Вы находитесь на странице: 1из 20

AUTOMATIZAO EM CLULAS DE FUNDIO DE ALUMNIO POR GRAVIDADE

Valdeci Genuino1 Fabiano Andr Trein 2

RESUMO
Com a chegada da Revoluo Industrial, ocorreu uma evaso de mo-de-obra do campo para a indstria, as quais sentiram necessidade de melhorar a produtividade. Juntamente com isso apareceu a necessidade das empresas em melhorar seus processos, sem mudar a qualidade e as caractersticas de seus produtos, para que num mundo competitivo possam se manter no mercado. A introduo de novas tecnologias implica geralmente na adaptao das competncias profissionais e de uma reorganizao do trabalho. Por vezes so suprimidos postos de trabalho e ao mesmo tempo criados outros novos. Este artigo visa relatar o aumento da produtividade em uma clula de fundio por gravidade, utilizando a tecnologia de automao com robs como estudo de caso real na empresa Andreas Stihl Moto-Serras3. O estudo do caso Stihl mostra um levantamento de dados coletados durante o processo de vazamento de peas em alumnio em uma das clulas piloto que utiliza os robs. A partir da anlise destes resultados ser possvel demonstrar o real aumento de eficincia e produtividade e posteriormente, levar este conceito para o restante das clulas de trabalho da empresa.

Palavras-chave: Produtividade, Tecnologia de automao, Robs, Estudo de caso.

Acadmico do Curso de Gesto da Produo no Centro Universitrio Feevale. Professor orientador do Centro Universitrio Feevale, Mestre em Engenharia de Produo/PPGEP-UFRGS. 3 Andreas Stihl Moto-Serras uma empresa do ramo metal mecnica em So Leopoldo RS.

ABSTRACT

With the arrival of the Industrial Revolution, an evasion of man power of the field for the industry occurred, which had felt necessity to improve the productivity. Together with this it appeared the necessity of the companies in improving its processes, without changing the quality and the characteristics of its products, so that in a competitive world they can be remained in the market. The introduction of new technologies implies generally in the adaptation of the professional abilities and a reorganization of the work. By times work ranks are suppressed and at the same time created other news. This article aims at to tell to the increase of the productivity in a cell of casting for gravity, using the technology of automation with robots as study of real case in the company Andreas Stihl Moto-Serras. The study of the Stihl case it shows a data-collecting collected during the process of emptying of parts in aluminum in one of the cells pilot who uses the robots. From the analysis of these results it will be possible to later demonstrate to the real increase of efficiency and productivity and, to take this concept for the remain of the cells of work of the company.

Key words: Productivity, Technology of automation, Robots, Study of case.

INTRODUO
Devido ao aumento da competitividade no mercado, imprescindvel diminuir o tempo e os custos de produo sem modificar a qualidade das peas. Aliado a isso, soma-se o desenvolvimento de novos materiais e novas tecnologias. Para CASTRCCI (2001), a necessidade das empresas em buscar reorganizar seu processo de produo de maneira cada vez mais flexvel para, num processo de inovao permanente, estarem afinadas com as demandas atuais, exige estratgias cada vez mais precisas para manterem sua posio no mercado como tambm a satisfao de seus clientes. Neste trabalho, se atuar em um processo importante e estratgico para a empresa, onde ser estudada a influncia da automatizao em clulas de fundio de Alumnio (Al) por gravidade atravs da utilizao de robs no vazamento de Alumnio (Al) liquido. Os resultados obtidos com este trabalho, desenvolvido a partir de um estudo de caso, podero comprovar que possvel aumentar a produtividade destas clulas com a automatizao. 1. Reviso Bibliogrfica 1.1 Fundio Segundo SILVA (2001), a fundio o processo de vazamento de um material na fase lquida em um molde. A base de todos os processos de fundio consiste em alimentar o metal lquido na cavidade de um molde com o formato requerido, seguindo-se um resfriamento, a fim de produzir um objeto slido resultante da solidificao. Os tipos de fundio diferem-se principalmente, na maneira de formar o molde, em alguns casos, como no da moldagem em areia, constri-se um molde para cada pea a ser fundida e, subseqentemente, ele rompido para remover-se o fundido, ou seja, desmold-lo. Em outros casos, como por exemplo, na fundio sob presso, usa-se um molde permanente e repetidas vezes, para uma sucesso de fundies, removendo-se o fundido aps cada fundio, sem danificar o molde. Em ambos os casos, entretanto, necessrio uma proviso de metal lquido que preencha todas as partes do sistema e permanea no local at que sua solidificao termine.

