Вы находитесь на странице: 1из 15

EXERCCIOS DO FALUN GONG

Buda Mostrando as Mil Mos (Fo Zhan Qian Shou Fa) Princpio: O objetivo do exerccio de Buda Mostrando as Mil Mos de alongar e abrir todos os canais de energia do corpo. Depois de praticarem este exerccio, iniciantes sero capazes de adquirir energia em um curto espao de tempo e praticante experientes podero se aprimorar rapidamente. Este exerccio requer que todos os canais de energia sejam abertos desde o comeo, permitindo que praticantes pratiquem num nvel bastante alto imediatamente. Um Grande Caminho de Cultivo , como regra, fcil e simples de se aprender. Apesar dos movimentos serem simples, eles controlam num nvel macro muitas coias desenvolvidas pelo sistem de cultivo inteiro. Ao fazer o exerccio, o praticante sentir seu corpo quente e notar a existncia de um forte campo de energia. Isto causado pelo alongamento e abertura de todos os canais de energia do corpo inteiro. O objetivo desbloquear todos as reas onde a energia est bloqueada, permitir que a energia circule livre e facilmente, mobilizar a energia dentro do corpo e debaixo da pele, circulando vigorosamente e absorver uma grande quantidade de energia do universo. Ao mesmo tempo, ele capacita o praticante a entrar rapidamente no estado no qual ele ter um campo de energia qigong. Este exerccio praticado como o exerccio bsico do Falun Gong e normalmente feito primeiro. Ele um dos mtodos para se fortalecer o cultivo. Verso: Shenshen HeYi Dong Jing Suiji Dingtian Duzun Qianshou Foli Preparao: Relaxe o corpo inteiro mas no muito frouxo. Mantenha os ps separados na mesma largura que a distncia dos ombros. Dobre os joelhos levemente. Mantenha os joelhos e os quadris relaxados. Traga o queixo para dentro levemente. Toque o palato superior com a ponta da lngua. Deixe um pequeno espao entre os dentes. Feche os lbios e o olhos suavemente. Mantenha uma expresso serena no rosto. Durante a prtica voc ter a sensao de ser grande e alto. Junte as mos (Liangshou Jieyin): Levante ambas as mos com as palmas voltadas para cima. As pontas do dois dedes se tocam levemente. Una os outros quatro dedos de uma mo e sobreponha-os encima dos dedos da outra mo. Para homens, a mo esquerda sobre a direita; para mulheres a mo direita sobre a esquerda. As mos formam uma forma oval em frente ao adbmen inferior. Mantenha ambos os braos levemente a frente, com os cotovelos suspensos para que as axilas permaneam abertas. (figura 1-1).

Maitreya Alongando suas Costas (Mile Shenyao): Comece com Jieyin (a postura de juntar as mos). Ao levantar as mos juntas, estique ambas as pernas gradualmente. Quando as mos estiverem a altura do rosto, separe-as e vire as palmas para cima gradualmente. Quando as mos estiverem acima do topo da cabea, as palmas voltam-se para cima e os dedos apontam para os outros dedos a uma distncia de 20-25 cm entre elas (figura 1-2). Ao mesmo tempo, pressione a cabea para cima e pressione os dois ps para baixo no cho. Pressione para cima vigorosamente com a base de ambas as palmas e alongue o corpo por 2 a 3 segundos. Depois relaxe o corpo todo imediatamente, particularmente os joelhos e o quadril devem retomar o estado relaxado. Tatagata Enchendo o Topo da Cabea de Energia (Ruali Guanding): Siga a postura anterior. Gire ambas as mos simultaneamente, de modo que a parte interna do punho fique voltada para a outra, formando assim o formato de um funil. Flexione os punhos e mova os para baixo (figura 1-3). Quando as mos alcanarem a altura do peito, as palmas voltam-se para o peito a uma distncia de aproxidamente 10 cm. Continue a mover ambas as mos para baixo em direo ao abdmen inferior. (figura 1-4). Pressione as Mos Juntas em Frente ao Peito (Shuangshou Heshi): Ao alcanar a rea do abdmen inferior, levante imediatamente as mos na altura do peito e Heshi (figura 1-5). Ao se fazer o Heshi, os dedos e a base das palmas so pressionadas uma contra a outra, deixando um espao entre as palmas. Mantenha os cotovelos para frente, com os antebraos formando uma linha reta. (Mantenha as mos na postura de ltus, exceto ao fazer o Heshi e Jieyin, o mesmo serve para o prximo exerccio).

