Вы находитесь на странице: 1из 17

DIREITO DO TRABALHO II I UNIDADE Prova Dia 01/10

TRMINO DO CONTRATO DE TRABALHO (RESCISO DE CONTRATO)

PRINCPIOS APLICADOS RESCISO Princpio da Continuidade da Relao de Trabalho Por este princpio o contrato de trabalho contnuo, impossibilitando a dispensa do empregado, salvo por justa causa ou por iniciativa do prprio empregado. Atualmente no h estabilidade geral do empregado, mas a lei dificulta sua dispensa por meio de multa de 50% do FGTS (40% empregado e 10% para o governo), a instituio do aviso prvio de no mnimo 30 dias (pode ser alterado por norma convencional, acordos, pode at ser maior). Os empregados com estabilidade especial somente podem ser mandados embora aps o trmino da estabilidade. Estabilidade Geral aquela utilizada a todos os empregados da CLT, conforme o art. 492 a 500, e hoje fora revogados pelo art. 7 da CF. Estabilidade Especial o empregado em alguns casos no podem ser dispensados sob pena de reintegrao. Em outros casos o empregado pode ser dispensado, mas ter direito a todos as verbas rescisrias e trabalhistas decorrente do perodo em que tinha estabilidade.

Situaes De Estabilidade Especial

Representante Sindical o empregado que pode representar o sindicato na empresa, ou o empregado que

est concorrendo para um cargo de representao no prprio sindicato. Temos como exemplo: o prof. Marcelo afasta-se da Pio Dcimo porque foi eleito presidente para o sindicato dos professores do estado de Sergipe. O representante do sindicato tem direito a estabilidade a partir do momento do registro da candidatura at 01 ano aps o trmino do mandato. O suplente tambm tem o mesmo benefcio, mesmo que no deixe a empresa. Representante da CIPA CIPA = Comisso interna de Preveno de Acidentes. Toda empresa com mais de 10 funcionrios tem que ter a CIPA. O representante da CIPA um empregado da empresa que eleito entre os empregados da empresa. O representante da CIPA tem a mesma estabilidade do representante sindical (registro e 01 ano aps o trmino do mandato). O representante da CIPA pode ser reeleito para o mesmo cargo uma nica vez. O mandato na CIPA ser de no mnimo 01 ano. A CIPA est prevista na CLT, nos arts. 163 a 165. Gestante A gestante tem estabilidade nos contratos de trabalho at 05 meses aps o parto, conforme art. 10 das disposies trabalhistas da CF. Para se dispensar uma empregada necessrio o exame demissional, que serve para identificar se a mesma est ou no grvida. A declarao de prprio punho da empregada que no est grvida no tem valor jurdico. A Grvida dispensada tem direito a receber os salrios correspondente ao perodo de gestao, alm dos 5 meses relativos a licena maternidade, frias e 13 salrio, aviso prvio (novamente) e seus reflexos, FGTS e multa de 50%, alm de outros direitos relativos ao contrato de trabalho, como por exemplo: cesta bsica, plano de sade, participao nos lucros, entre outros.

Obs.: A gestante no tem o direito de ser reintegrada sendo que receber o perodo como verbas trabalhistas. A gestante pode se afastar do Trabalho quando a gravidez for de risco, recebe o seu salrio da empresa, que desconta o valor que devia ser pago pelo INSS inclusive durante o perodo de licena maternidade. Empregado que sofreu Acidente de Trabalho considerado Acidente de Trabalho aquele que ocorre no local de trabalho ou externamente no exerccio da atividade laboral ou indo ou voltando do local de trabalho. Para que haja o acidente o empregado deve ficar afastado por mais de 15 dias, contnuos ou descontnuos, mas pelo mesmo motivo. Comunicado o Acidente de Trabalho cabe a empresa fornecer guia para que o empregado tenha direito a receber o auxlio pago pelo INSS. Para ser liberado o empregado deve passar por uma percia mdica. Uma vez liberado o empregado passa a ter 12 meses de estabilidade de acordo com o art. 118 da Lei 8.213/91. O empregado com estabilidade decorrente do acidente de trabalho no poder ser dispensado, mas poder ser utilizado em outra ocupao (vale ressaltar: sem diminuio dos vencimentos) ou ser aposentado por invalidez. Durante o afastamento do empregado acidentado, a empresa dever pagar os 15 primeiros dias de salrios, FGTS, INSS(empregador). Obs.: Todos os empregados que tem estabilidade podem ser dispensados por justa causa. Porm o Representante Sindical e o Representante da CIPA s podem ser dispensados aps Inqurito Judicial que corre perante a Justia do Trabalho conforme os arts. 543 e 853 da CLT. GAT = Guia de Acidente de Trabalho O empregado que tem estabilidade ser reintegrado no trabalho por deciso judicial e tem direito a receber os salrios do perodo em que ficou afastado, lembrando que no tem esse direito a gestante. O empregado afastado por doena que permanecer mais de 6 meses afastado perde o direito as frias e passa a ter novo perodo aquisitivo.

