Вы находитесь на странице: 1из 13

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJA ANGELA FRAGA DUANE VARGAS LAURIANE J TORRES VANESSA SILVEIRA

CASO CLNICO: Entorse do tornozelo

ITAJA 2012

ANGELA FRAGA DUANE VARGAS LAURIANE J TORRES VANESSA SILVEIRA

CASO CLNICO: Entorse do tornozelo

Atividade Curricular apresentada para a disciplina Anatomia Humana do curso de Fisioterapia da Universidade do Vale do Itaja, Centro de Cincia da Sade. Professor: Jones Macagnan

ITAJA 2012

1 INTRODUO

O tornozelo uma das regies mais afetadas por entorse do corpo, sendo que aproximadamente 25.000 pessoas sofrem a cada dia, o entorse pode ocorrer em qualquer pessoa, porm, a entorse do tornozelo ocorre com mais frequncia em esportes como o futebol, voleibol, futebol americano, entre outros.

Portanto, as entorses da articulao do tornozelo so as leses que mais acontecem em atletas durante as atividade fsicas (NAWATA et al, 2005).

Atualmente, o futebol um dos esporte mais popular do mundo. Sendo assim, o aumento de jogos tem aumentado tambm o nmero de leses e fraturas. Assim, Inklaar (1994) considera a leso do futebolista todo o tipo de dano causado pelo futebol.

O tornozelo uma unio de estrutura formada por trs ossos a fbula, a tbia e o talus, sendo formada por varias articulaes, porm apenas trs apresentam papel importante na funo biomecnica, que so: talocrural, subtalar, tibiofibular (Gould, 1993). Sendo assim, o tornozelo est entre as leses mais comuns. A reabilitao depende do grau de leso e da conduta mdica inicial. E em todos os casos, o tratamento fisioteraputico baseado na recuperao da amplitude de movimento (ADM), fortalecimento muscular e treinamento proprioceptivo.

A propriocepo um mecanismo componente do "feedback" sensorial aferente que, quando lesado, compromete a estabilizao neuromuscular reflexa normal, predispondo a novas leses. Os principais proprioceptores so os receptores articulares, rgos tendinosos de Golgi (OTGs), receptores de Rufini e corpsculo de Pacini - cada um com funo e mecanismo especficos. Para o treinamento proprioceptivo, utilizam-se diversos exerccios e recursos para o recrutamento destes proprioceptores.

As leses de tornozelo so causadas por uma sbita aplicao de fora que exceda a resistncia dos ligamentos, rodando o p em inverso ou em everso, sendo classificadas em trs graus diferentes: grau I ou leve, grau II ou moderada e grau III ou grave.

Portanto, o presente trabalho se caracteriza, por ser um estudo de reviso bibliogrfica e coleta de informaes em artigos e livros com embasamento na anatomia, cinesiologia e biomecnica, sendo o intuito do mesmo aprimorar conhecimentos sobre possveis alteraes relacionadas a entorse no tornozelo, assim proporcionando uma melhor atuao dos fisioterapeutas na avaliao clinica e no tratamento desta leso.

2 ANATONOMIA DO TORNOZELO

A articulao do tornozelo conhecida como a articulao talocrural sendo trs ossos compem este conjunto a tbia, fbula e tlus. Com isso, o peso do corpo transmitido a partir desse conjunto, que distribui o peso anterior e posteriormente dentro do p. Sendo assim, a configurao anatmica desses ossos o primeiro estabilizador desta junta.

Figura 1: imagem da articulao do tornozelo Fonte:< www.drandredonato.com.br>

Portanto, a estabilidade do tornozelo se d atravs de ligamentos, que so:

Ligamento colateral medial: tem origem no malolo tibial e inserso nos ossos navicular, tlus e calcneo, apresentando-se assim: tibiofibular anterior e posterior, tibiocalcneo e tibionavicular, que juntos formam o forte ligamento deltide, extremamente forte, proporciona estabilidade medial a articulao em forma de leque;

Ligamento colateral lateral: tem origem no malolo fibular e inserso nos ossos tlus e calcneo; so eles: talofibular anterior e posterior e calcaneofibular; so mais fracos e mais propensos a leses.

