Вы находитесь на странице: 1из 2

COMRCIO INTERNACIONAL

1 de novembro de 2012

Mercantilismo Centralidade do Estado Preocupados com a industrializao que gera externalidades negativas. H igualmente a possibilidade de desenvolvimento de uma indstria blica (industrializao no tem foco apenas econmico). Sistema internacional visto como um sistema de competio entre os Estados. o Soma zero o H sempre uma simetria nas relaes o Relaes de poder so desiguais.

Liberalismo Livre mercado Mnima interveno estatal: o Estado responsvel por garantir a segurana e a propriedade Especializao econmica positiva o Traz ganhos em eficincia produtiva e renda Comrcio estimularia o progresso social por meio de avanos tecnolgicos e pela difusa da cultura. Comrcio um propulsor da paz. o Interdependncia vista como benfica Gera ligaes positivas entre as pessoas. Separao das esferas politica e econmica. Marxismo No h harmonia social o Deixando-se o mercado agir, ele no voltar a um equilbrio Distribuio do produto na sociedade. Percebe sistema capitalista como irracional e instvel Interdependncia faz com que os pases se tornem vulnerveis.

COMRCIO INTERNACIONAL

1 de novembro de 2012

Mercantilismo Relao entre eco e politica Unidade de anlise Variantes Poltica Estados Estado mnimo para a subsistncia benigno: mnimo? Nac. do Estado maximizador da segurana Hobbesiana Conflituosas, jogo de soma zero Entidade autnoma em busca do interesse nacional.

Liberalismo Economia Individuo e instituies No tem, por s gira em torno do marcado ento no tem maligno e benigno

Marxismo Economia Classes sociais - tradicionais: sciocntricos (classes sociais) - imperialistas: Estado cntrico (centro-periferia) Malevel, corruptvel pelo capitalismo, corrigvel com o socialismo Conflituosas / relaes de dominao Serve aos interesses da classe dominante Politica exterior a extenso das relaes sociais de produo domstica Materialismo histrico dialtico, mtodo cientifico. Grande teoria, entender a mudana social, descrever e prescrever.

Natureza humana Natureza das relaes econmicas Teoria do Estado

Racional, lockeana Cooperativas, jogo de soma positiva Soma de interesses individuais que interagem por meio da estrutura institucional dada Formado por atores nacionais e transnacionais; interdependentes que podem obter ganhos de eficincia pela cooperao. Empirismo utilitarista, mtodo cientifico. Teorias de mdio alcance; descrio e previso

Sistema internacional

Ambiente anrquico que constrange os Estados a buscarem ganhos relativos Doutrina prtica vinculada prtica politico-estratgica Entender conflitos e mudana poltica, descritivo.

Mtodo

Pretenso terica

Вам также может понравиться