Usualmente o molde feito em duas partes: uma superior e outra inferior. A superfcie do modelo tratada para facilitar sua remoo aps a moldagem. Se o fundido deve possuir regies ocas, so feitos modelos separados denominados machos que so colocados no interior da cavidade deixada pelo modelo fundido. O espao entre a cavidade e o macho ser ento preenchido pelo metal lquido, que solidifica, formando-se a pea fundida. O metal entra no molde por meio de um sistema de canais de alimentao. So abertos canais alargados para permitir que o metal escoe para fora da cavidade do molde aps seu preenchimento, mantendo assim uma cabea metalosttica durante a solidificao. Esses canais so conhecidos como massalotes ou montantes. Terminada a solidificao, a pea fundida removida do molde por um processo conhecido como desmoldagem. Em seguida, os machos so extrados por impacto e os alimentadores so cortados. A areia restante removida e a pea esta pronta para as operaes de rebarbao. No processo de molde permanente so usados normalmente moldes metlicos que possuem os requisitos necessrios para os sistemas de vazamento e alimentao. As dificuldades que envolvem a produo de moldei metlicos so responsveis pelo alto custo dos processos que utilizam moldes permanentes. (BRECIANI FILHO, 1978). 1.2 Histria do Processo de Fundio por Gravidade. Ao longo de toda a histria, temos depoimentos da utilizao deste tipo de molde, que na maioria dos casos possuem buracos na sua parte superior para a sada de borbulhas de ar. Nesta parte, igualmente, encontramos uma abertura para a entrada de metal. Na Frana foram utilizados entre os sculos XI e XVI servindo fundamentalmente para a fundio de chumbo em pequenos relevos. Ainda que evidentemente estes moldes apresentem algumas vantagens por permitir vazamentos consecutivos at verdadeiro nmero de vezes. Sua realizao quando se tratava de moldes em pedra era muito complexa pela execuo de uma gravura em negativo. A partir da iniciou-se um grande mercado para peas fundidas, e com a revoluo industrial em expanso teve inicio a produo em larga escala para a indstria automobilstica (BRECIANI FILHO, 1978). O maior desafio para estas empresas de fundio foi escolha do tipo de liga (material) a utilizar. O zinco e o alumnio foram largamente utilizados e grandes avanos foram obtidos at a dcada de 30. Durante o perodo da guerra, a fundio teve grande

desenvolvimento principalmente na indstria aeronutica. Mas foi na dcada de 50 e 60 que esta indstria teve seu grande apogeu, principalmente nos EUA e Japo, entrando na dcada de 70 com grande competitividade e equipamentos cada vez mais sofisticados. A dcada de 80 foi poca da grande transio, de empresa de arte (ensaio e erro) para a indstria de alta tecnologia, com grande investimento em pesquisas (FONSECA, 2001). 1.3 Aplicao da Fundio por Gravidade Pode-se fundir peas com geometria mais complexa, peas com partes ocas, etc. Nos anos recentes, a fundio evoluiu de tal maneira que no existe pea que no possa ser fundida. Deve-se sempre, porm, dirigir-se o projeto da pea s vantagens e limitaes de cada processo de fundio. O fator material mais importante na escolha do processo de fundio a temperatura de fuso. Os processos que utilizam material refratrio para os moldes (por exemplo, fundio em areia) podem ser usados em uma variedade ilimitada de ligas. Por outro lado, aqueles que requerem molde metlico permanente, ou matriz, devem ser usados normalmente para as ligas de baixo ponto de fuso (liga base de alumnio, cobre, magnsio, etc.). Tal limitao necessria para assegurar uma vida til aceitvel da matriz. Para SILVA, (2001), os processos de fundio so extremamente flexveis quanto ao tamanho e peso das peas, sendo que fundidos com menos de um grama at multas toneladas encontram-se em produo normal. Os fundidos maiores usam, invariavelmente, o processo de fundio em areia ou uma de suas variantes. Os fundidos menores so produzidos mais adequadamente pelo processo em matriz ou por cera perdida, dependendo da liga. Segundo Fonseca (2001) a indstria de Fundio por Gravidade tem hoje um variado campo de aplicao para seus produtos. Podemos citar como principais peas para indstrias: a) Automobilstica; b) De equipamentos eletroeletrnicos; c) De material blico; d) De brinquedos; e) De eletrodomstico.

