Вы находитесь на странице: 1из 61

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAO, ATURIA, SECRETARIADO E CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAO DISCIPLINA: ADMINISTRAO DE RECURSOS HUMANOS

I PROFESSOR (A): SUZETE

DEPARTAMENTO DE PESSOAL
Daniel Rodrigues Daniele Carolina Holga Monte Jersonita Moreno

22:51

SUMRIO
1. 2.
A origem do Departamento de Pessoal. Perfil das empresas

3.

As principais funes do Departamento de Pessoal:


a) O processo admissional e demissional; b) A folha de pagamento;

a) Dcimo Terceiro Salrio;


b) Frias; c) Repouso Semanal Remunerado;

c) O banco de horas;
d) O absentesmo; e) Normas Disciplinares;

f) Obrigaes Trabalhistas das empresas;


g) Marcao de ponto;
22:51

A ORIGEM DO DEPARTAMENTO PESSOAL


As relaes de trabalho eram muito simples: os artesos trabalhavam em famlia e com aprendizes que depois seriam artfices; Os trabalhos de manufatura, realizados em pequenos empreendimentos, eram exploradores e sem nenhum controle. A seleo era feita na porta dos empreendimentos; pelo prprio capataz, este ltimo usava sua intuio para contratao ou demisso de pessoal.

22:51

A ORIGEM DO DEPARTAMENTO PESSOAL


Surgiram novas tecnologias. A produo, artesanal ou manufatureira deu lugar produo industrial. A evoluo dos meios de comunicao e as relaes trabalhistas ficaram mais complexas.

O feitor, capataz, no era capaz de manter um recrutamento e uma seleo plausvel .

22:51

PERFIL DAS EMPRESAS

Misso:

Hapvida Sistema de Sade

Satisfazer nosso cliente na promoo e manuteno de sua sade com excelncia de servios e gesto eficiente de custos. Valores: Justia e Transparncia nos Processos decisrios; Respeito e dignidade na relao com os colaboradores e parceiros; Busca constante de diferenciais tecnolgicos e inovaes; Garantir, com carinho, o padro de excelncia no atendimento ao cliente; Eficincia na gesto de recursos; Processos geis e respostas rpidas; Responsabilidade Social; Fortalecer os nossos servios; Foco em Resultado; Oportunizar o crescimento do colaborador.
Ramo de Atuao: Plano de Sade
22:51

PERFIL DAS EMPRESAS

Misso:
Cuidar da sade das pessoas por meio de aes preventivas e assistenciais,

Camed Sade

primando pela tica, excelncia nos servios e sustentabilidade empresarial.


Valores:

tica
Acolhimento e Cuidado com o Cliente

Qualidade e Excelncia
Confiabilidade

Inovao
Responsabilidade Social

Ramo de Atuao:
Plano de Sade
22:51

PERFIL DAS EMPRESAS


Correios

Misso:
Fornecer solues acessveis e confiveis para conectar pessoas, instituies e negcios, no Brasil e no mundo.

Valores:
tica Meritocracia Respeito s Pessoas Compromisso com o Cliente Sustentabilidade

Ramo de Atuao:

Logstica

22:51

O PROCESSO ADMISSIONAL

Empregado-Empregador (CLT)

Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva que, assumindo os riscos da atividade econmica, admite, assalaria e dirige a prestao pessoal de servios (art. 2). Considera-se empregado toda pessoa fsica que prestar servios de natureza no eventual ao empregador, sob dependncia deste e mediante salrio. (art. 3).

22:51

O PROCESSO ADMISSIONAL
Troca

Contrato Psicolgico

de expectativas entre a organizao e o

colaborador;

Flui de forma natural onde o gestor diz o que espera

da pessoa e o que d, e vice-versa;

Construo da imagem um do outro.


necessrio: excelente comunicao, jogo limpo e

negociao.
22:51

O PROCESSO ADMISSIONAL
O Departamento Pessoal responsvel por toda a parte burocrtica de registro do novo funcionrio, fazendo com que, dentro dos parmetros legais, ele faa parte da empresa.
Documentos necessrios: CPF; RG; Carteira de trabalho; Certido de nascimento dos filhos (caso tenha); Exames mdicos; Fotos.

