Вы находитесь на странице: 1из 22

POTICA E RITMO DA MPB

Prof. Dr. Lucio Valentim "Antes de tudo, msica".


Paul Verlaine [1844-1896]

1. A MPB

Desde a crtica de Mrio de Andrade1 mais recente de Cravo Albin2 - passando pelo crivo de Tinhoro3 - a expresso msica popular brasileira vem sendo deliberadamente empregada. Aqui, para efeito didtico, utilizaremos o conceito de MPB que passa a ser veiculado no Brasil por volta dos anos de 1960, decorrente das controvrsias oriundas do clima poltico da poca e que engloba um misto de agregado de gneros musicais com instituio sociocultural4. Forjada na indstria cultural dos grandes Festivais da Cano5, ou originria dos CPCs6 que comeavam a proliferar no rastro dos tempos clima de engajamentos polticos, e de ambiente universitrio-classe mdia , a epgrafe MPB passa a ter como caracterstica primria o forte teor de contestao poltico-social, ainda que, conforme se afirmar neste texto, este apelo se tenha perdido ao longo dos sculos. Contudo, devido sua incontestvel sofisticao potico-musical, juntamente ao auxlio luxuoso da mdia emergente no Brasil poca, a MPB logo cairia no gosto das chamadas elites, formando uma barreira identitria atravs da qual, paradoxalmente, as
1

Mrio de Andrade (1890-1954), um dos idealizadores do movimento modernista brasileiro de 1922, foi poeta, romancista, contista, crtico, musiclogo e professor o que hoje chamaramos multimdia. 2 Cravo Albin (1940), crtico musical que d nome mais recente publicao em dicionrio acerca da Msica Popular Brasileira. 3 Jos Ramos Tinhoro (1928), considerado o mais polmico e investigativo historiador e crtico musical brasileiro do sc. XX. 4 NAPOLITANO, Marcos. Sncope das Idias: a questo da tradio na msica popular brasileira. [S.l.]: Editora Fundao, Perseru Abramo, 2007. 5 O Festival Internacional da Cano (FIC) ocorreu de 1966 a 1972, patrocinado pela TV Globo; O Festival de Msica Popular Brasileira (FMPB), de 1965 a 1979, teve seis edies, e foi patrocinado por trs emissoras distintas ao longo dos tempos: TV Excelsior, TV Record e TV Tupi. 6 Os Centros Populares de Cultura propunham a resistncia poltica cultura dita oficial sobretudo no mbito do teatro e da msica , das multinacionais, das elites, do imperialismo yankee etc.

classes alta e mdia do pas tentariam se distinguir musical e, por conseguinte, culturalmente do gosto popular. Para o crtico e msico Luiz Tatit7, ento, o conceito de MPB hoje deveria soar anacrnico. Se nos anos de chumbo ela pretendeu atuar quase como um partido poltico (MPB/MDB8), exercendo resistncia tanto poltica de Estado quanto poltica do mercado das canes supostamente menos engajadas ou comprometidas (a alienao da Jovem Guarda, o entreguismo Tropicalista, ou o hedonismo da Bossa Nova), agora que incorporou todos os estilos e ritmos (o rock, o baio, o samba, a valsa, a moda, os Beatles & Rolling Stones), a MPB passou a ser reconhecida genrica e simplesmente como a cano popular dita de qualidade apurada, feita para um pblico considerado mais exigente do que a mdia. Logo, liberta do engajamento poltico-ideolgico, restaria o acabamento esttico ao qual iremos neste texto nos dedicar. Ainda que caracterizada pelo hibridismo, a mescla e a mistura desde as origens, a nossa msica popular logrou escapar simples curiosidade extica, fugindo daquilo a que Oswald de Andrade ironicamente denominaria macumba para turista9. Ou seja, embora de influncias vrias e dspares, a MPB manteria certa autenticidade sonora, vocabular e rtmica que a faz identificar e distinguir mundo afora, perante outras manifestaes musicais populares. Conforme, desde o incio do sculo modernista, j observava Mrio de Andrade: Cabe lembrar mais uma vez aqui do qu feita a msica brasileira. Embora chegada no povo a uma expresso original e tnica, ela provm de fontes estranhas: a amerndia em porcentagem pequena; a africana em porcentagem bem maior; a portuguesa em porcentagem
7
8

TATIT, Luiz. O sculo da cano. Cotia: Ateli Editorial, 2004, p. 35. bastante evidente a similaridade fnica da sigla com a do Movimento Democrtico Brasileiro, partido de oposio - consentida - Ditadura Militar; atual PMDB. 9 Oswald de Andrade, no Manifesto da Poesia Pau-Brasil (1924), critica o que chamou "macumba para turista", isto : a produo cultural nacional feita de encomenda, para agradar o estrangeiro.

