns nos sentamos l perto, observando e contando histrias. Ento o gnomo baixou a cabea, parecendo triste, e continuou: -Pena que eu tenha perdido o desse ano! Estvamos em misso no oeste... Mas logo se animou novamente, empertigou-se, e prosseguiu: -Mas aquele festival foi diferente. Mal os competidores haviam enfiado a cabea no tronco, quando o meu sobrinho, Catonbolor, que havia ficado em cima de um coqueiro vigiando, soou o alarme: Hei pessoal, disse ele, no olhai agora, mas nossas esposas esto vindo! Mas claro que todos olharam em todas as direes. Alguns j corriam, se jogando em precipcios. Outros se trombavam uns nos outros! -Bah! bradou Plux, bem alto. Duvido que haja precipcios em Chorum! As pessoas olharam para o mago, mas Aeris, l no fundo do salo, ergueu um copo e, com a voz meio grogue, entoou o que havia ensaiado: -Conta a! Conta a! Aara olhou para ele com uma cara de mais tarde vamos ter uma conversinha!. Embora o elfo tivesse mais de cem anos, a rainha no tinha certeza se ele tinha idade suficiente para estar bebendo e Aldebaran dissera que eles tinham que educ-lo. -Bem, mas aconteceu que continuou o gnomo alguns conseguiram tirar as cabeas dos troncos e outros no. E uma voz tenebrosa, cavernosa e Gdu, agora, contava isso com uma voz grave, fantasmagrica, balanando os dedos no ar veio do meio da floresta, dizendo assim: Oh, seu preguioso e desmiolado, se te pego, te arranco o fgado! E, claro, todo mundo reconheceu aquela voz. Era a Gumercinda, a esposa do meu outro sobrinho, o Guntra, que estava com a cabea bem enfiada no tronco e no conseguia tirar de jeito nenhum. E a Gumercinda j estava chegando ao descampado em que estvamos. Ento, bateu desespero geral. Os quatro gnomos que tentavam arrancar o Guntra do tronco, puxando-o pelas pernas, desistiram e abandonaram o pobre coitado l. Trs bravos competidores, que conseguiram se soltar, sumiram, mas outros trs ficaram l entalados. O primo do meu pai, Mamontrvio, esperneava que nem desesperado, bem entalado, morrendo de medo de apanhar. -Isso prova a bravura dos gnomos declarou Plux, levantando-se: - tm medo de apanhar das suas esposas! Gdu colocou as mos na cintura e olhou o herdeiro de Goliah com apenas um dos olhos abertos: -E por acaso j apanhastes de uma gnoma? No sabes o que uma paulada da Mariquinha! E a Gumercinda, em particular, tem uma cacetada que famosa em toda Chorum! Castor puxou novamente o irmo, obrigando-o a se sentar.

-E ento o meu filho, Ior, teve uma idia. Ele tem tutano, sabiam? Ele disse para os trs que estavam mais prximos para se enfiarem nos troncos e todos dizerem que eram o Guntra, para a Gumercinda no saber qual deles era. A eles entraram nos troncos e ficaram l como os outros, com o bumbum para o ar! Plux no se conteve de novo, mas no se levantou, gritando de onde estava: -! Mas Ior, ele mesmo, no se enfiou no tronco! -E ele besta! respondeu calmamente o rei dos gnomos. Depois, ignorando totalmente o mago, deu continuidade histria: - E quando a Gumercinda, acompanhada de mais duas gnomas adentrou no descampado, foi um desespero geral. Os que ficaram sumiram. Uns, que nem eu, se esconderam atrs das pedras, outros atrs das rvores. O Menosprzio, que barrigudo, escondeu-se atrs de uma rvore e ficou com a barriga de fora. A Gumercinda se aproximou da turma enfiada nos troncos ralhando: Seu sem-vergonha, deixou a loua toda sem lavar!. Mas, claro, ela no poderia adivinhar qual daqueles gnomos enfiados nos troncos era o seu segundo marido, pois os bumbuns deles eram parecidos e estvamos todos usando calas marrons, que tradio nos festivais! Ento Gdu parou de contar e passou a cofiar a barba, pensando. Mas aquilo era s para aumentar o suspense. Esperou por cinco segundos, at que a Rainha Benedite perguntasse: -E o que aconteceu ento? -Ah! Boa pergunta! respondeu o gnomo, entusiasmado. A essa altura, Plux j estava com o rosto enfiado entre os braos, debruado sobre a mesa, lamentando-se baixinho. Mas o rei dos gnomos no se fez por rogado: -Bem, ela perguntou qual deles era o marido dela e a, conforme o plano de Ior, todos responderam: Sou eu!. Ela parou por alguns instantes, pensando, e depois pareceu formular um plano. Eu vi tudo do meu infalvel esconderijo! Ento ela falou: Sai j da e vai lavar a loua!. E ela era brava, muito brava. Ento, todos responderam, quase ao mesmo tempo: Sim, amorzinho!, pois isso que um gnomo normalmente responde quando a sua esposa vem atrs de voc com um pau ou uma panela na mo. A ela estreitou os olhos e fez uma cara de mau. Credo! Eu fiquei com medo! E acabou dizendo: Ah, , todos so o Guntra, no ? Pois agora todos vo apanhar!. E foi quando aconteceu a coisa mais extraordinria que vi na vida! E parou de falar, cruzando os braos. E ficou um tempo calado. Mas Aara sabia o que ele queria. Queria que implorassem para ele terminar a histria. Assim sendo, a rainha disse com uma vozinha charmosa: -Ah, Gdu, vai, termina a histria! E Aeris, l do fundo do salo, novamente, completamente grogue, vociferou: -Conta a! Conta a!

