Вы находитесь на странице: 1из 3

ROUBO QUALIFICADO 1573.

.CP H 2 qualificadoras: 1) se da violncia resulta leso corporal de natureza grave: pena de 7 a 15 e multa; NO CRIME HEDIONDO, tal qualificadora pressupe que o agente cause leso grave durante o roubo e fique demonstrado que ele no teve inteno de matar a vtima, pois se tivesse, o crime seria de tentativa de latrocnio. Ex. durante o roubo, se reagir durante, o agente atira na perna (sem querer matar) provocando paraltico. 2) se da violncia resulta morte: pena de 20 a 30 anos e multa SE consuma com a MORTE. crime hediondo, seja consumado ou tentado. O tipo penal do latrocnio NO alcana quando a MORTE decorrncia exclusiva da grave ameaa (infarto, sair correndo e morrer atropelado nestes casos ser 121 CULPOSO em concurso formal com 157. ATENO: na verdade, tratase de concurso formal prprio ou perfeito, porque o agente no agiu com desgnios autnomos. Por sua vez o latrocnio pode ser um crime PRETERDOLOSO: LATROCINIO PRETERDOLOSO: MORTE CULPOSA PELA VIOLNCIA, MAS NO NECESSARIAMENTE REVESTIDO DESTA QUALIDADE, uma vez que o agente pode ser DOLO de roubar e DOLO de matar. E SERA MESMO ASSIM LATROCINIO. Cf. 603 STF: juiz singular, sob argumento que o crime contra o patrimnio. Somente no haver latrocnio se matar INTENCIONALMENTE SEU COMPARSA DURANTE O ROUBO, SALVO SE OCORRER ABERRATIO ICTUS ART 73.

Art. 73 - Quando, por acidente ou erro no uso dos meios de execuo, o agente, ao invs de atingir a pessoa que pretendia ofender, atinge pessoa diversa, responde como se tivesse praticado o crime contra aquela, (VITIMA VIRTUAL) atendendo-se ao disposto no 3 do Art. 20 deste Cdigo. No caso de ser tambm atingida a pessoa que o agente pretendia ofender, aplica-se a regra do Art. 70 deste Cdigo (concurso formal)
CUIDADO: LATROCINIO PODE TER POR BASE TANTO UM ROUBO PROPRIO quanto IMPROPRIO. Ocorre sempre que a violncia causadora da morte tiver sido empregada durante o roubo, quer como meio para a subtrao quer para garantir a impunidade do crime. PARA QUE HAJA LATROCINIO NECESSARIO QUE A MORTE SEJA PROVOCADA DURANTE e EM RAZO DO ROUBO. Roubo e concurso material com homicdio se matar muito depois para assegurar o crime. PRESENTE OS DIZERES DA CONCLUSO, TEREMOS LATROCINIO QUALQUER QUE SEJA A VITIMA FATAL. Ex. filho da vitima, segurana da escolta armada, transeunte. CONSUMACAO: ocorre com a morte da vitima independentemente se houve sucesso ou no na subtrao da coisa. ATENO: LATROCINIO C. PLURIOFENSIVO\COMPLEXO pois atinge 2 ou mais bens jurdicos. Assim, firmou-se entendimento de que cada latrocnio deve ser SOMA: 1 morte + 1 subtrao, de modo que s

