Вы находитесь на странице: 1из 50

INTRODUO

HISTRIA DA CIDADE A cidade de Itapura foi fundada por Antnio Mariano de Azevedo em 1858, ano em que foi criado o Estabelecimento Naval de Itapura ou Colnia Militar de Itapura, uma fortificao de defesa dos rios Paran e Tiet. Em 1911, a Estrada de Ferro Noroeste do Brasil chegou regio, dando um grande impulso no seu desenvolvimento. No entanto, tornou-se distrito do municpio de Pereira Barreto somente em 18 de fevereiro de 1959. Alguns anos mais tarde, em 28 de fevereiro de 1964, adquiriu autonomia municipal. O significado do nome em Tupi-guarani, quer dizer pedra que emerge das guas. O presente relatrio foi realizado na Prefeitura municipal de Itapura, pela estagiria Natalia Nascimento da Silva, estudante do curso Tcnico em Segurana do Trabalho, da Instituio de Ensino Tcnico NEP (Ncleo Educacional Pitgoras). Este estgio se constitui nas observaes das tcnicas dentro do conceito da Segurana e Sade do Trabalho, Leis e Normas vigentes, e tambm conhecer na prtica as atividades do Plano de Estgio Tcnico elaborado pelo Coordenador do Curso Tcnico Professor Fabiano dos Santos Oliveira. O objetivo deste relatrio agregar experincia prtica terica, visando aprimorar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

Trabalho apresentado para avaliao de Estgio Curricular, do Curso Tcnico de Segurana do Trabalho, do Colgio NEP (Ncleo Educacional Pitgoras), tendo com Supervisor o Prof. Miranda.

DADOS GERAIS

DADOS DO ESTGIARIO Nome: Liliane Yukie Ano Ano de Concluso: 2010 Curso: Tcnico de Segurana do Trabalho Endereo: Rua Olavo Bilac N 532 Itapura - SP Telefone: (18) 3745-7203

DO ESTGIO Perodo de Realizao: 22/02/2010 a 16/04/2010 Durao total do perodo em Horas: Jornada de 6 Horas/Dia no Total de 240 Horas.

DADOS DA EMPRESA Nome: Prefeitura Municipal de Itapura Endereo: Rua Getlio Vargas N 1087, Bairro Centro Telefone: (18) 3745-9020 Ramo de Atividade: Administrao Pblica

CNAE: 84.11-6 (Administrao Pblica em Geral)

DADOS DO SUPERVISOR DE ESTGIO Nome: Maria Madalena de Araripe Silva Cargo: Chefe de Departamento de Pessoal

DEDICATRIA

Aos meus familiares, e a todos aqueles que ajudaram na realizao e transmisso de conhecimentos para este projeto.

1 - Poltica, Programa e Treinamento de Segurana do Trabalho.

1.1 - Identificao e caracterizao da empresa


Instituio: Prefeitura Municipal de Itapura. CNPJ: 44.447.126/ 0001-84 CNAE: 84.11-6 (Administrao Pblica em Geral) Endereo: Rua Getlio Vargas N 1087 Itapura/SP Gradao de Risco: 1 Numero de Funcionrios: 320 Supervisor do Estgio: Maria Madalena de Araripe Silva (Chefe de Dep. Pessoal).

1.2 - Organograma Funcional da Empresa

Prefeitura Municipal de Itapura


Cmara Municipal de Itapura

Dep. Turismo E Cultura Dep. Jurdico Dep. Administrao Dep. Educao Dep. Manuteno e Servio Dep. Sade

Recursos Humanos E.E.P.S.G Dr. Paulo GB Transportes Administrao da Sade Administrao

Limpeza Urbana e Servios Gerais PSF

Creche Contabilidade Compras

Tesouraria Almoxarifado

Informtica Cozinha Piloto

1.3 - Poltica de Segurana e Sade no Trabalho

A poltica de segurana e sade do trabalho da Prefeitura Municipal de Itapura tem como diretriz principal a responsabilidade pela produtividade, qualidade, segurana, sade, bem estar pessoal, preservao ambiental e desenvolvimento das pessoas. A Administrao responsvel pela misso, juntamente com os colaboradores, viso um ambiente propcio segurana e sade dos Trabalhadores.

1.4 - Programas de Segurana e Sade no Trabalho


A Prefeitura Municipal de Itapura no apresenta o PPRA e nem PCMSO Conforme as NR 7 e NR 9:

7.1.1 Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece a obrigatoriedade de elaborao e implementao, por parte de todos os empregadores e instituies que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional - PCMSO, com o objetivo de promoo e preservao da sade do conjunto dos seus trabalhadores.

9.1.1 Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece a obrigatoriedade da elaborao e implementao, por parte de todos os empregadores e instituies que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Preveno de Riscos Ambientais - PPRA, visando preservao da sade e da integridade dos trabalhadores, atravs da antecipao, reconhecimento, avaliao e consequente controle da ocorrncia de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em considerao a proteo do meio ambiente e dos recursos naturais.

