Вы находитесь на странице: 1из 5

1

ENSAIO POR LQUIDO PENETRANTE 1.0 OBJETIVO


Detectar descontinuidades superficiais e que sejam abertas na superfcie, tais como trincas, poros, dobras, etc, em um determinado material.

2.0 TEORIA

O ensaio por lquido penetrante baseia-se na ao da capilaridade.


O ensaio por lquidos penetrantes um mtodo desenvolvido especialmente para a deteco de descontinuidades essencialmente superficiais, e ainda que estejam abertas na superfcie do material.

Ensaio no destrutivos (END) so definidos como testes para o controle da qualidade, realizamos sobre peas acabadas ou semi-acabadas, para deteco de falta de homogeneidade ou defeitos, atravs de princpios fsicos definidos, sem prejudicar a posterior utilizao dos produtos inspecionados.
Ensaio por Lquido Penetrante, eles podem ser aplicados em grande variedade de produtos metlicos e no metlicos, ferrosos e no ferrosos, sejam forjados, fundidos, cermicos de alta densidade e etc., desde que no sejam porosos.

Considerando que alguns materiais podem ser afetados pelos produtos utilizados no ensaio, devem ser realizados testes para assegurar que o material a ser ensaiado no seja danificado.
Local do ensaio A inspeo deve ser feita em local apropriado, com iluminao apropriada e limpo, para evitar que a pea venha a ser contaminada com resduos que possam interferir no ensaio.

Vantagens. Poderamos dizer que a principal vantagem do mtodo a sua simplicidade. fcil de fazer de interpretar os resultados. O aprendizado simples, requer pouco tempo de treinamento. Como a indicao, muito fcil de avaliar os resultados. Em contrapartida o atuante deve estar ciente dos cuidados bsicos a serem tomados (limpeza, tempo de penetrao, etc), pois a simplicidade pode se tornar uma dificuldade. No h limitao para o tamanho e forma das peas a ensaiar, nem tipo de material; por outro lado, as peas devem ser susceptveis limpeza e sua superfcie no pode ser muito rugosa e nem porosa.

2 Limitaes. S detecta descontinuidades abertas para a superfcie, j que o penetrante tem que entrar na descontinuidade para ser posteriormente revelado. Por esta razo, a descontinuidade no deve estar preenchida com material estranho. A superfcie do material no pode ser porosa ou absorvente j que no haveria possibilidade de remover totalmente o excesso de penetrante, causando mascaramento de resultados. A aplicao do penetrante deve ser feita numa determinada faixa de temperatura.
permita ou recomendada pelo fabricante dos produtos. Superfcies muito frias (abaixo de 5C ) ou muito quentes (acima de 52C) no so recomendveis ao

ensaio.
Situaes Tpicas Preveno de acidentes Melhorar confiabilidade de produtos ser aceito por determinada norma. Dar informao para reparo. Para resultados vlidos deve ser observado Profissional qualificado. Procedimento Relatrio para anotar resultados. Norma para interpretar resultados

Ensaios no destrutivos mais utilizados Inspeo visual. Partculas magnticas. Lquidos penetrantes. Ultra som, etc. 3.0 - EQUIPAMENTO E MATERIAL Abaixo tem a relao dos materiais necessrios para a realizao desta experincia. - Lquido penetrante / vermelho (METAL-CHEK / VP-30) - Lquido revelador (METAL-CHEK / D70) - Secador e Ventilador - Jornal e pano - 2 Pea mecnica (Ao)

3
4.0 PROCEDIMENTO Realizar limpeza na pea (se necessrio lixar ou jatear a superfcie), garantindo que no tenha rugosidade. Aplicar o removedor , espere que a sujeira se dissolva e limpe com um pano limpo ou papel absorvente limpo, garantindo que no tenha impurezas (contaminantes). Seque a superfcie e aguarde a total evaporao do removedor. Aps esse processo, aplique o penetrante sobre a superfcie e aguarde sua penetrao, insira calor com um secador na pea para ajudar na sua penetrao (secagem). O tempo mnimo de penetrao de 5 minutos, aumente o tempo se existir suspeitas de falhas finas, garantindo o tempo necessrio que penetre em todas descontinuidades (O tempo de penetrao depende do material da pea, do penetrante, da temperatura, etc.) Dados: Temperatura ambiente 26C. Aps sua penetrao, remova o penetrante com o auxilio do removedor ou um pano mido ou gua corrente, at que retire o excesso. Agitar bem a lata do revelador.Aplicar um camada fina e uniforme em toda a pea e insira calor para ajudar em sua revelao. Aguarde 5 minutos ou mais, as trincas aparecero em forma de marcas vermelhas. 5.0 RESULTADOS

Aplicao do penetrante.

Aplicao do revelador.

Repare nas figuras suas manchas vermelhas, que significa a descontinuidade.

5
6.0 CONCLUSO O lquido penetrante detectou as descontinuidades abertas na superfcie da pea, manchando-as de vermelho; tornando, assim, fcil a observao e a anlise. O ensaio por lquido penetrante um mtodo simples, e muito eficiente. Com esse tipo de ensaio podemos detectar trincas, dobras, poros, etc, em peas que aparentemente no demonstrava risco algum Com esse ensaio pode-se prevenir acidentes, diminuir os custos, melhorar a confiabilidade e obter informaes para reparo.

7.0 BIBLIOGRAFIA www.abende.org.br www.qualidadeaeronautica.com.br

Вам также может понравиться