Вы находитесь на странице: 1из 8

CPPC - Corpo de Psiclogos e Psiquiatras Cristos

COMO JESUS CUIDAVA DAS PESSOAS, por Karin Wondracek

Em portugus temos dificuldades para caracterizar a ajuda a outra pessoa. Vrias palavras tm sido oferecidas: cura de almas, aconselhamento, terapia, pastoreio, poimnica... cada uma com seus mritos e limitaes. Ultimamente, a expresso cuidado tem comparecido com maior freqncia, e auxiliado a compreender a amplitude que envolve o auxlio a algum. Esta palavra se aproxima da palavra alem Seelsorge - Seele alma; Sorge tem conotaes de "cuidar de", "preocupar-se por" e "providenciar sustento" . Juntando estes significados chega-se perto da expresso "cuidar da alma". Mas para no ser dualista e separar psiquismo e corpo, prefervel suprimir o adjetivo alma, e ampliar a questo: Como Jesus cuidava das pessoas que encontrava? Seu modo de acolher e tratar sofredores contm lies que servem tanto a terapeutas como a religiosos. Esta ser a nossa questo.

CUIDADO-SURPRESA

Uma das caractersticas do cuidado que Jesus praticava era o de surpreender a pessoa com suas atitudes - relembrem Marta e Maria, Zaqueu, a mulher que ungiu Jesus, a samaritana no poo - em psicanlise se diria que Ele no se deixa fixar pela transferncia, isto , pelas expectativas infantis que as pessoas projetam sobre Ele.

Com este surpreender, Jesus traz para primeiro plano o que estava na margem - a "boa parte" de Maria, irm de Marta, o corao sofredor de Zaqueu, o amor da mulher que o ungiu, a sede interna da mulher do poo. Desvelar o oculto lembra as parbolas que Jesus contou sobre encontrar o que estava perdido em Lucas 15.

As aes de Jesus Cristo consagram-no como aquele que cuida do nosso ser, resgata em ns o que estava perdido, oculto pelas aparncias, pelas defesas. Sem pretender igualar um saber com o outro, mas apenas para ilustrao, volto linguagem psicanaltica, e atravs desta se diria que Jesus
http://www.cppc.org.br Produzido baseado na API Joomla! Criado em: 12 May, 2012, 12:00

CPPC - Corpo de Psiclogos e Psiquiatras Cristos

desvela o que est no inconsciente. Mas ateno: o cuidado de Jesus no no sentido de revelar o pecado oculto, no, muito pelo contrrio, tem como alvo mostrar o afeto que estava oculto - a capacidade de amar, a sede de ser amado lembrem Marta e Maria, Zaqueu, a mulher do perfume, a mulher do poo.

Como conseqncia, o pecado at aparece, mas em outra dimenso que a da acusao - o pecado ligado com o amor oculto, interpretado como desvio do alvo original, como tentativa falhada de buscar o que faltava este o significado do dinheiro de Zaqueu e dos maridos da samaritana.

Em psicanlise se diz que a cura acontece quando o sintoma ligado ao contedo que estava reprimido, porque desta forma o sintoma perde o sentido. Algo semelhante acontece com as pessoas que so cuidadas por Jesus Zaqueu devolve o dinheiro, a samaritana sabe do que tem sede, Marta reorienta seu desejo de adorar pelo servir..

O cuidado pela via do amor desmancha a carcaa de defesa que estas pessoas montaram ao redor de si e, desta forma, "pega-as pelo contrap". Pode-se imaginar o que teria acontecido se Jesus tivesse ido pelo caminho infelizmente muito usual nos meios cristos - de denunciar diretamente o pecado: como seria a conversa com Zaqueu? E com a mulher do poo? Teria levado a este impacto? Resultaria em mudana de vida?

Mas o que estava por detrs da atitude de Jesus? Ser que algo que podemos aprender, ou faz parte de capacidades sobrenaturais que s Ele tem?

O Evangelho de Joo registra na orao de despedida de Jesus, uma espcie de resumo do seu ministrio e do que realmente importa: a vida eterna esta: que eles conheam a TI, o Deus nico e verdadeiro e aquele que enviaste, Jesus Cristo. O cuidado ministrado por Jesus tinha como objetivo maior revelar a Deus como aquele que tem o poder de reconectar a pessoa com sua essncia, e, desta forma, saciar a sede interior. Jesus no usava seu tempo para revelar o pecado em si, mas para mostrar o amor do Pai, e deixar que a percepo deste amor iniciasse a restaurao e livrasse a pessoa dos caminhos insensatos.