Recomendaes: Contratar um servio terceirizado para a elaborao desses programas de Segurana e Sade do Trabalho, que so de fundamental importncia.

1.5 - Caracterizao e Atividades do SESMT

De acordo com a NR 4 Quadro I seu CNAE: 84.11-6 (Administrao Pblica em Geral), grau de risco 1, seguido do Quadro II Dimensionamento do SESMT, no total de 320 funcionrios. Conforme a NR 4:

4.14. As empresas cujos estabelecimentos no se enquadrem no Quadro II, anexo a esta NR, podero dar assistncia na rea de segurana e medicina do trabalho a seus empregados atravs de Servios Especializados em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho comuns, organizados pelo sindicato ou associao da categoria econmica correspondente ou pelas prprias empresas interessadas.

4.14.1. A manuteno desses Servios Especializados em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho dever ser feita pelas empresas usurias, que participaro das despesas em proporo ao nmero de empregados de cada uma.

4.14.2. Os Servios Especializados em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho previstos no item 4.14 devero ser dimensionados em funo do somatrio dos empregados das empresas participantes, obedecendo ao disposto nos Quadros I e II e no subitem 4.2.1.2, desta NR.

4.15. As empresas referidas no item 4.14 podero optar pelos Servios Especializados em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho de instituio oficial ou instituio privada de utilidade pblica, cabendo s empresas o custeio das despesas, na forma prevista no subitem 4.14.1.

Por tanto esta desobrigada a constituir SESMT.

2 - Inspees de Segurana
Foram realizadas inspees de Segurana de rotina nos setores da Prefeitura, e constatou-se a falta de extintores de incndio em alguns dos setores, e em lugares inadequados.

Recomendao: Conforme NR 23: 23.12 Extintores portteis.

23.12.1 Todos os estabelecimentos, mesmo os dotados de chuveiros automticos, devero ser providos de extintores portteis, a fim de combater o fogo em seu incio. Tais aparelhos devem ser apropriados classe do fogo a extinguir. 23.17 Localizao e Sinalizao dos Extintores. 23.17.1 Os extintores devero ser colocados em locais: a) de fcil visualizao; b) de fcil acesso; c) onde haja menos probabilidade de o fogo bloquear o seu acesso. 23.17.2 Os locais destinados aos extintores devem ser assinalados por um crculo vermelho ou por uma seta larga, vermelha, com bordas amarelas.

Almoxarifado: Mquinas em ms condies de uso, sem protees coletivas,acmulo de entulho.

Recomendao: Adequar protees coletivas nas maquinas que geram condies inseguras para o trabalho, o item:

Posto de Sade: Sanitrios interditados com sinalizaes incorretas, compressor sem proteo coletiva e acmulo de lixo no local.

Recomendao: Adequar EPC (Equipamento de proteo coletiva), sinalizaes adequadas no local onde se encontra o compressor, dispor lixo em local apropriados.

Escola : Postura incorreta dos trabalhadores na execuo do trabalho.

Recomendao: Adequar local de trabalho ao trabalhador, com adaptao de cadeiras ergonomicamente corretas para o trabalho executado, conforme NR 17 (Ergonomia).

Cozinha Piloto: Esgoto a cu aberto.

Recomendao: Providenciar canalizaes para o esgoto, evitando acidente como queda e at mesmo riscos biolgicos afetando a sade do trabalhador.

3 - Comunicao, Investigao, Analise e Cadastro de Acidentes de Trabalho


De acordo com a Lei n 5.316/67, com todas as alteraes ocorridas posteriormente at a Lei n 9.032/95, regulamentada pelo Decreto n 2.172/97. A Lei n 8.213/91 determina no seu artigo 22 que todo acidente do trabalho ou doena profissional dever ser comunicado pela empresa ao INSS, sob pena de multa em caso de omisso. Cabe ressaltar a importncia da comunicao, principalmente o completo e exato preenchimento do formulrio, tendo em vista as informaes nele contidas, no apenas do ponto de vista previdencirio, estatstico e epidemiolgico, mas tambm trabalhista e social. Todo o processo de abertura de CAT feito eletronicamente, com um software fornecido pelo INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), e em seguida encaminhado cpias aos seus devidos detentores. As CATs so preenchidas pelo pessoal do Posto de Sade. E segue o procedimento:

1 INSS, Sistema eletrnico; 2 Posto de Sade (Cpia); 3 RH (Recursos Humanos), da Prefeitura Municipal (Cpia); 4 Segurado (Cpia);

3.1 - Procedimentos de investigao


Os processos de investigao fundamentalmente usados so: Determinar a causa principal do acidente; Identificar itens especficos a serem analisados; Auxiliar a modificao do procedimento para novos acidentes

Especificar quais providencias necessrias para prevenir acidentes futuros; Eliminar as condies inseguras; Conscientizar sobre os desvios de comportamento e fatores Psicolgicos.