vasta. Alm disso a influncia espanhola (...) A influncia europia tambm, no s e principalmente pelas danas (valsa, polca, mazurca, shottsh) como na formao da modinha. (...) Isso continuou at bem tarde como demostram certas peas populares de Carlos Gomes e principalmente Francisca Gonzaga.10 A nossa musicalidade, portanto, de gnese ibero-barroca, vem ao longo dos tempos, antropofagicamente, alimentando-se pelo caminho do fino biscoito ocidental quer seja o lirismo romntico, o formalismo parnasiano, ou a musicalidade simbolista , para fundir poesia mtrica e msica. Nasce da a variedade de ritmos populares que, necessariamente, iro desembocar no primeiro aude da MPB. Na concluso de Mrio: Se fosse nacional s o que amerndio, tambm os italianos no podiam empregar o rgo que egpcio, o violino que rabe, o cantocho que grecoebraico, a polifonia que nrdica, anglo-saxnica flamenga e o diabo. Os franceses no podiam usar a pera que italiana e muito menos a forma-de-sonata que alem. E como todos os povos da Europa so produto de migraes pr-histricas se concluiria que no existe arte europia..11. No tocante especificamente ao metro e lira, o mestre Antnio Candido tambm j apontava, por exemplo, na poesia neoclssica de Silva Alvarenga12 a verve de uma "poesia lrica em metro fcil e cantante, de sabor quase popular" e que j toca o ponto onde a poesia se desfaz em msica13". Desta maneira, a despeito da suposta abolio da mtrica, instaurada pelo modernismo de 192214, a potica da cano manteria a sua medida, desde remotos tempos colonizatrios fundadores do imaginrio musical da nao brasileira.

10

ANDRADE, Mrio de. Ensaio sobre a msica brasileira. 3 ed. So Paulo: Vila Rica; Braslia: INL, 1972, p. 03. 11 Idem. 12 Manuel Incio da Silva Alvarenga (1749 - 1814), poeta rcade brasileiro. 13 CNDIDO, Antonio. Formao da literatura brasileira (momentos decisivos). 4., So Paulo: Martins, s.d. v. 1, p. 142. 14 sabido que, anti-parnasiano por vocao, o movimento modernista de 1922 props a ruptura com a forma fixa, numa investida direta mtrica privilgio dos parnasianos , instaurando como modelo o verso livre.

No ensaio espertamente chamado Machado Maxixe: o caso Pestana, Jos Miguel Wisnik15, fazendo um estudo dos dois ritmos que dariam origem ao popular maxixe a polca europeia e a msica dos escravos, o lundu , acaba por demonstrar que o encontro do salo (polca) com o fundo de quintal (lundu) vai conferir, naquele instante histrico, um toque brasileiro aos gneros europeu e africano, constituindo-se na base do primeiro ritmo popular urbano no Brasil. Desta maneira, o conto Um homem clebre16, ao qual faz referncia o texto de Wisnik, alm de servir para atestar a sagacidade e a modernidade machadianas, ainda vale como estudo para compreender o misto entre popular e erudito que teria implicaes definitivas na formao do conceito de cultura urbana e, por conseguinte, na transformao da moderna msica popular brasileira a tal MPB.

2. A MEDIDA DA MPB
15

WISNIK, Jos Miguel. Machado maxixe. O caso Pestana. In Teresa, n 4/5. So Paulo: Editora 34, 2003. p. 13-79. 16 Conto tipicamente machadiano, publicado como folhetim no peridico "A Estao", em 1883 e, posteriormente, no livro Vrias Histrias, em 1896, relata a frustrao de um compositor popular de polcas cujo maior desejo era criar obras clssicas.

O sucesso da redondilha junto audio popular conhecido desde a Idade mdia, onde foi sistematicamente utilizada pelos poetas do Cancioneiro Geral, de Garcia de Resende17, por exemplo; e depois por Cames j nos incios do Renascimento. Mas a denominao s foi dada queles versos de cinco ou sete slabas, antes conhecidos como medida velha, a partir do sculo XVI desde ento batizados redondilha menor e redondilha maior. O termo redondilha, derivado do termo latino rotundus, via o ibrico redondilla, resultaria no diminutivo portugus redondinha. Isto : um verso conciso, delgado e que desce redondo. Hoje entendemos melhor porque as cantigas, para ficarem redondinhas, eram compostas nessa modalidade de versos: a facilidade de absoro auditiva figura como fator preponderante. Assim como a vasta cultura nordestina herdeira direta da cultura do medievo a nossa cano popular urbana no cansa de lanar mo desta herana literria da mtrica. Alis, a essncia mesma da MPB desponta desse encontro entre letra e melodia, que, aproveitando do carter voclico e musical da lngua portuguesa, utiliza a tcnica do metro para dar liberdade e ritmo letra-poesia. , portanto, a mtrica quem confere ritmo construo de sentido da cano potica. Eventualmente ocorre sobretudo em msica popular de o ritmo se fixar no inconsciente mais que a palavra cantada, e a poesia da letra quedar escondida na msica, na melodia e no ritmo das canes. Tal fenmeno se d tanto com a cano em lngua estrangeira, que prescinde de compreenso prvia do ouvinte/receptor na decifrao dos versos para a fruio apaixonada do som, da melodia; mas tambm com a prpria cano popular em lngua nacional que pela massificao auditiva fixada em
17

