Вы находитесь на странице: 1из 22

MRIO POLGRAFO, EPISTOLMANO E A FELICIDADE*

Resumo: O propsito traar um panorama da multiplicidade da escrita de Mrio de Andrade, apontando aspectos relevantes nos diversos gneros em que se expressou poesia, romance, conto, crnica, ensaio, crtica literria, dirio e correspondncia e aspectos do pensamento de Mrio acerca da funo das cartas para o escritor e o intelectual, destacando, nestas, a presena recorrente da discusso em torno da felicidade individual e coletiva.

I. MRIO, O POLGRAFO
S que no sei se ningum entender, sem notas margem, ah, ningum me entende, sou um incompreendido, sou... o que sou eu? No sou, somos, meu caro Mrio Raul de Moraes Andrade, mltipla caricatura, espcie grtis de centopeia dos sentimentos e dos pensamentos. (Mrio de Andrade, carta de 6-X-38 a Paulo Duarte)

A poesia Do primeiro livro de Mrio de Andrade, H uma gota de sangue em cada poema (1917), de cunho pacifista, at o pstumo Lira Paulistana (1945), temos praticamente trinta anos ininterruptos de produo de poesia. Entre um e outro, foram publicados Pauliceia Desvairada (1922), Losango Cqui (26), Cl do Jabuti (27), Remate de Males (30) e Poesias (41). No conjunto, destacam-se os temas sociais voltados sobretudo para os problemas pertinentes ao Brasil e seus agentes culturais (Improviso do mal da Amrica), os temas erticos onde a sugesto prevalece sobre a ao (Poemas da Amiga) e poemas que tematizam o eu atormentado do artista (A meditao sobre o Tiet). Em outro prisma, avulta a obsesso com a palavra precisa, a busca de uma linguagem que, mesmo sendo local, fale de ordens e dilemas do Homem. Sobre todos esses aspectos, pontilhando uma estrada cheia de ciladas, desenha-se a figura do arlequim, cuja veste demonstra a variedade de tons, a alegria e as curvas que as cores fazem. J antolgico o verso Eu sou trezentos, sou trezentos-e-cincoenta, primo do hiperblico o plural que eu venero. Joo Luiz Lafet vai buscar em Antonio Candido uma didtica e sugestiva diviso na poesia de Mrio de Andrade, auxiliando a compreenso e decodificao do emaranhado de signos que compem sua obra:
Quanto aos vrios aspectos, Antonio Candido assinala os seguintes: o poeta folclrico, no Cl do Jabuti; o poeta do cotidiano, na Pauliceia Desvairada, no Losango Cqui e em parte do Remate de Males; o poeta de si mesmo, ao lado do qual, e sempre agarrado a ele, est o poeta eu mais o mundo, no Remate de Males, n'A Costela do Gro Co e no Livro Azul; e, por fim, o criador de potica. Entre as vrias maneiras, o crtico nota sobretudo trs: a maneira de guerra do perodo inicial do Modernismo; a fase de encantamento rtmico, cheia de virtuosismos saborosos; a maneira despojada que baixa o tom, esquece o brilho e busca o essencial. Quanto aos temas, a sua variedade escaparia a qualquer enquadramento, e ele limita-se a chamar a ateno para trs ou quatro: o tema do Brasil, o tema do conhecimento amoroso (e do amor falhado), o tema do autoconhecimento e da conduta em face do mundo. Ainda hoje, olhando o conjunto das Poesias Completas, s nos seria possvel acrescentar mais um aspecto, uma maneira e um tema, que quela altura no se poderia mesmo conhecer porque ainda no eram pblicos: o poeta poltico, a maneira de
*

Este ensaio, com ligeiras e providenciais modificaes, reapresenta os captulos inicial e final de minha dissertao, intitulada Mrio de Andrade: no passo da centopeia, defendida em 11/06/1991, na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. As partes I e II foram publicadas em MORAES, Alexandre (org.). Modernidades & ps-modernidades: literatura em dois tempos. Vitria: PPGL, 2002, p. 391-410. Com alteraes, republicadas na Revista Espculo, n. 31, 2005-2006. Disponvel em: http://www.ucm.es/info/especulo/numero31. Acesso em: 09 mar. 2012. A parte III saiu na revista Contexto, n. 6, p. 155-174, 1999.

combate engajada e o tema do choque social, presentes em O Carro da Misria, Lira Paulistana e Caf.1

Trabalhando sob o signo do excesso "sinto que o meu copo grande demais pra mim, e inda bebo no copo dos outros" , a leitura da obra potica de Mrio de Andrade antecipa o ser plural, centopeico, arlequinal, macunamico (isto , sem nenhum carter especfico) que vai exercer ao longo de sua vida. A prosa ficcional: romance, conto e crnica Dentre os romances, temos o idlio Amar, verbo intransitivo (1927), a rapsdia Macunama o heri sem nenhum carter (28) e o inacabado e denso Quatro pessoas, pstumo. Quanto aos contos, h os imaturos de Primeiro Andar (1926), os de triste fim d'Os contos de Belazarte (28) e os tambm pstumos e belos Contos Novos. Vivo ainda, Mrio reuniu algumas crnicas em Os filhos da Candinha (1943) e, aps sua morte, publicou-se outro conjunto, bem mais volumoso, sob o ttulo Txi e Crnicas no Dirio Nacional. O primeiro romance de Mrio de Andrade enquadra-se j naquele grupo de textos que querem experimentar novas linguagens narrativas. Prenunciador em muitos aspectos do Macunama, o idlio Amar, verbo intransitivo expe, atravs dos personagens Frulein Elza e Carlos, a complexa relao amorosa que surge entre uma governanta alem e um adolescente brasileiro, "burgus chatssimo do sculo passado", cujas idades e formaes culturais diversas recheiam e movimentam o ambguo jogo de seduo e poder que os envolve. Macunama o heri sem nenhum carter instalou-se definitivamente como um marco na histria da literatura brasileira. Polissmico, o enfoque narrativo aqui flutua... de dono. Balanada a questo da propriedade narrativa, entra em jogo a questo da originalidade autoral2. Mrio se apossa de lendas, discursos, textos e, feito uma embolada, desfia sua rapsdia, repleta de plgios "conscientes e honestos", como diz em carta de 9-II-39, a Oneyda Alvarenga. E pe o nome na capa. O heri "Imperador... da preguia o melhor exemplo do cio criador"3. A riqueza desse texto vem provocando seguidos estudos sobre aspectos mui diversos ou, s vezes, de um mesmo aspecto mas de um ngulo distinto (lngua, culinria, astronomia, medicina, geografia etc.). Sintetizando, nas palavras de Alfredo Bosi, "compreender Macunama sondar ambas as motivaes: a de narrar, que ldica e esttica; a de interpretar, que histrica e ideolgica"4. Em Quatro pessoas, os crticos consideram que a proposta romanesca ficou aqum da realizao. "Deliberadamente inacabado", o texto se pretende mistura de "crtica, teoria, psicologia e at romance: sou eu" escreveu o autor em carta de 10 out. 1924 a Manuel Bandeira. Vale, contudo, por ressaltar a tendncia ou, melhor, a constncia de Mrio de Andrade em estabelecer narrativas que traduzem o interior e o inconsciente dos personagens.
1

LAFET, Joo Luiz. Figurao da intimidade Imagens na poesia de Mrio de Andrade. So Paulo: Martins Fontes, 1986, p. 7. 2 SOUZA, Eneida Maria de. A pedra mgica do discurso: jogo e linguagem em Macunama. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1988. 3 LOPES, Tel Porto Ancona. Rapsdia e resistncia. In: Macunama o heri sem nenhum carter. Ed. Crtica / Tel Porto Ancona Lopez, coordenadora. Paris: Association Archives de la Littrature latino-amricaine, de Carabes et africaine du Xxe. Sicle; Braslia, DF: CNPq, 1988, p. 274. (Coleo Arquivos; v.6) 4 BOSI, Alfredo. Situao de Macunama. In: Macunama o heri sem nenhum carter. Ed. Crtica / Tel Porto Ancona Lopez, coordenadora. Paris: Association Archives de la Littrature latinoamricaine, de Carabes et africaine du Xxe. Sicle; Braslia, DF: CNPq, 1988, p. 171. (Coleo Arquivos; v.6)