-Est bem, est bem! disse o gnomo, erguendo os braos para conter a suposta ansiedade do pblico. Vs sois muito insistentes! Pois bem... Quando o povo ouviu a palavra apanhar, foi pnico geral. Bem, a Gumercinda famosa pelo tapa bem ardido e dodo, mas, naquela ocasio, ela pegou uma varinha. Sabe, uma daquelas bem fininhas e flexveis, parecendo um chicote. No desespero, o Mamontrvio comeou a correr, dentro do tronco mesmo e foi arrastando o tronco para frente, deixando para trs um sulco na terra que existe at hoje. Ele sumiu l na frente. O Dima se esperneou com tanta fora, que acabou quebrando o tronco dele. A ele sumiu tambm e ficou uma semana sem ser visto. E o Guntra ento! Ele esperneou tanto, e as mos dele estavam pr fora do tronco, pois ele estava preso s pelos ombros, esperneou tanto, tanto, que cavou um buraco no cho. Enquanto isso, a Gumercinda dava uma surra daquelas naqueles trs pobres coitados que entraram nos troncos depois e no tinham nada a ver com a histria. por isso que at hoje ningum mais vai atrs das idias de Ior! E o Guntra cavou tanto, cavou tanto que ele ficou l embaixo e o tronco ficou na vertical em cima dele. E pensais que ele parou? claro que no! Ele no besta! Continuou se esperneando at que firmou bem os ps no cho, l no fundo do buraco e saiu dele, correndo, com o tronco ainda na cabea. E aquele era um senhor tronco, com uns trs metros de comprimento! Aldebaran j tinha escondido os olhos por trs da palma da mo, engolindo com dificuldade a histria. Mas Gdu estava empolgado: -E ele, como no estava vendo nada, acabou correndo na direo do morro. A, claro, a responsabilidade se abateu sobre mim e sa correndo atrs dele. Mas no que ele tropeou bem na borda do morro? A ele rolou morro abaixo e eu correndo atrs dele. Bem, rolar no bem a palavra... Ento Gdu passou a pensar, lembrando do episdio: - no sei que palavra existe para descrever aquilo. Ele desceu o morro assim, : quando ele tropeou, a outra ponta do tronco foi para frente e se fincou no cho. A levantou ele at o alto. E ele ainda esperneando. A ele caiu para frente, at botar de novo os ps no cho, deu alguns passos correndo, mas o tronco voltou a inclinar para frente e se fincar de novo no cho, erguendo ele de novo esperneando e assim foi. claro que eu no consegui alcanar ele. Ele foi l pra baixo com uma velocidade to grande que o tronco zunia contra o vento. A, ento, aconteceu o que evidentemente aconteceria naquelas circunstncias: ele caiu no rio com tronco e tudo e foi levado pela correnteza e nunca mais foi visto. Eu tirei o meu gorro, em sinal de luto. Mas aquele rio, o Chorummariar, desgua no Quixto, que desgua no Mgion, que desgua no mar. E eu acho que a essas alturas ele deve estar l por Porto Gaivota! Bem... pelo menos l que ouvi falar que a Gumercinda o encontrou, e o est trazendo para casa agora, puxando-o pelas orelhas! Ento Gdu se calou e abriu os braos, com um sorriso de orelha a orelha. E muitos ali, sabiam que era o sinal que a histria havia acabado e que ele esperava por aplausos. O rei Bauron Cabea de Touro foi o primeiro a se levantar e aplaudir. E Aara no sabia se ele havia feito aquilo porque realmente gostara da histria ou porque queria que aquele episdio terminasse logo. Mas, os demais tambm aplaudiram, exceto Plux, que balanava a cabea de um lado para o outro, ainda debruado. E Gdu se curvou, todo cheio de si, dizendo:

-Podeis aplaudir! Podeis aplaudir! Eu sei mesmo que minhas histrias so irresistveis!

www.mitraxsaga.com www.facebook.com/sagademitrax

Em dezembro/2012 nas melhores livrarias do pas O primeiro livro da Saga de Mitrax:

Editora Novo Sculo


Vendas: http://www.novoseculo.com.br/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=769&c odigo_marca=0

Вам также может понравиться