Вы находитесь на странице: 1из 87

2011

Lgica e lgebra de Boole

Captulo I
LGEBRA DAS PROPOSIES

Marcos J. Bastos Figueiredo


FANESE

2|Captulo I lgebra das Proposies

Captulo I LGEBRA DAS PROPOSIES Objetivos do Captulo: Aps o estudo deste captulo, voc ser capaz de: Identificar proposies simples e compostas. Determinar o valor lgico de uma proposio. Construir tabelas-verdade. Usar os smbolos formais da lgica proposicional. Criar uma linguagem simblica atravs do uso de proposies e dos conectivos lgicos. Classificar as proposies em Tautologia, Contradio e Contingncia. Reconhecer implicaes e equivalncias lgicas. Realizar a negao dos conectivos lgicos. Determinar as proposies associadas ao Condicional.

3|Captulo I lgebra das Proposies

1. O QUE LGICA? O uso da lgica, de forma corriqueira, est, geralmente, relacionado racionalidade e coerncia. Associa-se, freqentemente, lgica apenas Matemtica, no se percebendo sua relao e aplicabilidade com as demais cincias. Podemos relacionar a lgica com a correo do pensamento, pois uma das suas preocupaes determinar quais operaes so vlidas e quais no so, fazendo anlises das formas e leis do pensamento. Como filosofia, ela procura saber por que pensamos assim e no de outro jeito. Com arte ou tcnica, ela nos ensina a usar corretamente as leis do pensamento. Poderamos dizer, tambm, que a lgica a arte de pensar bem, que a cincia das formas do pensamento, visto que, a forma mais complexa do pensamento o raciocnio e, a lgica, estuda a correo do raciocnio. Podemos ainda dizer, que a lgica tem em vista a ordem da razo. Isso d a entender que a nossa razo pode funcionar de forma desordenada. Por isso, a lgica estuda e ensina a colocar ordem no pensamento. Desenvolvida inicialmente por Aristteles em 330 a.C., a lgica ou raciocnio lgico expresso fundamentalmente por designaes e proposies que exprimem juzo falso ou verdadeiro. A lgica fundamenta os raciocnios, as aes e, o pensamento lgico geralmente criativo e inovador. 1.1 LGICA PROPOSICIONAL FRASE o elemento de comunicao que relaciona palavras entre si de modo a estabelecer uma mensagem com sentido completo. As frases podem ser de vrios tipos: a) Declarativa Ex.: O sol uma estrela. JONOFON professor de Raciocnio Lgico. Eduardo Ubirajara professor de Sociologia. b) Interrogativa Ex.: Onde voc mora? Onde voc estuda? Aonde voc vai? c) Exclamativa Ex.: Parabns! Feliz Natal! Feliz Pscoa!

4|Captulo I lgebra das Proposies

d) Imperativa Ex.: Leia aquele livro. Escreva uma poesia. No caso da frase imperativa, por no possuir sujeito determinado, no podemos utilizar em lgica, uma vez que, no uma frase declarativa. A linguagem natural (ou formal) nem sempre clara e precisa, sendo muito comum a ocorrncia de ambigidades que geram dvidas sobre o significado do que se est falando. Por isso, uns dos objetivos da lgica estabelecer uma linguagem formal, atravs da qual se pode expressar com clareza e preciso a emisso de juzo, verdadeiro ou falso para determinadas frases. PROPOSIO : uma frase declarativa (com sujeito e predicado) qual pode ser atribudo sem ambigidade, um dos valores lgicos verdadeiro (V) ou falso (F). No se pode atribuir um valor verdadeiro ou falso, s demais frases como as interrogativas, as exclamativas e as imperativas, embora elas tambm expressem juzos. Somente s frases declarativas, podem-se atribuir valores de verdadeiro ou falso, o que ocorre quando a frase , respectivamente, confirmada ou negada. Para efeito de classificar as proposies em Verdadeiras ou Falsas, e desenvolver a teoria de modo consistente, a Lgica Matemtica obedece s seguintes leis do pensamento: I) PRINCPIO da NO-CONTRADIO Uma proposio no pode ser verdadeira e falsa simultaneamente.

II) PRINCPIO do TERCEIRO EXCLUDO Toda proposio ou verdadeira ou falsa, no havendo nunca um meio termo. Pelos dois princpios anteriores temos que: Toda proposio tem um, e somente um dos valores lgicos, verdade ou falsidade. Por este motivo, chamamos a Lgica Matemtica de bivalente. Exemplos: 1) So proposies: a) 3 + 4 = 7 (Verdadeiro) b) 5 > 8 (Falso) c) O Brasil penta campeo de futebol masculino. (Verdadeiro) d) A Terra gira em torno do Sol. (Verdadeiro)

5|Captulo I lgebra das Proposies

e) O Japo fica na Europa. (Falso) f) O Brasil fica na Amrica do Sul. (Verdadeiro) g) A lua de queijo. (Falso) 2) No so proposies: a) 3 + 5 b) Voc foi aprovado em Lgica? c) A sopa de cebola. d) Feche a porta. e) Preste ateno ao semforo! f) Abra a janela! As proposies classificam-se em: simples ou atmicas e compostas ou moleculares. SIMPLES ou atmicas: so aquelas que no contm nenhuma outra proposio como parte integrante de si mesma. Indicaremos, em geral, tais proposies, por letras minsculas (utilizaremos a poro do alfabeto a partir da letra p). Exemplos: p: O nmero 11 impar. q: O nmero 16 um quadrado perfeito. r: O Mxico fica na Amrica do Norte. COMPOSTAS ou moleculares: so aquelas formadas pela combinao de duas ou mais proposies simples, relacionadas pelos conectivos lgicos. As proposies compostas so, geralmente, representadas por letras maisculas do nosso alfabeto. Exemplos: P: 1 + 2 = 3 se, e somente se, 2 1. Q: Se J Soares gordo, ento inteligente. R: Mariana bonita e Jtila inteligente.

6|Captulo I lgebra das Proposies

S: Sempre que chove, o trnsito fica congestionado. T: Ana sente dor de estmago ou dor de cabea.

1.2 - CONECTIVOS LGICOS So palavras ou expresses usadas para formar novas proposies a partir de outras. Os conectivos lgicos usuais em Lgica so: Notao no E Ou ou...ou... se,...ento se, e somente se 1.2.1-VALOR LGICO O valor lgico de uma proposio a verdade (V) se a proposio for verdadeira e a falsidade (F) se a proposio for falsa. Notao: V(p) indica o valor lgico da proposio p V(p) = V ou V(p) = F O valor lgico de uma proposio composta depende exclusivamente dos valores lgicos das suas proposies e dos conectivos lgicos que as ligam. Conectivo ~ ou ou ' V V Denominao Negao Conjuno Disjuno Inclusiva ou Disjuno Disjuno Exclusiva Condicional Bicondicional

7|Captulo I lgebra das Proposies

1.2.2 - TABELA-VERDADE O valor lgico de uma proposio composta depende dos valores lgicos das proposies componentes, e se determina por um algoritmo chamado tabela-verdade, no qual figuram todos os possveis valores lgicos da proposio composta, correspondentes a todas as possveis atribuies dos valores lgicos das proposies simples componentes. uma maneira prtica de dispor organizadamente os valores lgicos envolvidos em uma proposio composta. Para a proposio simples (p), tem-se: P V F O nmero de linhas distintas de uma tabela-verdade dado por 2n, onde n o nmero de proposies e 2 representa o nmero de valores lgicos possveis (V ou F). Proposio composta por 2 proposies simples (p, q). p V V F F q V F V F
4 Linhas

Tabela-verdade

Proposio composta por 3 proposies simples (p, q, r). p V V V V F F F q V V F F V V F r V F V F V F V


8 Linhas

8|Captulo I lgebra das Proposies

2.0 OPERACES LOGICAS SOBRE PROPOSICES Quando raciocinamos, efetuamos operaes sobre proposies, que obedecem s regras de um clculo, chamado Clculo Proposicional que semelhante ao da Aritmtica sobre nmeros. Veremos, a seguir, as operaes lgicas fundamentais. 2.1 OPERAO NEGAO: NO ( ~ ) Definio: Chama-se negao de uma proposio p, a proposio, denotada por ~ p , l-se no p, cujo valor lgico a verdade (V) quando falsa e a falsidade (F) quando verdadeira. Observao: podemos representar a negao tambm por: p ou p Se V(p) = V ento V( p) = F Se V(q) = F ento V( q) = V Logo, a negao de uma proposio, apresenta valor lgico oposto ao da proposio dada. A tabela-verdade da operao negao : p V F Observaes: 1) A proposio ~ (~ p) equivalente proposio p. 2) A negao de uma negao significa fazer uma afirmao. Exemplos: 1) Dada a proposio: p: O Sol um planeta. A sua negao : ~p: O Sol no um planeta; p: falso que o Sol um planeta; p: No verdade que o Sol um planeta. ~p F V

9|Captulo I lgebra das Proposies

2) Dada a proposio: q: A Terra plana. A sua negao : ~ q: A Terra no plana; q: falso que a Terra plana; q': No verdade que a Terra plana. 2.2 OPERAO CONJUNO: E () Definio: Chama-se conjuno de duas proposies p e q, a proposio denotada por p ^ q , cujo valor lgico a verdade quando p e q so verdadeiras e a falsidade nos demais casos. Notao: p q (l-se: p e q) Usam-se, freqentemente, na linguagem natural, outras formas para indicar uma conjuno, tais como: Exemplos: P: Renata chata e Simone linda. Q: Renata gente fina, mas Adriana chata. R: Paulo mdico, alm disso rbitro de futebol. S: A colheita no foi boa, tambm no h gua suficiente. A conjuno de duas proposies (p q) verdadeira se, e somente se, cada componente for verdadeira. mas; tambm; alm disso.

p V V F

q V F V

p q V F F

10 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

F A tabela-verdade da operao Conjuno :

Exerccio resolvido: 1) Dadas as proposies: p: O presidente Getlio Vargas era gacho. q: O presidente Tancredo Neves era carioca. Determine o valor lgico da proposio p^q . Soluo: O valor lgico de cada proposio : V(p)= V e V(q)=F Atravs da tabela-verdade da conjuno, tem-se: p V V F F q V F V F p ^q V F F F

Ento, a proposio p^q ser a falsidade, pois a conjuno somente verdadeira, quando ambas as proposies forem verdadeiras. 2.3 OPERAO DISJUNO: 2.3.1 Disjuno Inclusiva: OU (v) Definio: Chama-se disjuno inclusiva ou simplesmente disjuno de duas proposies p e q, a proposio denotada por p v q , cujo valor lgico a falsidade(F), quando o valor lgico das proposies p e q forem falsos e, a verdade(V), quando pelo menos uma das proposies for verdadeira.

11 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

Notao: p v q (l-se: p ou q). A disjuno de duas proposies (p v q) falsa se, e somente se, todas as componentes forem falsas.

p V A tabela-verdade da disjuno inclusiva : Exemplos: P: Renata chata ou Simone linda. Q: Renata feia ou Simone chata. Exerccio resolvido: 1) Dadas as proposies: V F F

Q V F V F

pvq V V V F

p: Acio Neves governador do Estado de Santa Catarina. q: Jos Serra governador do Estado do Rio de Janeiro. Determinar o valor lgico da proposio: p v ~q Soluo: O valor lgico de cada proposio : V(p)= F , V(q)=F e V(~q)=V Atravs da tabela-verdade da disjuno, temos: p V V F F q V F V F ~q F V F V p v ~q V V F V

Ento, a proposio p v ~q ser a verdade, pois a disjuno somente falsa quando ambas as proposies so falsas.

