Вы находитесь на странице: 1из 3

UNIVERDIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE CENTRO DE CINCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA DEPARTAMENTO DE CINCIAS ADMINISTRATIVAS - DCA GRADUAO EM ADMINISTRAO

TICA PROFISSIONAL E DA EMPRESA

ALUNO: ADISSON JOS LYRA COSTA PROF.: PERODO: 7 TURMA: AP

ABORDAGEM: TICA/MORAL EM UM HOSPITAL PBLICO DATA: 24/08/2011

ORGANIZAO: HOSPITAL PBLICO

INTRODUO Tema j abordado por vrios filsofos, cada qual com sua mnima colaborao, fazendo surgir debates crtico-reflexivos em torno da relao estabelecida entre o ser humano quanto indivduo e o meio em que est inserido, a sociedade. Tem-se ento vrias correntes de pensamento, organizadas e discutidas com maestria pela Marilena Chau em seu Convite Filosofia. Entretanto, para o presente trabalho, tomarei como referencia a tica com o sentido de buscar o bem comum de todos e a organizao igualitria da sociedade, como tambm ir ser considerado como verdade que o que moral poder variar de acordo com o tempo e a cultura em que colocada em questo.

A TICA NO SERVIO PUBLICO Sabe-se que o ser humano caracterizado por ter razo, o que lhe deu, por necessidade, a capacidade de associao e estabelecimento de regras que viesse dar organizao sociedade por ele criada. Desde ento surge a noo de justia, ou seja, todo ser humano, tem ou deveria ter, direitos fundamentais garantidos num regimento formal. Entretanto, sabe-se que para tal o indivduo ter, para respeitar o direito do prximo, que abrir mo de algumas vontades ou desejos, o que, por conseqncia e lgica, estabelecer um ambiente pacifico na sociedade. Todavia, sabe-se que h indivduos que rompem algumas dessas regras, e para isso h de existir um individuo mestre, o GOVERNO, que fica incumbido ento de estabelecer a organizao da sociedade e deter esse malfeitor. O funcionamento do Governo ter de ser guiado por princpios justos, tendo em vista que se deve considerar o direito de todos. Trazendo um pouco essa noo de Governo para o ambiente brasileiro, temos que os nossos governantes so eleitos por um sistema eleitoral formalmente democrtico, tendo a mquina pblica ento que trabalhar da melhor forma possvel, pois sabe-se que sustentada por aqueles que elegem, a sociedade. Ora, o Governo brasileiro estabelece em sua Constituio Federal alguns direitos fundamentais do ser humano, entre eles o da sade pblica. Tomando-se ento que o direito sade bem inegocivel e a prestao desse servio tem de ser com um mnimo de

qualidade, no de se estranhar que se estabeleam mais algumas regras para quem presta esse servio. Todos os indivduos envolvidos tm de ter uma postura moral exemplar (Cdigo de tica dos Servidores Pblicos Federais), ainda mais quando estamos falando de sade, ou seja, de vidas, o que muitas vezes no ocorre com o servio pblico, visto que alguns indivduos inseridos nesse contexto fazem esquecer a verdadeira razo de estar ali, caso semelhante encontramos na educao, o que no vem ao caso no momento. O servidor pblico, principalmente aquele envolvido com a sade, tem de se guiar por valores ticos, como o da caridade e boa vontade e sempre lembrar o verdadeiro sentido de estar ali. O que se v em certas organizaes como a que estou inserido, o orgulho tomando conta dos que fazem a sade, o patrimonialismo, o paternalismo, esto, sem dvidas, encarnados no servio pblico brasileiro, mas a ocorrncia disso seria talvez pela falta de cidadania ou de conhecimento de quem precisa de tais servios. Entretanto, quando falamos em sade isso discutvel por ela ser dotada de sofrimento e uma dosagem imensa de sentimento e desejo de fazer o bem, o que pode ofuscar a razo. Ora, ser que todos os comportamentos que so ilegais so tambm antiticos, tenho minhas dvidas, creio que nem sempre a razo tem razo. Para se dizer ento o que ou no tico, h de se analisar a situao em que ocorreu determinado comportamento, sendo que este pode ser corrompido por vcio.

A TICA MDICA Sabe-se que o mdico tem seu prprio cdigo de tica. Hipcrates - o pai da medicina tem em sua obra uma tendncia perceptivelmente humanitria, deixando claro que o que o exerccio da medicina busca o bem do paciente e no o enriquecimento do mdico. Isso creio que felizmente siga nesse sentido, entretanto h sim profissionais que esquecem a verdadeira essncia da sua profisso, que fazer o bem e diminuir a dor. Um comportamento tico exigido desses profissionais e trs so os trips que sustentam a chamada biotica: beneficncia (mdico, melhor resultado com menor risco), justia (sociedade, distribuio equitativa de recursos) e autonomia (paciente, informe consentido)1.

TICA, MEDICINA E SOCIEDADE. GOTTSCHAL, Carlos A. M.. 2006

Вам также может понравиться