Вы находитесь на странице: 1из 14

PERCEPO DOS CONTROLLERS EM RELAO GESTO TRIBUTRIA Adilson Leandro Esnolde CENTRO UNIVERSITRIO LVARES PENTEADO Mauro Fernando

o Gallo CENTRO UNIVERSITRIO LVARES PENTEADO Claudio Parisi CENTRO UNIVERSITRIO LVARES PENTEADO Carlos Alberto Pereira UNIVERSIDADE DE SO PAULO RESUMO Analisa-se neste trabalho a percepo do controller em relao s prticas de gesto tributria nas empresas no optantes pelo SIMPLES Nacional com sede na cidade de Bauru-SP. No cenrio atual, a carga tributria tem sido representativa, a ponto de impactar os resultados das organizaes e, consequentemente, demandar a gesto de tributos em busca da minimizao desse impacto. O controller um profissional que, alm de participar das tomadas de decises e atuar em situaes estratgicas das organizaes, tem como uma de suas principais funes a administrao tributria, o que exige desse profissional conhecimento do sistema tributrio nacional e da legislao fiscal aplicvel s empresas. Neste contexto, a gesto tributria o diferencial, pois a administrao eficaz da carga tributria promove a continuidade e a competitividade da empresa frente ao avano do mercado globalizado. Aps investigao realizada por meio de questionrio, conclui-se que a percepo dos controllers quanto s prticas de gesto tributria baixa e tambm se infere que o tempo de experincia deles na rea tributria insuficiente para a absoro dos conhecimentos necessrios para atuar na rea. Em consequncia, ao opinarem sobre as prticas de gesto tributria, esses profissionais podem incorrer em riscos de uma tomada de deciso equivocada. importante destacar que os resultados das anlises e as concluses referem-se exclusivamente ao grupo de profissionais que responderam ao questionrio, no podendo assim ser generalizados. Palavras-chave: gesto tributria; tributos; controladoria. 1. INTRODUO

O quinto do ouro era o tributo pago pelos brasileiros a Portugal no perodo do Brasil colonial; esse tributo era to indesejado pelos brasileiros que serviu como inspirao para o surgimento da expresso o quinto dos infernos. Nessa poca, ocorreu um crescente esgotamento na produo das minas de ouro, o qual se refletiu na queda dos rendimentos tributrios. No entanto, para os dirigentes portugueses, o problema da queda de arrecadao tributria no era resultado do esgotamento das minas e, sim, um aumento da sonegao fiscal. Partindo desse princpio, determinaram
1

que os brasileiros pagassem os impostos atrasados, calculados de maneira arbitrria pelo fisco portugus. Surgiu ento a chamada Derrama, que consistia na cobrana impiedosa e violenta dos valores arbitrados, com o confisco dos bens dos devedores. O aumento do consumo dos metais brasileiros na poca da colonizao explicado por Amed e Negreiros (2000):
O transtorno maior ocorreu quando se introduziu a moeda metlica na Colnia. Este fato fez com que a situao dos colonos s piorasse. Tendo a lgica do sistema colonial, como pilar bsico, retirar riquezas do espao explorado, tambm no momento de dar valor s moedas de ouro e prata o governo portugus buscava tirar vantagens. A forma mais usual de ganhar ainda mais no Brasil foi praticar constantes desvalorizaes dessas moedas. Assim, sempre era preciso mais ouro ou prata para a manuteno de um mesmo valor. (AMED; NEGREIROS, 2000, p. 54)

A violncia na cobrana dos tributos tambm abordada pelos autores, dizendo que:
Se, por um lado, havia a forte preocupao do fisco portugus em sistematizar a cobrana de tributos, fazendo dessa tarefa uma forma de arrecadar mais e melhor, os contribuintes sentiram concretamente os abusos cometidos pelos agentes fiscais. Vrios momentos da atividade de recolhimento e fiscalizao dos tributos tornavam-se arbitrrios, muito em funo da extrema autonomia conferida a esses agentes. Violncia e cobrana de tributos, no poucas vezes, caminham juntas. Sofria, como no poderia ser diferente, o contribuinte, merc da vontade pessoal e econmica dos fiscais e dos outros funcionrios do errio portugus. (AMED e NEGREIROS, 2000, p. 52)