Garcia de Resende reuniu e fez imprimir, em 1516, uma compilao castelhana datada de 1511, denominada Cancioneiro Geral, cujo contedo seria a poesia produzida nas cortes dos reis D. Manuel I, D. Afonso V, D. Joo II. O uso dos metros e gneros castelhanos, tais quais o verso em redondilha, com o mote e volta foram tambm difundidos ali.

melodia e ritmo no imaginrio coletivo, sem que necessariamente se tome conta do teor potico que a envolve18. Neste aspecto reiteram-se as palavras de Augusto de Campos, para quem "a palavra cantada no a palavra falada, nem a palavra escrita. A altura, a intensidade, a durao, a posio da palavra no espao musical, a voz, mudam tudo. A palavracanto outra coisa"19 Ento, pressupondo ser o verso cada frase meldica emitida pela voz, numa sequncia rtmica regular, com incio e pausa ao final, temos que a histrica Pelo telefone20 (Donga/ Mauro de Almeida), considerada a primeira gravao fonogrfica de msica popular no Brasil21, j meio redondilhada, levando-se, sobretudo, em conta a natureza imbica22 dos versos 1 e 4 (com p formado por uma slaba tona e uma tnica), o que faz da estrofe inicial do samba-baio-maxixe um conjunto de redondilhas menores: (O) chefe da polcia [5] Pelo telefone [5] Mandou me avisar [5] (Que) l na carioca [5] Tem uma roleta [5] Para se jogar [5] A cano-homenagem de Gilberto Gil, Pela internet23, consegue atualizar o contedo do samba de Donga (o jogo agora informatizado e o aviso chega pela rede, em websites etc), mas a forma da cantiga ciberntica tambm a redondilha, mantendo, inclusive, o mesmo esquema de tnicas/tonas da cano original.

18

Por exemplo, a letra cifrada de Vaca profana, http://www.youtube.com/watch?v=MjCkYMVrGxU , de Caetano Veloso, pode ter passado impune pela maioria dos receptores/ouvintes, mas sua melodia rock certamente no. 19 CAMPOS, Augusto. Balano da bossa e outras bossas. So Paulo: Perspectiva, 1974, p.182. 20 Link para o vdeo: http://letras.terra.com.br/donga/1120957/ 21 Tinhoro j argumentara com provas no ser esta a primeira gravao fonogrfica brasileira. 22 Estes versos so do tipo pentmetro imbico: tm 5 ps (slabas), na sequncia tona tnica. 23 Link para o vdeo: http://www.youtube.com/watch?v=WM6_DE0lBFE

No rastro do samba, Garota de Ipanema24, clssico da Bossa Nova, nos introduz em forma de redondilhas no ritmo malemolente da coisa de Ipanema: Olha que coisa mais linda[7] Mais cheia de graa[5] ela menina[5] Que vem e que passa[5] No doce balano[5] caminho do mar[5] Na contramo do timo tupi de ipanema rio sem peixe , o que primeira vista o eu-potico este flanur tupiniquim vislumbra um peixo em forma de mulher ao sol: garota-menina-moa, que passa na cadncia rotunda da redondilha: uma maior, cinco menores. Seguindo o mesmo ritmo, na estrofe seguinte a similaridade da rima tambm se completa e mantm: linda-menina e graa-passa, na 1 estrofe; douradobalanado e Ipanema-poema, na 2estrofe fazendo o passar da segunda ainda se encontrar com o mar que finaliza a primeira. Essa preciso da forma parece mesmo dar sustento ao sincopado da bossa-moa: Moa do corpo dourado[7] Do sol de Ipanema[5] O seu balanado[5] mais que um poema[5] a coisa mais linda[5] que eu j vi passar[5] Vale lembrar aqui, alis, a letra original de Vincius que, sob o ttulo Menina que passa25, tanto desagradou ao parceiro Tom Jobim, que no chegou ao conhecimento do grande pblico: Vinha cansado de tudo De tantos caminhos To sem poesia To sem passarinhos Com medo da vida Com medo de amar
24

25

Meu Deus, eu quero a mulher que passa! /Eu quero-a agora, sem mais demora /A minha amada mulher que passa!/ Que fica e passa, que pacfica,/ Que tanto pura como devassa (...)

Link para o vdeo: http://letras.terra.com.br/tom-jobim/20018/ O ttulo desta verso faz lembrar o famoso Soneto da mulher que passa:

Quando na tarde vazia To linda no espao Eu vi a menina Que vinha num passo Cheio de balano Caminho do mar Esta verso inicial no apresentaria outra tangncia com a famosa seno o compasso da redondilha no qual a menina passa. No bastasse a experincia potica visivelmente inferior, a verso traz ainda clima negativo a circundar o eu que trafega reflexivo, sorumbtico e medroso da vida, bem distinto do flanur zona sul que canta a garota passante de Ipanema. Aqui, a menina representa quase uma epifania, enquanto que na clssica verso, ao contrrio mais solar , faz de cara resplandecer ao sol a coisinha a passar. Porm, a despeito do cenrio Zona Sul26, praia, sol e bar decantado nas estrofes inicias, o que subjaz no refro em ambas as verses o temrio da solido a dois: a solido do eu que solitrio canta a beleza que passa; e da prpria beleza garota-meninamoa que tambm passa sozinha: Ah, porque estou to sozinho[7] Ah, porque tudo to triste[7] Ah, a beleza que existe[7] A beleza que no s minha[9] Que tambm passa sozinha[7] A linha meldica desta estrofe-refro, inclusive, a distingue, das estrofes iniciais: j no vem redondinha, porque plena de lamentaes. Numa perguntao gradativamente irnica27, o eu que canta parece aqui encontrar consolo na solido do outro que, por sua vez, passa tambm totalmente alheio quele que o v e canta: Ah, se ela soubesse[6] Que quando ela passa[5] O mundo inteirinho [5]
26

