Вы находитесь на странице: 1из 7

Ministrio da Sade Secretaria Executiva Diretoria Executiva do Fundo Nacional de Sade Esplanada dos Ministrios, Bloco G, Anexo B, 2 andar

70.058-901 Braslia-DF (www.fns.saude.gov.br)

Orientao para Prestao de Contas de Convnios


1- O Fundo Nacional de Sade, como gestor financeiro do Sistema nico de Sade SUS, segue a diretriz de gesto descentralizada para repasses de recursos destinados execuo das aes de sade em prol da sociedade brasileira. 2- A finalidade deste documento orientar os gestores de entidades beneficirias com recursos do SUS na apresentao da Prestao de Contas pelo convenente. Esta orientao foi elaborada de forma a sintetizar os aspectos relevantes do processo de convnio. Vale ressaltar que a comprovao da aplicao dos recursos repassados Fundo a Fundo est regulada pelas Portarias/GM/Ministrio da Sade nos 3.332/06 e 1.229 /07. 3- A Prestao de Contas obrigatria para qualquer pessoa fsica ou jurdica, pblica ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores pblicos ou pelos quais a Unio responda, ou que, em nome desta, assuma obrigaes de natureza pecuniria, conforme disposto nico, art.70, da CF/88, art. 93, do Dec-Lei 200/67 e art. 66, do Dec n 93.872/86. 4- A Prestao de Contas se constitui dos documentos e formulrios, devidamente preenchidos e assinados pelos gestores, na forma prescrita pelas IN/STN n 01/97 e alteraes, combinada com o Manual de Cooperao Tcnica e Financeira por meio de Convnios do Ministrio da Sade e complementadas por esta Orientao, conforme quadro abaixo:
Item Prestao de Contas 1 Relatrio de Cumprimento do Objeto (Anexo X) 2 Cpia do Plano de Trabalho Aprovado (Anexos IV a VI e, se for o caso, VII a IX) 3 Cpia do Termo de Convnio ou Termo Simplificado de Convnio, com a indicao da data de sua publicao 4 Relatrio de Execuo Fsico - Financeira (Anexo XI) 5 Relao de Pagamentos Efetuados (Anexo XII) 6 Relao de Bens Adquiridos, Produzidos ou Construdos, quando for o caso (Anexo XIII) 7 1- Cpia do Extrato da Conta Bancria especfica do convnio 2- Conciliao Bancria (Anexo XIV) 3- Cpia do Extrato do Demonstrativo dos Rendimentos da Aplicao Financeira 8 Cpia do Termo de Aceitao de Obras, quando for o caso (Modelos no Captulo 7) 9 Cpia do Comprovante de Recolhimento do Saldo dos Recursos ao Ministrio da Sade 10 1-Cpia dos Despachos Adjudicatrios 2-Cpia da Homologao das Licitaes realizadas 3-Cpia das Justificativas para Dispensa ou Inexigibilidade de Licitao, com embasamento legal 4-Cpia dos Contratos com o Fornecedor de Material/Equipamento e/ou com o Prestador de Servios 11 Comprovao, por meio de Registro no Cartrio de Registro de Imveis, de Averbao de Construo ou Ampliao de Imvel, quando for o caso. 12 Cpia de Documentao Comprobatria de Servio de Instrutoria, quando for o caso 13 Declarao de Guarda e Conservao dos Documentos Contbeis 14 Fotos do Objeto Parcial X Final X X X X X X X X X X X X X X X X

X X X X X X X X X X X

----- Obs: - Os Anexos e Modelos acima mencionados so partes integrantes do Manual de Cooperao Tcnica e
Financeira por meio de Convnios do Fundo Nacional de Sade, os quais podem ser acessados no stio: http://www.fns.saude.gov.br. - O embasamento legal da Prestao de Contas de Convnios tambm est regulado nos art. 28 a 37 da IN/STN n 01/97 e alteraes. - Todas as cpias devero estar integralmente legveis e ser autenticadas. o - Os itens n 8, 10, 12, 13 e 14 devem ser apresentados em papel timbrado do rgo convenente. - Todos os documentos da Prestao de Contas devem ser encaminhados por meio de ofcio do convenente.

X X X X X X ---------- --------

NBS e WRKF CPCONT - Tel: (61) 3315-2564 FAX: (61) 3224-4968 Misso: Contribuir para o fortalecimento da cidadania, mediante a melhoria contnua do financiamento das aes de sade.