O representante da Comisso de Conciliao Prvia previstas nos arts. 625-A a 625 H da CLT tem estabilidade do Contrato de Trabalho idntica ao do Representante Sindical Trabalhos a serem entregues na aula seguinte a prova. 1 Sobre as competncias das Varas do Trabalho da comarca de Aracaju e o nmero de varas existentes em Aracaju. 2 Organizao Judiciria Trabalhista no Brasil, quantos so os TRTS. 18/08/2010 DISPENSA SEM JUSTA CAUSA

Essa dispensa a forma de resciso contratual mais comum adotada pelo mercado de trabalho. Essa resciso contratual de iniciativa do empregador. Com a dispensa o empregado tem direito a receber suas verbas rescisrias. O pagamento das verbas deve ser feito por depsito em conta do empregado ou se for pago pelo o prprio empregado deve existir recibo assinado por ele.

Obs.: O pagamento em espcie pode tambm ser feito no Ministrio do Trabalho

(DRT) ou no Sindicato dos Empregados da Categoria no momento da homologao.

O pagamento das verbas rescisrias deve ser feito dentro de um prazo legal que depender do tipo de Aviso Prvio. Se o Aviso Prvio for do tipo indenizado o pagamento deve ocorrer no prazo de at 10 dias contados do recebimento do Aviso por escrito. No Aviso prvio trabalhado o pagamento deve ocorrer no 1 dia til seguinte ao trmino do aviso. A falta de pagamento das verbas rescisrias no prazo legal gera multa de 1 salrio(que o empregado recebia na poca), conforme o art. 477, CLT.

NA DISPENSA SEM JUSTA CAUSA O EMPREGADO TER DIREITO AS SEGUINTES VERBAS:

Aviso Prvio

O Aviso Prvio direito do empregado celetista com contrato com prazo determinado ou no, ou tambm da empregada domstica. O aviso prvio uma comunicao feita por escrito dando cincia ao empregado sobre o trmino do contrato. Na falta de Aviso Prvio o empregado tem direito a ganhar um salrio e os reflexos do aviso nas frias e no 13 salrio. O aviso prvio de no mnimo 30 dias quando o empregado possui contrato de trabalho superior a 12 meses. O prazo pode ser aumentado por norma coletiva. Para quem possui menos 12 meses o aviso prvio deve ser proporcional, porm como a CF prev o Aviso prvio de no mnimo 30 dias, para alguns doutrinadores mesmo com menos de 12 meses o empregado teria direito a 30 dias de aviso prvio. Obs: Nos contratos por prazo determinado como o termo final conhecido pelas partes no direito do empregado o Aviso prvio, porm se o empregador rescindir o contrato antes do prazo estipulado ele tem direito a receber metade dos salrios relativos aos meses que restavam at o trmino do contrato, de acordo com o art. 479, CLT. O aviso prvio direito do empregador que poder descontar 1 salrio se o mesmo no cumprir 30 dias de aviso em caso de pedido de demisso

20/08/2010 (cont. de Aviso Prvio) No aviso Prvio trabalhado o empregado tem direito a uma reduo de 2 horas na jornada diria ou 7 dias corridos sendo que a escolha cabe ao empregado, utilizando esse tempo para a recolocao no mercado de trabalho. O empregador pode se arrepender e suspender o aviso prvio. Para alguns autores aps a concesso do Aviso Prvio no se aplicaria mais regras de estabilidade no contrato de trabalho, mas h posio em contrrio, podemos citar como exemplo: o empregador dar o aviso prvio ao empregado e esse se candita a CIPA ou ao Sindicato. Obs.: Se o empregado se recusar a assinar o recibo do Aviso prvio ou se for analfabeto, o aviso prvio deve ser dado na presena de 2 testemunhas e o analfabeto assinar a rogo.

