Вы находитесь на странице: 1из 12

Direito Penal III

ITABUNA SETEMBRO DE 2012

Questionrio

Trabalho apresentado ao professor Josevandro Nascimento, pelos discentes em Direito do 4 semestre matutino da Faculdade de Tecnologia e Cincias, , para fins avaliativos da I unidade.

ITABUNA SETEMBRO DE 2012

QUESTIONRIO

1) Fazer um estudo da lei 8072/90, com relao aos crimes hediondos contra a vida, interpretando cada um deles luz da doutrina. Os crimes definidos como hediondos so enumerados no art. 1 e seus incisos, tentados ou consumados: Homicdio simples praticado por grupo de extermnio, homicdio qualificado, latrocnio, extorso mediante sequestro, nas formas simples e qualificadas, extorso mediante morte, estupro nas formas simples quando, da violncia, resultar a morte ou leso corporal grave, atentado violento ao pudor nas formas simples e quando resultar, da violncia, a morte ou leso corporal grave, os crimes de genocdio, falsificao de medicamentos e epidemia com resultado morte. LEI N 8.072, DE 25 DE JULHO DE 1990 Dispe sobre os crimes hediondos, nos termos do art. 5, inciso XLIII, da Constituio Federal, e determina outras providncias. O Presidente da Repblica: Fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1 So considerados hediondos os seguintes crimes, todos tipificados no Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 Cdigo Penal, consumados ou tentados: I homicdio (art. 121), quando praticado em atividade tpica de grupo de extermnio, ainda que cometido por um s agente, e homicdio qualificado (art. 121, 2o, I, II, III, IV e V); II latrocnio (art. 157, 3o, in fine); III extorso qualificada pela morte (art. 158, 2 ); IV extorso mediante sequestro e na forma qualificada (art. 159, caput, e 1, 2 e 3); V estupro (art. 213, caput e 1 e 2); VI estupro de vulnervel (art. 217-A, caput e 1 , 2 , 3 e 4 ); VII epidemia com resultado morte (art. 267, 1 ). VII-B falsificao, corrupo, adulterao ou alterao de produto destinado a fins teraputicos ou medicinais (art. 273, caput e 1, 1-A e 1-B, com a redao dada pela Lei no 9.677, de 2 de julho de 1998). Pargrafo nico. Considera-se tambm hediondo o crime de genocdio previsto nos arts. 1, 2 e 3 da Lei no 2.889, de 1 de outubro de 1956, tentado ou consumado.

Homicdio

a destruio da vida de um homem praticada por outro. Alguns conceitos antigos incluem na definio a injustia e a violncia. Entretanto, a injustia do comportamento do sujeito no integra o tipo penal, pertencendo ao segundo requisito do crime, antijuridicidade. No possuindo o tipo de homicdio qualquer elemento de natureza normativa, referente ilicitude do comportamento, no devemos incluir no conceito a antijuridicidade. Esta requisito do crime de homicdio. A violncia tambm no faz parte do conceito, uma vez que perfeitamente possvel ao sujeito causar a morte da vtima sem emprego de fora bruta, como o caso do veneficio.

Latrocnio

um tipo penal, em alguns sistemas jurdicos, derivado do crime de roubo o crime-fim , onde o homicdio o crime-meio, ou seja, mata-se para roubar. Em pases de direito britnico, est englobado no delito de roubo. considerado, doutrinariamente, um crime complexo, aquele em que h dois tipos criminais para sua configurao (delito pluriofensivo). Para a configurao do tipo criminal - latrocnio - preciso que se demonstre a vontade do agente (dolo) em matar a vtima para dela subtrair algo. No Brasil o evento morte (qualificadora) admitida na modalidade culposa - ou seja, o agente no tinha a inteno de matar, mas a vtima veio a falecer. Sendo o roubo um delito em que a violncia contra a vtima integra o prprio conceito jurdico deste crime, o homicdio surge aqui como um qualificador - ou seja - d ao delito razes para ampliao de sua pena mnima e mxima prevista abstratamente. Imprescindvel, portanto, para configurar o latrocnio a leso a dois direitos: a vida e o patrimnio.

