Вы находитесь на странице: 1из 2

O GRAFENO E A TECNOLOGIA DIGITAL JONATA APOLINARIO Fundao Universidade Regional de Blumenau E-mails: Jonataapolinario@yahoo.com.

br

Resumo Este trabalho apresenta uma pequena apresentao do grafeno e seu impacto no futuro da eletrnica digital, onde os dispositivos tero velocidades alm do transistor atual baseado em silcio e tambm menos tamanho e consumo de energia, tornando os dispositivos extremamente compactos comparados com os atuais. Palavras-chave Grafeno, Eletrnica digital, Transistor.

Introduo

O Grafeno o tecido mais fino do mundo, possuindo apenas 1 tomo e espessura, fazendo-o possuir caractersticas nicas como ser estvel, altamente flexvel, forte e excelente condutor de eletricidade. Atravs das mesmas tcnicas utilizadas para a fabricao atual de circuitos integrados, possvel construir transistores de efeito de campo (FET, do ingls Fiel Effect Transistor). Devido facilidade com que os eltrons conseguem se mover ao longo do grafeno, estes transistores alcanam velocidades extremamente altas no chaveamento. Segundo (BERGER, 2004), possvel construir circuitos integrados baseados em grafeno, conseguindo dispositivos com apenas 10 tomos de espessura. Walter de Heer cita que o objetivo integrar estruturas eletrnicas que funcionam a partir da difrao dos eltrons, ao invs da difuso dos eltrons, o que permitir a construo de dispositivos muito pequenos e com altssima eficincia. 2 Grafeno O grafeno uma folha plana de tomos de carbono, organizados de forma parecida com uma tela de arame, conforme mostra a Figura 1. Atravs do grafeno, o eltron possui alta mobilidade temperatura ambiente, o que muito incomum pois a maioria dos materiais perde mobilidade com o aumento da temperatura. No grafeno, a velocidade do eltron altssima, podendo ultrapassar 1000 km/s, o que influencia diretamente na velocidade de operao do transistor.

Figura 1 Estrutura do Grafeno

Existem diversas formas de fabricar o grafeno, dentre elas a aplicao de radiao Laser sob um filme de xido de grafite, produzindo uma finssima camada de grafeno, de alta qualidade e muito resistente, excelente para funcionar como capacitor ou semicondutor. Outra tcnica de fabricao do grafeno atravs de moldes, uma espcie e estncil para que as folhas de grafeno cresam j no formato do componente que se deseja fabricar. 3 Transistor de Grafeno Enquanto o silcio suporta no mximo frequncias entre 4 e 5 Ghz, os transistores de grafeno podem passar dos 500 Ghz. Em 2008, cientistas da IBM construram um transistor de efeito de campo (FET) com grafeno, operando em 26 Ghz, chegando 100Ghz em 2010. Utilizando nanofios para guiar os terminais do transistor, pesquisadores da Universidade da Califrnia batem o recorde mundial de velocidade atingindo 300 Ghz.

4 Concluso Com suas caractersticas eltricas excepcionais e sua alta densidade, o grafeno se torna promissor na construo de transistores, circuitos integrados e tambm baterias para a eletrnica, tornando-a mais eficiente, rpida e compacta. Apesar dessa tecnologia ainda ser restrita a laboratrios e aplicaes muito especficas, ela se mostra extremamente promissora para um futuro onde os dispositivos digitais utilizao estes dispositivos mais rpidos e eficientes. Referncias Bibliogrficas Novoselov, K. S. et. Al. Electric Field Effect in Atomically Thin Carbon Films. Science Oct 22 2004. Berger, C. et. Al. Ultrathin epitaxial graphite: 2D electron gas properties and a route toward graphene-based nanoelectronics. 2004 Wikipedia: Grafeno em http://pt.wikipedia.org/wiki/Grafeno. Inovao Tecnolgica: Grafeno que rendeu Nobel ganha nova tcnica de fabricao em http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/ noticia.php?artigo=tecnica-fabricacaografeno&id=010110101008, 2010. Transistor de grafeno, em http://prezi.com/x5oqyrgaccj/transistor-de-grafeno/ Baterias de Grafeno, em http://www.tecmundo.com.br/bateria/15357nova-geracao-de-baterias-com-grafeno-podedurar-ate-dez-vezes-mais.htm. Como o grafeno est acelerando a era digital, em http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/ noticia.php?artigo=grafeno-acelerando-eradigital&id=010110111105.

Figura 2 Transistor de Grafeno com guias de nanofios

3 Baterias de Grafeno Alm de ser promissor para transistores, o grafeno apresenta caractersticas interessante para a criao de baterias. Pesquisadores da Universidade de Northwestern, situada nos Estados Unidos, afirmam ter criado um novo tipo de bateria de ons de ltio, a qual capaz de durar at dez vezes mais que os modelos atuais, presentes em celulares e notebooks. De acordo com os dados da pesquisa, o aumento de dez vezes vlido tambm para a velocidade de recarga do componente. 4 Controle da Luz A equipe do professor Xiang Zhang, da Universidade de Berkeley, construiu um minsculo dispositivo ptico de grafeno com potencial para romper todos os limites nas comunicaes digitais. O componente demonstrou uma capacidade sem precedentes para o chaveamento, isto , para a passagem de um estado ligado para um estado desligado. Esta capacidade de chaveamento uma caracterstica fundamental de um modulador de rede, que controla a velocidade com que os pacotes de dados so transmitidos. O grupo ajustou eletricamente o grafeno para absorver luz com o comprimento de onda usado nas telecomunicaes por fibras pticas. Eles descobriram que a energia dos eltrons - o seu nvel de Fermi - pode ser facilmente alterada dependendo da tenso aplicada ao material. O nvel de Fermi do grafeno, por sua vez, determina se a luz ser absorvida ou no. Quando uma tenso negativa suficiente aplicada, os eltrons so despejados do grafeno, no ficando mais disponveis para absorver os ftons - a luz "ligada" porque o grafeno se torna totalmente transparente, permitindo que os ftons o atravessem. O grafeno tambm transparente a determinadas tenses positivas, porque, nessa situao, os eltrons so to densamente empacotados que eles no conseguem absorver os ftons. Os pesquisadores encontraram um meio-termo, onde uma tenso positiva dosada precisamente para que os eltrons consigam impedir a passagem dos ftons - efetivamente "ligando" a luz.

Вам также может понравиться