Ministrio da Sade Secretaria Executiva Diretoria Executiva do Fundo Nacional de Sade Esplanada dos Ministrios, Bloco G, Anexo B, 2 andar 70.058-901 Braslia-DF (www.fns.saude.gov.br)
Cont Orientao para Prestao de Contas de Convnios

5- A Prestao de Contas, parcial ou final, relativa a convnios obrigatria, conforme disposto no inciso I, do 1, do art. 5o, da IN/STN 01/97 e alteraes. 6- A prestao de contas parcial consiste na documentao a ser apresentada para comprovar a execuo de uma parcela recebida, quando os recursos so liberados em trs ou mais parcelas, conforme 2, art. 21, da IN/STN 01/97 e alteraes. 7- A prestao de contas final, produto da consolidao das prestaes de contas parciais, referente ao total dos recursos recebidos, aquela apresentada depois da consecuo do objeto e objetivos pactuados, at 60 dias aps a execuo do convnio. 8- O Relatrio de Cumprimento do Objeto descreve as aes programadas e executadas e os benefcios alcanados, ressaltando os dados qualitativos e quantitativos. As aes executadas devem estar de acordo com as programadas. Os benefcios alcanados devem guardar coerncia com os objetivos do convnio. O relatrio dever ser minucioso e conter informaes sobre: - execuo do objeto; - alcance dos objetivos; - meta alcanada, populao beneficiada e descrio do alcance social por meio de indicadores comparativos entre as situaes anterior, durante e posterior implantao do projeto; - avaliao da qualidade dos servios prestados; - localizao do projeto e montante de recursos aplicados; - avaliao confrontando o projeto aprovado com o objeto executado; e - detalhamento das atividades que esto sendo realizadas no atendimento ao pblico-alvo. 9- O Relatrio de Execuo Fsico-Financeira relaciona cada meta, etapa e fase do convnio, fazendo um comparativo entre a quantidade programada e a executada, inclusive, indicando as receitas, as despesas e os rendimentos das aplicaes financeiras, bem como o saldo da conta do convnio, se houver. O Demonstrativo de Execuo da Receita e Despesa, previsto no inciso IV, art. 28 da IN/STN 01/97 e alteraes, foi incorporado nesse relatrio. - Na Execuo Fsica, as metas, etapas/fases, unidades de medida, quantidades e perodos de execuo descritos devem estar de acordo com o previsto no Cronograma de Execuo do Plano de Trabalho aprovado. - Na Execuo Financeira: - as receitas devem estar de acordo com as ordens bancrias liberadas pelo MS, com a contrapartida utilizada e com as aplicaes financeiras, demonstradas nos extratos bancrios; - as despesas devem estar de acordo com a Relao de Pagamentos Efetuados; - as naturezas das despesas descritas devem estar de acordo com as do Plano de Trabalho Plano de Aplicao aprovado; - as Despesas de Capital so aquelas despesas que contribuem, diretamente, para a formao ou aquisio de um bem, ou seja, investimento na compra de material/equipamento ou construo de uma obra que alteram o patrimnio; - as Despesas Correntes so todas as despesas que no contribuem, diretamente, para a formao ou aquisio de um bem, ou seja, incluem gastos destinados atividade de manuteno e/ou funcionamento da entidade; e - o saldo descrito deve ser igual ao resultado da receita menos a despesa e ser demonstrado na conciliao bancria.

NBS e WRKF CPCONT - Tel: (61) 3315-2564 FAX: (61) 3224-4968 Misso: Contribuir para o fortalecimento da cidadania, mediante a melhoria contnua do financiamento das aes de sade.

Ministrio da Sade Secretaria Executiva Diretoria Executiva do Fundo Nacional de Sade Esplanada dos Ministrios, Bloco G, Anexo B, 2 andar 70.058-901 Braslia-DF (www.fns.saude.gov.br)
Cont Orientao para Prestao de Contas de Convnios