Como se pode ver, no faz pouco tempo que os brasileiros so castigados quando se trata de pagamento de tributos. uma nao acostumada a suportar altas cargas tributrias, com um fator agravante: uma grande parcela dos brasileiros, inclusive dos empresrios, no sabe o quanto exatamente paga de tributos e muito menos sobre o que eles incidem. Portanto, como suporta uma alta carga tributria h muito tempo, no Brasil so comuns discusses e grandes reclamaes a respeito desse assunto entre as pessoas que atuam nas empresas do pas. No entanto, para a maioria delas, a falta de conhecimento suficiente sobre o sistema tributrio brasileiro resulta em dificuldades quando procuram agir legalmente para minimizar o impacto da carga tributria no resultado das suas organizaes. Dessa maneira, muitas vezes a opo dessas empresas a sonegao, o que d origem a um crculo vicioso o governo aumenta a carga tributria para minimizar o efeito da sonegao e as empresas tentam aumentar a sonegao para suavizar a carga tributria. Nesse sentido, Gallo, Pereira e Lima (2006) afirmam:
A sonegao, sem dvida nenhuma, constitui o maior inimigo da justia fiscal, pois sua existncia faz com que sejam utilizadas alquotas nominais excessivamente altas nos tributos para compensar perdas e garantir determinado nvel de arrecadao. Contudo, essas mesmas alquotas elevadas, em vez de compensarem a perda de arrecadao, podem estar incentivando ainda mais a prtica da sonegao, dando origem ao crculo vicioso da injustia fiscal. (GALLO; PEREIRA; LIMA, 2006, p.07)

Como ressaltado por Nasser (2007), a informalidade praticada pelas empresas brasileiras no intuito de pagarem menos tributos, visando obter vantagens competitivas em seus custos:
No Brasil, como em muitas outras economias em desenvolvimento, grande nmero de empresas informais em vrios setores sonegam impostos e obrigaes sociais trabalhistas, ignoram as normas de segurana e qualidade, infringem

direitos autorais. Com isso, ganham vantagem nos custos que permitem uma vantagem competitiva com relao s empresas formais. Essas ltimas perdem lucro e fatia do mercado e assim tm menos capital para investir em tecnologia e outras medidas para melhorar a produtividade. (NASSER, 2007, traduo livre)

Por outro lado, com o passar dos anos, muitas aes vm sendo tomadas por parte das autoridades fiscais, com o objetivo de restringir a sonegao fiscal e a perda da arrecadao de tributos. Para alcanar esse objetivo, as secretarias fazendrias esto investindo fortemente em tecnologia de informao e treinamento de pessoal. No entanto, convm observar que, com uma carga tributria menor mais justa , a probabilidade de a informalidade reduzir significativamente grande, o que impactaria positivamente os cofres pblicos, uma vez que, conseqentemente, haveria um aumento da quantidade de contribuintes. Enquanto isso no ocorre, obter o conhecimento, se no do todo, mas de grande parte do sistema tributrio brasileiro, necessrio para todo cidado, principalmente para quem exerce a funo de controller nas empresas. Evidentemente, alm de a carga tributria efetiva ser elevada, os brasileiros desinformados esto mais propensos a pagarem seus tributos erroneamente, por faz-lo, muitas vezes, antes do prazo estabelecido em lei ou por desembolsar valores alm do determinado pela legislao. Dado o elevado grau de importncia dos encargos tributrios para as empresas, o que se pretende com o desenvolvimento desta pesquisa avaliar a percepo dos controllers em relao ao desenvolvimento das prticas de gesto tributria. Para alcanar o objetivo proposto neste artigo, foi realizada uma pesquisa de campo do tipo exploratria, por meio do mtodo de coleta de dados por questionrios, tendo sido utilizadas informaes dos controllers ou dos responsveis pela contabilidade que acumulam a funo de controller. Assim procurou-se responder seguinte questo: qual a percepo dos controllers das empresas de Bauru quanto s prticas de gesto tributria? Esse questionamento justifica-se, pois o Brasil possui um sistema tributrio que, infelizmente, onera o contribuinte; alm disso, possui uma estrutura que traz, ao mesmo, uma constante insegurana em relao a estar ou no cumprindo com todas as obrigaes exigidas pelo fisco, por conta de sua complexidade e pelas constantes mudanas apresentadas pelo governo. Nos dias de hoje, dado o elevado nvel dos encargos tributrios e seus impactos nos preos e, consequentemente, na competitividade das empresas nos mercados em que atuam, torna-se primordial que elas pratiquem com eficincia a gesto tributria legal, visando minimizao dos efeitos tributrios nos seus resultados como forma de eficincia gerencial. Com isso, as empresas tero possibilidades de serem mais competitivas no mercado, sem se utilizarem de mtodos ilegais de reduo dos tributos, pois tais mtodos so crimes contra a ordem tributria a chamada sonegao fiscal. Dessa forma, o conhecimento relacionado s questes tributrias cada vez mais imprescindvel para o profissional que atua estrategicamente dentro das organizaes. Saber lidar com tributos a ponto de os mesmos fazerem o diferencial no preo dos produtos, ou at mesmo na maneira de produzi-los, uma habilidade cada vez mais valorizada pelas empresas.

2.