Os trs livros de contos de Mrio mostram, por um lado, a versatilidade estilstica e temtica do autor e, por outro, uma inevitvel irregularidade qualitativa em que pese a extrema relatividade dessa afirmao de gosto. Se, como ele prprio chamou, h os contos de base (Primeiro Andar) onde o pitoresco das histrias sobrepuja o manejo do gnero ("Caso Pansudo"), h verdadeiras obras-primas nos volumes seguintes, como "Nzia Figueira, sua criada" (Os contos de Belazarte) e praticamente todo o Contos Novos. Alternando temas polticos (como a clara exposio da luta de classes em "Primeiro de Maio" e "O poo"), temas erticos ("O besouro e a rosa", "Atrs da catedral de Ruo" e Frederico Pacincia") ou os ditos de inspirao autobiogrfica ("Vestida de preto", "O peru de Natal", "Tempo de camisolinha"), o conto de Mrio transborda em economia e clareza. Plenas de significados mveis, que apenas se entremostram, suas histrias cativam, no entanto, pela (aparente) simplicidade do enredo apoiadas num vocabulrio igualmente reconhecvel por um leitor comum. Na vida de Mrio, as crnicas (como, de resto, a produo ensastica) sempre estiveram ligadas s suas atividades de jornalista e crtico. "Aventura intelectual", como diz na Advertncia de Os filhos da Candinha, a crnica, para ele, no teve "maior interesse que o momento breve em que, com ela, brincava de escrever". No obstante, apesar do carter intrnseco da crnica apreender e libertar, ao mesmo tempo, fatos cotidianos que a vida inventa de nos mostrar, com sabor suave , as duas coletneas de Mrio trazem uma infinita variedade temtica. Em Txi e Crnicas no Dirio Nacional, por exemplo, aparecem constantemente artigos falando do momento poltico de ento sobretudo a dcada de 1930 , quando Mrio simpatizava com o extinto Partido Democrtico. Outras h que abordam o Zeppelin, o trnsito, a pesca, o vizinho, a esttua, um artista, uma cidade, uma fbula, um edifcio, um boto de camisa. Como bom cronista, porm e apesar da rapidez com que devia redigir o texto , Mrio ia deixando, insinuando no tratamento do tema algumas lies e sentenas que visavam a contribuir para o aprimoramento do homem, incitando os leitores participao nos problemas sociais. Por exemplo, esta crnica de 1929, "Mesquinhez", em que cita Martin Fierro: "Yo he conocido cantores / Que era um gusto escuchar, / Mas no quieren opinar / Y se divierten cantando; / Pero yo canto opinando / Que es mi modo de cantar". A prosa de estudo: ensaios e crtica literria Intelectual de primeira ordem, Mrio passeou, na rea ensastica, por diversos ramos de conhecimento, sendo, no raras vezes, pioneiro em certos estudos. Os livros sobre msica, publicados basicamente por necessidade financeira de Mrio, receberam boa acolhida no mercado dadas a insuficincia editorial no assunto e as caractersticas do texto (simples, didtico, abrangente). Por muito tempo professor no Conservatrio e de aulas particulares de msica, Mrio de Andrade produziu tais livros que, somados aos outros sobre folclore, medicina popular, dana, artes plsticas, pintura, arquitetura e textos sobre desenho e histria da arte, alm da evidente produo terica sobre literatura, comprovam o incansvel e mltiplo pesquisador, colecionador e intelectual que ele, num Brasil carente de fontes e registros, representa como poucos. Dos textos especficos sobre literatura, apenas dois vieram tona enquanto Mrio vivia (excluindo os artigos sados em jornal, posteriormente reunidos n'O empalhador de passarinhos): A Escrava que no Isaura (Discurso sobre algumas tendncias da poesia modernista), em 1925, e Aspectos da literatura brasileira, em 1943. O primeiro revela a ousadia e o vanguardismo de um escritor que, mal sado das turbulentas inovaes dos modernistas de 22, busca, desde cedo, aliar criao a reflexo sobre literatura. Significativa a epgrafe, 3

dita de Plato: "Vida que no seja consagrada a procurar no vale a pena de ser vivida". Usando o recurso do fragmento e da pardia, Mrio, no entanto, viria a reavaliar as consideraes ali contidas, teis quando escritas mas falhas se analisadas com um maior rigor. Alis, no era mesmo vontade de Mrio virar esttua, mas servir aos homens de seu tempo. J o ensasmo contundente de Aspectos da literatura brasileira expe um Mrio ciente de suas funes de crtico literrio. Mais longos, os artigos que compem esse livro abarcam a melhor poesia de 1930 (Bandeira, Drummond, Murilo Mendes), discutem o proselitismo religioso de Tristo de Athayde e a importncia de Castro Alves, recuperam a obra do esquecido Lus Aranha, alm de se deterem igualmente sobre Manuel Antnio de Almeida, Alphonsus Guimares, Raul Pompia, lvares de Azevedo e Machado de Assis. Sobre esse ltimo, para justificar a genialidade de sua obra, usa um argumento que serviria para ele prprio: "Forte prova disso, dentro de uma obra to conceptivamente ntida e de poucos princpios, est na multiplicidade de interpretao a que ela se sujeita". Mas a conferncia "O movimento modernista" o grande momento do livro. Escrito para ser um balano das conquistas dos participantes e aliados da Semana de 22, o artigo se marca, sobretudo, pelo tom emocionado, feroz, autocrtico de Mrio, que assume a voz coletiva e diz o mea-culpa, diz a alienao e o abstencionismo poltico que caracterizaram, segundo ele, os modernistas, afastados da vida e preocupados somente em "quebrar vidros de janelas, discutir modas de passeio, ou cutucar os valores eternos, ou saciar nossa curiosidade na cultura". Mrio finaliza apregoando uma participao maior dos artistas, atravs de atos e obras, nas lutas sociais: "Mas no fiquem apenas nisto, espies da vida, camuflados em tcnicos de vida, espiando a multido passar. Marchem com as multides". Sem dvida bastante exagerado em sua anlise, Mrio escreveu, no entanto, um captulo indispensvel para quem se interessa pelo Modernismo e pela relao entre arte e vida. O empalhador de passarinho rene artigos de 1938 a 1944, mostrando outra face da crtica literria de Mrio de Andrade. Feitos quase sempre s pressas para atender demanda do jornal, os comentrios abrangem as obras de Adalgisa Nry, lvaro Lins, Ceclia Meireles, Cornlio Pena, Emil Farhat, rico Verssimo, Fernando Mendes de Almeida, Henriqueta Lisboa, Jos Lins do Rego, Lus da Cmara Cascudo, Lus Jardim, Marcelo de Sena, Marques Rebelo, Menotti del Picchia, Murilo Mendes, Oneyda Alvarenga, Otvio de Faria, Otvio de Freitas Jr., Raquel de Queiroz, Ribeiro Couto, Roger Bastide, Rossine Camargo Guarnieri, Srgio Milliet, Telmo Vergara e Vincius de Moraes. Alguns desses eram, poca, correspondentes de Mrio, o que altera o tom de certas colocaes. lvaro Lins, em "A crtica de Mrio de Andrade", de 1946, diz que n'O Empalhador Mrio procurava estudar simultaneamente a personalidade do artista, o contedo humano ou social da obra e a tcnica formal da construo (...) Condenou conscientemente a incultura, o primarismo, a leviandade, o mau gosto, sempre denunciando nos seus artigos os erros ou as deficincias de tcnica, de forma, de estilo5. Neste mesmo ensaio de lvaro Lins, lemos ainda:
Na sua ltima fase, quando se pronunciou contra o julgamento em crtica, Mrio de Andrade disse uma vez: "Estou imaginando uma pequena vingana: contar as ocasies que voc emprega talvez, ao meu ver, positivamente, como se estivesse tmido ou hesitante em face de alguns dos seus julgamentos"; ao que lhe respondi: " muito fcil elaborar uma vingana semelhante, contando as vezes em que na sua crtica apaream
5

LINS, lvaro. In: ANDRADE, Mrio de. Cartas de Mrio de Andrade a lvaro Lins. Estudos de lvaro Lins; apresentao de Ivan Cavalcanti Proena, comentrios de Jos Csar Borba e Marco Morel. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1983, p. 27

este livro magnfico, obra notvel, e at o genial, como se o seu aparente diletantismo fosse apenas uma roupagem elegante para o seu gosto de avaliar e julgar. (p. 26)

Para ilustrar a preciso dos comentrios de lvaro Lins quanto ao exerccio da crtica literria de Mrio de Andrade, superponho dois exemplos: em 25-I-42, escreve sem piedade (e no entanto sem desestimular) a Fernando Sabino:
(...) pelo que seu livro indica como tendncias pessoais, o seu caminho na arte pesado, muito rduo e sem brilho. (...) Seu destino artstico mido, feminino, de nhemnhem-nhem. O caso da "gua mole em pedra dura"... Voc ir escrevendo, escrevendo, se aperfeioando, progredindo aos poucos: um belo dia (se voc aguentar o tranco) os outros percebem que existe um grande escritor.6

O outro exemplo diz respeito crtica que Mrio fez do romance Saga, de rico Verssimo. Transcrevo exatamente o primeiro e o ltimo pargrafos do artigo, intitulado igualmente "Saga", de 1-IX-40, publicado em O empalhador de passarinho:
rico Verssimo acaba de publicar, seno o melhor, pelo menos o seu mais virtuosstico romance. Nele ns encontramos elevadas ao mais alto grau de firmeza e desenvoltura as tendncias, as qualidades e a tcnica do seu autor. (...) Que concluso tirar destas observaes que a enfermidade me faz jogar um bocado a esmo no papel? Em primeiro lugar, fica sensvel que o que eu disse no princpio desdigo agora, e que "Saga", em vez de ser o melhor, o pior dos livros de rico Verssimo. Eu creio que j tempo de rico Verssimo buscar saber a quantas montam as riquezas literrias que amealhou e conseguir delas maior rendimento.7

Da, reitero, a preciso de lvaro Lins ao configurar uma espcie de perfil para o mtodo crtico de Mrio de Andrade:
Ele [Mrio] podia dizer objetivamente de um autor secundrio que se tratava "de um grande escritor" ou de um livro medocre que estvamos diante de "uma obra notvel", mas no tratamento que lhes dava, na situao em que os colocava, nos juzos que ia lanando no decorrer do artigo, deixava uma larga margem para que se percebesse, por baixo dos adjetivos amveis e afinal incuos, a mediocridade daquela obra ou a pequenez daquele autor. (p. 27)

Dos outros ensaios, destacamos o ecletismo e o pioneirismo de Mrio. H que se ressaltar, ainda, o ltimo estudo de flego do escritor, Padre Jesuno do Monte Carmelo, realizado a pedidos e a expensas do SPHAN: aqui, Mrio de Andrade alia profunda pesquisa de campo um estilo de escrita que visa a dar ao texto um gosto literrio, transformando a vida do padre, escultor, msico, pintor e arquiteto em um conto biogrfico, no dizer de Mrio como Jesuno, de vrio engenho. A prosa intimista: dirio e correspondncia O turista aprendiz um dirio etnogrfico-ficcional, em que Mrio de Andrade registra duas viagens que fizera ao Nordeste e ao Norte, chegando a Iquitos, no Peru. Marcado pelo hibridismo na sua composio, n'O turista Mrio mistura "referencialidade poeticidade, transformando a experincia vivida (o sentido, o pensado, o biogrfico o real, enfim), em um texto com finalidade
6 7

ANDRADE, Mrio de. Cartas a um jovem escritor. Rio de Janeiro: Record, 1981, p. 8. ANDRADE, Mrio de. Saga. O empalhador de passarinho. 3. ed. So Paulo: Martins, s/d. XVI, p. 172-4.