1.4 Tipos de fundio


1.4.1 Fundio em Areia Utiliza-se a areia como material de moldagem. A areia deve ser previamente preparada atravs de homogeneizao. A gravidade usada para vazamento do metal lquido. O mtodo mais simples de se conformar o molde constru-lo manualmente. Esta uma prtica ainda comum para moldes grandes, ou quando esto sendo produzidas amostras de fundidos. Para produo em larga escala so adotados processos automticos ou semiautomticos, utilizando mquinas de moldagem. O processo bsico de fundio em areia apresenta muitas vantagens. Possui grande flexibilidade como processo e simples, econmico e pode ser usado na produo de peas fundidas de grande variedade de tamanhos, desde alguns gramas at vrias toneladas. As perdas de material do molde so pequenas, j que a areia pode ser recuperada. Por outro lado, a fundio em areia no pode ser empregada para sees finas, pois a preciso dimensional e o acabamento superficial so geralmente pobres. Em muitos casos e particularmente com peas fundidas muito grandes, a eroso da face do molde pelo metal lquido traz srias dificuldades. Para superar tais problemas, a maior parte dos desenvolvimentos em fundio em areia tem sido feita no tocante ao aumento da rigidez dos moldes e machos. 1.4.2 Fundio em Casca (Shell Molding) Para peas precisas usa-se resina fenlica para recobrir a areia. Pode ser usada onde haja necessidade de melhor acabamento superficial. Neste caso pode-se aplicar a moldagem manual ou mecanizada (SILVA, 2001). 1.4.3 Fundio em Moldes Permanentes O processo particularmente adequado para a produo em larga escala de peas fundidas pequenas e simples, sem rebaixos complexos ou partes internas intrincadas. Com moldes permanentes obtm-se bom acabamento superficial e alta definio de detalhes (SILVA, 2001).

1.4.4 Fundio com cera perdida Onde o modelo feito de cera ou de plstico, que se desintegra quando da confeco do molde em sua etapa de queima para endurecimento (SILVA, 2001). 1.4.5 Fundio com molde cheio Em que o modelo feito de material combustvel slido ou material vaporizvel (normalmente poliestireno expandido). O molde conformado em tomo deste e o metal lquido vazado sem a retirada do modelo, o qual vai se decompondo progressivamente at que o metal preencha totalmente o molde (SILVA, 2001). 1.4.6 Fundio em Coquilha (Sob Presso) A fundio sob presso em matriz metlica difere da fundio em molde permanente por ser mantida uma presso positiva sobre o metal no interior do molde e durante a solidificao. A tolerncia dimensional e a rugosidade superficial desse processo so melhores que em todos os outros. As matrizes so construdas de ao ferramenta de mdio carbono, e com refrigerao interna a fim de prolongar sua vida. Podem ser obtidas peas com sees bastante finas, devido injeo sob presso (SILVA, 2001). 1.4.7 Fundio em Coquilha (por gravidade) Este tipo de fundio o objeto de estudo deste trabalho e est descrito a seguir com maior detalhamento. A fundio por gravidade, tambm conhecida como coquilha, um processo no qual o metal, fundido e conduzido, atravs da fora da gravidade, para dentro de um molde de ao, que possui uma pequena camada de tinta em suas paredes a qual tem a funo de controlar o fluxo de material, assegurando que este atinja todas as partes da coquilha com quantidade de calor adequada para que no ocorram defeitos de enchimento, a tinta tambm tem a funo facilitar a extrao da pea e promover um bom acabamento superficial e aumentar a vida til do molde metlico, sendo que, nesse tipo de molde o processo de solidificao da pea e mais lento pelo fato de o molde no possuir um sistema de refrigerao. Decorrido algum tempo, geralmente na ordem de minutos o molde aberto e a pea retirada em condies de acabamento praticamente finais.

As peas obtidas por fundio por gravidade reproduzem com preciso os detalhes da superfcie do molde e mantm as tolerncias. (BRECIANI FILHO, 1978). Segundo Breciani Filho (1978), de um modo bastante simplificado, as etapas de um ciclo de vazamento so as seguintes: a) b) c) d) e) Aquecimento da coquilha; Fechamento da coquilha; Vazamento da liga metlica; Abertura da coquilha; Extrao da pea.