Na crtica de Tinhoro, a Bossa Nova, reiterando o cenrio Zona Sul - praia, sol, cerveja, garotas -, claramente idealizava uma determinada classe social e seu gosto, num processo ideolgico-musical alienado/alienante em relao ao contexto de ditadura militar. 27 Usa-se aqui o conceito de ironia no sentido socrtico: uma pergunta reduzida, sem interrogaes e sem carncia de respostas.

se enche de graa[5] E fica mais lindo[5] Por causa do amor [5] E muito embora, ao final, o amor seja reivindicado como o redentor de tudo, luz do sol, parece ser ao velho temrio da carncia e da falta j cantado por nossos ancestrais ibricos que essa Bossa novamente remete, revelando a efemeridade das coisas da vida que, efetivamente, passam. Djavan, em Faltando um pedao28, constri seus versos em redondilhas perfeitas e maiores: O amor um grande lao Um passo pruma armadilha Um lobo correndo em crculo Pra alimentar a matilha Destaca-se de incio este aspecto frequente na potica da msica popular: a licena. Muito embora todos saibamos que o coletivo de lobo no seja matilha, o poeta inicia por impetrar um mandato de licena potica e conferir aos lobos o coletivo que pertence na verdade aos ces, apenas para no perder a sequncia de ilha e filha e que, junto com armadilha, comporiam o feixe rmico das duas primeiras estrofes: Comparo sua chegada Com a fuga de uma ilha Tanto engorda, quanto mata Feito desgosto de filha Nestas estrofes iniciais, o tal pedao que falta ao amor desde o ttulo, ao longo dos versos, vai-se redondilhando, numa sucesso de metforas e comparaes, onde prevalecem em formas substantivas as equivalncias do amor: lao, passo-armadilha, lobo, fuga, desgosto. E, mais ainda, no incio da estrofe seguinte: raio galopante. O amor como um raio
28

Link para o vdeo: http://www.youtube.com/watch?v=TZPXCF4qYNk&feature=related

galopando em desafio Abre fendas cobre vales, revolta as guas dos rios Mas, enquanto na 1 quadra se enfatiza a figura da metfora, posto que o poeta afirma ser o amor um lao, um passo, um lobo imagens tanto cclicas quanto sinistras do amor a partir da 2 quadra, se considerarmos a cano um conjunto de seis quartetos, o poeta ameniza e doura a plula do amor na figura da comparao. A partir de ento o amor no , mas soa como se fosse. Nestes versos comparativos parecem residir as imagens mais enigmticas e escatolgicas da cano, pois ao mesmo tempo em que revelam um amor capaz de criar profundos acidentes geolgicos graves feridas na natureza, ondas, tsunmis, fendas imensas , tambm o fazem comparar imagtica de amarguras menores: as do limo ou as do espinho. Ainda assim, o ambiente descrito o cenrio prfido da solido: Quem tentar seguir seu rastro se perder no caminho Na pureza de um limo ou na solido do espinho Ou seja: esse amor djavanicamente agnico revela-se minguado e, conseguintemente, tambm se investe da rigidez da forma para revelar a carga smica da falta: O amor e a agonia cerraram fogo no espao Brigando horas a fio, o cio vence o cansao Enfim, esta cano de amor, no fundo, refere na verdade uma vez mais semntica despedaada da solido a dois: E o corao de que ama fica faltando um pedao Que nem a lua minguando, que nem o meu nos seus braos

Dentro da chamada vertente sertaneja brasileira cuja variada complexidade parte de Alvarenga e Ranchinho29, passa pelo rock rural de S e Guarabyra30 e chega aos limites de Zez de Camargo e Luciano e similares 31 a figura do cantador Elomar32 representa uma de suas expresses mais solitrias e sofisticadas. Sobre ele afirmou Vincius de Moraes: uma sbia mistura do romanceiro medieval, tal como era praticado pelos reis-cavalheiros e menestris errantes e que culminou na poca de Elizabeth, da Inglaterra; e do cancioneiro do Nordeste, com suas toadas em teras plangentes e suas canes de cordel, que trazem logo mente os brancos e planos caminhos desolados do serto, no fim extremo dos quais reponta de repente um cego cantador com os olhos comidos de glaucoma e guiado por um menino - anjo a cantar faanhas de antigos cangaceiros ou "causos" escabrosos de paixes esprias sob o sol assassino do agreste.33 Desta sorte, sendo o nosso cantador mais prximo do romanceiro medieval, Elomar , em O pedido34, realiza uma atpica porque moderna cantiga de amigo, J que tu vai l pra fra traga de l para mim gua da ful que chra, Um novelo e um carrim que, enquanto tpica cano do campo, da cidadezinha, pede vnia para fazer uso irrestrito da linguagem dialetal, falada/cantada aqui transcrita de ouvido , a conferir certa autenticidade voz que emite o som que canta:

29

Popular e pioneira dupla sertaneja brasileira, formada em 1929 por Murilo Alvarenga (1911 - 1978) e Disis dos Anjos Gaia, o Ranchinho (1912 - 1991). 30 Luz Carlos Pereira de S (1945) e Guttemberg Nery Guarabyra Filho (1947). Eram artistas solo at formarem, juntamente com Z Rodrix Jos Rodrigues Trindade (1947-2009), que antes era do grupo Som Imaginrio , a banda de rock rural, S, Rodrix & Guarabyra, que alcanou sucesso a partir de 1971. 31 Dupla sertaneja brasileira formada pelos irmos Mirosmar Jos de Camargo, o Zez di Camargo, e Welson David de Camargo, o Luciano. Lanaram o 1 sucesso, o amor, em 1991. 32 Na definio do dicionrio Cravo Albin: Com seu canto, inspirado no falar sertanejo e com sua construo musical inspirada na tradio trovadoresca da Idade Mdia, tambm apontado, por seus admiradores como menestrel. (...) Seus discos so considerados referncia da msica regional. 33 Texto do poeta Vincius de Moraes, para a contracapa do LP "Elomar...das barrancas do Rio Gavio", de 1973. 34 Link para o vdeo: http://www.cifras.com.br/cifra/elomar/o-pedido

Traz um pacote de miss Meu amigo Ah! Se tu visse Aquele cego cantad Um dia ele me disse Jogando um mote de am Que eu havera de viver Por este mundo e morrer Ainda em fl O tema cantado conforme observara Vincius , pleno de cordis, caminhos desolados do serto, cegos videntes cantadores e paixes esprias se encaixa perfeitamente forma da redondilha maior, tipo de verso que compe a base rtmica da cantiga de Elomar: Passa naquela barraca Daquela mul reisra Onde almoamo paca, Panelada e frigidra Int oc disse uma loa Gabando a bia boa Que das casa da cidade Aquela era a primra Aos poucos o eu-lrico, revelando o universo onde transita, vai discorrendo sobre todas as coisas e personagens que caracterizam o seu restrito mundo. A feira representa o mundo externo, do outro, pleno de novidades breves. E o pedido permanece: Traz pra mim vs brevidade Que eu quero mat a sdade Faz tempo que fui na fra Ai sdade... Neste cenrio repleto de quermesses e feitiarias, onde haver sempre uma lua cheia, sob a qual um lobisomem dever passear seus msticos poderes, uma vez mais o sagrado e o profano aparecem, num mesclado caracterstico ao habitat do poeta cantador. Tudo isto dentro da lgica da culpa e do perdo barrocos e sua retrica misteriosa de antteses:

Ah! Pois sim, v se num esquece D'inda nessa lua cha Ns vai brinc na quermesse L no riacho d'ara Na casa daquele hme, Feiticro curad Que o dia intro hme Filho de Nosso Sinh Mas dispois da meia noite lobisme cumed Dos pago que as me esqueceu Do Batismo salvad A epifania que demarca o estilo da cantiga se d quando, na estrofe final, a voz que canta revela um eu-lrico feminino a moa do campo, da aldeia que, presa de seu prprio destino, pede/ordena saudosa ao amigo que lhe traga uns regalos da cidade, a fim de tornar-se a mais bonita dentre as flores ainda que em terra de cego: Ah! Pois sim v se num esquece De traz ruge e carmim Ah! Se o dinheiro desse Eu queria um trancelim E mais trs metros de chita Que pra eu faz um vestido E ficar bem mais bonita Que Mad de Juca Dido, Zefa de Nh Joaquim Ao mesmo tempo em que circunscrita ao aspecto formal da redondilha, a cano de Elomar destoa dos motes que envolviam o cantar de amigo tradicional. Se, na viso de Antnio J. Saraiva, em sua Histria da Literatura Portuguesa35, pode-se classificar as cantigas de amigo, de acordo com os temrios tais quais das bailadas ou bailias, das romaria, marinhas ou barcarolas, (...) das cantigas de fonte, de cenas venatrias, de amiga e me, de amiga ou amigas (s vezes ditas irmanas), de despedida, etc., sempre numa perspectiva de inferioridade emocional da mulher em relao ao sexo oposto, em O pedido a temtica inusitada, porque aqui a moa pede
35

SARAIVA, Antonio Jos. Histria da Literatura Portuguesa. Porto Editora, p. 64.

sem splica a um amigo que parte e que volta. Trata-se, portanto, no de uma cantiga de lamentaes ou tristes despedidas de amores incompreendidos, mas antes de uma espcie de anti-cantiga de amigo, onde o que prevalece na forma do pedido-quaseordem a autoafirmao da moa na exposio lrica de suas vontades feminis: J que tu vai l pra fra Meu amigo, traz essas coisinha Para mim.

