Вы находитесь на странице: 1из 8

Universalismo Crstico - O Futuro das Religies

de Roger Bottini Paranhos

Estudo Dirigido

- O futuro est em constante movimento. Ns o construmos, ns o destrumos! Tudo depende do rumo de nossos pensamentos e aes. Estiveste com a Luz, agora estars com as trevas: cabe a ti escolher qual ser a morada de teu corao.
Ramiro para Roger antes da visita ao palcio de Galeato.

Parte II - No Reino da Trevas


Roger encontra-se com Galeato em seu palcio umbralino.

Pg. 52 a 87.

Estudo dirigido do livro Universalismo Crstico Parte 2 No Reino das Trevas Imperfeies... G: Para haver riqueza, necessrio que algum sofra e trabalhe pelos outros. Onde h riqueza, h tambm um povo escravo para sustent-la. Em meu palcio no diferente, mesmo que estejamos falando de projees mentais. R: A maior das riquezas aquela que traz paz nossa conscincia. G: Talvez esteja precisando enriquecer mais nesse aspecto. Pregas aquilo que tens dificuldade para sustentar em teu cotidiano. R: Estou lutando contra minhas imperfeies. Jamais ostentei algum ttulo de pureza. Eu prefiro a honestidade de ser o que sou, procurando melhorar a cada dia, a me esconder por trs de uma capa de santidade que no possuo. Todos ns um dia temos de empreender a inadivel caminhada de volta aos braos do Pai. Nascemos do Criador; ao Criador devemos retornar. Um dia a iluso acaba e vemos a importncia de vencer o nosso prprio ego. Devemos abrir os olhos para o caminho do equilbrio! No so as palavras ou as crenas que nos libertam, mas sim o fato de restabelecermos o equilbrio com a Fora da vida criada por Deus.
Pg 57-58

Proposta G: Tu sabes que tudo que nos cerca, tanto no mundo espiritual como no material, fruto original de uma inteno mental, pensamentos. Posso te ensinar como desenvolver tcnicas para manipular essas foras em teu prprio benefcio, basta que te coloques ao meu lado para juntos unirmos nossas foras. No queres implantar de qualquer forma no mundo tuas verdades? Posso ensinar-te a promover uma verdadeira lavagem cerebral na humanidade. R: Prefiro manter-me como estou. Toda caminhada exige dedicao e esforo. Tudo o que vem de graa, o que no merecido, contraria a sbia Lei de Deus que mantm o equilbrio universal. A cada um deve ser dado segundo as suas obras. E prefiro que as minhas obras sejam do Bem e que sejam fruto de um esforo honesto em direo Luz. Alm disso, no quero implantar fora os meus ideais, mas sim promover uma conscientizao espiritual na humanidade. Eu at posso querer certas coisas... mas no posso t-las dessa forma. Esse desejo fruto do apego, e eu tenho que me livrar do desejo que escraviza. S assim encontrarei a felicidade plena e verdadeira. A felicidade se constri vivendo-se com amor as pequenas experincias da vida, de forma natural, e no maquinando e manipulando o destino alheio. Como diz Hermes: O apego aos interesses humanos termina por escravizar o homem e o leva ao sofrimento. Ele apenas cria um perecvel mundo de iluso, que se desfaz to rpido como se criou.

Estudo dirigido do livro Universalismo Crstico Parte 2 No Reino das Trevas Eu tenho minhas crenas e possuo f nelas, mas no posso for-las a acontecer. Se a humanidade no se sintonizar com o que digo porque ainda no chegou o momento. G: Entendo... No venceste o desejo, mas j ests impregnado com o que os seres do bem chamam de maturidade espiritual.
Pg 61