10- A Relao de Pagamentos Efetuados enumera os pagamentos, em seqncia cronolgica, relacionados s despesas realizadas na execuo do convnio, pagas com os recursos da concedente, da contrapartida e dos resultados da aplicao financeira. - Os recursos utilizados para os pagamentos devem ser identificados conforme a sua origem: concedente; contrapartida; e rendimentos de aplicao financeira. - As fontes de receitas e a natureza das despesas dos pagamentos efetuados devem ter correlao com as descritas no Relatrio de Execuo Fsico-Financeira. - As licitaes devem estar de acordo com as homologaes/adjudicaes ou dispensas apresentadas, devendo tambm ser considerados os nomes dos favorecidos, CNPJ/CPF e os valores pagos. - O total acumulado deve ser igual ao total da despesa descrita no Relatrio de Execuo Fsico-Financeira. 11- A Relao de Bens Adquiridos, Produzidos ou Construdos registra os equipamentos e material permanente, ou seja, os bens mveis adquiridos ou produzidos e os bens imveis construdos, conforme pactuado no convnio. - O tipo, o nmero e a data dos documentos devem ser correspondentes com os da Relao de Pagamentos Efetuados. - Os bens especificados devem ter correlao com os mencionados no Plano de Trabalho aprovado. 12- O Extrato da Conta Bancria especfica do convnio espelha a movimentao dos recursos financeiros vinculados ao convnio. - A movimentao financeira deve ser demonstrada a partir do crdito da ordem bancria at o ltimo pagamento da ltima despesa do perodo considerado para a prestao de contas. - Os recursos financeiros provenientes da concedente sero depositados na conta especfica do convnio, conforme art. 20, da IN/STN 01/97 e alteraes. - O extrato deve espelhar todos os pagamentos constantes da Relao Pagamentos Efetuados. - A conta especfica do convnio destina-se tambm ao depsito da contrapartida. - Os comprovantes de depsito/pagamento ao fornecedor/prestador de servio, emitidos pelo banco conveniado para movimentao da conta especfica, devem acompanhar o extrato da conta bancria, a fim de permitir identificar a conta corrente do beneficirio do pagamento. 13- A Conciliao Bancria compara o saldo do extrato bancrio com o saldo contbil, considerando os dbitos e crditos no lanados pelo banco e os dbitos e crditos no contabilizados pelo convenente no perodo da prestao de contas. - Os dados informados devem estar de acordo com os do extrato bancrio da conta especfica do convnio, na qual foram creditadas as ordens bancrias do MS. 14- O Demonstrativo dos Rendimentos da Aplicao Financeira o extrato bancrio dos investimentos realizados no fundo de aplicao financeira de curto prazo ou na caderneta de poupana, conforme art. 20 da IN/STN 01/97 e alteraes. - As aplicaes financeiras devem ser demonstradas a partir do crdito da ordem bancria at o final do perodo considerado para a prestao de contas. - Os valores do Demonstrativo dos Rendimentos da Aplicao Financeira devem corresponder com a Aplicao Financeira lanada no Relatrio de Execuo Fsico-Financeira.

NBS e WRKF CPCONT - Tel: (61) 3315-2564 FAX: (61) 3224-4968 Misso: Contribuir para o fortalecimento da cidadania, mediante a melhoria contnua do financiamento das aes de sade.

Ministrio da Sade Secretaria Executiva Diretoria Executiva do Fundo Nacional de Sade Esplanada dos Ministrios, Bloco G, Anexo B, 2 andar 70.058-901 Braslia-DF (www.fns.saude.gov.br)
Cont Orientao para Prestao de Contas de Convnios