12 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

13 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

2.3.2 - Disjuno Exclusiva: OU... OU... ( V ) Definio: Chama-se disjuno exclusiva de duas proposies p e q , a proposio denotada por p v q , cujo valor lgico a falsidade(F), quando os valores lgicos das proposies p e q so ambos falsos ou ambos verdadeiros, e a verdade(V) nos demais casos. Na linguagem normal a palavra ou tem dois sentidos, assim, por exemplo, consideremos as seguintes proposies: P: JONOFON mdico ou professor. Q: Mrio de Oliveira carioca ou mineiro. A proposio P indica que pelo menos uma das proposies: JONOFON mdico ou JONOFON professor verdadeira, podendo ser ambas verdadeiras. Ou seja: JONOFON mdico e professor. Na proposio Q, se est a precisar que uma e somente uma das proposies Mrio de Oliveira carioca ou Mrio de Oliveira mineiro verdadeira, pois no possvel ambas serem verdadeiras. Ou seja: Mrio de Oliveira carioca e mineiro. Na proposio P diz-se que ou inclusiva, enquanto que, na proposio Q, diz-se que ou exclusivo. Em Lgica Matemtica, usa-se, habitualmente, o smbolo v para ou inclusivo e V para ou exclusivo. Assim sendo, a proposio P uma disjuno inclusiva ou apenas disjuno (v), ao passo que a proposio Q uma disjuno exclusiva ( V ). De modo geral, chama-se disjuno exclusiva de duas proposies p e q, a proposio denotada p V q , que se l: ou p ou q ou p ou q, mas no ambos.

14 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

p V A tabela-verdade da Disjuno Exclusiva : V F F

q V F V F

pVq F V V F

A disjuno exclusiva de duas proposies p V q falsa(F), se e somente se, todos os componentes forem falsos ou verdadeiros, ou seja V(p)= V(q)= V ou F. Exemplos: P: Ou lgica fcil ou Artur no gosta de lgica. Q: Ou Ana filha de Alice ou rica filha de Elisa. R: Alberto alemo ou espanhol, mas no ambos. A proposio p V q (p v q) ^ ~ (p ^ q) Fazendo a= p v q e b= ~(p ^ q) , atravs da tabela-verdade, temos:

p V V F F

q V F V F

pVq F V V F

pvq V V V F

pq V F F F

~ (p q) F V V V

ab F V V F

. . . . . . . . . . . . . iguais . . . . . . . . . . . . . .

Logo: p V q ( p v q) ^ ~(p ^ q)

15 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

2.4 OPERAO CONDICIONAL: SE...ENTO... () Definio: Chama-se proposio Condicional de duas proposies p e q, a proposio

composta denotada por p q , cujo valor lgico a falsidade(F), quando p verdadeira e q falsa e, nos demais casos, a verdade(V). Notao: p q ( l-se: Se p, ento q)

Outras formas de notao so: q, se p; p somente se q; p implica q; p condio suficiente para q; q condio necessria para p; Sempre que p, ento q; Quando p, ento q. A condicional p q falsa(F) quando o antecedente(p) verdadeiro (V) e o conseqente(q) falso(F). Nas outras situaes sempre ser verdadeira(V). A tabela-verdade da operao condicional : p V V F F Exemplos: P: Se usar roupa branca, ento ir ao cinema. q V F V F pq V F V V

16 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

Q: Se voc estudar, ir passar em Lgica Matemtica. R: Sempre que ganho um presente, fico feliz. ( Se ganho um presente, ento fico feliz.) S: Quando chove, no passeio. (Se chove, ento no passeio.) Exerccio resolvido: (Analista Fiscal e Controle/AFC/2002) Ou Lgica fcil ou Artur no gosta de Lgica. Por outro lado, se Geografia no difcil, ento Lgica difcil. Da, segue-se que, se Artur gosta de Lgica, ento: a) Se Geografia difcil, ento Lgica difcil; b) Lgica fcil e Geografia difcil; c) Lgica fcil e Geografia fcil; d Lgica difcil e Geografia difcil; e) Lgica difcil ou Geografia fcil. Soluo: Vamos representar as proposies simples de cada proposio composta. Na proposio, Ou Lgica fcil ou Artur no gosta de Lgica, tem-se: p: Lgica fcil. ~p: Lgica no fcil. ( tambm correto escrever: Lgica difcil.) q: Artur gosta de Lgica. ~q: Artur no gosta de Lgica. Ento, na linguagem simblica, podemos escrever: p V ~q (1) Na proposio Se Geografia no difcil, ento Lgica difcil , tem-se: r: Geografia difcil. ~r:Geografia no ( tambm correto escrever: Geografia fcil.) difcil.

17 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

Escrevendo na linguagem simblica, temos: ~r ~p (2) No enunciado temos a seguinte proposio simples: Artur gosta de Lgica, qual, por conveno, atribuiremos valor lgico verdadeiro, logo V(q)=V e V(~q)= F

18 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

Como V(q)= V, ento podemos determinar p na proposio (1), uma vez que, devemos considerar todas as proposies compostas verdadeiras, ento: V( p V ~q ) = V V(p) V V(~q) = V V(p) V (F) = V (V) V (F) = V Ento, p somente poder ser a verdade, pois a disjuno exclusiva somente verdadeira quando as proposies tm valores lgicos diferentes. Logo, se V(p)=V e V(~p)=F , da proposio (2), obtemos r, ento: V(~r ~p) = V V(~r) V(~p) = V V(~r) (F) = V

(F) (F) = V

Ento, V (~ r ) somente poder ser falso, pois o condicional falso quando ocorrer (V)(F)

Os valores lgicos so: V(p)=V, V(~p)=F, V(q)=V, V(~q)=F, V( r)=V e V(~r)=F Analisando cada alternativa e transformando-as para a linguagem simblica, tem-se:

19 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

a) r ~p

(V)(F) = F

b) p ^ r c) p ^ ~r d) ~p ^ r e) ~p v ~r

(V) ^ (V) = V (V) ^ (F) = F (F) ^ (V) = F (F) v (F) = F

Resposta: letra b 2.5 OPERACAO BICONDICIONAL: SE, E SOMENTE SE () Definio: Chama-se proposio Bicondicional de duas proposies p e q, a proposio denotada por p q , cujo valor lgico a verdade(V), quando p e q so verdadeiras ou falsas, e a falsidade(F) nos demais casos. Notao: p q (l-se: p se, e somente se, q). Outra forma de ler o bicondicional : p condio necessria e suficiente para q; q condio necessria e suficiente para q. A proposio bicondicional p q s verdadeira quando V(p) = V(q), caso contrrio falsa. A tabela-verdade da operao bicondicional : p q pq V V V

20 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

V F F Exemplos:

F V F

F F V

P: Edson falou a verdade se, e somente se, Geraldo mentiu. Q: Jorge mentir condio necessria e suficiente para Anlia mentir.

21 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

Exerccio resolvido: (ESAF-MPU/2004) Sabe-se que Joo estar feliz condio necessria para Maria sorrir e condio suficiente para Daniela abraar Paulo. Sabe-se, tambm, que Daniela abraar Paulo condio necessria e suficiente para Sandra abraar Srgio. Assim, quando Sandra no abraa Srgio: a) b) c) d) e) Joo est feliz, Maria no sorri, Daniela abraa Paulo; Joo no est feliz, Maria sorrir, Daniela no abraa Paulo; Joo est feliz, Maria sorri , Daniela no abraa Paulo; Joo no est feliz, Maria no sorri , Daniela no abraa Paulo; Joo no est feliz, Maria sorri, Daniela abraa Paulo.

Soluo: Da proposio Sabe-se que Joo estar feliz condio necessria para Maria sorrir e condio suficiente para Daniela abraar Paulo , vamos relacionar as proposies simples, logo: p: Joo estar feliz. q: Maria sorrir. r: Daniela abraar Paulo. Na linguagem simblica, lembrando da teoria do bicondicional, tem-se: p condio suficiente para r : q condio necessria para p: pr qp (1) (2)

Da proposio Sabe-se, tambm, que Daniela abraar Paulo condio necessria e suficiente para Sandra abraar Srgio, tem-se: s: Sandra abraar Srgio. ~s: Sandra no abraa Srgio. Na linguagem simblica, temos: r s (3) O enunciado fornece uma proposio simples ~s: Sandra no abraa Srgio, qual, por conveno, ser verdadeira, ento: V(~s)=V e V(s)=F

22 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

Devemos, sempre, considerar todas as proposies compostas verdadeiras e, sendo V(s)= F , de (3), teremos r: V( r s) = V V(r) V(s) = V V(r) (F) = V

(F) (F) = V

Ento, V(r) somente poder ser falso, verdadeiro.

para que o bicondicional seja

Da proposio (1), poderemos encontrar p, ento: V(p r) = V V(p) V(r) = V V(p) (F) = V

(F) (F) = V

Ento, V(p) falso, para que o condicional seja verdadeiro. Da proposio (2), encontraremos q, logo: V(q p) = V V(q) V(p) = V V(q) (F) = V V(q) = F Os valores lgicos das proposies simples so: p: Joo estar feliz; ~p: Joo no estar feliz; q: Maria sorrir; V(p)=F V(~p)=V V(q)=F

23 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

~q: Maria no sorrir; r: Daniela abraar Paulo; ~r: Daniela no abraar Paulo; s: Sandra abraar Srgio; ~s: Sandra no abraar Srgio.

V(~q)=V V( r)=F V( ~r)=V V(s)=F V(~s)=V

Escrevendo as alternativas com os valores lgicos, tem-se: a) b) c) d) e) F, V, F V, F, V F, F, V V, V, V V, F, F

Resposta: letra d 2.6 USO DE PARNTESIS necessrio o uso de parntesis na simbolizao das proposies para evitar qualquer tipo de ambigidade. Assim, por exemplo, a expresso p v q ^ r colocada entre parntesis, d lugar, s duas seguintes proposies: (a) (p v q) ^ r e (b) p v ( q ^ r) , que no tm o mesmo significado, pois na (a) temos uma conjuno e na (b) temos uma disjuno.

Analogamente, a expresso p ^ q r v s d lugar, colocando-se o parntesis, s seguintes proposies:

a) ( p ^ q) (r v s)

b) p ^ ( q (r v s))

24 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

c) (p ^ ( q r)) v s

d) p ^ ( ( q r) v s)

e) ((p ^ q) r) v s

Sendo que, duas quaisquer delas, no tm o mesmo significado. Por outro lado, em muitos casos, parntesis podem ser suprimidos, a fim de simplificar as proposies simbolizadas, desde que, nenhuma ambigidade venha a ocorrer. A ordem de precedncia para os conectivos : 1) Negao: ~ 2) Conjuno: ^ 3) Disjuno: v 4) Condicional:

5) Bicondicional:

Portanto, o conectivo mais fraco a negao e, o mais forte, o bicondicional.

Assim, por exemplo, a proposio: pq r ^ s uma bicondicional e nunca uma condicional ou conjuno. Exerccios propostos: Grupo A

25 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

1)

Sejam as proposies:

p: Fernanda est doente. q: Fernanda est com febre. Escrever na linguagem natural, as seguintes proposies: a) b) c) ~p p^q pvq f) ~p ^ ~q g) ~p v q h) p ~q

d)

p ~q

i) ~~p

e)

q p

j) ( p ^ ~q) p

2)

Dadas as proposies:

p: Paulo bonito. q: Paulo alto. Escrever na linguagem simblica, as seguintes proposies: a) b) c) d) e) f) 3) Paulo alto e bonito. Paulo bonito, mas baixo. No verdade que,Paulo bonito ou baixo. Paulo nem bonito e nem alto. Paulo bonito ou feio e alto. falso que, Paulo feio ou que no alto. Sejam as proposies:

p: Tiago pobre. q: Alfredo feliz. Escrever na linguagem natural, as seguintes proposies:

26 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

a) b) c)

qp p v ~q ~p q

d) ~p q e) ~~q f) ( ~p v q) q

4)

Dadas as proposies:

p: Ana fala ingls. q: Ana fala francs. r: Ana fala alemo. Escrever na linguagem simblica, as seguintes proposies: a) b) c) Ana fala francs e ingls ou no fala francs nem alemo. No verdade que, Ana fala francs e que no fala ingls. falso que, Ana fala ingls ou alemo, mas no fala francs.