A humanidade atual e a ajuda de Hermes G: Os sculos passam, mas a mediocridade humana somente muda de face. A essncia sempre a mesma! O ser humano uma criatura desprezvel que pisa na cabea de seu semelhante para atender aos seus mesquinhos interesses. R: Tu sabes que o nosso prximo livro visa trazer uma nova viso espiritual para o mundo fsico. A nossa inteno acabar com todos esses equvocos que citaste e construir uma viso das verdades espirituais sensata e livre de dogmas religiosos. G: O populacho se divide em dois segmentos: os homens que s querem saber de mulheres nuas, futebol e cerveja e as mulheres que se interessam apenas por encontrar um amor romntico, telenovelas, danceterias e compras nos shoppings. Pensar no para essas cabeas fracas. E ainda queres me dizer que a tua obra ir mudar o mundo... Acreditas que a humanidade quer saber a verdade? A verdade causa dor e sofrimento em almas primrias. Estas preferem a iluso! mais confortvel acreditar que tudo est bem e que terminar bem, mesmo que suas aes caminhem em sentido oposto ao da felicidade... semeia sofrimento e quer colher alegria. Deseja tudo para si e se surpreende com a revolta daqueles que ficam sem nada... Qualquer criana percebe que a frmula de vida que aplicam no pode lhes trazer felicidade. Hermes d foras a Roger telepaticamente: Se os grandes cones do passado esmoecessem por acreditar que a sua obra no teria xito, o que seria do mundo no futuro? Tudo tem o seu tempo. E caso no tenhamos sucesso, pelo menos ocupamos a nossa mente com o sublime e o belo. E tenha certeza que o Criador ficar contente com nosso esforo. Mil vezes o esforo pelo Bem, mesmo que infrutfero, a qualquer ao em sintonia com o Mal! R: Se o meu trabalho to inexpressivo assim, no entendo por que te preocupas tanto. G: Tu achas que posso me arriscar? Vai compreender a mente dessa humanidade louca! Nesses vrios sculos j vi acontecer coisas impressionantes. V o prprio Jesus? Apesar de ser quem , quem diria que a sua mensagem teria tamanha fora quando ela foi trazida Terra? Quem eram os seus seguidores? O que era a mentalidade daquela poca? Mas, de uma forma ou de outra vingou, e vingou com razes profundas. Ainda bem que a humanidade ignorante demais para compreender a essncia de suas palavras, caso contrrio o meu reino j estaria extinto h muito tempo.
Pg 63-64

Estudo dirigido do livro Universalismo Crstico Parte 2 No Reino das Trevas Somos todos irmos G: Veja essas almas que aqui sofrem. O que achas deles? Lamentam no astral, mas quando descem ao mundo fsico se tornam astutos e hipcritas. Acho que o Criador tem razo em conden-los ao sofrimento. Caso no fosse assim, a Terra j teria se transformado em um celeiro de total insanidade. Essas criaturas no passam de pragas, nas quais somente o extermnio daria jeito. Mas no sou eu quem decide. R: Somos espritos eternos! Um dia encontramos o caminho da harmonia. Esses seres que me apresentas so apenas uma parcela de nossa civilizao. Existe muita gente boa em nosso mundo. Tu que ests escravo desse restrito universo. Talvez a tua existncia fosse mais gratificante e feliz se trabalhasse para restaurar a imperfeio dessas almas, ao contrrio de julg-las. Deixa essa tarefa para Deus, a Mente Suprema, que jamais se equivoca e de quem nada escapa. J viste de tudo. E sabes que muitos dos que hoje em dia consideramos almas iluminadas tiveram um passado semelhante ao dessas infelizes criaturas aos nossos ps. No devemos nos concentrar nos erros desses espritos falidos, mas sim nas potencialidades futuras que eles podem ter no caminho do Bem. O nosso trabalho a reeducao espiritual, no o de realizar uma inquisio medieval a mando do nosso prprio ego. G: Nosso trabalho? Parece que ests falando como se eu fosse teu parceiro. Ests louco?
Pg 69-70

R: Somos todos irmos, filhos de um mesmo Pai: o Criador! Qual a nossa diferena frente a essa gente que est aos nossos ps? Ests focado na indignao e na revolta, por perceberes ao teu redor um mundo criminoso e hipcrita. Ests intoxicado com essa realidade. Ela simplesmente existe! Hoje em dia isso no me afeta mais porque sei e sinto que faz parte do grande programa evolutivo elaborado por Deus. Pessoas nascem e morrem nossa volta, mas o importante nascer e morrer agregando valores, evoluindo verdadeiramente! Mes choram a morte aparentemente injusta de seus filhos. No entanto, ignoram as diversas existncias e a necessidade da purificao espiritual atravs do carma. No cai um fio de cabelo da cabea do homem sem que Deus permita. Tudo faz parte do interminvel processo evolutivo que nos transforma, de animais em anjos. O maior erro a alienao frente a toda realidade espiritual! At mesmo a situao dessas criaturas sob nossos ps no nos diz respeito. O mximo que podemos fazer para mudar essa situao deplorvel realizar o trabalho de reeducao espiritual que estamos propondo em nosso livro. O mesmo que desejas barrar... No adianta dar o peixe, temos de ensinar a pescar! Infelizmente a caridade material no muda o mundo. O que muda o mundo uma nova conscincia coletiva. Isso poderia ser realizado por almas voltadas para o bem comum e com 4