artstica que burilado em termos de distanciamentos no arte-fazer", conforme diz Tel Porto Ancona Lopez na introduo ao livro8. Desde 1958, com as Cartas de Mrio de Andrade a Manuel Bandeira, at os dias de hoje, vem-se avolumando paulatinamente a publicao da correspondncia ativa e passiva de Mrio de Andrade, alm de estudos especficos acerca desse epistolrio. "Infatigvel escrevedor de cartas", epistolmano assumido, com cerca de 3500 missivas distribudas a mais de uma centena de amigos e conhecidos, Mrio se desenha e se revela (quase) por inteiro no conjunto dessas cartas, muitas ainda guardadas em bas. Devido mesmo diversidade dos interlocutores, poca da escrita e aos interesses imediatos, h um mundo imenso de temas e estilos nas cartas de Mrio de Andrade. Em artigo de 1939, includo em O empalhador de passarinho, o escritor fala da importncia que a carta adquire a partir da sua gerao:
Eu sempre afirmo que a literatura brasileira s principiou escrevendo realmente cartas, com o movimento modernista. Antes, com alguma rara exceo, os escritores brasileiros s faziam "estilo epistolar", oh primores de estilo! Mas cartas com assunto, falando mal dos outros, xingando, contando coisas, dizendo palavres, discutindo problemas estticos e sociais, cartas de pijama, onde as vidas se vivem, sem mandar respeitos excelentssima esposa do prximo nem descrever escrpulos, sem danar minuetos sobre eleies acadmicas e doenas do fgado: s mesmo com o modernismo se tornaram uma forma espiritual de vida em nossa literatura.9

II. MRIO, O EPISTOLMANO


Contra uma coisa eu protesto. As tuas cartas vm quase abertas de to mal colados os envelopes. Um esforcinho e pronto: o primeiro curioso as abre. Fecha melhor isso. (Mrio de Andrade, carta de 1925 a Manuel Bandeira)

O reconhecimento inconteste da importncia do epistolrio de Mrio de Andrade cresce ininterruptamente, assim, como, sem parar, novas cartas suas vm a pblico. Reclama-se, de h muito, a reunio dessa correspondncia, o que facilitaria, sobremaneira, a fruio e a pesquisa de um no pequeno nmero de leitores interessados. Em bem tranadas linhas, revestidas de um carter quase sempre professoral, das cartas de Mrio jorram saberes e fofocas, conselhos e confisses, feito chuva fertilizando o cho. Os mecanismos que movem o amor e a amizade, o transitrio e o sacrifcio, gostar da e gastar a vida, a solido, a dor e a felicidade, por um lado; do outro, o modernismo e suas dobraduras, a brasilidade e o nacional, o projeto de uma lngua mais adequada s nossas peculiaridades, o processo de criao prprio e o alheio: embaralhadas, as cartas de Mrio servem a paladares distintos. O coringa transita, de jogo em jogo. H, contudo, no meio de tantos temas espetaculares e nobres que alimentam e engordam a correspondncia marioandradina, um tema fixo, constante, que d forma economia do corpo epistolar: a prpria escrita da carta. Ora Mrio de Andrade nega posteridade o conhecimento de suas cartas, no infrutfero (e insincero, desde j) desejo do segredo e do anonimato; ora disserta sobre a funo das (suas) cartas como documento e memria; ora discute a distncia e, por tabela, a semelhana entre carta e literatura; ora,
8

ANDRADE, Mrio de. O turista aprendiz. Estabelecimento de texto, introduo e notas de Tel Porto Ancona Lopez. So Paulo: Duas Cidades, 1983, p. 14. 9 ANDRADE, Mrio de. Amadeu Amaral. O empalhador de passarinho. 3. ed. So Paulo: Martins, s/d. XVI, p. 182.

ainda, e com frequncia exagerada, pontua os aspectos suficientes e/ou necessrios para a "manuteno da troca" de cartas, moto-contnuo do prazer. Cartas extraviadas, cartas censuradas, cartas rasgadas: ausncias, tambm. Fala-se de cartas nas cartas. Vejamos, pois, as etapas desse carteado. Mrio de Andrade morre em 25 de fevereiro de 1945. Em 22/03/44 escreve:
Minhas cartas. Toda a minha correspondncia, sem exceo, eu deixo para a Academia Paulista de Letras. Deve ser fechada e lacrada pela famlia para s poder ser aberta e examinada 50 (cinquenta) anos depois da minha morte.10

Texto-chave para uma reflexo sobre a "herana" epistolar legada por Mrio, esse "testamento" aponta, com a clareza costumeira, o espao percebido e efetivamente ocupado pela correspondncia do escritor. Redigido um ano antes de sua morte, delega prestimosa famlia a organizao e a uma instituio intelectual local e literria a guarda do acervo; este, futura matria de pesquisa a ser "examinada", poder ser aberto e divulgado no tempo indicado, propcio. Lgia Fernandes especula: "no seria possvel doar e recomendar que se fechasse e lacrasse um acervo fora de alcance e arbtrio, em mos de destinatrios ou de terceiros". Logo, a correspondncia prpria, ativa, entra em cena (como se verifica) e, aps reinar solitariamente durante meio sculo, v retornar do sono dos justos o seu par original dilogo epistolar interrompido, mas j realizado... a dois. Em 1925, escreve a Manuel Bandeira:
As cartas que mando pra voc so suas. Se eu morrer amanh no quero que voc as publique. Nem depois da morte de ns dois, quero um volume como o epistolrio de Wagner-Liszt. Essas coisas podem ser importantes, no duvido, quando se trata dum Wagner ou dum Liszt que fizeram arte tambm pra se eternizarem. Eu amo a morte que acaba tudo. O que no acaba a alma e essa que v viver contemplando Deus.11

Se, na poca acima, faz o tipo que vive e escreve (para) o presente, vinte anos depois, escritor e intelectual consagrado e participante, o correspondente contumaz diz, guru, a outro amigo, Guilherme Figueiredo: Guardar as cartas consigo, / Nunca mostrar a ningum, / No as publicar tambm: / De indiferente ou de amigo, / Guardar ou rasgar o Sol, / Carta farol. / Ajunte isto / brotado hoje12. Carta farol, sabe. Farol... Ao mesmo tempo, luz e mistrio:
Meu Deus! O que mais me horroriza so as minhas cartas, egosmo agindo. Devia ser proibida a mostra pblica de cartas particulares, por lei governamental. Como se um escritor, um artista, pelo fato de ter uma vida pblica, no pudesse ter uma vida particular! Francamente: infame. Rasguei todas as cpias que fiz, perdi o dia, e isso de cartas a mim mandadas, nenhuma ser publicada enquanto eu viver. Voc no pensa que no imaginei destruir agora todas elas. Imaginei sim, mas no posso, no tenho fora moral para tanto. Sei que estou numa contradio interna medonha. Assim como uma vontade de deixar isso, como vou mesmo deixar, pra uma instituio pblica mas com a ressalva de s poder ser aproveitado num sentido que no seja pejorativo.13

10

ANDRADE, Mrio de. Mrio de Andrade escreve cartas a Alceu, Meyer e outros. Organizao e notas por Lgia Fernandes. Rio de Janeiro: Editora do Autor, 1968, p. 7. 11 ANDRADE, Mrio de. Cartas a Manuel Bandeira. Rio de Janeiro: Ediouro, 1967, p. 68. 12 ANDRADE, Mrio de. A lio do guru. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1989. Carta de 17-II45. 13 ANDRADE, Mrio de. Cartas a Murilo Miranda. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981, p. 157. Carta de 19-VIII-43.

Mrio se desarma, metralhadora: "devia ser proibida a mostra pblica de cartas particulares", mas no ; "rasguei todas as cpias que fiz": com que inteno se copia uma carta, se ela de outro, para o outro, se pede um interlocutor e, jamais, o mesmo pois "o mesmo" no a legitima?; "cartas a mim mandadas, nenhuma ser publicada enquanto eu viver": e as enviadas por Mrio? E aps o viver?; a doao instituio pblica, de fato, acontece, testamentada, talvez um pouco sbito demais...; as cartas podem ser aproveitadas, mas "num sentido que no seja pejorativo": isto , como rua de mo nica? Tais questes, aqui largadas ao lu, evidentemente articulam-se no conjunto maior da correspondncia de Mrio de Andrade. Interessa-nos, como j salientado, ressaltar o aparecimento delas, de modo constante e crtico. A reflexo sobre o ato de escrever cartas e os desdobramentos da decorridos "preocupam" Mrio. Aparentemente normal, o prestgio adquirido por sua correspondncia transforma seu conflito numa "contradio interna medonha". Proibir, rasgar, publicar, destruir, deixar, aproveitar: cada verbo tem uma contraface. Na sequncia da carta supracitada, aps espinafrar a psicologia ("a mais larvar e a mais canalha de todas... as artes"), finaliza: (...) declaro solenemente, em estado de razo perfeita, que quem algum dia publicar as cartas que possuo ou as cartas escritas por mim, seja em que inteno for, filho da puta, infame, canalha e covarde. No tem noo da prpria e alheia dignidade. De nada adiantou todo o alarido de Mrio. Manuel Bandeira, o grande amigo, deu a partida: em 1958, faz vir a pblico as cartas de Mrio a ele dirigidas. Desde ento, com meticulosa regularidade, os seus correspondentes vm expondo o grau de relacionamento que mantinham com o escritor. Bandeira, mesmo desencadeando essa avalanche, cercou-se de algumas reservas. Ele prprio censurou certas passagens, alegando que elas diriam somente aos dois, da ordem da intimidade e do segredo. Embora tenham se correspondido at 1945, temos apenas as cartas que vo at 1935. Vivo ainda, Mrio recebia insistentes pedidos de amigos querendo publicar trechos de suas cartas. Resistente, percebeu que suas missivas passaram a funcionar como um carimbo legitimador de influncia e, portanto, de poder. Em carta de 1-X-44, a Murilo Miranda, acede, a legvel contragosto:
V l, publique as minhas cartas Ceclia, se quiser. No sou antiptico nessas coisas, me'irmozinho, mas orgnico: sinto um pudor incontestvel de ver devassadas as coisas ntimas que me dizem por cartas, por dedicatrias, por conversas. Sou assim, e isso at simptico. No sou norte-americano, no uso vida pra anncio, no sou homem de apartamento cortio pra granfino, como diz um operrio meu amigo gosto do meu silncio.14

Outras vezes, numerosas, o prprio texto de Mrio se trai: o registro epistolar torna-se o nico capaz de dirimir e desvendar fatos e feitos cotidianos, na calada da escrita, como confessa a Moacir Werneck de Castro: difcil a gente falar certas coisas mesmo confidencialmente, mas talvez um dia, se desvendarem o meu espaventoso epistolrio, se ver quanta gente eu animei. E at nem sempre gente do primeiro time... E h tambm um lado bem bonito da minha vida, que bater palmas (s vezes exageradamente) aos que principiam15.