Extorso qualificada pela morte

Se a extorso for praticada mediante violncia prpria, e desta resultar morte, a pena ser de vinte a trinta anos de recluso e multa. No h extorso qualificada pelo resultado morte quando h a morte de co-autor do delito de extorso, uma vez que a morte do co-autor "no meio, modo ou forma de agravar a ao desvalisosa" do delito qualificado; ora, o tipo penal exige que a violncia seja cometida contra o sujeito passivo, e no contra um dos sujeitos ativos [59]. Deve-se, contudo, tomar cuidado com o erro quanto pessoa (artigo 20, 3): se o agente, pretendendo matar a vtima, acabar matando o co-autor, responde pelo crime de extorso qualificada, como se tivesse atingido quem realmente queria atingir. Quando h a morte de terceiro resultante da

troca de tiros entre policiais e assaltantes, para que haja a qualificadora, devese comprovar que um dos assaltantes foi quem efetuou o disparo da bala que atingiu o terceiro; entretanto, havendo dvida, os assaltantes no podem ser responsabilizados, em virtude do princpio in dubio, pro reo [60]. Ainda na extorso qualificada pelo resultado morte, h duas observaes a fazer. A Lei n 8.072/1990, em seu artigo 1, III, assim dispe: so considerados hediondos os seguintes crimes, todos tipificados no Decreto-Lei n 2.84o, de 7 de dezembro de 1940 Cdigo Penal, consumados ou tentados: III extorso qualificada pela morte (art. 158, 2). A segunda observao a fazer se refere consumao e tentativa: no se pode aplicar a Smula 610 do Supremo Tribunal Federal (h crime de latrocnio, quando o homicdio se consuma, ainda que no realize o agente a subtrao de bens da vtima) ao crime de extorso qualificado pelo resultado morte, haja vista que crime formal, o qual independe da obteno de vantagem econmica indevida (caso em que seria crime material) para a sua consumao, de modo que devemos aplicar, portanto, a Smula 96 do Superior Tribunal de Justia: o crime de extorso consuma-se independentemente da obteno da vantagem indevida. Alm do artigo 157, 2, V, podemos dizer que o artigo 158, caput, um dos exemplos de sequestro-relmpago, figura atpica, mas que encontra trs exemplos no Cdigo Penal, de modo que o terceiro o do caput do artigo 159. A doutrina cita o exemplo de Tcio que, encontra-se na agncia de certo Banco, s 20h00 de um sbado, sacando dinheiro e surpreendido por Mlvio, o qual o constrange, mediante uso de arma, a entregar-lhe o carto magntico e lhe fornecer a senha do mesmo, de modo a acompanhar Mlvio a vrios caixas eletrnicos existentes na Cidade, para sacar dinheiro, para si, da conta de Tcio.

Extorso mediante sequestro e na forma qualificada

Se o sequestro durar mais de 24 horas, se a vtima menor de dezoito anos (art. 159 ,1, primeira parte). Inquestionavelmente, tanto maior durao do sequestro e consequente privao da liberdade da vtima como sua menoridade ampliam tanto o desvalor da ao quanto o desvalor do resultado, que justificam sua maior penalizao. Cometido por bando ou quadrilha necessrio o reconhecimento da elementar do tipo penal descrito no art.288 do CP, ou seja, reunio ou multiplicidade de agentes(mais de 3) com a finalidade de cometer crimes, porm, sendo a reunio para o cometimento de um nico crime respondero sem essa majorante.

Se resulta morte ser agravado pelo resultado.

Estupro

Estupro ou violao a prtica no-consensual do sexo, imposto por meio de violncia ou grave ameaa de qualquer natureza por ambos os sexos. Art.213. Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, a ter conjuno carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso. Analisando a nova redao dada ao caput do art.213 do Cdigo Penal, podemos destacar os seguintes elementos: a) o constrangimento, levado a efeito mediante o emprego de violncia ou grave ameaa; b) que pode ser dirigido a qualquer pessoa, seja do sexo feminino ou masculino; c) para que tenha conjuno carnal; d) ou ainda para fazer com que a vtima pratique ou permita que com ela se pratique, qualquer ato libidinoso. De acordo com a redao legal, verifica-se que o ncleo do tipo o verbo constranger, aqui utilizado no sentido de forar, obrigar, subjugar a vtima ao ato sexual. Trata-s, portanto, de modalidade especial de constrangimento ilegal praticado com o fim de fazer com que o agente tenha sucesso no congresso carnal ou na prtica de outros atos libidinosos. Para que se possa configurar o delito em estudo preciso que o agente atue mediante o emprego de violncia ou de grave ameaa. Violncia diz respeito vis corporalis, vis absoluta, ou seja, a utilizao de fora fsica, no sentido de subjugar a vtima, para que com ela possa praticar a conjuno carnal, ou a praticar ou permitir que com ela se pratique outro ato libidinoso.