Frias Vencidas e Proporcionais

Frias vencidas so aquelas no gozadas, elas so de 1/12 por ms trabalhado que tem incio a partir da admisso do empregado, que marca o incio do perodo aquisitivo. O empregado tem direito a 1/12 ao trabalhar mais de 14 dias no ms.

Obs.: A instruo normativa 132 da OIT entende que nas frias proporcionais o empregado tem direito a receber o valor integral de frias como se fosse frias no gozadas. Ocorre que, o Congresso Nacional referendou a instruo n 132 que passou a ter estatus de Lei federal no dia 23/09/99, sendo que atualmente ningum aplica.

13 salrio proporcional

devido na razo de 1/12 quando o empregado trabalha no mnimo 15 dias em 1 ms. (lembrente: no esquecer que com isso h reflexo do aviso prvio).

Saldo Salarial

Refere-se aos dias trabalhados no ms (salrio do ms dividido por 30 dias e multiplicando os dias trabalhados aps o pagamento.

FTGS.

A multa de 50% sobre o FGTS (40% empregado e 10% governo)

A empresa deve efetuar o pagamento junto a conta que o empregado possui no

Participao proporcional nos lucros.

A participao nos lucros no obrigatria por lei e instituda por acordo coletivo que deve prev o pagamento proporcional, caso contrrio no devido, mas pode ser questionado na justia. Pagamento de 1/3 sobre as frias

Guias para o saque do FGTS e Seguro Desemprego. Baixa e atualizao na CTPS do empregado.

25/08/2010 Obs.: Homologao: obrigatria na resciso contratual em qualquer forma de resciso onde os valores de verbas rescisrias so conferidos por uma autoridade administrativa que deve carimbar as guias de saque do FTGS e do Seguro desemprego, sem o qual no poder dar entrada na CEF. A homologao pode ser feita na DRT, no Sindicato da Categoria, no MPT e at na Justia do Trabalho.

NA DISPENSA POR JUSTA CAUSA A dispensa por justa causa est prevista no art. 282 da CLT. Dois so os sistemas encontrados para caracterizar a justa causa: 1) Sistema Genrico: No Sistema Genrico a Lei no define quais so as causas que levam a justa

causa, mas determina que o fato seja grave para que haja resciso do contrato; 2) Sistema Taxativo No sistema taxativo a Lei define quais so as causas onde o empregado pode

ser dispensado. o sistema adotado no Brasil. Para que haja justa causa, devero estar presentes os seguintes requisitos: I. o fato praticado deve ser grave; II. conduta reincidente; III. Imediatismo da punio (ex.: funcionrio que dormiu no arquivo); IV. Nexo de causalidade entre a conduta do empregado e a punio; V. Culpa do empregado (negligente);

Causas que geram a resciso por Justa Causa (art. 482, a a l)

Ato de Improbidade A improbidade se caracteriza por qualquer conduta lesiva em relao ao

patrimnio da reclamada(empresa). Exemplo: furto de papel higinico, no se questiona o patrimnio, mas sim a confiana. A improbidade no exige conduta reiterada. Dependendo do caso deve ser registrada ocorrncia policial.

Incontinncia ou mal procedimento a prtica de conduta de natureza sexual ligada ao trabalho do empregado. Exemplo: empregado que usa o interior as empresa para praticar atos sexuais;

empregado que se masturba no ambiente de trabalho, empregado que pega o carro da empresa para ir a pousadas ou motis. Nesse caso no exige conduta reiterada.