1.5 Conceito de Clula de Produo.

Segundo Ohno (1997), o arranjo fsico ou layout um dos fatores diretamente relacionado ao aumento da produtividade nas empresas, trata-se do estudo da distribuio espacial ou do posicionamento relativo dos diversos elementos que compem o posto de trabalho. O arranjo fsico denominado clulas de produo obtido quando se agrupam as mquinas ou postos de trabalho de forma que cada grupo (clula) fabrique os produtos totalmente (preparao, montagem e acabamento). Na clula so produzidos produtos de uma determinada famlia que apresentem alguma semelhana no processo produtivo. As clulas de produo dependem essencialmente da multifuncionalidade dos operadores, ou seja, todos devem ser capazes de operar as vrias mquinas que compe a clula. Conforme Onho (1997), estes so alguns benefcios alcanados a partir da configurao das clulas de produo:

a) b) c) d) e) f) g) h) i)

Melhor comunicao entre os operadores; Operadores necessitam ser mais capacitados (multifuncionais); Eliminao de estoques intermedirios; Movimentao dos produtos facilitada; Menor ocupao de reas na fbrica; Menor nvel de material em processo; Ampliao do conhecimento pela troca de experincias; Reduo do tempo de preparao das mquinas; Aumento de produtividade.

1.6 Produo em Clulas

A utilizao de clulas de produo um sistema diretamente ligado ao conceito just in time. Vale a pena observar que o trabalho na forma de clulas tem as mquinas de produo utilizadas de maneira mais dedicada do que no sistema tradicional. Assim, o conceito de trabalho em clula demanda um sistema de manuteno de mquinas bastante eficiente, pois estas no so mais compartilhadas. Com as mquinas em uma disposio voltadas para atender s necessidades de uma seqncia lgica de processos, e no mais por produtos ou famlia de produtos, as novas disposies das clulas de fabricao so uma alternativa para o incremento da produtividade conforme o conceito da Produo Enxuta. a substituio do conceito da produtividade individual pelo da produtividade global (OHNO, 1997; SLACK, 1997).

1.7 Automao

Normalmente quando so abordados temas relacionados Robtica e Automao, gerada uma reao que desperta desconfiana e medo no que se refere ao "desemprego", e no com o objetivo maior que seria a melhoria da qualidade de nossas vidas, que esta diretamente ligada utilizao de tecnologia para amenizar ou solucionar problemas ligados sociedade. A automao uma necessidade e cabe aos dirigentes, vislumbrarem as crescentes necessidades de inovaes tecnolgicas e da globalizao, e fornecer a capacitao necessria populao para absorver e desfrutar essas novas tecnologias. A Robtica uma cincia que atualmente encontra-se em constante e acelerado crescimento, pois situaes que no passado no muito distante do presente em que vivemos foram consideradas fices cientficas, hoje so perfeitamente possveis, graas ao avano de pesquisas em reas como a da eletrnica, mecnica, informtica e tambm da Inteligncia Artificial (FELDMANN, 1988).

10

1.8 Conceito de Robtica:

De acordo com a definio adotada pelo Instituto de Robs da Amrica, o rob um equipamento multifuncional e reprogramvel, projetado para realizar tarefas com eficincia e preciso. Possuem grande aplicao na indstria de modo geral, alm disto, destacam-se com eficincia para realizar tarefas em lugares onde a presena humana se torna difcil, arriscada e at mesmo impossvel, como o fundo do mar, a imensido do espao, locais com temperaturas adversas s condies humanas. E na realizao dessas tarefas, que se faz cada vez mais necessria a presena de equipamentos automatizados (robs), que as realizam sem colocar em risco a vida humana. A Robtica a rea que se preocupa com o desenvolvimento de tais dispositivos, constituindo uma rea multidisciplinar altamente ativa que busca o desenvolvimento e a integrao de tcnicas e algoritmos para a criao de robs. A formao em Robtica envolve o conhecimento de matrias como Engenharia Mecnica, Engenharia Eltrica, Inteligncia Artificial, entre outras, com uma perfeita harmonia, que se faz necessria para se projetar essas maravilhosas tecnologias (FELDMANN, 1988).