Mos Apontando para o Cu e a Terra (Zhangzhi Qiankun): Comece com a postura de Heshi. Separe ambas as mos a uma distncia de 2 a 3 cm e ao mesmo tempo comece a vir-las. Homens giram a mo esquerda (mulheres a mo direita) em direo ao peito e giram a mo direita para fora, de modo que a mo a esquerda esteja em cima e a direita em baixo. Ambas as mos formam uma linha reta com os antebraos (figura 1-6). Depois disto estique o antebrao esquerdo diagonalmente para o lado esquerdo superior, com a palma voltada para baixo at que a mo alcance a altura da cabea. Mantenha a mo direita em frente ao peito com a palma voltada para cima. Ao mesmo tempo em que voc estiver estendendo a mo esquerda, alongue todo o corpo gradualmente, pressione a cabea para cima e pressione os ps para baixo. Alongue a mo esquerda para cima, em direo a lado esquerdo superior, enquanto a mo direita que est em frente ao peito se alonga para fora juntamente com o brao (figura 1-7). Alongue por 2 a 3 segundos e relaxe o corpo inteiro repentinamente. Traga a mo esquerda de volta para frente do peito e Heshi (figura 1-5). Agora vire as palmas novamente. A mo direita (a mo esquerda para mulhers) est sobre a mo esquerda (sobre a mo direita para mulheres) (figura 1-8).

A mo direita repete os movimentos anteriores da mo esquerda, ou seja, estique o brao direito diagonalmente na direo do canto superior direito com a palma da mo voltada para baixo at que ela alcance a altura da cabea. Mantenha a mo esquerda em frente ao peito com a palma da mo voltada para cima. Depois de alongar (a figura 1-9), relaxe o corpo todo de uma vez s. Traga a mo de volta para Heshi em frente ao peito (figura 1-5). Macaco Dourado Dividindo seu Corpo (Jinhou Fenshen): Comece com a postura de Heshi. Separe as mos em frente ao peito e estenda-as para os lados do corpo, formando uma linha retal com os ombros. Gradualmente alongue o corpo todo. Pressione a cabea para cima, os ps para baixo, estique as mos rigorosamente aos lados e alongue nas quatro direes (figura 1-10) por 2 a 3 segundos. Imediatamente solte o corpo inteiro e Heshi (figura 1-5).

Dois Drages Mergulhando no Mar (Shuanglong Xiahai): Comeando do Heshi, separe as mos e estenda-as diretamente para baixo em frente ao corpo. Quando ambos os braos estiverem paralelos e retos, eles devem formar um ngulo de aproximadamente 30 graus com as pernas (figura 1-11). Alongue todo o corpo. Pressione a cabea para cima e os ps para baixo. Alonge por 2 a 3 segundos. Relaxe o corpo todo instantaneamente. Traga as mos de volta e Heshi. Bodhisattva Colocando as Mos nos Ltus (Pusa Fulian): De Heshi, separe ambas as mos e estenda-as diagonalmente para os lados do corpo, formando um ngulo de 30 graus com as pernas (figura 1-12). Alongue o corpo inteiro gradualmente e alongue as pontas dos dedos para for a e para baixo com um pouco de fora. Relaxe o corpo inteiro imediatamente. Traga as mos de volta ao peito e Heshi. Arhat Carregando uma Montanha nas Costas (Luohan Beishan): Comece com Heshi. Separe as mos e estenda-as para trs do seu corpo. Ao mesmo tempo, volte ambas as palmas para trs. Quando as duas mos estiverem atrs do corpo, o ngulo entre os punhos e o corpo dever ser de 45 graus (figura 1-13). Alonge o corpo inteiro gradualmente. Depois que ambas as mos estiverem na posio certa, pressione a cabea para cima e os ps para baixo. Mantenha o corpo ereto e alongue durante 2 a 3 segundos. Relaxe todo o corpo imediatamente. Traga as mos de volta e Heshi.

Vajra Derrubando Uma Montanha (Jingang Paishan): Comece com Heshi. Separe ambas as mos e pressione para frente com as palmas. Os dedos apontam para cima. Mantenha os braos na altura dos ombros. Depois que os braos estiverem esticados, pressione a cabea para cima e os ps para baixo. Mantenha o corpo ereto (figura 1-14). Alongue durante 2 a 3 segundos. Relaxe o corpo inteiro de uma s vez. Ponha as mos juntas em frente ao peito e retorne a Heshi.

