Вы находитесь на странице: 1из 6

Canto II e Canto III

A paragem em Melinde
Tal como os deuses tinham decidido em Conslio, a armada portuguesa encontra um lugar para descansar (Canto II, estrofe73), na costa africana, em Melinde, onde os navegadores so muito bem acolhidos por toda a gente, em especial pelo rei que j tinha conhecimento da fama dos portugueses. O rei revela a Vasco da Gama a sua vontade de conhecer melhor o povo lusada e pede que este lhe conte tudo sobre a sua ptria (Canto II, estrofes 109 a 113). por isso que o Canto III abre com uma nova invocao, desta vez a Calope, musa da Epopeia, da Eloquncia e da Histria, a quem o poeta pede que o ensine a narrar com exatido aquilo que Vasco da Gama contou ao rei de Melinde.

VASCO DA GAMA, NARRADOR DA HISTRIA DE PORTUGAL A partir da terceira estrofe do canto III de Os Lusadas h uma mudana de narrador da ao, pois deixa de ser o poeta - narrador no participante (heterodiegtico) - para ser Vasco da Gama, um narrador autodiegtico. Vasco da Gama revela nas suas palavras o prazer que tem em contar ao rei a histria do seu povo: Mandas-me, rei, que conte declarando/De minha gente a gro genealogia; /No me mandas contar estranha histria, /Mas mandas-me louvar dos meus a glria. Vasco da Gama torna-se narrador, aquele que conta, e o rei de Melinde, narratrio, aquele a quem a histria narrada. E assim que Vasco da Gama inicia a narrao da Histria de Portugal, atravs de uma longa analepse, desde a fundao da nacionalidade at ao momento da viagem, dando-se lugar na ao a um outro plano diferente do da viagem e da mitologia, o plano da histria.

A morte de Ins de Castro


neste contexto que surge o episdio da morte de Ins de Castro, dentro da

narrao da Histria de Portugal ao rei de Melinde. D. Ins de Castro era uma fidalga galega, que fazia parte da comitiva da infanta D. Constana de Castela, quando esta se deslocou a Portugal para casar com o prncipe D. Pedro. A beleza singular de D. Ins despertou desde logo a ateno do prncipe, que veio a apaixonar-se profundamente por ela e a tornar-se seu amante. Esta ligao amorosa provocou um escndalo na Corte portuguesa e o rei D. Afonso IV, pai de D. Pedro, interveio expulsando D. Ins. D. Constana morreu de parto em 1345 e D. Pedro mandou que D. Ins regressasse a Portugal e instalou-a na sua prpria casa, onde passaram a viver uma vida de marido e mulher. Deste relacionamento nasceram quatro filhos. D. Afonso IV e os seus conselheiros aperceberam-se que a ligao do futuro monarca com D. Ins poderia trazer graves consequncias para a coroa portuguesa pela forte influncia castelhana. Por isso, ouvido o Conselho, D. Afonso condenou D. Ins morte: era necessrio elimin-la para salvar o Estado. Quando D. Ins teve conhecimento da deciso do rei, implorou-lhe misericrdia, apresentando como argumento os seus quatro filhos, netos do monarca. O rei apiedou-se de D. Ins, mas o interesse do Estado foi mais forte e D. Ins foi assassinada em 1355. S depois do assassinato que D. Pedro soube do sucedido, jurando vingana aos homens que mataram D. Ins. Este episdio considerado um episdio lrico pela importncia dada ao tema do amor, pela forma como esse sentimento vivido, e tornou-se num dos casos mais conhecidos no mundo e numa das histrias mais celebradas.

A VERDADE HISTRICA 0 casamento do Infante D. Pedro com D. Constana de Castela, em 1340. Ins de Castro, o colo de gara", pertencia a uma das famlias mais nobres e poderosas de Castela e era uma das damas que integravam o squito de D. Constana. D. Pedro apaixona-se por Ins. Ins torna-se madrinha do prncipe D. Fernando, estabelecendo-se, assim laos de parentesco moral (compadrio) entre ela e D. Pedro, se bem que fossem j primos em 2 grau. D. Ins expulsa de Portugal mas regressa depois da morte de D. Constana, em 1345. Ins e Pedro passam a viver juntos nos Paos de Santa Clara, em Coimbra. 0 Prncipe aconselhado por sua me e alguns fidalgos a desposar Ins, mas recusa. Nascem bastardos e D. Pedro imiscui-se na poltica castelhana e os fidalgos portugueses temem a ambio e influncia da famlia Castro que podia levar ao trono portugus um dos filhos da ligao ilegtima de Pedro, em detrimento do herdeiro legtimo, D. Fernando, o filho de D. Pedro e D. Constana. 0 Rei D Afonso IV e seus conselheiros analisam a situao e concluem da necessidade de matar Ins. Num dia em que D. Pedro anda caa, D. Afonso IV chega a Coimbra com alguns fidalgos. Sabedora das intenes do Rei, Ins vai ao seu encontro, rodeada dos filhos, e, banhada em lgrimas, implora misericrdia e perdo. D. Afonso IV comove-se e hesita. Pressionado pelos conselheiros lvaro Gonalves, Pro Coelho e Diogo Lopes Pacheco, autoriza a execuo de Ins. Ins decapitada em 7 de Janeiro de 1355.
3

