Вы находитесь на странице: 1из 9

Teorias da Evoluo Teoria de Lamarck

O naturalista francs Jean-Baptiste Lamarck (1744-1829) props uma teoria sistemtica referente evoluo em 1809 no livro Philosophie Zoologigue. Para ele, havia duas leis fundamentais:

1.Lei do Uso ou Desuso: Partes do corpo que so utilizadas se desenvolvem e as que se encontram em desuso, acabam atrofiando.

2.Lei da Transmisso dos Caracteres Adquiridos: Mudanas que ocorrem em certas caractersticas do organismo ou pelo seu uso e desuso so repassados para seus descendentes.

Para Lamarck, por exemplo, as girafas tinham o pescoo pequeno e ao tentar comer as folhas das rvores por diversas vezes, tinham que esticar essa parte do corpo. Esse movimento acabou alongando o pescoo dos primeiros animais dessa espcie e os descendentes passaram a nascer com pescoos maiores, mais prximos do que atualmente. Suas ideias no foram aceitas por muito tempo, pois verificaram que determinadas caractersticas no so hereditrias. Possveis alteraes em clulas somticas no influenciam nas informaes genticas das clulas.

Teoria de Darwin

Charles Darwin (1809-1882) era um naturalista da Inglaterra que desenvolveu uma outra teoria evolutiva. Conhecida como teoria da seleo natural, ela abordava que os indivduos que ficavam mais adaptados a uma localidade tinham mais chances de sobrevivncia dos que os que no conseguiam se adaptar. Os que ficavam adaptados eram escolhidos para aquele ambiente e conseguiam deixar mais descendentes.

Para o naturalista, por exemplo, as girafas nasciam de forma aleatria com os pescoos pequenos e grandes. As que possuam os pescoos maiores conseguiam se alimentar porque chegavam nos locais mais altos das rvores; j as de pescoo curto, por no conseguir se alimentar de todas as folhas, morriam ou eram prejudicadas durante o acasalamento. Sendo assim, as girafas de pescoo longo conseguiam acasalar e gerar mais descendentes, se tornando maioria entre a espcie.

Princpios de Darwin

-Os indivduos que pertencem a mesma espcie no so idnticos;

-Todos os organismos conseguem produzir vrios descendentes, mas sem a garantia de que todos chegaro a se tornar adultos;

-Durante as geraes, a quantidade de indivduos de uma espcie permanece praticamente o mesmo;

-Os indivduos passam a lutar mais pelas suas vidas, pois poucos conseguem chegar a maturidade;

-Os organismos que se adaptam melhor ao meio conseguem deixar um nmero maior de descendentes;

-A seleo natural ajuda a melhorar a adaptao dos seres com o meio onde vivem.

Teoria Sinttica da Evoluo

Tambm chamada de Neodarwinismo, essa teoria foi estabelecida ao longo dos anos por vrios cientistas que acrescentaram a teoria de Darwin informaes sobre gentica humana. Um dos principais pontos abordados a descoberta da herana gentica por meio dos genes e no atravs da mistura sangunea. Alm disso, a teoria respalda os fatores evolutivos ligados mutao gnica, recombinao gentica, isolamento reprodutivo e mutao cromossmica.

Princpios do Neodarwinismo

-Possveis variaes dos indivduos iro depender das mutaes;

-As mutaes ocorrem aleatoriamente;

-Os indivduos devem garantir sua vida atravs de conflitos com o prprio meio ambiente;

-Os mais adaptados e preparados em relao ao meio conseguem enfrentar a seleo natural.

Argumentos do Evolucionismo

-Fsseis: Os fsseis so partes petrificadas de seres vivos que viveram h bastante tempo e conseguiram manter algumas caractersticas. So estudados pela paleontologia que realiza pesquisas e comparaes com outros fsseis. Esse estudo importante para que as alteraes ao longo dos anos possam ser verificadas.

-Protenas: As protenas so formadas por cadeias de aminocidos e tem sua produo determinada pelo material gentico (DNA). Quanto maior dois indivduos forem parecidos na evoluo, mais suas protenas sero semelhantes. Por exemplo, os aminocidos da hemoglobina so os mesmos no homem e no chimpanz.

-rgos homlogos: So rgos que surgiram da mesma forma embrionria; porm, realizam funes distintas. Um bom exemplo so os membros superiores dos vertebrados que dependendo dos seres podem ser usados ou no e desempenhar funes diferentes.