Negociao habitual por conta prpria ou alheia sem permisso do

empregador e quando constituir ato de concorrncia ou ato prejudicial ao servio do empregador Exemplo: vendedor de pisos que oferece a um determinado comprador o piso ao qual a empresa em que ele trabalha o fabrica, mas esse comprador acha o valor caro, a o vendedor oferece o piso do fabricante concorrente. Nesse caso no exige conduta reiterada

-------------------------------------------------------------------------------------------------------Exerccio: Um empregado foi dispensado pelo empregador sem justa causa. A empresa

utilizou Aviso Prvio Indenizado. Explique o que isso: Qual o prazo para o pagamento de verbas rescisrias quando o Aviso

Prvio Indenizado? Resp.: o prazo para pagamento de at 10 dias contados do recebimento do Aviso por escrito. Qual a consequncia se o pagamento no for feito nesse prazo? Resp.:. Na falata de pagamento das verbas rescisrias no prazo legal gera multa de 1 salrio(que o empregado recebia na poca), conforme o art. 477, CLT.

Na dispensa sem justa causa o empregado dispensado era Representante

Sindical. Nesse caso por que a dispensa no pode ocorrer? Resp.: nesse caso no pode ocorrer a dispensa, visto que o Representante Sindical tem Estabilidade Especial.

Por quanto tempo esse empregado ter a manuteno do seu emprego?

Resp.: a contar do momento da sua candidatura e por at um ano aps o trmino do seu mandato. Para dispens-lo por justa causa ser necessrio que tipo de procedimento?

Resp.: o Representante Sindical s pode ser dispensado aps Inqurito Judicial que corre perante a Justia do Trabalho conforme os arts. 543 e 853 da CLT. ============================================================ Condenao criminal definitiva quando o cumprimento da pena no

suspenso. Em tese o contrato de trabalho no pode ser encerrado por justa causa se o empregado est sendo processado, mas no est preso, ou se condenado a pena privativa de liberdade substituda... Em caso de Priso Provisria (priso em flagrante ou priso preventiva) a jurisprudncia entende que o rompimento do contrato pode ocorrer por abandono uma vez que o empregado no pode exercer suas funes, mas h entendimentos contrrios (deciso considerando o contrato de trabalho suspenso; deciso equiparando a priso provisria condenao definitiva). Dissdia no desempenho das atividades funcionais. o empregado que trabalha de forma negligente, chegando tarde, saindo antes do horrio, dormindo na empresa. Exige comportamento reiterado, que deve ser comprovado por meio de advertncias ou punies. Para a aplicao de punies a empresa deve possuir clusula contratual conhecida pelo empregado. Se houver recusa no recebimento da advertncia ela ser feita na presena de duas testemunhas. So faltas consideradas justificadas: (art. 473, CLT) Licena: mdica, gestante, paternidade, aborto no provocado pela gestante;

dois dias consecutivos em caso de falecimento do cnjuge/companheiro, ascendente, descendentes e irmo; trs dias consecutivos em caso de casamento; um dia para o registro de filho; um dia para doao de sangue por ano; dois dias para a retirada doTtulo de Eleitor quantos dias forem necessrios para servio militar ou trabalho eleitoral, ou atuao na justia (Jurado, testemunha); ou os dias necessrios para a prtica de vestibular, ou os dias necessrios para a Reunio Sindical; Obs.: A licena mdica pode ser estendida para os representados dos empregados. Embriaguez no local de trabalho Exige conduta reiterada, mas se o empregado for alcolatra no pode ser dispensado por justa causa e sim afastado para ser acompanhado pelo INSS, podendo ser aposentado, o mesmo vale para substncias entorpecentes. Violao de segredo da empresa No necessita de conduta reiterada. So empregados que passam informaes sigilosas da empresa. Exemplo: passar para o concorrente estratgia de vendas para o concorrente.

Ato de indisciplina ou insubordinao Indisciplina deve ser compreendida como desrespeito as regras da empresa. A

Insubordinao ocorre quando a empregado no cumpri ordens que so passadas individualmente. Necessita de conduta reiterada 01/09/2010 Abandono de Emprego O Abandono de emprego se caracteriza pela ausncia do empregado sem justificativa por um perodo superior a 30 dias consecutivos. Para caracterizar o abandono so necessrias provas do no comparecimento, tais como: testemunhas; carta registrada para o empregado comparecer a empresa; comunicao em jornal local;

Em caso de abandono a empresa deve depositar em juzo (atravs de ao de consignao em pagamento) no 1 dia til aps os 30 dias de ausncia.

