Вы находитесь на странице: 1из 9

IFMG CAMPUS BAMBU INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS CAMPUS BAMBU Curso Superior em Engenharia de Produo

A DETERMINAO DO CALOR ESPECFICO DE UM SLIDO

Fdua Maria do Amaral Sampaio Valdevan da Silva Morais Rayane Cristina Moreira Rezende

BAMBU MG. 2012

FDUA MARIA DO AMARAL SAMPAIO VALDEVAN DA SILVA MORAIS RAYANE CRISTINA MOREIRA REZENDE

A DETERMINAO DO CALOR ESPECFICO DE UM SLIDO

Trabalho

apresentado

ao

Instituto

Federal

de

Educao, Cincia e Tecnologia de Minas Gerais Campus Bambu, como requisito para a disciplina de Laboratrio de Fsica III do Curso Superior de Engenharia de Produo. Orientador: Prof. Mayler

BAMBU MG. 2012

Introduo

Equivalente em gua do calormetro

Equivalente em gua de um corpo a massa de gua que, trocando a mesma quantidade de calor que esse corpo, sofre a mesma variao de temperatura. Sendo o calor especifico da gua, 1 cal/gC decorre que o equivalente em gua de um corpo numericamente igual sua capacidade trmica. Se um corpo tem capacidade trmica igual a 30 cal/C , o seu equivalente em gua 30g. Isso significa que o corpo, em questo, ou os 30g de gua, ao receberem a mesma quantidade de calor, sofrem a mesma variao de temperatura. O instrumento que serve para medir a quantidade de calor o calormetro. Este constitudo por um recipiente onde se coloca gua; possui uma tampa que permite fech-lo perfeitamente; est isolado termicamente, o melhor possvel, do ambiente exterior. Um termmetro, que fica sempre imerso, assinala a temperatura da gua contida no calormetro. O ideal seria que o aparelho no trocasse calor, de modo algum com o ambiente. Na prtica, porm, o isolamento do recipiente que contm a gua apenas reduz a um mnimo a troca de calor. Quando se emerge um corpo quente na gua do calormetro, ele aquece tanto a gua quanto o recipiente, a parte imersa do termmetro e a camada de material isolante trmico em contato com o recipiente. Nota-se, assim, que nem todo o calor utilizado para aquecimento da gua. Costuma-se imaginar, ento, que tudo se passa como se houvesse um pouco mais de gua do que a realmente contida dentro do calormetro. possvel, desse modo, determinar uma quantidade de gua ideal, equivalente quela parte do calormetro que aquecida. Para medir essa quantidade de calor cedida ao calormetro, e ento determinar seu equivalente em gua, o processo simples: junta-se ao aparelho uma quantidade conhecida de calor, vertendo-se, por exemplo, uma determinada massa de gua a certa temperatura. Dessa maneira, fcil calcular de que quantidade dever aumentar essa temperatura. O aumento real, entretanto, ser menor, pois o calor dissipa-se nas paredes do recipiente, do termmetro, da camada de material isolante, etc. Para conseguir boas medidas, necessrio homogeneizar a temperatura da gua do calormetro, antes de ler o termmetro. Usa-se um agitador, uma pequena haste de vidro ou metal colocado dentro do calormetro e cujo equivalente em gua avaliado juntamente com os do termmetro e do recipiente.

Calor especfico

Quando h troca de calor entre dois ou mais corpos ocorre variao de temperatura de ambos (salvo o caso de um deles ser muito maior ou considerado como fonte de calor). Este calor trocado pode ser expresso (em uma primeira aproximao e no caso de s haver variao de temperatura) como: Q = mcT m = massa do corpo c = calor especfico do material T = variao de temperatura

A questo maior para se determinar o calor especfico de um material ter o controle da quantidade de calor trocada entre os diferentes corpos quando se realiza experimentos. Evidentemente que aproximaes devem ser feitas, e assim, por mais crticas que possam ser feitas, que a cincia caminha. Conforme j citado acima, o calormetro um equipamento utilizado para isolar termicamente (no permitir troca de calor com o meio ambiente) uma substncia a qual desejamos estudar. Ao fornecermos calor a uma substncia dentro do calormetro, ambos absorvem calor e embora este ltimo no seja aquecido (no tenha igual variao de temperatura) como a substncia em estudo, damos um tratamento semelhante.