Anexo 1 Ficha de Investigao de Acidentes Pgina 34. 3.3 Estatsticas


No foi feito nenhum tipo de levantamento estatstico at o presente momento, pela desobrigao de se ter um SESMT, no foram orientados quanto importncia do levantamento estatstico de acidentes.

4 - Clculos dos Custos dos Acidentes

No h levantamento de custos de acidentes, mas conforme o a matria estudada PCP (Preveno e Controle de Perdas), obtemos a seguinte formula: Sendo: Ce = C - i Ce Custo efeito do acidente; C - Custo do acidente; i - Indenizao e ressarcimentos recebidos por meio de seguradora ou de terceiros (Valor lquido). E: C = C1 + C2 + C3 Onde: C1= Custo correspondente ao tempo de afastamento (at os 15 primeiros dias) em consequncia de acidentes com leso;

C2= Custo referente aos reparos e reposies de mquinas, equipamentos e materiais danificados (acidente com danos a propriedade); C3= Custos complementares relativos s leses (assistncia mdica e primeiros socorros) e aos danos a propriedade (outros custos operacionais como resultantes de paralisaes, manuteno e lucros cessantes). A prtica tem demonstrado: C1 => Fcil de calcular; C2 e C3 => Dependem da organizao interna da empresa para seu levantamento.

5 - CIPA Comisso Interna de Preveno de Acidentes


No momento no tem constituda uma CIPA (Comisso Interna de Preveno de Acidentes). Conforme o artigo 163 da CLT (Consolidao das Leis do Trabalho): Art. 163 - Ser obrigatria a constituio de Comisso Interna de Preveno de Acidentes (CIPA), de conformidade com instrues expedidas pelo Ministrio do Trabalho, nos estabelecimentos ou locais de obra nelas especificadas. (Redao dada pela Lei n 6.514, de 22.12.1977). Conforme o CNAE da Prefeitura Municipal de Itapura, CNAE: 84.11-6 (Administrao Pblica em Geral), e seu nmero de colaboradores, 320. Conforme descrita na NR-5 (Comisso Interna de Preveno de Acidentes) CIPA, no Quadro III encontramos seu grupo. Que no caso C-33. Em seguida no Quadro I identificaremos os nmeros de Cipeiros efetivos e suplentes, eleitos pelos colaboradores.

Escolhidos pelo Empregador: Presidente indicado. Efetivos: 1 Suplentes: 1

Eleitos pelos colaboradores: Vice Presidente O mais votado. Efetivos: 1 Suplentes: 1

Recomendao: Realizar eleio da CIPA, e treinar seus componentes.

6 - Sinalizao de Segurana

Sinalizao de Segurana uma forma simples e prtica de irformao. A sinalizao de segurana est definida na NR 26 da Portaria 3214/78 estipulando entre outras coisas, as cores na Segurana do Trabalho e a Rotulagem Preventiva. A sinalizao atravs de pictogramas (figuras com mensagens) tambm muito utilizada nos ambientes de trabalho, normalmente tem os seguintes significados: Os Sinais de aviso indicam situaes de ateno, precauo ou verificao. So utilizados em instalaes, acessos, aparelhos, instrues e procedimentos etc. Os Sinais de proibio indicam atitudes perigosas. So utilizados em instalaes, acessos, aparelhos, instrues, procedimentos etc. Os Sinais de emergncia indicam direes de fuga, sadas de emergncia ou localizao de equipamento de segurana. So utilizados em instalaes, acessos e junto de equipamento de segurana.

Alguns exemplos:

No h muitas sinalizaes pelos Setores da Prefeitura, conforme a NR 26: 26.1 Cores na segurana do trabalho. 26.1.1 Esta Norma Regulamentadora - NR tem por objetivo fixar as cores que devem ser usadas nos locais de trabalho para preveno de acidentes, identificando os equipamentos de segurana, delimitando reas, identificando as canalizaes empregadas nas indstrias para a conduo de lquidos e gases e advertindo contra riscos. 26.4 Sinalizaes para armazenamento de substncias perigosas. 26.5 Smbolos para identificao dos recipientes na movimentao de materiais. 26.6 Rotulagens preventivas.

7 - EPCs e EPIs 7.1 - Equipamentos de proteo coletiva


Como o prprio nome sugere, o EPC diz respeito ao coletivo, devendo proteger todos os trabalhadores expostos a determinado risco. Poder ser: um dispositivo, um sistema, ou um meio, fixo ou mvel. Diferente do EPI, que serve para proteger somente quem est usando, como por exemplo: luvas, capacete, culos etc. O EPC protege todos ao mesmo tempo, pois todos observam , usam ou so beneficiados. Exemplos de EPC: Enclausuramento acstico de fontes de rudo Ventilao dos locais de trabalho Proteo de partes mveis de mquinas Exaustores para gases e vapores Tela / grade para proteo de polias, peas ou engrenagens mveis. Ar condicionado / aquecedor para locais frios. Placas sinalizadoras Avisos, Sinalizaes Sensores de mquinas Corrimo

Fitas antiderrapantes de degrau de escada. Ventiladores Iluminao. Piso antiderrapante Barreiras de proteo contra luminosidade (solda) e radiao. Guarda-corpos, Protetores de maquinas, etc. Sirene de alarme incndio Cabines para pintura. Purificadores de ar / gua. Chuveiro e lava olhos de emergncia, dentre outros. . .