Ligamento Talofibular anterior: vai da margem anterior do malolo fibular ao colo do tlus, sendo responsvel pela estabilidade anterior na posio de apoio na ponta dos ps, por se encontrar tenso na posio de extenso e relaxado em flexo consequentemente, ele limita o deslocamento posterior da tbia e resiste inclinao talar lateral.

Ligamento Talofibular posterior: tem um percurso quase horizontal, estendendo-se da poro distal da fossa maleolar lateral ao tubrculo lateral do processo posterior do tlus, alguns autores observaram que ele apresenta-se tenso apenas na posio de flexo mxima e, portanto, limita a amplitude de flexo e o deslocamento anterior da tbia.

Ligamento Calcneofibular: um ligamento Biarticular pelo fato de cruzar tanto a articulao do tornozelo quanto a subtalar. Ele estende-se do malolo lateral ao tubrculo localizado na face lateral do calcneo, encontrando-se tenso em flexo e relaxado em extenso e inverso.

Sindesmose tibiofibular: Tem origem na tbia e inserso na fbula; so eles: tibiofibular anterior e posterior e intersseos.

3 ENTORSE DO TORNOZELO

A entorse uma leso dos ligamentos de uma articulao sem deslocamento das superfcies articulares. Em caso de entorse, o raio de ao normal de uma articulao ultrapassado com o efeito do impacto e causa um dano por distoro no aparelho cpsulo-ligamentar.

Ou seja, entende-se por entorse uma distenso violenta e dilacerao dos ligamentos de uma articulao, acompanhada de inchao dolorosa.

Sendo assim, os principais ligamentos lesados no mecanismo de inverso de uma entorse de tornozelo so: talofibuar anterior e posterior e calcneofibular. Abaixo uma imagem do rompimento dos ligamentos em funo da entorse no tornozelo.

Figura 02: leso do ligamento do tornezelo Fonte: <www.web.taktos.com.br>

O tornozelo uma das regies mais afetadas por entorse do corpo, sendo que aproximadamente 25.000 pessoas sofrem a cada dia, o entorse pode ocorrer em qualquer pessoa, alguns fatores de riscos que correspondem a tal ocorrncia sendo elas: utilizar calados inadequados principalmente aqueles com pouca derencia com o solo; leses ligamentares previas; caminhar ou correr superfcies irregulares;

esportes de alto impacto, tais como futebol , futebol americano, vlei, basquete e at mesmo o ballet.

Porem, a entorse do tornozelo ocorre com mais frequncia em esportes como o futebol, exemplo j citado acima.

No futebol 72% das leses ocorrem nos membros inferiores principalmente nos tornozelos e joelhos. Este estudo tambm concluiu que 59% das leses ocorreram por traumas indiretos. (COHEN, ABDALLA, EJNISMAN & AMARO,1997).

Esse tipo de leso geralmente segue um padro tpico. A maioria acontece quando a sola do p gira para dentro, lesionando os ligamentos na parte exterior do tornozelo por exemplo, ao pisar sobre uma superfcie desnivelada no gramado ou sobre o p de outro jogador durante a corrida ou na aterrissagem, aps um salto. Uma situao tpica no futebol acontece quando o adversrio chega deslizando e acerta a parte inferior da sua perna por dentro, forando o p a torcer-se tambm para dentro. (FIFA,2012).

2.1 Sintomas

Os principais sintomas dessas leses so dor, inchao, hemorragia, dificuldade de caminhar e rigidez articular, todavia, a dor e o inchao so ausentes algumas pessoas com antecedentes de entorse de tornozelo, sendo a principal queixa a estabilidade, ou seja, o falseamento.