15- O Termo de Aceitao de Obras o documento que formaliza o ato de aprovao e aceitao de servio e/ou obra, emitido pelo gestor do Convnio e referendado pelo Engenheiro responsvel pela obra, quando o convnio visar execuo de servio ou obra de engenharia. - No caso de execuo de obra que dependa de posterior verificao, assina-se o termo de aceitao provisria, conforme alnea a , do inciso I, do art. 72, da lei 8.666/93. - No caso de obra concluda, a qual ser imediatamente colocada disposio da clientela, assina-se o termo de aceitao definitiva, conforme alnea b do inciso I do art. 72, da lei 8.666/93. - A identificao da obra deve estar de acordo com o Plano de Trabalho aprovado, com a Relao de Bens e com as especificaes do pactuado no processo licitatrio, caracterizando endereo, rea construda, concluda, ampliada ou reformada, valor e as condies da edificao. 16- O Comprovante de Recolhimento do Saldo demonstra a devoluo ao MS das receitas no aplicadas pelo convenente, includos os rendimentos da aplicao financeira, aps deduzidas as despesas realizadas na execuo do convnio. - O recolhimento de recursos deve ser efetuado na apresentao da Prestao de Contas Final, observado o prazo estipulado no 5, do art. 28, da IN/STN n 01/97 e alteraes, por meio de Guia de Recolhimento da Unio, identificada com a UG/GESTO n 257001/00001 e cdigo de recolhimento n 28850-0, para Restituio de Recursos de Convnio de Exerccios Anteriores, e n 68888-6, para Restituio de Recursos de Convnio de Exerccio Corrente. - A Guia de Recolhimento da Unio pode ser acessada no site http://www.tesouro.fazenda.gov.br/. 17- O Despacho Adjudicatrio o ato da comisso de licitao pelo qual se atribui ao vencedor o objeto do certame, com a proposta mais vantajosa para o convenente, o direito de contratar o fornecimento de material ou prestao de servio, conforme inciso VII do art. 38 e inciso VI do art. 43, da lei 8.666/93. - Deve constar a modalidade da licitao, embasamento legal, nome do licitante vencedor do certame, CPNJ e valor, os quais devem ser correspondentes com os da Relao de Pagamentos Efetuados. - O valor licitado deve estar compatvel com a modalidade. 18- A Homologao da Licitao realizada visa aprovao da adjudicao por autoridade competente que confirma o julgamento das propostas e/ou a autorizao para contratar o fornecimento de material ou prestao de servio, conforme inciso VII do art. 38 e inciso VI do art. 43, da lei 8.666/93. - Deve constar a modalidade da licitao, embasamento legal, nome do licitante vencedor do certame, CPNJ e valor, os quais devem ser correspondentes com os da Relao de Pagamentos Efetuados. - O valor licitado deve estar compatvel com a modalidade. 19- A Justificativa para a Dispensa ou Inexigibilidade de Licitao precisa fundamentar-se em uma razo slida sobre a singularidade do objeto, do fornecedor ou do prestador do servio; est regulada conforme o disposto no 9 do art. 7, 3 do art. 13, inciso V e 1 do art. 15, art. 16, art. 24, art. 25, art. 26, inciso VI do art. 38, 4 do art.49, 2 do art.54, art. 61 e 62, art. 83, art. 89, art. 98, art. 99 e art. 118, da lei 8.666/93. 20- Os Contratos com o Fornecedor de Material/Equipamento e/ou com o Prestador de Servios devem ser pactuados observado o vnculo com o instrumento convocatrio, conforme art. 3 da Lei 8.666/93, e, nos demais casos, os contratos podem ser facultativos, de acordo com o art. 62 da Lei 8.666/93. O 2, do art. 21, da Lei n 11.439/2006, LDO 2007, refora a necessidade de controle dos contratos firmados pelo convenente.

NBS e WRKF CPCONT - Tel: (61) 3315-2564 FAX: (61) 3224-4968 Misso: Contribuir para o fortalecimento da cidadania, mediante a melhoria contnua do financiamento das aes de sade.

Ministrio da Sade Secretaria Executiva Diretoria Executiva do Fundo Nacional de Sade Esplanada dos Ministrios, Bloco G, Anexo B, 2 andar 70.058-901 Braslia-DF (www.fns.saude.gov.br)
Cont Orientao para Prestao de Contas de Convnios