7.2 - Tipos de EPIs

Proteo para os membros superiores:


Luvas e/ou mangas de proteo e/ou cremes protetores devem ser usados em trabalhos em que haja perigo de leso provocada por: Materiais ou objetos escoriantes, abrasivos, cortantes ou perfurantes; Produtos qumicos corrosivos, custicos, txicos, alergnicos, oleosos, graxos, solventes orgnicos e derivados de petrleo; Materiais ou objetos aquecidos; Choque eltrico; Radiaes perigosas; Frio e agentes biolgicos.

Proteo para os membros inferiores:

Calados impermeveis para trabalhos realizados em lugares midos, lamacentos ou encharcados; Calados impermeveis e resistentes a agentes qumicos agressivos; Calados de proteo contra agentes biolgicos agressivos; Calados de proteo contra riscos de origem eltrica.

Proteo respiratria: Para exposio a agentes ambientais em concentraes prejudiciais sade do trabalhador, de acordo com os limites estabelecidos na NR15: Respiradores contra poeiras, para trabalhos que impliquem produo de poeiras; Respiradores e mscaras de filtro qumico para exposio a agentes qumicos prejudiciais sade; Aparelhos de isolamento (autnomo ou de aduo de ar), para locais de trabalho onde o teor de oxignio seja inferior a 18% em volume.

Entre outros...

8 - Mquinas e Equipamentos
As principais causas de acidentes de mquinas:

Violao da rea de risco por parte do operador, exemplo colocar a mo ou dedos em mquinas e engrenagens em movimento. Mquinas sem proteo coletiva. Exemplo: Mquinas sem sensores de segurana e / ou sensores defeituosos. Mquinas que tiveram seus sensores bloqueados pelos operadores.

Identificao de riscos

Protees insuficientes Mquinas Obsoletas Sem proteo coletiva Proteo coletiva danificada Proteo retirada e no colocada de volta Proteo desativada pelo prprio operador Condies de trabalho ruins Jornadas prolongadas e cansativas Trabalhador sem treinamento especifico (No habilitado).

Mquinas que apresentam riscos.

Mquinas com movimentos giratrios Mquinas com movimentos alternados Mquinas com movimentos retilneos Risco de puxar, esmagar, decepar, furar e queim-lo. Acertar o trabalhador, alguma pea voar e acerta-lo. Cair sob os membros inferiores (Ps e pernas).

Algumas mquinas e equipamentos:

2 3 4 5 6

9 - Proteo e Combate a Incndio

Classes de Fogo
Cada material tem caractersticas prprias de inflamabilidade, de teor combustvel (poder calorfico) e de liberao de produtos ao queimar (fumaa e gases). A classificao dos combustveis visa agrupar aqueles que apresentam comportamento similar durante a combusto, de forma a disciplinar a aplicao de tcnicas e agentes extintores para obter uma extino eficiente e rpida do fogo. De acordo com a Norma NR 23 do Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE) h no Brasil as seguintes classes de fogo: Classe A Materiais slidos de fcil combusto, que queimam em superfcie e em profundidade, deixando resduos e armazenando alta temperatura. Exemplos: madeira, tecidos, papel, fibras, borracha, plsticos, etc. Combate Principal: gua, espuma ou p especial. Outros: p qumico BC (extingue somente a chama podendo haver uma volta do fogo, devido alta temperatura mantida no interior do material) e o CO2 somente para pequenos focos na fase inicial. Classe B Materiais denominados de lquidos inflamveis e combustveis queimam somente na superfcie, sem deixar resduos. Exemplos: leos, graxas, tintas, vernizes, gasolina, querosene, etc. Combate Principal: p qumico BC, espuma, CO2, ps especiais.

Outros: gua (somente em forma de neblina) Classe C Fogo originado em equipamentos ou sistemas eltricos energizados, tais como: redes, motores, equipamentos eletrnicos (equipamentos hospitalares), computadores, mquinas de calcular, quadros de comando e controle, etc. Combate Principal: CO2, p qumico BC, ps especiais.