MISSO, OBJETIVOS E RESPONSABILIDADE DA CONTROLADORIA

O compromisso da controladoria administrar diligentemente, objetivando a continuidade da empresa, garantindo um resultado global satisfatrio de acordo com os objetivos da alta administrao. Esse rgo administrativo tem por objetivo buscar informaes adequadas ao processo decisrio, colaborando com os administradores na busca incansvel pela eficcia na gesto. Mosimann e Fisch (1999, p.89) dizem que a controladoria, assim como todas as reas de responsabilidade de uma empresa, deve esforar-se para garantir o cumprimento da misso e a continuidade da organizao. Um ponto bastante importante e que merece ser frisado a incumbncia da controladoria de buscar um resultado global convincente de maneira sinrgica entre os diversos departamentos da organizao. Nesse sentido, Mosimann e Fisch (1999, p. 89) dizem que o papel fundamental da controladoria coordenar os esforos para conseguir um resultado global sinrgico, ou seja, superior soma dos resultados de cada rea. Os autores complementam dizendo que o objetivo da controladoria a gesto econmica, ou seja, todo conjunto de decises e aes orientando por resultados desejados mensurados segundo conceitos econmicos. (MOSIMANN; FISCH, 1999, p. 89) J para Almeida, Parisi e Pereira (2001, p. 347), os objetivos da controladoria so: promoo da eficcia organizacional; viabilizao da gesto econmica e promoo da integrao das reas de responsabilidade. De uma forma bem objetiva, os autores dizem ainda que a misso da controladoria (2001, p. 346) assegurar a otimizao do resultado econmico da organizao. Para o cumprimento da misso e o alcance dos objetivos, a controladoria precisa estar focada na coordenao de esforos, visando o comportamento simultneo das aes; participar ativamente do processo de planejamento; interagir e apoiar as reas operacionais e transmitir credibilidade, motivao e persuaso para toda a organizao. Como todas as reas de uma organizao, a controladoria possui funes e responsabilidades. Entre as principais, Mosimann e Fisch (1999) destacam a administrao das operaes fiscais e tributrias. Seguindo essa mesma linha, Borinelli (2006) tambm destaca a funo da administrao tributria, dizendo que so de responsabilidade da controladoria as atividades pertinentes contabilidade tributria, tambm chamada de contabilidade fiscal, ou seja, o atendimento das obrigaes legais, fiscais e acessrias previstas em leis e normas tributrias, o que significa registrar, apurar e controlar tributos, bem como elaborar o planejamento tributrio da organizao. O profissional da controladoria tem a obrigao de manter o principal executivo da organizao - ou os principais, quando for o caso - munido de informaes para que ele possa decidir quanto aos caminhos que a empresa deve trilhar - aonde pode ir e que rumo tomar. oportuno mencionar que os profissionais da contabilidade foram os primeiros a ocuparem o cargo de controller, devido sua disponibilidade de grande quantidade de informaes sobre a empresa. Nesse sentido, Kanitz, apud Figueiredo e Cagianno (2004), declara que:
Os controladores foram inicialmente recrutados entre os indivduos das reas de contabilidade e finanas das empresas, por possurem, em funo do cargo que ocupam, uma viso ampla da empresa que os habilita a enxergar as dificuldades

como um todo e propor solues gerais. (KANITZ apud FIGUEIREDO; CAGIANNO, 2004, p. 29)

Com o passar do tempo, medida que outros profissionais foram ganhando capacidade multidisciplinar tambm comearam a ocupar o cargo de controller. Portanto, comum hoje serem encontradas, alm de profissionais da rea contbil, pessoas de algumas reas, como administrao, economia e engenharia, entre outras, exercendo a funo de controller; porm, evidentemente, qualquer profissional dessas outras reas ter a necessidade de desenvolver seus conhecimentos de contabilidade. Segundo Figueiredo e Cagianno (2004), para o bom desempenho da funo o controller deve preencher alguns requisitos, tais como:
um bom conhecimento do ramo de atividade do qual a empresa faz parte, assim como dos problemas e das vantagens que afetam o setor; b) um conhecimento da histria da empresa e uma identificao com seus objetivos, suas metas e suas polticas, assim como com seus problemas bsicos e suas possibilidades estratgicas; c) habilidade para analisar dados contbeis e estatsticos que so a base direcionadora de sua ao e conhecimento de informtica suficiente para propor modelos de aglutinao e simulao das diversas combinaes de dados; d) habilidade de bem expressar-se oralmente e por escrito e profundo conhecimento dos princpios contbeis e das implicaes fiscais que afetam o resultado empresarial. (FIGUEIREDO, CAGIANNO, 2004, p.29) (g.n.) a)