Mais um pouco de psicanlise: muitas pessoas tm dificuldades em receber e dar amor. Este olhar crtico caracterstico de uma das doenas mais comuns dos tempos atuais - a neurose obsessiva. Teoricamente, trata-se de uma pessoa que regrediu da fase edpica para a fase anal sdica. Isto, porque experimentou impulsos amorosos e agressivos intensos e por isto ameaadores, a ponto destes sofrerem severa represso e serem deformados para formas de expresso da fase anterior. Da combinao do amor reprimido e das defesas contra o surgimento do mesmo resultam estas caractersticas estranhas: a pessoa trata a si com rigor torturante, preocupa-se at as mincias para cumprir regras, acusa-se meticulosamente de tudo, controla a si e aos outros, leva tudo ao plano intelectual, no sente nem expressa afeto.
http://www.cppc.org.br Produzido baseado na API Joomla! Criado em: 12 May, 2012, 12:00

CPPC - Corpo de Psiclogos e Psiquiatras Cristos

A deformao neurtica tambm contamina a religiosidade: ao invs de amor e alegria, h controle, represso, sufocamento do afeto, culpabilizao de si e dos outros. Este quadro combina com as denncias feitas por Jesus contra os fariseus - chamou-os de "sepulcros caiados" pessoas que sufocaram os impulsos e descoloriram sua vida. Por dentro h morte, h enrijecimento da vida, restando apenas o controle mecnico e o apego s regras. Pfister[1] agradecia a Freud por resgatar para os tempos atuais muitas das verdades proferidas por Jesus Cristo - para a teologia crist e para a psicanlise, esta uma forma de distoro do amor. A religiosidade obsessiva, to controladora de si e dos outros, expressa toscamente, na forma de sintoma, a perda da conexo ntima com o ABBA Pai.

O cuidado de Cristo, em ltima sntese, quer ajudar a pessoa a perceber o amor do Pai e a reconectar-se com esta fonte de amor maior. Neste sentido Jesus se apresenta como via de religao: Eu sou o caminho, a verdade e a vida: ningum vem ao Pai seno por mim.

CUIDADO-ICONOCLASTA

O convite para se deixar amar nos leva para outra questo qual a representao de Deus que construmos em ns? O terceiro mandamento, de no fazer para si imagens de Deus, tem de ser compreendido tambm simbolicamente: talvez no faamos esculturas de pedra, mas por vezes construmos imagens mentais de Deus mais duras que a rocha, to frias que impedem que ns e as pessoas ao redor percebam o amor do Pai.

No templo de Jerusalm, o lugar da morada de Deus, o Santo dos Santos, era completamente escuro. L acontecia o encontro com o Sagrado. Ser que conseguimos nos despir das velhas imagens e encontrar Deus totalmente no escuro? Foi o que Maria fez ao aceitar a proposta "indecente" do anjo de ficar grvida enquanto noiva e dizer: "Faa-se em mim segundo a tua palavra."

Para experimentar a ausncia de imagens, imaginemo-nos caminhando de olhos vendados durante alguns minutos. Qual a sensao? Que temores e fantasias nos sobrevm?

http://www.cppc.org.br

Produzido baseado na API Joomla!

Criado em: 12 May, 2012, 12:00

CPPC - Corpo de Psiclogos e Psiquiatras Cristos

Fechar os olhos causa-nos desconforto; difcil abrir mo das representaes visveis e seguras, ligadas a buscas de consolo durante o desamparo infantil. O convite da escurido para abandonarmos os canais de percepo costumeiros e nos abrirmos para outros modos de escutar, cheirar, tatear e saborear a presena de Deus.

O desafio maior ser convidar outras pessoas a fazerem o mesmo, sem precisar que adorem a imagem mental esculpida por ns. Cuidar do desenvolvimento espiritual no mostrar a nossa representao de Deus para o outro - isto somente Jesus podia fazer com fidedignidade - mas ajudar esta pessoa a se abrir para que Deus mesmo se revele pelo seu Esprito. O Esprito testifica ao nosso esprito quem Deus.

Por estes riscos temerrio se fixar em prticas definidas por ‘aconselhamento' - estas implicam muitas palavras da nossa parte - Maria disse "que se cumpra a Tua palavra", mostrando a abertura para o novo.

Em psicanlise encontramos o alerta para que o terapeuta no influencie a pessoa com seu desejo, pois ela est depositando nele muito do seu amor e dio infantil - est "transferindo" sobre ele estes sentimentos arcaicos, em clima de muita dependncia. Isto situa o analista num lugar de muito poder e responsabilidade, e preciso lidar com cuidado com este feixe de afetos.

