Вы находитесь на странице: 1из 6

1.

OAB-2011- A autorizao de uso de bem pblico por particular caracterizase como ato administrativo a) b) c) discricionrio e bilateral, ensejando indenizao ao particular no caso de revogao pela administrao. unilateral, discricionrio e precrio, para atender interesse predominantemente particular. bilateral e vinculado, efetivado mediante a celebrao de um contrato com a administrao pblica, de forma a atender interesse eminentemente pblico. discricionrio e unilateral, empregado para atender a interesse predominantemente pblico, formalizado aps a realizao de licitao.

d)

2. OAB-2011 - Luiz Fernando, servidor pblico estvel pertencente aos quadros de uma fundao pblica federal, inconformado com a pena de demisso que lhe foi aplicada, ajuizou ao judicial visando invalidao da deciso administrativa que determinou a perda do seu cargo pblico. A deciso judicial acolheu a pretenso de Luiz Fernando e invalidou a penalidade disciplinar de demisso. Diante da situao hipottica narrada, Luiz Fernando dever ser a) b) reintegrado ao cargo anteriormente ocupado, ou no resultante de sua transformao, com ressarcimento de todas as vantagens. aproveitado no cargo anteriormente ocupado ou em outro cargo de vencimentos e responsabilidades compatveis com o anterior, sem ressarcimento das vantagens pecunirias. readaptado em cargo de atribuies e responsabilidades compatveis, com ressarcimento de todas as vantagens. reconduzido ao cargo anteriormente ocupado ou em outro de vencimentos e responsabilidades compatveis com o anterior, com ressarcimento de todas as vantagens pecunirias.

c) d)

3. OAB-2011 - Ambulncia do Corpo de Bombeiros envolveu-se em acidente de trnsito com automvel dirigido por particular, que trafegava na mo contrria de direo. No acidente, o motorista do automvel sofreu grave leso, comprometendo a mobilidade de um dos membros superiores. Nesse caso, correto afirmar que a) existe responsabilidade objetiva do Estado em decorrncia da prtica de ato ilcito, pois h nexo causal entre o dano sofrido pelo particular e a conduta do agente pblico. no haver o dever de indenizar se ficar configurada a culpa exclusiva da vtima, que dirigia na contramo, excluindo a responsabilidade do Estado. no se cogita de responsabilidade objetiva do Estado porque no houve a chamada culpa ou falha do servio. E, de todo modo, a indenizao do particular, se cabvel, ficaria restrita aos danos materiais, pois o Estado no responde por danos morais. est plenamente caracterizada a responsabilidade civil do Estado, que se fundamenta na teoria do risco integral.

b)

c)

d)

4. OAB-2012 - A Unio, aps regular licitao, realiza concesso de determinado servio pblico a uma sociedade privada. Entretanto, para a efetiva prestao do servio, necessrio realizar algumas desapropriaes. A respeito desse caso concreto, assinale a afirmativa correta. a) b) c) A sociedade concessionria poder promover desapropriaes mediante autorizao expressa, constante de lei ou contrato. As desapropriaes necessrias somente podero ser realizadas pela Unio, j que a concessionria pessoa jurdica de direito privado. O ingresso de autoridades administrativas nos bens desapropriados, declarada a utilidade pblica, somente ser lcito aps a obteno de autorizao judicial. Os bens pertencentes ao(s) Municpio(s) inserido(s) na rea de prestao do servio no podero ser desapropriados, mesmo que haja autorizao

d)

legislativa.

5. OAB-2012 - Slvio, servidor pblico, durante uma diligncia com carro oficial do Estado X para o qual trabalha, se envolve em acidente de trnsito, por sua culpa, atingindo o carro de Joo. Considerando a situao acima e a evoluo do entendimento sobre o tema, assinale a afirmativa correta. a) Joo dever demandar Slvio ou o Estado X, sua escolha, porm, caso opte por demandar Slvio, ter que comprovar a sua culpa, ao passo que o Estado responde independentemente dela. Joo poder demandar Slvio ou o Estado X, sua escolha, porm, caso opte por demandar Slvio, presumirse sua culpa, ao passo que o Estado responde independentemente dela. Joo poder demandar apenas o Estado X, j que Slvio estava em servio quando da coliso e, por isso, a responsabilidade objetiva do Estado, que ter direito de regresso contra Slvio, em caso de culpa. Joo ter que demandar Slvio e o Estado X, j que este ltimo s responde caso comprovada a culpa de Slvio, que, no entanto, ser presumida por ser ele servidor do Estado (responsabilidade objetiva).