Sobreponha as Mos em frente do Abdmen Inferior (Diekou Xiaofu): Comece com Heshi. Mova as mos para baixo lentamente, voltando as palmas das mos para a rea do abdmen inferior. Quando as mos alcanarem a rea do abdmen inferior, sobreponha as mos. Para homens, a mo esquerda para dentro e para as mulheres a mo direita fica para dentro. A palma de uma mo volta-se para as parte de trs da palma da outra mo. Mantenha uma distncia de 3 cm entre as mos e entre a mo interna e o abdmen inferior. Normalmente se mantm esta posio durante 40 a 100 segundos (figura 1-15). Termine este exerccio com Liangshou Jieyin (figura 1-16).

A Postura de P do Falun (Falun Zhuang Fa) Princpio: Esta a segunda srie de exerccios do Falun Gong. uma meditao tranquila de p composta de quatro movimentos de segurar a roda. Os movimentos so montonos e cada postura precisa ser mantida durante um longo tempo. Os principiantes podem sentir os braos e doloridos no comeo. No entanto, depois da prtica eles sentiro seu corpo completamente relaxado, sem sentirem nenhum cansao tpico de como se sentem depois de trabalhar. Na medida emque a frequncia e a durao da prtica aumenta, praticantes podem sentir o Falun girando entre os dois braos. A prtica freqente da Postura de P do Falun permitir que o corpo inteiro do se abra completamente e que a potncia de gong seja fortalecida. A Postura de P do Falun um mtodo de cultivo compreensivo para aumentar a sabedoria, elevar nveis e fortalecer os poderes divinos. Os movimentos so simples, ainda assim possvel se alcanar muito com este exerccio e o que se pratica inclui tudo. Faa os movimentos naturalmente durante a prtica. Voc deve estar consciente que est praticando. No ocile, apesar de ser normal mover-se levemente. Como outros exerccios de Falun Gong, o trmino deste exerccio no significa o fim da prtica porque o Falun nunca para de girar. A durao de cada movimento pode ser variar de pessoa para pessoa, entretanto, quanto mais tempo durar melhor. Verso: Shenghui Zengli Rongxin Qingti Simiao Siwu Falun Chuqi Preparao: Relaxe o corpo inteiro mas no muito frouxo. Mantenha os ps separados na mesma distncia que a distncia dos ombros. Dobre os joelhos levemente. Mantenha os joelhos e os quadris relaxados. Traga o queixo para dentro levemente. Toque o palato superior com a ponta da lngua. Deixe um pequeno espao entre os dentes. Feche os lbios e o olhos suavemente. Mantenha uma expresso serena no rosto. Shuangshou Jieyin (Junte as Duas Mos) (figura 2-1)

Segurando a Roda em Frente a Cabea (Toqian Baolun): Comece de Jieyin. Eleve ambas as mos lentamente do abdmen inferior e separe-as ao mesmo tempo. Quando as mos alcanarem a altura da cabea, as palmas estaro voltadas para o rosto, na altura das sobrancelhas. As pontas dos dedos de ambas as mos apontam para as pontas dos dedos da outra mo a uma distncia de 15 cm. Ambos os braos formam um crculo e o corpo inteiro est relaxado (figura 2-2 ).