21- A Averbao de Construo ou Ampliao de Imveis, obtida no Cartrio de Registro de Imveis, um ato que modifica um registro, em decorrncia de construo e/ou ampliao do imvel, mencionando alteraes ou ocorrncias na descrio do imvel existente com matrcula no cartrio imobilirio, observada a Lei n 6.015/73. - A Comprovao de Construo ou Ampliao de Imvel emitida pelo cartrio aps apresentao do documento de Habite-se e outros exigidos por lei. - A Certido do Habite-se um documento que atesta que o imvel foi construdo seguindo-se as exigncias estabelecidas pela prefeitura municipal para a aprovao de projetos. 22- A Documentao Comprobatria de Servio de Instrutoria, destinada a demonstrar a realizao de treinamento e aperfeioamento de pessoal, deve observar o estabelecido no Manual de Cooperao Tcnica e Financeira por meio de Convnios do FNS e o disposto no art. 13, da Lei 8.666/93. 23- A Declarao de Guarda e Conservao dos Documentos Contbeis deve atestar que os comprovantes originais fiscais esto arquivados em boa ordem e disposio dos rgos de controle interno e externo, conforme estatudo no Manual de Cooperao Tcnica e Financeira por meio de Convnios do FNS e o preconizado no art. 30, da IN/STN n 01/97 e alteraes. 24- As Fotos do Objeto, com data da execuo, devem destacar pelo menos as seguintes imagens: Placa de Identificao; Terreno; rea; Partes Externa e Interna; Fases da Construo e Concluso; Imvel em Funcionamento, no caso de obra, e o material/equipamento adquirido, conforme regulado no Manual de Cooperao Tcnica e Financeira por meio de Convnios do FNS. 25- Cabe lembrar que os documentos fiscais comprobatrios de despesa, emitidos em nome do convenente, devem ser identificados com referncia ao objeto pactuado e nmero do convnio, com os respectivos atestos de recebimento do material/equipamento ou de prestao de servio. 26- Por derradeiro, oportuno informar, ainda, sobre algumas proibies e vedaes, a ttulo de exemplo e sem a pretenso de esgotar o assunto, que durante a execuo do objeto, ou seja, na fase em que so desenvolvidas as atividades previstas para a consecuo do produto final previsto no instrumento de convnio, o Convenente Executor NO PODE (IN/STN n 01/97 e alteraes): I - realizar despesa a ttulo de taxa de administrao, de gerncia ou similar, conforme Deciso do TCU n. 706/1994-Plenrio-Ata 54; II - desviar da finalidade original, uma vez que expressamente vedada a utilizao de recursos transferidos em finalidade diversa da estabelecida no instrumento do convnio, conforme 2, art. 25, da Lei Complementar n. 101/2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal; III - utilizar os recursos em desacordo com o Plano de Trabalho, sob pena de resciso do instrumento de convnio e de instaurao de Tomada de Contas Especial; IV - alterar metas constantes do Plano de Trabalho, sem a anuncia da concedente; V - adotar prticas atentatrias aos princpios fundamentais da Administrao Pblica, nas contrataes e demais atos praticados, sob pena de suspenso das parcelas; VI - efetuar pagamento de gratificao, consultoria, assistncia tcnica ou qualquer espcie de remunerao adicional a servidor pertencente aos quadros de rgo ou entidade da Administrao Pblica Federal, Estadual, Municipal ou do Distrito Federal, lotado ou em exerccio em qualquer dos entes partcipes; VII - realizar despesas com taxas bancrias, multas, juros ou correo monetria, inclusive referente a pagamentos ou recolhimentos fora do prazo; VIII - sacar recursos da conta corrente especfica do convnio para pagamento em espcie de despesas; IX - realizar pagamento antecipado a fornecedores de bens e servios; X - transferir recursos da conta corrente especfica do convnio para outras contas;
NBS e WRKF CPCONT - Tel: (61) 3315-2564 FAX: (61) 3224-4968 Misso: Contribuir para o fortalecimento da cidadania, mediante a melhoria contnua do financiamento das aes de sade.

Ministrio da Sade Secretaria Executiva Diretoria Executiva do Fundo Nacional de Sade Esplanada dos Ministrios, Bloco G, Anexo B, 2 andar 70.058-901 Braslia-DF (www.fns.saude.gov.br)
Cont Orientao para Prestao de Contas de Convnios

XI - retirar recursos da conta corrente especfica do convnio para outras finalidades com posterior ressarcimento; XII - incorrer em atraso no justificado no cumprimento de etapas ou fases programadas; XIII - celebrar convnio ou contrato de repasse com mais de um rgo para o cumprimento do mesmo objeto, exceto quando se tratar de aes complementares, o que deve ser consignado no respectivo instrumento, delimitando-se as parcelas referentes de disponibilidade deste e as que devam ser executadas conta de outro instrumento no sendo aes complementares, ser motivo de resciso unilateral no ato da constatao; XIV - realizar despesas em data anterior ou posterior sua vigncia do convnio; XV - deixar, o prefeito sucessor, de apresentar as contas referentes aos recursos federais recebidos por seu antecessor, quando este no o tiver feito ou, na impossibilidade de faz-lo, adotar as medidas legais visando ao resguardo do patrimnio pblico com a instaurao da competente Tomada de Contas Especial, sob pena de coresponsabilidade, de acordo com a Smula/TCU n 230; XVI - deixar de apresentar a Prestao de Contas no prazo estipulado, sob pena de se submeter : - inscrio como inadimplente no Cadastro de Convnios do SIAFI; - instaurao da Tomada de Contas Especial e encaminhamento ao tribunal de Contas da Unio; e - devoluo dos recursos, includos os rendimentos da aplicao no mercado financeiro, acrescidos de juros e correo monetria; e XVII - utilizar eventuais saldos decorrentes da execuo do convnio e/ou oriundos de aplicaes financeiras, aps alcanados o objeto e/ou os objetivos pactuados, pois no sero permitidas a prorrogao e/ou a alterao do Plano de Trabalho com essa finalidade. Em caso de dvidas e/ou necessidade de mais esclarecimentos sobre Prestao de Contas de Convnios, ligar para a Central de Atendimentos do FNS, por meio do telefone 0800-644-8001, ou para a Coordenao de Prestao de Contas atravs dos telefones (61) 3315-2364, (61) 3315-3020 ou enviar correspondncia para o endereo:
Diretoria Executiva do Fundo Nacional de Sade/ Ministrio da Sade Coordenao Geral de Acompanhamento e Prestao de Contas Coordenao de Prestao de Contas Esplanada dos Ministrios, Bloco G, Anexo B, 2 andar 70.058-901 Braslia-DF (www.fns.saude.gov.br)

