Вы находитесь на странице: 1из 18

A Narrativa A Narrativa, na sua origem, estava associada poesia.

. No entanto, no se deve confundir aqui poesia e lrica: a lrica, como acabmos de ver, representa o mundo interior do eu, enquanto a narrativa apresenta o mundo exterior e objectivo de ele ou de eles. A poesia apenas a forma a que a lrica d preferncia, mas de que tanto a narrativa como o drama se podem apropriar. Recomecemos, pois. Antes da escrita, os poetas itinerantes ou pertencentes a uma corte real narravam longas aventuras de deuses, heris e reis. Frequentemente acompanhadas de msica, estas narrativas eram contadas em verso. Assim, constituam uma forma de poesia narrativa, no uma poesia lrica. S mais tarde, especialmente com o advento da escrita, que as narrativas se distanciaram da forma em verso e passaram a ser escritas em prosa. Podemos falar de dois tipos de narrativa: a narrativa de fico e a narrativa de factos. Neste captulo, dedicado literatura, vamos falar principalmente da narrativa de fico, j que a narrativa de factos engloba principalmente textos funcionais, como notcias, reportagens e actas, entre muitos outros. Mais tarde, num captulo dedicado especificamente s diferenas entre os textos literrios e no-literrios, abordaremos estas narrativas com mais ateno. Mas independentemente de pertencer categoria da fico ou dos factos, todos os textos que se enquadram no modo narrativo caracterizam-se pela existncia de uma ou mais aces, factuais ou ficcionais, apresentadas por um narrador e protagonizadas por uma ou mais personagens, que podem ser localizadas num determinado espao e tempo. Eis ento as cinco categorias da narrativa:

Aco Espao Tempo Narrador Personagens

As Categorias da Narrativa: a Aco

A aco um elemento primordial em qualquer narrativa. Mas o que , exactamente, a aco? E em que medida que "aco" refere realidades diferentes de "intriga", "enredo" e "diegese", que tantas vezes surgem como sinnimos? Comparemos estas quatro palavras:

aco - a sucesso e o encadeamento de acontecimentos intriga - os vrios incidentes que constituem a aco enredo - a conjuno das partes do discurso e dos incidentes (ou intriga) diegese a sequncia linear dos vrios acontecimentos; sinnimo

de histria ou narrativa Portanto, podemos dizer que um texto narrativo apresenta vrios incidentes, que so a intriga, que se sucedem e se entreligam numa trana que a aco. Mas a intriga e a aco no surgem sozinhas: elas relacionam-se com as partes do discurso, formando o enredo. E o resultado final a histria tal como a lemos ou ouvimos, a diegese. Apresentado desta maneira, parece muito simples, mas necessrio no esquecer que a aco pode ser constituda por uma ou mais intrigas, tal como o enredo pode ser constitudo por uma ou mais aces. Quando se fala de acces numa narrativa, a primeira coise que necessrio identificar qual a relevncia de cada uma. Normalmente, deparamo-nos com uma aco central e uma ou vrias secundrias. A distino fcil de fazer:

Aco Central - quando inclui os acontecimentos essenciais da histria Aco Secundria - quando auxilia o desenrolar da aco central, permitindo compreender a situao social, cultural, ideolgica, entre outras.

Todas as aces seguem, normalmente, uma estrutura comum:

Introduo
o o

ponto de partida da histria apresentao das personagens e da situao inicial da histria

Desenvolvimento
o

a intriga desenrola-se

constitudo por peripcias que conduzem ao ponto culminante, o clmax

Concluso
o o

desenlace, quando o ponto culminante resolvido apresentao da situao final da histria

Por vezes, pode acontecer que as aces secundrias no apresentem todos estes momentos; mas quanto mais importante a aco, mais fiel a esta estrutura ser. Acrescente-se que a aco central ter a sua fase de desenvolvimento repleta de um grande nmero de peripcias, algumas das quais podero corresponder a aces secundrias; enquanto que uma aco secundria apresentar um nmero menor de peripcias. Todas estas aces tm que aparecer organizadamente na histria, de acordo com o efeito que se pretende provocar no leitor. Existem trs estilos bsicos de organizar as aces:

Encadeamento
o o

As aces surgem segundo uma ordem temporal Exemplo: O Hugo vai para casa da namorada, a Ana, que faz anos.

