Вы находитесь на странице: 1из 9

Sargento

CARLOS WALTER HISSERICH


2 ROAu FEB
Elio E. Mller

Carlos Walter Hisserich, sargento da nossa FEB, motorista na II Guerra Mundial,


Pereceu na Itlia, em 24.06.1945 na localidade de Marano, j aps o trmino deste conflito blico quando at escrevera para a famlia anunciando o seu retorno.

Afrodescendente Panambiense que pereceu na Itlia. (Memrias da minha infncia)

MEMRIAS DA MINHA INFNCIA.


Eu me vejo em minha terra natal, em Panambi RS, na j distante poca de meu tempo de menino, para escrever algumas linhas, em forma de memria. Eu estava com 11 anos de idade quando tive que ir trabalhar na Farmcia Hisserich. Recebi das mais diferentes tarefas, como desde, tambm como menino de servios gerais, lavando vidrinhos, preparando homeopatias no Laboratrio e pesando venenos (arsnico e outros) no poro. Muitas vezes, recebi ordens para sair de bicicleta em tarefas de muita responsabilidade fazendo a cobrana mensal de dbitos de fregueses, nas residncias, trazendo, no final de cada jornada, altas somas em dinheiro que depois de contabilizadas pelo velho farmacutico Carlos Hisserich, eu mesmo tambm devia levar at o banco, para depsito. Naquele tempo no existia o problema de assaltos e roubos e a tarefa no apresentava dificuldades maiores. Na condio de menino, com apenas 11 anos, vivenciei uma situao, bem peculiar para aquela idade e, que haveria de me marcar profundamente. Fui despertado pela curiosidade, para conhecer a histria de um soldado brasileiro que foi para a guerra, e que constava dentre os que no voltaram da Itlia. Desde os meus primeiros dias na situao de empregadinho de trabalho infantil, me foi dado experimentar um contato muito prximo com a filha do velho farmacutico Carlos Hisserich, que era irm do jovem farmacutico Jorge, portanto ambos filhos do patro. A Emilia talvez tivesse na poca entre 18 a 20 anos de idade. Era muito gentil e atenciosa e logo revelou uma grande preocupao comigo. Eu, que era apenas uma criana mas j realizando servios de muita responsabilidade. Era um menino franzino, que crescia devagar e era considerado muito magro ou at magro em demasia. Emilia Hisserich um dia quis saber: - Menino, voc est se alimentando bem?. Respondi prontamente: - Claro que sim pois em minha casa temos comida vontade. Nunca precisei ser levado a um mdico... Sou muito forte.... E fiz diante dela um gesto, dobrando o brao para mostrar os meus msculos, imaginando haver um vistoso biceps para ser admirado. Na verdade no existiam grandes msculos, mas simplesmente uns gambitos finos e magros, de ossos cobertos pela pele. Emilia levou-me at o refeitrio da cozinha e ordenou que todas as manhs a cozinheira me servisse uma fatia de po com manteiga e um ovo estralado, para dar reforo ao caf da manh. O mesmo procedimento tambm acontecia tarde, no horrio do lanche.

Essa deciso da patroa oportunizou-me a possibilidade de vivenciar um pouco mais do cotidiano daquela famlia. Logo no princpio a minha ateno foi despertada para um curioso ritual que Emilia cumpria todos os dias. Enquanto eu estava ali em torno da mesa da cozinha recebendo um reforo para o caf da manh, observei que Emilia , diariamente, passava por mim, com trs florzinhas na mo, frescas, recm colhidas no jardim. Ela ia at a sala contgua onde eu podia ver um quadro emoldurado, mostrando o retrato de um soldado bastante jovem. Ela colocava as florzinhas num minsculo vasinho fixado junto quela moldura do quadro. Depois ela passava a mo sobre o retrato, como se quisesse acariciar aquele rosto e lgrimas deslizavam pela sua face, marcando-a momentaneamente com sinais de grande tristeza. Ela pronunciava algumas palavras e depois unia as mos como que fazendo uma breve prece. No final ela enxugava as lgrimas que desciam de seu rosto moreno e lindo. Um dia tomei coragem e me aproximei de Emilia, tocando levemente no seu brao. Ela baixou o rosto at o meu e deu-me um beijinho na testa. Com esse gesto criei coragem e perguntei: - Por que, todo o dia coloca trs florzinhas junto a esse retrato?. Emlia explicou: - Esse retrato do meu irmo que morreu no final da guerra mundial, na Itlia. Todos os dias eu chego diante do quadro dele, coloco as florzinhas, falo algumas palavras com ele e depois oro para que Deus cuide dele, no lugar onde ele agora se encontra.

A foto do Sargento Carlos Walter Hisserich, do 2 ROAu, da FEB, que eu tivera oportunidade de ver, emoldurada, apenas bem mais ntida e maior, e que estivera colocada em destaque na sala da Famlia Hisserich.

Voltando s memrias de minha infncia, era com muita curiosidade e pesar que eu escutava o relato de Emilia. Em minha inocncia infantil a questionava: - Eu no gosto de v-la chorando de tristeza...Porque, a senhora, diariamente, vem sofrer diante desse retrato? Se o seu irmo est l no cu, junto de Deus, ele no est mais aqui, para que consigas falar com ele....