22:51

O PROCESSO ADMISSIONAL

Registro para o empregado

A Carteira de Trabalho e Previdncia Social ser obrigatoriamente apresentada, contra recibo, pelo trabalhador ao empregador que o admitir, o qual ter o prazo de quarenta e oito horas para nela anotar, especificamente, a data de admisso, a remunerao e as condies especiais, se houver, sendo facultada a adoo de sistema manual, mecnico ou eletrnico, conforme instrues a serem expedidas pelo Ministrio do Trabalho.. (O art. 29 da CLT)

22:51

O PROCESSO ADMISSIONAL

Registro para o empregador

Dos trabalhadores: fichas, livros, sistemas eletrnicos, conforme TEM. Devero constar: qualificao civil e profissional; data de admisso; durao e efetividade do trabalho; frias; acidentes; todas as circunstncias que interessem proteo do trabalhador.

Obs. : A falta de registro incorrer em multa de valor igual a um salrio-mnimo regional, por empregado no registrado, acrescido de igual valor em cada reincidncia.
22:51

O PROCESSO DEMISSIONAL
A

demisso o processo de desligamento do colaborador para com a empresa. Pode ocorrer a cargo do empregador ou do empregado. necessrio que seja clara, objetiva e natural, pois faz parte do processo de qualquer organizao.
22:51

O PROCESSO DEMISSIONAL

VDEO

22:51

O PROCESSO DEMISSIONAL
Muitas organizaes evitam que a demisso ocorra, pois um processo oneroso, devido a todo o investimento que foi feito no colaborador, ao novo investimento que ser feito no futuro colaborador e por conta de todas as verbas que devero ser desembolsadas.

O Departamento Pessoal responsvel pela legalizao do ato de demisso e por identificar as contas pelo tempo de servio do colaborador e pelo tipo de demisso.

22:51

O PROCESSO DEMISSIONAL

Pedido de dispensa

Colaborador com menos de um ano de trabalho: saldo de salrio 13 salrio proporcional frias proporcionais mais 1/3 constitucional Colaborador com mais de um ano de trabalho: saldo de salrio frias proporcionais mais 1/3 constitucional frias vencidas mais 1/3 constitucional 13 salrio proporcional
22:51

O PROCESSO DEMISSIONAL

Dispensa sem justa causa

Colaborador com menos de um ano de trabalho: saldo de salrio aviso prvio frias proporcionais mais 1/3 constitucional 13 salrio proporcional FGTS (8%) mais 40% Colaborador com mais de um ano de trabalho: saldo de salrio aviso prvio 13 salrio proporcional frias vencidas mais 1/3 constitucional frias proporcionais mais 1/3 constitucional FGTS (8%) mais 40% 22:51

O PROCESSO DEMISSIONAL

Dispensa com justa causa

Colaborador com menos de um ano de trabalho: saldo de salrio Colaborador com mais de um ano de trabalho: saldo de salrio frias vencidas mais 1/3 constitucional Dispensa recproca Metade do valor que lhe seria devido.

Obs.: demisso por justa causa ou por culpa recproca, tira o direito percepo da gratificao natalina e se j tiver recebido a 1 parcela a lei autoriza a compensao com algum crdito trabalhista, como o saldo de salrio.
22:51

O PROCESSO DEMISSIONAL

Programa de Demisso Voluntria

Finalidade: amenizar o impacto com as dispensas de pessoal.


A

empresa oferece aos trabalhadores incentivos para que deixem voluntariamente o emprego
A

utilizao do PDV importante para manter a boa imagem da empresa diante de seus stakeholders.

Funo do DP: identificar o impacto na folha de pagamento.

22:51

O PROCESSO DEMISSIONAL

Entrevista de Sada

Mede a percepes do colaborador demissionrio sobre o grau de satisfao percebido na organizao; Instrumento de aferio do bem-estar organizacional e obteno de feedback para os gestores; Identifica os problemas que norteiam a organizao e que esto levando ao desligamento dos colaboradores; Pode ser feita por questionrio ou pessoal.
22:51

Ficha de Entrevista de Desligamento


Funcionrio: Depto: Cargo: Data:

" O objetivo da administrao desta empresa, o de detectar possveis erros cometidos para com seus funcionrios.
(...) Gratos, Administrao de Pessoal / RH " 01. Voc est se desligando da empresa, por que: ( ) pediu demisso ( ) foi demitido ( ) pediu para ser demitido (fez acordo) Por qu? 02. O seu setor de trabalho era: ( ) limpo ( ) sujo ( ) bem iluminado ( ) temperatura normal ( ) silencioso ( ) barulhento ( ) ar puro ( ) mal iluminado ( ) muito quente ( ) muito frio ( ) ar poludo ( ) outros 03. No desempenho de suas funes, voc tinha os equipamentos e materiais necessrios para trabalhar em boas condies? ( ) no usava ( ) no ( ) sim ( ) mais ou menos 04. O seu salrio estava: ( ) timo ( ) baixo ( ) bom ( ) muito baixo Por qu? 05. Voc sentia-se bem no trabalho oferecido? ( ) sim ( ) no ( ) mais ou menos Por qu? 06. O pessoal do seu setor se dava bem, isto , havia coleguismo entre eles? ( ) todos se davam bem ( ) alguns se davam bem, outros no ( ) a maioria no se entendia muito bem Por qu? 07. Voc se relacionava bem com o seu superior? ( ) sim ( ) no Com superiores de outros setores? ( ) sim ( ) no ( ) no o conhecia Com o Gerente? ( ) sim ( ) no ( ) no o conhecia 08. O seu superior reconhecia seu esforo no trabalho? ( ) sim ( ) no ( ) mais ou menos ( ) no sei 09. Recebeu alguma promoo, desde que foi admitido na empresa? ( ) sim ( ) no Cite abaixo os cargos voc ocupou anteriormente? 10. No seu ponto de vista, voc acha que as promoes eram dadas s pessoas erradas? ( ) sim ( ) no ( ) no sei Por qu? 11. J foi transferido de um setor para outro? ( ) sim ( ) no Voc saberia dizer por que foi transferido? 12. Poderia ter progredido melhor em outro setor? ( ) sim ( ) no sei ( ) no Caso positivo, qual o setor? Por qu? 13. No seu ponto de vista, o qu poderia ser melhorado no seu setor para que os colegas trabalhassem com mais vontade e mais satisfao?

22:51

FOLHA DE PAGAMENTO

Pode ser considerada a principal funo do DP.

Representa o resumo de tudo que o empregado tem a receber, o que deve ser descontado e o valor lquido a receber.
As

informaes da folha de pagamento so obtidas no livro ou controle de ponto, onde se pode verificar todos os registros de entradas e sada ao trabalho, inclusive nos intervalos, atrasos e faltas.

22:51

FOLHA DE PAGAMENTO

22:51

FOLHA DE PAGAMENTO

Principais fraudes ou seja, empregado

Empregado inexistente;

fantasma,

Horas extras pagas e no feitas, quando so pagas horas ao empregado que ele efetivamente no trabalhou; Gozar frias oficialmente, receber o dinheiro e continuar trabalhando, ou seja, as frias so pagas oficialmente e o empregado permanece trabalhando de forma irregular e no prevista na legislao do trabalho;

22:51

REPOUSO SEMANAL REMUNERADO


Ser assegurado a todo empregado um descanso semanal de vinte e quatro horas consecutivas, o qual, salvo motivo de convenincia pblica ou necessidade imperiosa do servio, dever coincidir com o domingo, no todo ou em parte". (Art. 67, da CLT)

Ocorre com a finalidade de proporcionar um convvio familiar e a preservao da sade. Geralmente ocorre aos domingos. Caso o colaborador no tenha dever ser pago em dobro do valor do dia normal, alm do valor do descanso. Perda do direito da remunerao: falta injustificada durante a semana.

22:51

REPOUSO SEMANAL REMUNERADO


Exemplo: um colaborador ganha um salrio de R$ 900,00 e trabalha 220hs por ms, ele recebe o descanso incluso neste valor (s perde no caso de falta injustificada), sendo que 26 dias so teis e 4 dias so domingos. Se ele trabalha 10horas com extra, na sua jornada de trabalho, logo trabalhar 230hs por ms e deve receber esse excedente tambm no domingo e feriado. I) Salrio de R$ 900,00 por ms, jornada mensal 220 horas (=) R$ 4,09 por hora (+) 50% de adicional de horas extras (=) R$ 6,13 por hora II) Empregado fez 10 horas extras = R$ 61,30 ( R$ 6,13 x 10) III) R$ 61,30 / 26 x 4 = R$ 9,43 o reflexo no DSR ( 26 representa os dias teis do ms ) ; ( 4 representa os domingos do ms ). O raciocnio pode ser entendido como 30 dias do ms no considerar o dia 31 diminuir os domingos e feriados, o saldo dia til.
22:51

DCIMO TERCEIRO SALRIO


Gratificao devida a todo empregado no ms de dezembro de cada ano.