Diante dessas posies, quando se mencionam todas as reas da organizao, inclui-se a tributria tambm; assim, considera-se que o profissional da controladoria deve ser ainda uma pessoa verstil, atenta s mudanas do ambiente e pronta para agir sempre que algo ameaar a sinergia das diversas reas da organizao. No entanto, no basta querer ser um controller, preciso estar preparado para isso. Dessa forma, o profissional da controladoria no pode ser um aventureiro na funo; ele tem que estar ciente de todas as adversidades que aparecem no dia-a-dia das organizaes, e, acima de tudo, se dispor a enfrent-las e a buscar constantemente o aperfeioamento e atualizao em todos os assuntos sob sua responsabilidade, o que inclui a gesto tributria da empresa. 3. GESTO TRIBUTRIA

A realidade tributria brasileira notoriamente complexa, trazendo muitas vezes desembolsos financeiros desnecessrios s empresas, causando-lhes, ainda, a constante insegurana de estar ou no cumprindo com todas as obrigaes exigidas pelo fisco. Essa insegurana ocorre, primeiramente, em funo dos aproximadamente 80 tributos cobrados no Brasil, entre impostos, taxas e contribuies. Em segundo lugar, pela quantidade de normas que regem o sistema tributrio (so mais ou menos 300 normas editadas todos os anos, entre leis complementares e ordinrias, decretos, portarias, instrues, etc.). Em terceiro lugar, em virtude de haver aproximadamente 93 obrigaes acessrias que as empresas devem cumprir para tentar estar em dia com o fisco, considerando um conjunto de declaraes, formulrios, livros, guias, etc., conforme informaes do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributrio IBPT.
5

O contribuinte ainda se depara com a cumulatividade dos tributos, ou seja, a incidncia em cascata, alm da multi-incidncia sobre uma mesma base de clculo, somando-se a isso inmeras incertezas surgidas nos vrios elos das cadeias produtiva e comercial. Um ponto a ser destacado, uma vez que onera a cadeia produtiva e a de circulao dos produtos, so os tributos indiretos. Eles possuem dois critrios de tributao conhecidos: o primeiro deles a chamada tributao por fora, na qual o valor do tributo no integra o preo da mercadoria ou do servio: destaca-se o valor no documento fiscal e o vendedor da mercadoria ou prestador de servio fica responsvel por receber o valor e repass-lo ao governo. Como explica Harada (2007), na tributao por fora o tributo no faz parte do preo da mercadoria ou do servio, sendo apresentado em separado, o que caracteriza que o tributo no pertence ao comerciante ou ao prestador de servios, os quais ficam apenas na condio de depositrios daquele valor pertencente ao fisco. O autor frisa que esse critrio transparente e inibidor de sonegao, pois fica explicitado que comete crime quem no recolher o valor do qual depositrio. No Brasil, o nico imposto que se enquadra nesse tipo de tributao o IPI Imposto sobre Produtos Industrializados. O segundo critrio a chamada tributao por dentro, na qual o valor do tributo parte integrante do preo da mercadoria ou prestao de servio. Este critrio possui alguns pontos questionveis e at mesmo injustos. Harada (2007) mostra que na tributao por dentro o valor do tributo est inserido no preo da mercadoria ou da prestao de servios. Ressalta ainda que o imposto incide sobre si prprio, exemplificando com a alquota do ICMS que, de 18% equivaler a uma alquota real de 21,38%, e que a alquota nominal de 25% incidente sobre a energia eltrica corresponder a uma alquota real de 33,35%. Nos tribunais esta questo foi levantada, porm a jurisprudncia ratificou a constitucionalidade do imposto calculado por dentro. O que chama a ateno que, excluindo-se os casos das faturas de energia eltrica e comunicaes, este critrio no permite ao consumidor visualizar o preo da mercadoria ou prestao de servios antes da incidncia do tributo. A falta de transparncia neste critrio algo que chama a ateno, pois o contribuinte no tem a possibilidade de identificar o quanto est pagando pelo produto e o quanto est sendo destinado aos cofres pblicos. Outro ponto a representatividade destes tributos nos preos dos produtos e da prestao de servios, pois, quando mal administrados, tiram a fora de competitividade da empresa, j que neste grupo encontram-se o ICMS, ISS, PIS, COFINS, etc. Com tanta complexidade, muitos contribuintes, sejam eles pessoas fsicas ou jurdicas, acabam no analisando ou considerando o conjunto completo das normas e do sistema tributrio brasileiro, e, com isso, por conta do desconhecimento, oneram-se tributariamente alm do devido, independentemente de situaes de multas e juros como penalidade. sabido que a concorrncia empresarial tem se ampliado em todos os setores e segmentos; o fator que est definindo os vencedores so os diferenciais colocados disposio dos clientes. Esses diferenciais passam pelo preo mais acessvel, pela qualidade superior dos produtos e servios e por outras variveis originadas da criatividade dos competidores. No entanto, o preo ainda tem sido o grande vilo - aquele que pratica o menor preo ainda tem grande vantagem.
6