b)

c)

d)

6. OAB-2012 - Sobre os bens pblicos correto afirmar que a) b) c) os bens de uso especial so passveis de usucapio. os bens de uso comum so passveis de usucapio. os bens de empresas pblicas que desenvolvem atividades econmicas que no estejam afetados a prestao de servios pblicos so passveis de usucapio. nenhum bem que pertena pessoa jurdica integrante da administrao pblica indireta passvel de usucapio.

d)

7. OAB-2012 - O Municpio Y promove o tombamento de um antigo bonde, j desativado, pertencente a um colecionador particular.

Nesse caso, a) b) o proprietrio pode insurgirse contra o ato do tombamento, uma vez que se trata de um bem mvel. o proprietrio fica impedido de alienar o bem, mas pode propor ao visando a compelir o Municpio a desapropriar o bem, mediante remunerao. o proprietrio poder alienar livremente o bem tombado, desde que o adquirente se comprometa a conservlo, de conformidade com o ato de tombamento. o proprietrio do bem, mesmo diante do tombamento promovido pelo Municpio, poder gravlo com o penhor.

c)

d)

8. OAB-2011 - Tendo o agente pblico atuado nesta qualidade e dado causa a dano a terceiro, por dolo ou culpa, vindo a administrao a ser condenada, ter esta o direito de regresso. A respeito da ao regressiva, correto afirmar que a) b) c) d) em regra deve ser exercida, sob pena de afronta ao princpio da indisponibilidade. o prazo prescricional tem incio a contar do fato que gerou a ao indenizatria contra a Administrao. a prescrio ser decenal, com base na regra geral da legislao civil. o prazo prescricional ser o mesmo constante da esfera penal para o tipo criminal correspondente.

9. OAB-2011-FGV- Antnio, vtima em acidente automobilstico, foi atendido em hospital da rede pblica do Municpio de Mar Azul e, por impercia do mdico que o assistiu, teve amputado um tero de sua perna direita. Nessa situao hipottica, respondem pelo dano causado a Antnio a) b) o Municpio de Mar Azul e o mdico, solidria e objetivamente. o Municpio de Mar Azul, objetivamente, e o mdico, regressivamente, em caso de dolo ou culpa.

c) d)

o Municpio de Mar Azul, objetivamente, e o mdico, subsidiariamente. o Municpio de Mar Azul, objetivamente, e o mdico, solidria e subjetivamente.

10. OAB-2010-UNB - Manoel estava no interior de um nibus da concessionria de servio pblico municipal, empresa no integrante da administrao pblica, quando o veculo derrapou em uma curva e capotou. Em razo desse acidente, Manoel sofreu dano material e moral. Nessa situao hipottica, a responsabilidade ser a) b) c) d) objetiva e da concessionria, com prazo de prescrio de cinco anos, conforme previsto em lei especial. subjetiva e da concessionria, com prazo de prescrio de cinco anos, conforme previsto no Cdigo Civil. objetiva e do municpio, com prazo prescricional de trs anos, conforme previsto em lei especial. subjetiva e do municpio, com prazo prescricional de trs anos, conforme previsto no Cdigo Civil.

11. OAB-2010-UNB- Com relao aos bens pblicos, assinale a opo correta. a) b) c) Por terem carter tipicamente patrimonial, os bens de uso comum do povo podem ser alienados. Os bens dominicais so indisponveis. A lei que institui normas para licitaes e contratos da administrao pblica (Lei n. 8.666/1993) define regras para a alienao dos bens pblicos mveis e imveis. Ocorre a desafetao quando um bem pblico passa a ter uma destinao pblica especial de interesse direto ou indireto da administrao.

d)

GABARITO 1. B 6. C 11. C

2. A 7. D

3. B 8. A

4. A 9. B

5. C 10. A

Вам также может понравиться