Emilia explicava: - verdade, eu concordo que ele est no cu. Mas a saudade mesmo depois desses 10 anos da morte dele ainda continua muito grande. Quando falo com o retrato dele e fao as minhas oraes, consigo depois ir trabalhar com alegria no corao. Eu prometi jamais me esquecer dele.... O que Emilia falara sobre a alegria, era verdade, pois nunca a vira triste durante o horrio de trabalho. Sempre a vi trabalhando, com um grande sorriso no rosto, tratando os clientes com muita ateno e carinho. Todos gostavam dela, por causa dessa alegria espontnea que transcendia do seu semblante de modo contagiante. Tive a partir daqueles dilogos junto ao retrato do pracinha morto, a impresso de que ela buscava cultivar a sua f e renovar as suas foras, revelando que, apesar da morte que ceifara a vida do irmo, para ela o que importava mesmo era a vida. Ela me concedeu muitas lies de vida e que modificaram o rumo de minha jornada. Ela se interessou para conseguir uma bolsa de estudos para mim e dizia: - No permanea aqui na nossa Farmcia, neste trabalho, pois nunca ser nada na vida, sem estudos.... O fato que eu tivera que abandonar a escola e trabalhar em tempo integral para ocupar a vaga deste emprego. Ela realmente conseguiu a bolsa de estudos para mim, porm com o compromisso de manter isso em sigilo, pois que o pai dela haveria de ficar muito zangado com ela, por ter causado a minha sada. Devo pois Emlia Hisserich o fato de retornar para os bancos escolares e continuar os meus estudos interrompidos por um ano inteiro. Para a Emilia Hisserich a minha eterna gratido

O Sargento Carlos Walter Hisserich do 2 ROAu, da FEB.

Consegui, recentemente, esta cpia atravs da Internet, no Site da Associao dos Veteranos da FEB, a ANVFEB, a Associao. Logo identifiquei o personagem cuja fotografia eu tivera oportunidade de ver, emoldurada, e bem mais ntida e maior, colocada em destaque na sala da Famlia Hisserich.

O Sargento Carlos Walter Hisserich foi motorista do 2 Regimento de Obuses Auropropulsado, no front da Itlia, durante a II Guerra Mundial. Morreu em 24.06.1945 na localidade de Marano, j aps o trmino da guerra quando at escrevera para a famlia anunciando o seu retorno. Naquele dia do acidente fatal, ele estava conduzindo alguns militares para a rea porturia. O seu veculo passou sobre uma mina terrestre que explodiu e o vitimou este motorista panambiense.

Recolhendo um pracinha brasileiro ferido.

Charge de jornal, do tempo da guerra e que mostra um motorista no exerccio da sua tarefa.

Emblema da Fora Expedicionria Brasileira FEB, mostrando que

a Cobra Fuma.

Palavras dedicadas aos afrodescendentes da Fora Expedicionria Brasileira.

Muitos pracinhas brasileiros, afrodescendentes, integraram a FEB.

O Sargento Carlos Walter Hisserich era considerado um afrodescendente, junto Fora Expedicionria Brasileira pois a sua me fora uma mulher de descendncia africana e, deste modo, ele trazia na pele e nos traos fisionmicos, nitidamente escrita a sua identidade racial. A sua me, de cor preta, retinta, como diziam em Panambi - RS, se casara com o jovem farmacutico alemo Walter Hisserich. O Sargento Carlos Walter Hisserich falava fluentemente a lngua alem alm da lngua nacional e, por este motivo era muito valorizado pelos chefes militares. Interessante ser que algum dia se escreva toda a histria dos pais deste pracinha da FEB que no retornou da Guerra. Em rpidos traos posso escrever: < Quando trabalhei na Farmcia, por volta de 1955, Emilia me contou sobre o motivo da unio do pai dela com a humilde e jovem afrodescendente, que servira de domstica em casas de imigrantes alemes de NeuWrttemberg (hoje Panambi RS) >. O resumo da histria este: O jovem farmacutico alemo, solteiro, h pouco tempo na localidade, caiu de cama com grave mal, contagioso. Estava abandonado sua sorte, em sua casa, quando esta mulher afrodescendente constatando esta triste situao, dele se apiedou e lhe concedeu os cuidados necessrios.

Restabelecido, o jovem farmacutico declarou ao povo de NeuWrttemberg: - A minha vida no mais me pertence. Agora a minha vida pertence a esta devotada mulher que de mim cuidou, na pior situao que se possa imaginar, pois que correu o risco de tambm ser infectada. Ela me deu medicao e me alimentou, me tirando de uma morte certa. Decidi me unir a ela pelos sagrados laos do matrimnio e viver com ela e para ela, at que a morte nos separe... Desta unio nasceram pois Carlos Walter o pracinha da FEB que pereceu na Itlia, mais o Jorge que se tornou farmacutico e a Emilia.

Produo: Elio E. Mller eliomuller@uol.com.br Ano de 2012.

Вам также может понравиться