Вы находитесь на странице: 1из 10

XXIII Simpsio Nacional de Histria ANPUH 20005 Histria: Guerra e Paz Seminrio Temtico: Histria Militar e da Guerra

Conflitos entre indgenas e paulistas na ocupao dos extremos da Provncia de So Paulo (1822-1845) Fernanda Sposito1

Indgenas X paulistas herana colonial e questo nacional Os indgenas do territrio paulista, situados nas matas do extremo sudoeste da Provncia de So Paulo, surgiam espordica e violentamente nas moradias dos habitantes de algumas vilas e freguesias na regio da 4a Comarca no decorrer da dcada de 1820. Assassinando alguns animais de criao, como bois e mulas, cujo comrcio era o principal sustento da populao dessa regio, os bugres como eram ento chamados causavam terror entre os moradores, que se queixavam s autoridades provinciais. Alm dos prejuzos diretos que sofriam com a perda de seu gado, os moradores ainda temiam por suas vidas e de suas famlias. Estrategicamente, se os paulistas perdessem essa luta pela posse do territrio para os nativos, no s estariam diretamente arruinados, como o prprio Imprio brasileiro se veria recuado em suas fronteiras, perdendo o controle das terras e das gentes que nelas viviam. Em 1823, os moradores de Itapetininga, uma dessas vilas da 4 Comarca paulista, explicitavam s autoridades a necessidade que tinham de montarem tropas para render os nativos e de serem providos de munio de guerra nessas expedies: No podemos viver em sossego, todos os moradores vizinhos, e viajantes andam assustados, pelo perigo que corremos; por isso que eu recorro a V. Exas. para que hajam de ordenar que haja uma guarda de vinte e cinco homens com um comandante, e todos destes moradores, sendo municiados de Plvora e Chumbo. 2 Ainda que num primeiro momento se possam interpretar essas incurses dos paulistas contra os silvcolas irredutveis como uma reminiscncia das antigas bandeiras realizadas pelos sertanistas no perodo colonial3, essa idia no se sustenta atravs de uma interpretao mais apurada. Obviamente, o contexto em que essas expedies estavam situadas difere sobremaneira da realidade da Capitania de So Paulo durante os sculos

XXIII Simpsio Nacional de Histria ANPUH 20005 Histria: Guerra e Paz Seminrio Temtico: Histria Militar e da Guerra

XVI e XVII, auge do bandeirismo. Desse modo, no sculo XIX, esse tipo de evento estava situado em locais bem especficos, mais precisamente na periferia do territrio ocupado pelos ocidentais e que, portanto, do ponto de vista destes, era uma rea de controle duvidoso e contornos imprecisos. Para os indgenas, ao contrrio, era o local onde ainda conseguiam manter-se afastados do contato direto com os colonizadores, podendo assegurar sua autonomia enquanto grupo tnico e seu domnio sob um territrio de posse ancestral. Os grupos que ocupavam essa regio eram especialmente os da etnia Kaingang, do Tronco lingstico Macro J, ainda que tambm fossem encontrados grupos Guarani e Kaiow, do Tronco Tupi.4 Colocada nesses termos, parece realmente pouco diferente a realidade colonial dos indgenas em comparao com a do Estado Nacional. No entanto, os conflitos vistos na dcada de 20 do sculo XIX tinham outras variveis, dentro de um processo de superao da dinmica da colonizao. Durante o perodo colonial, a montagem de bandeiras para capturar indgenas para o trabalho compulsrio, ou mesmo para extermnio dos indmitos, estava dentro da lgica da conquista. Ainda que, durante sculos, as disputas pelo melhor modo de render os nativos, se atravs da catequese, ou atravs da fora armada, no tenham sido equacionadas de maneira definitiva em favor de nenhum dos lados, pens-las no sculo XIX envolve outras questes. Assim, o que se prope com este artigo situar os conflitos em duas dimenses. Num primeiro momento, trata-se de localizar onde espacialmente eles ocorreram. Ou seja, essas matas, vilas e freguesias correspondiam a que tipo de reas econmicas e de ocupao no territrio paulista. Depois, como essa ocupao e os conflitos dela decorrentes podem ser enquadrados no processo de formao do Estado Nacional brasileiro. Convm alertar que esse cenrio de guerra, com ataques e revides de lado a lado, no um dos temas mais estudados da histria paulista no sculo XIX. A historiografia consagrada sobre o perodo em So Paulo enfatizou muito mais as questes polticas, que envolveram a formao do Estado monrquico na primeira metade do sculo XIX, e as questes econmicas, com o desenvolvimento da cafeicultura da segunda metade do