-Evidncias embriolgicas: Foi verificado que embries de animais distintos podem ser parecidos durante o seu desenvolvimento.

-rgos vestigiais: So rgos com estruturas primrias que no so utilizadas por algum ser vivo, mas que podem ser importantes para outros. Essa pode ser a evidncia de ancestralidade entre esses seres. Os homens possuem o apndice, mas no o utilizam. Para os herbvoros, ao contrrio, um rgo importante e bem mais desenvolvido, pois desempenha a digesto de celulose.

-rgos anlogos: So rgos que tm a origem embrionria diferente, mas que realizam a mesma funo. Nesse caso, no h evidncias de ancestralidade.

Evolucionismo testa: acreditm que Deus implanta os processos evolucionistas cegos e eles incidem sobre as caractersticas dos organismos. (D>E>O)

Evolucionismo ateu: No acreditam na existncia de um Deus, mas acreditam que os processos de evoluo incidem sobre as caractersticas observadas nos organismos. (E>O)

A teoria da evoluo A evoluo dos seres vivos, ainda hoje, um tema bastante polmico e controverso. Segundo a maioria dos estudiosos desse assunto, as primeiras idias tratando da origem da vida e das transformaes que ocorrem nos seres vivos surgiram na Grcia antiga entre os filsofos. A mais antiga teoria grega acerca da transformao dos seres vivos foi feita pelo filsofo Anaximandro de Mileto (610-546 aC). Ele props que as espcies do origem umas s outras. E, segundo tal proposta, a vida como um todo teria surgido em ambiente aqutico. Na gua surgiram todos os animais, inclusive o homem. Os primeiros seres seriam adaptados ao ambiente aqutico e atravs de transformaes rpidas e duradouras, causadas por fatores diversos, nasceriam novas formas de vida. O filsofo grego Empdocles de Agrigento (493-433 aC) afirmava que todos os objetos so compostos por quatro elementos bsicos: terra, ar, fogo e gua. Assim as diferentes coisas que existem seriam os processos naturais gerados pela aproximao e separao desses quatro elementos. Duas foras ativas e antagnicas (o amor e o dio) atuam sobre os quatro elementos agrupando-os ou separando-os. Essas duas foras opostas esto presentes nos seres vivos, na Terra e no Universo. Baseado nessas idias, Empdocles formulou uma primitiva teoria da evoluo, a qual dizia que as partes dos seres vivos apareceriam espontaneamente do meio vivo e se uniriam ao acaso com outras partes, formando assim seres complexos bastante diferentes dos originais. Alguns desses seres seriam oriundos de combinaes inadequadas e faltariam ou sobrariam partes, enquanto outros teriam combinaes harmoniosas das partes. Nessa teoria, ele afirmava que somente as combinaes harmnicas subsistiriam, pois estariam aptas a executar todas as funes orgnicas bsicas, enquanto os seres monstruosos e desarmnicos se extinguiriam. O filsofo grego Aristteles (384-322 aC) apresentou inmeras contribuies em diversos campos do conhecimento cientfico, tais como: Poltica, tica, Psicologia, Fsica, Lgica, Matemtica, Astronomia e Biologia. Dentro da Biologia, Aristteles dedicou-se especialmente Zoologia (estudo dos animais), apresentando uma das primeiras classificaes dos seres