Estudo dirigido do livro Universalismo Crstico Parte 2 No Reino das Trevas grande conhecimento para libertar os encarnados da alienao. Tu poderias ser muito til nessa tarefa enriquecedora, porque seu conhecimento psicolgico e filosfico imenso. G: Eu?
Pg 71-72

O mal um vcio G: Eu? R: Sim. Mas o grande problema est no Mal que ainda est enraizado em ns: o desejo de poder e conforto. Temos uma vida eterna pela frente. Tu desejas ficar infinitamente escravizado a este lodaal de dor e amargura. Tu sabes que isso no eterno, mesmo criando de forma artificial um ambiente paradisaco dentro de teu palcio. O teu reino to perecvel quanto a vida humana! G: Quem quer viver para sempre? Algumas vezes eu gostaria de mergulhar no vcuo primordial, que existia antes da grande exploso que deu origem vida criada por Deus. Talvez l eu tivesse descanso dos meus pensamentos... R: Essa resposta a mesma de um deprimido: a fuga de existir! Logo se v que existe desarmonia em teu corao, fruto do caminho que escolheste. A nossa conscincia deve estar bem azeitada para funcionar eternamente em harmonia, sem refletir seus miasmas no corpo fsico, quando encarnados, e sem causar tormento mental no mundo astral. A vida eterna s atraente para quem vive sem desgaste, se alimentando da beleza da obra do Criador, por meio de sentimentos como a felicidade de se sentir til.
Pg 72-73

R: O mal um vcio, assim como tudo que nos escraviza. Somente mudando os hbitos, por meio de uma verdadeira inclinao para o Bem, que deixaremos de vibrar no sentimento das trevas. A nossa essncia espiritual est impregnada de pensar negativo. As conexes sinpticas ( a estrutura dos neurnios atravs da qual ocorrem os processos de comunicao entre os mesmos) de nosso crebro, tanto no fsico como no espiritual, esto condicionadas a reagir conforme os hbitos milenares que cultivamos e que, geralmente, so aqueles voltados a saciar os nossos interesses mesquinhos. Por esse motivo to difcil realizar, de forma confortvel, uma ao benfica e contnua. Somente orando todos os dias e vencendo e controlando os nossos hbitos conseguiremos nos harmonizar com a vida criada por Deus.
Pg 73-74

Estudo dirigido do livro Universalismo Crstico Parte 2 No Reino das Trevas Amor, apego, sabedoria e conhecimento G: O que acreditas ser o mais importante: conquistar o amor ou a sabedoria que nos faz compreender o mundo? V como exemplo as pessoas que so extremamente amorveis, mas absolutamente ignorantes sobre os mecanismos da vida criada por Deus. R: Elas no servem como exemplo sobre esse assunto, pois o sentimento delas no o verdadeiro amor, e sim afeio. Nada mais que um sentimento de apego. S pode amar verdadeiramente quem conhece a obra de Deus; caso contrrio, o amor se torna um sentimento sem razes e condicionado a diversas questes. O amor verdadeiro no espera absolutamente nada em troca! Quem desconhece a obra de Deus no compreende os porqus da vida. S quem adquire uma sabedoria aliada ao amor consegue desenvolver esse sentimento verdadeiramente, assim como o conhecimento sem amor jamais se torna sabedoria. Tu, por exemplo, tens grande conhecimento, mas no conseguirs atingir a sabedoria plena se no mescl-lo com o amor. A humanidade no sofre por falta de amor, mas sim por falta de entendimento espiritual. Ela no compreende a finalidade da vida. Se conseguirmos fazer com que os homens entendam que so mais do que mquinas fsicas, ou ento que vivemos diversas existncias na matria para adquirir valores espirituais, e que os dilemas humanos so fruto de desequilbrios do passado, logo uma nova conscincia se formar no mundo fsico, permitindo a construo de um amor enraizado, bem alicerado, para a construo de um verdadeiro mundo de fraternidade e igualdade entre os homens. As religies individualmente como as conhecemos no possuem recursos para isso. Somente unindo-as e as aperfeioando que chegaremos l.
Pg 75-76