Segurando a Roda em Frente ao Abdmen (Fuqian Baolun): Mova ambas as mos gradualmente para baixo. Mantenha a postura inalterada at que as mos alcancem a rea do abdmen inferior. Mantenha uma distncia de 10 cm entre as mos e o abdmen. Mantenha ambos os cotovelos a frente, mantendo as axilas abertas. As palmas das mos voltam-se para cima. Os dedos de uma mo apontam para os dedos da outra mo a uma distncia de 10 cm. Os braos formam um crculo (figura 2-3). Segurando a Roda Acima da Cabea (Touding Baolun): Da postura anterior, eleve as mos lentamente, mantendo o formato circular com os braos inalterado. Segure a roda acima da cabea, com os dedos de uma mo apontando para os dedos da outra mo. Mantenha os ombros, os braos, os cotovelos e os punhos relaxados (figura 2-4). Segurando a Roda nos Dois Lados da Cabea (Liangce Baolun): Mova as duas mos vagarosamente da posio anterior para as laterais da cabea. Mantenha as palmas de ambas as mos voltadas para as orelhas, os antebraos eretos e os ombros relaxados. No coloque as mos muito prximas das orelhas (figura 2-5). Sobreponha as Mos em Frente ao Abdmen Inferior (Diekou Xiaofu): Mova ambas as mos para baixo lentamente da posio anterior ao abdmen inferior. Sobreponha as mos (figura 2-6). Termine o exerccio com Liangshou Jieyin (figura 2-7). Penetrando os Dois Extremos Csmicos (Guantong Liangji Fa) Princpio: Este exerccio tem como objetivo penetrar a energia csmica e mistur-la com a energia dentro do corpo. Uma grande quantidade de energia expelida e absorvida. Num curto prazo de tempo, o praticante pode expelir o qi negro e patognico de seu corpo e absorver uma grande quantidade de qi do cosmos, de forma que seu corpo venha a ser purificado e a alcanar o estado de O Corpo Branco-Puro rapidamente. Alem disso, ao se fazer os movimentos com as mos, este exerccio facilita a "abertura do topo da cabea e desbloquea as passagens embaixo dos ps. Antes de realizar o exerccio, imagine-se como dois barris vazios e grandes, entre o cu e a terra, gigantescos e incomparavelmente altos. Com o movimento das mos para cima, o qi dentro do corpo corre diretamente para fora pelo topo da cabea para o extremo csmico superior; com o movimento das mos para baixo, o qi sai atravs da parte debaixo dos ps para os extremos csmicos inferiores. Seguindo os movimentos das mos, a energia retorna para dentro de seu corpo, de ambos extremos csmicos e depois emitida na direo oposta. Repita os movimentos alternadamente nove vezes. No nono movimento, mantenha a mo esquerda (direita para as mulheres) acima e aguarde a chegada da outra mo. Depois mova ambas as mos para baixo juntamente, trazendo a energia para os extremos inferiores e depois de volta para os extremos superiores ao longo do corpo. Aps as mos moverem-se para cima e para baixo nove vezes, a energia trazida de volta para seu corpo. Gire o Falun no sentido horrio (visto pela frente) na altura

do abdmen inferior quatro veze para girar a energia que est do lado de fora do corpo para dentro do corpo. Junte as mos para terminar o exerccio, mas no a prtica. Verso: Jinghua Benti Fakai Dingdi Xinci Yimeng Tongtian Chedi Preparao: Relaxe o corpo inteiro mas no muito frouxo. Mantenha os ps separados na mesma distncia que a distncia dos ombros. Dobre os joelhos levemente. Mantenha os joelhos e os quadris relaxados. Traga o queixo para dentro levemente. Toque o palato superior com a ponta da lngua. Deixe um pequeno espao entre os dentes. Feche os lbios e o olhos suavemente. Mantenha uma expresso serena no rosto. Shuangshou Jieyin (Junte as Duas Mos) (figura 3-1) e Heshi (figura 3-2) (traga as mos para o meio do peito). Movimento com Uma Mo (Danshou Chongguan): Do Heshi, comece o movimento de uma mo. As mos movem-se lentamente ao longo do mecanismo de energia (Qiji) fora do corpo. Seguindo os movimentos das mos, a energia dentro do corpo flue para cima e para baixo continuamente. Para homens, levante a mo esquerda primeiro; para mulheres, levante a mo direita primeiro (figura 33). Lentamente levante a mo passando ao longo do rosto e extendo-a alm do topo da cabea. Ao mesmo tempo, abaixe lentamente a mo direita (esquerda para mulheres). Mantenha ambas as mos movendo alternadamente desta maneira (figura 3-4). Mantenha a palma de ambas as mos voltadas para o corpo a uma distncia de 10 cm. Ao fazer o exerccio, mantenha o corpo inteiro relaxado. Um movimento para cima e para baixo conta com uma vez. Repita nove vezes.

Movimento com Duas Mos (Shuangshou Chongguan): No nono movimento de uma mo s, a mo esquerda (direita para mulheres) permanece acima e espera enquanto a outra mo sobe. Ambas as mos apontam para cima (figura 3-5). Aps, mova ambas as mos para baixo ao mesmo tempo (figura 3-6). Mantenha a palma das mos voltadas para o corpo a uma distncia de 10 cm. Um movimento para cima e para baixo conta como uma vez. Repita nove vezes.