vivos. Ele dividia os animais em dois Reinos (Anaina e Enaina). Alm disso, Aristteles apresentou uma rudimentar teoria acerca da vida, que ficou conhecida como a teoria da abiognese. Essa teoria perdurou at sculos mais recentes, e de acordo com seus princpios um ser vivo nascia de um germe da vida, sem que um organismo precisasse ger-lo (exceto para os humanos). Um exemplo dessa teoria apresentava que as aves que vivem s margens das lagoas eram oriundas do germe da vida que estaria presente nas plantas prximas. O poeta romano Lucrcio (99-55 aC), em seu grande poema didtico De Rerum Natura (Sobre a natureza das coisas), apresenta as teorias dos filsofos gregos Demcrito (460-370 aC) e Epicuro (341-270 aC). Essa obra, em seu quinto captulo, apresenta a idia de que os seres vivos passam por transformaes. Mas, para muitos estudiosos, nela no h nada de novo, pois se trata apenas de uma repetio com pequenas alteraes das idias de Empdocles de Agrigento. Essas primeiras teorias tinham aspectos bastante curiosos e fantasiosos, mas de certa forma lembram um pouco a teoria moderna da evoluo. O naturalista francs Jean Baptiste Lamarck (1744-1829 dC), especialista em invertebrados, baseado em muitas idias dos filsofos gregos e com contribuies de muitos de seus contemporneos, formulou tambm uma teoria da evoluo. Ele considerava que, a partir das formas de vida mais simples, surgiriam espontaneamente outras formas mais complexas. Este processo estaria governado por trs leis biolgicas: (1) a influncia do meio ambiente sobre o desenvolvimento dos rgos, (2) a mudana na estrutura corporal com base no uso ou na falta de uso de certas partes do corpo, e (3) a herana dos caracteres adquiridos. Esta teoria foi apresentada pela primeira atravs da obra Filosofia Zoolgica, em 1809. Outro naturalista que tambm formulou uma teoria evolucionista trata-se do britnico Alfred Russell Wallace (1823-1913), que se baseou nas idias de seleo natural. Ele realizou inmeras viagens diferentes partes do mundo para pesquisar animais, plantas e grupos humanos. Aps essas viagens, ele publicou a Distribuio geogrfica dos animais, em 1876. Essa obra apresenta algo surpreendente e curioso, at ento, despercebido pela maioria dos pesquisadores. Wallace observou que em cada localidade do planeta existe um conjunto de animais especficos. Por exemplo, na Austrlia existem cangurus e ornitorrincos, na frica encontramos elefantes, lees, girafas, pangolins, lmures, suricatos e zebras; nas Amricas existem onas, tatus, tamandus, lhamas, preguias e mucuras. Tal observao mostrava que cada continente apresenta uma histria evolutiva diferenciada, ou seja, cada populao animal ou vegetal, por estar isolada uma da outra, acabou trilhando um caminho nico, dando origem espcies singulares. Com contribuies de Lamarck, Wallace e diversos outros pesquisadores, o britnico Charles Robert Darwin (1809-1882) criou as bases da moderna teoria da evoluo, ao apresentar o conceito de que todas as formas de vida se desenvolveram em um lento processo de seleo natural. Seu trabalho teve uma influncia decisiva sobre as diferentes disciplinas cientficas e sobre o pensamento moderno em geral. A teoria completa de Darwin foi publicada em 1859, com o ttulo A origem das espcies por meio da seleo natural.

Os estudos do botnico austraco Gregor Johann Mendel (1822-1884), retomados no final do sculo XIX, deram enormes contribuies teoria de Darwin, ao acrescentar importantes informaes sobre gentica. Com o passar dos anos, houve um avano nos estudos da vida em conseqncia especialmente da utilizao de novas tcnicas e equipamentos. Da em diante, as idias de Darwim e Mendel receberam contribuies de vrios pesquisadores, surgindo a verso moderna do darwinismo, chamada de neodarwinismo. O neodarwinismo surgiu entre 1920 e 1930 a partir de uma idia formulada por trs geneticistas: o ingls Ronald Aylmer Fisher (1890-1962), o indiano John Burdon Sanderson Haldane (1892-1964) e o americano Sewall Wright (1889-1988). A teoria gentica moderna da seleo natural ou neodarwinismo apresenta uma srie de informaes extremamente complexas e detalhadas, que so praticamente unnimes entre os cientistas que estudam a vida. Atualmente, os cientistas discutem apenas alguns pormenores dessa teoria em busca de aprimor-la ainda mais. Mas, vale lembrar que mesmo sabendo que h um enorme consenso entre os cientistas acerca do neodarwinismo, ainda assim grande parte das pessoas no aceita muitos de seus princpios e idias.

Ecossistema (grego oikos (), casa + systema (), sistema: sistema onde se vive) designa o conjunto formado por todas as comunidades que vivem e interagem em determinada regio e pelos fatores abiticos que atuam sobre essas comunidades.[1]

Consideram-se como fatores biticos os efeitos das diversas populaes de animais, plantas e bactrias umas com as outras e abiticos os fatores externos como a gua, o sol, o solo, o gelo, o vento. Em um determinado local, seja uma vegetao de cerrado, mata ciliar, caatinga,mata atlntica ou floresta amaznica, por exemplo, a todas as relaes dos organismos entre si, e com seu meio ambiente chamamos ecossistema. Ou seja, podemos definir ecossistema como sendo um conjunto de comunidades interagindo entre si e agindo sobre e/ou sofrendo a ao dos fatores abiticos.

