Вы находитесь на странице: 1из 3

- Matrix e a narrativa transmdia No captulo 3 de seu livro Cultura da Convergncia Jenkins busca definir a franquia Matrix como uma

narrativa transmdia. Jenkins defende que Matrix um novo tipo de entretenimento para a era da convergncia. Isso significa que sua narrativa to ampla que no cabe em uma nica plataforma. Por outro lado, ele tambm considera a franquia como entretenimento para a era da

inteligncia coletiva, termo cunhado por Pierre Levy.


Segundo Jenkins, esse tipo de entretenimento funciona como atrator cultural e ativador

cultural ao mesmo tempo.


Comentando sobre o futuro dessas narrativas, Levy defende que para funcionar elas devem ser profundas para justificar o empreendimento hercleo de decifrao de seu sentido. Mas o que narrativa transmdia? A definio de Jenkins : uma narrativa que desenrola-se atravs de multiplas plataformas de mdia, com cada novo texto contribuindo para o todo [...]; cada acesso franquia deve ser autnomo. Ao oferecer novos nveis de experincia a franquia sustenta a fidelidade do consumidor. _____________ - O que Matrix? A) Jenkins vai buscar em Umberto Eco uma definio para o fenmeno Matrix. Seguindo as pegadas do linguista italiano, Jenkins define a franquia como um filme cult elevado

ensima potncia.
Filmes cult, de acordo com Eco, no tm uma ideia central, mas vrias. Eles tambm no precisam ser coerentes. A ideia que eles sejam enciclopdicos e contenham um conjunto de informaes que possam ser estudadas, praticadas e dominadas por consumidores dedicados.

B) Por ser feito de citaes e arqutipos, tais filmes criam um tipo de emoo intensa, acompanhada de uma vaga sensao de dja-vu.
Citao de Bruce Sterling, pgina 141: referncias, citaes e arqutipos do universo de Matrix. (Histria de amor, ateques suicidas por foras especiais de elite, artes marciais, monstros, mito redentor, morte, autoconhecimento, telecinesia etc.)

Quanto mais voc fua nesse universo, mais descobre segredos que parecem ser a chave para entender o filme. ------------------------- Narrativa sinrgica C) Transformar em franquia um filme popular no novidade.

Jenkins recorda os casos de licenciamento e de cocriao. No primeiro, a empresa de mdia central vende os direitos de fabricao de produtos a um terceiro no associado (McLanche Feliz); j no segundo caso as empresas trabalham desde o incio para criar contedos considerados apropriados a cada um dos setores, permitindo que cada meio de comunicao gere novas experincias ao consumidor e aumente os pontos de acesso franquia (Star Trek).

D) O problema dessas modalidades, diz Jenkins, que elas geram obras redundantes, diludas ou permeadas de contradies gorsseiras. (m reputao das franquias). E) Mas Matrix oferece ao pblico novos insights e novas experincias, o que faz com que os expectadores sintam controle sobre o produto, aumentando sua fidelidade.
Matrix : Matrix (1999), Matrix Reloaded (2003), Enter the Matrix (2003), Animatrix (2003), srie de histrias em quadrinhos (?), jogo multiplayer online e Matrix Revolutions (2003).

Exemplos de interconexo entre diversos textos em Matrix: pgina 1451. ---------------------- Autoria cooperativa (A Warner Brothers proporcionou um contexto experincia esttica de Matrix. Seus produtores (irmos Watchatcha) trabalharam com fs de seu trabalho, no com

empregados).
F) Os produtores de Matrix viram na cocriao uma oportunidade para expandir o

potencial mercado global da franquia


trouxeram colaboradores de diferentes formas de cultura popular, como o cartunista Geof Darrow, o coregrafo de lutas Woo-Ping Yuen (Jackie Chan. Alm disso o elenco do filme enfaticamente multiracial.

G) Jenkins acredita que o interesse dos irmos Watchatcha pela narrativa transmdia pode ter vindo da fascinao deles pela cultura mdia mix do Japo.
Por um lado, essa estratgia pulverisa o contedo por vrias mdias, por outro ela depende da hipersociabilidade. Essa estratgia chegou aos EUA atravs de sries como Pokmon e Yu-Gi-Oh!

H) O envolvimento pessoal dos irmos Watchatcha na produo de todos os pedaos da franquia os tornam parte oficial da obra. ------------------------------ A arte da construo de Universos I) Cada vez mais, as narrativas esto se tornando a arte da construo de universos, medida que os artistas criam ambientes atraentes que no cabem em uma nica obra ou mdia.
Essa construo segue sua prpria lgica de mercado. Cada elemento gera sua prpria linha de produtos. medida que a arte da criao de universos avana, a direo de arte assume um papel mais central na concepo de franquias.

J) Para Janet Murray, a medida em que o pblico buscar informaes alm dos limites da histria individual, a capacidade enciclipdica da mdia digital os conduzir a novas formas de narrativas.
(Criao de contextos mentais caminhos identificados por cores, rvores genealgicas, mapas, calendrios etc.). A animao Second Renaissance (2003) fornece o contexto para compreendermos Revolutions, tornando o filme emocionalmente sutil e mais complexo do ponto de vista moral.

Colapso das narrativas convencionais Narrativa transmiditica e folclore: Aldeia Global. (Ao passo qua as antigas lendas buscavam preservar a tradio, as novas mitologias pretendem juntar fragmentos de maneira inovadora.

Вам также может понравиться