Fundamentao Legal
1- Instruo Normativa STN n 01/97 Disciplina a celebrao de convnios de natureza financeira que tenham por objeto a execuo de projetos ou realizao de eventos e d outras providncias. http://www.tesouro.fazenda.gov.br/legislacao/download/contabilidade/IN1_97.pdf 2- Manual de Cooperao Tcnica e Financeira por meio de Convnios do Ministrio da Sade http://www.fns.saude.gov.br/normasdefinanciamento.asp 3- Lei n 8.666/93 Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituio Federal, institui normas para licitaes e contratos da Administrao Pblica e d outras providncias. www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8666cons.htm 4- Lei n 4.320/64 - Estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para Elaborao e Controle dos Oramentos e Balanos da Unio, dos Estados, dos Municpios e do Distrito Federal. http://www.tesouro.fazenda.gov.br/legislacao/download/contabilidade/Lei4320.htm 5- Lei Complementar n 101/00 Lei de Responsabilidade Fiscal - Estabelece normas de finanas pblicas voltadas para a responsabilidade na gesto fiscal e d outras providncias. http://www.tesouro.fazenda.gov.br/hp/downloads/lei_responsabilidade/lc101_2000.pdf
NBS e WRKF CPCONT - Tel: (61) 3315-2564 FAX: (61) 3224-4968 Misso: Contribuir para o fortalecimento da cidadania, mediante a melhoria contnua do financiamento das aes de sade.

Ministrio da Sade Secretaria Executiva Diretoria Executiva do Fundo Nacional de Sade Esplanada dos Ministrios, Bloco G, Anexo B, 2 andar 70.058-901 Braslia-DF (www.fns.saude.gov.br)
Cont Orientao para Prestao de Contas de Convnios

6- Decreto-Lei n 200/67 - Dispe sobre a organizao da Administrao Federal, estabelece diretrizes para a Reforma Administrativa e d outras providncias. http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaPublicacoes.action?id=102361 7 - Constituio da Repblica Federativa do Brasil/88

http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaPublicacoes.action?id=102408 8- Lei n 6.015/73 - Dispe sobre os registros pblicos, e d outras providncias. http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaPublicacoes.action?id=102375
9- Decreto n 93.872/86 - Dispe sobre a unificao dos recursos de caixa do Tesouro Nacional, atualiza e consolida a legislao pertinente e d outras providncias. http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaPublicacoes.action?id=130903 10- Instruo Normativa STN n 01/05 - Disciplina o cumprimento das exigncias para transferncias voluntrias, previstas na Lei Complementar n 101, de 4 de maio de 2000, institui cadastro nico e d outras providncias. http://www.tesouro.fazenda.gov.br/legislacao/download/contabilidade/Instn01_2005.pdf 11- Lei n 11.439/06 - Dispe sobre as diretrizes para a elaborao da Lei Oramentria de 2007 e d outras providncias. http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaPublicacoes.action?id=255256 12- Decreto n 99.658/90 - Regulamenta, no mbito da Administrao Pblica Federal, o Reaproveitamento, a Movimentao, a Alienao e outras Formas de Desfazimento de Material. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/Antigos/D99658.htm 13- Portaria/STN n 448/02 - Divulga o detalhamento das naturezas de despesas 339030, 339036, 339039 e 449052. http://www.tesouro.fazenda.gov.br/legislacao/download/contabilidade/Port_448_2002.pdf 14- Portaria Interministerial/SOF-STN n 163/01 - Dispe sobre normas gerais de consolidao das Contas Pblicas no mbito da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, e d outras providncias. http://www.tesouro.fazenda.gov.br/legislacao/download/contabilidade/portaria_163_01.pdf

NBS e WRKF CPCONT - Tel: (61) 3315-2564 FAX: (61) 3224-4968 Misso: Contribuir para o fortalecimento da cidadania, mediante a melhoria contnua do financiamento das aes de sade.

Вам также может понравиться