existe 2 latrocnios se ocorrerem duas mortes e duas subtraes. Se houve subtrao da loja com morte de 2 funcionrios RESPONDEM POR 1 LATROCINIO a mera pluralidade de mortes fica na fixao da pena base. Por fim, quando fica claro que o agente praticou um 121 e que s depois de j estar a vitima morta (crime instantneo de efeitos permanentes), surgiu na cabea do homicida a ideia de revistar os bolsos da vtima e subtrair seus pertences, ele responde por 121 e 155 em c.c. 69. 158 extorso. Este crime parecido com roubo porque em ambos h emprego de VIOLENCIA ou GRAVE AMEACA. Por sua vez a diferena : h crime de roubo quando o agente subtrair o bem. Ao contrrio quando a vitima coagida entregar a coisa pode ser crime de roubo ou de extorso. Ser crime de roubo quando a vitima entregar, mas o agente poderia naquele exato instante ter efetuado a subtrao NO ROUBO O COMPORTAMENTO DA VITIMA FOI DISPENSAVEL PARA O AGENTE OBTER A RES. Ex. ticio aponta a arma para a cabea e exige o carro ou SAIDINHA DE BANCO (ROUBO). Por sua vez, ser extorso quando passear pelos bancos e exigir as senhas. SEQUESTRO RELAMPAGO 3 Se o crime cometido mediante a restrio da liberdade da vtima, e essa condio necessria para a obteno da vantagem econmica, a pena de recluso, de 6 (seis) a 12 (doze) anos, alm da multa; se resulta leso corporal grave ou morte, aplicam-se as penas previstas no art. 159, 2 e 3, respectivamente. (Acrescentado pelo L011.923-2009) Todas as ameaas feitas a distancia (ligao dos presdios) crime de extorso, pois o comportamento da vtima imprescindvel. Para o agente obter o que quer, pois se a vitima se recusasse o agente no teria naquele momento como efetuar a extorso. lgico que tal delito pode ocorrer na presena da vitima, quando for forada a assinar um cheque e entrega-lo ao agente para futuro desconto NO 158 O AGENTE SEMPRE TEM COMPORTAMENTO ATIVO PORQUE EMPREGA VIOLENCIA OU GRAVE AMEACA AO PASSO QUE A VITIMA PODE TER CONDUTA POSITIVA OU NEGATIVA. ATENAO: para que haja o crime de extorso necessrio a comprovao que o agente queria obter uma INDEVIDA VANTAGEM econmica. Mas o sucesso de tal pretenso dispensvel para consumao do crime. SMULA 96 do STJ. Na verdade o crime de 158, FORMAL, consuma-se com o agir da vtima (ou estar extorquida), ex. quando o agente liga para a vitima exigindo certo pagamento em dinheiro ameaando colocar fotos comprometedoras na WEB (CASO CAROLINA DICKMAN) teremos uma MERA TENTATIVA DE 158.
Art. 158 - Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econmica, a fazer, tolerar que se faa ou deixar fazer alguma coisa: Pena - recluso, de 4 (quatro) a 10 (dez) anos, e multa. (crime tentado) ATENO: na extorso, o agente deseja obter INDEVIDA VANTAGEM econmica. Mas se o valor visado for DEVIDO ser exerccio arbitrrio do artigo 345 do CP. (SE FOR PRATICADO COM VIOLENCIA AO PENAL INCONDICIONADA, MAS SE NO TIVER VIOLNCIA ser AO PENAL PRIVADA).

NO CASO Art. 146 -

Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, ou depois de lhe haver reduzido, por qualquer outro meio, a capacidade de resistncia, a no fazer o que a lei permite, ou a fazer o que ela no manda: Pena - deteno, de 3 (trs) meses a 1 (um) ano, ou multa. ( o caso de daqui voc no passa, ou voc tem que fazer isso, ex beber um ch, trote academico)

No caso do 158 ou no 146 o agente fora a vitima a fazer\no fazer algo A DIFERENA QUE O 158 visa obter VANTAGEM ECONOMICA (INDEVIDA), NO 146 A INTENSO de obter QUALQUER VANTAGEM. Desde que no econmica. EXTORSO COM CAUSA DE AUMENTO DE PENA: 1581.CP A pena aumentada de 1\3 a 1\2 em 2 situaes: a) se o crime cometido por 2 ou mais. DIFERENTEMENTE DO ROUBO CIRCUNSTANCIADO, O AUMENTO DA PENA RESTRINGE-SE A CASOS DE COAUTORIA E NO DE PARTICIPAO. b) se o crime cometido com ARMA (vide 1572.inciso I)
EXTORSO QUALIFICADA DO 1582. (O MESMO DO 1573.) EXTORSO QUALIFICADA ART. 1583.(sequestro relmpago). E no 1572. Inciso V. PENA DE 6 A 12 ANOS. O LEGISLADOR SEGUIU JURISPRUDENCIA DOMINANTE EM 2009, INSERIU O SEQUESTRO RELAMPAGO COMO EXTORSO QUALIFICADA. CASO DURANTE O GOLPE HAJA LESO GRAVE OU MORTE DA VITIMA AS PENAS SO RESPECTIVAMENTE AQUELAS DO 1592 E 3..

Вам также может понравиться