14 15

ANDRADE, Mrio de. Cartas a Murilo Miranda. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981, p. 173. CASTRO, Moacir Werneck de. Mrio de Andrade Exlio no Rio. So Paulo: Edart, 1971, p. 174. Carta de 28-VIII-41.

Aps a iniciativa do Man, a publicao das suas cartas vem aumentando ba de fundo falso... O pudor original veio desmilinguindo e, certos que prestavam, antes de tudo, um servio pblico, amigos livreiros editores & afins tentam remontar, pelas cartas, a vida de Mrio: (...) toda a sua vida, inteirinha, se estabelecer, com exatido, atravs de suas cartas, cujo conjunto, quando publicadas, pelo menos a maior parte, dir da sua verdadeira existncia, tintim por tintim, afirma Antonio Candido16. A epistolografia, no entanto, continua na ordem do fragmento, do jogo, da mscara fico que se compe de princpios estruturantes diversos dos que habitualmente fazem funcionar a obra literria estabelecida como tal. De maneira geral, a carta um meio de comunicar com o semelhante. Compartilhado por todos os homens, quer sejam ou no escritores, corresponde a uma necessidade profunda do ser humano. Communicare no implica apenas uma inteno noticiosa: significa ainda "pr em comum", "comungar". Escrevese, pois, ou para no estar s, ou para no deixar s. Em texto sobre a "escrita de si", Foucault afirma que "la lettre qu'on envoie agit, par le geste mme de l'criture, sur celui qui l'adresse, comme elle agit par la lecture et la relecture sur celui qui la reoit" 17. Escrever seria, ento, se "mostrar", se fazer ver, fazer aparecer seu prprio rosto ao outro. A carta se constituiria, ao mesmo tempo, num olhar sobre o destinatrio e numa maneira de se dar a seu olhar pelo que se diz de si mesmo. Analisados contrastivamente, o texto da fico e o texto da memria tensionam os limites entre vida e obra. Dirios, cartas, memrias, entrevistas, somam-se aos poemas, romances, ensaios, crnicas etc. Num resultado plural: e indivisvel. Susan Sontag, em texto sobre Walter Benjamin, nos diz que "no se pode interpretar a obra a partir da vida. Mas pode-se, a partir da obra, interpretar a vida"18. No artigo citado, Foucault afirma que "la rciprocit que la correspondance tablit n'est pas simplement celle du conseil et de l'aide, elle est celle du regard et de l'examen" (a reciprocidade que a correspondncia estabelece no se restringe ao simples conselho ou ajuda; ela a do olhar e do exame, em traduo referida, p. 151). Mas essa reciprocidade perfaz um duplo movimento de aproximao e distanciamento. "Nas cartas, Mrio me parece mostrar-se mais expansivo que diante das pessoas", diz Oneyda Alvarenga. O ato da escritura sobrepuja o contato pessoal. A correspondncia a forma utpica da conversa, pois anula o presente e faz do futuro o nico lugar possvel do dilogo. Ou, mais uma vez, com Piglia: "Una de las ilusiones de mi vida es escribir alguna vez una novela hecha de cartas"19. "On s'crit lettres pour tre montres (Saint-Beuve)": assim, com tal epgrafe liberadora, Guilherme Figueiredo justifica o seu livro de cartas... do Mrio. J Drummond apresenta uma convincente e complexa srie de fatores que no s explicitam os motivos para a publicao como afirmam a sua imperiosa necessidade pedra de qualquer caminho:
No s os praticantes da literatura perderiam com a falta de divulgao de cartas que esclarecem ou suscitam questes relevantes de critica, esttica literria e psicologia
16

CANDIDO, Antonio. In: DUARTE, Paulo. Mrio de Andrade por ele mesmo. So Paulo: Edart, 1971, p. 8. Prefcio de Antonio Candido. Grifos meus. 17 FOUCAULT, Michel. Lcriture de soi. Corps crits, n 5. Paris: PUF, 1983, p. 16. (A carta enviada actua, em virtude do prprio gesto da escrita, sobre aquele que a envia, assim como actua, pela leitura e a releitura, sobre aquele que a recebe. In: FOUCAULT, Michel. O que um autor? 2. ed. Traduo: Jos A. Bragana de Miranda e Antnio Fernando Cascais. Lisboa: Vega, 1992, p. 145.) 18 SONTAG, Susan. Sob o signo de Saturno. Traduo: Ana Maria Capovilla e Albino Poli Jr. Porto Alegre: L&PM, 1986, p. 87. 19 PIGLIA, Ricardo. Respiracin artificial. Argentina: Pomaire, 1980, p. 40.

da composio. Os interessados em assuntos relativos caracterizao da fisionomia social do Brasil tambm se veriam lesados pela ignorncia de valiosas reflexes da antropologia cultural.20

Se a tica pede o silncio e o segredo, o dever exige a mostra, a exposio. "Alis, todos os que conviveram com Mrio sabem que ele escrevia cartas para serem publicadas", diz no referido prefcio o crtico, e amigo, Antonio Candido. O epistolrio marioandradino assumiu, com todas as letras, o espao convencionalmente ocupado pelas memrias, autobiografias e dirios. L, Mrio derrama-se, entrega-se volpia da exibio, por escrito. Conta histrias, conversa, traz o amigo pra perto de si. Registra-se. Em sua tese de doutoramento, Wander Melo Miranda trabalha a categoria da autobiografia, ressaltando trs condies que efetivam o chamado ato autobiogrfico: a) autor, narrador e personagem devem ser idnticos; b) a informao e os eventos relativos autobiografia so tidos por serem, terem sido ou deverem ser verdadeiros, sendo passveis de verificao pblica; c) espera-se que o autobigrafo tenha certeza a respeito das suas informaes, podendo serem ou no reformuladas21. Nada impede, portanto, a incluso do relato epistolar na tipologia acima. Mrio de Andrade atribua s (suas) cartas um precioso valor documental, abrangendo desde questes de relevo terico, poltico ou existencial a questes de ordem prtica, como o pedido ou a venda de livros, a reserva de hotis ou passagens, a troca de informaes sobre estudos em andamento etc. Da ter explicitado, em carta de 27-IV-40, a Oneyda Alvarenga, a vontade de ver concluda uma obra de difcil consecuo:
Alis falava outro dia ao Sia sobre deixar meus fichrios musicais a voc, para voc continu-los e fazer um dia o Dicionrio Brasileiro de Msica. Se no deixar outro escrito, esta carta serve de testamento (e que testamento!) para voc obter dos meus o "material".22

Como j dissera ao amigo Man, em 7-IV-28: "Carta de deveras carta documento maior." A palavra d corpo e juzo ao desejo. Todos os que se aventuram a penetrar a hospitaleira selva que a obra de Mrio, embora avisados j no porto de entrada, espantam-se com o "algo mais" que continuamente aparece por trs das folhas. A avidez do escritor encontra correspondncia na branca seduo da pgina. Logo que empossado num cargo de chefia de uma diviso do Departamento de Cultura paulista, "contando que lidaria com grandes personalidades da cultura, da arte e da poltica"23, Mrio resolve "escrever um dirio de diretor, relatando os fatos e a minha impresso dos indivduos", memrias de um intelectual no poder. Com "dois cadernos de 200 pginas" (os quais, fala, no destruiu: se existiram, onde estaro?) preenchidos, desiste da empreitada: "o que contava ali, os casos, as palavras alheias, a ambio, a maldade, a intriga, a estupidez, a safadeza davam quelas memrias um ar absurdo de mentira". Apesar de atender s condies legitimadoras do ato autobiogrfico (identidade entre autor, narrador e personagem, e veracidade verificvel dos
20

ANDRADE, Carlos Drummond de. ANDRADE, Mrio de. A lio do amigo. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1982, p. ix. 21 MIRANDA, Wander Melo. Contra a corrente (a questo autobiogrfica em Graciliano Ramos e Silviano Santiago). Tese de Doutoramento. So Paulo, USP, 1987, p. 30. 22 ANDRADE, Mrio de & ALVARENGA, Oneyda. Mrio de Andrade Oneyda Alvarenga: Cartas. So Paulo: Duas Cidades, 1983, p. 225. 23 DUARTE, Paulo. Mrio de Andrade por ele mesmo. So Paulo: Edart, 1971, p. 332. Carta de 20-VI40, a Srgio Milliet.