Exerccios propostos: Grupo B 1) Seja p: 2+1=3 e q: =4. Determinar o valor lgico ( V ou F) de cada uma das seguintes proposies: a) b) c) d) p ^ ~q p v ~q ~p ^ q ~p ^ ~q e) ~p v ~q f) ~(~p ^ ~q) g) p ^ (~p ^ q) h) (~p ^ q) v (p ^ ~q)

2) Determinar o valor lgico (V ou F) de cada uma das seguintes proposies: a) b) c) d) e) f) 1>0^3+2=5 3=3v =4 Se 10 2 = 7, ento 3 = 27 0>1^ =5 No verdade que, 8 um nmero mpar falso que, Salvador a capital da Bahia

27 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

g) h) i) j) k)

No verdade que, 8:1 = 9 e 8 1 = 6 falso que, 3 : 3 = 6 ou =0 ~( 3 1 = 2 2 = 5) ~( 3 . 2 = 9 5 1 = 4) Se Aracaju a capital do Amazonas, ento Pedro lvares Cabral descobriu a Amrica.

3) Determinar V(p) em cada um dos seguintes casos, sabendo-se que: a) b) c) d) e) V(pq) = V V(pq) = V V(pq) = V V(pq) = V V(pq) = F e e e e e V(p^q)=F V(pvq)= F V(p^q)=V V(pvq)=V V(~pvq)=V

4) Determinar V(p) e V(q) em cada um dos seguintes casos, sabendo-se que: a) V(pq) = V e V (p^q) = F b) V(pq) = V e V(pvq) = F c) V(pq) = V e V(p^q) = V d) V(pq) = V e V(pvq) = V e) V(pq) = F e V(~pvq) = V 5) Sabendo-se que os valores lgicos das proposies p, q, r e s so, respectivamente, V, V, F e F, determinar o valor lgico (V ou F) de cada uma das seguintes proposies: a) b) c) d) e) f) ( r p) v ( s p) r p ( ~p r) ~(p^q) ~p v ~q p~q (p v r) ^ r (q^r) ^s ( p s) ~( (pvs) ^ ( s ^ r))

2.7 TAUTOLOGIA Definio:

28 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

Uma proposio composta uma tautologia quando o seu valor lgico sempre a verdade (V), quaisquer que sejam os valores lgicos das proposies componentes. Exemplo: Dada a proposio P: Chove ou no chove. Sejam p:chove e ~p: no chove, ento P: p V ~p Elaborando a tabela-verdade, podemos observar que, a ltima coluna composta somente de Vs. p V F Logo, p v ~ p uma tautologia. Exerccio resolvido: Demonstrar, atravs de tabela-verdade, que a proposio (p ~q ) V q uma tautologia. Soluo: Fazendo a tabela-verdade da proposio, tem-se: p V V F F q V F V F ~q F V F V p ~q F V V V (p~q) v q V V V V ~p F V pv~p V V

Logo, a proposio ( p ~q) V q uma tautologia, pois sempre ser verdadeira, independentemente dos valores lgicos de p e q. 2.8 CONTRADIO Definio:

29 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

Uma proposio composta uma contradio quando o seu valor lgico sempre a falsidade (F), quaisquer que sejam os valores lgicos das proposies componentes. Exemplo: Dada a proposio Q: Chove e no chove . Sejam p:chove e ~p:no chove , ento Q: p ^ ~p Fazendo a tabela-verdade, observa-se que, a ltima coluna formada apenas por Fs. p V F Logo, p ~ p uma contradio. Exerccio resolvido: Demonstrar, atravs de tabela-verdade, (~p v ~q) ( p ^ q) uma contradio. Soluo: Elaborando a tabela-verdade, tem-se: p V V F F q V F V F ~p F F V V ~q F V F V ~p v ~q F V V V p^q V F F F ( ~p v ~q ) ( p ^ q) F F F F que a proposio ~p F V p~p F F

Portanto, a proposio (~p v ~q) ( p^q) uma contradio, pois sempre ser falsa, independentemente dos valores lgicos de p e q. 2.9 CONTINGNCIA OU INDETERMINADA Definio:

30 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

Uma proposio composta denominada contingncia ou indeterminada, quando no uma tautologia e nem uma contradio. Exemplo: Seja a proposio R: Trs um nmero par se, e somente se, o homem imortal. Ento, p: Trs um nmero par. q: O homem imortal. Na linguagem simblica: p q

Elaborando a tabela-verdade, a ltima coluna formada de Vs e de Fs. p V V F F q V F V F pq V F F V

Logo, a proposio p q , uma contingncia Exerccio resolvido: Demonstrar, atravs de tabela-verdade, que a proposio ~[(p ^ q) (p v q)] uma contingncia. Soluo: Utilizando-se da tabela-verdade temos: p q p^q pv q (p^q) ( p v q) ~[(p^q) (p v q)]

31 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

V V F F

V F V F

V F F F

V V V F

V F F V

F V V F

Portanto, a proposio ~[(p^q) (p v q)] uma contingncia, pois composta de Vs e de Fs independentemente dos valores lgicos de p e q. Exerccios propostos: Grupo C 1) Verificar se as seguintes proposies so tautolgicas: a) p v (p (q ^ ~p)) b) (p (q ^ r)) (pr) c) (p ^ q) (p v q) d) [(p v q) ^ (p ^ s)] p 2) Classificar as seguintes proposies em Tautologia, Contradio ou Contingncia: a) b) c) d) e) f) (p v (p ^ q)) p (~p ^ ~q) v (pq) ( p v ~q) ( p~q) (pq) ((p v r) (q ^ r)) (pq) v ( q ^ r) ~( (pq) ((pq) v r) )

2.10 IMPLICAO e EQUIVALNCIA LGICA 2.10.1 IMPLICAO LGICA Definio: Dadas as proposies compostas P e Q, diz-se que ocorre uma implicao lgica entre P e Q, quando a proposio condicional P Q uma tautologia.

32 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

Notao: P Q

Exemplo: Mostrar que:

a) ( p ^q) p

b) [ p ^ ( p q)] q

c) [ (pq) ^ (qr)] ( p r)

d) (pq) [ (p^r) (qr)]

Soluo: Atravs da tabela-verdade, poderemos verificar se ocorre uma tautologia, ento: a) p V V F F b) p q pq p ^(pq) [p ^(pq)]q q V F V F F p^q V F F (p^q) p V V V V

A proposio uma tautologia, logo ocorre uma implicao lgica.

33 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

V V F F

V F V F

V F V V

V F F F

V V V V

A proposio uma tautologia, ento ocorre uma implicao lgica. c) p q r pq qr (pq) ^ (qr) pr [(pq)^(qr)] (pr) V V F F V V V V V F V V V F V V V F F F V F V V V F V F V V V V V V V V V V V V

V V V V V V V F F F F F F V F F F V F F V F

V V

A proposio uma tautologia, ento ocorre uma implicao lgica. d) p q r pq p ^ r qr (p^r) (qr) (pq) [ (p^r)(qr)] V V F F V V V V V F V F F F F F V F V V V F V V V V V V V V V V V V V V V V V V

V V V V V V V F F F F F F V F F F V F F V F

V V

A proposio uma tautologia, logo ocorre uma implicao lgica. 2.10.2- EQUIVALNCIA LGICA Definio:

34 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

Dadas as proposies compostas P e Q, diz-se que ocorre uma equivalncia lgica, entre P e Q, quando suas tabelas-verdade forem iguais.

Notao: P Q

ou

PQ

Exemplo: Mostrar que: a) (p q) ^ (qp) p q

b) (p ^q) ~(~p v ~q)

Soluo: a) p V V F F q V F V F pq V F V V qp V V F V pq V F F V (pq) ^(qp) V F F V

. . iguais . . A proposio uma equivalncia lgica, pois suas tabelas-verdade so iguais. b) p V V F F Q V F V F p ^q V F F F ~p F F V V ~q F V F V ~p v ~q F V V V ~( ~p v ~q) V F F F

. . . . . . . . . . . . iguais . . . . . . . . . .

35 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

A proposio uma equivalncia lgica, pois suas tabelas-verdade so iguais. Exerccios propostos: Grupo D 1) Demonstrar por tabelas-verdade que:

a) q (pq)

b) (p v q) p

c) ( p ~q) (pq)

d) p ^ (q ^ r) (pq)

2) Demonstrar por tabelas-verdade que:

a) p q ~p v q

b) p ^ (q ^ r ) (p ^ q) ^ r

c) p v ( q v r ) (p v q) v r

36 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

d) ~( p ^ q ) ~p v ~q

e) ~(p v q ) ~p ^ ~q

f) p ^ ( q v r ) ( p ^ q ) v ( p ^ r )

g) p v ( q ^ r ) ( p v q ) ^ ( p v r )

h) p q ( pq ) ^ (qp)

3 NEGAO DAS OPERAES LGICAS 3.1 NEGAO DA NEGAO Dadas as proposies p e ~ (~ p), vamos construir suas tabelas-verdade: p V F ~p F V ~ (~ p) V F

. . iguais . . Concluso: ~ (~ p) = p Logo, a negao de uma negao uma afirmao.

37 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

Exemplo: A proposio No verdade que Mrio no estudioso logicamente equivalente Mrio estudioso. Soluo: Sejam: p: Mrio estudioso. ~ p: Mrio no estudioso. ~(~ p): No verdade que Mrio no estudioso. Ento: p = ~ ( ~p) Portanto, a negao da negao uma afirmao. Logo, as proposies so equivalentes.

3.2 NEGAO DA CONJUNO Dadas as proposies ~ (p q) e ~ p v ~ q, vamos construir suas tabelas-verdade: p V V F F q V F V F pq V F F F ~(p q) F V V V ~p F F V V ~q F V F V ~pv~q F V V V

...............iguais................ Logo: ~ (p q) ~ p v ~ q ( 1 Lei de DeMORGAN )

38 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

Exemplo: Provar que a proposio composta P:No verdade que a comida farta e saborosa logicamente equivalente proposio Q: A comida no farta ou no saborosa. Soluo: Para comprovar a afirmao, deveremos enumerar as proposies simples: p: a comida farta. q: a comida saborosa. ~p: a comida no farta. ~q: a comida no saborosa.

Escrevendo a proposio composta P na linguagem simblica, temos: P: ~ (p ^ q) Aplicando a 1 Lei de DeMORGAN, pois a proposio a negao de uma conjuno, obtemos: ~ (p q) ~ p v ~ q Na linguagem natural, temos: A comida no farta ou no saborosa. Portanto, a afirmao verdadeira, ou seja, P Q 3.3 NEGAO DA DISJUNO Dadas as proposies ~(p v q) e ~ p ~ q, vamos construir suas tabelasverdade: p V V F F q V F V F pvq V V V F ~(p v q) F F F V ~p F F V V ~q F V F V ~p~q F F F V

. . . . . . . iguais . . . . . . .

39 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

Logo: ~(p v q) ~ p ^ ~ q ( 2 LEI de DeMORGAN) Exemplo: Provar que a proposio Q: No verdade que 2 nmero par ou 3 nmero mpar logicamente equivalente proposio R: 2 no nmero par e 3 no nmero mpar Soluo: Enumerando as proposies simples, temos: p: 2 nmero par. q: 3 nmero mpar. ~p: 2 no nmero par. ~q: 3 no nmero mpar.

Escrevendo a proposio composta Q, na linguagem simblica, temos: Q: ~ ( p v q) Aplicando a 2 LEI de DeMORGAN, pois a proposio a negao da disjuno, temos: ~( p v q) ~p ^ ~q Na linguagem natural,temos: 2 no nmero par e 3 no nmero mpar . Logo, as proposies Q e R so equivalentes. Exerccios resolvidos: 1) Dar a negao, em linguagem natural, de cada uma das seguintes proposies: a) b) c) d) e) f) A lgica fcil e Pedro ser aprovado. Maria bonita ou no elegante. No chove ou faz frio. No est frio ou no est chovendo. O pai de Agnaldo gacho ou sua me alagoana. Samuel estuda Medicina Veterinria,mas Rafael Engenharia Florestal.

no

estuda

40 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

Soluo: a) Nomeando as proposies simples, temos: p: A lgica fcil. ~p: A lgica no fcil. q: Pedro ser aprovado. ~q: Pedro no ser aprovado. ou ~q: Pedro ser reprovado. ou ~p: A lgica difcil.

