Вы находитесь на странице: 1из 7

02/05/2012

Introduo
Todo Engenheiro est rotineiramente interessado nos materiais que lhes so disponveis.

MATERIAIS E SUAS PRINCIPAIS PROPRIEDADES


Disciplina: Tecnologia dos Materiais Professoras: M.Sc. Luana Sena

Qualquer que seja o seu produto (edifcio, computador, veculo espacial), o engenheiro deve ter um largo conhecimento das propriedades caractersticas do comportamento dos materiais que vai usar. Estudar tais propriedades significa, em um primeiro momento, observar criticamente os fenmenos que nos cercam e questionar por que ocorrem.
1 2

Objetivo
Introduzir os conceitos bsicos associados com as propriedades mecnicas dos materiais; Avaliar fatores que afetam mecnicas dos materiais; as propriedades

PROPRIEDADES MECNICAS
POR QU ESTUDAR?
A determinao e/ou conhecimento das propriedades mecnicas muito importante para a escolha do material para uma determinada aplicao, bem como para o projeto e fabricao do componente. As propriedades mecnicas definem o comportamento do material quando sujeitos esforos mecnicos, pois estas esto relacionadas capacidade do material de resistir ou transmitir estes esforos aplicados sem romper e sem se deformar de forma incontrolvel.

Muitos materiais, quando em servio, esto sujeitos a foras ou cargas; Exemplos:


O ao no eixo de um automvel; a liga de alumnio a partir da qual a asa de um avio construda.

Importncia do estudo do comportamento de mecnico de materiais

Avies utilizam ligas de alumnio de alta resistncia e materiais compsitos reforados com fibras de carbono e kevlar.

Os materiais utilizados em esportes precisam ser leves, rgidos, resistentes e tenazes. Os ensaios mecnicos permitem avaliar estas propriedades.

02/05/2012

Com que critrio feita a escolha do material adequado para uma determinada pea?
Ao fazer a sua escolha, o Engenheiro deve levar em conta propriedades tais como: resistncia mecnica; condutividade eltrica e/ ou trmica; densidade, entre outras. Alm disso, deve considerar: o comportamento do material durante o processamento e o uso (plasticidade, estabilidade eltrica, durabilidade qumica, etc), custo e disponibilidade.
7

Exemplo: Os pra-lamas dos automveis, devem ser confeccionados com um metal que seja facilmente moldvel, mas que dever resistir deformao por impacto.

Exemplo: Materiais usados na manufatura de um automvel Ferro Ao Vidro Plstico Borracha etc. Somente para o ao h cerca de 2000 (dois mil) tipos de modificaes.
9 10

impossvel para o Engenheiro ter um conhecimento detalhado dos muitos milhares de materiais disponveis, assim como manter-se informado dos novos desenvolvimentos. Deve ter um conhecimento adequado dos princpios gerais que governam as propriedades de todos os materiais.

PROPRIEDADES MECNICAS

PROPRIEDADES MECNICAS

So as que se relacionam com o comportamento dos materiais metlicos, quando sujeitos a cargas externas. Elas representam a resistncia dos materiais metlicos quando solicitados por cargas e so expressas em termos de tenso e/ ou deformao.

As principais propriedades mecnicas dos materiais metlicos so: resistncia mecnica resistncia ao impacto resistncia fadiga dureza plasticidade ou ductilidade tenacidade.

Cada uma dessas propriedades est associada habilidade do material de resistir s foras mecnicas e/ou de transmiti-las.
11 12

02/05/2012

Como determinar as propriedades mecnicas?


A determinao das propriedades mecnicas feita atravs de ensaios mecnicos. Utiliza-se normalmente corpos de prova (amostra representativa do material) para o ensaio mecnico, j que por razes tcnicas e econmicas no praticvel realizar o ensaio na prpria pea, que seria o ideal. Geralmente, usa-se normas tcnicas para o procedimento das medidas e confeco do corpo de prova para garantir que os resultados sejam comparveis.
13

Normas tcnicas
As normas tcnicas mais comuns so elaboradas pelas: ASTM (American Society for Testing and Materials) ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas)

14

Ensaios Mecnicos
H inmeros tipos de ensaios que os materiais podem ser submetidos, sendo que em muitos casos um mesmo teste pode fornecer dados sob uma ou mais propriedades mecnicas. Por melhor que seja as condies do ensaio, o resultado obtido no refletir exatamente o que voc obter quando o projeto for colocado em servio.