Contudo, as empresas j buscam trabalhar com um custo operacional bastante reduzido, o que acaba por coloc-las em um nvel muito similar. Como a medida de apenas reduzir os preos pode levar as empresas a prejuzos e at falncia, claro que a boa administrao dos tributos pode constituir-se no fator significativo para o sucesso da companhia no mercado. A alta carga tributria torna inviveis muitas operaes, cabendo ao administrador tornar possvel, em termos de custos, a continuidade de determinados produtos e servios, dentro de um preo compatvel que o mercado consumidor aceite pagar. Para o administrador conseguir vantagens no sistema tributrio, necessrio um acompanhamento constante da legislao tributria, o que no nada simples, mas de suma importncia faz-lo. Jasper (2007) informa que todas as empresas brasileiras precisam obter um acompanhamento contnuo de aproximadamente 3,2 mil normas, do total de 17,2 mil normas tributrias vigentes no pas. Considerando-se os acrscimos, revogaes e substituies, os colaboradores responsveis por esse acompanhamento precisam ler com ateno uma mdia de 55.767 artigos, 33.374 pargrafos, 23.497 incisos e 9.956 alneas, conforme estudo feito pelo IBPT. Esse acompanhamento necessrio para a chamada gesto tributria eficaz. Jasper (2007) analisa que, para aliviar o peso dos tributos, as empresas recorrem gesto tributria, a qual pode contemplar mecanismos de aes judiciais para contestar cobranas indevidas, pois o empresrio no pode simplesmente parar de pagar tributos. Nesse sentido, Teixeira e Zanluca (2008, p. 03) consideram que gesto tributria o processo de gerenciamento dos aspectos tributrios de uma determinada empresa, com a finalidade de adequao e planejamento, visando controle das operaes que tenham relao direta com tributos. Em um artigo intitulado Empirical tax research in accounting, escrito por Schakelford e Shevlin (2001), publicado no Journal of Accounting and Economics, os autores efetuaram um levantamento dos vrios pesquisadores e suas respectivas pesquisas empricas sobre tributos em contabilidade. Nesse estudo, os autores Scholes e Wolfson, indicados como estudiosos da rea tributria, apresentam o conceito de gesto tributria, apontando que trs vertentes - todas as partes, todos os tributos e todos os custos (all parties, all taxes, and all cost) - compem a estrutura de tal gesto:
Os trs temas todas as partes, todos os tributos, e todos os custos fornecem uma estrutura para a administrao tributria alcanar as metas da organizao, como o lucro ou a maximizao da riqueza. (SCHOLES e WOLFSON apud SHACKELFORD; SHEVLIN, 2001, p. 323, traduo livre).

A vertente todas as partes representa a perspiccia do tributarista em considerar as incidncias tributrias em todas as partes das transaes, considerando todas as empresas e/ou pessoas envolvidas. A vertente todos os tributos aponta para a ateno dos tributaristas em considerar no apenas os tributos explcitos, ou seja, aqueles recolhidos diretamente ao governo, mas tambm os tributos implcitos - aqueles que so pagos indiretamente na forma de menores taxas de retorno antes dos impostos em investimentos incentivados, at porque, muitas vezes, a economia em determinados tributos pode ocasionar a elevao de outros. Por fim, a vertente todos os custos alerta que a economia de tributos pode representar acrscimos de custo, e, portanto, devem ser considerados no processo de
7

planejamento tributrio, pois a reestruturao da empresa para pagar menos tributos pode ser dispendiosa. Os autores destacam ainda que a reduo de carga tributria no representa, necessariamente, o objetivo de um planejamento tributrio efetivo. A observao de todos os tributos, todas as partes e de todos os custos pode prever o comportamento mais racional no que se refere aos tributos:
Os temas implicam que a minimizao dos tributos no necessariamente o objetivo de um planejamento tributrio efetivo. No entanto, esse deve ser avaliado em uma forma efetiva nas organizaes e atravs da adoo de uma perspectiva contratual. O paradigma implicitamente assume que todas as partes identificadas, todas as taxas (implcitas ou explcitas) e todos os demais custos podem ser identificados e controlados, assim o comportamento observado dos tributos ser racional e previsvel. (SCHOLES; WOLFSON apud SHACKELFORD; SHEVLIN, 2001, p. 323, traduo livre).

importante frisar que a gesto tributria uma forma lcita de buscar a economia tributria, pois qualquer outra ao tomada visando reduo dos encargos tributrios, que no esteja amparada na legislao, no pode ser considerada como um ato de gesto tributria, mas sim de sonegao tributria, o que configurado crime contra a ordem tributria. 4. A PESQUISA