Escrevendo a proposio na linguagem simblica,teremos: ( p ^ q) Determinando a negao da proposio, obtemos: ~( p ^ q) Agora, aplicando a LEI de DeMORGAN, temos: ~(p^q) ~p v ~q Na linguagem natural, a proposio ser: A lgica no fcil ou Pedro no ser aprovado. Tambm, correto escrever na linguagem natural, da seguinte forma: A lgica difcil ou Pedro ser reprovado. b) Enumerando as proposies simples, temos: p: Maria bonita. ~p: Maria no bonita. ou ~p: Maria feia. q: elegante. ~q: no elegante.

41 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

Escrevendo na linguagem simblica e aplicando DeMORGAN, temos: ~(p v ~q) = ~p ^ ~(~q) = ~p ^ q Na linguagem natural, teremos: Maria no bonita e elegante. Tambm correto: Maria feia e elegante. c) Enumerando as proposies simples, temos: p: Chove. ~p: No chove. q: Faz frio. ~q: No faz frio. Escrevendo na linguagem simblica e aplicando DeMORGAN, temos: ~(~p v q) = ~(~p) ^ ~q = p ^ ~q Na linguagem natural, teremos: Chove e no faz frio. d) Enumerando as proposies simples, temos: p: est frio. ~p: no est frio. q: est chovendo. ~q: no est chovendo. Escrevendo na linguagem simblica e aplicando DeMORGAN, temos: ~(~p v ~q) = ~(~p) ^ ~(~q) = p ^ q

42 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

Na linguagem natural, teremos: Est frio e est chovendo. e) Enumerando as proposies simples, temos: p: o pai de Agnaldo gacho. ~p: o pai de Agnaldo no gacho. q: sua me alagoana. ~q: sua me no alagoana. Escrevendo na linguagem simblica e aplicando DeMorgan, teremos: ~(p v q) = ~p ^ ~q Na linguagem natural, temos: O pai de Agnaldo no gacho e sua me no alagoana. f) Enumerando as proposies simples,temos: p: Samuel estuda Medicina Veterinria. ~p: Samuel no estuda Medicina Veterinria. q: Rafael estuda Engenharia Florestal. ~q: Rafael no estuda Engenharia Florestal. Escrevendo na linguagem simblica e aplicando DeMorgan, temos:

~( p ^ ~q ) ~p v ~(~q) ~p v q

Na linguagem natural, temos:

43 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

Samuel no estuda Medicina Veterinria ou Rafael estuda Engenharia Florestal . 3.4-NEGAO DO CONDICIONAL Dadas as proposies pq, ~(pq), p ^ ~q e ~p v q, vamos construir suas tabelasverdade: p V V F F q V F V F ~p F F V V ~q pq ~(pq) p ^ ~q ~p v q F V F V V F V V F V F F F V F F V F V V

...iguais.. ..............iguais.................... Logo: ~ (pq) p ^ ~q Exemplos: 1) Escreva a negao de cada proposio na linguagem natural. a) Se est frio, ele usa chapu. Soluo: Nomeando as proposies simples, temos: p: est frio. q: ele usa chapu. Na linguagem simblica, temos; p q Aplicando a regra da negao do condicional, ento: ~p: no est frio. ~q: ele no usa chapu. e pq ~p v q

44 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

~( p q) p ^ ~q Na linguagem natural, teremos: Est frio e ele no usa chapu.

b) Se pode dirigir, pode beber. Soluo: Nomeando as proposies simples, temos: p: pode dirigir. q: pode beber. ~q: no pode dirigir. Na linguagem simblica, temos: A negao da condicional, : Na linguagem natural, a negao : Pode dirigir e no pode beber. pq ~( p q ) p ^ ~q

2) (MPOG/ENAP/SPU/2006) Dizer que Ana no alegre ou Beatriz feliz , do ponto de vista lgico, o mesmo que dizer: a) Se Ana no alegre, ento Beatriz feliz; b) Se Beatriz feliz, ento Ana alegre; c) Se Ana alegre, ento Beatriz feliz; d) Se Ana alegre, ento Beatriz no feliz; e) Se Ana no alegre, ento Beatriz no feliz.

45 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

Soluo: Sejam as proposies simples: p: Ana alegre. q: Beatriz feliz. ~p: Ana no alegre. ~q: Beatriz no feliz.

Escrevendo a proposio na linguagem simblica, temos: ~p v q Como j vimos, sabemos que: p q ~p v q Ento, a proposio equivalente ser: Se Ana alegre, ento Beatriz feliz. Resposta: letra c

3) (MPOG/2001) Dizer que Andr artista ou Bernardo no engenheiro , logicamente equivalente a dizer que: a) Andr artista se, e somente se,Bernardo no engenheiro; b) Se Andr artista, ento Bernardo no engenheiro; c) Se Andr no artista, ento Bernardo engenheiro; d) Se Bernardo engenheiro, ento Andr artista; e) Andr no artista e Bernardo engenheiro.

46 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

Soluo: Enumerando as proposies simples, temos: p: Andr artista. q: Bernardo engenheiro. ~p: Andr no artista. ~q: Bernardo no engenheiro.

Na linguagem simblica, a proposio dada ; p v ~q Analisando qual das alternativas equivalente proposio dada, podemos concluir que:

a) Errada, pois p ~q , no equivalente a p v~q. b) Errada, pois p ~q ~p v ~q e, tambm, ~(p ~q) =p ^ q , as quais no so equivalentes a p v ~q. c) Errada, pois ~p q p v q e, tambm, ~( ~pq) ~p ^ ~q , as quais no so equivalentes a p v ~q. d) Certa, pois q p ~q v p p v ~q e) Errada, pois ~p ^ q, no equivalente a p v ~q. Uma outra forma de soluo elaborar a tabela-verdade da proposio do enunciado e, a das respostas, ento: p V V F F q V F V F ~p F F V V ~q F V F V p v~q V V F V p~q V V V F p~q F V V V ~pq V V V F qp V V F V ~p^q F F V F

.................Iguais..............................

47 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

Resposta : letra d 3.5- NEGAO DO BICONDICIONAL Dadas as proposies p q , p v q , (~p ^ q) v (p ^~q), ~pq, p~q, vamos construir suas tabelas-verdade:
P q pq ~(pq) pv q ~p ~q ~p ^q p ^~q (~p^q)v(p^~q) ~pq p~q

V V V F F F V F

V F F V

F V V F

F V V F

F F V V

F V F V

F F V F

F V F F

F V V F

F V V F

F V V F

iguais .............................. iguais ............................. ....................................... iguais ........................................ ............................................ iguais ................................................ Ento, teremos bicondicional: as seguintes equivalncias, para a negao do

~( pq) p v q (~p^q)v(p^~q) ~pq p~q Exemplo: A negao da proposio P: Ele faz caminhada se, e somente se,o tempo est bom a proposio Ele no faz caminhada e o tempo est bom ou ele faz caminhada e o tempo no est bom Soluo: Nomeando as proposies simples: p: Ele faz caminhada. q: O tempo est bom. Na linguagem simblica: ~p: ele no faz caminhada. ~q: o tempo no est bom. pq

48 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

A negao do bicondicional : Ento, na linguagem natural, temos:

~( pq) (~p^q) v (p ^ ~q)

Ele no faz caminhada e o tempo est bom ou ele faz caminhada e o tempo no est bom. Logo, a afirmao verdadeira. Mas, tambm, correto escrever a negao de outras formas, tais como: Ele no faz caminhada se, e somente se, o tempo est bom. Ele faz caminhada se, e somente se, o tempo no est bom. Ou ele faz caminhada ou o tempo est bom.

3.6 - PROPOSIES ASSOCIADAS A UM CONDICIONAL Definio: Dada uma proposio condicional p q, a ela esto associadas trs outras proposies condicionais que contm p e q: 0. Condicional: p q 1. Recproca do Condicional: q p 2. Contrapositiva: ~ q ~ p 3. Recproca da Contrapositiva ou Inversa: ~ p ~ q Fazendo suas tabelas-verdade, teremos: P V V F F q V F V F pq V F V V qp V V F V ~p F F V V ~q F V F V ~p~q V V F V ~q~p V F V V

............................iguais........................... ..............iguais............

49 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

Ento, da tabela-verdade, podemos extrair as seguintes equivalncias: pq ~q~p e qp ~p~q

Portanto, o condicional equivalente contrapositiva. Exemplos: 1) (ANEEL/2006) Uma proposio logicamente equivalente a Se Ana bela, ento Carina feia : a) Se Ana no bela, Carina no feia; b) Ana bela ou Carina no feia; c) Se Carina feia, Ana bela; d) Ana bela ou Carina feia; e) Se Carina no feia, Ana no bela. Soluo: Na proposio composta dada, temos as seguintes proposies simples. p: Ana bela. q: Carina feia. ~p: Ana no bela. ~q:Carina no feia. ou ~q: Carina bonita. p q ~q ~p

Escrevendo na linguagem natural, temos:

A contrapositiva do condicional, na linguagem simblica : Na linguagem natural, teremos: Se Carina no feia, ento Ana no bela.

50 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

Resposta: letra e 2) Dadas as preposies: p: O cu est nublado. q: Vai chover. Ento: A Condicional : Se o cu est nublado, ento vai chover. A Recproca do Condicional : Se vai chover, ento o cu est nublado. A Contrapositiva : Se no vai chover, ento o cu no est nublado. A Inversa : Se o cu no est nublado, ento no vai chover. 3) Escreva a proposio recproca, a proposio inversa e a proposio contrapositiva de cada uma das seguintes proposies: a) Se Carlos est doente, ento ele precisa de um mdico. Recproca: Se Carlos precisa de um mdico, ento ele est doente. Contrapositiva: Se Carlos no precisa de um mdico, ento ele no est doente. Inversa: Se Carlos no est doente, ento ele no precisa de um mdico. b) Se eu estudo, ento sou aprovado. Recproca: Se eu sou aprovado, ento eu estudo. Contrapositiva: Se eu no sou aprovado, ento eu no estudo. Inversa: Se eu no estudo, ento eu no sou aprovado. 4) Escreva a proposio contrapositiva de cada uma das seguintes proposies: a) p q b) q p c) ~ p q d) p ~ q Resposta: ~ q ~ p Resposta: ~ p ~ q Resposta: ~ q p Resposta: q ~ p

51 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

e) ~ q p f) ~ p ~ q g) ~ q ~ p

Resposta: ~ p q Resposta: q p Resposta: p q

5) Determinar a proposio contrapositiva da proposio recproca de p~q Soluo: Considerando-se a proposio dada como a proposio Condicional, podemos, atravs da definio, encontrar a proposio Contrapositiva: Condicional: p ~q Contrapositiva: q ~p (novo condicional) Recproca: ~p q Resposta: ~pq 6) Determinar a proposio recproca da proposio contrapositiva de ~q~p Soluo: Sendo a proposio dada, considerada a proposio condicional,teremos: Condicional: ~q ~p Recproca: ~p ~q Contrapositiva: qp Resposta: qp 7) Determinar a proposio contrapositiva da proposio inversa de ~pq Soluo: Como a proposio condicional,temos: dada, por conveno, a proposio ( novo condicional)

Condicional: ~p q Contrapositiva: ~qp ( novo condicional) Inversa: q ~p

52 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

Resposta: q~p 8) Determinar a proposio recproca da proposio inversa de ~ p ~ q Soluo: Fazendo: Condicional: ~p ~q Inversa: p q Recproca: q p Resposta: qp 9) Determinar a proposio recproca da proposio contrapositiva de ~ q ~ p: Soluo: Fazendo: Condicional: ~q ~p Contrapositiva: p q Recproca: ~q ~p Resposta: ~q~p Exerccios propostos: 1) Determinar : a) A proposio recproca da proposio contrapositiva de q ~ p Resposta: ~ q p b) A proposio contrapositiva da proposio recproca de q ~ q Resposta: ~ q p c) A proposio contrapositiva da proposio inversa de q ~ q Resposta: ~ p q d) A proposio inversa da proposio contrapositiva de q ~ p Resposta: ~ q p e) A proposio contrapositiva da proposio recproca de p ~ q ( novo Condicional) Inversa: ~p ~q (novo Condicional) proposio inversa da (novo condicional)