A1 O Hugo sai de casa cedo e entra no carro. A2 A Ana est a pr bales e fitas nas paredes e a pr a mesa. A1 O carro do Hugo tem um furo e ele vai mudar o pneu. A2 A Ana est-se a arranjar e a pensar no Hugo. A1 O Hugo acabou de montar o pneu mas assaltado. A2 A Ana est a receber os amigos que esto a chegar festa. A1 Sem carro, o Hugo tenta ligar para a Ana. A2 A Ana no ouve o telemvel por causa da msica da festa. A1 O Hugo vai a p pela estrada. A2 A Ana est preocupada com o atraso e tenta ligar para o Hugo. A1 O Hugo est a bater porta quando toca o seu telemvel.

Encaixe
o o

Quando uma aco completamente inserida dentro de outra. Exemplo: O Hugo vai para casa da namorada, a Ana, que faz anos.

A1 A Ana enfeita a casa e pe a mesa. A1 A Ana est-se a arranjar e a pensar no Hugo. A1 A Ana est a receber os amigos que esto a chegar festa. A1 A Ana no ouve o telemvel por causa da msica da festa. A1 A Ana est preocupada com o atraso e tenta ligar para o Hugo. A2 O Hugo bate porta e est com mau aspecto. A2 O Hugo conta o que aconteceu: A2 Saiu de casa cedo e entrou no carro. A2 O carro teve um furo e ele foi mudar o pneu. A2 Acabou de montar o pneu mas foi assaltado. A2 Sem carro, tentou ligar para a Ana mas ningum respondeu. A2 Foi a p pela estrada. A2 Estava a bater porta quando tocou o telemvel.

Podem-se inserir mais aces dentro umas das outras, ao estilo das Mil e Uma Noites, onde em cada histria se inicia uma nova histria que tem de ser terminada antes da outra tambm terminar.

Esquema de exemplo:

O narrador inicia a histria de Sheherezade. Sheherezade introduz a histria de Sindbad.

Sindbad introduz a histria do gnio.

O gnio introduz a histria de um rei antigo.

O rei introduz a histria de um pescador. O rei termina a histria do pescador.

O gnio termina a histria do rei.

Sindbad termina a histria do gnio.

Sheherezade termina a histria de Sindbad. O narrador termina a histria de Sheherezade.

Alternncia
o

As aces desenrolam-se separada e alternadamente, podendo fundir-se num ou mais momentos da narrativa. Geralmente, as telenovelas apresentam esta estrutura.

Exemplo: O Hugo vai para casa da namorada, a Ana, que faz anos.

A1 Um grupo de ladres est a festejar o roubo de um carro. A2 A Ana telefona a amigos a convid-los para a sua festa. A3 O Hugo envia um msn Ana a dizer que vai a sair de casa. A1 Os ladres vo numa carrinha a preparar um novo roubo. A3 O Hugo entra no carro e arranca. A2 A Ana est a pr bales e fitas nas paredes e a pr a mesa. A3 O carro do Hugo tem um furo e ele vai mudar o pneu. A1 Os ladres vem o Hugo e pram a carrinha. A2 A Ana est-se a arranjar e a pensar no Hugo. A1+3 O Hugo acabou de montar o pneu mas assaltado. A2 A Ana est a receber os amigos que esto a chegar festa. A3 Sem carro, o Hugo tenta ligar para a Ana. A2 A Ana no ouve o telemvel por causa da msica da festa.