Ato Lesivo a honra ou a boa fama, ou ofensas fsicas praticadas no

ambiente de trabalho em relao as pessoas que ali se encontram. Ex.: empregado que ofende verbalmente os colegas de trabalho ou clientes da loja. As Ofensas no necessitam de conduta reiterada para que ocorra a dispensa. No haver justa causa se o empregado estiver agindo em legtima defesa.

Quando o empregado praticar ato lesivo a honra, a boa fama, ofensas

fsicas em relao aos superiores ou ao prprio empregador. No necessita de conduta reiterada para que ocorra a dispensa.

Prtica de jogos de azar no ambiente de trabalho. So jogos com apostas em dinheiro. Necessita de conduta reiterada para que ocorra a dispensa.

Obs.: Alguns autores aplicam a justa causa na falta do empregado deixar de usar EPIS, de acordo com o art. 158, CLT, mas desse caso no haver desdia, previsto no art. 482,e.

Na dispensa por justa causa o empregador dever pagar as seguintes verbas rescisrias: Saldo salarial; Frias vencidas; Guias para o saque do FGTS (sendo que o FGTS s poder ser sacado aps 03 anos sem que haja vnculo empregatcio); O empregador dever pagar as verbas rescisrias at o 1 dia til seguinte a resciso sob pena da multa prevista no art. 477 CLT. O motivo da justa causa no poder constar na CTPS, bem como a empresa no pode informar a outros empregadores o motivo da justa causa sobre pena de danos morais.

Obs.1: A resoluo 132 da OIT que foi referendada pelo Brasil determina o pagamento de frias proporcionais em qualquer espcie de dispensa, porm, a jurisprudncia ainda consagra o no pagamento na dispensa por justa causa. Obs.2: A dispensa sem justa causa e a dispensa por justa causa so chamadas de resciso de contratar por iniciativa do empregador.

03/09/2010.

RESCISO DE CONTRATO POR INICIATIVA DO EMPREGADO.


Essa resciso pode ocorrer nos seguintes casos:

1. PEDIDO DE DEMISSO

O Pedido de Demisso deve ser feito por inscrito e assinado pelo empregado. Se o mesmo for analfabeto ideal que o pedido seja feito perante o Sindicato da Categoria, ou na presena de testemunhas idnea (colegas de trabalho e no somente na presena de funcionrio do Departamento Pessoal). No pedido de demisso se houver fraude a dispensa passa a sem justa causa alm da possibilidade de danos morais. O empregado dever cumprir aviso prvio de 30 dias sem direito a reduo na jornada de trabalho. Se o empregado no cumprir o perodo do Aviso Prvio ser descontado o valor de uma remunerao. O pagamento das verbas rescisrias ser feito no 1 dia til aps o cumprimento do Aviso Prvio ou aps 10 dias se o empregado se recusar a cumprir o aviso prvio.
Com o pedido de demisso o empregado receber as seguintes verbas rescisrias:

Saldo salarial (dias trabalhados); Frias vencidas + adicional de 1/3; (obs.: as frias proporcionais + 1/3 no so devidas, mas a res. 132 da OIT, lembrando ainda que h deciso nesse sentido.

13 salrio proporcional;

Guias para o saque do FGTS (o empregado tambm s poder sacar o valor aps 3 anos);

2. RESCISO INDIRETA DO CONTRATO DE TRABALHO

A resciso indireta de iniciativa do empregado e dever ocorrer por meio de Ao Trabalhista, podendo o empregado continuar a exercer a atividade na empresa enquanto o empregador no receber a citao, para com isso descaracterizar o abandono. O empregado com a resciso indireta ter direito a todas as verbas rescisrias como se a dispensa fosse sem justa causa, alm de danos morais dependendo da ocorrncia que levou a resciso. Ex.: assdio moral ou sexual. So devidos aos empregados: Saldo de salrio; Frias vencidas e proporcionais + 1/3; Aviso Prvio; Multa de 50% sobre o FGTS (40% empregado/ 10% governo); Guias para o saque do FGTS; Seguro desemprego.