10

fatos e informaes narrados), para si, resta a dvida: "Eu que saa dali um boca-do-inferno, danado, deformador, invejoso e... mentiroso! Era impossvel que aqueles fatos tivessem se passado e aquelas frases se dito". A partir desta experincia, Mrio de Andrade reflete sobre o carter especial que as cartas adquirem como instrumento memorialstico, visto que elas participam de um circuito em espiral, cujo corao (mvel) a prpria narrativa que avana e recua, procura o debate, dilogo que se renova pela diferena. Diz a Paulo Duarte:
No tenho jeito pra memrias. Mas as cartas so sempre uma espcie de memrias desque tenham alguma coisa mais nuclear e objetiva que arroubos sentimentais sobre o esprito do tempo. E as memrias em carta tm um valor de veracidade maior que o das memrias guardadas em segredo pra revelao secular futura. que o amigo que recebe a carta pode controlar os casos e almas contados. (p. 333)

O amigo, "adversrio que as [cartas] recebe", transforma-se no avalista da escritura. Nesse jogo de idas e vindas, palmas e vaias, a cena ocupada subrepticiamente, pela marca da sinceridade. O missivista deve despojar-se do intuito de "fazer literatura" e largar-se no derramamento da cumplicidade. Em resenha sobre um livro de cartas de lvares de Azevedo, Ana Cristina Cesar diz:
Diante do papel fino da carta, seramos ns mesmos, com toda a possvel sinceridade verbal: o eu da carta corresponderia, por princpio, ao eu "verdadeiro", espera de correspondente rplica. No entanto, quem se debruar com mais ateno sobre essa prtica perceber suas tortuosidades. A limpidez da sinceridade nos engana, como engana a superfcie tranquila do eu.24

Mrio de Andrade, em toda a sua solitria carreira de "infatigvel escrevedor de cartas", sempre esteve atento a esse lance. Obsessivamente, pregava o exerccio da sinceridade como elemento indispensvel e mantenedor da amizade siameses, relquia e runa. Exemplar, nesse sentido, a carta que envia para Tarsila do Amaral, de 16 de junho de 1923, onde procura justificar um incidente (qual deles?) que tivera com Oswald, reclamando para si a "culpa da sinceridade: Mas a culpa toda minha e de minha sinceridade. Que queres? a nobreza com que dignifico os meus amigos, ser sincero para com eles. Num salo, depois de ouvir versos horrveis ou excelentes de boa educao aplaudir. Mas aqueles que desejarem minha amizade (e por isso que a ningum procuro e vivo to s) ho de aceitar a minha sinceridade tambm25. Para o escritor, o "estilo epistolar, oh primores de estilo" atrapalha, deturpa, falsifica o jogo da correspondncia. Blefe que o incomoda at as vsperas da morte, como declara a Drummond, em carta de 16-III-44:
(...) a mim tambm, como a todo sujeito que escreve cartas que no so apenas recados, me perturba sempre e me empobrece o problema infamante do "estilo epistolar". Aquela pergunta desgraada "no estarei fazendo literatura?", "no estarei posando?", me martiriza tambm a cada imagem que brota, a cada frase que ficou mais bem-feitinha, e o que pior, a cada ideia ou sentimento mais nobre e mais intenso.26

Por um lado, nas cartas, Mrio insistia sobre a especificidade da sua obra, isto , uma arte de ao, pragmtica, fadada transitoriedade e pagando o
24 25

CESAR, Ana Cristina. O poeta um fingidor. Jornal do Brasil, 30.4.77. AMARAL, Aracy. Tarsila, sua obra e seu tempo. So Paulo: Perspectiva-Edusp, 1975, p. 367. (Estudos) 26 ANDRADE, Mrio de. A lio do amigo. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1982, p. 215.

11

sacrifcio (espontneo) da qualidade esttica; por outro, nas mesmas cartas, "escrever com os olhos postos na posteridade torna-se quase inevitvel. O que as cartas perdem ento em frescura ganham em perfeio formal e em sentido. E avizinham-se, portanto, da literatura propriamente dita", como especulou Maria Isabel Barreno em artigo sobre o gnero epistolar27. No avesso do avesso, Mrio decide, uma poca, avacalhar a prpria carta, desvi-la de seu destino futuro (previsvel?), inscrev-la em superfcie porosa, torn-la feia, impublicvel:
Estou me lembrando que um tempo, at tomei ingenuamente o partido de encher minhas cartas de palavres porque principiaram me falando na importncia das minhas cartas e estupidamente me enlambuzei de "filhos-da-puta" e de "merdas" pra que minhas cartas no pudessem nunca ser publicadas! Como se isso bastasse.28

Plagiando sua conferncia O movimento modernista, diria que a posteridade no um prmio. uma sano. Que j chegou. Em excesso: Mrio de Andrade escrevia em excesso. Para ele, demorar-se dias redigindo uma carta de 60 (sessenta!) pginas29, ou confessar, sbito, a falta de assunto provocada por um cansao fsico acumulado30, ou ainda puxar uma "conversinha" pra l de quatro pginas mostrando o seu "desejo de deserto e monotonia"31 so variaes de um mesmo exerccio. Nada mais natural, portanto, que a sabida aflio de Mrio, durante os quinze anos de ditadura getulista, quanto aos interminveis perodos de acirramento da censura inclusive postal. Sobretudo quando dirigidas ao exterior (ou de l vindas), as correspondncias eram vasculhadas, recortadas, adulteradas32. J em 1928, remete a Anita Malfatti: s vendo o dilvio de cartas que recebo e escrevo. O crculo vai aumentando, sou incapaz de trocar amigos velhos por novos lgico, porm no tenho o direito tambm de no querer novos. Por que, se o corao de borracha, estica, estica e vai cabendo tudo dentro dele?33.
27 28

BARRENO, Maria Isabel et alii. Novas cartas portuguesas. Lisboa: Futura, 1974, p. 20. ANDRADE, Mrio de. A lio do amigo. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1982, p. 215. Carta de 16-III44. 29 "Comeada em 14-IX-40, tem sessenta pginas manuscritas (a maior carta que j escreveu na vida, afirmou ele), quase inteiramente tomadas pela discusso de um problema intelectual meu." (Mrio de Andrade Oneyda Alvarenga: Cartas. So Paulo: Duas Cidades, 1983, p. 11.) 30 "Pronto assunto acabou! Principiei imaginando que tinha muita coisa pra falar e no tenho mais nada. Tambm imagine que esta a creio que oitava ou nona carta que escrevo desde quinze horas." (ANDRADE, Mrio de. Cartas a Prudente de Moraes, Neto. Organizado por Georgina Koifman. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985, p. 266. Carta de 1928) 31 "Ontem, domingo, foi espantoso, no fiz nada de nada por dezoito horas a fio! engraado: nos momentos de dores profundas, fico de uma calma enorme e gosto de me banhar me vestir bem. Levei mais de duas horas no banho, fiz uma barba de bundinha de criana, uma lisura irreprochvel. Depois me perfumei com uno e botei um pijaminha de seda listrada, o mais lindo da minha vida. E sentei no estdio. Olhava pras coisas boas, de repente levantava e mudava uma terracota do Brecheret dois centmetros mais pro lado direito. Trocava dois quadros, pregava outro na parede, e depois sentava quatro vezes dos quatro lados do estdio, pra ver o efeito das mudanas." (ANDRADE, Mrio de. Cartas de Trabalho: Correspondncia com Rodrigo de Mello Franco de Andrade. Braslia: SPHAN/Pr-Memria, 1981, p. 131. Carta de 23-V-28) 32 Ver, por exemplo, carta de 5-VIII-44, a Paulo Duarte: "Alis, no sei se o mundo avana, mas certas cartas de agora, em que a gente no pode mais se abrir inteiramente nem nas vistas pra o mundo nem nas confisses interiores, com vergonha de ser lido pelos outros, faz com que as cartas estejam se tornando cada vez mais insatisfatrias. Sobretudo pra um sujeito como eu que gosta de se derramar." (DUARTE, Paulo. Mrio de Andrade por ele mesmo. So Paulo: Edart, 1971, p. 277.) 33 ANDRADE, Mrio de. Cartas a Anita Malfatti. Organizao de Marta Rosseti Batista. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1989, p. 137.

12

Embora envolvido em "muitssimo trabalho e tambm uma correspondncia enorme", prope-se a novos pactos, desde que o outro tenha noo das regras. Sobre esse assunto, escreve a Fernando Sabino em carta de 25-I-42: No hesito um s segundo em lhe garantir que, apesar de tudo isto, no me pesar em nada escrever muito, auxiliar voc no que eu possa. Apenas preliminarmente, eu desejo que voc se examine bem, num verdadeiro exame de conscincia, antes de se decidir a exigir esta correspondncia34. A carta crtica: como um ato de charitas. Amor que, sem correspondncia, provoca o remorso. "Complacente muitas vezes sou, mas em cartas sem arroubo nenhum, diz a Guilherme Figueiredo, em 16-II-45, nove dias antes de falecer. Solitrio, ali, na escrivaninha, junto Manuela (apelido em homenagem ao amigo de sua mquina de escrever), Mrio de Andrade se divide. S o esquecimento que condensa, como disse num verso. Feito uma carta no escrita, ou extraviada pelo moleque Mercrio. Ou como uma carta... descartvel, cujo vigor a prpria capacidade de reproduzir-se e alimentar trocas: Deve haver a muita carta minha que no passa de... poema de circunstncia, eu sei. Mas tambm sero as que no tm interesse maior do que os duzentos ris do cafezinho de passagem35. Mrio de Andrade, portanto, desde sempre teve a conscincia, como intelectual e artista, da dimenso que o gnero, o hbito, o jogo das cartas cria e estabelece, ora ocupando um espao explicitamente documental, alimentando (a partir da insofismvel perspectiva da primeira pessoa) a memria da cultura e da literatura brasileira, ora fazendo lembrar que o intelectual e o artista lidos nas epstolas compem apenas algumas das mscaras do Homem o professor, o amigo, o confidente, o cidado etc. Diante de um ambiente universitrio muitas vezes avesso, seno incapaz, de produzir discursos com sentidos no simplrios que sejam decodificveis para alm de suas fronteiras, o conjunto da correspondncia, ativa e passiva, de Mrio, adquire um indubitvel status de osis, refrescando a sede que nos excita a vontade de compreenso. A compreenso, porm, assim como as palavras de uma carta, podem ser e de que forma ter certeza? uma mera miragem a invadir nossos olhos e ouvidos. III. MRIO E A FELICIDADE
Pois : estou convencido que s no feliz quem idiota. Felicidade na vida me parece que depende principalmente de duas coisas: a gente ser humano em vez de ser indivduo e ter um conhecimento franco da vida (Carta de Mrio a Drummond )36

Para compartilhar do efeito-domin que se verifica desde o ano de 1993, com as sucessivas e merecidas homenagens ao centenrio de nascimento de Mrio de Andrade, elegemos alguns de seus textos cartas, sobretudo para mostrar como a questo da felicidade, nele, implica um dilogo mais extenso e delicado com outros conceitos:

34
35

ANDRADE, Mrio de. Cartas a um jovem escritor. Rio de Janeiro: Record, 1981, p. 19. ANDRADE, Mrio de. A lio do amigo. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1982, p. 216. Carta de 16-III44. 36 ANDRADE, Mrio de. A lio do amigo (cartas a Carlos Drummond de Andrade). Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1982, p. 48.