1.9 Vantagens da Robtica:

A indstria certamente tem sido a grande beneficiada com a utilizao da automao e da robtica. A automao possibilita grandes incrementos na produtividade do trabalho, possibilitando o atendimento das necessidades bsicas da populao. Os equipamentos automatizados alm de aumentar a produo, possibilitam uma melhora na qualidade do produto, padronizando a produo, eliminando perdas e refugos. A automao tambm permite que sejam eliminados tempos mortos, ou seja, possibilita que a produo possa trabalhar sem interrupes para descansar, pois os robs no cansam, isto leva a um grande crescimento na rentabilidade dos investimentos. A automao e a microeletrnica permitem flexibilidade ao processo de fabricao, ou seja, auxiliam para que os produtos sejam produzidos conforme as tendncias do mercado, evitando que se produzam estoques de produtos invendveis. As caractersticas citadas acima mostram que a automao possibilita que no haja nem escassez nem desperdcio, com melhor qualidade de vida e de produo, aliadas a um menor esforo do homem (FELDMANN, 1988).

11

2 ESTUDO DE CASO
O presente estudo de caso foi realizado na empresa Andreas Stihl Moto-Serras do ramo de atividades metal-mecnico, situada em So Leopoldo-RS, no perodo de maro a abril de 2006.

2.1 Histrico da empresa

Os dados utilizados para a elaborao do histrico da empresa foram obtidos junto rea de Recursos Humanos e no site da empresa, endereo: www.stihl.com.br/hit.htm. A Stihl uma empresa alem, fundada e constituda em outubro de 1973. Produz e comercializa 73 modelos de mquinas e equipamentos. Destes, 25 so produzidos em sua fbrica estabelecida em So Leopoldo, no Rio Grande do Sul, sob a razo social de Andreas Stihl Moto-Serras Ltda. A Stihl fabrica equipamentos portteis e motorizados, servindo principalmente para as atividades de silvicultura e jardinagem, divididos da seguinte forma: a) b) jardinagem; c) Motobombas portteis equipamentos de mltipla aplicao utilizados no Moto-serras utilizadas no manejo florestal; Roadeiras para atividades na manuteno de reas pblicas, silvicultura e

bombeamento de gua; d) e) aos; f) g) h) fruticultura. O grupo Stihl foi fundado h mais de 76 anos pelo engenheiro Andreas Stihl, inventor da moto-serra. A participao do grupo no Brasil iniciou em 1948. Em 1973, foi fundada a subsidiria brasileira no RS. O relacionamento institucional entre a Stihl Brasil e o Grupo Stihl estreito e se evidencia em processos como o de planejamento e desenvolvimento de novos produtos. Tanto Podador para poda de rvores frutferas e cafezais; Derriador para a colheita de caf; Pulverizador serve para pulverizar lquidos e granulados na agricultura e na Lavadoras de alta presso para servios de limpeza em geral; Cortadores a disco usados para fazer corte de concreto, granitos em geral e

12

no primeiro, quanto no segundo, a organizao define o escopo que a subsidiria deve seguir e esta adapta a estratgia de ao ao perfil de seu pas. Especificamente, em relao ao desenvolvimento de novos produtos a matriz alem responsvel por esta atividade, sendo que a produo distribuda entre as filiais de acordo com a convenincia gerada pelo processo de globalizao. A matriz se destaca ainda como fornecedora de know-how e tecnologia para as demais subsidirias, servindo de modelo para os sistemas da qualidade, informtica e produo, entre outros. A Stihl est sediada em mais de 16 hectares do Distrito Industrial de So Leopoldo (RS), com rea construda de mais de 21.275 m. Sua capacidade de produo superior a 218 mil motores por ano. O grupo Stihl atua em 3 mercados: Brasil, Amrica Latina e empresas coligadas. A Stihl Brasil tem uma atuao marcante na Amrica Latina, onde responsvel por 2/3 do faturamento total do grupo neste mercado, no segmento de moto-serras. A subsidiria brasileira formada por aproximadamente 1.020 colaboradores entre eles 4 diretores, 18 gerentes e 998 funcionrios. Este nmero representa 13% do total do Grupo. A empresa lder no segmento de moto-serras, detendo 30% do mercado mundial e 71% do brasileiro. Nas roadeiras, detm 10% do mercado mundial e 44% do brasileiro. A Stihl firmou algumas parcerias estrategicamente importantes para alcanar seus objetivos. Entre elas, est a Blount, que prov correntes de corte com a marca Stihl, que por sua vez, fornece sabres com as marcas Oregon e Husqvarna. Em 1997, a Stihl iniciou a implantao do software R/3, da SAP, para gerenciamento empresarial. A adoo deste software de gesto empresarial, com todos os mdulos j implantados, possibilita a gesto integrada das informaes nas atividades de planejamento, controle, avaliao do desempenho organizacional, e de todo o processo da cadeia logstica (Compras, Produo e Vendas), com a disseminao de informaes atualizadas e acesso rpido, direto e em tempo real pela matriz na Alemanha, pelos funcionrios, clientes e fornecedores.