Estupro de vulnervel

O art. 217-A, caput, do Cdigo Penal define como estupro de vulnervel ter conjuno carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 (catorze)anos. O estupro de vulnervel um crime prprio em relao ao sujeito passivo, uma vez que o ofendido deve estar em uma das situaes de vulnerabilidade previstas no dispositivo, quais sejam, idade inferior a 14 (quatorze) anos, no possuir o necessrio discernimento para a prtica do ato sexual em razo de enfermidade ou deficincia mental ou ainda que, por qualquer outra razo, no possa oferecer resistncia.

indispensvel que o agente tenha conhecimento de que a pessoa com quem mantm relao sexual seja vulnervel, pois, do contrrio, configura-se erro de tipo a excluir a inteno, ou seja, o dolo, tornando atpica a conduta daquele que praticou relao sexual com o denominado vulnervel sem violncia ou grave ameaa. H que se ter o dolo de praticar ato sexual com vulnervel, pois no h previso de punio quando o ato cometido culposamente. Portanto, caso o agente mantenha relao sexual consentida com vulnervel, sem ter conhecimento dessa qualidade da vtima, est incidindo em erro de tipo, podendo ocorrer a atipicidade do fato. Porm, ainda que desconhea a qualidade de vulnerabilidade do sujeito passivo, se esta relao sexual feita com uso de violncia ou grave ameaa, restar configurada no a conduta disposta no artigo 217-A, mas dar ensejo aplicao do delito estupro, tipificado no artigo 213 do CP.

Epidemia com resultado morte

O crime Epidemia (previsto no artigo 267 do cdigo penal brasileiro) consiste em causar epidemia, mediante a propagao de germes patognicos. A pena de 10 a 15 anos de recluso e pode ser agravada em at o dobro se houver como resultado a morte de algum. Se o crime for culposo a pena aplicada deteno de um a dois anos, ou, se resulta morte, de dois a quatro anos.

Falsificao, corrupo, adulterao ou alterao produto destinado a fins teraputicos ou medicinais.

de

Cezar Robert Bitencourt conceitua produtos destinados a fins teraputicos ou medicinais como aqueles prprios para o tratamento, a cura ou a preveno de enfermidades. Damsio de Jesus segue a mesma linha e considera tais produtos como toda substncia slida ou lquida, empregada na cura ou preveno de molstias. De acordo com o 1 -A, tambm esto inseridos no conceito de produtos, os medicamentos que consoante a lei 5991/1973 (que dispe sobre o controle sanitrio do comercio de drogas, medicamentos, insumos farmacuticos e correlatos) no artigo 4, II, conceitua medicamento como o produto farmacutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profiltica, curativa, paliativa ou para fins de diagnostico, na mesma lei ( art. 4,III) est inserido

tambm o conceito de insumo farmacutico que seria a droga ou matria-prima aditiva ou complementar de qualquer natureza, destinada a emprego em medicamentos, quando for o caso, e seus recipientes . Matrias primas so as substancias essenciais para a fabricao de um produto. Cosmticos e saneantes so respectivamente conceituados por Cezar Roberto Bitencourt como produtos destinados limpeza, conservao e maquiagem da pelee produtos de limpeza em geral.

2) Diferena entre furto, roubo e extorso luz da doutrina majoritria. Furto a subtrao de coisa alheia mvel com fim de assenhoreamento definitivo (CP, art.155, caput). O estatuto penal, na espcie, protege dois objetos jurdicos: a posse, abrangendo a deteno, e a propriedade. O Furto a subtrao, para si ou para outrem, de coisa alheia mvel. O roubo constitui crime complexo, pois composto por fatos que individualmente constituem crimes. So eles: furto+ constrangimento ilegal + leso corporal leve, quando houver (as vias de fato ficam absorvidas pelo constrangimento ilegal). A extorso a privao da liberdade da vtima tendo por fim a obteno de vantagem, como condio ou preo do resgate. Na extorso imprescindvel o comportamento da vtima, enquanto no roubo prescindvel. Em um assalto, irrelevante que a coisa venha a ser entregue pela vtima ao agente ou que este a subtraia. Trata-se de roubo. Constrangido o sujeito passivo, a entrega do bem no pode ser considerado ato livremente voluntrio, tornando tal conduta de nenhuma importncia no plano jurdico.