XXIII Simpsio Nacional de Histria ANPUH 20005 Histria: Guerra e Paz Seminrio Temtico: Histria Militar e da Guerra

sculo, do que aos conflitos localizados nos sertes do territrio compreendido dentro da Provncia. Talvez seja inclusive pelo fato desses conflitos estarem localizados em reas perifricas que a historiografia sobre eles seja to escassa. O serto inculto ou nas periferias do Sudoeste paulista So Paulo, desde o sculo XVIII, deixara de ser local em que as atividades coloniais utilizavam predominantemente a mo-de-obra indgena. A partir do contato com a zona da minerao, os escravos africanos tornaram-se a principal alavanca produtiva das lavouras, inserindo a Capitania, portanto, mais diretamente nas rotas centrais da economia colonial.
5

Assim, no despontar do sculo XIX, os aldeamentos, principais concentraes indgenas a servio da empresa colonial durante os sculos anteriores, estavam completamente obsoletos para o fim a que vinham se destinando, sendo a populao aborgine neles pouco expressiva do ponto de vista numrico. Os aldeamentos que restavam na primeira metade do Oitocentos localizavam-se principalmente no entorno da capital paulista. Ali funcionavam como uma espcie de cinturo de pobreza, j que suas terras encontravam-se desgastadas e os indgenas e seus descendentes viviam sua prpria sorte. A populao nesses locais caiu de quase 2.500 indivduos em 1802, para 700 em 1838. Essa queda brusca se deveu tanto perda de importncia econmica dessas povoaes, quanto aos projetos de desestabiliz-los, com a miscigenao entre indgenas e brancos, levados a cabo em 1802 pelo tenente Jos Arouche de Toledo Rendon. 6 Assim, nas reas de ocupao antiga, englobando ncleos como a capital da Provncia, o porto de Santos, o Vale do Paraba e o chamado quadriltero do acar (Campinas, Itu, Piracicaba e Jundia), o que envolvia tambm seu entorno e as rotas de comunicao, os indgenas que ali viviam era uma populao residual, frutos de sculos de apresamento, morte e miscigenao.
7

O que mais caracterizava a paisagem paulista,

segundo registro dos viajantes europeus que percorreram a Provncia no sculo XIX, eram indcios dos traos desses amerndios nos homens e mulheres pobres da regio. Fora isso, nos decadentes aldeamentos, apenas algumas dzias de nativos, j incorporados sociedade ocidental, mas vegetando na pobreza.
8

Obviamente que essa descrio est

XXIII Simpsio Nacional de Histria ANPUH 20005 Histria: Guerra e Paz Seminrio Temtico: Histria Militar e da Guerra

repleta de juzos de valor, na medida em que analisa a paisagem paulista sob o ponto de vista europeu, segundo o qual as pessoas e paisagens que encontravam aqui eram tidas como inferiores sua cultura. 9 De qualquer modo, no sculo XIX, diferentemente do perodo colonial, o indgena deixou de gravitar no centro da sociedade e da economia paulista, como se verificava no tpico cenrio de meados do sculo XVII e primeira metade do sculo XVIII. A primeira vez que fui vila de So Paulo e vi o total desamparo em que estavam as Aldeias, pertencentes a V.M., estando os mais dos ndios em foro de escravos por casa dos moradores, pus logo em execuo o restitu-los s suas aldeias, pelos meios mais suaves que pude excogitar; e como o tirar ndios de casa daqueles moradores para eles o golpe mais sensvel, por cuja causa me foi preciso buscar a oportunidade do tempo, deixando este negocio disposto de sorte que lhe fosse menos custosa a reposio dos sobreditos ndios nas Aldeias, e com nas casas de muitos moradores havia j descendncia de pais, filhos e netos, uns sentiro a sua ausncia pelo amor da criao, e outros pelo interesse na sua fazenda, mas pode mais com eles a obedincia na satisfao do preceito, do que as razes porque todos entregaro os ndios e os repusero nas suas Aldeias, que achando-se estas eu as visitei a primeira vez com 90 pessoas, entre ambos os sexos de maior e menor idade, hoje se acham nas sobreditas Aldeias 1224 pessoas.
10