13

2.2 Metodologia

O tipo de pesquisa que ser utilizado para a realizao deste trabalho o estudo de caso.
O estudo de caso apenas uma das muitas maneiras de se fazer pesquisa em cincias sociais [...] Em geral, os estudos de caso representam a estratgia preferida quando se colocam questes do tipo como e por que, quando o pesquisador tem pouco controle sobre os eventos e quando o foco se encontra em fenmenos contemporneos inseridos em algum contexto da vida real. (YIN, 2001, p.18).

O trabalho ser desenvolvido na rea de fundio de alumnio por gravidade na fbrica de cilindros da empresa Andreas Stihl Moto-Serras Ltda. A tcnica de coleta de dados utilizada para a realizao deste trabalho ser a de documentao direta utilizando meios como: a) Observao, do tipo direta realizada na clula de fundio de Al com o

objetivo de coletar dados, entender e avaliar o processo. b) Entrevista, do tipo despadronizada, realizada com os funcionrios da clula

de produo e com os analistas de mtodos e processos da engenharia, totalizando aproximadamente sete pessoas. c) Relatrios, tais como ndices de produtividade, capabilidade e sucata.

Os dados obtidos durante a pesquisa sero tabulados em planilhas eletrnicas para serem analisadas atravs de grficos.

2.3 Anlise dos dados

A anlise dos dados foi realizada considerando as duas possveis situaes existentes na fbrica, que so: processo de vazamento manual, e vazamento com a utilizao do rob, conforme identificado a seguir.

14

2.4 Processo de Injeo de Alumnio por Gravidade sem rob.

A Stihl utiliza o processo de coquilha por gravidade e atualmente possui duas coquilhaderas horizontais banco fixo, as quais foram produzidas pela empresa Calende. Na confeco dos machos de areia utiliza uma maquina de sopro pelo processo Shell Moldin. A Stihl trabalha com o conceito de clula, e no processo de fundio de alumnio por gravidade, parte-se de lingotes de liga de Alumnio at que a pea esteja pronta para a usinagem que a prxima etapa do processo. O molde pintado nas partes onde h o contato com alumnio, essa pintura tem por finalidade lhe dar proteo evitando o desgaste prematuro, alm de promover uma menor ou maior velocidade de resfriamento durante o processo. Este processo tambm tem por finalidade criar uma barreira entre a pea e o molde, facilitando assim a sua extrao. O molde ou coquilha, que tem a funo de dar forma parte externa da pea, deve ser pr-aquecido a uma temperatura de aproximadamente 300C. Para o pr-aquecimento so utilizados queimadores que envolvem o molde e aps se atingir a temperatura ideal iniciado o ciclo produtivo. O controle rigoroso desta temperatura essencial para o sucesso do processo. O macho de areia, que tem a funo de dar a forma interna da pea, e colocado em um flange central o qual tem por finalidade garantir o posicionamento do macho, alm disso o flange e responsvel pelo controle do resfriamento para que haja uma perfeita solidificao. Aps o posicionamento, o operador d incio ao processo produtivo, a coquilha ento fechada, e o alumnio transferido do forno at a coquilha pelo forneiro. A etapa de transferncia ou vazamento de fundamental importncia por isso o responsvel deve ter um cuidado especial, para que a velocidade seja uniforme. Caso essa velocidade seja muito rpida, pode ocorrer o derramamento do metal liquido no havendo preenchendo da cavidade e podendo ate causar acidentes. Se for lento pode ocasionar falhas no preenchimento, por entrada de ar. O alumnio liquido e vazado na coquilha e vai dando forma pea, solidifica e contrai, quando ento a mquina pode ser aberta. Esse tempo de solidificao e de aproximadamente 2,2 min podendo variar, dependendo do tamanho da pea. O controle do tempo que o molde permanece fechado e feito pelo CLP. Como a construo do molde e feita de maneira a que a pea e o canal de injeo sejam expulsos progressivamente isto facilita a sua extrao.