So chamados agroecossistemas quando alm destes fatores, atua ao menos uma populao agrcola. A alterao de um nico elemento pode causar modificaes em todo o sistema, podendo ocorrer a perda do equilbrio existente. O conjunto de todos os ecossistemas do mundo forma a Biosfera

A base de um ecossistema so os produtores que so os organismos capazes de fazer fotossntese ou quimiossntese. Produzem e acumulam energia atravs de processos bioqumicos utilizando como matria prima a gua, gs carbnico e luz. Em ambientes afticos (sem luz), tambm existem produtores, mas neste caso a fonte utilizada para a sntese de matria orgnica no luz mas a energia liberada nas reaes qumicas de oxidao efetuadas nas clulas (como por exemplo em reaes de oxidao de compostos de enxofre). Este processo denominado quimiossntese realizado por muitas bactrias terrestres e aquticas.

Dentro de um ecossistema existem vrios tipos de consumidores, que juntos formam uma cadeia alimentar, destacam-se: Consumidores primrios:

So os animais que se alimentam dos produtores, ou seja, as espcies herbvoras. Milhares de espcies presentes em terra ou na gua, se adaptaram para consumir vegetais, sem dvida a maior fonte de alimento do planeta. Os consumidores primrios podem ser desde microscpicas larvas planctnicas, ou invertebrados bentnicos que se alimentam do fitoplncton ou do microfitobentos, at grandes mamferos terrestres como a girafa e o elefante. Consumidores secundrios:

So os animais que se alimentam dos herbvoros, a primeira categoria de animais carnvoros. Consumidores tercirios:

So geralmente os grandes predadores como os tubares, orcas e lees, os quais capturam grandes presas, sendo considerados os predadores de topo de cadeia. Tem como caracterstica, normalmente, o grande tamanho e menores densidades populacionais. Decompositores ou biorredutores:

So os organismos responsveis pela decomposio da matria orgnica, transformando-a em nutrientes minerais que se tornam novamente disponveis no ambiente. Os decompositores, representados pelas bactrias e fungos, so o ltimo elo da cadeia trfica, fechando o ciclo. A seqncia de organismos relacionados pela predao constitui uma cadeia alimentar, cuja estrutura simples, unidirecional e no ramificada. [editar] Pirmide ecolgica

O fluxo de matria e energia nos ecossistemas pode ser representado por meio de pirmides, que podero ser de energia, de biomassa (matria) ou de nmeros. Nas pirmides ecolgicas, a base quase sempre mais larga que o topo. A quantidade de matria (biomassa) e de energia transfervel de um nvel trfico para outro sofre um decrscimo de um dcimo a cada passagem, ou seja, cada organismo transfere apenas nove dcimos da matria e da energia que absorveu. [editar] Ecossistemas terrestres

Introduo

Ecossistema uma comunidade de organismos que interagem entre si e com o meio ambiente ao qual pertencem. Podemos citar como exemplo de meio ambiente: lago, floresta, savana, tundra, etc.

Entendento o ecossistema

Tambm fazem parte de um sistema todos os componentes abiticos (sem vida), como, por exemplo, minerais, ons, compostos orgnicos e clima (temperatura, precipitaes e outros fatores fsicos).

Os componentes biticos (seres vivos), so representados em vrios nveis, eles esto classificados da seguinte forma:

Produtores ex.: auttrofos so seres vivos capazes de produzir seu prprio alimento atravs de substncias inorgnicas, como, por exemplo, as plantas que realizam a fotossntese atravs da luz solar.

Consumidores ex.: hetertrofos so seres que se alimentam de outros seres, pois, ao contrrio dos auttrofos, no so capazes de produzir seu prprio alimento. Dentro desta classificao, incluem-se todos os animais, a maioria dos fungos e algumas plantas.

Decompositores ex.: saprfitos organismos que se alimentam de outros organismos em estgio de decomposio. Dentre eles esto os fungos e as bactrias.

importante sabermos que dentro desta classificao, um organismo depende o outro, pois, aps passar por seu ltimo ciclo, os compostos orgnicos so utilizados dentro do ecossistema como nutriente para os produtores, iniciando-se assim, um novo ciclo.

Вам также может понравиться