Por sua diversidade rtmica e sua variao tonal, o decasslabo recebe mltipla classificao, em funo mesmo das posies das slabas tnicas que lhe determinam o ritmo. No texto dOs Lusadas, por exemplo, Cames j se fartara dos hericos: As armas e os bares assinalados [2, 6, 10] (...) por motivo de guerra reforados; [3, 6, 10] Na sequncia das medidas clssicas, reparemos que a ousada MPB tambm se valeu dessa complexa forma do verso, a fim de expressar suas emoes. A cano Livros36, de Caetano Veloso, dentro de uma perspectiva intertextual, aproveita-se do mote do popular Cho de estrelas37, de Orestes Barbosa e Silvio Caldas, Tu pisavas os astros, distrada, Sem saber que a ventura desta vida a cabrocha, o luar e o violo para, tambm, em perfeitos decasslabos, construir esta to clssica quanto sofisticada amostra de MPB: Tropeavas nos astros desastrada [3, 6, 10] Quase no tnhamos livros em casa E a cidade no tinha livraria Mas os livros que em nossa vida entraram So como a radiao de um corpo negro Destaque-se que, com esta espcie de decasslabo variao do herico, fixando a primeira tnica na slaba 3 ao invs da 2 , Livros literalmente alude, na forma e no
36 37

Link para o vdeo: http://www.youtube.com/watch?v=7vV22LRNrpk Link para o vdeo: http://www.youtube.com/watch?v=wvSsOpA7jm4

nome-objeto, ao clssico-popular momumento da lngua portuguesa, eregido por Cames, Os Lusadas. Em contrapartida, ao variar dentro da tnica camoniana, enfatizando o decasslabo 3, 6 10 mais conhecido como martelo agalopado , Caetano adequa a clssica forma s caractersticas intrnsicas da popular cano que canta uma espcie de marcha-maracatu moderna: Apontando pra a expanso do Universo Porque a frase, o conceito, o enredo, o verso (E, sem dvida, sobretudo o verso) o que pode lanar mundos no mundo. Numa breve aproximao entre os ambientes lrico-poticos das duas canes, ressaltam as diferenas sociais que envolvem os eu-lricos. Enquanto no Cho de estrelas o eu lrico lamenta, rimada e linearmente com incio, meio e fim , o palco iluminado que era sua vida antes do evento que culmina na desiluso amorosa, a cano de Caetano nos apresenta in media res e abolindo rimas um universo lrico complexo, onde a relao eu-outro tem de permeio o objeto livro, metfora-ttulo da cano: Tropeavas nos astros desastrada Sem saber que a ventura e a desventura Dessa estrada que vai do nada ao nada So livros e o luar contra a cultura. A cano de Orestes Barbosa no apenas canta o palco iluminado da pobreza afinal esse cho est poeticamente estrelado do reflexo das estrelas que transpassam o teto do barraco de zinco, sem telhado , mas tambm liricamente enfatiza o velho discurso da conformidade, difundido no senso comum, sobretudo, pelo Naturalismo literrio38, de que a despeito da penria material, da misria e da excluso se pode encontrar a felicidade, bastam a cabrocha, o luar e o violo39.
38

Baseado numa viso filosfica, segundo a qual o mundo somente pode ser explicado pelas leis da natureza; e de que o homem est inevitavelmente sujeito e condicionado ao biolgico o que lhe determinaria o social , o Naturalismo, pioneiramente, retratou cenas felizes de ambientes pobres, quer seja no campo, na fbrica ou na vida social. 39 As festas ocorridas nO cortio, clssico de Aluzio Azevedo (1857-1913) servem para exemplificar esta afirmativa.

Mas, e os Livros: Os livros so objetos transcendentes Mas podemos am-los do amor tctil Que votamos aos maos de cigarro Dom-los, cultiv-los em aqurios, J pelo prprio objeto-fetiche da cano de Caetano o livro percebe-se a distino de classe entre um ambiente potico e o outro. Se no Cho de estrelas o que ilumina a lua, no universo lrico caetaneado, os livros so objetos transcendentes e que iluminam, inclusive, o amor cantado. A cano de Caetano, desta forma, consegue conferir maior carga potica aos livros do que a cano que a inspirou conferiria prpria lua: Em estantes, gaiolas, em fogueiras Ou lan-los pra fora das janelas (Talvez isso nos livre de lanarmo-nos) Ou o que muito pior por odiarmo-los Podemos simplesmente escrever um Composto em decasslabos viscerais, o universo letrado de Livros, portanto, representa a metfora subversiva da luz o luar da razo , a redimir o homem do limbo do nada, quer dizer: da aniquilao da morte: Encher de vs palavras muitas pginas E de mais confuso as prateleiras. Tropeavas nos astros desastrada Mas pra mim foste a estrela entre as estrelas E, concluindo com o que afirma a cantiga: (E, sem dvida, sobretudo o verso) o que pode lanar mundos no mundo, o poeta parece corroborar com o insigth que originou este ensaio a crena no irrevogvel poder transformador da palavra potica cantada.

