Вы находитесь на странице: 1из 11

CENTRO DE ENSINO MEDIO 01 DO GAMA

THIAGO MARTINS N 36 ANA CLARA CAMPELO N 4 GABRIEL MATOS N 13 LUCAS GABRIEL N 21 EDIANE DE OLIVEIRA N 9

GAMA DF 11 DE SETEMBRO DE 2012

Pagina1

CENTRO DE ENSINO MEDIO 01 DO GAMA Disciplina: Filosofia Professor: Patrique Lamounier Alunos: Thiago Martins n 36 Ana Clara: Campelo n 4 Gabriel Matos n 13 Lucas Gabriel n 21 Ediane de Oliveira n 9 Ano/turma: 2 I Turno: Matutino

TRABALHO FILOSOFIA

GAMA DF 11 DE SETEMBRO DE 2012

Pagina1

Sumrio Capa Pagina 1 Contra-Capa Pagina 2 Sumrio Pagina 3 Introduo Pagina 4 Desenvolvimento Pagina 5 Pagina 9 Comte e a lei dos trs Estados Pagina 5 O Idealismo Hegeliano Pagina 6 O Materialismo Marxista Pagina 7 A Fenomenologia Pagina 8 A escola de Frankfurt Pagina 9 6. Concluso Pagina 10 7. Bibliografia Pagina 11 1. 2. 3. 4. 5.

Pagina 3

INTRODUO
Nesse trabalho abordamos os seguintes temas: Comte e a lei dos trs Estados, O idealismo Hegeliano, O Materialismo Marxista, A Fenomenologia, A escola de Frankfurt. Os temas foram analisados e explicados pelo grupo. O trabalho leva a entender sobre os mtodos, e pensamentos de alguns filsofos que voc vera no trabalho.

Pagina 4

Comte e a lei dos trs Estados

Essa idia "fundamental" porque, literalmente, lana os fundamentos das elaboraes de Comte e permite que se relacionem de maneira harmnica vrios mbitos da existncia do ser humano. Teolgico: o estado onde Deus est presente em tudo, as coisas acontecem por causa da vontade dele. As coisas sem explicao so explicadas pura e simplesmente por Deus. Esse estado tem outras trs divises: Animismo: as coisas da natureza tem sua prpria animao, acontecem porque desejam isto, no por fatores externos, tm vida prpria.

Politesmo: os desejos dos deuses so colocados em objetos, animais ou coisas.

Monesmo: os desejos do Deus (nico), so expostos em coisas, acontecimentos.

Metafsico: no qual a ignorncia da realidade e a descrena num Deus todo poderoso levam a crer em relaes misteriosas entre as coisas, nos espritos, como exemplo. O pensamento abstrato substitudo pela vontade pessoal.

Positivo: a humanidade busca respostas cientficas todas as coisas. Este estado ficou conhecido como Positivismo. A busca pelo conhecimento absoluto, esclarecimento sobre a natureza e seus fatos. o resultado da soma dos dois estgios anteriores. Para Comte a sociedade regulada por leis naturais, leis invariveis,independentes da vontade e da ao humana, como a lei da gravidade ou do movimento da terra em torno do sol, de modo que nela reina uma harmonia semelhante da natureza, uma espcie de harmonia natural. Assim a metodologia utilizada pelas cincias sociais tem que ser idntica metodologia das cincias naturais, posto que o funcionamento da sociedade seja regido por leis do mesmo tipo das da natureza.

Pagina 5

O Idealismo Hegeliano
Hegel tem como ponto da partida a noo kantiana de que a conscincia interfere na construo da realidade, que se chama de filosofia do devir, ou seja, o ser esta em constante transformao.

A Dialtica ensina que todas as coisas e idias morrem: essa fora destruidora tambm a fora principal do processo histrico. A idia central a de que a morte criadora, geradora. Todo o ser contm em si mesmo o germe da sua runa e, portanto, da sua superao. O ser tem em si o lado que foi preciso morre para que gera outro, um exemplo seria, vamos supor que tenho um conhecimento sobre algo, aparti desse conhecimento que eu tenho eu comeo a estuda-lo, e comeam a surgi outras perguntas e tento resolve-las, ao resolve-las vou conhecer novas coisas, mas conhecimento principal foi terminado, mas atravs dele surgiram outros conhecimentos.