15

Aps a injeo o conjunto injetado resfriado e em seguida e feito o corte do canal e massalote. Aps o corte a pea e colocada em uma maquina, que por meio de vibrao retira o macho de areia de dentro da pea, em uma prxima operao a pea e rebarbado em prensa e ferramenta de cisalhamento, dado um acabamento final nas peas com a utilizao de limas rotativas e as peas esto prontas para a usinagem. O ciclo bsico de produo pode ser resumido nas seguintes etapas: a) Aquecimento da coquilha; b) Fechamento da coquilha; c) Vazamento da liga metlica; d) Abertura da coquilha; e) Extrao da pea. As coquilhas so desmontadas aps um nmero de ciclos para sofrer novo revestimento (pintura). Este nmero de ciclos depende da qualidade da tinta, do cuidado na aplicao e dos cuidados na produo. Alm da pintura quando desmontada a coquilha todos os itens que do forma a pea so avaliados, havendo algum tipo de trinca e imediatamente feito o conserto.

2.4.1 - Processo de Injeo Alumnio por Gravidade com utilizao do rob

As etapas do processo de injeo com a utilizao do rob so as mesmas j descritas anteriormente, porm a atividade de aplicao de vazamento passa a ser realizada por um rob ABB Robotics - Rob IRB 2400 Foundry (10 Kgf), conforme figura 1.

16

Figura 1: rob ABB Robotics - Rob IRB 2400 Foundry (10 Kgf). Fonte: catlogo ABB Robotics, 2006.

Esta etapa j havia sido identificada anteriormente por um grupo de trabalho da engenharia, como sendo uma das etapas de maior importncia no processo e onde a automatizao com a utilizao de robs traria melhores resultados. Com esta alternativa de automao, que j est em funcionamento em uma das clulas de fundio pretende-se comprovar alguns provveis benefcios como:

a) b) c) d) e) f)

Reduo do tempo do tempo de ciclo; Afastar operador de rea de risco; Reduo dos problemas de LER; Aumento da estabilidade de processo; Melhora no acabamento das peas; Reduo do custo da pea.

2.4.2 Comparativo tempo de vazamento: operador x rob

A tabela a 1 mostra o comparativo dos tempos de vazamento, realizada pelo operador ou com a utilizao do rob.

17

Tabela 1: Comparativo de tempos de vazamento: manual x rob.


Comparativo de tempos totais de ciclo: manual x rob. Horas necessrias Tempo de Tempo ciclo ciclo com Manual Robo Produo % Modelo pea (min/pea) (min/pea) 2006 Atuais Rob Reduo 2,146 1,749 2.324,833 1.894,750 1128-022 65.000 22,70 2.168 1.765 1.300.800 1.059.000 1135-022 18,59 36.000 2.165 1.715 1.515.500 1.200.500 1138-022 20,79 42.000 2.185 1.946 2.112.167 1.881.133 1121-022 58.000 12,28 201.000 4.930.792 4.142.528 19,03 Total de horas economizadas / ano 788.263 Custo hora mquina R$ 336,86 R$ 265.534.415

Economia anual

Fonte: Dados coletados na empresa, elaborado pelo pesquisador, 2006.

Com os dados relacionados no quadro acima, pode-se verificar que, os tempos de vazamento atravs do processo manual so significantemente mais altos do que os tempos com a utilizao do rob. Sendo necessrio um nmero de horas 19,03 % a menos para realizarmos a produo anual. Com este resultado h uma reduo de 788 horas/ano para a mesma produo, se considerarmos o custo hora de coquilha R$ 336,86 obteremos uma econmia anual de R$ 265.534.415.

2.4.3 Investimento necessrio para implantao do bobo.

A tabela 2 lista os investimentos necessrios para a implantao do sistema com a utilizao do rob, o investimento de US$ 56.890,00 por clula de injeo.

18

Tabela 2: Investimentos para implantao sistema rob.