13

Eu temo repetir Wilde, que pouco aprecio atualmente, mas a minha vida de artista, essa no tem as disperses e desequilbrios dos meus livros: uma obra-prima.37

Para Mrio de Andrade, natural que a felicidade, mesmo sendo um fenmeno de extrao individual, possa ser compartilhada e at produzida coletivamente, j que o homem uma entidade social38. Quanto a si mesmo, Mrio, procura desassociar palavras que, primeira vista, teriam significados opostos ou, to-somente, palavras com alguma relao. Sobre isso, escreve a Bandeira, em 1924 e a Drummond, em carta citada acima, de 23-VIII-925: a prpria dor uma felicidade. Vale a pena registrar o teor de outra carta:
No porque me acho e me sinto feliz que vou ter o descaramento de fugir da dor: Eu reconheo que sofro. possvel que eu tenha dado a mim mesmo um conceito muito especial de felicidade, como voc j falou numa carta. Porm mesmo que assim seja, voc sabe perfeitamente a influncia enorme que os prprios conceitos tm sobre a nossa vida... panvital. Pois ento que felicidade pra mim foi adquirir um conceito especial de felicidade! Esse conceito vive e age dentro de mim talmente que me d uma conscincia lgica de mim mesmo, uma claridade de vida com destino, uma inexistncia de rubatos, relentados e cadncia de engano, e principalmente me faz gozar seriamente mas com uma sensualidade inenarrvel os meus mais rpidos momentos at de amargura.39

Poucos meses antes de sua morte, Mrio de Andrade envia provavelmente o seu ltimo retrato para Newton Freitas: Lhe mando o meu retrato que mais gosto, mas exijo troca. Gosto mais porque marca no meu rosto os caminhos do sofrimento, voc repare, cara vincada, no de rugas ainda, mas de caminhos, de ruas, praas, como uma cidade. Um labirinto? s vezes, quando espio esse retrato, eu me perdo e at me vem um vago assomo de chorar. De d. Porque ele denuncia todo o sofrimento dum homem feliz. O conceito especial de felicidade que criara para si provoca uma tal transubstanciao de sentimentos: me esqueci que sofria. At que tiraram essa fotografia. E fiquei horrorizado de tudo o que eu sofri40. Sem saber, com saber:
Ao nvel imaginrio, a Fotografia (aquela de que tenho a inteno) representa esse momento deveras sutil em que, a bem dizer, no sou nem um sujeito nem um objeto, mas essencialmente um sujeito que sente que se transforma em objeto: vivo ento uma microexperincia da morte (do parntese), torno-me verdadeiramente espectro.41

Revelando-se, no carteado, um duplo negativo. claro, me esqueci que sofria. Como aquela lgrima, morta, dissoluta, fraca, / uma lgrima apenas, uma lgrima, de Meditao sobre o Tiet, que ao fim, se esquece e se mistura s lgrimas que formam o rio maior, na generosidade de quem grande. Mrio distribui tiets, fora, alegria. A prpria dor uma felicidade aos quatro cantos: prantos de riso: gua filtrada:

37

ANDRADE, Mrio de. Mrio de Andrade escreve cartas a Alceu, Meyer e outros. Organizao e notas por Lgia Fernandes. Rio de Janeiro: Editora do Autor, 1968, p. 168. Carta de 26-IV-35, a Sousa da Silveira. 38 ANDRADE, Mrio de. Mrio de Andrade Oneyda Alvarenga: cartas. So Paulo: Duas Cidades, 1983, p. 44 e 97, cartas de 29-I-33 e 1-IIIII-35. 39 ANDRADE, Mrio de. Cartas a Manuel Bandeira. Rio de Janeiro: Ediouro, 1967, p. 159. Carta de 2VI-29. 40 ANDRADE, Mrio de. A lio do amigo, p. 39. Carta de 16-IV-1944. 41 BARTHES, Roland. A cmara clara. Traduo: Manuela Torres. Lisboa: Edies 70, 1981, p. 30.

14

Rapazes, no confundam a calma destas linhas preparatrias com a melancolia comum. No tem melancolia aqui. Sou feliz. Estou convencido que cumpro o destino que deviam ter meu corpo em sua transformao, minha alma em sua finalidade. E passo bem, muito obrigado.42

Dizendo no se lembrar em que parte da obra de Machado de Assis se encontra, Mrio de Andrade, reiteradas vezes, escreve a amigos a frase atribuda ao autor de Memorial de Aires: Alguma coisa preciso sacrificar. Toda a sua epistolografia deixa os rastros evidentes quanto a essa, digamos, tomada de posio... estratgica. Se h sacrifcio, se houve, a que espcie de perda est ligada essa atitude? Alguns aspectos devem ser relevados, ainda que numa possvel desordem. Sem rodeios: Mrio era um antipatriota convicto: sinto que passaria a adorar o Japo ou a Zululndia, com a mesma gostosura, o dia que passasse a morar l43. Mas Mrio no mora l nem na Cochinchina. Vivendo no Brasil, pelo Brasil se interessa: Eu sou brasileiro. No tenho a mnima pretenso de ficar. O que eu quero viver o meu destino, ser badalo do momento. Minha obra toda badala assim: Brasileiros, chegou a hora de realizar o Brasil.44 Incansvel pesquisador e colecionador, Mrio quer abraar o Brasil com as mos. Num de seus projetos inacabados, esclarece o caminho aventureiro que tomara, em nome de um objetivo pioneiro:
Fui obrigado a me meter num despropsito de assuntos e por isso a ficar na epiderme de todos eles. Sobre poesia, potica, esttica, arquitetura, msica, prosa, psicologia, pintura, e at linguagem escrevi! Numa poca como a nossa em que o conhecimento seguro de cada uma dessas criaes da vitalidade humana pede uma vida inteira, devera compreender que era impossvel pra mim criar obra duradoura. No fiz mais que vulgarizar.45

Na nsia de preencher tais lacunas, Mrio vai se desviando, conscientemente, de um outro destino. Mas a Histria no prima por registrar ausncias. Por isso, cartas como as chuvas fertilizam. O primeiro sacrifcio seria o abandono de uma vida intelectual e artstica mais homognea, especializada, qualificada, em funo de outra mais agitada, diversificada, plural, irregular, centopeica, heterognea, em suma, marioandradina:
Meu ideal no levar a vida que estou levando, meu ideal uma vida especializada numa ramo s de arte, digamos msica como estudo e literatura como criao e s. Saber do resto s pra enriquecimento lateral meu e no pra escrever sobre e no entanto escrevo sobre tudo, dou alarma de tudo porque se eu no der os outros no do, fao crtica de tudo, fao verso, fao jornalismo, fao romance fao conto escrevo histrias musicais gramatiquinhas de lngua, estticas gerais, crticas literrias, tudo forado pelas circunstncias sem nada de profundo sem nada de bem pensado, pura vulgarizao...46

Nos meados da dcada de 20, entre o projeto da gramatiquinha e a carta a Pedro Nava, Mrio, em busca da expresso mais conveniente aos seus propsitos
42

ANDRADE, Mrio de. Poesias completas (Losango cqui). Edio crtica de Dila Zanotto Manfio. Belo Horizonte, Itatiaia; So Paulo, Edusp, 1987, p. 121. 43 ANDRADE, Mrio de. Querida Henriqueta (cartas a Henriqueta Lisboa). Reviso, introduo e notas: Pe. Lauro Pal. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1990, p. 8. Carta de 16-IV-40. 44 ANDRADE, Mrio de. Cartas a Manuel Bandeira. Carta de 8 de novembro de 1924. 45 AMDRADE. Mrio de. In: PINTO, Edith Pimentel. A gramatiquinha de Mrio de Andrade. So Paulo: Duas Cidades, Secretaria de Estado da Cultura, 1990, p. 314. 46 ANDRADE, Mrio de. Correspondente contumaz. Edio preparada por Fernando da Rocha Peres. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982, p. 75. Carta de 25-IV-926, a Pedro Nava.

15

de artista, no separava o aspecto lingustico do esttico. Tal confuso levou-o a afirmar, em carta de 25, a Manuel Bandeira, um outro sacrifcio:
A parte messinica do meu esforo, o sacrificar minhas obras, escrevendo-as em lngua que ainda no lngua, no sacrifcio de Jesus, uma necessidade fatal do meu esprito e da minha maneira de amar, s isso. (...) Voc compreende, Manuel, eu empobreci os meus meios de expresso. No fao dvida nisso. Empobreci-os conscientemente.47

Quase vinte anos passados, em carta a Newton Freitas, de 9-VI-44, Mrio confessa a surpresa de se "ver traduzido". Parecia-lhe contraditrio que a sua obra, dedicada de modo pleno ao erguimento cultural da nao brasileira, pudesse ultrapassar a prpria fronteira do sacrifcio a que se obrigara:
Uma obra de combate artstico, lingustico e explosivamente nacionalista como a minha, decerto foi a conscincia de toda essa restrio esttica que eu me impunha que fez com que nunca eu sonhasse me ver traduzido ou conhecido fora daqui. (...) Desejei ser til no meu rinco e cultivei o meu jardim, sem sonhos vos.48

Mrio de Andrade, assim como multiplicar-se em estudos os mais variados, praticamente inexistentes poca, via na prpria criao uma espcie de sacrifcio visto que nesta criao o ingrediente primeiro era o que chamava, com todas as letras, de UTILIDADE. Ensaio fictcio-musical inacabado, O Banquete estende suas consideraes para alm da msica e, na voz alternativa do personagem Janjo, podemos ouvir a inabalvel concepo de arte-ao de Mrio:
Sacrificar as nossas liberdades, as nossas veleidades e pretensesinhas pessoais; e colocar como cnone absoluto da nossa esttica o princpio de utilidade. O PRINCPIO DE UTILIDADE. Toda a arte brasileira de agora que no se organizar diretamente do princpio de utilidade, mesmo a tal dos valores eternos: ser v, ser diletante, ser pedante e idealista.49

Umbilicalmente ligado aos conceitos de utilidade, destino e sacrifcio est o de transitoriedade. Inmeros exemplos poderiam ser pescados da generosa obra de Mrio de Andrade. Insinuante txi, em "O culto das esttuas - II", de 29 de setembro de 1929, Mrio elucubra sobre o esforo dos amigos (vivos) para restaurar a memria do amigo morto:
No o morto que tem de vencer, esse j est onde vocs quiserem, pouco se amolando com as derivaes da existncia terrestre. Quem tem de vencer o grupo de amigos. E se observe que muitas vezes esses amigos (do morto), nem se do entre si. O grupo se justifica apenas pela admirao sentimentalizada do morto e esses indiferentes se sentem irmos. Isso lindo e muito comovente. S no acho comovente o derivativo: Vamos fazer esttua, gente!50

Por essa deliciosa crnica, Mrio dialoga com a questo do tempo, complexa e presente nas aes e criaes do homem, em todos os... tempos. "
47

ANDRADE, Mrio de. Cartas a Manuel Bandeira, p. 67. "Correspondncia de Mrio de Andrade (a Newton Freitas)". Revista IEB-USP, p. 17. So Paulo, 1975.
48
49

ANDRADE, Mrio de. O Banquete. Introduo de Sidney Coli e Lus Carlos da Silva Dantas. So Paulo: Duas Cidades, 1977, p. 130. 50 ANDRADE, Mrio de. Txi e Crnicas no Dirio Nacional. Estabelecimento de texto, introduo e notas por Tel Porto Ancona Lopez. So Paulo: Duas Cidades/SCET-CEC, 1976, p. 149.