A pesquisa foi realizada na cidade de Bauru, Estado de So Paulo. A cidade contou com um PIB total no ano de 2005 de aproximadamente R$ 4.100.000,00 e um PIB per capita no mesmo ano de aproximadamente R$ 11.700,00 segundo dados da fundao SEADE (Fundao Sistema Estadual de Anlise de Dados). No mesmo perodo, o PIB do Brasil foi de R$ 1,937 trilho e o do estado de So Paulo de R$ 727,05 bilhes segundo dados do IBGE. O trabalho foca empresas com sede na cidade de Bauru, no estado de So Paulo, devido sua expressividade para o estado e proximidade com o pesquisador, sem fazer distino quanto ao ramo de atividade, abrangendo assim indstrias, empresas comerciais e prestadoras de servios. A cidade tambm foi escolhida devido quantidade de empresas l sediadas - segundo o SEBRAE (Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas www.sebrae.com.br), eram 17.226 at o ano de 2005, das quais 243 ligadas agropecuria/pesca, 1.572 do ramo industrial, 9.256 do segmento comrcio, 6.119 so prestadoras de servios e 36 so empresas do setor pblico. Em relao aos anos seguintes, 2006, 2007 e 2008, at o ms de junho, a informao partiu da diretoria da JUCESP (Junta Comercial do Estado de So Paulo) de Bauru. A populao-alvo formada por todas as empresas, com exceo das micro e pequenas, que optaram pelo Sistema Simplificado de Tributao (Simples Nacional), no ano de 2008, na cidade de Bauru. Como informado no site do SEBRAE, cerca de 98 % das empresas da cidade so dos tipos micro e pequena, no tendo sido, portanto, consideradas na pesquisa. Assim sendo, a nica condio para que a empresa fizesse parte do estudo que no tivesse optado pelo sistema simplificado de tributao (Simples Nacional) no ano de 2008; se as optantes pelo Simples fossem consideradas, a pesquisa se tornaria invivel devido grande
8

quantidade de empresas nesta condio, conforme dados do SEBRAE, sendo que a maior parte delas no possui controller ou at mesmo contador interno na empresa, responsvel pela rea de controladoria. Desta forma, apenas 2% do total das empresas sediadas em Bauru foram selecionadas como alvo desta pesquisa, totalizando 392; destas apenas 193 puderam ser contatadas, em virtude da no localizao dos dados para contato ou a impossibilidade de comunicao com o controller das demais. O questionrio foi enviado nos meses de maio a julho e setembro de 2008, sendo que 167 foram via e-mail e 26 foram levados em mos; para esse total de questionrios enviados, 45 retornaram respondidos. Para a elaborao do questionrio, decidiu-se por desenvolver questes fechadas e assertivas. Para estas ltimas, a opo foi a escala Likert, criada por Rensis Likert em 1932, na qual os respondentes, geralmente, avaliam um fenmeno em uma escala de cinco alternativas, na qual solicita-se no s a concordncia ou discordncia das questes propostas, mas tambm o seu grau de concordncia/discordncia. A cada questo atribuda uma escala que reflete a direo da atitude do respondente em relao a cada afirmao. importante frisar que o balanceamento das questes primordial, independentemente do nmero de questes apresentadas. As escalas do tipo Likert so do tipo ordinal, permitindo uma melhor disposio de indivduos quanto sua tendncia a determinado fato ou circunstncia. Sendo assim, oferece uma ordenao aproximativa das pessoas, com relao caracterstica medida. Esta escala amplamente usada nas cincias sociais com foco no levantamento de dados sobre atitudes, opinies e avaliaes, como explicado por Gnther (2003):
Escala Likert. Esta mensurao mais utilizada nas cincias sociais, especialmente em levantamentos de atitudes, opinies e avaliaes. Nela pede-se ao respondente que avalie um fenmeno numa escala de, geralmente, cinco alternativas: aplica-se totalmente, aplica-se, nem sim nem no, no se aplica, definitivamente no se aplica. As afirmaes podem ser autoreferentes: Eu considero importante ter uma rea de lazer perto de casa. Ou htero-referentes: importante para uma comunidade ter uma rea de lazer. Dependendo do tema subjacente, as alternativas podem, alm da dimenso aplica-se, seguir dimenses como: bom ruim ou concordo discordo. (GNTHER, 2003, p. 26)

Utilizou-se a escala de Likert com o objetivo de minimizar a possibilidade de respostas aleatrias caso a correta fosse desconhecida. Ao analisar tais repostas observou-se a necessidade de condens-las em apenas duas categorias A e B, j que a escala de Likert foi composta por cinco alternativas (concordo totalmente, concordo parcialmente, indiferente, discordo parcialmente e discordo totalmente). Quando a resposta esperada foi a de valor 1 (concordo totalmente), considerou-se a letra A e todas as demais como B; quando a resposta esperada foi a de valor 5 (discordo totalmente), considerou-se letra B e todas as demais como A. 5. ANLISE DOS RESULTADOS Com o intuito de identificar o perfil da amostra, foram realizadas duas questes:
9

1- Qual sua formao na graduao?