Girando o Falun com as Duas Mos (Shuangshou Tuidong Falun): Depois de completar o exerccio com as duas mos, mova ambas as mos para baixo, passando do rosto e sobre o peito at que alcance a rea do abdmen inferior. Agora mova o Falun no abdmen inferior (figuras 3-7, 3-8 e 3-9) com a mo esquerda dentro para os homens e a direita dentro para as mulheres. Mantenha uma distncia entre as mos de 3 cm e a mesma distncia entre a mo interna e o abdmen inferior. Gire o Falun 4 vezes no sentido horrio (visto pela frente) para girar a energia de fora de volta para dentro do corpo. Ao girar o Falun, mantenha os movimentos das mos dentro da rea do abdmen inferior. Shuangshou Jieyin (figura 3-10).

Circulao Celestial do Falun (Falun Zhoutian Fa) Princpio: O exerccio de Circulao Celestial do Falun permite que a energia do corpo humano circule sobre uma vastas reas do corpo. Ao invs de percorrer apenas atravs de um ou vrios canais, a energia circula do inteiro do Yin do corpo para o lado Yang, repetidamente. Este exerccio muito superior aos mtodos comuns de abrir canais de energia, ou a grande

e a pequena circulao celestial. Este um exerccio de nvel intermedirio-avanado do Falun Gong. Baseando-se nas trs sries de exerccios anteriores, este tem como objetivo abrir todas as passagens de energia do corpo (incluindo a grande circulao divina), de forma que os canais de energia sero conectados gradualmente por todo o corpo, de cima para baixo. A caracterstica mais proeminente deste exerccio que a rotao do Falun usada para retificar todas as condies anormais do corpo humano, para que o corpo humano, o pequeno cosmos, retorne ao estado original e para que a energia do corpo todo possa circular livre e suavemente. Para alcanar este estado, o praticante ter atingido um nvel de cultivo bastante alto da Lei-No-Mundo-Triplo. Aqueles com grande qualidade inata podem comear o cultivo do Dafa. Neste momento, sua potncia de gong e seus poderes divinos crescero dramaticamente. Ao se fazer este exerccio, mova as mos ao longo do mecanismo de energia. Cada movimento feito sem pressa, lenta e suavemente. Verso: Xuanfa Zhixu Xinqing Siyu Fanben Guizhen Youyou Siqi Preparao: Relaxe o corpo inteiro mas no muito frouxo. Mantenha os ps separados na mesma distncia que a distncia dos ombros. Dobre os joelhos levemente. Mantenha os joelhos e os quadris relaxados. Traga o queixo para dentro levemente. Toque o palato superior com a ponta da lngua. Deixe um pequeno espao entre os dentes. Feche os lbios e o olhos suavemente. Mantenha uma expresso serena no rosto.

Shuangshou Jieyon (figura 4-1) e depois Heshi (figura 4-2). Separe as duas mos da posio Heshi. Mova-as para baixo em direo ao abdmen inferior e ao mesmo tempo volte as palmas das mos para o corpo. Depois que as mos passarem ao longo do abdmen inferior, alongue-as mais para baixo ao longo dos lados internos das duas pernas. Ao mesmo tempo, dobre o corpo na cintura e agache-se (figura 4-3). Quando as pontas dos dedos estiverem perto do cho, deslize as mos ao longo do lado de fora dos ps, desenhando um crculo da ponta de cada p at os calcanhares (figura 4-4). Depois os dois punhos levemente e levante as mos ao longo da parte posterior das pernas (figura 4-5). Estique a coluna ao levantar as mos ao longo das costas (figura 4-6). Durante o exerccio, no deixe que as duas mos toquem nenhuma parte do corpo ou a energia em ambas as mos ser absorvida de volta para dentro do corpo. Quando chegarem no ponto mais alto que podem chegar, faa punhos ocos (figura 4-7), e depois puxe as mos para frente passando por baixo das axilas. Cruze os dois braos na frente do peito, (no nenhum criterio especial indicando qual brao fica acima e qual brao fica abaixo. Isto depende do hbito de cada um. Esta posio a mesma para ambos homens e mulheres). (figura 4-8).

Abra os punhos ocos e ponha as duas mos sobre os ombros (deixando um espao). Mova ambas as mos ao longo do lado de fora dos braos (lado Yang). Ao alcanar os punhos, vire as mos para que a palma de uma das mos volte-se para a palma da outra mo, mantendo uma distncia de 3 a 4 cm entre elas. Ou seja, o polegar de fora aponta para cima e o polegar de dentro aponta para baixo. Forme uma linha reta com as mos e os braos (figura 4-9). Gire ambas as palmas como se estivessem segurando uma bola, ou seja, a mo de fora para dentro e a mo de dentro para fora. Ao mesmo tempo em que ambas as mos percorrem ao longo do lado interno dos antebraos e braos (lado Ying), levante-os para cima e sobre a cabea. As mos permanecem na posio cruzada atrs da cabea (figura 4-10).

