Вы находитесь на странице: 1из 5

1

Apontamentos sobre a Documentao de Museus. OBSERVATORIO DA MUSEOLOGIA BAIANA Departamento de Museologia/FFCH/UFBA Linha de pesquisa: MUSEUTERMO Suely Moraes Ceravolo Dpto. De Museologia FFCH/UFBA 2012.2 As idias abaixo que resultaram nesse texto sinttico visam suscitar a discusso sobre Documentao em Museus. Sero bem vindos os comentrios.

A Documentao de Museus considerada a espinha dorsal das atividades internas dos museus. De extrema importncia faz parte junto com outras atividades como a pesquisa, a conservao, as exposies, os servios de ao cultural e/ou educativos daquilo que consideramos o ciclo museolgico ou processo museolgico. Processo refere-se ao ou mtodo de modo a articular as diferentes funes realizadas atravs de procedimentos (atividades) com um fim comum: o de fazer funcionar a contento toda a instituio. O processo museolgico operando satisfatoriamente vai alimentar as atividades de comunicao museolgica cuja face mais conhecida so as exposies complementadas pelas as aes educativas e as de ao cultural1. A Documentao parte do segmento da Museologia denominado Museografia Aplicada tida como atividade de preservao e salvaguarda de bens patrimoniais vinculada conservao e outras atividades laboratoriais. H quem a denomine Documentao Museolgica. Entendo essa expresso adequada ao se empregar (ou aceitar) o domnio Museologia com foco no fato museal e no somente aos museus. Ou seja, ao se advogar a idia de que os museus so parte de um universo muito mais amplo que ultrapassa a instituio museu. Como disse Waldisa Rssio, museus no so o todo (...) mas uma base institucional necessria2. Fato Museal um conceito e termo cunhado pela brasileira Waldisa Russio Camargo Guarnieri. Assenta-se na seguinte premissa: Fato museolgico uma relao profunda entre o homem, sujeito que conhece, e o objeto, testemunho da realidade. Uma realidade da qual o homem tambm participa e sobre a qual ele tem o poder de agir, de exercer sua ao modificadora. (...) O que caracteriza, na realidade, esse fato museolgico, e a que entra o museu como um dado a considerar, que essa relao profunda se faz num cenrio institucionalizado, e esse cenrio institucionalizado o museu3. Como nosso objetivo tratar da documentao que se elabora dentro dos museus, prefiro denomin-la Documentao de Museu, pois, delimitada instituio. Para se entender o processo museolgico deve-se operar a noo de sistema: conjunto de elementos que mantm relao entre si. No assim que funciona nosso
1

VER texto em http://www.mestrado-museologia.net/Textos_cristina/MHN_COMUNICACAO.pdf de autoria da profa. Dra. Cristina Bruno (MAE/USP) 2 VER: GUARNIERI, W.R. C. Museu, Museologia, muselogos e formao In Waldisa Rssio Camargo Guarnieri. Textos e Contextos de uma trajetria profissional. (Bruno, M. C. O. coordenao editorial). Vol. 1. A Evidncia dos Contextos Museolgicos. So Paulo : Pinacoteca do Estado SP :SECSP : Comit Brasileiro do ICOM, 2010:243-252. 3 RSSIO; 1984:60.

organismo? Pois bem, as instituies tambm deveriam funcionar de modo orgnico e harmnico. Por isso, pensar o Museu conceber um conjunto de operaes conjugadas relacionadas - que daro sustentao s tarefas do dia a dia. Quando me refiro documentao EM museus a caracterizo como algo prprio, particular e especfico do ambiente-museu, pois a palavra documentao polissmica, ou seja, se aplica a vrios ambientes e ou situaes diferentes4. No estamos nos referindo, portanto, documentao em arquivos ou bibliotecas, mas a documentao no ambientemuseu. O objetivo da disciplina FCHG 40 Documentao Museolgica (Dpto. De Museologia/FFCH/UFBA) introduzir o aluno no universo do gerenciamento das colees/acervo de Museu. Pode-se dizer que o documentalista de museu (registrar em ingls) trabalha para implantar a ordem (em contraposio des-ordem). Contudo, longe de se ater somente a registros (listas, inventrio, fichas, fichrios e arquivos) sua funo capacitar a instituio a gerenciar o acervo da resultando o controle (entenda-se conhecimento). Deve responder basicamente as seguintes perguntas: o que, como, quando, onde. Podemos colocar essa questo desse modo: Se o museu no sabe o que h, como e em que perodo os objetos e ou colees deram entrada no acervo, onde esto localizados e qual as condies fsicas em que se encontram qual a importncia social e cultural de seu acervo? Todavia o gerenciamento das colees resulta de uma srie de operaes conquistadas pela integrao de um conjunto de procedimentos a serem executados pelo documentalista e, idealmente, por sua equipe. Distingo dois grandes conjuntos de operaes sobre as colees/acervo de Museus, advogando o princpio de que os objetos (portanto, as colees e ou acervo) so em si mesmos matrizes de informao; o ponto de partida para qualquer procedimento da Documentao de Museu. So eles: as operaes diretas e as indiretas. As operaes indiretas so quelas que catalisam a produo de Informao, i., que decorrem da organizao do conhecimento E da organizao da Informao. 1 Operaes diretas atuam sobre o suporte (objeto, artefato) - medir; numerar/marcar; etiquetar; observar e acompanhar o estado de conservao, armazenar, embalar; controlar a entrada/sada (providenciar e acompanhar emprstimos; doaes; compras; criar formulrios, etc..); registro fotogrfico. Lembrando: o suporte/objeto ser colocado em Reserva Tcnica (RT) ou Exposio. 2 Operaes indiretas - produo de Informaes documentrias/objeto = matriz de informao que se caracterizam por serem operaes de representao efetuadas atravs da linguagem escrita. Lembrando que o suporte no estar presente uma vez que armazenado em RT ou exposto. 2.1 Registrar: listar; inventariar; fichar (ficha de registro geral; outras) Observando-se que as operaes de registro DEPENDEM das operaes de controle terminolgico a exemplo da denominao do objeto; descrever. Observando-se tambm que so operaes que devem ser continuamente alimentadas. JAMAIS estacam numa ficha.