A3 O Hugo vai a p pela estrada. A1 Os ladres festejam mais um roubo com sucesso. A2 A Ana est preocupada com o atraso e tenta ligar para o Hugo. A3 O Hugo est a bater porta quando toca o seu telemvel. A2+3 Em casa da Ana, o Hugo conta o que lhe aconteceu.

O fim de uma aco tambm oferece alternativas:

Aco Fechada - a aco resolvida at ao pormenor, pelo que o leitor fica a conhecer tudo o que aconteceu s personagens.

Aco Aberta - a aco no apresenta solues definitivas, pelo que o leitor fica sem saber o que vai acontecer s personagens

Normalmente, algumas aces secundrias, de pouca importncia, permanecem abertas, enquanto que a aco central e as aces secundrias com algum relevo so fechadas. No entanto, h tambm muitos romances onde a aco central permanece aberta.

As Categorias da Narrativa: o Espao Embora se diga que o conto popular ocorre "fora do tempo e do espao", a verdade que todas as aces precisam forosamente de ocorrer em algum lado - o espao. Ora, quando se fala de espao, numa narrativa, no nos referimos unicamente ao local, propriamente dito, onde a aco est a decorrer, mas sim a uma diversidade de espaos, no sentido mais lato da palavra. Podem-se falar de trs tipos de espaos principais:

Espao Fsico ou Espao Geogrfico


o o

Menciona o local, ou locais, onde a aco se desenrola. Quando o local em questo um espao amplo e definido em termos geogrficos (pas, regio, oceano, etc.) prefere-se o termo espao geogrfico.

Num texto, o espao fsico normalmente indicado atravs de referncias fsicas, que podem ou no ser ambguas.

Pode ser ainda mais especificado de acordo com os seguintes binmios:

interior ou exterior fechado ou aberto privado ou pblico

Espao Social e Espao Cultural


o

Caracteriza o meio social, econmico, ideolgico e cultural em que as personagens se inserem.

Define as classes e grupos sociais das personagens atravs das suas mentalidades, costumes, crenas, valores, tradies e posio na sociedade.

Embora muito prximos e, geralmente, apresentados no texto atravs de indicaes em comum ou relacionadas entre si, o termo espao social refere especificamente o ambiente social e financeiro, enquanto que o termo espao cultural refere especificamente o ambiente cultural.

Espao Psicolgico
o

Caracteriza o modo como cada personagem experiencia um dado espao fsico.

Define os sentimentos de cada personagem face a um local.

No fundo, o espao constitui todo o cenrio onde a aco se ir desenrolar.

As Categorias da Narrativa: o Tempo Uma vez mais recordo o ditote que nos fala das histrias da carochinha, que acontecem "fora do tempo e do espao". Fora do tempo, at pode ser que aconteam, mas isso no significa que no tenham um tempo prprio, seno a aco certamente que no poderia desenrolar-se.

O tempo um elemento essencial na estruturao de qualquer narrativa, mas pode ser contabilizado de duas formas diferentes e simultneas: o tempo da histria e o tempo do discurso. No entanto, estes dois no so os nicos tempos que uma narrativa pode integrar.

Tempo Histrico
o o

O tempo que se integra na Histria humana. Surge com especial importncia nos chamados romances histricos, onde se narra uma aventura que se pode enquadrar num determinado perodo da Histria da humanidade ou do mundo.

Geralmente, identifica-se atravs de datas, da nomeao de personalidades e eventos conhecidos, da apresentao de costumes e tradies atribudas a dado perodo, etc.

Tempo da Histria, Tempo da Diegese ou Tempo Cronolgico


o

O tempo que marca a ordem cronolgica dos vrios acontecimentos da histria, ou seja, indica a sua ordem temporal.

pode recorrer a datas ou a indicaes temporais (horas, dias, semanas, etc.) que determinem a ordem e a durao dos vrios eventos.

Tempo do Discurso ou Tempo da Narrativa


o

O tempo que marca a ordem por que se apresentam os vrios acontecimentos da histria, ou seja, indica a sua ordem textual.