16

incontestvel que esse problema problemtico de ficar ou no ficar jamais me preocupou e o considero pueril. Uma placa neste 108 da rua Lopes Chaves, uma esttua, ou melhor, um bronzinho, homenagens e muitos discursos pelo centenrio da minha morte, no me interessam nada"51. Negando o narcisismo da celebridade "sonhar com o busto em praa pblica, nem me parece ridculo, me parece asctico"52 , cujo smbolo seria a esttua, Mrio opta inexoravelmente pelo aqui e agora. "Eu sempre me revoltei contra essa idia de "ficar" que enche tanto a boca, at do Villa. No posso compreender essa histria de escrever pra ficar"53. Convidado a analisar a obra de Castro Alves54, Mrio declara-se um pouco constrangido, visto que ter que fazer uma reviso de valores, advindo da um duplo risco: primeiro, e secundrio, ir contra a opinio corrente e unnime da crtica que havia transformado o poeta e orador romntico num dolo inconteste, numa... esttua; segundo risco, e principal, ao negar a "identidade eterna" dada a Castro Alves, restaria buscar o seu "valor permanente" o que seria, para Mrio, presuno do poeta. Inundando suas cartas e ensaios de reflexes acerca da transitoriedade da vida, Mrio procura justificar o prprio modelo sobre o qual construiu sua obra, de carter utilitrio, momentneo, e com o sacrifcio de alguma coisa. Surge o paradoxo quando caminhamos para o ato final:
Alguma coisa h de ficar. No eu porque isso no tem importncia nenhuma pra mim, te juro, que pode me incomodar agora que em 1978 algum diga que tive valor?55

Sacrificar-se preciso? Viver que : preciso. Engana-se, qui, quem v no sacrifcio de Mrio de Andrade um elemento negativo, substncia expurgvel, triste pecado. Mrio "escolhe" fazer uma obra TIL, atravs de uma lngua que ainda no lngua e, mais, dividindo o seu campo de pesquisa e produo entre mltiplas reas, caindo, segundo ele, na vulgarizao. Em consequncia, conclui, o destino que lhe cabe sua obra o de ser transitrio. Como a vida de um homem:
No bote nada de esttica na vida de voc, bote vida que no tem nada que ver com as atitudes artsticas e portanto desinteressadas do esprito.(...) Antes de ser artista seja homem.56

Mrio, mesmo diante das agruras do corpo (males constantes) e do bolso (falta de dinheiro), organiza a sua vida professoral! de modo que gostar e gastar seja um, seja uma "religio". Ao mesmo Drummond, em cartas com vinte anos de intervalo:
Tudo est em gostar da vida e saber viv-la. S h um jeito feliz de viver a vida: ter esprito religioso. Explico melhor: no se trata de ter esprito catlico ou budista, trata-se de ter esprito religioso para com a vida, isto , viver com religio a vida. Eu sempre gostei muito de viver, de maneira que nenhuma manifestao me diferente.
51

ANDRADE, Mrio de. Cartas de Mrio de Andrade a Prudente de Moraes, neto. Org. Georgina Koifman. Apresentao de Antonio Candido. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985, p. 295. Carta de 12-X-29. 52 ANDRADE, Mrio de. Cartas de Mrio de Andrade a lvaro Lins. Estudos de lvaro Lins; apresentao de Ivan Cavalcanti Proena, comentrios de Jos Csar Borba e Marco Morel. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1983, p. 66. 53 ANDRADE, Mrio de. Cartas a Manuel Bandeira, p. 83. Carta de 1925. 54 ANDRADE, Mrio de. Aspectos da literatura brasileira. 6. ed. So Paulo: Martins, 1978, p. 109. 55 ANDRADE, Mrio de. Correspondente contumaz, p. 75. Carta de 25-IV-926, a Pedro Nava. 56 ANDRADE, Mrio de. A lio do amigo (cartas a Carlos Drummond de Andrade), p. 35. Carta de 27-V-25.

17

Para mim, viver gastar a vida. (...) Se v pelas minhas cartas de todos os tempos que se eu quero gastar e no conservar a vida, no se trata de nenhuma desistncia, de nenhuma covardia atual, de nenhum suicdio. questo de temperamento, de realidade instintiva do meu ser.57

Mrio de Andrade no rimava com a incorrespondente palavra morte. Em longa carta a Henriqueta Lisboa, de "21=22-III-42", Mrio narra o episdio do suicdio de Jos Antnio Ferreira Prestes (O CORPO QUE NEM VU LARGADO SOBRE UM MVEL), que o procura em vo (UM GESTO QUE PAROU NO MEIO DO CAMINHO), por todos os lugares (GESTO QUE A GENTE ESQUECEU). "Mas eu no estava, no estava, no estava. Ali pelas trs horas, ento, ele me escreveu uma carta que guardo, botou na caixa do correio, foi em frente da porta da Polcia Central e meteu uma bala no ouvido." (MORTO, SUAVEMENTE ELE SE ESQUECE SOBRE AS FLORES DO CAIXO.) Mrio ignorava a morte, como divindade metafsica:
Eu jamais que imagino na morte, creio que voc sabe disso. Aboli a morte do mecanismo da minha vida e embora j esteja com meus trinteoito anos, fao projetos pra daqui a dez anos, quinze, como se pra mim a morte no tivesse de "vim"... como todos pronunciam. A idia da morte desfibra danadamente a atividade, d logo vontade da gente deitar na cama e morrer, irrita.58 Sentiu talvez um desaponto muito grande De ter largado a vida sendo forte e sendo moo, Teve despeito e no se moveu mais. E agora ele no se mover mais. Vai-te embora! Vai-te embora, rapaz morto! h, vai-te embora que no te conheo mais!59

Mrio queria vida, corpo, felicidade, alegria. Mas no aquela alegria contemplativa, espectadora, "csmica", cheia-de-graa-aranha, platnica e, afinal, distante do homem:
A verdadeira alegria nem sabe que alegre. Eu no sabia que era alegre. Agora que sei. Felizmente que pude vencer o preconceito da alegria por causa da minha intensa vida.60 La joie contitue ainsi toujours une sorte d'en plus', soit en effet supplmentaire et disproportionn sa cause propre qui vient multiplier par l'infini telle ou telle satisfaction relative un motif dtermin, et c'est cet en plus que l'homme joyeux est prcisment incapable d'expliquer et mme d'exprimer.61

Em carta de 7-XI-27, ao amigo Man, diz que sua "vida de pensamento", apesar da "aparncia fria" era to sria quanto a "vida fsico-psquica". "Eu tenho paixo por pensar. Mas no tenho medo que isso me prejudique porque inda tenho mais paixo pela vida". A palavra-paixo, chave. Que transforma sadas em entradas, que justifica as "fracas foras de artista criador", que identifica

57

ANDRADE, Mrio de. A lio do amigo (cartas a Carlos Drummond de Andrade), p. 3 e 315. Cartas de 10-XI-24 e 16-III-44. 58 ANDRADE, Mrio de. Cartas a Manuel Bandeira, p. 189. Carta de 28-III-31. 59 ANDRADE, Mrio de. Poesias completas (Remate de Males), p. 258. 60 ANDRADE, Mrio de. Cartas a Manuel Bandeira, p. 57. Carta de 18-IV-25. 61 ROSSET, Clment. La force majeure. Paris: Minuit, 1983, p. 9.

18

transitoriedade e felicidade, sacrifcio e prazer, sacrifcio e sade moral e intelectual, sacrifcio e alegria fsica de viver, sacrifcio e egosmo... nobre62. Paixo crtica, radical, sem margem. Mrio, muito mais que til, foi bom. Sendo um, muito mais que um "valentim-magalhes": daqueles "artistas cuja vitalidade apenas enquanto dura a vida, pouco doadores de Beleza, mas fortes agenciadores do movimento, ativos propulsores mais da progresso que do progresso, fontes malvolas de inquietao (...) um eterno convite criao... dos outros"63. C entre ns, num plgio honesto e consciente, "pra melhorar a coisa roubada", o destino real de Mrio de Andrade aquela permanncia aps a morte, aquela atividade certamente mais fecunda e menos propriamente humana que divina, de criar o descanso, o prazer, a evaso deste mundo que a Beleza d. Nesse quadro, torna-se indispensvel a leitura da carta de 27-VIII-43, a Moacir Werneck de Castro, em que Mrio hesita na explicao de por que sacrificou o desejo de "continuar querido depois de cadver, osso, p filho da puta":
Entra tanta coisa nessa deciso: lealdade pra comigo mesmo, medo de sofrer, sensualidade, gosto de viver, esse meu engraado complexo de culpa que atravessa a minha poesia toda.64

