Вы находитесь на странице: 1из 3

CURSO TCNICO EM SERVIOS PBLICOS ATIVIDADE SUPERVISIONADA DISCIPLINAS RH NA ADMINISTRAO PBLICA: Prof. Sandro Romanelli; Prof.

Ricardo Bezerra e Prof. Patricia Oliveira INTRODUO AO DIREITO ADMINISTRATIVO: Prof. Thiago Breus; Prof. Patrcia Oliveira; Prof. Juliane Arajo do Amaral INTRODUO ECONOMIA: Prof. Luciano Furtado Correa Francisco e Prof. Homero Pampolini Jr. A POSTAGEM DEVE SER FEITA NAS 3 DISCIPLINAS DATA FINAL PARA POSTAGEM NO PORTAL: 09/10/2012

ORIENTAES GERAIS
No processo de elaborao da Atividade Supervisionada (AS) referente ao mdulo 2 1 Etapa do Curso Tcnico em Servios Pblicos sero articulados os contedos ministrados nas 3 disciplinas desta etapa: RH na Administrao Pblica, Introduo ao Direito Administrativo e Introduo Economia. O desenvolvimento deste trabalho justifica-se pela importncia de avaliar na prtica os conceitos vistos durante as aulas alm de exercitar o senso crtico e a discusso sobre o tema com os colegas, promovendo o esprito do trabalho em equipe. A metodologia sugerida para a realizao deste trabalho : - pesquisa bibliogrfica feita no livro da disciplina e em outras fontes; - discusso em equipe sobre os temas a serem abordados com os dados obtidos, comparando-os com a pesquisa bibliogrfica. Este trabalho ser desenvolvido em equipe formada por no mximo 3 alunos e dever ser postado no portal, NAS 3 DISCIPLINAS. O aluno responsvel pela postagem dever incluir os nomes dos colegas para que todos recebam a nota nas 3 disciplinas. O projeto deve conter: - Na primeira pgina o ttulo em letras maisculas, em negrito e centralizado - Na margem direita os sobrenomes e nomes dos alunos seguidos de IFPR/EAD e o email do aluno - Resumo de no mximo 15 linhas e em espao simples - 1. Introduo - 2. Desenvolvimento (2 a 3 pginas); - 3. Consideraes finais; - Referncias. IMPORTANTE: No h capa, nem folha de rosto. A primeira pgina desta AS apresenta em sua primeira linha o ttulo do trabalho em letras maisculas e negrito. Vejam a estrutura detalhada na sequncia. As fontes dos trechos j publicados e disponveis na internet ou em material impresso que tiverem sido utilizados na ntegra devero ser mencionadas. Caso contrrio, no sero considerados para efeito de correo. Leia com ateno como se faz citaes diretas e indiretas nas Normas do IFPR para elaborao de trabalhos acadmicos. Vocs podem entrar no Frum especfico ou no chat durante os horrios de tutoria para obter orientaes sobre esta Atividade Supervisionada. Os professores tutores das disciplinas tambm podero orient-lo nos encontros de tutoria.

ROTEIRO PARA A ATIVIDADE SUPERVISIONADA CASO PRTICO No Estado fictcio de Coralina houve eleies para Prefeito do Municpio de Amarelo. Durante este perodo, observou-se claramente a oposio dos professores concursados do municpio, que atuavam nas regies rurais, reeleio do Prefeito, apoiando integralmente candidato da oposio que no veio a se eleger. De forma que o Prefeito se reelegeu. Tomando posse de seu novo mandato, a primeira providncia do Prefeito foi a exonerao de 20 professores municipais das reas rurais e o fechamento de trs escolas municipais da zona rural. Trs destes professores exonerados ainda estavam cumprindo o estgio probatrio. O fato, alm de levar exonerao de 20 professores concursados, sem esclarecer qual a falta cometida pelos mencionados funcionrios, deixou 300 alunos sem acesso escola e educao.

Aps a leitura do relato acima, vocs devero formular um texto relacionando o caso prtico com a seguinte estrutura:

GESTO DE RECURSOS HUMANOS NA ADMINISTRAO PBLICA: SITUAO VERIFICADA NO MUNICPIO DE AMARELO, ESTADO DE CORALINA
SOBRENOME DO ALUNO 1, Nome do aluno 1 (IFPR/Cmpus EAD) email do aluno 1 SOBRENOME DO ALUNO 2, Nome do aluno 2 (IFPR/Cmpus EAD) email do aluno 2 SOBRENOME DO ALUNO 3, Nome do aluno 3 (IFPR/Cmpus EAD) email do aluno 3

Resumo O resumo deve ser escrito em no mximo 15 linhas, espao simples e deve apresentar brevemente o caso prtico estudado, os questionamentos feitos e um breve panorama das respostas apresentadas. Palavras chave: palavra chave 1; palavra chave 2; palavra chave 3. So apresentadas no mximo 3 palavras separadas por ponto e vrgula que identificam o trabalho. 1. Introduo: Faam uma breve sntese do caso noticiado e de sua relao com as disciplinas deste mdulo. Indiquem que h irregularidades constatadas e que sero analisadas na sequncia. 2. Desenvolvimento: Vocs devem responder os questionamentos feitos pelos professores das 3 disciplinas desta etapa. Vocs devem elaborar um texto ao invs de responder questo por questo.

Pergunta-se: O ato do Prefeito Municipal de Amarelo, do Estado fictcio de Coralina, viola princpios da Administrao Pblica do art. 37 da Constituio da Repblica? Enumerem quais so e justifiquem sua resposta. O Prefeito poderia ter tomado a deciso de exonerar os professores da maneira como o fez? Dentre as noes de poderes do administrador pblico, quais consideraes podem ser observadas? Pelo fato de os professores serem funcionrios da Administrao Pblica, estveis, eles poderiam ser demitidos? Responda com base nos artigos 41 e 169 da Constituio da Repblica. As demisses dos Professores, assim como o fechamento das escolas e a possibilidade de deixar 300 alunos sem acesso escola pode produzir consequncias economia da cidade? O ambiente microeconmico da cidade pode sofrer consequncias? Cite, no minimo, 3 variveis microeconmicas que podem sofrer os efeitos das demisses. 3. Consideraes Finais: Retomem os argumentos do desenvolvimento, sintetizando os principais pontos abordados e fazendo projees para o futuro, tanto no sentido pessoal ou profissional de cada integrante do grupo, quanto no sentido coletivo com relao ao Servio Pblico no Brasil. Referncias: Indiquem todas as publicaes utilizadas para realizar este trabalho inclusive os livros da disciplina. Devem ser seguidas as orientaes contidas em Normas do IFPR para elaborao de trabalhos acadmicos. CRITRIOS DE AVALIAO
Valor 5 10 Critrio Foram feitas adequadamente as etapas solicitadas nesta AS: Introduo, Desenvolvimento e Consideraes finais. Foram apresentadas todas as informaes solicitadas nas orientaes da AS, em cada uma das 3 disciplinas. Todas as perguntas foram respondidas adequadamente, conforme contedo abordado durante as aulas. Foram seguidas na ntegra as Normas do IFPR para redao da AS.

Вам также может понравиться