Equivale a 1/12 da remunerao integral devida em dezembro, por ms de servio.

Considera-se frao igual ou superior a 15 dias como ms inteiro.


Leva em conta a remunerao integral.

Sofre a incidncia do FGTS e das contribuies previdencirias.

22:51

DCIMO TERCEIRO SALRIO



Empresa__________ NESTA Prezado(as) Senhores(as) Conforme Lei n 4.4749, de 12/08/65, artigo 2, venho solicitar, o pagamento da primeira parcela do 13 salrio por ocasio das minhas frias, cujo perodo de concesso ficar a critrio de V.S.as, nos termos da legislao vigente. Fortaleza________ de ____________ de __________

Pode ser paga em duas parcelas. Primeira pode ser solicitada por ocasio de frias.

Atenciosamente _____________________________ Ciente de Empregador _____________________________ Assinatura do Empregado


22:51

FRIAS

Direito anual, aps cada perodo de doze meses.

Finalidade de remunerao.

descanso, mas

sem

prejuzo

da

Para se ter o direito existe dois momentos:

Perodo aquisitivo: 12 primeiros meses de vigncia do contrato de trabalho Perodo concessivo: direito de gozar as frias nos 12 meses subseqentes.
Aps

o perodo concessivo o valor pago em dobro.

22:51

FRIAS
Durao: mximo de 30 dias Podendo varias de acordo com o n de faltas injustificadas do colaborador.

22:51

FRIAS
Para os que trabalham em regime de tempo parcial, a durao das frias varia de acordo com a carga horria semanal.

22:51

FRIAS

Abono

Possibilidade de converso de 1/3 do perodo de frias em abono pecunirio. recebida a correspondentes.


Tem

remunerao

devida

aos

dias

que ser requerido junto ao DP, at quinze dias antes do trmino do perodo aquisitivo.

Para os que trabalham em regime

parcial no h possibilidade de abono


pecunirio.

22:51

FRIAS

Coletivas

Deciso do empregador de conceder frias a todos ou a determinados setores. O DP tem que comunicar todos os interessados, com antecedncia mnima de quinze dias ao incio das frias.

Na comunicao dever constar data do incio e trmino das frias e os estabelecimentos ou departamentos envolvidos.

22:51

FRIAS

Perda do direito de frias

CLT, art. 133 Deixar o emprego e no for readmitido dentro dos sessenta dias subseqentes sua sada; Permanecer em gozo de licena, com percepo de salrios, por mais de trinta dias; Deixar de trabalhar, com percepo do salrio, por mais de trinta dias em virtude de paralisao parcial ou total dos servios da empresa; Tiver percebido da Previdncia Social prestaes de acidente de trabalho ou auxlio-doena por mais de seis meses, embora descontnuos.

22:51

BANCO DE HORAS
Surgiu no Brasil atravs da Lei 9.601/98, atravs da alterao do art. 59 da CLT.

Deve estar condicionada a real necessidade do empregador como forma de impedir dispensas coletivas, reduzindo temporariamente a jornada de trabalho sem reduo de salrios para posterior compensao sem pagamento de horas extras.

No Brasil primeiro ocorre a imposio ao trabalhador da sobre-jornada para posterior compensao.

22:51

BANCO DE HORAS
a serem observados Previso em Conveno ou Acordo Coletivo de trabalho; Jornada mxima diria de 10 horas; Jornada mxima semanal de 44 horas previstas durante o ano do acordo; Compensao das horas dentro do perodo mximo de 1 ano; Deve ser mantido pela empresa o controle individual do saldo de banco de horas bem como o acesso e acompanhamento do saldo por parte do empregado; Pagamento do saldo das horas excedentes no compensadas no prazo mximo de 1 (um) ano ou quando da resciso de contrato de trabalho;
22:51

Aspectos

BANCO DE HORAS

Divergncias

Tolerncia diria de 10 minutos para entrada e sada do empregado que no deveria ser incluso;

No recebimento deste acrscimo de 50% constitucional sobre a hora extraordinria se a compensao for feita no perodo de 1 ano, conforme prev o 2 do artigo 59 da CLT.

Ex: Uma hora e meia de descanso para cada uma hora extraordinria realizada durante os dias normais e duas horas de descanso para cada hora extraordinria realizada nos domingos e feriados.
22:51

BANCO DE HORAS
A

Divergncias

lei no se manifesta com relao as horas extraordinrias em dias normais ou domingos e feriados, as horas seriam compensadas 1 por 1 em qualquer situao.