Desprezar os deuses, odiar a morte e ter paixo pela vida: tais so as atitudes que tipificam o homem absurdo, como o entendeu Camus em O mito de Ssifo. Ao interpretar o castigo sofrido pelo heri empurrar uma pedra at o alto de um monte de onde, ciclicamente, ela despenca e a tarefa se reinicia , o filsofo argelino afirma, na contracorrente da obviedade analtica, a felicidade de Ssifo. Se o tempo mtico mostra-se fixo, imvel, no tom da superfcie, congelado, leitura de primeira instncia, j a sua retomada consiste, justamente, na sobreposio de camadas interpretativas, dinmicas, mutveis, regidas pelo movimento do tempo histrico. Para o autor de O estrangeiro, a felicidade se instaura a partir da conscincia do sujeito: a passagem pelo mundo , sob qualquer aspecto, irreversvel. Por mais insatisfatria ou trgica que seja a existncia, viver deve ser uma fora imperativa. Estrategicamente, Camus assim abre seu livro de ensaios:
S existe um problema filosfico realmente srio: o suicdio. Julgar se a vida vale ou no vale a pena ser vivida responder questo fundamental da filosofia. O resto, se o mundo tem trs dimenses, se o esprito tem nove ou doze categorias, aparece em seguida. So jogos. preciso, antes de tudo, responder. E se verdade, como pretende Nietzsche, que um filsofo, para ser confivel, deve pregar com o exemplo, percebe-se a importncia dessa resposta, j que ela vai preceder o gesto definitivo.65

Deslocando o foco da questo do suicdio (tratada em geral como fenmeno social, coletivo, massivo) para a experincia do indivduo e suas motivaes internas, Camus apresenta o elemento de inflexo, de virada, de uma nova perspectiva filosfica: o absurdo. Mais que a paciente preciso do conceito, o
62

ANDRADE, Mrio de. Mrio de Andrade escreve cartas a Alceu, Meyer e outros, p. 164. Carta de 26-IV-35, a Sousa da Silveira. 63 ANDRADE, Mrio de. Mrio de Andrade escreve cartas a Alceu, Meyer e outros, p. 164. Carta de 26-IV-35, a Sousa da Silveira. 64 In: CASTRO, Moacir Werneck de. Mrio de Andrade Exlio no Rio. Rio de Janeiro, Rocco, 1989, p. 205. 65 CAMUS, Albert. O mito de Ssifo. 3 ed. Traduo e apresentao de Mauro Gama. Rio de Janeiro: Guanabara, 1989, p. 23.

19

absurdo requer para o seu entendimento uma certa predisposio ou, melhor, um sentimento de perplexidade diante do estado das coisas. Essa percepo, por si s, constri em torno do sujeito as paredes do absurdo: opacas, intransponveis. Acontece que, semelhana do sacrifcio de Ssifo, a conscincia do existir supera seu carter de absurdidade. No sendo para sempre, existir para frente. Assim, a reflexo motivada pelo tema do suicdio passa pela constatao do absurdo e chega, enfim, ao terceiro tema: o carter vital da esperana. Camus opera o desmonte do suicdio como redeno, aponta a complexidade catica da ordem do absurdo existencial e recupera a esperana como mola propulsora para o futuro. no momento em que se conscientiza de sua tarefa, interminvel, e na tentativa de super-la (transform-la), nesse momento que Ssifo transcende o destino pelo desprezo das regras preestabelecidas por deuses sem rosto e por isso mesmo pelo seu desprezo, pela sua revolta, pela sua conscincia que podemos imaginar Ssifo feliz. Albert Camus se aproxima, portanto, do pensamento de Ernst Bloch e de seu princpio-esperana, do otimismo e da crena nas possibilidades de concretizao das idias utpicas na histria, apesar de todas as catstrofes e triunfos histricos do mal e se distancia da viso trgica e pessimista de um pensamento histrico que se deleita na contemplao das runas e das imagens da destruio, como a de Walter Benjamin66. No se deixar dominar pela alienao, resignao, melancolia ou se abandonar ao niilismo: tal o nosso esforo, o de Mrio de Andrade, tal o esforo de Ssifo. Nesse esforo, ao qual adicionamos um singular prazer, reside nossa glria, nossa esperana, nossa felicidade. Referncias AMARAL, Aracy. Tarsila, sua obra e seu tempo. So Paulo: Perspectiva-Edusp, 1975. ANDRADE, Mrio de. A lio do amigo (cartas a Carlos Drummond de Andrade). Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1982. ANDRADE, Mrio de. Aspectos da literatura brasileira. 6. ed. So Paulo: Martins, 1978. ANDRADE, Mrio de. Cartas a Manuel Bandeira. Rio de Janeiro: Ediouro, 1967. ANDRADE, Mrio de. Cartas de Mrio de Andrade a lvaro Lins. Estudos de lvaro Lins; apresentao de Ivan Cavalcanti Proena, comentrios de Jos Csar Borba e Marco Morel. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1983. ANDRADE, Mrio de. Cartas de Mrio de Andrade a Prudente de Moraes, neto. Org. Georgina Koifman. Apresentao de Antonio Candido. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. ANDRADE, Mrio de. Correspondente contumaz (cartas a Pedro Nava). Edio preparada por Fernando da Rocha Peres. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982. ANDRADE, Mrio de. Mrio de Andrade Oneyda Alvarenga: cartas. So Paulo: Duas Cidades, 1983. ANDRADE, Mrio de. Mrio de Andrade escreve cartas a Alceu, Meyer e outros. Organizao e notas por Lgia Fernandes. Rio de Janeiro: Editora do Autor, 1968. ANDRADE, Mrio de. O Banquete. Introduo de Sidney Coli e Lus Carlos da Silva Dantas. So Paulo: Duas Cidades, 1977.
66

MNSTER, Arno. Ernst Bloch: filosofia da prxis e utopia concreta. So Paulo: Editora da UNESP, 1993, p. 76.

20

ANDRADE, Mrio de. Poesias completas. Edio crtica de Dila Zanotto Manfio. Belo Horizonte, Itatiaia; So Paulo, Edusp, 1987. ANDRADE, Mrio de. Querida Henriqueta (cartas a Henriqueta Lisboa). Reviso, introduo e notas: Pe. Lauro Pal. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1990. ANDRADE, Mrio de. Txi e Crnicas no Dirio Nacional. Estabelecimento de texto, introduo e notas por Tel Porto Ancona Lopez. So Paulo: Duas Cidades/SCET-CEC, 1976. ANDRADE, Mrio de. A lio do guru. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1989. ANDRADE, Mrio de. Cartas a Anita Malfatti. Organizao de Marta Rosseti Batista. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1989. ANDRADE, Mrio de. Cartas a Murilo Miranda. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981. ANDRADE, Mrio de. Cartas a um jovem escritor. Rio de Janeiro: Record, 1981. ANDRADE, Mrio de. Cartas de Trabalho: Correspondncia com Rodrigo de Mello Franco de Andrade. Braslia: SPHAN/Pr-Memria, 1981. ANDRADE, Mrio de. Macunama o heri sem nenhum carter. Ed. Crtica / Tel Porto Ancona Lopez, coordenadora. Paris: Association Archives de la Littrature latino-amricaine, de Carabes et africaine du Xxe. Sicle; Braslia, DF: CNPq, 1988. (Coleo Arquivos; v.6) ANDRADE, Mrio de. O empalhador de passarinho. 3 ed. So Paulo: Martins, s/d. ANDRADE, Mrio de. O turista aprendiz. Estabelecimento de texto, introduo e notas de Tel Porto Ancona Lopez. So Paulo: Duas Cidades, 1983. ANDRADE, Mrio de; DUARTE, Paulo. Mrio de Andrade por ele mesmo. So Paulo: Edart, 1971. Prefcio de Antonio Candido. BARRENO, Maria Isabel et alii. Novas cartas portuguesas. Lisboa: Futura, 1974. BARTHES, Roland. A cmara clara. Traduo: Manuela Torres. Lisboa: Edies 70, 1981. BOSI, Alfredo. Situao de Macunama. In: Macunama o heri sem nenhum carter. Ed. Crtica / Tel Porto Ancona Lopez, coordenadora. Paris: Association Archives de la Littrature latino-amricaine, de Carabes et africaine du Xxe. Sicle; Braslia, DF: CNPq, 1988. CAMUS, Albert. O mito de Ssifo. 3. ed. Traduo e apresentao de Mauro Gama. Rio de Janeiro: Guanabara, 1989. CASTRO, Moacir Werneck de. Mrio de Andrade Exlio no Rio. Rio de Janeiro, Rocco, 1989. CASTRO, Moacir Werneck de. Mrio de Andrade Exlio no Rio. So Paulo: Edart, 1971 FOUCAULT, Michel. Lcriture de soi. In: Corps crits, n 5. Paris: PUF, 1983. FOUCAULT, Michel. O que um autor? 2. ed. Traduo: Jos A. Bragana de Miranda e Antnio Fernando Cascais. Lisboa: Vega, 1992. JAMESON, Fredric. Marxismo e forma: teorias dialticas da literatura no sculo XX. Traduo: Iumna Maria Simon (coord.) So Paulo: Hucitec, 1989. LAFET, Joo Luiz. Figurao da intimidade Imagens na poesia de Mrio de Andrade. So Paulo: Martins Fontes, 1986. LOPES, Tel Porto Ancona. Rapsdia e resistncia. In: Macunama o heri sem nenhum carter. Ed. Crtica / Tel Porto Ancona Lopez, coordenadora. Paris: Association Archives de la Littrature latino-amricaine, de Carabes et africaine du Xxe. Sicle; Braslia, DF: CNPq, 1988. MIRANDA, Wander Melo. Contra a corrente (a questo autobiogrfica em Graciliano Ramos e Silviano Santiago). Tese de Doutoramento. So Paulo, USP, 1987. MNSTER, Arno. Ernst Bloch: filosofia da prxis e utopia concreta. So Paulo: Editora da UNESP, 1993. (Biblioteca Bsica) PIGLIA, Ricardo. Respiracin artificial. Argentina: Pomaire, 1980. 21

PINTO, Edith Pimentel. A gramatiquinha de Mrio de Andrade. So Paulo: Duas Cidades, Secretaria de Estado da Cultura, 1990. ROSSET, Clment. La force majeure. Paris: Minuit, 1983. SONTAG, Susan. Sob o signo de Saturno. Porto Alegre: L&PM, 1986. SOUZA, Eneida Maria de. A pedra mgica do discurso: jogo e linguagem em Macunama. Belo Horizonte: UFMG, 1988.

22

Вам также может понравиться