Вы находитесь на странице: 1из 4

PROPRIEDADE VOCABULAR Verbos se adaptam a diferentes contextos, em alguns casos, sendo genricos, denunciam a pobreza vocabular do falante.

Veja o exemplo de fazer. Fazer uma fossa? Melhor cavar a fossa. Fazer uma esttua? Que tal esculpir a esttua? Fazer economia na USP? prefervel cursar economia. Claro que posso dizer Este local est sendo filmado. Mas seria impropriedade dizer Este ambiente est sendo filmado? Parece que no, pois a palavra ambiente pode ter a acepo de recinto, ou seja, espao cercado ou fechado. o que ocorre na expresso um ambiente arejado. Piada - O Baro de Itarar brincou: "O portugus uma lngua muito difcil. Tanto que cala uma coisa que se bota, e bota uma coisa que se cala". Avaliao de uma redao - quesito: propriedade vocabular: no quesito Propriedade vocabular - o texto apresenta uma razovel complexidade sinttica, ou por um estilo demasiadamente simples ou demasiadamente prolixo. O candidato apresenta pouca preciso vocabular, sem utilizar a lngua padro para expressar-se com propriedade e originalidade.

MORFOSSINTAXE

Ao nos depararmos com o termo morfossintaxe, logo de incio este nos oferece subsdios suficientes para compreendermos seu real significado, pois inferimos que se trata da juno entre a morfologia e a sintaxe. Desse modo, quando fazemos referncia a ambas, devemos ter em mente que se trata de duas partes da gramtica que, mesmo estando envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia encarrega-se de evidenciar as palavras de acordo com sua classe gramatical, tendo em vista aspectos relacionados a flexes, nmero de slabas, entre outros. Assim, ao analisarmos a palavra menino, constatamos que se trata de um vocbulo que possui trs slabas, portanto, um trisslabo e revela-se como um substantivo comum. J em se tratando da sintaxe, temos que esta se ocupa do estudo das funes que uma dada palavra exerce no contexto oracional, podendo ela exercer diferentes funes. Partindo de tais pressupostos, vejamos como ela realmente se materializa na prtica, de forma a compreendermos melhor. Para tanto, partiremos do seguinte enunciado lingustico: importante a chegada dos alunos.

Analisando-o quanto morfologia, obtemos: verbo ser importante adjetivo a artigo definido chegada substantivo feminino que se originou do verbo chegar, portanto, derivado. dos preposio, oriunda da contrao entre de (preposio) + o (artigo). alunos substantivo simples. Quanto sintaxe, temos: importante predicado nominal, uma vez que se constitui de um verbo de ligao (verbo ser) importante predicativo do sujeito, pois atribui uma caracterstica a este a chegada dos alunos sujeito simples dos alunos complemento nominal, visto que completa o sentido de um nome (substantivo) chegada. COESO

Quando se trata do ato comunicativo, seja no mbito da oralidade, seja no mbito da escrita, um dos aspectos primordiais que o norteiam a clareza da mensagem. Dessa forma, em se tratando da linguagem escrita, o texto no deve ser concebido como um emaranhado de palavras soltas e desconexas, mas sim de ideias justapostas entre si, de modo a formar um todo compreensvel. Aqui nos referimos coeso, elemento bsico e indispensvel, o qual corrobora para que a compreenso se manifeste. Sendo assim, a coeso se constitui pelos recursos lingusticos responsveis pela ligao que se estabelece entre os termos de uma frase, entre as oraes de um perodo e que, consequentemente, colaboram para a formao de pargrafos harmonicamente bem construdos. Tais recursos so representados pelos conectivos, os quais se manifestam por intermdio das preposies (a, de, para, com), conjunes (que, enquanto, embora, mas, porm, todavia) pronomes (ele, ela, sua, este, aquele, o qual), advrbios e locues adverbiais

(aqui, l, logo, antes, dessa maneira, aos poucos) e palavras denotativas (afinal, inclusive, seno, apenas, ento, entre outras). Partindo desses pressupostos, o presente artigo tem por finalidade analisar de forma criteriosa acerca de como funcionam esses elementos coesivos, de modo a faz-lo(a) compreender perfeitamente como se d todo o processo, a fim de que use tais elementos de forma consciente e adequada, sempre que necessrio for. Sendo assim, vejamos: * Embora, ainda que, mesmo que Tais conectivos estabelecem relao de concesso e contradio, admitindo argumentos contrrios, contudo, com autonomia para venc-los. Observe o exemplo: Embora no simpatizasse com algumas pessoas ali presentes, compareceu festa. * Alis, alm de tudo, alm do mais, alm disso Conferem mais credibilidade aos argumentos, reforando-os juntamente ideia final. Constate: O garoto um excelente aluno, alis, destaca-se entre os demais. Alm de tudo muito educado e gentil. * Ainda, afinal, por fim Incluem mais um elemento no conjunto de ideias retratadas, como tambm revelam mais um argumento a ttulo de concluso do assunto abordado. Note: No poderia permanecer calado, afinal, tratava-se de sua permanncia na diretoria, e ainda assim pensou muito. * Isto , ou seja, quer dizer, em outras palavras Revelam retificaes, esclarecimentos ao que j foi exposto anteriormente. Como podemos constatar em: Faa as devidas retificaes, isto , corrija as eventuais inadequaes, de modo a tornar o texto mais claro.

* Assim, logo, portanto, pois, desse modo, dessa forma Exemplifica o que j foi expresso, com vistas a complementar ainda mais a argumentao. Como expresso por meio do exemplo a seguir: No obteve xito na sua apresentao. Dessa forma, o trabalho precisou ser refeito. * Mas, porm, todavia, contudo, entretanto, no entanto, no obstante Estabelecem oposio entre dois enunciados, ligando apenas elementos que no se opem entre si. Perfeitamente constatvel em: Esforou-se bastante, contudo no obteve sucesso no exame avaliativo. * At mesmo, ao menos, pelo menos, no mnimo Estabelecem uma noo gradativa entre os elementos do discurso. o que podemos constatar em: Espervamos, no mnimo, que ela pedisse desculpas. At mesmo porque a amizade dela muito importante para ns. * E, nem, como tambm, mas tambm Estabelecem uma relao de soma aos termos do discurso, desenvolvendo ainda mais a argumentao ora proferida. A ttulo de constatao, analisemos: No proferiu uma s palavra durante a reunio, mas tambm no questionou acerca das decises firmadas.

Вам также может понравиться