O discurso, ou enunciado, pode apresentar os acontecimentos por uma ordem diferente daquela em que aconteceram, assim como podem alongar e resumir os dados do tempo cronolgico.

Tempo Psicolgico

Caracteriza o modo como cada personagem experiencia a passagem do tempo cronolgico.

o o

Apresenta a percepo que cada personagem tem da passagem do tempo. De um modo simplista, pode relacionar-se com a sensao que j todos experimentmos do tempo 'andar mais depressa', quando estamos a meio de algo agradvel, ou 'nunca mais passar', quando estamos a fazer algo que no gostamos.

Como vimos, o tempo da histria e o tempo do discurso surgem sempre na narrativa. No entanto, s vezes eles no coincidem, uma situao que se designa anacronia. Vejamos um exemplo:

Tempo da Histria

Aco 1

Aco 2

Aco 3

Aco 4

Aco 5

Aco 6

Tempo do Discurso

Aco 4

Aco 2

Aco 3

Aco 5

Aco 1

Aco 6

Estes desencontros acontecem atravs dos seguintes procesos:

Analepse
o

Quando se recua no tempo, evocando e/ou relatando factos e eventos que j aconteceram.

Designado flashback no cinema.

Prolepse
o

Quando se avana no tempo, antecipando factos e eventos que ainda no aconteceram.

Resumo ou Sumrio

Quando se faz um resumo, ou sumrio, dos factos e eventos que aconteceram durante um certo perodo.

Normalmente implica:

anisocronia: quando o tempo do discurso concentrado, ficando mais curto que o tempo da histria.

isocronia: quando h uma coincidncia entre o tempo da histria e o tempo do discurso.

Elipse
o

Quando se omitem partes da histria.

As Categorias da Narrativa: o Narrador Uma narrativa uma histria que narrada. A voz que narra recebe o nome de narrador, aqueles a quem a histria narrada so designados por narratrio. O narrador, mencionado frequentemente como o sujeito de enunciao, um ser ficcional que existe somente na narrativa e no deve ser confundido com o autor, mesmo quando as duas posies se aproximam. O termo narratrio, pelo contrrio, pode-se referir ou no a seres ficcionais. Uma narrativa destina-se sempre a ser lida, ou ouvida, por um leitor. Portanto, ele o destinatrio da narrativa, o chamado narratrio ou, para se ser mais explcito, o narratrio extradiegtico, porque exterior histria que se est a narrar. Mas tambm existem situaes onde se pode encontrar um outro tipo de narratrio, um que faz parte integrante da narrativa. Sempre que o narrador fala para uma personagem, transforma-a automaticamente no narratrio intradiegtico. A posio do narrador no interior da narrativa varia de acordo com a forma como a sua presena se faz sentir:

Narrador Participante ou Narrador presente


o o

Sempre que a figura do narrador participa na histria. A figura do narrador coincide com a de uma personagem.

o o

A narrao feita na 1 pessoa. Pode ser:

Autodiegtico

A figura do narrador coincide com a da personagem principal.

Geralmente, a histria tem um carcter auto-biogrfico. mnemnica: auto > principal. o eu automaticamente a figura

Homodiegtico

A figura do narrador coincide com a de uma personagem secundria.

mnemnica: homo > o eu fala do homem que a figura principal.

Narrador No Participante ou Narrador Ausente


o o o

Sempre que a figura do narrador no participa nem interfere na histria. A narrao feita na 3 pessoa. sempre:

Heterodiegtico

mnemnica: hetero > fala-se sempre dos outros, nunca de ns.

Para alm da presena, pode-se avaliar os conhecimentos que o narador possui sobre o que est a ser narrado. Normalmente fala-se da cincia do narrador:

Omnisciente

Este tipo de narrador "tudo" (omni) "conhece" (sciente); ou seja, como um deus que tem acesso ao interior das personagens, assim como aos eventos passados e futuros.