Seguindo a perspectiva da metfora social, Gilberto Gil em A novidade40, na forma de decasslabos raros, tambm chamados pentmetro imbico um misto do herico e do sfico , realiza a proeza meldica de fazer tnicas todas as slabas pares do verso: A novidade veio dar praia Na qualidade rara de sereia Metade o busto d'uma deusa Maia Metade um grande rabo de baleia A novidade mesmo conseguir que esta forma clssica d sustento ao ritmo do reggae, compondo uma das mais belas canes populares de temtica sociocultural, de diferena de classes: enquanto o esfomeado figura metfora do homem comum, excludo pela ignorncia, v na novidade apenas um peixe, para lhe saciar a carncia da fome fsica, o poeta, visto enquanto aquele que consegue enxergar para alm da fome material, reivindica a transcendncia da compreenso para alm do estmago, aspirando ao sonho profundo, esotrico e transcendental que lhe pertence para alm da mdia do senso comum. Contudo, o reggae heroico-sfico, em sua forma, serviu como luva para conter a estria da sereia cantada somente at o instante em que a novidade comea a virar paradoxo. E depois, guerra. Dali em diante, os versos tornar-se-iam to irregulares quanto os episdios que cantam: A novidade era o mximo[7] Do paradoxo[4] Estendido na areia[[6] Alguns a desejar[6] Seus beijos de deusa[5] Outros a desejar[6] Seu rabo pr ceia...[5]

40

Link para o vdeo: http://letras.terra.com.br/gilberto-gil/46179/

No refro, refora-se a inteno de denncia da cano, quando o que se reflete o paradoxo do mundo, contido na desigualdade material e cultural reincidente entre os humanos: Oh! Mundo to desigual Tudo to desigual ! Oh! De um lado esse carnaval De outro a fome total ! Sendo um reggae, a cano de imediato remeteria talvez a realidades faveladas, negras e pobres (Alagados, Trenchtown, Favela da Mar), mas o poeta, transferindo a cena para a beira da praia, deu vez ao ambiente rude da pesca tambm iletrado , ao mesmo tempo em que circunscreve seus personagens ao mitolgico e potico cenrio do mar. Dois observadores, um s objeto. Duas vises de mundo: E a novidade que seria um sonho O milagre risonho da sereia Virava um pesadelo to medonho Ali naquela praia, ali na areia... Da diferena de classe nasce a discrdia da guerra: eis a cruel novidade que faz ftil o sonho dos homens. Mais ainda, para alm da leitura social, na cantiga de Gil misturamse tambm o sagrado e o profano, uma vez que na figura da sereia parte mulher, parte peixe , eros tambm passeia. Assim, quer seja da fome estomacal quer seja da fome sexual, em A novidade todas as necessidades do corpo encontram-se, em conflito, explodindo: A novidade era a guerra[7] Entre o feliz poeta[6] E o esfomeado[4] Estraalhando[4] Uma sereia bonita[7] Despedaando [4] o sonho pra cada lado[7]

Embora todo alexandrino seja um dodecasslabo, nem todo verso de 12 slabas um alexandrino. Sobretudo porque a modalidade alexandrina exige preciso nas duas tnicas a 2 e a 4. Portanto, de ritmo mais solto em relao ao alexandrino clssico, e mesmo por sua natureza alternativa, o verso dodecaslabo parece ajustar-se melhor sncope da popular msica brasileira. Vejamos que, em Anunciao41, esta a forma com que Alceu Valena nos apresenta o ambiente tanto escatolgico, quanto proftico e libidinoso que prepara a apario deste ente-tu vindouro, a quem o eu-potico espera. Meio sagrado, meio profano, o clima geral da cano uma vez mais reivindica, na moderna MPB, razes ibricas presentes na poesia mstico-religiosa42. Aludindo a metforas e smbolos do mito cristo, esta modalidade potica, em busca da transcendncia, pautada por uma expresso sensual do amor ao ser divino. E este desejo desce da alma rumo ao corpo, numa vontade intensa de unio com o sagrado, atingindo uma espcie de xtase mstico. Neste processo de antropoformizao, conforme se v nos versos da cano, a lrica amorosa faz revelar um misto de eroticidade e santidade, ao cantar a estria de um eu que espera um outro, embalado pela bruma das mais profundas paixes,: Na bruma leve das paixes que vm de dentro Tu vens chegando pra brincar no meu quintal Adotada pelo barroco, essa vertente tornar-se-ia corriqueira na produo lrica de Gregrio de Matos, por exemplo, na mescla do sagrado com o profano, de f com sensualidade. Ento, em versos trmeros, assim chamados por possurem ps tripenicos de quarta, ou 3 acentos tnicos, nas 4, 8 e 12 slabas alternados de 4 em 4 o ritmo

41 42

Link para o vdeo: http://www.youtube.com/watch?v=Ud8w9PFTl9c&feature=related Refiro-me aqui, sobretudo, produo ertico-religiosa dos carmelitas espanhis Santa Teresa de vila (1515-1582) e So Joo de la Cruz (1542-1591).