Muitas diferenas se colocam, portanto, entre a situao dos nativos durante o perodo colonial e a partir do sculo XIX. Em primeiro lugar, ainda no comeo do sculo XVIII, os nativos formavam a maior parte do contingente da mo-de-obra paulista, sendo sua presena evidente na ento vila de So Paulo, um dos principais ncleos habitados naquele perodo. Os indgenas estavam tanto na casa de particulares, exercendo trabalho cativo, quanto nos aldeamentos, sob os auspcios de padres ou tambm de particulares. Isso significa que os aborgines estavam no centro na vida paulista, seja do ponto de vista econmico, seja do ponto de vista social.

XXIII Simpsio Nacional de Histria ANPUH 20005 Histria: Guerra e Paz Seminrio Temtico: Histria Militar e da Guerra

J no sculo XIX, o cenrio completamente diferente. A rea em que os indgenas viviam e chocavam-se com os paulistas, colocando-se como grupos tnicos autnomos e rebeldes ao modelo de sociedade que lhes impunham, era de ocupao mais recente. Tal o caso dos extremos da 4a Comarca, formada pelos municpios de Itu e Sorocaba e diversas vilas. Itu era um dos principais ncleos povoados da Provncia e importante produtor de acar no decorrer do sculo XIX. No entanto, a 4 Comarca, afora a regio que ia de Itu a Sorocaba, tinha uma ocupao pelos paulistas rarefeita e espalhada no sentido sudoeste do territrio at os limites do Brasil com as ex-colnias espanholas, territrio que englobava tambm a 5 Comarca da Provncia paulista. Esta Comarca, que tinha os municpios Curitiba e Paranagu por base, foi desmembrada de So Paulo em 1853 e passou a constituir a Provncia do Paran. Juntas, as duas Comarcas, a 4 e 5, formavam assim um vasto territrio, suscetvel aos ataques de silvcolas e de fronteiras imprecisas com os estrangeiros a Oeste. Esta regio tambm fazia divisa com a 6 Comarca, onde se situava o litoral paulista. Foi especialmente nas matas da vila sul litornea de Iguape que os indgenas tambm atacaram e foram atacados pelos paulistas na dcada de 1830. 11 Para os propsitos deste artigo, ser usada aqui a vila de Itapetininga, conforme citada no comeo do texto, para exemplificar a ocupao dessa regio. Esse local foi fundado no ano de 1770, sendo marco da ocupao pelos brancos. Durante as cinco dcadas que transcorreram desde a fundao dessa vila at o incio do Estado brasileiro a partir de 1822 conseguiu-se solidificar essa ocupao, podendo a vila estruturar-se em torno da produo agrcola de subsistncia e de algodo para a regio, bem como local de pouso e criao de animais. No entanto, como se pode verificar atravs do evento narrado acima, envolvendo a montagem de tropas para ataques aos bugres, essa ocupao no era tranqila. Dentro desse processo, na emergncia do Estado brasileiro, Itapetininga, com as vilas e freguesias do entorno simbolizavam reas de contato recente, na periferia do territrio paulista, cujo desafio de consolid-la como domnio nacional estava colocado a partir de 1822. Guerra e paz na sociedade nacional

XXIII Simpsio Nacional de Histria ANPUH 20005 Histria: Guerra e Paz Seminrio Temtico: Histria Militar e da Guerra