Descrio Rob Despesas importao Cabeote Concha Despesas importao Base rob Grade rob Instalao TOTAL

US$ 40.000,00 7.600,00 2.000,00 5.440,00 400,00 450,00 1.000,00 56.890,00

Fonte: Oramentos com fornecedores, elaborado pelo pesquisador 2006.

Se o investimento necessrio for comparado com o retorno obtido, pode-se concluir que totalmente vivel, pois para um investimento de US$ 56.890,00 obten-se um retorno anual de aproximadamente US$ 148.425,94. Isto mostra que o investimento se pagar em menos de meio ano aps sua implantao, tornando-o totalmente vivel.

19

CONSIDERAES FINAIS

Independente do tipo e do tamanho da empresa, solues tecnolgicas, so bem vindas nos dias de hoje. A agilidade em se atender um cliente, verificar posies de produo, fazer o melhor seqenciamento, controlar as finanas, elaborar projetos de produtos, ter um timo tempo de ressuprimento de matrias-primas e capacidade de produo bem definida, so fatores que podem ser decisivos na competitividade das empresas. A questo produtividade est em evidncia, e hoje pode ser questo de sobrevivncia das empresas, pois quanto mais produtivas, menores so os custos fixos e maiores so as margens de lucro. O aumento da lucratividade de uma empresa est diretamente ligado eficincia desta. Quanto mais produtiva ela for, mais sero diludos os custos fixos. Isto permitir empresa obter uma margem de lucro maior, ou mesmo, repassar parte da reduo dos custos para os preos dos produtos, aumentando a competitividade e alavancando o crescimento do volume comercializado. Com a realizao deste estudo de caso, tornou-se possvel identificarmos o quanto vivel a utilizao de robs para automatizar clulas de injeo de alumnio por gravidade. O uso da tecnologia relacionada robtica gerou grandes benefcios no caso descrito, a automao possibilitou incrementos na produtividade decorrentes da reduo do tempo de ciclo de produo em torno de 19%, permitindo desta forma utilizar estas horas disponveis para aumentar o nmero de peas produzidas. Alm do aumento de produo, observaram-se tambm outros benefcios com o uso de robs, como a melhora na qualidade do produto, a reduo do esforo fsico do operador. Os aspectos citados acima mostram que a automao possibilita a reduo do desperdcio, com uma maior produtividade e melhor qualidade de vida, aliadas a um menor esforo. Desta forma torna-se vivel o investimento em automao, bem como a implantao do mesmo conceito nas demais clulas da fbrica.

20

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BRECIANI FILHO, Ettore. Fundio sob presso. ABM - Associao Brasileira de Metais, 1978. CAMPOS, Vicente Falconi. TQC Gerenciamento da Rotina. Rio de Janeiro: Bloch, 1994. CASTRCCI, Plnio. Engenharia da Automao Industrial. LTC, 2001 . FELDMANN, Paulo Roberto. Rob, ruim com ele pior sem ele. So Paulo: Trajetria Cultural, 1988. FONSECA, Marco Tlio da. Teoria Fundamental do processo de fundio sob presso. Itana: SENAI-DR.MG, 2001. 91 p. GOLDRATT, Eliyahu M. Corrente Critica. Nobel, 1998. MEREDITH. Jack R. Administrao da Produo para MBAs. Porto Alegre: Bookman, 2002. 391 p. SILVA, Clnio. Fundio em coquilha por gravidade. Itana: Senai, 2001. 114 p. CHIAVERINI, Vicente. Tecnologia mecnica. 2. ed. So Paulo: McGraw-Hill, 1986. 3 v. NATALE, Ferdinando. Automao Industrial. So Paulo: Nobel, 1989. 167 p. OHNO, Taiichi. O sistema Toyota de produo: alm da produo em larga escala. Porto Alegre : Bookman, 1997. PAZOS, Fernando. Automao de Sistemas e Robtica. Axcel Books, 2001. PRODANOV, Cleber Cristiano. Manual de Metodologia Cientfica. 3.ed. Novo Hamburgo: FEEVALE, 2003. SLACK, Nigel. Administrao da Produo. So Paulo: Atlas, 1997. YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e mtodos. Traduo de Daniel Grassi. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001. ULLRICH, Robert A. Robtica uma introduo. Rio de Janeiro: Campus, 1987. Catlogo ABB Robotics. Rob IRB 2400 Foundry (10 Kgf). www.cimm.com.br So Leopoldo, junho de 2006.

Вам также может понравиться