anunciado parece mesmo cavalgar a slaba luz sol, cobrindo de sensualidade a imagem potica. Nesta perspectiva, o erotismo do texto de Alceu latente. O anjo pernambucano, seguindo o modelo do anjo bblico43, tambm porta o anncio de uma ambigua paixo; mas enquanto a bblica filial; a paixo que vem de dentro de Alceu, iconoclasta, fsica, carnal. E atravs do ambiente semntico de sinos, domingos, catedrais, sinais mesclados a sussurros ao ouvido , este anjo parece querer mais esconder do que revelar a verdadeira identidade, e os reais propsitos, da figura que vem chegando, com o peito nu e os cabelos ao vento: No teu cavalo peito nu, cabelo ao vento E o sol quarando nossas roupas no varal Na sequncia, o refro visionrio misticamente retumba a verdade da profecia evocada nos versos. E para este efeito variando o critrio rtmico o poeta faz jus soar este dodecasslabo muito distinto, com tnica em todas as slabas pares que, sendo seis, nos permite cham-lo hexmetro imbico44, a alternar tona-tnica como o badalar mesmo de sinos: Tu vens, tu vens, eu j escuto os teus sinais Tu vens, tu vens, eu j escuto os teus sinais Enfim, esta variao dentro da mtrica dos dodesasslabos parece ter servido bem ao propsito ertico agalopado do xote de Alceu, A voz do anjo sussurrou no meu ouvido Eu no duvido, j escuto os teus sinais Que tu virias numa manh de domingo Eu te anuncio nos sinos das catedrais... porque, como o poeta j revelara macunaimicamente45 desde o incio do texto, os dois da cano apadrinhados pelo anjo , vo mesmo brincar nus no quintal.
43

Na Anunciao crist, o Arcanjo Gabriel avisa a Maria que, apesar da virgindade, milagrosamente conceberia uma criana, que seria o Filho de Deus. 44 Uma corruptela do decasslabo tipo pentmetro imbico misto de sfico e heroico , que traz tnicas todas as slabas pares do verso. 45 Referncia Macunama, personagem clssico de Mrio de Andrade, que usava o termo brincar no sentido de fazer sexo.

3. POR UMA CONCLUSO

Para este texto cheio de exemplos esparsos , foram eleitos, aleatoriamente, seis clssicos de distintas pocas e estilos da MPB: Garota de Ipanema, Faltando um pedao, O pedido, Livros, A novidade, Anunciao. Porm, propositalmente, trs formas poticas com nveis de dificuldades bastante distintos dentro da lgica da medida potica tambm foram contemplados: 3 redondilhas, duas menores e uma maior, 2 decasslabos e 1 dodecasslabo na ordem respectiva em que aparecem as canes. Uma infinidade de outros exemplos de canes metricamente perfeitas com as quais a msica popular teceu suas rimas ao longo dos sculos XX e XXI poderiam aqui ter sido citados: o media res redondilhado no verso primeiro do Onde anda voc46, o martelo agalopado de O quereres47, os rarssimos hendecasslabos de O cime48 apelidados tambm galope beira mar , ou o arredondado das velas do Mucuripe49 de Fagner, ou do compasso da A Banda50 de Chico etc.: todos a confirmar que o metro clssico esteve sempre presente, dando auxlio luxuoso variao lingustica dos ritmos que compem a moderna MPB.

4. BIBLIOGRAFIA:

46 47

Link para o vdeo: http://www.youtube.com/watch?v=E2OG1hqjw9c Link para o vdeo: http://www.youtube.com/watch?v=Njjeb2bN578 48 Link para o vdeo: http://letras.terra.com.br/caetano-veloso/44755/ 49 Link para o vdeo: http://www.youtube.com/watch?v=mWtb8CQ3Ceo&feature=fvwrel 50 Link para o vdeo: http://www.youtube.com/watch?v=wFPPawLq_5Q

1. ANDRADE, Mrio de. Ensaio sobre a msica brasileira. 3 ed. So Paulo: Vila

Rica; Braslia: INL, 1972.


2. CAMPOS, Augusto de. Balano da bossa e outras bossas. So Paulo:

Perspectiva, 1974.
3. CNDIDO, Antonio. Formao da literatura brasileira (momentos decisivos).

4., So Paulo: Martins, s.d. v. 1


4. CASTRO, Ruy. Chega de saudade. So Paulo: Companhia das Letras, 1990. 5. FAVARETTO, Celso. Tropiclia: alegoria, alegria. So Paulo: Kairs, 1979. 6. HOLLANDA, Helosa Buarque de. Impresses de viagem: CPC, vanguarda e

desbunde: 1960/70. So Paulo: Brasiliense, 1980.


7. NAPOLITANO, Marcos. Sncope das Idias: a questo da tradio na msica

popular brasileira. [S.l.]: Editora Fundao, Perseru Abramo, 2007.


8. SARAIVA, Antonio Jos. Histria da Literatura Portuguesa. Porto Editora. 9. TATIT, Luiz. O sculo da cano. Cotia: Ateli Editorial, 2004. 10. TINHORO, Jos Ramos. Msica popular um tema em debate. So Paulo:

Editora 34, 1997.


11. WISNIK, Jos Miguel. Machado maxixe. O caso Pestana. In Teresa, n 4/5.

So Paulo: Editora 34, 2003.


12. WISNIK, Jos Miguel. Sem receita: ensaios e canes. So Paulo: PubliFolha,

2004.
13. www.dicionariompb.com.br

Вам также может понравиться