Ensaios Mecnicos
A nica forma de solucionar esta situao seria ensaiando um prottipo real do sistema que voc projetou, porm em muitos casos isto no seria possvel (Invivel financeiramente). Vale lembrar que responsabilidade do engenheiro garantir a segurana de seu projeto. Ex.: Fabricantes de avies, automveis entre outros testam o conjunto acabado sob condies de servios reais ou simuladas.

15

16

Ensaios Mecnicos
Hoje em dia, empresas fornecedoras de materiais realizam testes internos de qualidade dos materiais e oferecem ao mercado produtos com garantia ou selos de qualidade. Esta garantia informa por exemplo, valor mnimo de determinadas propriedades que um determinado material apresenta.

Testes mais comuns para se determinar as propriedades mecnicas dos metais


Resistncia trao Resistncia compresso Resistncia toro Resistncia ao flexo Dureza

17

02/05/2012

PROPRIEDADES MECNICAS

Resistncia trao
O ensaio de trao um dos mais importantes testes destrutivos para a determinao de propriedades mecnicas.
A resistncia trao medida submetendo-se o material uma carga ou fora de trao, gradativamente crescente, que promove uma deformao progressiva de aumento de comprimento. NBR-6152 para metais.

Tipos de tenses que uma estrutura est sujeita

19

20

Resistncia trao
Procedimento de ensaio: Um corpo de prova padronizado submetido uma carga de trao constante e de forma lenta, sob a ao desta fora, o corpo de prova comea a se deformar, a deformao progressiva do corpo de prova faz com que haja uma diminuio da rea da seo transversal de tal forma que este no suporta a carga aplicada e rompe-se.

Trao

21

22

Ensaio de Trao
A partir da curva de tenso () vs deformao () pode-se obter os seguintes ensaios: Mxima tenso e deformao; Tenso e deformao de fratura; Tenso de escoamento; Limite de proporcionalidade e de elasticidade; Mdulo de elasticidade; Resilincia e tenacidade;
23

RESITNCIA TRAO TENSO () X Deformao ()


= F/Ao
Tenso de engenharia
Fora ou carga

Kgf/cm2 ou Kgf/mm2 ou N/ mm2


rea inicial da seo reta transversal

Como efeito da aplicao de uma tenso tem-se a deformao (variao dimensional).


A deformao pode ser expressa:
O nmero de milmetros de deformao por milmetros de comprimento O comprimento deformado como uma percentagem do comprimento original

Deformao()= lf-lo/lo=

l/lo

lo= comprimento inicial lf= comprimento final

02/05/2012

PROPRIEDADES MECNICAS
Exemplo 01: Nas alternativas abaixo, qual a pea solicitada por maior tenso?

Comportamento dos metais quando submetidos trao

Resistncia trao

a) Uma barra de alumnio, de seo retangular de 0,97 cm x 1,21 cm solicitada por uma carga de trao 16,75 kgf. b) Uma barra de ao de seo circular de dimetro 0,505 cm, sob uma carga de10,8 kgf.

Dentro de certos limites, a deformao proporcional tenso (a lei de Hooke

obedecida)

25

Lei de Hooke:

=E

Resistncia Trao

PROPRIEDADES MECNICAS

Resistncia Trao (Kgf/mm2)


Corresponde tenso mxima aplicada ao material antes da ruptura calculada dividindo-se a carga mxima suportada pelo material pela rea de seo reta inicial

Como efeito da tenso, tem-se a deformao. Pode ser:


Elstica Plstica O nmero de centmetros de deformao por centmetros do comprimento, ou O comprimento deformado como uma percentagem do comprimento original.
28

expressa em uma das duas maneiras:

Deformao Elstica e Plstica


DEFORMAO ELSTICA DEFORMAO PLSTICA
Prescede deformao plstica provocada por tenses que reversvel ultrapassam o limite de elasticidade Desaparece quando a tenso irreversvel porque resultado do removida deslocamento permanente dos tomos e portanto no desaparece quando a praticamente proporcional tenso removida tenso aplicada (obedece a lei
de Hooke)

PROPRIEDADES MECNICAS

Deformao Elstica

Elstica

Plstica

30

02/05/2012

PROPRIEDADES MECNICAS

PROPRIEDADES MECNICAS

Deformao Elstica

Deformao Elstica

Mdulo Elstico ou de Young o quociente entre a tenso aplicada e a deformao elstica resultante. Ele est relacionado com a rigidez do material. O valor deste mdulo em funo da composio do material e apenas indiretamente relacionado com as demais propriedades mecnicas. Esta caracterstica, resultante dos ensaios de trao ou compresso expressa em kgf/mm2 ou em Pa.

Mdulo Elstico ou de Young

31

32

Mdulo de elasticidade para alguns metais


Quanto maior o mdulo de elasticidade mais rgido o material ou menor a sua deformao elstica quando aplicada uma dada tenso
M D L D E A T ID D U O E L S IC A E [ ] E Ga P M g io a ns A m io lu n L t a o T n it io C be or N ul q e Ao Tns n u g t io 4 5 6 9 9 7 17 0 10 1 27 0 27 0 47 0 1 6P i 0 s 6 .5 1 0 1 4 1 .5 5 1 6 3 0 3 0 5 9

Consideraes gerais sobre mdulo de elasticidade


Como consequncia do mdulo de elasticidade estar diretamente relacionado com as foras interatmicas: Os materiais cermicos tem alto mdulo de elasticidade, enquanto os materiais polimricos tem baixo. O mdulo de elasticidade dos metais se encontra em um nvel intermedirio entre os mdulos dos materiais cermicos e dos polimricos.

Exemplo 2 Uma pea de cobre de 305 mm tracionada com uma tenso de 276 MPa. Se a deformao totalmente elstica, qual ser o alongamento ? Sendo o modulo de elasticidade do cobre igual a 110 GPa.

PROPRIEDADES MECNICAS

Deformao Plstica

= E. = E.L/L0 => L = L0/E

a deformao permanente provocada por tenses que ultrapassam o limite de elasticidade. A deformao plstica o resultado de um deslocamento permanente dos tomos que constituem o material e, portanto, difere da deformao elstica onde os tomos mantm suas posies relativas.

E obtido de uma tabela ECu = 110 x 103 MPa Assim: L = 276 MPa x 305 mm/110 x 103 MPa = 0,77 mm

A figura 02 abaixo mostra a relao plstica tenso deformao. A deformao plstica que se segue deformao elstica inicial no reversvel. A deformao elstica continua a aumentar durante a deformao plstica, mas reversvel.
36

02/05/2012

PROPRIEDADES MECNICAS

PROPRIEDADES MECNICAS

Deformao Plstica

Curva de Tenso Deformao Dentre as vrias formas de analisar o comportamento mecnico de um material, a anlise da curva tenso x deformao apresenta-se como uma das mais adequadas, principalmente se o material for utilizado sob carregamento esttico (trao ou compresso).

37

38

PROPRIEDADES MECNICAS

PROPRIEDADES MECNICAS

Curva de Tenso Deformao

Curva de Tenso Deformao

Como quase todo padro, a curva apresentada representa um comportamento ideal, onde o material deforma-se inicialmente de forma elstica, passa por uma regio de escoamento e se deforma plasticamente antes da ruptura.

39

40

PROPRIEDADES MECNICAS

PROPRIEDADES MECNICAS

Exemplo 03:

Em uma haste de cobre so marcados dois traos que distam entre si, 50 mm. A haste tencionada de forma que a distncia entre os traos passa a ser de 56,7 mm. Calcular a deformao. Se o Mdulo Mdio de Elasticidade de um ao 21.000 kgf/mm2, quanto se elongar um fio de 0,25 cm de dimetro e de 3,0 m de comprimento, quando solicitado por uma carga de 500 kgf.
42

Exemplo 04

41

Вам также может понравиться