Gurus e a humanidade futura G: As pessoas ainda sonham com gurus espirituais a quem adorar e cuja perfeio apreciar, perfeio esta que lhes to escassa. O mundo delas o da iluso, e no o da verdade! Ningum deseja se sacrificar para vencer os seus vcios de conduta. mais fcil admirar a perfeio do dolo do que realizar o caminho solitrio do autoaperfeioamento moral. R: Eu vim para construir uma estrada que conduza os homens para o caminho da Luz. Quem arquitetou essa rodovia divina foram os grandes mestres espirituais. Eu sou apenas o executor da obra. No passado, outros vieram realizar esse mesmo papel que hoje me cabe, s que a humanidade se preocupou mais em erigir templos beira da estrada do que em trilhar pela rodovia da Luz. A humanidade do terceiro milnio seguir pelo caminho da iluminao interior e no se importar com quem desbravou as matas para constru-lo. Ao contrrio da humanidade de hoje, eles no sero idlatras ou seguidores de gurus. No se prendero imagem, mas sim essncia. Pg 80-81 6

Estudo dirigido do livro Universalismo Crstico Parte 2 No Reino das Trevas Busca da Verdadeira Conscincia Espiritual R: Atualmente, precisamos de mais engajamento e menos rtulos. Atestar ser dessa ou daquela religio apenas por aceitar suas crenas no suficiente. necessrio viver conforme uma nova viso de mundo. As pessoas no precisam virar religiosas, decorar oraes ou frequentar templos, mas fundamental espiritualizar-se, abrir suas conscincias para o conhecimento de uma nova e profunda viso espiritual. G: Muito cuidado! Daqui a pouco estars te comportando como os inquisidores. muito fcil confundir empolgao com imposio. R: realmente um terreno muito delicado. Tem de ser um trabalho com convico aliada humildade de reconhecer opinies adversas. A nossa proposta apresentar um modelo livre, sem dogmas, com o objetivo de libertar as pessoas, e no de escraviz-las a uma verdade parcial. Caso elas achem que esse no o caminho, que sigam com a sua concepo de mundo. J ser um grande passo se elas acatarem e praticarem verdadeiramente o princpio bsico universal, "ama teu prximo como a ti mesmo". Sem hipocrisia!
Pg 82-83

G: Entendi o que pretendes! Desejas que as pessoas realizem um profundo estudo e mergulhem na busca da verdadeira conscincia espiritual. Mas lamento mais uma vez te infirmar que as massas no possuem essa capacidade. Inclusive so poucos que buscam ler e pensar. Ainda mais se tratando de um assunto to transcendental como esse que propes. R: Se a educao e o estmulo leitura fossem prioridades dentro das sociedades, as crianas quando chegassem idade adulta, teriam capacidade de discernir e no se transformariam nessa grade massa de alienados que se v nos dias atuais. Os homens so escravos dos cinco sentidos. O mundo para eles termina no limite de sua viso. O que vem lhes parece lgico. J a realidade espiritual para eles nada mais do que uma crena imaginria. S precisam ser libertados do mundo das iluses. O triste que no reconhecem que sua embotada viso no enxerga o todo. G: Assim como um cavalo no enxerga alm do que seu cabresto permite... R: Mas no devemos desistir. Temos de agir como o personagem do mito da caverna de Plato, que tentou mostrar aos amigos um mundo de cores e luz, ao contrrio das sombras em que viviam.
Pg 83

Estudo dirigido do livro Universalismo Crstico Parte 2 No Reino das Trevas G: As pessoas te ouviro e no conseguiro compreender o que isso modificar as suas vidas. Logo, elas no mudaro sua forma de pensar para se aprofundarem na tua proposta. Somente aqueles que bebem da fonte ficam saciados! No entanto a grande maioria passa pela fonte e no compreende a necessidade, nem faz ideia de que aquela gua sagrada pode oferecer o acesso a uma nova forma de ver e viver o mundo. R: A tua inteligncia e a tua percepo so notveis! Mas como poderamos ampliar a percepo das pessoas para que elas, ao enxergarem a porta da ampliao da conscincia, se sentissem estimuladas a entrar nesse novo mundo e descobrir por si mesmas tudo isso? G: Talvez o mximo que possas fazer seja realizar esse teu tratado espiritual em uma linguagem muito acessvel e utilizando exemplos comparativos que transformem um tema complexo em lies simples, assim como fez Jesus com suas parbolas. R: Viste? Eu te disse que s precisas de um bom projeto e te libertares desse local de sofrimento para que sejas feliz. Larga essa vida improdutiva e de explorao dos sofredores e vem trabalhar conosco! Precisamos da ajuda de todos para tornar a nossa mensagem acessvel ao grande pblico. G: Acredito que no temos mais nada a conversar. Volta para teu mundo e agradece por eu permitir que saias vivo daqui.
Pg 84-85

Вам также может понравиться