Ex: saldo de 20h positivas para o empregado no vencimento do acordo, destas, 8 (oito) poderiam ser de um domingo trabalhado e 12 de dias normais. Assim, se a Conveno prev percentuais diferentes para pagamento, as 8h deveriam ser pagas com 100% e as 12h com 50% sobre o valor da hora normal.
22:51

BANCO DE HORAS

Multas previstas pelo descumprimento da lei

Para a empresa que permite que seu empregado trabalhe mais de 2h extras por dia: R$ 736,00 a R$ 4.025,00 (dependendo da quant. de empregados), dobrando em caso de reincidncia. Empregador no pagar as horas extras trabalhadas no vencimento do banco de horas, o valor de R$ 170,26 por empregado. Valor da multa varivel em caso de descumprimento em Acordo ou Conveno Coletiva.

22:51

ABSENTESMO
Ausncias

dos trabalhadores no processo de trabalho, seja por falta ou atraso, devido a algum motivo interveniente. Refere-se ainda a atrasos, faltas e sadas antecipadas no trabalho, de maneira justificada ou injustificada, ou ainda, aquelas justificveis. O ndice de absentesmo, to importante quanto o ndice de rotatividade: ele o termmetro de ausncias no trabalho que mostra a reduo na carga-horria de trabalho. Gera horas extras, atrasos nos prazos, clientes descontentes e aumento da atividade para outros funcionrios que tem que dar cobertura para o colega ausente.
22:51

ABSENTESMO

Clculo

Atrasos

justificados e injustificados: atrasos no ms/total de horas : (total horas-homenstrabalho) x 100 = ndice de absentesmo de atrasos. Faltas justificadas e injustificadas: Faltas no ms/total de horas : (total de horas-homenstrabalho) x 100 = ndice de absentesmo de faltas.
Ausncia

no trabalho (geral): Pode-se somar os dois percentuais, resultado dos dois clculos anteriores, ou alternativamente, calcular utilizando o mesmo raciocnio das frmulas anteriores.
22:51

ABSENTESMO
Absentesmo Absentesmo

e Presentesmo

a ausncia temporria do trabalho por motivo de doena, que vem diminuindo em relao ao ndice de absentesmo por doenas psquicas que est aumentando (globalizao trouxe: terceirizao, reengenharia, desemprego, downsizing dentre outros.)
Presentesmo significa estar sempre presente ao trabalho, porm doente. Apresentando falta de rendimento nas suas atividades e gerando grandes perdas para as empresas.

22:51

ABSENTESMO
Algumas

Soluo das empresas

empresas (menos de 5%) j apresentam projetos direcionados para a manuteno da sade de seus funcionrios: reeducao postural global (RPG), massagens, drenagem linftica, ioga, meditao, ginstica laboral, alimentao balanceada, check ups peridicos, palestras motivacionais, etc.

Ex: Camed, Correios, Hapvida, Po de Acar, Natura, Motorola.

22:51

ABSENTESMO

Soluo das empresas Camed

Ginstica laboral de 15min com um profissional trs vezes por semana; Programa de qualidade de vida (palestras, folders educativos, oficinas, etc.);

Folgas anuais (5 folgas para


Exames peridicos.

cada funcionrio);

22:51

ABSENTESMO

Como fugir do absentesmo

Auto-motivao: mudana

de emprego, melhoria do clima interno da empresa, mudana de funo, atividades fsicas, frias, desenvolvimento de um hobby e trabalho voluntrio so algumas sugestes para se viver menos doente e mais feliz. Motivao por parte da empresa: incentivos salariais, metas e objetivos possveis que estimulem o funcionrio a buscar alcan-los, reconhecimento, benefcios, palestras, melhora do ambiente, ou at mesmo uma conversa franca com o colaborador.

22:51

ABSENTESMO

VDEO

22:51

NORMAS DISCIPLINARES

Cdigo de tica da CAMED.

Se empenhou em alcanar todos os nveis interrelacionais evitando assim problemas entre cliente, colaborador e gestor.

Cdigo bastante atual que aborda fatos

e causas que ocorrem em uma sociedade


moderna.
Antenada

nas mudanas tecnolgicas e

de comportamento que ocorre na sociedade.