2.1.2 Classificao

Desta forma, a reabilitao depende do grau de leso e da conduta mdica inicial. E em todos os casos, o tratamento atravs da fisioterapia proporciona uma boa recuperao, fortalecimento muscular e treinamento proprioceptivo. A propriocepo um mecanismo componente do "feedback" sensorial aferente que, quando lesado, compromete a estabilizao neuromuscular reflexa normal, predispondo a novas leses. Os principais proprioceptores so os receptores articulares, rgos tendinosos de Golgi (OTGs), receptores de Rufini e corpsculo de Pacini - cada um com funo e mecanismo especficos. Para o treinamento proprioceptivo, utilizam-se diversos exerccios e recursos para o recrutamento destes proprioceptores (SILVESTRE e LIMA, 2002).

As leses de tornozelo so causadas por uma sbita aplicao de fora que exceda a resistncia dos ligamentos, rodando o p em inverso ou em everso, dependendo da gravidade da leso podem ser classificadas em trs graus diferentes: ( ABRANGER MAIS ESSA PARTE)

a) grau I ou leve: leso leve com discreto edema e sem perda de estabilidade, continua realizando atividades, com desconforto;

b) grau II ou moderada: leso moderada, com edema difuso e instabilidade do tornozelo, incapacidade funcional com dficit na marcha;

c) grau III ou grave: leso grave, edema intenso e instabilidade, perda completa de funo, ruptura total do ligamento.

Figura 03: Classificao dos graus das leses Fonte:< www.wavetools.blogspot.com>

2.1.3 Diagnstico ( COLOCAR MAIS COISAS POIS ESSA PARTE EU S INICIEI)

Em um primeiro momento, a fisioterapia indicada para alvio de sintomas, evitando-se movimento de inverso, porque esta prtica favorece a instabilidade antero-lateral do tornozelo. Na fase crnica, porm, a fisioterapia deve enfocar ainda o reforo da musculatura lateral (fibulares) e dorsal (extensores) do tornozelo para evitar entorses de repetio.

O diagnostico se inicia pela histria relatada do paciente a fim de se estabelecer pontos relevantes e buscar o acontecimento do trauma sofrido.

O exame fsico deve ser realizado conforme a dor do paciente, desta forma necessria fazer a palpao para averiguar os pontos dolorosos, para determinar a regio acometida no tornozelo ou fora dele.

2.2 Tratamento (falta essa parte)

3 CASO CLNICO (falta)

4 CONSIDERAES FINAIS (FALTA FAZER)

REFERNCIAS (no esqueam das referencias )

ALLOZA, J.F.A. Entorse de tornozelo. Curso de Especializao em Fisioterapia Ortopdica e Traumatologia. Associao Catarinense de Ensino. Joinville, 2000.

COHEN M, ABDALLA RJ, EJNISMAN B, AMARO JT. Leses ortopdicas no futebol. Rev Bras Ortop,1997. CAILLIET, R. Sndromes dolorosas p e tornozelo. So Paulo: Manole, 1989.

GOULD, James. Fisioterapia na ortopedia e na medicina do esporte. So Paulo: Manole, 1993.

SALGADO, Afonso S. Fisioterapia nas leses de tornozelo. Curitiba: Lovise, 1990.

CLNICA DECKERS.Orientao ortopdico.Disponvel em:<www.clinicadeckers.com.br>. Acesso em 21 setembro 2012.

DR. ANDRE DONATO. Artigos. Disponvel em:< www.drandredonato.com.br>Acesso em 19 setembro 2012.

FIFA.Sade dos jogadores. Disponvel em:<www. http://pt.fifa.com>. Acesso em 21 setembro 2012.

WAVE

TOOLS.

Classificao

dos

graus

das

leses.

Disponvel

em:

<www.wavetools.blogspot.com> Acesso em 21 setembro 2012.

WEB TAKTOS. Leses no tornozelo. Disponvel em: <www.web.taktos.com.br> Acesso em 19 setembro 2012.

Вам также может понравиться