Classe D Fogo em metais, tambm denominados de metais pirofricos, tais como, magnsio, zircnio, titnio, p de alumnio, sdio, potssio, zinco. Combate Principal: p qumico D

Agentes Extintores
GUA

A ao da gua para extinguir o fogo de natureza fsica e se deve a sua grande capacidade de absorver temperaturas elevadas, ou seja, atua por resfriamento. A aplicao de gua em um incndio deve ser feita em volume suficiente para absorver a temperatura elevada com maior rapidez do que esta liberada pela combusto. A gua pode ser aplicada em jato slido ou neblina. Jato Slido: Produz um maior alcance (maior distncia); Exige-se maior volume de gua; Superfcie de ao limitada. Neblina: Alcance limitado; Menor exigncia de volume de gua; Deixa exposta uma superfcie maior da gua para absorver a temperatura elevada do incndio e vaporizar, provocando uma ao mais rpida de resfriamento.

ESPUMA MECNICA

A ao extintora fsica, e se d pelo isolamento entre a superfcie do combustvel em chamas e o ar ambiente, ou seja, atua por abafamento. A massa de espuma tambm provoca resfriamento e sela (isola) emisso de vapores inflamveis a partir da superfcie do combustvel. A espuma mecnica contm componentes que formam uma massa volumosa de baixa densidade que aumenta de 7 a 10 vezes sua carga, devido a sua expanso.

GS CARBNICO

A ao extintora do CO2 (Gs Carbnico) fsica, pois atua por abafamento, formando uma atmosfera inerte sobre a superfcie em chamas. O CO2 um agente extintor especfico para equipamentos eletrnicos, devido a sua propriedade de no danific-los. O CO2 no txico, mas asfixiante, pois sua densidade mais pesada que o ar e ao ser liberado ir desloc-lo deixando o ambiente sem ar respirvel. Portanto devemos ter cuidado no emprego deste agente extintor em locais fechados.

P QUMICO

Agente extintor que atua eliminando a reao qumica do fogo. Tambm elimina o oxignio da combusto. Nenhum p qumico pode conter produtos txicos ao usurio. Todos os ps so misturas de sais que recebem tratamento especial. No recomendado o uso do p qumico em aparelhos eletrnicos, devido a sua possibilidade de danificar as peas internas do equipamento. lgico que o controle do incndio vem em primeiro lugar, porm um combate a incndio mais eficiente quando o fogo controlado e as perdas forem mnimas.

10 - Normatizao e Legislao

Estabelecida pela Portaria N.3.214, de 08 de Junho de 1978 que aprova as Normas Regulamentadoras (NRs) - extrado da Consolidao das Leis do Trabalho - CLT, relativas Segurana e Medicina do Trabalho. As NRs so Normas que estabelecem critrios para SST Sade e Segurana do Trabalhador. Devem ser cumpridas sob pena de o estabelecimento ser autuado pelo MTE (Ministrio do Trabalho e Emprego) regional. Atualmente so 33 NRs, existindo mais uma em fase de aprovao. Abaixo citamos algumas NRs e alguns de seus tpicos:

10.1 - NR Normas Regulamentadoras. Portaria 3.214, de 8 de junho de 1978.


CLT Ttulo II, Cap. V, Lei 6.514/77, Art. 154 CLT. A Prefeitura Municipal de Itapura possui colaboradores estatutrios,regidos pela CLT. A Prefeitura Observa e atende todas as NRs e seus complementos.

NR Normas Regulamentadoras. Portaria 3.214, de 8 de junho de 1978. CLT


Ttulo II, Cap. V, Lei 6.514/77, Art. 154 CLT.

NR 1 - Disposies Gerais. Esta NR trata de assuntos administrativos referentes ao cumprimento das normas de segurana e sade no Trabalho. Mostra tambm os direitos e as obrigaes do governo, dos empregadores e dos empregados sobre a segurana e sade no trabalho.

NR 2 - Inspeo Previa. Esta NR determina que todos os estabelecimentos novos devem solicitar, ao rgo Regional do Ministrio do Trabalho e Emprego, SRT Superintendncia Regional do Trabalho, a aprovao de suas instalaes antes do incio das atividades, e ser emitido o CAI (Certificado de Aprovao e Instalao).

NR 3 - Embargo e Interdio. Esta NR d Competncia da SRT (Superintendncia Regional do Trabalho).

NR 4 - SESMT (Servios Especializados em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho). Esta NR indica as empresas que tm obrigao de organizar e manter o SESMT. Informa a classificao e grau de risco e o CNAE (Classificao Nacional de Atividades Econmicas. Com base no grau de risco saberemos a quantidade dos profissionais que iro compor os SESMT, no Quadro II. E outros Quadros como: Quadro III Acidentes com Vtima; Quadro IV Doenas Ocupacionais; Quadro V Insalubridade; Quadro VI Acidente sem Vtima.

NR 5 - CIPA (Comisso Interna de Preveno de Acidentes).

Indica as Empresas e/ou estabelecimento que so obrigados a constituir uma CIPA e mantla em funcionamento. Dispe sobre a organizao e o mandato dos seus membros, determina o numero de seus representantes e suas atribuies.