Tabela 1 Respostas obtidas na questo n. 1
Formao escolar Contabilidade Administrao Economia Direito Outros TOTAL Entrevistados 23 12 3 1 6 45 % 51% 27% 7% 2% 13% 100%

Dos 45 respondentes observou-se o seguinte: 51% se formaram no curso de contabilidade; 27% se formaram no curso de administrao; 7% se formaram no curso de economia; 2% se formaram no curso de direito; 13% se formaram em outros cursos no especificados. 2- Qual o seu tempo de experincia na rea tributria?

Tabela 2 Respostas obtidas na questo n. 2


Tempo de experincia Menos de 1 ano De 1 a 5 anos De 6 a 10 anos De 11 a 20 anos Mais de 20 anos TOTAL Entrevistados 21 18 3 3 0 45 % 46% 40% 7% 7% 0% 100%

Dos 45 respondentes observou-se o seguinte: 86% possuem 5 anos ou menos de experincia na rea tributria; 7% possuem de 6 a 10 anos; 7% possuem de 11 a 20 anos; Nenhum entrevistado possui mais de 20 anos de experincia na rea. Para observar o conhecimento tcnico dos controllers no que tange rea tributria e legislao vigente no Brasil sobre este assunto, foram realizadas seis questes especficas, cuja resposta satisfatria exigia do respondente uma bagagem bsica de conhecimentos, sem
10

os quais no haveria a possibilidade de exercer a gesto tributria de forma adequada em suas organizaes. As questes podem ser vistas a seguir: 3- No decorrer do ano-fiscal, observadas as regras especficas, possvel a alterao do regime tributrio, mediante planejamento tributrio? 4- Entre os objetivos da Proposta de Emenda Constitucional 233/2008 esto o de eliminar distores que prejudicam o crescimento da economia brasileira; simplificar o sistema tributrio brasileiro; avanar no processo de desonerao tributria e instituir um modelo de desenvolvimento regional mais eficaz. Isto ir trazer benefcios sua empresa? 5- Na apurao do lucro real anual, a empresa pode pagar o IRPJ e a CSLL mensalmente por estimativa ou fazer balancetes de suspenso e pagar sobre o lucro efetivo do ms? 6- Para uma empresa que apresenta resultados positivos e negativos nos vrios meses do ano e optou pelo lucro real, recomendvel a apurao anual? 7- Na apurao do PIS e COFINS no-cumulativos, a empresa pode se apropriar de crditos de despesas de energia eltrica consumida no processo produtivo? 8- Aliando gesto tributria com a gesto financeira, as empresas enquadradas no Lucro Presumido podem recolher seus tributos com base no regime de caixa?

Tabela 3 Respostas obtidas nas questes n. 03 a n. 05

Questo n 03 Satisfatria Insatisfatria Total 4 41 45

% 8,89% 91,11%

Questo n 04 14 31 45

% 31,11% 68,89%

Questo n 05 30 15 45

% 66,67% 33,33%

Tabela 4 Respostas obtidas nas questes n. 06 a n. 08


Questo n Questo n Questo n % % % 06 07 08 10 22,22% 21 46,67% 7 15,56% 35 77,78% 24 53,33% 38 84,44% 45 45 45

Satisfatria Insatisfatria Total

Analisando-se as respostas dos 45 respondentes, observou-se o seguinte: Na questo n. 03, 91,11% responderam questo de forma insatisfatria; Na questo n. 04, 68,89% responderam questo de forma insatisfatria; Na questo n. 05, 66,67% responderam questo de forma satisfatria;
11

Na questo n. 06, 77,78% responderam questo de forma insatisfatria; Na questo n. 07, 53,33% responderam questo de forma insatisfatria; Na questo n. 08, 84,44% responderam questo de forma insatisfatria. Percebe-se uma falta de conhecimento tcnico bastante acentuada, pois, com exceo da questo n. 05, as demais questes foram respondidas insatisfatoriamente por mais de 50% dos entrevistados, o que torna possvel dizer que os controllers no possuem percepo para o desenvolvimento de uma gesto tributria eficiente. Mais do que isso, a falta de percepo a respeito do assunto pode provocar o risco de buscar economia tributria por meio de sonegao, mostrando que esses profissionais no possuem todos os requisitos para exercer a funo, j que um deles, segundo Figueiredo e Cagianno (2004), o profundo conhecimento dos princpios contbeis e das implicaes fiscais que afetam o resultado empresarial. 6. CONCLUSO