Continue a mover as mos para baixo em direo a espinha dorsal (figura 4-11). Separe as mos, com os dedos apontando para baixo, conecte com a energia das costas Aps isto, mova ambas as mos em paralelo por cima do topo da cabea at em frente ao peito (figura. 4-12 ). Assim, um circuito celestial foi completado. Repita os movimentos nove vezes. Depois de completar o exerccio, leve as mos do peito para o abdmen inferior.

Sobreponha as Duas Mos em Frente do Abdmen Inferior (Diekou Xiaofu) (figura 4-13) e Shuangshou Jieyin (figura 414). Fortalecendo Poderes Divinos (Shentong Jiachi Fa) Princpio: O exerccio Fortalecendo Poderes Divinos um exerccio de cultivo tranquilo no Falun Gong. uma prtica com vrias finalidades que tem como objetivo principal fortalecer poderes divinos (incluindo habilidades supernormais) e a potncia de gong atravs da rotao do Falun com os gestos das mos do Buda. Este um exerccio que est acima do nvel intermedirio o qual fora originalmente mantido como uma prtica secreta. Para satisfazer os requirementos de praticantes com uma base substancial, eu tornei esta prtica pblica especialmente para salvar estes praticantes. Este exerccio requer que o praticante sente-se com ambas as pernas cruzadas. A posio da ltus completa prefervel, embora a posio da meia ltus tambm aceitvel. Durante a prtica, o fluxo de qi forte e o campo de energia ao redor do corpo bastante grande. As mos movem-se para seguir o mecanismo de energia instalado pelo mestre. Quando os movimentos das mos comeam, o corao segue o movimento dos pensamentos. Ao fortalecer os poderes divinos, mantenha a mente vazia, com um leve foco em ambas as palmas das mos. Voc sentir que o meio das palmas das mos est quente, pesado e dormente como se estivesse segurando um peso. No entanto, no persiga nenhuma destas sensaes intencionalmente, apenas deixe-as acontecer naturalmente. Quanto mais tempo as pernas ficarem cruzadas, melhor, e isto depende da resistncia de cada um. Quanto mais tempo o praticante se sentar, mais intensivo ser o exerccio e mais rapidamente a energia crescer. Ao fazer este exerccio (no pense em nada. No h inteno da mente) entre sem esforo em tranquilidade. Entre gradualmente no estado de Ding (tranquilidade profunda) do estado dinmico que parece tranquilo mas no Ding. Entretanto, sua conscincia principal precisa estar ciente de que voc est praticando. Verso: Youyi Wuyi Yinsui Jiqi Sikong Feikong Dongjing Ruyi Junte as Duas Mos (Liangshou Jieyin) Sente-se com as pernas cruzadas na posio de ltus. Relaxe o corpo todo, mas no muito solto. Mantenha a cintura e o pescoo eretos. Traga o queixo para dentro levemente. A ponta da lngua toca o palato superior. Deixe um pequeno espao entre os dentes. Feche os lbios e os olhos suavemente. O corao enche-se de compaixo. Assuma um expresso de serenidade e paz no rosto. Jieyin no abdmen inferior e entre gradualmente em tranqilidade (figura 5-1). Primeiro Movimento das Mos Quando os movimentos comearem, o corao segue o movimento dos pensamentos. Os movimentos seguem o mecanismo de energia instalado pelo mestre. Estes movimentos devem ser feito sem pressa, lenta e suavemente. Lentamente levante ambas as mos na posio de Jieyin at alcanarem o ponto mais alto (figura 5-2).

Ento, separando as mos, desenhe uma arco sobre a cabea, girando para os lados at alcanar a parte da frente da cabea (figurea 5-3). Logo depois, abaixe lentamente ambas as mos. Tente manter os cotovelos para dentro, com as palmas das mos voltadas para cima, apontando para frente (figura 5-4). Em seguida, flexione ambos os punhos e cruze-os em frente ao peito. Para homens, a mo esquerda move-se do lado de fora, para mulheres, a mo direita move-se do lado de fora (figura 5-5).