NR 6 - EPI (Equipamentos de Proteo Individual). O assunto desta NR faz parte das atividades visveis da preveno. Os EPIs so vistos em uso pelos trabalhadores que necessitam complementar a sua proteo contra ferimentos no trabalho e em alguns casos contra doenas ocupacionais. Para aquisio dos EPIs preciso conferir o CA (Certificado e Aprovao), que encontramos timbrado no produto.

NR 7 - PCMSO (Programa de Controle Mdico e Sade Ocupacional). Esta NR de cumprimento obrigatrio por empresas definidas no texto da norma e tem objetivo de promover e preservar a sade de todos os empregados da organizao.

NR 8 Edificaes. Esta NR trata dos requisitos tcnicos mnimos a serem observados nas edificaes, a fim de garantir segurana e conforto aos que nelas trabalham.

NR 9 PPRA (Programa de Preveno de Riscos Ambientais). Pode ser administrativamente entendido como uma formalidade para administrar as demais NRs, no controle dos riscos cujos agentes so qumicos, fsicos e biolgicos. Os agentes mecnicos e ergonmicos foram omitidos nessa norma. Mas devem merecer at mais cuidado porque, segundo estatsticas conhecidas, ocasionam mais leses, mutilaes e mortes de

trabalhadores do que os casos de doenas do trabalho registradas pelos agentes de risco contemplados no PPRA.

NR 10 Instalaes e Servios em Eletricidade. Esta NR trata de um dos pontos de grande importncia na preveno de acidentes, o controle dos riscos da energia eltrica. Ela fixa as condies mnimas para garantir a segurana dos empregados que trabalham diretamente com energia eltrica como os eletricistas, dos que trabalham com equipamento movido a energia eltrica e contra incndio que pode comear com um curto- circuito.

NR 11 Transporte, Movimentao, Armazenagem e manuseio de Materiais. Essa NR trata primordialmente da segurana nas operaes com equipamentos mecnicos de transporte, movimentao e armazenagem de materiais nas empresas, mas se refere tambm movimentao braal de materiais.

NR 12 Mquinas e Equipamentos. Esta NR trata da importncia do cumprimento de seus dispositivos na garantia de segurana dos que trabalham com maquinas e equipamentos. As Maquinas sem o mnimo de dispositivos de segurana previsto na NR 12, que so os instrumentos que mais ocasionam mutilaes em trabalhadores, alem de um sem numero de leses menos graves.

NR 13 Caldeiras e Vasos sob Presso. Fornece orientao geral sobre caldeiras a vapor e outros vasos sob presso, identificao desses equipamentos e pronturios conforme informado no texto da norma.

NR 15 Atividades e Operaes Insalubres. Esta NR considera atividades e operaes insalubres, aquelas que so exercidas em ambientes ou locais de trabalho onde existam condies capazes de afetar a sade dos trabalhadores, conforme exposto no seu texto.

NR 17 Ergonomia. Esta NR estabelece parmetros para adaptao das condies de trabalho aos trabalhadores, a fim de proporcionar-lhes conforto, segurana e desempenho eficiente nos respectivos trabalhos, e trata tambm de levantamento, transporte e descarga individual de materiais, por homens adultos, mulheres adultas e jovens de ambos os sexos, mobilirios, adequao dos equipamentos, condies do ambiente, organizao do trabalho, etc.

NR 18 Condies e Meio Ambiente de Trabalho na Indstria da Construo. Esta NR um das mais extensas e detalhadas, e trata de objetivo e campo de atuao da norma, comunicao prvia, PCMAT (Programa de Condies e Meio Ambiente de Trabalho), reas de vivncia, demolies, escavaes, carpintaria, armao de ao, estrutura de concreto, etc.

NR 20 Lquidos Combustveis e Inflamveis. Esta NR trata das medidas de segurana que devem ser adotadas na armazenagem de lquidos combustveis e inflamveis e GLP (Gs Liquefeito de Petrleo).

NR 21 Trabalho a Cu Aberto. Esta NR estabelece as medidas obrigatrias de proteo aos trabalhadores que exercem atividades a cu aberto.

NR 23 Proteo Contra Incndio. Esta NR determina o que cada empresa deve possuir para proteo contra incndio em seus estabelecimentos.

NR 24 Condies Sanitrias e de Conforto nos Locais de Trabalho. Esta NR refere-se exatamente a instalaes sanitrias, vestirios, refeitrio, condies de conforto para as refeies, cozinhas, alojamentos, etc.

NR 25 Resduos Industriais. Esta NR trata dos cuidados que a empresa deve ter com os resduos gasosos, lquidos ou slidos produzidos nos seus processos industriais e com produtos e matrias-primas que emprega.

NR 26 Sinalizao de Segurana. Esta NR fixa as cores que devem se usadas nos locais de trabalho e as normas de rotulagem de produtos perigosos, para fins de segurana e sade dos trabalhadores e em muitos casos, tambm da proteo do patrimnio da empresa.