3) Distino entre relmpago.

extorso

mediante

sequestro

sequestro

Extorso mediante sequestro neste delito, a vtima mantida em crcere at que uma terceira pessoa faa o pagamento do resgate. A liberdade da vtima usada pelo criminoso como moeda de troca, para que consiga a indevida vantagem econmica. Sequestro Relmpago (extorso qualificada) a conduta tpica deste crime constranger o sujeito passivo a fazer ou deixar de fazer algo, privando a sua liberdade em um curto perodo de tempo, com a finalidade de obter uma

indevida

vantagem

econmica.

A restrio da liberdade muito importante para caracterizao do crime, utilizado pelo agente ativo para constranger a vtima a e obter, dela, indevida vantagem econmica. Por depender do comportamento da vtima para alcanar a indevida vantagem econmica, o sujeito ativo a priva da sua liberdade, pelo tempo necessrio para consegui-la.

4) Distino entre extorso mediante sequestro e sequestro ou crcere privado. Extorso Mediante Sequestro, pode uma extorso ser praticada tendo como meio para obteno da vantagem econmico a privao de liberdade de uma pessoa. Configura-se no caso, o crime de extorso mediante sequestro (Art.159), sequestrar pessoa com o fim de obter, para si ou para outrem, qualquer vantagem, como condio ou preo do resgate: pena recluso de 8 a 15 anos. A mesma lei conceituou a extorso mediante sequestro simples ou qualificada, tentada ou consumada, como crime hediondo. O sequestro e o crcere privado so crimes praticados contra a liberdade fsica individual de pessoas privando-as de sua liberdade de locomoo, ou seja, o direito de ir, vir ou ficar tendo o direito de permanecer onde assim desejar. Normalmente, os crimes de sequestro e crcere privado funcionam como meio para consumao de outros delitos, de maneira que se o objetivo for a obteno de vantagens financeiras, o agente incorrer no crime previsto no artigo 159 do Cdigo Penal, extorso mediante sequestro, ao passo que se o agente no tiver animus de auferir vantagem, o crime ser de constrangimento ilegal mediante sequestro.

5) Comentar algumas situaes que caracterize extorso mediante sequestro com qualificadoras em decises sumuladas. Da Extorso e Sequestro (Arts. 158 a 160) Extorso mediante sequestro: Art. 159. Sequestrar pessoa com o fim de obter para si ou para outrem, qualquer vantagem, como condio ou preo do resgate: Pena recluso, de 8 a 15 anos. 1. Se o sequestro dura mais de 24 horas, se o seqestrado menor de 18 ou maior de 60 anos, ou se o crime cometido por bando ou quadrilha:

Pena recluso de 12 a 20 anos. 2. Se do fato resulta leso corporal de natureza grave: Pena recluso de 16 a 24 anos. 3. Se resulta a morte: Pena recluso de 24 a 30 anos. 4. Se o crime cometido em concurso, o concorrente que o denunciar a autoridade, facilitando a liberao do sequestrado, ter sua pena reduzida de um a dois teros. O caput do artigo refere-se extorso mediante sequestro simples e nos pargrafos subsequentes as formas qualificadas. Nos termos do artigo 1, V, da Lei 8.072/90, todas as formas de extorso mediante sequestro tm carter hediondo. Todavia, por fora daquela lei todas as penas foram aumentadas, afastando-se, porm, a previso legal quanto a pena de multa inexistindo esta para estes tipos. Crime complexo, em que a lei visa proteger o patrimnio e a liberdade individual. Tipo objetivo. Sequestrar algum significa priv-lo de sua liberdade, impedir sua locomoo etc. A vtima deve ser um ser humano, ou seja, uma pessoa. Por isso privar a liberdade de um animal de estimao, de raa, mesmo com a finalidade de resgate, caracteriza-se to somente a extorso simples. Violncia, grave ameaa, ou qualquer outro recurso que impossibilite defesa do ofendido, est implcito no verbo seqestrar. Elemento subjetivo. o dolo com o objetivo especfico de obter vantagem em troca da liberdade da vtima (preo do resgate). Damsio acha que a vantagem no precisa ser necessariamente econmica, pois o artigo 159 refere-se a "qualquer vantagem", quando no de extorso no artigo 158 o termo expresso: "indevida vantagem econmica". Todavia Gonalves ressalta que a vantagem deve ser sempre econmica, visto que o delito integra o ttulo onde esto inseridos os crimes contra o patrimnio. A maioria da doutrina entende tambm que a vantagem deve ser indevida, caso contrrio, haveria crime de seqestro simples - art. 148, em concurso com exerccio arbitrrio das prprias razes - art. 345. J Damsio entende que a vantagem pode ser devida ou indevida, pois quando a lei acha que deve ser indevida faz como no crime de extorso manifesta expressamente "indevida vantagem econmica". Tambm se diferencia do rapto - artigo 219, pois neste a privao da mulher honesta para fins libidinosos e do sequestro ou crcere privado artigo 148, onde a lei exige a privao de algum, mas sem elemento subjetivo especfico. Sujeitos: ativo, qualquer pessoa. Passivo: quem sofre a privao da liberdade e a leso patrimonial. Consuma-se no exato momento em que a vtima sequestrada, privada de sua liberdade, ainda que os sequestradores no consigam receber ou at