Qf = Qs + Qc Qf = Calor fornecido Qs = Calor absorvido pela substncia = mcT Qc = Calor absorvido pelo calormetro = CT

Na aula em que utilizamos o calormetro, foi determinado a Capacidade Trmica (C ) do calormetro, e caso no o tenham em mos utilizaremos o valor fornecido pelo fabricante do equipamento que de 20cal/C.

Objetivo

Determinar o calor especfico do lato utilizando um calormetro.

Materiais

- barbante; - 01 bquer; - 01 calormetro; - 01 basto de lato; - 01 termmetro; - 01 ebulidor; - 01 balana;

Procedimentos 1 parte determinao do equivalente em gua do calormetro

Com o auxlio de um bquer, introduziu-se ao calormetro 150 g de gua a uma temperatura de 10C e mediu-se a temperatura na qual o sistema entrou em equilbrio, correspondente a 18C. Em seguida, aqueceu-se 150 g de gua a uma temperatura de 42C, com o auxlio de um ebulidor. Com o auxlio de um bquer, introduziu-se a mesma ao calormetro. A temperatuta final de equilbrio foi de 29C. 2 parte determinao do calor especfico do lato

A fim de se calcular o calor especfico do lato, cuja massa era de 24,94g, o mesmo foi deixado imerso em gua a uma temperatura de 80C, devido ao fato de que ambos entram em equilbrio trmico. Para que no houvesse perda de calor, a substncia em teste foi colocada rapidamente no calormetro, juntamente com 200 g de gua a uma temperatura de 80C. registrando, aps alguns minutos, a temperatura de equilbrio do sistema, equivalente a 28,5C. Agitou-se a gua e aps alguns minutos, quando o sistema j se encontrava em equilbrio trmico, mediu-se a temperatura final.

Resultados e Discusso

1 parte determinao do equivalente em gua do calormetro

Aplicando o princpio de conservao de energia, citado na equao (), foi possvel calcular o equivalente em gua do calormetro da seguinte forma:

Qf = Qs + Qc - m.c.T (g. quente) = mcT (g. fria) + mcT (calormetro) -150.1.(29-42) = 150.1.(29-18) + m.1.(29-18) m = 27,27 g 2 parte determinao do calor especfico do lato

Com a mesma analogia utilizada na prtica anterior, e utilizando a massa equivalente em gua do calormetro calculada, obteve-se o calor especfico do lato, conforme prescrito abaixo:

Qf = Qs + Qc - m.c.T (lato) = mcT (gua) + mcT (calormetro) -94,3.1.c(28,5-80) = 200.1.(28,5-26) + 27,27.1.(28,5-26) c = 0,11699 cal/(g.C) O calor especfico calculado ( =

),

com dados

obtidos na aula .A

experimental, se aproximou do valor encontrado na literatura, cujo valor c =

discrepncia dos valores terico e experimental ocorreu devido impreciso dos aparelhos utilizados, altitude a qual o experimento foi feito, perda de calor do basto de lato, o que influencia na variao de temperatura e consequentemente no calor especfico do basto de lato.

Referncias Bibliogrficas

Calor especfico mdio. http://www.aalborg-industries.com.br/downloads/calor-especificomedio.pdf. (Acessado em 27 de outubro de 2011).

Calor latente e calor especfico . http://www.infoescola.com/fisica/calor-latente-e-calorespecifico. (Acessado em 27 de outubro de 2011 )

Medida

da

capacidade

trmica

do

calormetro

http://www.cdcc.usp.br/exper/medio/fisica/kit3_calorimetria/exp2_termo.pdf . (Acessado em 27 de outubro de 2011 )

Вам также может понравиться