O movimento da dialtica se faz em trs etapas: tese anttese e sntese. A verdade, nessa caso, deixa de ser um fato para ser um resultado do desenvolvimento do Esprito. O conhecimento estabelecido a parti de uma realidade dada, imediata, simples aparncia, chamado por Hegel de conhecimento abstrato, ao qual ape o conhecimento do ser real, concreto, que consiste em descreve o modo como uma realidade produzida. Para Hegel o conhecimento abstrato e a simples aparncia do algo e o conhecimento concreto e conhecer o real de algo, oque seria o real, seria conhecer a constituio, oque e, a gnese. Como ponto de partida do devir, Hegel coloca no a natureza, mas a Idia pura (tese). Esta para desenvolver, cria um objeto oposto a si, a Natureza (anttese), que a Idia alienada, o mundo privado de conscincia. Da luta desses dois princpios antitticos nasce uma sntese, o Esprito, a um tempo pensamento e matria, isto , a Idia que toma conscincia de si atravs da Natureza. Os dois ltimos graus (do homem individual e social) so a manifestao, num primeiro momento, do Esprito subjetivo do homem, ainda encerrado na sua subjetividade. Ao Esprito subjetivo se ope a anttese do Esprito objetivo. O esprito objetivo se realiza naquilo que se chama mundo da cultura. Essa relao antittica superada pelo Esprito absoluto, sntese final em que o Esprito, terminando o seu trabalho, compreende-o como realizao sua. A mais alta manifestao do Esprito absoluto a filosofia, saber de todos os saberes, quando o Esprito atinge a absoluta autoconscincia. Assim, Hegel prope um novo conceito de historia: o presente retomado como resultado de um longo e dramtico processo; a historia no uma simples acumulao e justaposio de fatos acontecidos no tempo, e sim um processo cujo motor interno a contradio.

Pagina 6

O Materialismo Marxista
Materialismo dialtico A dialtica hegeliana era a dialtica do idealismo, e a dialtica do materialismo posio filosfica que considera a matria como a nica realidade e que nega a existncia da alma, de outra vida e de Deus. Ambas sustentam que realidade e pensamento so a mesma coisa: as leis do pensamento so as leis da realidade. A realidade contraditria, mas a contradio supera-se na sntese que a "verdade" dos momentos superados. Hegel considerava ontologicamente a contradio (anttese) e a superao (sntese); Marx considerava historicamente como contradio de classes vinculada a certo tipo de organizao social. Hegel apresentava uma filosofia que procurava demonstrar a perfeio do que; Marx apresentava uma filosofia revolucionria que procurava demonstrar as contradies internas da sociedade de classes e as exigncias de superao.

A dialtica marxista postula que as leis do pensamento correspondem s leis da realidade. A dialtica no s pensamento: pensamento e realidade a um s tempo. Mas, a matria e seu contedo histrico ditam a dialtica do marxismo: a realidade contraditria com o pensamento dialtico.

Materialismo Histrico O materialismo histrico pretende a explicao da histria das sociedades humanas, em todas as pocas, atravs dos fatos materiais, essencialmente econmicos e tcnicos. A sociedade comparada a um edifcio no qual as fundaes, a infra-estrutura, seriam representadas pelas foras econmicas, enquanto o edifcio em si, a superestrutura, representaria as idias, costumes, instituies

Pagina 7

A Fenomenologia
A fenomenologia tem como objeto de estudo o prprio fenmeno, isto , as coisas em si mesmas e no o que dito sobre elas, assim sendo a investigao fenomenolgica busca a conscincia do sujeito atravs da expresso das suas experincias internas. A fenomenologia busca a interpretao do mundo atravs da conscincia do sujeito formulada com base em suas experincias.

O mtodo fenomenolgico consiste em mostrar o que apresentado e esclarecer este fenmeno. Para a fenomenologia um objeto como o sujeito o percebe, e tudo tem que ser estudado tal como para o sujeito e sem interferncia de qualquer regra de observao cabendo a abstrao da realidade e perda de parte do que real, pois tendo como objeto de estudo o fenmeno em si, estuda-se, literalmente, o que aparece. Para a fenomenologia um objeto, uma sensao, uma recordao, enfim, tudo tem que ser estudado tal como para o espectador.

