Вы находитесь на странице: 1из 3

Universidade Federal do Cear Centro de Humanidades I Curso de Letras Departamento de Literatura Literatura Cearense II Prof.

Eduardo Luz Aluna: Yara Maria Freire Ferreira

Trcia Montenegro
TRCIA MONTENEGRO LEMOS nasceu em 24 de setembro de 1976, em Fortaleza, Cear. professora de literatura, com graduao em Letras e mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Cear, onde atualmente cursa o doutorado em Lingstica. Publicou os livros de contos O Vendedor de Judas (Fortaleza: Edies UFC, 1998; 2ed, Fortaleza: Demcrito Rocha, 2003), que recebeu o prmio Funarte, e Linha Frrea (So Paulo: Lemos Editorial, 2001), que recebeu a Bolsa para Escritores Brasileiros da Biblioteca Nacional e venceu o Prmio Redescoberta da Literatura Brasileira, promovido pela Revista Cult, em 2000. Escreveu ainda o ensaio biogrfico Oliveira Paiva (Fortaleza: Demcrito Rocha, 2003) e participou das antologias 25 mulheres que esto fazendo a nova literatura brasileira (Rio de Janeiro: Record, 2004), Contos Cruis (So Paulo: Gerao Editorial, 2006) e Quartas Histrias contos baseados em narrativas de Guimares Rosa (So Paulo: Garamond, 2006). Seu livro novo de contos, O resto de teu corpo no aqurio (Fortaleza: Secult, 2005), recebeu o Prmio Secretaria da Cultura do Estado do Cear em 2004, e a pea Linha Frrea, adaptao de seu livro pelo grupo teatral Cabauba, foi selecionada em 2005 para o FILO (Festival Internacional de Londrina). Em 2005, recebeu os prmios cearenses Osmundo Pontes e Fran Martins. Tem dois livros infantis, Um pequeno gesto (Fortaleza: Demcrito Rocha / APDMCE, 2006) e O gosto dos nomes (Fortaleza: Seduc, 2006).

Anlise do Conto

Quatro Horas e Meia


No conto presentemente analisado, vemos algumas caractersticas bem particulares da escrita da autora: economia de elementos, como tempo, espao e personagens; o gnero escolhido (narrativo), e aquilo que a prpria Trcia descreve como a capacidade inata do ser humano para a maldade, a vingana, a sordidez. Em Quatro Horas e Meia h o desenrolar do drama de um homem que busca socorro sua vida em risco iminente. Desesperado, sem perspectiva de salvao, apela para um ltimo recurso: o antigo compadre, com quem h muito se intrigara. Mas o fio de esperana logo cortado: Genaro, seu compadre, mente e, atravs dessa mentira, retira qualquer possibilidade de sobrevida ao vizinho. A dissimulao de Genaro em muito lembra o bote traioeiro de uma cobra. A serpente, aqui, se apresenta nas suas duas formas, como animal e como smbolo. A vertigem provocada pelo animal substituda por outra, quando o moribundo acorda ao lado do velho co (a nica criatura a demonstrar alguma humanidade) e pensa estar melhor, numa alucinao que somente anuncia a chegada de seu fim. Sua ltima pergunta fica sem resposta. Esta s vir nas linhas finais, na forma do ato que poderia t-lo salvo, mas que foi guardado para a sua morte. A longa agonia, o desespero, a solido e o desalento acompanham a personagem principal at o ltimo instante e depois dele, quando, ento, o leitor que experimenta o pior de todos os venenos, a crueldade, to presente na natureza humana e to bem retratada em suas mltiplas facetas atravs dos contos de Trcia Montenegro.

Bibliografia:
PAULA, Ethel de. Encontros de idias. O Povo (Vida & Arte), p. 1, 11 de abril de 2005. PAULA, Ethel de. Casulo literrio. O Povo (Vida & Arte), p. 1, 09 de maio de 2005. RATTS, Jnior. Tragdias do dia-a-dia. O Povo (Vida & Arte), p. 1, 11 de maio de 2005. BESSA, Silvia. Fim de tarde literrio. O Povo (Vida & Arte), p. 5, 14 de maio de 2005. FURLANI, Clarisse. Depois da angstia. O Povo (Vida & Arte), p. 1, 24 de agosto de 2005.

Sites:
Jornal de Poesia: http://www.secrel.com.br/jpoesia/ Bestirio: http://www.bestiario.com.br/ Cronpios: http://www.cronopios.com.br/site/default.asp

Вам также может понравиться