Вы находитесь на странице: 1из 8

23/11/2012

INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTNIO CARLOS-ITPAC Prtese Parcial Removvel


.

Trabalho apresentado ao Curso de Odontologia junto Disciplina de PPR, como requisito do processo de avaliao da disciplina no Curso de Graduao Orientador: Prof. Keyson Kamal Acadmicos:

Rodrigo Carilo Vivas Ilana Melo Cynthia Miamura Fernanda Ramos Thalliton Ricardo Paulo Henrique Sarah Ceclia Allan Regino Nemorah Leal

Porto Nacional - TO 2012

Prteses Parciais Removveis

Devolver a funo mastigatria. Promovem vantagens e desvantagens. Vantagens: funes mastigatria e esttica ao paciente. Desvantagens: leso de dentes suportes, periodonto e fibromucosa. Para anularmos ao mximo os danos causados pelas PPRs um perfeito planejamento fundamental. E esta tem que respeitar todas as bases cientificas e princpios biomecnicos.

23/11/2012

Protocolo
Anamnese, exame clinico e exame radiogrfico. Moldagem inicial e Modelo Inicial. Delineador e Planejamento (Modelo e Desenho). Preparo dos nichos. Moldagem funcional e Modelo Funcional. Prova de estrutura metlica. Montagem em articulador. Seleo dos dentes artificiais, cor da gengiva e dos dentes. Montagem dos dentes (tc. de prtese). Prova dos dentes. Acrilizao (tc. de prtese). Instalao.

Moldagem e Modelo de estudo ou planejamento: Usados para traar o plano de tratamento. Desenho e alteraes dos dentes.

Moldagem Inicial

Modelo de estudo

23/11/2012

Moldagem e Modelo Funcional: Moldagem obtida como material mas preciso possvel. Quando esta moldagem for realizada todo o preparo como plano guia e nichos j tero sido confeccionados nos dentes do paciente Esta moldagem ir representar uma rplica exata do caso planejado.
Moldagem Funcional

Modelos Funcionais

Planejamento: (Inferior)

Paciente edentado posterior bilateral inferior: Classe I de Kennedy sem modificao.

Escolha dos Grampos: Apoio geminado, com brao de oposio duplo nos elementos 45 e 44 associados ao grampo T no elemento 45. Apoio geminado, com brao de oposio duplo nos elementos 35 e 34, associados ao grampo T no elemento 35.
Esta combinao tem sua particularidade de criar uma reteno anterior e uma posterior. No necessitando de retentores indiretos nos dentes anteriores, o que posteriormente poderia causar uma mobilidade nos mesmos.

23/11/2012

Planejamento: (Superior) Paciente edentado posterior unilateral com 1espao edentado anterior. Classe II de Kennedy modificao 1.

Escolha dos Grampos:

Grampo geminado nos elementos 26 e 27 (combinao de dois grampos circunferenciais). Brao de oposio nos elementos 23,24. Brao de oposio nos elementos 13 e 14, associados a um grampo I.

Nichos: Os nichos so preparados nos dentes do paciente, so destinados a receber os apoios da prtese, para distribuir as foras oclusais em direo a raiz.

Inferiores: Msio Oclusal no 45 Disto Oclusal no 44 Msio Oclusal no 35 Disto Oclusal no 34

Superiores: Msio Oclusal no 27 Disto Oclusal no 26 Msio Oclusal no 24 Cngulo no 23 Cngulo no 13 Msio Oclusal no 14

23/11/2012

Apoios: Tem como funo transmitir as cargas exercidas sobre os dentes artificiais durante a mastigao para os dentes suportes. Estes ficaro sobre os nichos preparados nos dentes pr-estabelecidos.

Inferior: Apoios oclusais indiretos nos elementos: 44 45 34 35

Superior: Apoios oclusais indiretos nos elementos: 27 26 24 14 Apoios de cngulos nos elementos: 23 13

Selas: Preenchem os espaos protticos e unem os dentes artificiais entre si. Transmitem as foras mastigatrias sobre a fibromucosa.

Ser deixado um espao de 0,5 mm sob as redes metlicas, para que a resina tenha uma resilincia adequada. Conectores menores unem os grampos as selas. Conectores menores diretos: esto localizados ao lado dos espaos protticos. Conectores menores indiretos: esto localizados distantes dos espaos protticos.

23/11/2012

Conector maior Encarregado de ligar os componentes da prtese entre si, de maneira a constituir um corpo nico. Os conectores maiores tem a funo de estabilizar a prtese, e de gui -la durante sua insero e remoo.

Inferior: Barra lingual simples Indicada para todas as classes de Kennedy.

Superior: Barra Palatina Dupla.

Encaminhamento para o Prottico Confeco da estrutura metlica. Dever conter todas as caractersticas do planejamento pr estabelecido no seu modelo funcional.

O teste na boca do paciente dever verificar: Trajetria de insero. Adaptao. Qualidades biomecnicas. Ocluso. Esttica e fontica.

23/11/2012

Escolha dos dentes e cor da gengiva


A escolha dos dentes utilizados na PPR depende de alguns fatores: Natureza da superfcie oclusal antagonista. Propriedades mecnicas do material do dente artificial. Estabilidade dimensional e de cor. Forma oclusal. J a esttica leva em considerao: Idade. Tipo fsico e sexo. Cor da gengiva. Cor dos dentes remanescentes. Tipos de dentes. Altura e largura dos dentes.

Montagem dos dentes e Prova dos dentes Enceramento

Acrilizao

23/11/2012

ENTREGA E CUIDADOS POSTERIORES Ponto final para o paciente. (expectativas e esperanas). Responsabilidade do profissional informar as limitaes da prtese como substitutos artificiais das estruturas perdidas. Orientaes aos pacientes Ensino da insero e remoo da PPR, Higienizao dos dentes remanescentes e da prtese, Instrues para a mastigao inicial, Adaptao fontica, Frequncia do uso.

Proservao: O paciente tem que voltar no mnimo por duas semanas ao consultrio para que sejam feitos ajustes oclusais na prtese. Aps estes ajustes aconselhvel que o paciente retorne ao consultrio com frequncia para acompanhamento da prtese, at que seja necessrio a confeco de uma nova.

Вам также может понравиться