NR 28 Fiscalizao e Penalidades. Esta NR orienta a fiscalizao a ser exercida no cumprimento das disposies legais e/ou regulamentares sobre segurana e sade dos trabalhadores. NR 31 Segurana e Sade no Trabalho na Agricultura, Pecuria, Silvicultura, explorao Florestal e Aquicultura.

Esta NR estabelece os preceitos a serem observados, nas atividades a que se refere, para garantir a segurana e a sade dos trabalhadores nelas envolvidas, e d Secretaria de Inspeo do Trabalho a competncia de deferir, coordenar e implementar a poltica nacional de segurana e sade no trabalho rural.

NR 32 Segurana e Sade no Trabalho em Estabelecimentos de Sade. Esta NR estabelece as diretrizes bsicas pra desenvolver e implementar medidas destinadas a segurana e a sade dos trabalhadores dos servios de sade e daqueles que exercem atividades de promoo e assistncia a sade em geral. Ela trata primordialmente dos riscos mais srios das atividades, ou seja, riscos biolgicos, qumicos e fsicos, este ltimo de medicina. Ma h tambm outros riscos, como ergonmicos e mecnicos, que tm cobertura do outras NRs.

10.2 - Legislaes complementares


INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) LEI N 8.212 - DE 24 DE JULHO DE 1991 - Dispe sobre a organizao da Seguridade Social, institui Plano de Custeio, e d outras providncias. LEI N 8.213 - DE 24 DE JULHO DE 1991 - DOU DE 14/08/1991 - Dispe sobre os Planos de Benefcios da Previdncia Social e d outras providncias. ANVISA Lei n 6.437, de 20 de agosto de 1977 - DOU de 24/08/1977. Configura infraes legislao sanitria federal, estabelece as sanes respectivas, e d outras providncias. Entre outras.

11 - Higiene do Trabalho

11.1 - Agentes Fsicos

A Prefeitura Municipal de Itapura possui vrios Setores. Um dos locais que possui maior incidncia de agentes Fsicos o na Manuteno e Servio Os Trabalhos desenvolvidos com maquina e equipamentos provocam rudo elevado, vibraes, temperaturas anormais. Existem alguns locais com iluminao inadequada, umidade, e radiao no ionizante, pois existem os trabalhos a cu aberto que so executados pelos Agentes de servio e Operadores de Mquinas. Porm o agente fsico est controlado com uso de EPCs e EPIs, que so fornecidos regularmente aos colaboradores, para que se atenuem os riscos.

11.2 - Agentes Qumicos Na Manuteno e Servio, como se trata de trabalhos com mquinas pesadas, pintura, alvenaria, serralheria, entre outros, o risco qumico bem elevado. Os gases e vapores liberados pela solda, maarico, so controlados com o uso de EPI e EPCs.

11.3 - Agentes Biolgicos O Setor de maior incidncia o da Sade, e o pessoal do PSF (Unidade Bsica de Sade da Famlia), que trabalham diretamente com os agentes biolgicos como: Bactrias, fungos, vrus, protozorios. O trabalho realizado com perfurocortantes, campanhas de vacinaes, primeiros socorros, so causadores de diversos acidentes do ponto de vista legal e prevencionista, pois se um colaborador contrair algum vrus o mesmo poder afastar-se por motivo de doena ocupacional. Os colaboradores deste Setor usam e recebem os EPIs especficos, como: Luvas de ltex, mscaras descartveis, calado de borracha, entre outros. 11.4 - Agentes ergonmicos O Agente Ergonmico poder ser encontrado em todos os Setores, pois esforo fsico, postura incorreta, monotonia, ritmo excessivo, temperatura ambiente. O Setor Administrativo e Educao so os que possuem maior ndice de incidentes, por trabalharem sentados e horas em frente a computadores, o risco mais elevado.

O problema resolvido com ginsticas laborais, e pausas para descanso, tanto da mente como para os olhos.

11.5 - Agentes Mecnicos O campeo em acidentes dos agentes mecnicos o da Manuteno e Servio. Encontramos trabalhos com eletricidade, com lquidos combustveis e inflamveis, trabalhos com serras, soldas maaricos, prensa, entre outros. A maior parte dos acidentes que acontecem vem do Setor acima comentado.

12 - Mapeamento de Risco

Definio O mapa de riscos consiste na representao grfica do reconhecimento dos riscos existentes nos diversos locais de trabalho e visa conscientizao e informao dos trabalhadores atravs da fcil visualizao dos riscos existentes na empresa. Ele deve ser afixado em local visvel, permitindo que os trabalhadores do local, os representantes do SESMT e a administrao da empresa saibam, apenas com uma olhada, os principais riscos de cada setor. Assim, o mapa de riscos tem como principais objetivos: Reunir as informaes necessrias para estabelecer o diagnstico da situao de segurana e sade no trabalho na empresa; Possibilitar, durante a sua elaborao, a troca e a divulgao de informaes entre os empregados, bem como estimular sua participao nas atividades de preveno. O mapa de riscos ser executado pela CIPA, atravs de seus membros, depois de ouvidos os trabalhadores de todos os setores produtivos da empresa, e com a colaborao do SESMT da

empresa, quando houver. A cada nova gesto da CIPA, o mapa de riscos ser refeito, conforme cronograma elaborado na gesto anterior, visando o controle da eliminao dos riscos apontados.