Durante o incio da formao do Estado Nacional brasileiro, o problema dos indgenas que habitavam esse territrio passou por vrias fases. certo que o processo de definio de polticas no nvel mais amplo no Imprio como um todo tem tambm desdobramentos nos conflitos locais. Assim, as provncias do Reino do Brasil comearam a partir de 1822 um processo de emancipao poltica e construo de um Estado Nacional. Aps a ruptura com Portugal, comeou-se a elaborar a Constituio do Brasil em 1823. Durante a elaborao da Carta Constitucional, o papel das populaes indgenas foi discutido, alguns projetos foram levantados, mas de fato nada efetivo foi proposto.
12

Como se sabe, a Assemblia

Constituinte foi fechada e a Constituio que vigorou durante todo o Imprio foi imposta pelo imperador Pedro I. De qualquer forma, o texto constitucional tambm se esquivou da questo indgena. Esse silncio a autorizao indireta para a continuao da poltica indigenista colonial. O ento prncipe regente, D. Joo, futuro rei de Portugal, em 1808 autorizou guerras justas contra os ndios bravos de Minas Gerais e So Paulo, atendendo aos interesses de ocupao nessas regies especficas da colnia. Com relao a So Paulo, a regio destacada para combater os silvcolas foi justamente o local que se est vendo aqui, 4 e 5 Comarcas. 13 As guerras justas contra os bugres paulistas permitiam mat-los ou aprision-los por at 15 anos como escravos, ainda que temporrios. Essa prtica foi mantida pelo Imprio brasileiro at o ano de 1831. Interessante saber que a iniciativa de acabar com as guerras justas partiu justamente da Provncia de So Paulo. Quando os senadores imperiais foram discutir esse pedido de revogao feito pela Provncia, depararam-se com as contradies dessa situao. Em suas discusses durante as sesses do Senado de 1831, demonstraram receio de acabar com tal prtica colonial, pois, ao faz-lo, estariam dando destaque ao tema, que preferiam ocultar. Na viso daqueles homens, como o Brasil poderia se explicar perante as outras naes do mundo (especialmente, as civilizadas da Europa) que at

XXIII Simpsio Nacional de Histria ANPUH 20005 Histria: Guerra e Paz Seminrio Temtico: Histria Militar e da Guerra

aquela data, desde que se tornara uma nao independente, mantinha os aborgines como cativos, ou sendo mortos?14 Embora os polticos tenham se sentido constrangidos, deliberaram a proibio dessa Carta Rgia, no entanto referindo-se s a So Paulo, e no a Minas Gerais, onde tambm se praticavam as guerras justas. Foi somente quando a Regncia imperial revogou tal prtica, no final de 1831, que se acabou ampliando a medida enfim para Minas. 15 Assim, durante as trs primeiras dcadas do sculo XIX, recorreu-se ao expediente das entradas para matana e aprisionamento de silvcolas como cativos em reas de conflito no territrio paulista, como o caso de Itapetininga o demonstra. Posteriormente, a partir de 1831 esse procedimento seria menos evidente e uma postura mais cordial iria imperar da parte dos moradores dessa regio. Foi esse processo gradual, de busca de uma transformao do autctone em nacional que apareceu no processo de elaborao do primeiro projeto imperial para os indgenas, o decreto n. 426, de 24/07/1845, denominado de Regulamento acerca das misses de catequese e civilizao dos ndios.
16

Com a volta dos missionrios, a luta

armada deixaria de fazer parte da estratgia de controle dos nativos. Agora, o discurso dos bons e doces modos para com os indgenas passara a imperar e os conflitos, que no deixaram de existir, seriam escamoteados. isso que explica por que em 1843, o Baro de Antonina, importante estancieiro, dono de grande nmero de tropas de bestas e muares na regio de Itapeva, outra vila da 4 Comarca, tenha afirmado sobre os aborgines: Seu carter dcil e pacifico os tem feito amados de todos os moradores vizinhos, que com os poucos presentes que suas circunstancias lhes permite dar tm cativado a afeio de to boa gente, de sorte que hoje no raro verem-se os Indgenas desta Tribo virem Vila trocar por ferramentas e vesturio alguma cera e mel, que com bastante custo ajuntam no serto. 17 Esta prtica descrita aqui de troca de produtos no foi uma prtica isolada nas primeiras dcadas do Imprio, mas notvel que ela se tornou mais presente a partir da