Analisa as aces, os comportamentos, os sentimentos e os pensamentos das personagens.

As personagens podem ser apresentas de fora para dentro ou de dentro para fora.

Observador
o

Este tipo de narrador apenas sabe o que v (observa), tendo que interpretar as palavras, os silncios, as atitudes e os gestos das personagens para as conhecer.

As personagens s podem ser apresentadas de fora para dentro, medida que o narrador as vai conhecendo.

o o

No tem acesso a eventos futuros nem a todos os eventos passados. Pode apresentar dois tipos de viso ou focalizao:

focalizao externa

a viso do narrador de algum exterior narrativa apresenta os aspectos exteriores das personagens e dos eventos.

narrador

apenas

conhece

que

ouve

superficialmente.

focalizao interna

a viso do narrador de algum inserido na narrativa

No entanto, o narrador pode ainda ser avaliado de acordo com a posio que toma face s personagens e acontecimentos.

Objectivo - quando relata as situaes de forma imparcial e distanciada.

Subjectivo - quando se aproxima das situaes que est a relatar para dar a sua opinio, julgando, aconselhando, elogiando ou censurando.

As Categorias da Narrativa: As Personagens Uma personagem um agente da aco e sempre uma figura fictcia e, tal como a figura do narrador no deve ser confundida com o autor, tambm as personagens no devem ser confundidas com pessoas, mesmo que sejam baseadas em, ou representem, pessoas reais. O modo mais comum de distinguir personagens de acordo com o seu relevo, que o mesmo que dizer, o papel que desempenham na economia da narrativa.

Personagens Principais ou Protagonistas


o o o

As personagens volta das quais decorre a aco central. Geralmente, so as personagens mais importantes e que mais se destacam. Podem ser:

individuais ou singulares - quando representam um indduo. colectivas - quando representam um grupo (social, profissional, etc.)

Personagens Secundrias
o

Personagens que participam na aco mas no desempenham um papel decisivo.

Geralmente, so menos importantes que os protagonistas mas relacionam-se com eles.

Podem ser:

individuais ou singulares - quando representam um indduo. colectivas - quando representam um grupo (social, profissional, etc.)

Figurantes
o o

Personagens com uma funo principalmente decorativa. Podem ser:


individuais ou singulares - quando representam um indduo. colectivas - quando representam um grupo (social, profissional, etc.)

Uma outra forma de analisar as personagens de uma narrativa ao nval da sua composio e formulao, ou seja ao nvel da suaconcepo.

Personagens Modeladas ou Personagens Redondas ou Caracteres


o o

Personagens dinmicas porque so capazes de alterar o seu comportamento. Personagens com densidade psicolgica, ou seja, evoluem psicologicamente ao longo da aco.

Apresentam uma grande vida interior, sendo capazes de surpreender o leitor pelas suas atitudes e comportamentos diversificados.

Personagens Planas
o o

Personagens estticas porque no alteram o seu comportamento. Personagens sem densidade psicolgica, ou seja, no evoluem

psicologicamente ao longo da aco.


o

So personagens definidas de um modo linear por um ou vrios traos que as acompanham ao longo de toda a obra.

Normalmente, so caracterizadas aquando da sua introduo na narativa e no sofrem, posteriormente, qualquer evoluo.

Personagens Tipo
o

So personagens definidas de um modo linear por um ou vrios traos que as acompanham ao longo de toda a obra.

Representam, frequentemente, um grupo profissional ou social.

Resta-nos agora falar de como se podem caracterizar as personagens de uma histria. Primeiro h que diferenciar entre os dois tipos de retrato que se pode fazer de uma personagem:

Retrato Fsico - Caracterizao do exterior da personagem. Retrato Psicolgico - Caracterizao da personalidade da personagem, atravs dos seus comportamentos, atitudes e pensamentos.