Quando um linha reta estiver formada pelos braos e pelas mos, o punho da mo que est do lado de fora, gira para fora, com a palma voltada para cima. Desenhe um semicrculo e gire a palma da mo para cima com os dedos apontando para trs. Use um pouco de fora com a mo. A palma da mo que estava do lado de dentro, volta-se para baixo depois de cruzar o peito. Estique o brao. Gire o brao e a mo para que as palmas voltem-se para fora. As mos e os braos em frente ao corpo devem formar um ngulo de 30 graus com o corpo (figura 5-6 ).

Segundo Movimento das Mos Aps a posio anterior (figura 5-6), a mo esquerda (a mo de cima) move-se para baixo por dentro. A palma da mo direita volta-se para o corpo enquanto a mo direita move-se para cima. O movimento o mesmo que o primeiro gesto com as mos esquerda e direita invertidas. A posio das mos exatamente a oposta (figura 5-7). Terceiro Movimento das Mos Mantenha o punho direito para homens (esquerdo para mulheres) reto, com a palma voltada para o corpo. Depois que a mo direita cruzar o peito, vire a palma direita para baixo e prosiga at onde a canela se localiza. Mantenha o brao reto. O punho esquerdo para homens (direito para mulheres) vira-se ao mover-se para cima, cruzando com o direito, para que ambas as palmas voltem-se para o corpo. Ao mesmo tempo, mova a palma da mo para for a, em direo ao ombro

esquerdo para homens (direito para mulheres). Quando a mo tiver alcanado esta posio, a palma volta-se para cima e os dedos apontam para frente (figura 5-8).

Quarto Movimento das Mos o mesmo movimento demonstrado acima, mas com a posio das mos invertidas. A mo esquerda para homens (direita para mulheres) movem-se por dentro e a mo direita (esquerda para mulheres) move-se pelo lado de fora. Os movimentos apenas alternam a mo esquerda com a direita. A posio das mos so opostas (figura 5-9). Todos os quatro movimentos so realizados continuamente e sem parar.

Fortalecendo Poderes Divinos em Forma de Esfera Continuando depois do quarto movimento das mos, a mo de cima move-se pelo lado de dentro e a mo de baixo move-se pelo lado de fora. Para os homens, a palma direita volta-se e move-se gradualmente em direo a regio do peito. A mo esquerda para homens (direita para mulheres) move-se para cima. Quando ambos antebraos tiverem alcanado a rea do peito formando uma linha reta (figura 5-10), separe as mos longe uma da outra em direo aos lados (figura 5-11) enquanto as palmas so viradas para baixo. Quando ambas as mos alcanarem acima e alm dos joelhos, mantenha as mos na altura da cintura. Os antebraos e os punhos esto na mesma altura. Relaxe os dois braos (figura 5-12). Esta posio tem como objetivo levar os poderes divinos dentro do corpo para as mos para que sejam fortalecidos. Eles so os poderes supernormais em forma de esfera. Ao fortalecer os poderes supernormais, as palmas das mos vo se sentir quentes, pesadas e dormentes, como se estivessem segurando um peso. Mas no persiga estas sensaes propositalmente. Deixe que aconteam naturalmente. Quanto mais tempo a posio for mantida, melhor, at que voc sentir cansado demais para prosseguir.

Fortalecendo os Poderes Divinos em Forma de Pilar Continuando da posio anterior, a mo direita (esquerda para mulheres) gira de forma que a palma volta-se para cima e ao mesmo tempo, move-se em direo a regio do abdmen inferior. Quando a mo alcanar esta posio, a palma permanece no abdmen inferior com a palma voltada para cima. Ao mesmo tempo, quando a mo direita estiver se movendo, levante a mo esquerda (direita para mulheres) e mova-a simultaneamente em direo ao queixo. Com a palma da mo virada para baixo, mantenha a mo to alto quanto o queixo. O antebrao e a mo ficam no mesmo nvel. Neste momento, a palma da mo direita volta-se para a esquerda e permanecem imveis (figura 5-13). Esta posio denominada fortalecendo poderes divinos em forma de pilar, assim como palmas de trovo, etc. Mantenha esta posio at voc sentir que impossvel suportar mais. Em seguida, a mo de cima desenha um semicrculo a frente do corpo e desce at a regio do abdmen inferior. Simultaneamente, levante a mo de baixo e vire a sua palma para baixo, at chegar logo abaixo do queixo (figura 5-14). O brao fica no mesmo nvel que o ombro, com a palma das mos voltadas uma para a outra. Isto tambm fortalece os poderes supernormais, mas com a posio das mos sendo oposta. Mantenha a posio at que os braos tornem-se muito cansados para tolerar a postura. Cultivo Tranqilo Da posio anterior, a mo de cima desenha um semicrculo para baixo at a rea do abdmen inferior. Liangshou Jieyin (figura 5-15) e comece o cultivo tranqilo. Permanea em Ding (um estado mental tranqilo mas consciente); quanto maior o tempo melhor.