XXIII Simpsio Nacional de Histria ANPUH 20005 Histria: Guerra e Paz Seminrio Temtico: Histria Militar e da Guerra

dcada de 1830. Obviamente se deve elencar tambm os interesses dos nativos, que podiam extrair proveitos dos produtos dos nacionais para melhorarem seu modo de vida. Isso se refere, por exemplo, aos Kaingangs, que buscavam ferramentas, como enxadas e facas, oferecendo em troca produtos que cultivavam e extraam, tais como mel, cera, mantas e couros. Mais do que presentes sem valor, como se refere Antonina, as ferramentas eram de suma importncia para os nativos lidarem com a mata e no cultivo de suas roas. Assim, estratgias de guerra e paz estiveram presentes lado a lado, tanto da parte dos silvcolas, como da parte dos nacionais. Se nos primeiros tempos do Estado Nacional via-se a montagem de tropas, municiadas de plvora, chumbo e bala, como algo corriqueiro, a partir de algumas dcadas, essa estratgia seria revista.
18

Primeiro, porque no vinham

apresentando resultados satisfatrios, pois as hostilidades feitas aos nativos agravavam cada vez mais os conflitos. Segundo, porque no soava bem, aos ouvidos das demais naes europias, e mesmo para as mentes mais ilustradas do Imprio, a prtica de agresses para com aqueles que deveriam conhecer as benesses da civilizao, e no seu lado cruel. No entanto, algumas dcadas mais tarde, num perodo que foge aos limites deste artigo, as prticas agressivas voltaro de maneira ainda mais violenta. A partir da necessidade do Estado adentrar definitivamente o serto paulista, abrindo ferrovias e procurando novas terras para a cafeicultura, a matana e a guerra aos Kaingangs imperaro nas fronteiras paulistas at as primeiras dcadas da Repblica. No entanto, isso j matria de outros estudos. 19

NOTAS BIBLIOGRFICAS E REFERNCIAS


Mestranda em Histria Social pelo Departamento de Histria da FFLCH/USP. Este artigo fruto das pesquisas do projeto Nem brasileiros, nem cidados Indgenas na formao do Estado Nacional brasileiro e conflitos na Provncia de So Paulo (1822-1845), sob orientao do Prof. Dr. Pedro Puntoni, financiado pela FAPESP. 2 Registro de Ofcios Diversos: Itapetininga, Lata C01054, anos 18822/1833 (c. 259, p. 1, d. 16, 0. 1054, 18/09/1823). Manuscrito do Arquivo do Estado de So Paulo (AESP). 3 John Manuel Monteiro Negros da terra. ndios e bandeirantes nas origens de So Paulo So Paulo, Companhia das Letras, 2000.
1

XXIII Simpsio Nacional de Histria ANPUH 20005 Histria: Guerra e Paz Seminrio Temtico: Histria Militar e da Guerra
4