O juiz trabalhista dever determinar que as empresas entreguem as vias e faa as anotaes na CTPS, apresentando as guias por meio de ofcio (por meio de ofcio pois no houve a resciso do contrato de trabalho). So hiptese de resciso indireta: a) Quando so exigidos do empregado servios que superam sua capacidade fsica ou intelectual; servios que contrariam a lei; servios que contrariam a moral e os bons costumes, servios no previstos no contrato de trabalho;
08/09/2010

b) Quando o empregado for tratado por seu empregador ou por seus superiores com rigor excessivo. Exemplo: xingamento, trabalho alm do limite da jornada legal, Reunio em horrios no contratuais; c) Quando o empregado executar sua atividade com perigo real a sua vida ou integridade fsica; d) Quando o empregador deixa de cumprir as obrigaes contratuais;

e) Quando o empregador ou os seus superiores praticam contra o empregado ou pessoas de sua famlia ato lesivo a honra ou a boa fama. Exemplo: calnia, injria, difamao...; f) Quando o empregador ou seus superiores praticarem ofensas fsicas contra o empregado ou seus familiares. Exemplo: o empregador tenta matar o empregado; g) Quando o empregador reduzir a remunerao do empregado;

3. APOSENTADORIA

Com a aposentadoria o contrato de trabalho no se encerra automaticamente, mas se o empregado quiser poder deixar de trabalhar. Com a aposentadoria o empregado tem direito ao saque do FGTS. O empregado receber com a aposentadoria: - o saldo de salrio; - frias vencidas e proporcionais mais 1/3; - 13 salrio proporcional. A multa de 50% sobre o FGTS e o Aviso Prvio no so devidos. Com a aposentadoria perde-se o direito ao seguro desemprego. Quem comunica a empresa sobre a aposentadoria o INSS. Algumas normas coletivas probem a dispensa de empregado que est prximo a aposentadoria. Antes da dispensa importante verificar com o sindicato se h algum acordo coletivo versando sobre tal tema.

RESCISO DE CONTRATO POR INICIATIVA DE AMBAS AS PARTES.

Ocorre quando o empregador e empregado entram em acordo rescindindo o contrato de trabalho de forma bilateral. Em relao s verbas rescisrias vale o que for pactuado. Porm o empregado perde o direito ao FGTS depositado e ao Seguro desemprego.

RESCISO DE CONTRATO POR DESAPARECIMENTO DOS SUJEITOS, TAMBM CHAMADO DE RESCISO CONTRATUALPOR FORA MAIOR.
Com a extino da empresa o contrato ser encerrado devendo o empregado receber todas as verbas trabalhistas como se a dispensa fosse sem justa causa. Se a empresa proceder o pagamento considerando o Aviso Prvio indenizado no haver multa do art. 477 da CLT. Se no ocorrer o pagamento das verbas rescisrias ser necessrio ingressar com Ao Trabalhista, o que gera a multa do art. 477 da CLT.

RESCISO DE CONTRATO POR MORTE DO EMPREGADO

Quando o empregado morre o pagamento das verbas rescisrias dever ocorrer em at 10 dias sob pena da multa do art. 477 da CLT. A empresa deve depositar as verbas em juzo, atravs de Ao de Consignao em Pagamento, para que no ocorra erro quanto aos sucessores. O empregado teria direito a receber: - saldo salarial; - frias vencidas e proporcionais +1/3; e as Guias para o saque do FGTS depositado; no tendo direito ao Aviso Prvio e ao Seguro Desemprego. ============================================================== EXERCCIO 1. Na dispensa por justa causa quais os Direitos Trabalhistas que o empregado tem? Explique o que desdia e o que improbidade. 2. Joo pediu demisso, ele dever cumprir aviso prvio? Explique. Se Joo no cumprir estar sujeito a alguma punio? Com o pedido de demisso o que Joo receber? 3.Carlos recebe vrios e-mails toda semana onde a empresa determina a realizao de vrias tarefas que devem ser feitas fora do trabalho e a empresa sempre afirma seu emprego depende da elaborao das mesmas. Isso caracteriza resciso indireta? Sobre qual fundamento? ==============================================================

11/09/2010.

RESCISO DE CONTRATO PRAZO

Вам также может понравиться