mesmo pedir o resgate e desde que se prove que a inteno deles era mesmo faz-lo. Todavia urge a vtima permanecer em poder do agente por tempo juridicamente relevante. O pagamento do resgate mero exaurimento da extorso mediante sequestro, todavia o Juiz deve observar na fixao da pena como circunstncias judiciais, na forma do artigo 59 do Cdigo Penal. Crime permanente sendo possvel o flagrante enquanto a vtima estiver em poder dos sequestradores. admissvel a tentativa, desde que os agentes iniciem a execuo do crime, mas no consigam levar a pessoa que pretendiam sequestrar. Qualificadoras (art. 159, 1 ao 3). Qualificam a extorso mediante sequestro os seguintes fatos: 1: durao do sequestro superior a 24 horas; sequestrado menor de 18 ou maior de 60 anos (aplicvel aos entre 14 e 18 anos, pois menores de 14 anos acresce-se 50% da pena-base, conforme Lei 8.072/90, art. 9). Ao por bando ou quadrilha absorve o delito do art. 288-por ser mais grave e evita bis in idem-(recluso 12/20 anos). 2: leso corporal grave (recluso de 16 a 24 anos), 3: morte (recluso de 24 a 30 anos maior pena CP). O resultado agravante deve sempre recair sobre a pessoa sequestrada. Se ferirem ou matam um segurana da vtima ou quem vai efetuar o pagamento do resgate, haver extorso mediante sequestro sem as qualificadoras dos 2 e 3, em concurso material com o homicdio qualificado. Independe de ser dolosa ou culposamente. Devendo o Juiz apreciar a intensidade do dolo na fixao da pena-base. Caso fortuito ou culpa de terceiros exclui a qualificadora (raio atinge vtima, ou atropelada por terceiros aps sua liberao). O reconhecimento da qualificadora mais grave afasta automaticamente a aplicao da menos grave. Pessoa de 15 anos sequestrada e depois morta. Aplica-se o 3-morte, que absorve 1 Agravantes: Acrscimo de 50% sobre a pena-base se a vtima no maior de 14 anos e, ainda, se alienada ou dbil mental (conhecendo o agente esta circunstncia), ou se por qualquer motivo no pode oferecer resistncia (L 8.072/90, art. 9 c/c art. 224 do CP). "O delito de extorso mediante sequestro de natureza permanente e sua consumao se opera no local em que ocorre o sequestro da vtima, com objetivo de obteno da vantagem, e no no da entrega do resgate."

Bibliografia

CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal. V. 2, Parte Especial. 10. Ed. So Paulo: Saraiva, 2010. JESUS, Damsio de. Direito Penal, 2. volume: parte especial ; Dos crimes contra a pessoa e dos crimes contra o patrimnio / Damsio de Jesus. 31.ed. So Paulo : Saraiva, 2011. Vade Mecum compacto / obra coletiva de autoria da Editora Saraiva com a colaborao de Luiz Roberto Curia, Livia Cspedes e Juliana Nicoletti. 7.ed. atual. e ampl. So Paulo : Saraiva, 2012. http://www.sudamerica.edu.br/arquivos_internos/publicacoes/Jenaine.pdf BITENCOURT, Csar Roberto. Elementos de direito penal. So Paulo: RT, v. 2, 2004. FRAGOSO, Heleno Cludio. Lies de direito penal - Parte especial. 10. ed., Forense; Rio de Janeiro: Forense, 2003, v. I. HUNGRIA, Nelson. Comentrios ao Cdigo Penal. Rio de Janeiro: Forense, 2003, v. V-VIII. MIRABETE, Jlio Fabbrini. Manual de direito penal. 18. ed., So Paulo: Atlas, v. II, 2001.

Вам также может понравиться