Richard Rohr[2] ressalta que o Deus-Pai do filho prdigo se parece mais com uma me - sempre disposta a acolher e a perdoar. O autor conclui que muitas atitudes de Jesus se mostram mais prximas do universo feminino que do masculino, e justamente por aparecerem num homem que surpreenderam: untar o olho do cego com saliva e barro, tocar a lngua com saliva, contar parbolas sobre situaes domsticas, como fermento, lmpada, se alegrar com as vizinhas, acolher o filho que estava perdido.

Considerando o resgate das dimenses femininas do Evangelho, podemos nos perguntar: permitimos que nossa ternura seja usada para expressar os aspectos mais maternos de Deus? Encarnamos o "enxugar toda lgrima do olho"[3]; colocar debaixo das asas como uma galinha, deixar a alma amamentada"(Sl 131)?

Como est nossa imagem de Deus - pai e me? Ousando um pouco mais, o Santo dos Santos no ser como o tero, o lugar escuro no qual fomos tecidos, como expressa o Salmo 139? At a expresso traduzida por misericrdia tem, no hebraico, a raiz da palavra tero[4]. Andr Chouraqui traduziu o ser misericordioso por capacidade de matriciar, isto , de ser
http://www.cppc.org.br Produzido baseado na API Joomla! Criado em: 12 May, 2012, 12:00

CPPC - Corpo de Psiclogos e Psiquiatras Cristos

um daqueles que assumem entre seus irmos a funo principal de IHVH [Jav], que a de ser a matriz do Universo. (...) A matriz recebe, mantm e d a vida, oferecendo ao feto, a cada segundo, tudo de que ele precisa para viver. Assim Elohms, matricial, tem funo de matriz para o Universo e cada uma de suas criaturas. O mesmo acontece com o que ama IHVH, que s vive para matriciar o mundo. [5]

Deus tero, quando nos faz nascer de novo, para nos recriar e dar a identidade de filho e filha de Deus. Deus nos encontra no escuro das crises, e Ele prprio, atravs do seu Filho, passou por situaes de extrema escurido e desamparo.

Cabe perguntar: quando estamos conversando com uma pessoa feita imagem e semelhana de Deus, deixamos que nossa fala e gestos simbolizem os lugares corporais que remetem ao processo materno de cuidar?

Pela psicanlise, este o caminho para o desenvolvimento da capacidade de gerar vida. Para crescer, a menina precisa abandonar a fantasia de casar com o pai, renunciando a t-lo exclusivamente para si. Ali inicia um longo caminho que consiste em voltar-se novamente para a me e identificar-se com ela e com sua fecundidade. Desta forma, a menina solidifica as caractersticas femininas e forma a base para crescer como mulher e me.

Para o menino, o desafio consiste em renunciar pretenso de ter a exclusividade do amor da me, e passar a se identificar com o pai e a desenvolver afetos sublimados para com ambos. Os estudos feministas apontam que o homem estar mais inteiro se resgatar sua ligao de ternura com a me, pois assim no precisar mais desvalorizar o feminino como defesa perante ela[6]. Se a caracterstica divina de misericrdia se apia na raiz da palavra tero, h um percurso a fazer no homem e na mulher, no resgate da capacidade procriadora e geradora.

Ser que no desenvolvimento da f madura conseguimos que a representao de Deus faa este longo caminho? Permitimos unir aos aspectos mais racionais o nosso afeto? Deixamos que nosso ser - tanto homem quanto mulher - adquira "ternos afetos de misericrdia"? Desenvolvemos estas qualidades de Jesus para que possamos cuidar amorosamente dos outros?

Nosso psiquismo est fundado em representaes, o 3 mandamento uma tarefa impossvel no plano mental, mas precisamos nos conscientizar destas imagens ligadas nossa histria infantil e transform-las, ao chegarmos sempre mais a Deus e conhecermos melhor quem Ele . Neste sentido, a psicanlise confirma o Evangelho, ao encorajar a fala e o conhecimento dos prprios impulsos e idias. Tornar consciente nossa representao de pai e de me, com suas deformaes pode ser fator libertador,
http://www.cppc.org.br Produzido baseado na API Joomla! Criado em: 12 May, 2012, 12:00

CPPC - Corpo de Psiclogos e Psiquiatras Cristos

pois possibilita mudanas nos relacionamentos com o mundo interno e externo.

O cuidado cristo, isto , o cuidado em nome de Cristo, trabalha para tornar consciente o amor que se escondeu em meio aos temores infantis, e assim possibilita que se chegue a imagens de Deus menos ligadas aos medos de retaliao e castigo. O cuidado cristo quer ajudar a aprofundar a ligao com o ABBA-PAI - paizinho.