Torna-se relevante recuperar o objetivo proposto na pesquisa para consideraes finais. Sendo assim, esta pesquisa buscou verificar a percepo dos controllers a respeito da gesto tributria. A carga tributria no nvel com que as empresas se deparam nos dias atuais, exige a adoo de um sistema de controle dos tributos, o que torna crucial a identificao de alternativas que possibilitem economia aos empresrios; isso fundamental para a eficcia das estratgias competitivas das empresas, j que aquela que adota prticas de gesto tributria apresenta ganhos significativos em relao aos seus concorrentes que por ventura no as tenham adotado. Com relao aos aspectos tcnicos bsicos sobre questo tributria, notou-se um acentuado despreparo dos controllers, j que a grande maioria respondeu de forma insatisfatria s questes que requeriam um grau de conhecimento tcnico sobre assuntos tributrios. Conclui-se que a percepo dos controllers pesquisados quanto s prticas de gesto tributria insatisfatria; como verificado, a experincia desses profissionais na rea tributria no passa dos cinco anos, fator esse que pode ter contribudo para o baixo nvel de percepo. Cumpre ressaltar que os resultados das anlises e as concluses referem-se exclusivamente ao grupo de profissionais que responderam o questionrio, no podendo evidentemente ser generalizados. Os dados geraram novas inquietaes para a pesquisa em gesto tributria, j que uma das principais funes dos controllers o acompanhamento dos tributos que se referem empresa; para um profissional que ocupa tal posio dentro de uma organizao, participando de reunies estratgicas e, muitas vezes, decidindo os rumos a serem tomados, o conhecimento tributrio se torna imprescindvel, pois o despreparo pode causar desembolsos desnecessrios e resultar em riscos de autuaes fiscais por procedimentos incorretos, muitas vezes ilegais.
12

7.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ALMEIDA, L. B.; PARISI, C.; PEREIRA, C. A. Controladoria. In: CATELLI, A. (Coord.). Controladoria: uma abordagem da Gesto Econmica Gecon. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2001. p. 341-355 AMED, F. J.; NEGREIROS, P. J. L. de Campos. Histria dos tributos no Brasil. So Paulo: SINAFRESP, 2000. BORINELLI, M. L. Estrutura conceitual bsica de controladoria: sistematizao luz da teoria de da prxis. Tese (Doutorado em contabilidade). Universidade de So Paulo. 2006. FIGUEIREDO, S.; CAGGIANO, P. C. Controladoria: teoria e Prtica. 3. ed. So Paulo: Atlas, 2004. Fundao Sistema Estadual de Anlise de Dados SEADE. 2008. Disponvel em: <http://www.seade.gov.br>. Acesso em 29 ago. 2008 GALLO, M. F., PEREIRA, C. A. e LIMA, E. M. Mensurao da Carga Tributria Efetiva: Existem Divergncias entre os Enfoques Econmico e Contbil? In: 30. Encontro da ANPAD, 2006, Salvador/BA, 2006. CD-ROM. GNTHER, H. Como elaborar um questionrio. (srie: Planejamento de Pesquisa nas Cincias Sociais, n. 01). Braslia, DF: UNB, Laboratrio de Psicologia Ambiental. 2003. Disponvel em: <http://www.ic.unicamp.br/~wainer/cursos/2s2006/epistemico/01Questionario.pdf> Acesso em 03 jun. 2008 HARADA, K. Tributos indiretos representam custos das mercadorias e dos servios. [2007]. Disponvel em: < http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=9931> Acesso em 18 abr. 2008. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica IBGE. 2008. Disponvel em: < http://www.ibge.gov.br>. Acesso em 29 ago. 2008 JASPER, F. Enquanto reforma no sai, pas cria 50 normas tributrias ao dia. [2007]. Disponvel em: <http://www.depacom.org.br/informativos/2007/621_05_10_07.htm>. Acesso em 03 abr. 2008.
MOSIMANN, C. P.; FISCH, Slvio. Controladoria: seu papel na administrao de empresas. 2. ed. So Paulo: Atlas, 1999. NASSER, A. Expanding the formal economy. McKinsey Quarterly; 2007 Special Edition, p. 97-98, 2p. Business Source Premier. Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas SEBRAE. Disponvel em: < http://www.sebrae.com.br>. Acesso em 29 ago. 2008 SHACKELFORD, Douglas A,; SHEVLIN, Terry. Empirical tax research in accounting. Journal of Accounting and Economics, Rochester, v. 31, p. 321-387, 2001. TEIXEIRA, P. H.; ZANLUCA, J. C. Manual prtico de gesto tributria nas empresas. Portal Tributrio Editora e Maph Editora. Obra eletrnica atualizada em 19/03/2008. 13

14

Вам также может понравиться