Ora bem, existem duas formas distintas de caracterizar as personagens, mas que se podem utilizar em conjunto para maior variedade:

Caracterizao Directa
o o

Quando os aspectos fsicos e psicolgicos so descritos atravs do discurso. Pode ser feita atravs de...

elementos fornecidos pelo narrador. palavras da personagem sobre si prpria. palavras de outras personagens. monlogos, cartas, canes, sonhos...

Caracterizao Indirecta
o o

Quando os aspectos fsicos e psicolgicos so deduzidos pelo leitor. Pode ser feita atravs de...

atitudes, gestos, comportamentos e sentimentos da personagem. smbolos que acompanhem a personagem.

Caracterizao Mista
o

A forma mais comum de caracterizar personagens, num romance.

Coexistncia de momentos de caracterizao directa (feita pelo narrador e pelas personagens) e de caracterizao indirecta (sugerida pelas atitudes e comportamentos da personagem).

Os Modos de Expresso A narrativa pode-se apresentar atravs de diferentes formas de expresso literria, que condicionam a forma como o leitor reage narrativa. Afinal, no s o que se conta que define a qualidade de uma narrativa, mas tambm como se conta.

Narrao
o

Organiza e apresenta, verbalmente, os elementos que compem a narrativa (tempo, espao, personagens...)

o o

Confere dinamismo aco ao apresentar factos e acontecimentos. Permite o avano da aco atravs de funes cardinais ou ncleos, que podem ser apresentados de forma cronolgica ou no, e de forma alternada, encadeada ou encaixada (Cf. As Categorias da Narrativa - a Aco).

Recorre frequentemente a verbos de movimento no presente e no pretrito perfeito.

Embora seja uma forma de expresso literria essencial numa narrativa, requer a existncia de outras formas de expresso que a complementem.

Descrio
o o

Apresenta algo ou algum de forma relativamente pormenorizada. Introduz pausas na narrao, designadas segmentos descritivos, que podem ser compostas desde simples expresses a pargrafos mais ou menos extensos.

Os segmentos descritivos podem incluir catlises, ou seja, acontecimentos que, embora no faam avanar a histria, fornecem informaes importantes para a composio do retrato de algo ou algum.

Podem-se definir dois tipos de descrio:

Descrio Tcnica

apresentao objectiva, precisa e fiel de algo ou algum tem como principal objectivo informar de forma ordenada e imparcial

Descrio Literria

apresentao subjectiva de algo ou algum tem como principal objectivo imprimir uma imagem, ou viso, de acordo com um ngulo mais ou menos parcial

no necessariamente imprecisa ou infiel realidade, mas frequentemente parcial, num grau mais ou menos elevado

A descrio pode assumir a forma de uma exposio, quando apresenta algo ou algum em grande pormenor e, geralmente, num nico segmento descritivo.

Elemento essencial da narrativa na medida em que, apesar de interromper a aco, permite a construo do contexto espcio-temporal e a caracterizao das personagens.

Recorre frequentemente a adjectivos e verbos no pretrito imperfeito, assim como a uma grande variedade de recursos estilsticos, com destaque para a comparao, a metfora, a enumerao e a adjectivao, entre outros.

Dilogo
o o o

Reproduz a fala de dois ou mais interlocutores. Permite um rpido avano da aco. Recorre ao discurso directo e, por vezes, a marcas de oralidade (sintaxe expressiva, transgredindo algumas normas gramaticais; registos populares presentes no vocabulrio, etc).

Monlogo
o o

Reproduz a fala de um interlocutor, que fala consigo prprio. O monlogo ocorre quando o interlocutor est na companhia de outras pessoas, que o podem estar a ouvir ou no.

Quando

interlocutor

est

completamente

sozinho,

utiliza-se

termo solilquio.
o

Recorre primeira pessoa do singular e, geralmente, implica um discurso desordenado, vergado aos pensamentos e reflexes do interlocutor.

Вам также может понравиться