53 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

Resposta: ~ p q f) A proposio recproca da proposio contrapositiva de ~ q ~ p Resposta: q p g) A proposio contrapositiva da proposio inversa de ~ p q Resposta: q ~ p h) A proposio recproca da proposio inversa de ~ p ~ q Resposta: q p i) A proposio contrapositiva da proposio contrapositiva de p q Resposta: p q j) A proposio contrapositiva da proposio recproca de p q Resposta: ~ p ~ q k) A proposio contrapositiva da proposio inversa de p q Resposta: q p l) A proposio contrapositiva da proposio recproca de p ~ q Resposta: ~ p q m) A proposio recproca da proposio contrapositiva de ~ p ~ q Resposta: p q

2) Seja a condicional Se Joo professor, ento feliz , dar, em linguagem natural:

a) b) c) d) e) f)

a sua contrapositiva; a sua recproca; a contrapositiva da recproca; a recproca de sua contrapositiva; a sua inversa; a contrapositiva da sua inversa;

54 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

Exerccios propostos: Exerccio 1 Sejam as proposies: p: Pedro saiu; q: Maria esta aqui. Forme sentenas, na proposies seguintes: a) Pedro no saiu; b) Maria no esta aqui; c) Pedro saiu e Maria esta aqui; d) Pedro no saiu e Maria esta aqui; e) No verdade que Pedro saiu, mas Maria no esta aqui; f) falso que Pedro no saiu e Maria esta aqui. Exerccio 2 Construir a tabela-verdade para as seguintes proposies: a) b) c) d) e) f) p~p pV~p p~q pV~q ~pq ~pVq g) h) i) j) k) l) ~p~q ~pV~q ~ (p V q) ~ (p q) ~ (~ p V q) (~ p q) V (p V ~ q) linguagem simblica que correspondam s

Exerccio 3 (Analista de Finanas e Controle - AFC/CGU 2003/2004) Homero no honesto ou Jlio justo. Homero honesto ou Jlio justo ou Beto bondoso. Beto bondoso ou Jlio no justo. Beto no bondoso ou Homero honesto. Logo: a) b) c) d) e) Beto bondoso, Homero honesto, Jlio no justo; Beto no bondoso, Homero honesto, Jlio no e justo; Beto bondoso, Homero honesto, Jlio justo; Beto no bondoso, Homero no honesto, Jlio no justo; Beto no bondoso, Homero honesto, Jlio justo.

Resposta: letra c

55 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

Exerccio 4 Determine o valor lgico de cada uma das seguintes proposies: a) Se 10 < 10 , ento 8 3 = 6; b) Se 3 + 2 = 7, ento 4 + 4 = 8; c) No verdade que se 2 + 2 = 5, ento 4 + 4 = 10 d) Se 3 + 3 = 8, ento 2 + 2 = 4 ou 7 + 7 14 e) Se 5 > 2 e 2 1, ento 7 + 2 = 10 ou 2 +3 = 5 Resposta: a) Verdadeiro b) Verdadeiro Exerccio 5 Construir a tabela-verdade de cada uma das proposies: a) ~ (p ~ q) b) (p q) (p V q) c) ~ p (q p) d) (p q) (p q) e) (~ p r) (q V r) f) [(p q) (q r)] (p r) Exerccio 6 (Agencia Nacional Energia Eltrica - ANEEL) Surfo ou estudo. Fumo ou no surfo. Velejo ou no estudo. Ora, no velejo. Assim: a) Estudo e fumo. b) No fumo e surfo. c) No velejo e no fumo. d) Estudo e no fumo. e) Fumo e surfo. Resposta: letra e c) Falso d) Verdadeiro e) Verdadeiro

56 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

Exerccio 7 (Auditor Fiscal da Receita Estadual - SP) Das proposies abaixo, a nica que logicamente equivalente a p q : a) b) c) d) e) ~p~q q~p ~ (q p) ~q~p ~qp

Resposta: letra d Exerccio 8 (Tribunal de contas do Estado - PR) Se navegar preciso, ento viver no preciso. Se navegar no preciso, ento criar no preciso. Mas Fernando Pessoa disse que criar preciso. Logo: a) Viver preciso e criar preciso; b) Navegar preciso e viver no preciso; c) Criar preciso e navegar no preciso; d) Navegar preciso e viver preciso; e) Navegar no preciso e viver no preciso; Resposta: letra b Exerccio 9 Determine o valor lgico de p, isto V(p), em cada um dos quesitos, sabendo que: a) V(q) = V e V(p q) = V b) V(q) = F e V(p V q) = V Resposta: a) V(p)= V e b) V(p)= V

57 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

Exerccio 10 (Analista de Finanas e Controle - AFC/CGU - 2003/2004) Ana prima de Bia ou Carlos filho de Pedro. Se Jorge irmo de Maria, ento Breno no neto de Beto. Se Carlos filho de Pedro, ento Breno neto de Beto. Ora, Jorge irmo de Maria, logo: a) Carlos filho de Pedro ou Breno neto de Beto; b) Breno neto de Beto e Ana prima de Bia; c) Ana prima de Bia e Carlos filho de Pedro; d) Jorge irmo de Maria e Breno neto de Beto; e) Ana prima de Bia e Carlos no filho de Pedro. Resposta: letra e Exerccio 11 Dadas as preposies: p: Juscelino Kubitschek era mineiro; q: Getulio Vargas era pernambucano. Determine o valor lgico de: a) b) c) d) e) Resposta: a) b) c) d) e) Falso Verdadeiro Falso Falso Verdadeiro pq pVq pq pq qp

Exerccio 12 Admitindo que p e q so verdadeiras e r falsa, determine o valor lgico (V ou F) de cada proposio abaixo: a) b) c) d) pr pq rp (p V r) q

58 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

Resposta: a) b) c) d) Falso Verdadeiro Falso Verdadeiro

Exerccio 13 Determine o valor lgico de p, isto V(p), em cada um dos seguintes quesitos, sabendo que: a) V(q) = F e V(p q) = F b) V(q) = V e V(p q) = F Resposta: a) V(p) = V b) V(p) = F

Exerccio 14 Na tabela-verdade abaixo, p e q so proposies simples. p V V F F q V F V F ? F F F V

Determinar a proposio composta que substitui corretamente o ponto de interrogao. Resposta: ~ ( p v q) Exerccio 15 Classificar as Contingncia. proposies a seguir, em Tautologia, Contradio ou

a) ~ (p V q) (~ p ~ q) b) ~ [~ ( p q)] (~ p V ~ q) c) [(p V q) ~ p] (q p) Resposta: a) Tautologia b)Contradio c)Contingncia

59 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

Exerccio 16 Chame-se tautologia a toda proposio que sempre verdadeira, independentemente da verdade dos termos que a compe. Um exemplo de tautologia : a) Se Joo alto, ento Joo alto ou Guilherme gordo; b) Se Joo alto, ento Joo alto e Guilherme gordo; c) Se Joo alto ou Guilherme gordo, ento Guilherme gordo; d) Se Joo alto ou Guilherme gordo, ento Joo alto e Guilherme gordo; e) Se Joo alto ou no alto, ento Guilherme gordo. Resposta: letra a

Exerccio 17 Aplicando as leis de DeMORGAN, dar a negao de cada uma das seguintes proposies : a) b) c) d) p~q ~pVq ~pq ~pV~q b) p ^ ~q c) p v ~q d) p ^ q

Resposta: a)~p v q

Exerccio 18 Dar a negao em linguagem natural de cada uma das seguintes proposies: a) A lgica fcil e Pedro ser aprovado. b) Maria bonita ou no elegante. c) noite e a cidade descansa. Resposta: a) A lgica difcil ou Pedro ser reprovado. b) Maria feia e elegante. c) No noite ou a cidade no descansa.

60 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

Exerccio 19 (ESAF TCU - 1999) Se Beraldo briga com Beatriz, ento Beatriz briga com Bia. Se Beatriz briga com Bia, ento Bia vai ao bar. Se Bia vai ao bar, ento Beto briga com Bia. Ora, Beto no briga com Bia. Logo: a) Bia no vai ao bar e Beatriz briga com Bia; b) Bia vai ao bar e Beatriz briga com Bia; c) Beatriz no briga com Bia e Beraldo no briga com Beatriz; d) Beatriz briga com Bia e Beraldo briga com Beatriz; e) Beatriz no briga com Bia e Beraldo briga com Beatriz. Resposta: letra c

Exerccio 20 Maria magra ou Bernardo barrigudo. Se Lcia linda, ento Csar no careca. Se Bernardo barrigudo, ento Csar careca. Ora, Lcia linda. Logo: a) b) c) d) e) Maria magra e Bernardo no barrigudo; Bernardo barrigudo ou Csar careca; Csar careca e Maria magra; Maria no magra e Bernardo barrigudo; Lcia linda e Csar careca.

Resposta: letra a

Exerccio 21 (Auditor do Trabalho - MTE/2003) Se no durmo, ento bebo. Se estou furioso, ento durmo. Se durmo, ento no estou furioso. Se no estou furioso, ento no bebo. Logo: a) b) c) d) e) No durmo, estou furioso e no bebo; Durmo, estou furioso e no bebo; No durmo, estou furioso e bebo; Durmo, no estou furioso e no bebo; No durmo, no estou furioso e bebo.

Resposta: letra d

61 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

Exerccio 22 (Tcnico de Finanas e Controle - TFC/SFC/2000) Ou Anais ser professora, ou Anelise ser cantora, ou Anamlia ser pianista. Se Ana for atleta, ento Anamlia ser pianista. Se Anelise for cantora, ento Ana ser atleta. Ora, Anamlia no ser pianista. Ento: a) Anais no ser professora e Ana no ser atleta; b) Anelise no ser cantora e Ana ser atleta; c) Anelise ser cantora e Anamlia no ser pianista; d) Anelise ser cantora ou Ana ser atleta; e) Anais ser professora e Anelise no ser cantora. Resposta: letra e

Exerccio 23 Se o jardim no florido, ento o gato mia. Se o jardim florido, ento o passarinho no canta. Ora, o passarinho canta. Logo: a) O jardim florido e o gato mia; b) O jardim florido e o gato no mia; c) O jardim no florido e o gato mia; d) O jardim no florido e o gato no mia; e) Se o passarinho canta, ento o gato no mia. Resposta: letra c

Exerccio 24 (Analista de Finanas e Controle - AFC/CGU-2003/2004) Ana prima de Bia ou Carlos filho de Pedro. Se Jorge irmo de Maria, ento Breno no neto de Beto. Se Carlos filho de Pedro, ento Breno neto de Beto. Ora, Jorge irmo de Maria. Ento: a) Carlos filho de Pedro ou Breno neto de Beto; b) Breno neto de Beto e Ana prima de Bia; c) Ana no prima de Bia e Carlos filho de Pedro; d) Jorge irmo de Maria e Breno neto de Beto; e) Ana prima de Bia e Carlos no filho de Pedro. Resposta: letra e

62 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

Exerccio 25 (MPOG) Dizer que Andr artista ou Bernardo no engenheiro logicamente equivalente a dizer que: a) Andr artista se, e somente se, Bernardo no engenheiro; b) Se Andr artista, ento Bernardo no engenheiro; c) Se Andr no artista, ento Bernardo engenheiro; d) Se Bernardo engenheiro, ento Andr artista; e) Andr no artista e Bernardo engenheiro. Resposta: letra d

Exerccio 26 (Auditor Fiscal da Receita Estadual - SP) Das proposies abaixo, a nica que logicamente equivalente proposio p q : a) b) c) d) e) ~ (q p) q ~p ~p ~q ~qp ~q ~p

Resposta: letra e

Exerccio 27 (MOPG/ENAP/SPU/2006) Dizer que Ana no alegre ou Beatriz feliz , do ponto de vista lgico, o mesmo que dizer: a) b) c) d) e) Se Ana no alegre, ento Beatriz feliz; Se Beatriz feliz, ento Ana alegre; Se Ana alegre, ento Beatriz feliz; Se Ana alegre, ento Beatriz no feliz; Se Ana no alegre, ento beatriz no feliz.