22:51

OBRIGAES TRABALHISTAS

PIS/PASEP; Cadastro Geral de Empregados e Desempregados


(CAGED);

Fundo de Garantia do Tempo de Servio (FGTS); Previdncia Social (INSS); Salrio Famlia;

22:51

OBRIGAES TRABALHISTAS

PIS/PASEP

uma contribuio social de natureza tributria, devida pelas


pessoas jurdicas, com objetivo de financiar o pagamento do seguro-desemprego e do abono para os trabalhadores que ganham

at dois salrios mnimos. Ele foi institudo com o objetivo de


promover a integrao do empregado na vida e no desenvolvimento das empresas e consiste num programa de

transferncia de renda, possibilitando melhor distribuio da renda


nacional.
22:51

OBRIGAES TRABALHISTAS

Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED);

O CAGED foi criado pelo Governo Federal, atravs da Lei n

4.923/65, que instituiu o registro permanente de admisses e


dispensa de empregados, sob o regime da Consolidao das Leis do Trabalho - CLT. O referido cadastro geral serve como base

para a elaborao de estudos, pesquisas, projetos e programas


ligados ao mercado de trabalho, alm de subsidiar a tomada de decises para aes governamentais.

22:51

OBRIGAES TRABALHISTAS

Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) - https://www.caged.gov.br/cagedweb/

22:51

OBRIGAES TRABALHISTAS

FGTS

Principais objetivos do FGTS so:


Formar um Fundo de Indenizaes Trabalhistas; Oferecer ao trabalhador, em troca da estabilidade no emprego, a Proporcionar ao trabalhador aumento de sua renda real, pela

possibilidade de formar um patrimnio;

possibilidade de acesso casa prpria;

Formar Fundo de Recursos para o financiamento de programas

de habitao popular, saneamento bsico e infra-estrutura urbana.

22:51

OBRIGAES TRABALHISTAS

Previdncia Social (INSS)

O empregador deve recolher (descontar) dos funionrios a

contribuio previdenciria, no ms subsequnte ao da competncia,


que corresponde a:
Alquota Alquota Alquota

de 8,00%, no caso de salrio de at R$ 911,70 de 9,00%, no caso de salrio de R$ 911,71 a R$ 1.519,50 de 11,00%, no caso de salrio de R$ 1.519,51 a R$

3.038,99 Obs.: Alm de descontar e recolher as contribuies do

empregado obrigado a contribuir sobre a folha de salrios.


22:51

OBRIGAES TRABALHISTAS

Salrio Famlia

A empresa deve creditar nos rendimentos pagos ao


funcionrio o valor equivalente ao salrio famlia, para trabalhadores com salrio at R$ 798,30 e que tenham filhos com at 14 anos de idade ou invlidos de qualquer

idade. Esse valor ser reembolsado empresa pelo INSS,


por meio da deduo no recolhimento das contribuies devidas a Previdncia Social sobre a folha de salrios, pois trata-se de um benefcio do INSS.
22:51

MARCAO DE PONTO
De acordo com o artigo 74, 2 da Consolidao das Leis do Trabalho (CLT), as empresas que possuem mais de 10 empregados

esto obrigadas marcao de ponto, que pode ser feita


mecanicamente, pelo uso de relgio de ponto, eletronicamente, por computador ou manualmente. Em 25 de agosto de 2009, foi publicada a Portaria 1.510 do

Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE),


trazendo um novo regulamento ao registro eletrnico de ponto dos empregados.

22:51

MARCAO DE PONTO
Principais pontos da Portaria: Probio de todo tipo de restrio marcao de ponto; Estabelecimento de requisitos para o equipamento de registro de ponto, identificado pela sigla REP (Registrador Eletrnico de Ponto); Obrigao da emisso de comprovante da marcao a cada registro efetuado no REP; Estabelecimento dos requisitos para os programas que faro o tratamento dos dados oriundos do REP;

Obs.: Vale ressaltar que a Portaria 1.510 no torna obrigatrio o registro eletrnico de ponto, pois o artigo 74 da CLT faculta o uso de registro de ponto manual ou mecnico. Porm, se o meio eletrnico for adotado, devero ser seguidas as instrues da Portaria. 22:51

MARCAO DE PONTO

22:51

MARCAO DE PONTO

22:51

MARCAO DE PONTO

22:51

MARCAO DE PONTO

VDEO

SOBRE A PORTARIA 1.510

22:51

Agradecemos a ateno de todos.

22:51

Вам также может понравиться