ANEXO 2 Mapa de Risco Ptio Almoxarifado Pgina 35.

13 - Saneamento do Meio

13.1 - Recomendaes e prticas de remoo de resduos hospitalares

A Prefeitura como Administrao Pblica, faz a coleta seletiva do lixo que vai diretamente para o aterro sanitrio. A remoo de resduos slidos no ambiente hospitalar muito mais uma questo de viso e olfato do que um risco infeccioso. No entanto, esta constatao no diminui a importncia da coleta e do tratamento adequados desses resduos, apenas situa o problema racionalmente no cenrio epidemiolgico atual e impede o desperdcio de recursos na preveno de perigos inexistentes.

Qualidade da gua

A Prefeitura Municipal de Itapura compromete-se em promover melhoria na sade pblica do Municpio, por meio da distribuio de gua potvel de qualidade, e buscando sempre satisfazer os usurios.

Monitorando sistematicamente a qualidade da gua distribuda; Mantendo a regularidade e continuidade no abastecimento; Buscando sempre diminuir as perdas na distribuio, preservando o recurso natural gua;

Capacitando continuamente seus colaboradores.

Anexos

Anexo 1 - FICHA DE ANLISE DE ACIDENTES

Prefeitura Municipal de Itapura DATA: __/__/20__ FICHA N: 00

NOME DO ACIDENTADO: ______________________________________________ IDADE: ____ ANOS, OCUPAO: _______________________________________ DEPARTAMENTO/SETOR: _____________________________________________ DISCRIO DO ACIDENTE: ____________________________________________ PARTE DO CORPO ATINGIDA: _________________________________________ ENCARREGADO: _____________________________________________________ INFORMAES DO ENCARREGADO: ___________________________________ ____________________________________________________________________

INVESTIGAO DO ACIDENTE

COMO OCORREU: ____________________________________________________ ______________________________________________________________________

CAUSA APURADA: ___________________________________________________ ______________________________________________________________________

CAUSA DO ACIDENTE: ________________________________________________ RESPONSABILIDADE: ________________________________________________ MEDIDAS PROPOSTAS: _______________________________________________

_______________________
Tcnico de Segurana do Trabalho

ANEXO 2

CONCLUSO

Apesar de algumas dificuldades encontradas por no se ter um Profissional da rea da Segurana do trabalho, tudo correu perfeitamente bem com o cronograma fornecido pelo Coordenador De Estgio, Professor Fabiano dos Santos Oliveira, que me auxiliou em todas as dvidas. Foi constatado que a segurana e sade dos trabalhadores, que depende da colaborao de todos os membros envolvidos na Empresa, a comear da administrao, que, demonstrando bons exemplos a seus colaboradores, possa ter um ambiente livre de acidentes e doenas inerentes ao trabalho.

A Prefeitura Municipal de Itapura proporcionou o melhor tratamento possvel, dando-me autonomia para inspecionar todos os setores, e aprendendo tambm com o conhecimento dos seus colaboradores. Como estagiria, empenhei-me ao mximo para aprender e entender as atribuies do profissional da rea da segurana, para realizar sempre um bom trabalho. O NEP (Ncleo Educacional Pitgoras), com seus gabaritados Profissionais, meus sinceros agradecimentos, por todo conhecimento adquirido neste perodo muito proveitoso de aulas e estgio. Ao Prof. Fabiano, Prof. Elias e Prof. Ariovaldo, agradeo o esforo e seriedade em nos proporcionar uma excelente estadia na Instituio. E a Sra. Madalena (Chefe do Dep. Pessoal) pela oportunidade de estagio na Prefeitura Municipal de Itapura.

O relatrio de estgio nos proporciona conhecimento e uma abrangncia que at ento era simplesmente terica, o contato direto com os colaboradores nos faz ter uma conscincia ainda maior do quanto esta profisso importante e vital para todos os que dela depende. Todos os esforos e empenho so muito gratificantes, deixo esta instituio de ensino para adentrar com capacidade rumo s empresas.

Bibliografias

Garcia, Gustavo Filipe Barbosa (Organizador). Legislao de Segurana e Medicina do Trabalho. 2 Edio So Paulo: Editora Mtodo, 2008.

Internet, INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) - http://www.previdenciasocial.gov.br/

Internet, ANVISA ( Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria) - http://portal.anvisa.gov.br/

Internet, Google - http://www.google.com.br/, Imagens e fotos.

Вам также может понравиться