Resposta: letra c

63 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

Exerccio 28 (Tribunal de Contas/PR) A negao da sentena Se voc estudou Lgica, ento voc acertar est questo : a) b) c) d) e) Se voc no acertar est questo, ento voc no estudou Lgica; Voc no estudou Lgica e acertar est questo; Se voc estudou Lgica, ento voc no acertar est questo; Voc estudou Lgica e no acertar est questo; Voc no estudou Lgica e no acertar est questo.

Resposta: letra d Exerccio 29 (Auditor Fiscal da Receita Estadual/SP) Se p e q so proposies simples, ento a proposio composta p ~ q equivalente a: a) b) c) d) e) ~ (p ~ q) ~ (p q) ~q ~p ~q ~p ~ (q p)

Resposta: letra b Exerccio 30 (Analista/Serpro/2001) No ltimo domingo, Dorneles no saiu para ir missa. Ora, sabe-se que sempre que Denise dana ento o grupo de Denise aplaudido de p. Sabese, tambm, que, aos domingos, ou Paula vai ao parque ou Paula vai pescar na praia. Sempre que Paula vai pescar na praia, Dorneles sai para ir missa, e sempre que Paula vai ao parque, Denise dana. Ento, no ltimo domingo: a) Paula no foi ao parque e o grupo de Denise foi aplaudido de p; b) O grupo de Denise no foi aplaudido de p e Paula no foi pescar na praia; c) Denise no danou e o grupo de Denise foi aplaudido de p; d) Denise danou e seu grupo foi aplaudido de p; e) Paula no foi ao parque e o grupo de Denise no foi aplaudido de p. Resposta: letra d

64 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

Exerccio 31 Se Frederico francs, ento Alberto no alemo. Ou Alberto alemo ou Egdio espanhol. Se Pedro no portugus, ento Frederico francs. Ora, nem Egdio espanhol nem Isaura italiana. Logo: a) b) c) d) e) Pedro portugus e Frederico francs; Pedro portugus e Alberto alemo; Pedro no portugus e Alberto alemo; Egdio espanhol ou Frederico francs; Se Alberto alemo, ento Frederico francs.

Resposta:letra b Exerccio 32 (Analista/Serpro/2001) Ccero quer ir ao circo, mas no tem certeza se o circo est na cidade. Suas amigas Ceclia, Clia e Cleuza tm opinies discordantes sobre o circo est na cidade. Se Ceclia estiver certa, ento Cleuza est enganada. Se Cleuza estiver enganada, ento Clia est enganada. Se Clia estiver enganada, ento o circo no est na cidade. Ora, ou o circo est na cidade ou Ccero no ir ao circo. Verificou-se que Ceclia est certa. Logo: a) O circo est na cidade; b) Clia e Cleuza no esto enganadas; c) Cleuza est enganada, mas no Clia; d) Clia est enganada, mas no Cleuza; e) Ccero no ir ao circo. Resposta: letra e Exerccio 33 A negao da afirmao Se estiver chovendo, eu levo o guarda-chuva : a) b) c) d) e) Se no estiver chovendo, eu levo o guarda-chuva; No est chovendo e eu levo o guarda-chuva; No est chovendo e eu no levo o guarda-chuva; Se estiver chovendo, eu no levo o guarda-chuva; Est chovendo e eu no levo o guarda-chuva.

Resposta: letra e

65 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

Exerccio 34 (Agncia Nacional de Energia Eltrica - ANEEL) A negao da afirmao Se Ana viajar, Paulo vai viajar : a) Ana no est viajando e Paulo vai viajar; b) Se Ana no viajar, Paulo vai viajar; c) Ana est viajando e Paulo no vai viajar; d) Ana no est viajando e Paulo no vai viajar; e) Se Ana estiver viajando, Paulo no vai viajar. Resposta: letra c

Exerccio 35 (Secretaria de Estado da Fazenda SEFAZ-MG/2005) A afirmao No verdade que, se Pedro est em Roma, ento Paulo est em Paris logicamente equivalente afirmao: a) verdade que Pedro est em Roma e Paulo est em Paris; b) No verdade que Pedro est em Roma ou Paulo no est em Paris; c) No verdade que Pedro no est em Roma ou Paulo no est em Paris; d) No verdade que Pedro no est em Roma ou Paulo est em Paris; e) verdade que Pedro est em Roma ou Paulo est em Paris. Resposta: letra d

Exerccio 36 (Auditor do Tesouro Municipal/Prefeitura do Recife/2003) Andr inocente ou Beto inocente. Se Beto inocente, ento Caio culpado. Caio inocente se, e somente se, Dnis culpado. Ora, Dnis culpado. Logo: a) b) c) d) e) Caio e Beto so inocentes; Andr e Caio so inocentes; Andr e Beto so inocentes; Caio e Dnis so culpados; Andr e Dnis so culpados.

Resposta:letra b

66 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

Exerccio 37 (Agncia Nacional de Energia Eltrica - ANEEL) Se o ano foge do tigre, ento o tigre feroz. Se o tigre feroz, ento o rei fica no castelo. Se o rei fica no castelo, ento a rainha briga com o rei. Ora, a rainha no briga com o rei. Ento: a) b) c) d) e) O rei no fica no castelo e o ano no foge do tigre; O rei fica no castelo e o tigre feroz; O rei no fica no castelo e o tigre feroz; O tigre feroz e o ano foge do tigre; O tigre no feroz e o ano foge do tigre.

Resposta: letra a

Exerccio 38 (Analista de Finanas e Controle/AFC/2006) Mrcia no magra ou Renata ruiva. Beatriz bailarina ou Renata no ruiva. Renata no ruiva ou Beatriz no bailarina. Se Beatriz no bailarina, ento Mrcia magra. Assim: a) b) c) d) e) Mrcia no magra, Renata no ruiva, Beatriz bailarina; Mrcia magra, Renata no ruiva, Beatriz bailarina; Mrcia magra, Renata no ruiva, Beatriz no bailarina; Mrcia no magra, Renata ruiva, Beatriz bailarina; Mrcia no magra, Renata ruiva, Beatriz no bailarina;

Resposta:letra a

Exerccio 39 Dizer que: Pedro no pedreiro ou Paulo paulista , do ponto de vista lgico, o mesmo que dizer que: a) Se Pedro pedreiro, ento Paulo paulista; b) Se Paulo paulista, ento Pedro pedreiro; c) Se Pedro no pedreiro, ento Paulo paulista; d) Se Pedro pedreiro, ento Paulo no paulista; e) Se Pedro no pedreiro, ento Paulo no paulista; Resposta:letra a

67 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

Exerccio 40 (Ministrio Pblico da Unio - MPU) Sabe-se que, Joo estar feliz condio necessria para Maria sorrir e condio suficiente para Daniela abraar Paulo. Sabe-se, tambm, que Daniela abraar Paulo condio necessria e suficiente para Sandra abraar Srgio. Assim, quando Sandra no abraar Srgio: a) b) c) d) e) Joo est feliz, Maria no sorri, Daniela abraa Paulo; Joo no est feliz, Maria sorri, Daniela no abraa Paulo; Joo est feliz, Maria sorri, Daniela no abraa Paulo; Joo no est feliz, Maria no sorri, Daniela no abraa Paulo; Joo no est feliz, Maria sorri, Daniela abraa Paulo;

Resposta:letra d

Exerccio 41 Determinar o valor lgico das proposies, abaixo relacionadas, sendo V(p) = V, V(q)= F e V(r ) = V. a) (p ~ q) ~q b) [p v (q ~ r] [(~ p V r) ~ q] c) [p (~q V r)] V ~ [ q V (p ~ r)] Resposta: a)verdadeiro b)falso c)verdadeiro

Exerccio 42 (Auditor Fiscal da Receita Municipal - SP) Seja a proposio: ~ {[(p q) v r] [q (~p v r)]}. Se considerarmos que p falsa, ento verdade que: a) Essa proposio uma tautologia; b) O valor lgico dessa sentena sempre F; c) Nas linhas da tabela-verdade em que p F, a sentena V; d) Nas linhas da tabela-verdade em que p F, a sentena F; e) Faltou informar o valor lgico de q e de r. Resposta: letra d

68 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

Exerccio 43 (Auditor Fiscal Controle) Ou Celso compra um carro, ou Ana vai frica, ou Rui vai a Roma. Se Ana vai frica, ento Luiz compra um livro. Se Luiz compra um livro, ento Rui vai a Roma. Ora, Rui no vai a Roma. Logo: a) Celso compra um carro e Ana no vai frica; b) Celso no compra um carro e Luiz no compra um livro; c) Ana no vai frica e Luiz compra um livro; d) Ana vai frica ou Luiz compra um livro; e) Ana vai frica e Rui no vai a Roma. Resposta: letra a Exerccio 44 Maria magra ou Bernardo barrigudo. Se Lcia linda, ento Csar no careca. Se Bernardo barrigudo, ento Csar careca. Ora, Lcia linda. Logo: a) Maria magra e Bernardo no barrigudo; b) Bernardo barrigudo ou Csar careca; c) Csar careca e Maria magra; d) Maria no magra e Bernardo barrigudo; e) Lcia linda e Csar careca. Resposta:letra a Exerccio 45 (Auditor Fiscal de Controle) Se Beto briga com Glria, ento Glria vai ao cinema. Se Glria vai ao cinema, ento Carla fica em casa. Se Carla fica em casa, ento Raul briga com Carla. Ora, Raul no briga com Carla. Logo: a) Carla no fica em casa e Beto no briga com Glria; b) Carla fica em casa e Glria vai o cinema; c) Carla no fica em casa e Glria vai ao cinema; d) Glria vai ao cinema e Beto briga com Glria; e) Glria no vai ao cinema e Beto briga com Glria. Resposta: letra a

69 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

Exerccio 46 (ESAF/MPOG e ENAP/2006) Carmem, Gerusa e Maribel so suspeitas de um crime. Sabe-se que o crime foi cometido por uma ou mais de uma delas, j que podem ter agido individualmente ou no. Sabe-se que, se Carmem inocente, ento Gerusa culpada. Sabe-se tambm que, ou Maribel culpada ou Gerusa culpada, mas no as duas. Maribel no inocente. Logo: a) b) c) d) e) Gerusa e Maribel so as culpadas; Carmem e Maribel so as culpadas; Somente Carmem inocente; Somente Gerusa culpada; Somente Maribel culpada.

Resposta: letra b Exerccio 47 ( ESAF/MPOG e ENAP/2006) Ana, Beatriz e Carla desempenham diferentes papis em uma pea de teatro. Uma delas faz o papel de bruxa, a outra o de fada e a outra o de princesa. Sabe-se que: Ou Ana bruxa, ou Carla bruxa; Ou Ana fada, ou Beatriz princesa; Ou Carla princesa, ou Beatriz princesa; Ou Beatriz fada, ou Carla fada. Com essas informaes conclui-se que os papis desempenhados por Ana e Carla so, respectivamente: a) fada e bruxa; b) bruxa e princesa; c) princesa e fada; d) bruxa e fada; e) fada e princesa. Resposta: letra d Exerccio 48 (PROMINP) Assinale a alternativa que corresponde logicamente a: ~ ( p v q ) a) b) c) d) e) ~ p ^ ~q ; ~p v ~q ; ~p ^ q ; ~p v q ; p^q.

Resposta: letra a

70 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

Exerccio 49 (BR - Distribuidora) Seja a expresso lgica a seguir L: ~((~P v ~Q) v Q). Considerando que o smbolo ~ representa a negao, o que obtido aps uma simplificao de L? a) b) c) d) e) P; Q; P V Q; Contradio; Tautologia.