Posio de Encerramento Junte as mos em frente ao peito em Heshi (figura 5-16). Saia de Ding e conclua assim a posio das pernas cruzadas.

Alguns Requerimentos Bsicos e Palavras de Precauo para Praticar Falun Gong 1. As cinco sries de exerccios de Falun Gong podem ser praticadas consecutiva ou seletivamente. Todavia, normalmente solicitado que voc comece a prtica com a primeira srie de exerccios. Alm disso, melhor fazer a primeira srie trs vezes. Certamente, as outras sries ainda podem ser feitas sem se fazer a primeira. Cada srie pode ser praticada individualmente. Cada movimento deve ser executado com preciso e um ritmo distinto. As mos e braos devem mover-se com suavidade para cima e para baixo, para frente e para trs, da direita para a esquerda. Seguindo o mecanismo de energia, mova-se sem pressa, devagar e suavemente. No se mova muito depressa ou muito devagar.

2.

3. Voc precisa manter-se no controle de sua conscincia principa durante a prtica. Falun Gong cultiva a conscincia principal. No tente oscilar deliberadamente. Contenha as oscilaes do corpo quando isto acontecer. Voc pode abrir os olhos se precisar. 4. Relaxe o corpo inteiro, particularmente as reas do joelho e do quadril. O canal de energia se tornar obstrudo se ficar muito rgido. 5. Durante os exerccios, os movimentos devem ser relaxados e naturais, livres e alongados, suaves e desobstruidos. Os movimentos devem ser firmes mas suaves, com alguma fora mas sem rigidez ou tenso. Fazendo-os desta maneira, resultar em uma efetividade notvel.

6. Toda vez que terminar a prtica, voc finaliza os movimentos mas no o mecanismo de cultivo. Voc s precisa juntar as mos (jieyin). Finalizar com as mos juntas significa finalizar os movimentos. No ponha fim ao mecanismo de cultivo usando a inteno porque o Falun no pode parar de girar nunca. 7. Aqueles que esto fracos ou cronicamente doentes podem praticar conforme suas condies. Eles podem praticar menos ou escolher uma das cinco sries dos exerccios. Aqueles que no conseguem realizar os movimentos, podem praticar a meditao na posio do ltus em seu lugar. Entretanto, voc deve continuar a praticar. No h requerimentos especiais em termos de localizao, horrio ou direo para a prtica dos movimentos. Mas um local limpo e arredores calmos so recomendveis.

8.

9. Estes exerccios so praticados sem o uso da inteno mental. Voc nunca se desviar. Mas no misture Falun Gong com qualquer outro sistema de cultivo, seno o Falun se tornar deformado. 10. Quando voc achar totalmente impossvel entrar em tranqilidade durante a prtica, voc pode entoar o nome do mestre. Com o tempo, voc ser capaz de entrar no estado de tranqilidade. 11. Algumas tribulaes podero surgir durante a prtica. Este um dos meios de se pagar pelo karma. Todos tem karma. Quando voc sentir desconforto em seu corpo, no o considere como uma doena. Para eliminar karma e pavimentar o caminho para o cultivo, algumas tribulaes podero surgir mais cedo e em breve. 12. Se voc no puder cruzar suas pernas para o exerccio sentado, voc pode comear a praticar esta srie sentado-se na beira de uma cadeira. O mesmo resultado tambm pode ser alcanado desta forma. Mas como um praticante, voc precisa ser capaz de realizar a posio de ltus. Com o passar do tempo voc certamente ser capaz de realiz-la. 13. Ao fazer o exerccio tranquilo, se voc vir algumas imagens ou cenas, no preste ateno nelas e prosiga com sua prtica. Se voc sofrer interferncia por cenas assustadoras ou se sentir ameaado, voc deve se lembrar imediatamente: Eu estou protegido pelo mestre do Falun Gong. Eu no tenho medo de nada. Como uma alternativa, voc tambm pode chamar pelo nome do Mestre Li e continuar com sua prtica.

Вам также может понравиться