ALTERAES RESULTANTES DA POETIZAO A morte de Ins apresentada como o assassinato de uma inocente, um crime hediondo. No h referncias expulso do pas e tenso das relaes com D. Afonso IV. Ins apresentada, sobretudo, como vtima do amor e no das razes de Estado. Os cavaleiros arrancam das suas espadas e trespassam-lhe o peito. Dir-se-ia que o corao, como grande culpado, o primeiro a sentir o castigo. Pretende Cames, tambm vtima do amor, dar a Ins uma morte nobre, isto , espada e de frente para os algozes. Cames segue de perto a tradio oral e popular, que j havia inspirado as Trovas Morte de Ins de Castro, de Garcia de Resende e cuja grandeza potica, tipicamente portuguesa, saber aproveitar.

INS DE CASTRO BREVE ANLISE Apesar de ser um episdio pertencente ao Plano da Histria de Portugal, no se trata de um episdio pico, mas sim de um episdio trgico e lrico. Trgico porque contempla momentos caractersticos de uma tragdia clssica: - a paixo entre Pedro e Ins um desafio ao poder real, por Ins representar um perigo para o reino; - a punio, a deciso de matar Ins; - a piedade, presente no discurso de Ins quando tenta demover o rei; - a catstrofe quando se consuma a morte de Ins. Lrico porque o narrador interpela o Amor acusando-o de ser responsvel pela tragdia, expressando ao longo de todo o episdio a inconformidade do eu potico, bem como a repulsa pela morte trgica de Ins, que compara morte da natureza.
4

ESTRUTURA DO EPISDIO

1. parte - Exposio (estrofes 118 e 119) Trata-se de uma breve introduo ao episdio. Vasco da Gama localiza a histria no tempo e no espao, apresenta brevemente o caso que vai narrar e atribui as responsabilidades ao amor.

Consideraes iniciais do poeta (119) O episdio comea com consideraes do poeta sobre o Amor acusando-o de ser o causador da morte de Ins.

2. parte - Conflito (estrofes 120 a 132) A felicidade de Ins (120 - 121) Ins vivia tranquilamente nos campos do Mondego, rodeada por uma natureza alegre e amena, gozando a felicidade do seu amor por D. Pedro. O narrador, no entanto, vai introduzindo indcios de que essa felicidade no ser duradoira e ter um fim cruel: Naquele engano da alma, ledo e cego, (120, v.3); Que a fortuna no deixa durar muito, (120, v. 4); De noite, em doces sonhos que mentiam, (121, v. 5).

Condenao de Ins (122 - 125) D. Afonso IV, vendo que no conseguia casar o filho em conformidade com as necessidades do Reino, decide mandar matar Ins. Os algozes trazem-na presena do rei. O rei vacila, apiedado, quando a v surgir com os filhos, mas as razes do Reino levam-no a prosseguir.

Discurso de Ins (126 - 129) Ins inicia a sua defesa, apelando piedade do rei atravs: - do exemplo das feras e aves de rapina que se humanizaram ao cuidarem de crianas indefesas: Se j nas brutas feras (126, v. 1); Com
5

pequenas crianas viu a gente (126, v. 5); Terem to piedoso sentimento (126, v. 6); - da afirmao da sua inocncia; - do respeito devido s crianas (seus filhos, netos de D. Afonso IV); - do apelo ao desterro.

Sentena e execuo da morte (130 - 132) O rei mostra-se sensibilizado mas, uma vez mais, as razes do Reino soam mais fortes e a sua determinao mantm-se. Ins executada.

3 parte - Desenlace (estrofes 133 a 137) Consideraes finais do poeta (133 - 135) O poeta compara esta atitude a outras atrocidades conhecidas. Repudia a sua morte, aliando-a morte da natureza e eternizando-a na Fonte dos Amores.

Vingana de D. Pedro (136 - 137) Quando D. Pedro sobe ao trono, concretiza a vingana, mandando matar os carrascos de Ins.

Tmulo, em estilo gtico, de Ins de Castro no Mosteiro de Alcobaa

Вам также может понравиться