Marta Rosa Amoroso Catequese e Evaso. Etnografia do aldeamento indgena de So Pedro de Alcntara, Paran (1855-1895) So Paulo, FFLCH/USP, 1998 (Tese, Doutorado em Antropologia) e Dora Shellard Crrea Paisagens sobrepostas. ndios, posseiros e fazendeiros nas matas de Itapeva (1723-1930) So Paulo, FFLCH/USP, 1997 (Tese, Doutorado em Histria Econmica). 5 Maria Luiza Marclio Crescimento demogrfico e evoluo agrria paulista. 1700-1836 So Paulo, Hucitec/Edusp, 2000 pp. 171/88; Alcir Lenharo Rota menor O movimento mercantil na economia de subsistncia do Centro-Sul do Brasil (1808-1831) In: Anais do Museu Paulista So Paulo, XXIII: 25/49, 1977/8 e Ilmar Rohloff Mattos O tempo Saquarema So Paulo, Hucitec/Minc, 1987 pp. 45/80. 6 Jos Arouche de Toledo Rendon escreveu um documento em 1798, propondo ao governador da Capitania que extinguisse os aldeamentos Memria sobe as Aldeias de Indios da Capitania de So Paulo In: Revista do Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro Rio de Janeiro, 1842, Tomo 4. Jos Joaquim Machado de Oliveira, logo aps o Imprio brasileiro ter criado a primeira lei para os indgenas, com o Regulamento das Misses em 1845, faz um relato da situao desses ncleos dos nativos no mesmo ano, atravs das Notcia racionada sobre as Aldeias dos Indios In: Revista do Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro Rio de Janeiro, 1845, Tomo 7. John Manuel Monteiro analisa os dois autores em As memrias das Aldeias de So Paulo In: Dimenses. Revista de Histria da UFES 14 (2002): 17/35. Pasquale Petrone faz um trabalho minucioso de reconstruo do papel desses aldeamentos ao longo dos sculos Os aldeamentos paulistas So Paulo, Edusp, 1995. 7 Se que houve elementos indgenas nas fazendas de cana paulistas, seriam sempre em nmero pequeno, pois, na poca do grande desenvolvimento da cultura da cana, a fronteira do ecmeno indgena j se encontrava bastante recuada para o interior, no s pelas expedies dos bandeirantes, mas pela prpria ao dos colonos estabelecidos no planalto. Maria Thereza Schorer Petrone A lavoura canavieira em So Paulo. Expanso e declnio (1765-1851) So Paulo, Difel, 1968 p. 118. 8 Auguste de Saint-Hilaire Viagem Provncia de So Paulo Belos Horizonte/So Paulo, Itatiaia/Ed. da USP, 1976 e Johann Spix e Karl Friedrich von Martius Viagem pelo Brasil. 1817-1820 Vol. 1 - 4 ed. So Paulo/Belo Horizonte, Itatiaia/Edusp, 1981. 9 A seguinte passagem de Saint-Hilaire ilustra esse ponto de vista: A populao da Frana, como a de toda a Europa ocidental, perfeitamente homognea: uma s raa e nenhum escravo. Infelizmente, no acontece o mesmo no Brasil. No somente a escravido aceita, como existem nele trs raas totalmente distintas, compondo o nmero de mestios que elas produzem uma parte de sua populao. Escravos negros, alguns naturais da terra, outros africanos; negros livres, africanos e nativos; alguns ndios catequizados e um considervel nmero de selvagens, mulatos livres e escravos; homens livres, todos legalmente pertencentes raa caucsica, mas entre os quais se encontra uma multido de mestios e de ndios a esto os componentes da populao da Provncia de So Paulo, estranha miscelnea da qual resultam complicaes no s embaraosas para a administrao como perigosas para a moral pblica. Auguste de Saint-Hilaire Viagem Provncia de So Paulo Op. cit. p. 71 10 Carta do Governador Arthur de S e Menezes, sobre os Indios de S. Paulo e as congruas que era necessrio consignar para os missionarios enviados para as suas aldeias., 05/05/1700, Anais da Biblioteca Nacional, v. 39, p. 269 Documento citado por Ilana Blaj A trama das tenses. O processo de mercantilizao de So Paulo colonial (1681/1721) So Paulo, Humanitas/Fapesp, 2002 p. 230 11 Para situar os conflitos em Iguape, ver os manuscritos do AESP, catalogados como Registro de Ofcios Diversos: Iguape, Lata C01039, anos 1832/1838. 12 Sesses de 23 a 30 de Setembro In: Annaes do Parlamento Brazileiro. Assembla Constituinte 1823 Tomo 5 Rio de Janeiro, Typographia de Hyppolito Jos Pinto, 1880 pp. 221/267. 13 Cartas Rgias de 13/05/1808, 24/08/1808 e 05/11/1808 Manuela Carneiro da Cunha (org.) Legislao indigenista no sculo XIX. Uma compilao (1808/1889) So Paulo, Comisso Pr-ndio/Edusp, 1992 pp. 57/65 14 Sesses de 13 de Maio (pp. 106/14), 20 de Maio (pp. 191/94), 25 de Maio (pp. 204/10), 26 de Maio (p. 223), 7 de Junho (p. 304), 20 de Junho (pp. 404/8), 21 de Junho (pp. 409/13), 21 de Julho (p. 170) e finalmente em 27 de Outubro a Cmara dos Deputados comunica o envio para ser sancionado pela Regncia Imperial o projeto elaborado pelo Senado, revogamdo a Carta Rgia de 05/11/1808 p. 327. In: Annaes do Senado do Imprio do Brazil 7 de Abril a 21 de Junho de 1831, Sesso Extraordinria Tomo 1 - Rio de Janeiro, 1914. 15 Lei de 27/10/1831 Revoga as Cartas Rgias que mandaram fazer guerra, e pr em servido os ndios In: Carneiro da Cunha (org.) Legislao indigenista no sculo XIX Op. cit. p. 137. 16 Decreto n. 426 de 24/07/1845 Contem o Regulamento acerca das Misses de Catequese e Civilizao dos ndios In: Manuela Carneiro da Cunha (org.) Legislao indigenista no sculo XIX Op. cit. pp. 191/99. 17 Registro de Ofcios Diversos: Faxina, Lata C01013, anos 1839/1850 (C-218, P-3, D-3, O-1013, 02/09/1843) manuscrito, AESP. 18 O Conselho de Provncia de So Paulo um espelho sobre essa mudana de atitudes no incio e ao final do perodo analisado. Assim, em sesso de 10 de Novembro de 1824 deliberou-se para a instalao de uma povoao na Estrada da Mata, na 5 Comarca, guarnecida por um Destacamento Militar. Esta estrada era importante devido circulao de pessoas e gado, inclusive de outras provncias. Assim, para a povoao dessa regio dizia-se que: se convidasse primeiro por todas as Vilas do Sul as famlias, que ali quisessem ir estabelecer, gozando dos privilgios conferidos pela Carta Rgia de 13 Maio de 1808. Ou seja, o direito aos moradores matarem e escravizarem indgenas. Documentos interessantes para a Histria e Costumes de So Paulo Vol. 86 So Paulo, Secretaria da Educao/Arquivo do Estado, 1961 p. 19.