Resposta: letra d

Exerccio 50 (IPAMV) Na tabela-verdade apresentada abaixo, p e q representam proposies simples. p V V F F q V F V F ? F V V V

Uma proposio composta que pode substituir corretamente a interrogao : a) b) c) d) e) pvq; p^q; p q ; ~( p q) ; ~p v ~q .

Resposta: letra e

71 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

Exerccio 51 (IPAMV) A proposio ( ~p v q ) ( q ^ r) ser verdadeira, se: a) b) c) d) e) p e q so verdadeiras e r falsa; p e q so falsas e r verdadeira; p e r so falsas e q verdadeira; p,q e r so verdadeiras; p, q e r so falsas .

Resposta: letra d

Exerccio 52 (Tribunal Regional do Trabalho) Dadas as proposies simples, p e q, tais que p verdadeira e q falsa, considere as seguintes proposies compostas: (1) p^q ; (2) ~p q ; (3) ~(p v ~q); (4) ~(pq) Quantas dessas proposies compostas so verdadeiras? a) b) c) d) e) Nenhuma; Apenas uma; Apenas duas; Apenas trs; Quatro.

Resposta: letra c

Exerccio 53 (IPAMV) Assinale o valor lgico correspondente (V ou F) as proposies seguintes: ( ( ( ( ) 15e 66. ) Se 5 par, ento 3 par . ) 3 = 9 ou 0,4 = 4 . ) Se 3 primo, ento 4 5 .

72 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

A opo que representa, obedecendo a ordem, os valores lgicos encontrados so: a) b) c) d) e) V,V,V,F ; V,F,F, F ; F,V,F,V ; F, F, F, F ; V,V,V,V

Resposta: letra e Exerccio 54 (DATAPREV) Sejam V(verdadeiro) e F(falso) os valores lgicos associados s proposies compostas a seguir: I. 3 3 e -3 > -2 . II. Se 2 primo, ento 3 par. III. Se 4 primo, ento 5 par. IV. 5 mpar ou 7 par. A seqencia ordenada dos valores lgicos obtidos, de cima para baixo, : a) b) c) d) e) V, V, F, F; F, F, V, V; F ,V, F, V ; V, F, V, F; F, F, F, F

Resposta: letra b Exerccio 55 (IPAMV) Considere as afirmaes abaixo: I. Se p e q so proposies simples, a proposio p v (q v ~p) uma tautologia. II. A proposio ( 3 par 42=8) falsa. III. A proposio (4 par 5 par) verdadeira. verdade apenas o que se afirma: a) b) c) d) e) no item I; no item II; no item III; nos itens I e II; nos itens II e III.

Resposta: letra a

73 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

Exerccio 56 (TFC) Sou amiga de Abel ou sou amiga de Oscar. Sou amiga de Nara ou no sou amiga de Abel.Sou amiga de Clara ou no sou amiga de Oscar. Ora,no sou amiga de Clara. Assim: a) b) c) d) e) no sou amiga de Nara e sou amiga de Abel; no sou amiga de Clara e no sou amiga de Nara; sou amiga de Nara e amiga de Abel; sou amiga de Oscar e amiga de Nara; sou amiga de Oscar e no sou amiga de Clara.

Resposta: letra c Exerccio 57 (INPI) A sentena Duda bonita ou Hlio no magro logicamente equivalente a: a) b) c) d) e) Se Duda bonita, ento Hlio magro; Se Duda bonita, ento Hlio no magro; Se Duda no bonita, ento Hlio no magro; Se Duda no bonita, ento Hlio magro; Se Hlio no magro, ento Duda no bonita.

Resposta: letra c Exerccio 58 (CVM) Observe a seguinte proposio Se Carol analista do Mercado de Capitais, ento Mrio louro. Uma sentena que equivale logicamente a essa proposio : a) b) c) d) e) Se Mrio no louro, ento Carol analista do Mercado de Capitais; Se Mrio louro, ento Carol analista do Mercado de Capitais; Carol analista do Mercado de Capitais ou Mrio louro; Carol analista do Mercado de Capitais e Mrio louro; Se Mrio no louro, ento Carol no analista do Mercado de Capitais.

Resposta: letra e

74 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

Exerccio 59 (DATAPREV) A nica das proposies abaixo que pode ser considerada uma negao lgica da proposio Se carnaval, ento uso uma fantasia , : a) b) c) d) e) carnaval e no uso uma fantasia; no carnaval e no uso uma fantasia; se no uso uma fantasia, carnaval; no carnaval ou uso uma fantasia; no carnaval e uso uma fantasia.

Resposta: letra a Exerccio 60 (IPAMV) Se Rosa costureira, Ana professora; se Ana professora, Bete enfermeira; se Bete enfermeira, Carla arquiteta. Ora, ocorre que Carla no arquiteta, logo: a) b) c) d) e) Rosa costureira e Ana professora; Ana professora e Bete enfermeira; Bete enfermeira e Carla arquiteta; Rosa no costureira e Ana no professora; Ana no professora e Bete enfermeira.

Resposta: letra d Exerccio 61 (PRODESP) Se Lucas foi de carro, Eliana no foi de nibus. Se Eliana no foi de nibus, Antnio foi de moto. Se Antnio foi de moto, Rafaela no foi de txi. Como Rafaela foi de txi, podemos concluir que: a) b) c) d) e) Lucas foi de carro e Eliana foi de nibus; Antnio no foi de moto e Lucas foi de carro; Eliana no foi de nibus e Antnio no foi de moto; Lucas no foi de carro e Eliana no foi de nibus; Antnio no foi de moto e Eliana foi de nibus.

Resposta: letra e

75 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

Exerccio 62 (Policia Civil - PE) Se Izabel est em casa, ento nem Lucas estuda nem Serginho ouve msica. Se Serginho no ouve msica, ento rico no vai ao concerto.Se rico no vai ao concerto, ento ele fica triste. rico no est triste. Logo: a) b) c) d) e) Serginho no ouve msica e rico foi ao concerto; Izabel no est em casa e Serginho no ouve msica; rico no foi ao concerto e Serginho no ouve msica; Izabel est em casa e Serginho ouve msica; Izabel no est em casa e rico foi ao concerto.

Resposta: letra e

Exerccio 63 (Tribunal de Contas - RO) A negao de Se A par e B mpar, ento A+B mpar : a) b) c) d) e) Se A mpar e B par, ento A+B par; Se A par e B mpar, ento A+B par; Se A+B par, ento A mpar ou B par; A par e B mpar e A+B par; A mpar e B par e A+B par.

Resposta: letra d

Exerccio 64 (PROMINP) Dada a sentena Sempre que chove, Augusto dorme . Com base nessa informao, pode-se concluir que: a) b) c) d) e) Se Augusto est dormindo, ento est chovendo; Se no est chovendo, Augusto est dormindo; Se Augusto no est dormindo, ento no est chovendo; Se no est chovendo, Augusto no est dormindo; Se Augusto est dormindo, ento no est chovendo.

Resposta: letra c

76 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

Exerccio 65 (PROMINP) Dizer que no verdade que Jos gordo e Carlos alto, logicamente equivalente a dizer que verdade que: a) b) c) d) e) Se Jos no gordo, ento Carlos no alto; Se Jos no gordo, ento Carlos alto; Jose gordo ou Carlos no alto; Jos no gordo e Carlos no alto; Jos no gordo ou Carlos no alto.

Resposta:letra e Exerccio 66 (Auditor Fiscal Receita Federal) A afirmao Alda alta, ou Bino no baixo, ou Ciro calvo falsa. Segue-se, pois, que verdade que: a) b) c) d) e) se Bino baixo, Alda alta e se Bino no baixo, Ciro no calvo; se Alda alta, Bino baixo e se Bino baixo, Ciro calvo; se Alda alta, Bino baixo e se Bino no baixo, Ciro no calvo; se Bino no baixo, Alda alta e se Bino baixo, Ciro calvo; se Alda no alta, Bino no baixo e se Ciro calvo, Bino no baixo.

Resposta: letra c Exerccio 67 (Tribunal Regional do Trabalho) Considere que so verdadeiras as seguintes proposies: Se o professor adiar a prova, Lulu ir ao cinema. Se o professor no adiar a prova, Lenine ir Biblioteca. Considerando que, com certeza, o professor adiar a prova, certo afirmar que: a) b) c) d) e) Lulu e Lenine no iro Biblioteca; Lulu e Lenine no iro ao cinema; Lulu ir ao cinema; Lenine ir Biblioteca; Lulu ir ao cinema e Lenine no ir Biblioteca.

Resposta: letra c

77 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

Exerccio 68 (AFRE-SP) Meu salrio cobrir todas as despesas somente se eu economizar. Segue-se que: a) b) c) d) e) Meu salrio no cobrir as despesas somente se eu no economizar; Meu salrio no cobrir as despesas somente se eu economizar; Meu salrio cobrir as despesas somente se eu no economizar; Se eu economizar, meu salrio cobrir as despesas; Se eu no economizar, meu salrio no cobrir as despesas.

Resposta: letra e

Exerccio 69 (CVM) Do ponto de vista lgico, se for verdadeira a proposio condicional Se eu ganhar na loteria, ento comprarei uma casa, necessariamente ser verdadeira a proposio: a) b) c) d) e) se eu no ganhar na loteria, ento no comprarei uma casa; se eu no comprar uma casa, ento no ganhei na loteria; se eu comprar uma casa, ento terei ganho na loteria; s comprarei uma casa se ganhar na loteria; s ganharei na loteria quando decidir comprar uma casa.

Resposta: letra b

Exerccio 70 (Tribunal Regional do Trabalho) A negao da sentena A Terra chata e a Lua um planeta, : a) b) c) d) e) se a Terra chata, ento a Lua no um planeta; se a Lua no um planeta,ento a Terra no chata; a Terra no chata e a Lua no um planeta; a Terra no chata ou a Lua um planeta; a Terra no chata e a Lua no um planeta.

Resposta: letra a

78 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

Exerccio 71 (PROMINP) Considere verdadeira a sentena Se estudo, passo. Analise as afirmativas a seguir: I. Se passo, estudo. II. Se no passo, no estudo. III. Se no estudo, no passo. (so) verdadeira(s) a(s) afirmativa(s): a) b) c) d) e) I apenas; II apenas; I e III apenas; II e III apenas; I, II e III.

Resposta: letra b

Exerccio 72 (Tribunal de Contas Estado - MG) Considere como verdadeiras as seguintes sentenas: Se Alfeu no arquivar os processos, ento Benito far a expedio de documentos. Se Alfeu arquivar os processos, ento Carminha no atender o pblico. Carminha atender o pblico. Logo, correto concluir que: a) b) c) d) e) Alfeu arquivar os processos; Alfeu arquivar os processos ou Carminha no atender o pblico; Benito far a expedio de documentos; Alfeu arquivar os processos e Carminha atender o pblico; Alfeu no arquivar os processos e Benito no far a expedio de documentos.

Resposta: letra c

79 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

Exerccio 73 (PROMINP) Algum declara: Se uma pessoa gacha, ento bebe chimarro. Para provar que essa declarao falsa, basta encontrar uma pessoa que: a) b) c) d) e) No seja gacha e beba chimarro; No seja gacha e no beba chimarro; Seja gacha e beba chimarro; Seja gacha e no beba chimarro; Ou seja gacha ou beba chimarro.

Resposta: letra d Exerccio 74 (Tribunal de Justia -PE) Se Guilherme disse a verdade, Gabriela e Lucas mentiram. Se Lucas mentiu, Bruna falou a verdade. Se Bruna falou a verdade, Maria est dormindo. Ora, Maria no est dormindo. Logo: a) Lucas e Gabriela mentiram; b) Lucas mentiu ou Bruna disse a verdade; c) Lucas e Bruna mentiram; d) Guilherme e Bruna mentiram; e) Gabriela e Guilherme disseram a verdade. Resposta: letra c Exerccio 75 (CAPES) Sejam p e q proposies simples e ~p e ~q, respectivamente, as suas negaes. A negao da proposio p ~q : a) b) c) d) e) ~p ~q ; b)~p q; pq; p ^ ~q; p^q.