A Fenomenologia de Husserl uma forma de idealismo, porque lida com objetos ideais, com as idias das coisas em sua essncia, tal como os idealistas Plato, Hegel e outros. Desde os ensinamentos de Plato a filosofia nos diz que, por influncia dos sentidos existem vrias imagens possveis de um objeto, porm todas elas significando a mesma coisa, ou seja, todas elas redutveis ao mesmo significado, todas se referindo ao mesmo objeto ideal, contendo a mesma idia, constitudas da mesma essncia. Todas as imagens de mesa tm uns certos componentes que fazem com que cada uma das imagens signifique "mesa", uma mesa maior, menor, alta ou baixa, vista de cima ou de baixo, por uma pessoa mope ou por outra daltnica, no importa, ter sempre aqueles componentes bsicos que garantiro a aquele objeto o significado de mesa.

Pagina 8

A Escola de Frankfurt
Os frankfurtianos sabiam que a razo no podia ser usada como uma arma que reprimisse a vida, a natureza ou outro, por isso criticavam o seu uso. Conhecedores de grandes pensadores e filsofos como Freud e Nietzsche j no eram to inocentes, sabiam que a razo no devia ser aceita de qualquer forma, sabiam tambm que a razo no revelava as verdades que estavam escondidas entre os mitos que muitas vezes eram a nica explicao para acontecimentos da vida humana. Fugiam do cientificismo materialista, praticamente abominavam a crena na cincia, pois esses eram movimentos fundados na razo como agente de represso que massacravam certa massa com seus idealismos e explicaes que derrubavam qualquer dvida. Entre vrios movimentos baseados na razo encontra-se um de grande destaque, o Iluminismo, onde o ser humano sairia da sua menoridade graas ao uso da razo e ao exerccio da liberdade de pensamento, em que a nica forma para lidar com a natureza e a sociedade seria o uso da razo, podemos tomar como exemplo Karl Marx que aderiu a esse movimento acreditando na fora da razo para combater o obscurantismo no conhecimento da natureza, moral e poltica. Para os frankfurtianos de total desacordo a doutrina do Iluminismo, a fora da razo no ilumina, corrompe as ideias do sujeito.

Olgria Matos dizia que cabe ao sujeito, destitudo de seus aspectos empricos e individuais ser o mestre e conhecedor da natureza; ele passa a dar ordens natureza que deve aceitar sua anexao ao sujeito e falar sua linguagem... S assim a natureza poder ser conhecida, isto , controlada ento o domnio, controle viria de sucessivas experincias e conhecimentos, a razo era algo que tiraria do sujeito sua autonomia, abolindo sua liberdade de pensamento e suas relaes com o mundo.

Por essas diversas razes s o sujeito e apenas o sujeito podia se livrar da obscuridade da razo, se proteger das consequncias que a sociedade manipuladora fundada na razo de domnio poderia oferecer, unicamente o sujeito dotado de massa pensante poderia abolir o uso abusivo da razo, discordar da indstria cultural e ser contrrio ao cientificismo materialista. O individuo autnomo consciente da separao entre o mundo e alma poderia ao final resolver o conflito entre a razo e as foras obscuras.

Pagina 9

Concluso
O trabalho foi falado sobre os seguintes filsofos: Hengel, Comte, Husserl, Max, e Engels, esses filsofos props suas ideias e pensamentos, algumas ideias era opostas a de outros. O trabalho nos ajudou a entender como os filsofos pensavam para mostra e como os outros filsofos baseavam-nos outros para produzir suas novas ideias, e suas dificuldades para expor na poca mais o trabalho nos ensinou muito como, por exemplo, as leis dos trs estados, tambm como era a escola de Frankfurt. O grupo teve um debate e chegamos a uma critica que a analise em si, dos assuntos foi bom, pois mostra para nos como era a justia de um estado naquela poca, como era a influencia de filsofos naquela poca, eles como j foi falado, se baseava em outros, e construa ideias mais complexas, ou ate mesmo ideias de outros sentido, podemos dizer que para nos que nada haver, mas nesse trabalho no teve muita discordncia e porqus, entendemos o assunto .

Pagina 10

Bibliografia Apostila Internet: foram tiradas algumas ideias para complementar o trabalho. http://blogdaadilza.blogspot.com.br/2010/04/trabalho-lei-dos-tres-estadosaugusto.html http://euniverso.com.br/Oque/fenomenologia.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_dos_tr%C3%AAs_estados

Pagina 11

Вам также может понравиться