Pfister comentava, numa carta a Freud, que o acolhimento amoroso de Deus na parbola do Filho prdigo tinha como pano de fundo "uma regresso para aquela fase infantil, na qual a criana ainda no tratada segundo a medida do bem ou do mal, mas simplesmente servida com amor e bondade"[7]. So tempos nos quais pai e me apenas cuidam, sem impor condies. Este cuidado primordial, cuidado-matriz, se situa no tempo e no espao prximo matriz-tero, o prottipo que melhor representa a misericrdia de Deus.

Como desenvolver esta capacidade? Jesus deu a conhecer o Pai por suas palavras, histrias, mas principalmente por estas atitudes surpreendentes. O falar corre o risco de alimentar a neurose obsessiva, pela racionalizao, intelectualizao, isolamento. Est certo, Deus nos deu a Sua Palavra, mas alm disso ele deixou algo bem mais vivo - seu Esprito.

Estranho linguagem patriarcal, o Esprito Santo, no original, do gnero feminino - a Consoladora que revela ao nosso esprito quem Deus . Atitude feminina terna, um sopro, que remete o outro - o Pai. Ruah, a Consoladora[8], remete ao papel de cuidadora, de aconchego, de sopro de vida. Quem tem o Esprito no precisa de conselhos, precisa de algum que o ajude a ouvir este Esprito falando a seu esprito, precisa de silncio para escutar em si mesmo e na Palavra a voz que lhe ensina quem Deus.

Neste sentido, a atitude analtica de escutar mais do que falar parece mais indicada, ela confia que a pessoa tenha capacidade prpria de discernir, e com isto deixa livre caminho para o Esprito Santo convencer o esprito humano.

Vale a pena reler os evangelhos e procurar neles o modo como Jesus revelou o Pai - temos nos preocupado com tantas coisas menos essenciais que "crescer na graa e no conhecimento de Deus."

Jo 17:3 Ora, a vida eterna esta: que eles te conheam, a ti o Deus nico e verdadeiro e aquele que enviaste, Jesus Cristo.
http://www.cppc.org.br Produzido baseado na API Joomla! Criado em: 12 May, 2012, 12:00

CPPC - Corpo de Psiclogos e Psiquiatras Cristos

v. 6 manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste. Eram teus e ms deste e eles guardaram a tua palavra. v.7,8 Agora reconheceram que tudo quanto me deste vem de ti, porque as palavras que me deste eu lhas dei e eles as acolheram e reconheceram verdadeiramente que sa de ti e creram que me enviaste.

v.26 Eu lhes dei a conhecer teu nome e lhes darei a conhecer ainda mais a fim de que o amor com que me amaste esteja neles e eu neles.

A finalidade maior do cuidado de Cristo era de que o amor do Abba-Pai estivesse em ns. Tudo isto foi dito por Jesus s vsperas de morrer, de transformar em atos o maior amor. Foi este o modo supremo de "dar a conhecer ainda mais."

[1] Cf. O amor e seus destinos: A contribuio de Oskar Pfister para o dilogo entre psicanlise e teologia, da autora. So Leopoldo: Sinodal, 2005.

[2] ROHR, Richard. Simplicity: the freedom of letting go. Crossroad, 1991/2003.

[3] Apocalipse 21.4.

[4] rahamms (misericrdia) deriva de rhem, ‘a matriz', o tero da mulher.

[5] A Biblia: Matyah - O evangelho segundo Mateus. Rio de Janeiro: Imago, 1996, p. 87.

[6] Cf. L. BOFF & R. MURARO - Masculino e feminino: uma nova conscincia para o encontro das diferenas. Rio de Janeiro, Sextante, 2002; M. STROHER, A. MUSSKOPF & W. DEIFELT. flor da pele: ensaio sobre gnero e corporeidade. So Leopoldo: Sinodal, 2004 e N. CHODOROW, Psicanlise da maternidade, Rio de Janeiro, Rosa dos Tempos, 1990.
http://www.cppc.org.br Produzido baseado na API Joomla! Criado em: 12 May, 2012, 12:00

CPPC - Corpo de Psiclogos e Psiquiatras Cristos

[7] Carta de Pfister a Freud, de 30.7.1030, Cartas entre Freud e Pfister, Viosa: Ultimato, 1998, p. 145.

[8] A este respeito, ver Pe. Alberto IBANEZ, S.J. .Ruah Santa: a terceira pessoa divina. Rio de janeito: Comunidade Emanuel : Louva-a-Deus, 1994. Traduo de Terezinha Dutra.

__________________________

Karin Hellen Kepler Wondracek

http://www.cppc.org.br

Produzido baseado na API Joomla!

Criado em: 12 May, 2012, 12:00

Вам также может понравиться