XXIII Simpsio Nacional de Histria ANPUH 20005 Histria: Guerra e Paz Seminrio Temtico: Histria Militar e da Guerra

J em sesso de 21 de Novembro de 1829, o mesmo Conselho recomenda prudncia e modos afveis para com os indgenas que surgiram numa fazenda em Itapeva, vila da 4 Comarca. O dito Coronel primeiro pede plvora, e chumbo grosso para fazer correrias aos ndios, no que vai com a opinio dominante do seu Pas, cujos moradores assim o pedem; mas ele mesmo depois reconhece a utilidade de os aldear, por isso mesmo que j so ndios menos ferozes, que j nos conhecem, e que sairo de suas terras perseguidos de outros, ou outras hordas ferozes. do dever do Governo fazer aldear, e catequizar esses ndios, que perseguidos pelos mais valentes e ferozes talvez procuram o nosso amparo, e no chegam fala por no confiarem da nossa f. Boletim Vol. 15 (Nova fase) So Paulo, Arquivo do Estado/Secretaria da Educao, 1961 pp. 19/21 19 Joo Francisco Tidei Lima A ocupao da terra e a destruio dos ndios da regio de Bauru So Paulo, FFLCH/USP, 1978 (Dissertao, Mestrado em Histria Social) e Jos Mauro Gagliardi O indgena e a Repblica So Paulo, Hucitec/Edusp/Secretaria de Estado da Cultura, 1989.

10

Вам также может понравиться