Resposta: letra e

80 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

Exerccio 76 ( CAPES) Sejam p e q proposies simples e ~p e ~q, respectivamente, as suas negaes. Os conectivos e e ou so representados, respectivamente, por ^ e v. A negao da proposio composta p ^ ~q : a) b) c) d) e) ~p ^ q; ~p ^ ~q; p v ~q; ~p v q; ~p v ~ q

Resposta: letra d Exerccio 77 (Ministrio Pblico da Unio - MPU) Quando no vejo Carlos, no passeio ou fico deprimida. Quando chove, no passeio e fico deprimida. Quando no faz calor e passeio, no vejo Carlos. Quando no chove e estou deprimida, no passeio. Hoje, passeio. Portanto, hoje: a) b) c) d) e) vejo Carlos, e no estou deprimida, e chove, e faz calor; no vejo Carlos, e estou deprimida, e chove, e faz calor; vejo Carlos, e no estou deprimida, e no chove, e faz calor; no vejo Carlos, e estou deprimida, e no chove, e no faz calor; vejo Carlos, e estou deprimida, e no chove, e faz calor.

Resposta: letra c Exerccio 78 A negao da proposio Se Joo jogador de basquete, ento ele bonito : a) b) c) d) e) Se Joo no jogador de basquete, ento ele no bonito. Se Joo no bonito, ento ele no jogador de basquete. Joo no jogador de basquete ou ele bonito. Joo jogador de basquete ou ele no bonito. Joo jogador de basquete e ele no bonito.

Resposta: letra e

81 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

Exerccio 79 (Fundao Carlos Chagas - FCC) Considere-se a proposio No verdade que, se Maria no elegante, ento ela inteligente.Uma proposio logicamente equivalente : a) b) c) d) e) Maria elegante ou inteligente. Maria elegante ou no inteligente. Maria no elegante e inteligente. Maria no elegante e nem inteligente. Maria no elegante ou no inteligente.

Resposta: letra d Exerccio 80 Sejam as proposies p: O co bravo e q: O gato branco. A linguagem simblica equivalente proposio No verdade que o co bravo ou o gato no branco : a) ~p ^ q ; Resposta: letra a Exerccio 81 (Fundao Carlos Chagas - FCC) Sejam as proposies p: Thales honesto e q:Thales trabalhador. Entre as alternativas abaixo, em linguagem simblica, aquela que representa a proposio No verdade que Thales desonesto ou trabalhador : a)~p v ~q ; Resposta: letra c Exerccio 82 Sejam as proposies p: Bruna foi ao cinema e q: Caio foi jogar tnis. A proposio composta Caio foi jogar tnis ou Bruna no foi ao cinema, pode ser escrita na linguagem simblica como: a)~(~p ^ ~q) ; Resposta: letra e b)~(~p v q) ; c)~(p v ~q) ; d)~(~p^q) ; e)~(p ^~q) b)~(~p v ~q); c)~(~p v q); d)~p ^ ~q; e)~p ^ q b) ~p v ~q ; c)pq ; d)~p v q ; e) p v ~q

82 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

Exerccio 83 (Fundao Carlos Chagas - FCC) A negao de Ana ou Pedro vo ao cinema e Maria fica em casa : a) b) c) d) e) Ana e Pedro no vo ao cinema ou Maria fica em casa. Ana e Pedro no vo ao cinema ou Maria no fica em casa. Ana ou Pedro vo ao cinema ou Maria no fica em casa. Ana ou Pedro no vo ao cinema e Maria no fica em casa. Ana e Pedro no vo ao cinema e Maria fica em casa.

Resposta: letra b Exerccio 84 (Fundao Carlos Chagas - FCC) Se Roberto estudar, ento passar no concurso. Deste modo, certo afirmar que: a) Se Roberto no passar no concurso, ento no ter estudado. b) O estudo de Roberto condio necessria para que ele passe no concurso. c) Se Roberto no estudar, no passar no concurso. d) Roberto passar no concurso, s se estudar. e) Mesmo que Roberto estude, ele no passar no concurso. Resposta: letra a Exerccio 85 Sejam as proposies: p: Gosto de viajar. q: Visitei o Chile. Escreva na linguagem natural, cada uma das seguintes proposies: a) b) c) d) e) f) g) h) pq ~q ~p ( p ^ ~q) ~p q ^ ~p ~(p ^q) qp ~p v ~q (p v ~q) ^ (~p q)

Exerccio 86

83 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

Considerando V(p)=F , V(X)=F , V(y)=V, determinar o valor lgico de: a) p ^ y ^ x ^ p b) (x ^ y) p c) ( (p v p) ^ ( x v y ) ) p

Exerccio 87 Utilizando o algoritmo da tabela-verdade, verificar se as proposies abaixo uma Tautologia, Contradio ou Contingncia. a) b) c) d) e) f) g) ( p ^ q) p ( ~~p v q) ^ q ( p q) ( ~p v q) (p ^~q) v ( ~p v r) ( p^q) v r p ^ (qvr) (pq) [(pvr) (qvr)] [(pvq) ^ ~r] ( ~p vr)

Exerccio 88 Dar o valor lgico da proposio p, nos seguintes casos: a) V (pq)=V e V(q)=V b) V (pq)=V e V(q)=F c) V(qvp)=F e V(q)=F d) V(qvp)=V e V(q)=V

Exerccio 89 Sabendo que os valores lgicos das proposies p, q, r e s , so respectivamente V,V, F e F , determinar o valor lgico (V ou F ) de cada uma das seguintes proposies: a) (pr) (p r) b) ( p ^ s) c) ( r p) ( qs) d) (s r) ( p ^ s) e) (( r ^ s) v ( pq)) (r v q) f) ((p ^q) v (p ^ q) v ( p ^ q) v ( ~(p ^ q))) ( r v s)

Exerccio 90

84 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

Construir a tabela-verdade das proposies abaixo e, classific-las em Tautolgica, Contraditria ou Contingencial a) b) c) d) e) (q^r)vp (p v q) (p v q) ( p r) p ( p (qr)) ((pq) (pr)) (q v r) ( (q v s) ( r v s ) )

Exerccio 91 Dadas as proposies: p: Carlos fala francs. q: Carlos fala ingls. r: Carlos fala alemo. Escrever na linguagem simblica as seguintes proposies: a) b) c) d) Carlos fala francs ou ingls, mas no fala alemo. Carlos fala francs e ingls, ou no fala francs e alemo. falso que Carlos fala francs, mas fala alemo. falso que Carlos fala francs e ingls.

Exerccio 92 Considere as duas sentenas abaixo: (1) Se o filme j comeou, ento o telefone celular est desligado. (2) O telefone celular est desligado se, e somente se, o cidado educado. Sabendo que a sentena (1) falsa e que a sentena (2) verdadeira, correto concluir que: a) O filme j comeou, o telefone celular no est desligado, o cidado educado; b) O filme j comeou, o telefone celular est desligado, o cidado educado; c) O filme j comeou, o telefone celular no est desligado, o cidado no educado; d) O filme no comeou, o telefone celular est desligado, o cidado educado; e) O filme no comeou, o telefone celular no est desligado, o cidado no educado. Resposta: letra c

85 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

Exerccio 93 (Tribunal de Justia de Sergipe 2009) Considere se seguintes proposies: p: Trabalhar saudvel. q: O cigarro mata. A afirmao Trabalhar no saudvel ou o cigarro mata FALSA, se: a) b) c) d) e) p falsa e ~q falsa p falsa e q falsa p e q so verdadeiras p verdadeira e q falsa ~p verdadeira e q falsa

Resposta: letra d Exerccio 94 Durante uma sesso no plenrio da Assemblia Legislativa, o presidente da mesa fez a seguinte declarao, dirigindo-se s galerias da casa: Se as manifestaes desrespeitosas no forem interrompidas, ento eu no darei incio votao Esta declarao logicamente equivalente afirmao: a) Se o presidente da mesa deu incio votao, ento as manifestaes desrespeitosas foram interrompidas; b) Se o presidente da mesa no deu incio votao, ento as manifestaes desrespeitosas no foram interrompidas; c) Se as manifestaes desrespeitosas forem interrompidas, ento o presidente da mesa dar incio votao; d) Se as manifestaes desrespeitosas continuarem, ento o presidente da mesa comear a votao; e) Se as manifestaes desrespeitosas no continuarem, ento o presidente da mesa no comear a votao. Resposta: letra a

Exerccio 95 (FCC/TCE-MG-2007) So dadas as proposies:

86 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

1. Se Jaime trabalha no Tribunal de Contas, ento ele eficiente; 2. Se Jaime no trabalha no Tribunal de Contas,ento ele no eficiente; 3. No verdade de que Jaime trabalha no Tribunal de Contas e no eficiente; 4. Jaime eficiente ou no trabalha no Tribunal de Contas. correto afirmar que so logicamente equivalentes apenas as proposies de nmeros: a) 2 e 4 b) 2 e 3 c) 2,3 e 4 d) 1,2 e 3 e)1,3 e 4 Resposta: letra e Exerccio 96 (ESAF/AFRF) Se Andr culpado, ento Bruno inocente. Se Andr inocente, ento Bruno culpado. Se Andr culpado, Leo inocente. Se Andr inocente, ento Leo culpado. Se Bruno inocente, ento Leo culpado. Logo Andr,Bruno e Leo so, respectivamente: a) Culpado,culpado,culpado; c) Inocente,culpado,culpado; e) Culpado,culpado, inocente. Resposta: letra c Exerccio 97 ( ESAF / MTB) Se Luis estuda Histria, ento Pedro estuda Matemtica. Se Helena estuda Filosofia, ento Jorge estuda Medicina. Ora, Luis estuda Histria ou Helena estuda Filosofia. Logo, segue-se necessariamente que: a) b) c) d) e) Pedro estuda Matemtica ou Jorge estuda Medicina; Pedro estuda Matemtica e Jorge estuda Medicina; Se Luis no estuda Histria, ento Jorge no estuda Medicina; Helena estuda Filosofia e Pedro estuda Matemtica; Pedro estuda Matemtica ou Helena no estuda Filosofia b) Inocente,culpado,inocente; d) Inocente,inocente,culpado;

Resposta: letra a

Exerccio 98 (Esaf/AFC/2002) Dizer que no verdade que, Pedro pobre e Alberto alto, logicamente equivalente a dizer que verdade que:

87 | C a p t u l o I l g e b r a d a s P r o p o s i e s

a) b) c) d) e)

Pedro no pobre ou Alberto no alto; Pedro no pobre e Alberto no alto; Pedro pobre ou Alberto no alto; Se Pedro no pobre, ento Alberto alto; Se Pedro no pobre, ento Alberto no alto.

Resposta: letra a Exerccio 99 (ESAF/Fiscal do Trabalho/1998) Se Pedro inocente, ento Lauro inocente. Se Roberto inocente, ento Snia inocente. Ora, Pedro culpado ou Snia culpada. Segue-se logicamente, portanto, que: a) b) c) d) e) Lauro culpado e Snia culpada; Snia culpada e Roberto inocente; Pedro culpado ou Roberto culpado; Se Roberto culpado, ento Lauro culpado; Roberto inocente se, e somente se, Lauro inocente.

Resposta: letra c Exerccio 100 (FCC/Cmara dos Deputados/2007) Relativamente a uma mesma prova de um concurso a que se submeteram, trs amigos fizeram as seguintes declaraes: Ariovaldo: Bencio foi reprovado no concurso e Corifeu foi aprovado. Bencio: Se Ariovaldo foi reprovado no concurso, ento Corifeu tambm o foi. Corifeu: Eu fui aprovado no concurso, mas pelo menos um dos outros dois no o foi. Admitindo-se que as trs declaraes so verdadeiras, ento: a) Ariovaldo foi o nico dos trs que foi aprovado no concurso; b) Bencio foi o nico dos trs que foi aprovado no concurso; c) Corifeu foi o nico dos trs que foi aprovado no concurso; d) Bencio foi o nico dos trs que foi reprovado no concurso; e) Ariovaldo foi o nico dos trs que foi reprovado no concurso. Resposta: letra d

Вам также может понравиться