VER SMIT, Johanna. O que Documentao. (Col. Primeiros Passos, no.174). So Paulo : Ed. Brasiliense, 1987. Obs.: j foi reeditado.

2.2 Catalogar: classificar (gerar grades de classificao para indexao da tipologia do objeto); descrever o suporte. Do que se conclui que a Documentao de Museus de natureza normativa e prescritiva. Trabalha-se com a noo de sistema para a Documentao de Museus em dois planos complementares: a) Como ordenamento de atividades interligadas (gerenciamento das atividades a serem cumpridas no tratamento das colees). Nesse ponto, os fluxogramas ajudam em muito a organiz-las. b) Como estrutura para organizar, tratar e recuperar informaes = sistema de informaes documentrias aplicadas ao Museu. Por essa razo o documentalista de Museu tambm um profissional da informao. Nesse ponto, a Documentao de Museu vai buscar subsdios tericos e prticos na rea da Cincia da Informao (C.I.). Lembrando: o fim de um sistema de informao a busca e recuperao de informaes. Caso, contrrio, se est no CAOS! Sobre os sistemas de documentao informatizados. Como se sabe o uso a informatizao nada resolve por si, muito menos os micros. preciso conceber e planejar o Sistema de Documentao para que possa ser informatizado. Ajuda? Sim, muito. Contudo, sem antes se ter uma idia clarssima sobre o que vem a ser a Documentao de Museu praticamente impossvel pensar a informatizao. A implantao de um Sistema de Documentao de Museu se d em razo direta da tipologia do acervo. Se h princpios bsicos e gerais para a documentao de museu eles devem ser adaptados a situaes particulares exigindo reflexo sobre um ambiente-museu especfico e a respectiva adaptao. Geralmente ao pensamos em acervos lembramos rapidamente das colees constitudas de objetos da cultura material. Mas, h na prtica uma variedade enorme de acervos: espcimes vivos (zos; aqurios; animais peonhentos; outros. Um exemplo: Museu Biolgico Butant, S.P)5; os dos Centros de Cincias que lidam com efeitos e o suporte pode ser trocado6; museus virtuais7 e muito mais. O desafio a enfrentar diz respeito, portanto, a um amplo universo museolgico incluindo suportes de informao materiais (ou virtuais) da mais diversa natureza. Hoje, o contexto em que operam os museus mudou e est em transformao rpida. Falase em economia da cultura 8 sendo os museus parte da recente compreenso do que vem a ser cultura para as instituies de fomento, financiadoras e promotoras dos editais que podem subsidiar os museus. Museus se tornaram ferramentas de transformaes de territrios (GONZLES, 2010) 9, devem ser sustentveis, gerar empregos. Fazem de fato parte da economia. So em certos aspectos empresariais e, tal como outras instituies culturais necessitam cada vez mais disputar verbas atravs de projetos consistentes. Os profissionais de
5 6

http://www.butantan.gov.br/home/museu_biologico.php. Acesso em 25.11.2012. Estao Cincia/USP - http://www.eciencia.usp.br/; Museu de Cincias e Tecnologia da PUCRS http://www.pucrs.br/mct/; COSMOCAIXA, Barcelona http://obrasocial.lacaixa.es/nuestroscentros/cosmocaixabarcelona/cosmocaixabarcelona_es.html. Acesso em 25.11.2012. 7 Consultar o site http://www.virtualfreesites.com/museums.museums.html. 8 NASCIMENTO JUNIOR, Jos. Economia de Museus. Brasilia : MinC/IBRAM, 2010. 9 GONZLES, Lcia. Los museos como herramientas de transformacin social Del territrio: El caso del museo de Antiquia (Medelln Colombia). In Economia de Museus. Brasilia : MinC/IBRAM, 2010: 53-72.

museus devem estar preparados para desenvolver projetos a partir de editais que contemplem a captao de recursos para dar conta do funcionamento, incluindo os servios de Documentao. Para responder a um edital do mercado da cultura se exige conhecimentos e habilidades e especficos da parte do profissional; um projeto dessa natureza requer conciso. Sendo realista: os servios de documentao tm seu preo; custam e no um custo baixo! Fato que em museu nada deve ser feito de improviso, o que nos leva ao planejamento. No esse o sentido de gesto? Se isso vale para a instituio, vale tambm para os servios da Documentao de Museus.

Documentao de e em Museu conjuno interdisciplinar INSTITUIO/MUSEU Documentalista de Museu

Procedimentos de Museu

Museologia

Gerenciamento de Colees/Acervo

Poltica de Informao do Museu Procedimentos transpostos da Cincia da Informao (C.I.)

Operaes diretas Medir Numerar/marcar Etiquetar Estado de conservao Armazenar Embalar Controle entrada/sada Registro fotogrfico.

Matriz de informao (objetos/artefatos)

Operaes indiretas

Linguagem escrita Sistema de documentao Sub-sistemas (ex.numerao) (manual ou informatizado) Registrar Catalogar/classificar/ Organizao do Conhecimento Organizao e Tratamento da Informao

RT/ EXPOSIO

Sistema de Informao do Museu (preferencialmente informatizado)

Organizao da Informao

Produo de Informao Recuperao USUARIO (s) Instituio Pesquisadores Outros

Вам также может понравиться