Вы находитесь на странице: 1из 5

04/04/2012

O mercado de trabalho para o bacharel em Educao Fsica


Prof. Dr. William Alves Lima

Um bom profissional deve adquirir, ao longo de sua formao, slidos conhecimentos sobre as atividades biolgicas e psicolgicas do ser humano, alm de conhecimentos filosficos e sociolgicos que dem base a sua atuao. Isso inclui Fisiologia, Anatomia, Psicologia, Filosofia, Sociologia, Histria e tcnicas de ensino e aprendizagem em Educao Fsica.

Tendncias Cada vez mais o Profissional da Educao Fsica precisa ter uma viso ampla do mundo que o cerca. Para manter a harmonia do corpo no basta trabalhar com a parte fsica, preciso trabalhar tambm com a mental. No exagero dizer, assim, que o curso estar cada vez mais ligado indistintamente s Cincias Biolgicas e Humanas.

O profissional deve ter algumas caractersticas pessoais, como gostar de estudar e ensinar movimentos dentro de um contexto educacional ldico e criativo.

04/04/2012

CULTURA CORPORAL

ATIVIDADES FSICAS

Tratamento pedaggico

PRTICAS SOCIAIS
Jogos Danas Lutas Esportes Exerccios fsicos (...) Relao ensino / aprendizagem

Fins educativos

EDUCAO FSICA

A ritualizao do corpo pensar que no pode se sair de casa sem determinadas roupas ou acessrios. Que ao ir na praia no se pode por um biquni por achar que no se enquadra aos padres.

04/04/2012

Conceituao econmica.

A construo ou a reconstruo da categoria corpo na atualidade passa inevitavelmente pela tcnica. Os vrios e impressionantes avanos biotecnolgicos alcanados por essa sociedade tm implicaes profundas na forma como as pessoas constroem suas identidades e individualidades. Ento, analisar todo esse processo tecnolgico que migra para dentro do nosso corpo e que tem implicaes profundas nas nossas vidas tentar entender e buscar ser um agente ativo em todo esse processo.

Todos sabemos da importncia do corpo como vetor contemporneo de construo subjetiva e identitria (Hansen e Vaz, 2004).

No universo das academias, o culto do corpo engendra uma busca incansvel trilhada por meio de uma rdua rotina de exerccios, atravs dos quais pretende-se superar os prprios limites em nome de contornos corporais concebidos como ideais. nesse sentido que as prticas corporais como a musculao e as mais diversas modalidades de ginstica passam por um processo de esportivizao (Hansen e Vaz, 2004).

O treinamento esportivo um conjunto terico-prtico de discursos e estratgias que tem como principal objetivo promover a melhoria do rendimento fsico por meio de exerccios planificados. Os esportes para atletas de elite visam altos rendimentos individuais num processo de treinamento prolongado, exigindo uma grande disponibilidade de tempo e esforo a fim de se atingir o objetivo predeterminado (Weineck, 1999, p.18, 36).

Uma diferena importante precisa ser destacada: o sucesso na academia, geralmente no diz respeito vitria em uma competio ou quebra de um recorde, mas ao rendimento mximo no que se refere ao aperfeioamento da forma fsica. H uma espcie de incorporao da performance, limitada ao aspecto somatfilo que pretende fazer alcanar uma condio comparvel a um estado anterior ou ao espetculo de msculos do colega de treinos (Hansen e Vaz, 2004).

04/04/2012

A rea reservada para o trabalho aerbio, por exemplo, dividese, na grande academia, em salas de ginstica cujas modalidades atendem de maneira especfica a determinados objetivos. Algumas delas permitem que se enfatize grupos musculares, a exemplos das aulas de GAP (glteos, abdominais e pernas), durante as quais as regies anatmicas que mais preocupam as mulheres recebem ateno mxima.

Homens geralmente relatam que malham para melhorarem a esttica e assim conquistarem mais mulheres. J as mulheres malham para competir com as outras mulheres. Independente do motivo, sempre ressaltada a busca pelo corpo perfeito.

Tal disputa leva a distrbios de imagem ou a averso pela prtica de atividades fsicas sistematizadas. Sobretudo pelo treinamento de fora.

A mdia implanta modelos de imagem corporal.

Como se sabe, a dor no uma aliada do treinamento corporal, mas, do ponto de vista subjetivo, o inimigo a ser combatido, superado, suportado, ignorado ou ainda, num registro mais fronteirio, a experincia a ser glorificada.

04/04/2012

Esforce-se porque o que no lhe mata lhe fortalece! williamfef@hotmail.com

Вам также может понравиться